Sei sulla pagina 1di 64

1

Peregrinar 2011
SE ALGUM EST EM CRISTO, UMA NOVA CRIATURA

COMUNHO E LIBERTAO

2 APONTAMENTOS PARA UMA EXPERINCIA DE ORAO A orao a posio mais verdadeira do homem diante de Deus; o gesto, o acto do homem mais realista, mais completo, mais verdadeiro. A nossa colaborao com Deus, o nosso trabalho chama-se apenas orao. o ponto no qual Deus faz e o homem faz. Em que consiste? Ela surge quando o homem procura o sentido da vida, quando nos damos conta de que o nosso eu nasce de um Tu. Reflectir sobre si at conscincia da presena de um Outro incorre num perigo, numa dificuldade que deriva do facto de tal presena parecer abstracta, simblica. Por isso mesmo, Deus se fez homem. Isso facilita o caminho. A f conscincia de uma presena: Jesus Cristo hoje. Uma segurana e uma facilidade a tal conscincia so dadas pela liturgia Cristo continua a Sua presena na comunidade litrgica. Na liturgia o Esprito torna-nos as coisas ntimas. O amor pr-se em contacto com o que continuamente ressurge. - O primeiro elemento metodolgico da orao a fidelidade no tempo. Fidelidade no aderir dando o tempo a Deus no significa fidelidade a si mesmo, quilo que se fixou como tempo e modo enquanto tal, mas fidelidade Pessoa a quem o gesto de orao se dirige. De resto, aquele gesto seria privado de sentido se no existisse Deus. - O segundo a atitude fsica. Tambm o lugar, o recolhimento, a atitude pode ser importante para rezar, desde que se refira sempre Pessoa com quem se quer dialogar. - Em terceiro lugar, necessrio que a orao no seja o "refugo" do dia, salvo casos excepcionais. A orao o primeiro trabalho, o tempo de trabalho; orao no se d o tempo livre. Por fim, a orao mortificao, uma vez que deve ter como objecto s o necessrio. As contingncias particulares no so eliminveis. Mas preciso remontar do ponto de partida da necessidade particular ao verdadeiro necessrio e isto libertao e domnio de si. Enquanto se sente dominante o ponto de partida da prpria contingncia no se tem piedade para com os outros. Sentir superado o ponto de partida particular abre compreenso para com os outros. Em tudo isto a orao sacrifcio (sacrificium laudis). A verdadeira distraco da orao o tdio. As coisas e os acontecimentos s no so tdio se se referem Pessoa de Cristo. No dirigir-se ao Tu permanece contudo mortificao, a normal e inevitvel distraco. Aquilo que no razovel no palavra humana. No gesto da orao necessria a harmonia do razovel. Esta reflexo da beleza que um facto espiritual. necessrio, portanto, ponderao atenta ao que se diz. A meditao o aspecto individual da orao. A orao pessoal fonte da orao comunitria, no sentido de que deve educar para fazer sempre mais pessoalmente a orao comunitria.
Anunciao Giovanni Bellini (c. 1464-68) Tmpera em painel Painel do polptico de S. Vicente Ferrer. Igreja de S. Joo e S. Paulo. Venexa

Peregrinar 2011

Angelus 3
O Anjo do Senhor anunciou a Maria E ela concebeu do Esprito Santo. Eis aqui a serva do Senhor, Faa-se em mim segundo a Vossa palavra. E o Verbo se fez carne, E habita entre ns. Av Maria Rogai por ns, Santa Me de Deus, Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos Infundi, Senhor, a Vossa graa em nossos almas, para que ns, que pela Anunciao do Anjo conhecemos a Incarnao de Jesus Cristo Vosso Filho, pela Sua Paixo e Morte na cruz, alcancemos a glria da Ressurreio. Por Cristo Nosso Senhor. men.

Oraes
Salve Rainha
Salve Rainha, Me de Misericrdia, vida doura e esperana nossa, salve. A Vs bradamos os degredados filhos de Eva, a Vs suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lgrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a ns volvei. E depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. clemente, piedosa, doce Virgem Maria!

Orao de So Bernardo
Lembrai-vos, pissima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que tem recorrido vossa proteco, implorando a vossa assistncia e reclamando o vosso socorro, fosse por vs desamparado. Animado eu, pois, com igual confiana, a Vs, Virgem entre todos singular, como a Me recorro; de vs me valho; e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos ps. No desprezeis as minhas splicas, Me do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos de as ouvir propcia e de me alcanar o que vos rogo. men.

Av-Maria
Av-Maria, cheia de Graa, o Senhor conVosco, bendita sois Vs entre as mulheres e bendito o fruto do Vosso ventre, Jesus, Santa Maria, me de Deus, rogai por ns, pecadores, agora e na hora da nossa morte, men

Pai Nosso
Pai Nosso, que estais nos cus, Santificado seja o Vosso nome, venha a ns o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra, como no Cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido e no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal, men.

Memorare,
plissima Virgo Maria, a saeculo non esse auditum quemquam ad tua currentem praesidia, tua implorantem auxilia, tuapetentem suffragia esse derelictum. Ego, tali animatus confidentia, ad te, Virgo virgi-num Mater, curro; ad te venio, coram te ge-mens peccator assisto. Noli, Mater Verbi, verba mea despicere, sed audi propitia et exaudi. men.

Glria
Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo Assim como era no princpio, Agora e sempre, men.

COMUNHO E LIBERTAO

4 Acto de Consagrao a Nossa Senhora


Maria Vs sois a Me de Cristo Me da comunho que o Vosso filho nos d, como dom sempre novo e poderoso, que gosto de vida nova. Por meio de vs, Me, consagramos toda a nossa pessoa, todo o sofrimento e alegria que o Vosso Filho escolher para ns, e a nossa prpria vida, a fim de que vos torneis a Me da vida e Crista d a todos os homens o mesmo gosto de vida nova que nos concedeu a ns. men.

Consagrao
Senhora minha, minha Me, eu me ofereo todo a Vs, e em prova da minha devoo para convosco vos consagro, neste dia, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu corao, e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou todo vosso, incomparvel Me, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembraivos que Vos perteno, terna Me, Senhora nossa. Ai guardai-me e defendei-me como coisa prpria vossa.

De novo h-de vir em sua glria, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino no ter fim. Creio no Esprito Santo, Senhor que d a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho adorado e glorificado; Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, catlica e apostlica. Professo um s Baptismo para remisso dos pecados. E espero a ressurreio dos mortos, e a vida do mundo que h-de vir men.

Oraes de Ftima
Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amoVos. Peo-vos perdo pelos que no crem, no adoram, no esperam e no Vos amam. * Santssima Trindade, Pai, Filho e Esprito Santo, Adoro-Vos profundamente, e ofereo-Vos o Preciosssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo presente em todos os sacrrios da terra, em reparao dos ultrajes, sacrilgios e indiferenas com que Ele mesmo ofendido. E, pelos mritos infinitos do seu Santssimo Corao e do Corao Imaculado de Maria, peo-Vos a converso dos pobres pecadores. * meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o cu, principalmente as que mais precisarem. * Jesus, por vosso amor, pela converso dos pecadores e em reparao dos pecados cometidos contra o imaculado Corao de Maria.

Credo
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Cu e da Terra, de todas as coisas visveis e invisveis. Creio em um s Senhor, Jesus Cristo, Filho Unignito de Deus, nascido do Pai antes de todos os sculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, no criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por ns, homens, e por nossa salvao desceu dos Cus. E encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Cus, onde est sentado direita do Pai.

Peregrinar 2011

Os Mistrios do Rosrio
(comentrios de don Luigi Giussani)

O Santo Rosrio, a mais difundida das oraes que nos legou a tradio popular, con-

5 sagrou para sempre o aspecto mais humilde da vida de Nossa Senhora. Quando o rezamos, como se a figura de Maria se impusesse no seu aspecto mais simples e mais oculto. Ao propor-vos que vivais o Rosrio recuperando em particular a conscincia do que Nossa Senhora na vida do homem e do mundo, sou guiado sobretudo pela impresso mais forte que tive na Terra Santa. A coisa que mais me deixou estupefacto e fez com que ficasse como que imobilizado em esprito imobilizado no sentido de tomado pelo maravilhamento foi o momento em que vi a pequena casagruta em que vivia Nossa Senhora e li o que estava escrito numa placa pela qual ningum repararia: Verbum caro hic factum est o Verbo aqui se fez carne . Fiquei como que petrificado pela repentina evidncia do mtodo de Deus, que usou o nada, realmente o nada.
MISTRIOS GOZOSOS
(2f. e Sb.)

1 Mistrio: A Anunciao do Anjo a Nossa Senhora


Hs-de conceber e dar luz um filho ao qual pors o nome de Jesus. Ele ser grande e ser chamado Filho do Altssimo. (Lc 1, 31-32)

2 Mistrio: A Visitao de Nossa Senhora a sua prima S. Isabel

Bendita s tu entre as mulheres e bendi-

to o fruto do teu ventre! E donde me dado que venha ter comigo a me do meu Senhor? (Lc 1, 42-43)

COMUNHO E LIBERTAO

Como a alegria era familiar ao corao de Maria, mesmo na incomparavelmente profunda sensao de mistrio e obscuridade em que ela penetrava dia aps dia. O que sustenta essa aparente contradio? A f. A certeza de que tudo de Deus, de que Deus o pai de todos, de que o mundo est destinado a uma positividade eterna. Se ela no tivesse pensado nisso todos os dias, se no se tivesse levantado de manh pensando nisso, se no tivesse feito as coisas durante o dia pensando nisso, se no tivesse ido repousar noite pensando nisso, teria sido uma teoria abstracta, teriam sido apenas pensamentos. O mistrio que agora nos proposto o mistrio da Encarnao de Jesus, do Seu Nascimento. Nele se especifica a lembrana geral, a memria geral do nosso relacionamento com Ele, do facto de que fomos chamados por Ele. Ele nasceu, foi concebido e nasceu de uma mulher.

As palavras do Anjo podiam causar na jovenzinha a que eram dirigidas uma confuso de maravilhamento e humildade. Mas no a ponto de serem totalmente incompreensveis; tinham alguma coisa pela qual podiam ser compreendidas pelo esprito daquela menina que vivia os seus deveres religiosos. Nossa Senhora abraou-as: Eu sou a serva do Senhor. Faa-se em mim segundo a vossa palavra. No porque entendesse tudo, mas, porque a confuso terminou graas ao Mistrio que se anunciava vibrando na sua carne, Nossa Senhora abriu os seus braos, os braos da sua liberdade, e disse: Sim. E manteve-se alerta todos os dias, todas as horas, todos os minutos da sua vida. Que palavra pode definir melhor o estado de esprito de Nossa Senhora, esse estado de esprito que gera uma atitude de espera e ao mesmo tempo decide o que fazer sobre a atitude a tomar diante das circunstncias e de todo o tempo, que palavra pode definir melhor esse estado de esprito que a palavra silncio? O silncio, exactamente na medida em que est repleto de memria. Duas coisas contribuam para essa memria, duas coisas determinavam esse silncio. A primeira era a lembrana do que tinha acontecido. Conservava-se intacta, a memria daquilo que havia acontecido, a sua maravilha, o seu mistrio verdadeiro, o seu mistrio de verdade, porque e esta a segunda coisa algo daquilo estava presente: aquele Menino, aquele jovem presente, aquele Filho presente.

Peregrinar 2011

6 A Palavra de Deus no uma expresso literria, mas o indicador de um acontecimento; sempre um facto: a Palavra de Deus Cristo. A Sua palavra parte da promessa de um acontecimento. A figura de Nossa Senhora est toda cheia de memria, da palavra do seu povo, e toda voltada para o que os acontecimentos significam (o anncio do Anjo, a saudao de Isabel). Por isso, a expresso que Isabel usou foi a melhor coisa que se poderia dizer de uma pessoa: Feliz aquela que acreditou no cumprimento da palavra do Senhor. Tambm a cada um de ns, com a transmisso da f, foi dito que a vida tem um destino. Na sinceridade do nosso corao pode se repetir de maneira verdadeira o eco do Magnificat. Qualquer que seja a condio actual da nossa vida, ela gratido, porque caminho para aquele destino em que veremos a Deus. Nossa Senhora, no dia seguinte ao anncio, envolta pela luz matutina nova, decidiu ir logo ajudar a sua prima Isabel, que, pelo Anjo, soubera estar grvida de seis meses; e percorreu a p aqueles cento e vinte quilmetros de estrada de montanha, velozmente, como diz o Evangelho. Caridade: o que nasce dessa luz matutina com a qual tambm ns nos levantaremos todas as manhs, com a qual enfrentaremos todas as horas do dia, as onze horas, ou as quatro horas, ou as vinte e duas horas do dia; essa luz matutina d-nos uma ternura para com os homens, para com os homens desconhecidos e para com os homens hostis, para com os homens estranhos; j no so mais estranhos, mas parte de ns.
3 Mistrio: O Nascimento do Menino Jesus em Belm
Estando eles ali, completaram-se os dias de ela dar luz e teve o seu Filho primognito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, por no haver lugar para eles na hospedaria (Lc 2, 6-7)

O Natal obriga-nos a aprofundar o olhar at raiz, at aquele ponto onde surgem as coisas, onde as coisas se insurgem, onde o Ser irrompe no vu do nada, ou melhor, irrompe nesse nada que se cobre do vu do aparente, que se abriga na tenda que o pastor desmontar depois de t-la usado um dia e deitar fora para que no lhe pese no caminho. Veio habitar entre ns. O acontecimento da presena dAquele que o nico que pode desvelar o mistrio das coisas, ou seja, o mistrio do Ser, o mistrio da vida. Desvelar o Mistrio significa desvelar algo que continua a ser mistrio. Nenhum homem jamais viu o Seu rosto, o rosto do Ser: nenhum homem! Mas Tu, Menino que vem, vieste para desvelar esse Mistrio, o Mistrio que nenhum homem jamais viu. Com alegria no corao adoremos Cristo que nasce, que nasce todos os dias do mistrio de hoje, do mistrio de um hoje. Cristo nasce. Com a alegria do corao, a nossa memria fixe o olhar sobre Ele e liberte-se num novo canto; que a nossa vida se torne nova, pois o canto da vida a prpria vida. Que se torne nova, todos os dias nova, que se renove. Porque esse o fruto da certeza da sua misericrdia, da certeza de que a sua potncia maior do que a nossa fraqueza. Certos do Deus connosco. S dessa certeza pode vir a alegria, s da certeza do Deus connosco pode vir a alegria. No h nenhuma outra fonte. A conscincia dessa Presena maior do que qualquer coisa que a pessoa possa fazer pelos outros. Ns fomos chamados a ter conscincia dessa Presena; por isso, alm do desejo de uma afeio quotidiana para com Ele, ns temos de desejar com todo o corao que a nossa vida d testemunho disso no mundo, que por meio de ns o mundo venha a dar-se conta, ou seja, que a nossa vida seja de facto conscientemente imanente, que participe da vida do povo de Deus, do Seu povo, povo que Lhe pertence, todo cheio de boas obras.

4 Mistrio: Apresentao do Menino Jesus no Templo


Terminados os dias da purificao segundo a Lei de Moiss, levaram o Menino para Jerusalm a fim de O apresentarem ao Senhor, conforme est escrito na Lei de Deus (Lc 2, 22-23)

5 Mistrio: O Menino Jesus entre os doutores


Trs dias depois encontraram-nO no Templo sentado entre os doutores, ouvindo e fazendo perguntas. Todos que O escutavam maravilhavam-se da sua inteligncia e das suas respostas. (Lc

2, 46-47)

COMUNHO E LIBERTAO

Quando Nossa Senhora foi ao templo, oito dias depois, para oferecer o seu Primognito, no grande templo com o qual todo judeu identificava a majestade de Deus, ela sentia se certamente como que anulada pela grandeza e pela majestade de Deus. Mas, ao perceber a grandeza do templo, um sentimento a penetrava e prevalecia: a grandeza de Deus era o Menino que tinha nos braos, era o Menino que chorava, era o Menino que ela amamentava. Vendo de que coisa Deus fez nascer aquele que o factor decisivo da histria e do mundo, como dir o velho Simeo, e que divide o mundo em dois pois uma proposta diante da qual o corao do homem se divide em dois, e todos os coraes dos homens se dividem em dois , vendo de que coisa nasceu Aquele que as portas dos infernos no podero mais destruir, uma fora humana que a maior de todas, vendo de que coisa surgiu, a pessoa fica como que petrificada pelo maravilhamento. Tudo o resto pode ser compreendido por todos os homens - o sentido religioso, assim o chamam , mas esse impacto e esse acontecimento totalmente impensvel, imprevisvel, totalmente novo, total e verdadeiramente incompreensvel: Deus feito parte da nossa experincia, da experincia do nosso eu, da experincia da maternidade de Nossa Senhora, da experincia de cada aco que fazemos.

Experimentemos identificar-nos com a realidade de Nossa Senhora. Quem era a sua autoridade, a autoridade para ela e para seu esposo, Jos? A presena daquele Menino, que talvez ainda no falasse, que quando comeou a falar e a agir surpreendeu a todos aos doze anos, que impressiona como um instante de Mistrio que levanta o seu vu; a autoridade era aquela Presena, por isso a regra era a convivncia com aquele Menino, com o Menino deles. Tudo isso vive como conscincia. A conscincia um olho arregalado para o real, que como tal no passa. Factum infectum fieri nequit: no se pode impedir que algo que feito, seja. O que feito permanece para sempre. A regra de Nossa Senhora era a presena daquele Menino. Assim, roguemos a Nossa Senhora que nos ajude a participar dessa conscincia com a qual viveu; que uma Presena constitua a regra da nossa vida, e portanto a companhia da nossa vida e a autoridade na nossa vida e a doura na nossa vida. Esse ideal deve ser o ideal rogado, pedido, solicitado, mendigado, todos os dias. Voltamo-nos para ti, Nossa Senhora, para que purifiques o nosso corao de toda essa nvoa que normalmente o envolve e impede que nossos olhos vejam, em toda a potncia e inexorabilidade da tua presena determinante, o significado, o sentido, a consistncia de qualquer coisa que tocamos, qualquer que seja a formulao que usemos. Nossa Senhora, faz com que sejamos fiis a olhar para a tua presena todas as vezes que tu nos acordares, todas as vezes que for necessrio para ns; por isso o Angelus da manh, do meio-dia e da noite constituem os alicerces da nossa beleza e da nossa construtividade no mundo. Acontea connosco, Esprito de Deus, como aconteceu com Nossa Senhora: o mistrio do Verbo fez-se carne nela, fez-se parte da sua carne e coincidia com as suas expresses. Que a memria de Cristo se torne, assim, carne da nossa carne, torne-

8 se parte de todas as nossas aces, conselho para cada pensamento e chama para cada afeio, e que se mova em ns em todos os nossos movimentos, de manh at a noite, ao comer e ao beber, em todo o viver e no nosso morrer.
MISTRIOS DOLOROSOS (3 e 6f.) Nossa Senhora sentia que a criatura que tinha no seu ventre teria de morrer um dia e isso qualquer me, mesmo tentando no pensar, sente , mas no que ressuscitaria. Esse o nico acontecimento comparvel ao mistrio do incio; tal como a semente se formou dentro do seu seio, da mesma forma, tendo chegado a maturidade do tempo, ressuscitaria; aquele homem ressuscitaria. Mas ela no sabia disso. "Faa-se em mim segundo a tua palavra", na boca de Nossa Senhora, o mesmo que: "Senhor, seja feita a tua vontade" na boca de Cristo. A correspondncia entre o Angelus e a Cruz est no facto de que ambos dizem: "Faa-se em mim segundo a tua palavra". o gesto da obedincia na sua pura essencialidade. A sua pura essencialidade faz surgir, de alguma coisa que Deus pede, uma arrancada para passar por uma cruz e uma ressurreio das quais brota uma fecundidade sem limites, uma fecundidade que tem o limite do desgnio de Deus. A fecundidade brota da virgindade. S assim se pode conceber a virgindade. 1 Mistrio: A Agonia de Jesus no Horto
Cheio de angstia, ps-se a orar mais instantemente e o suor tornou-se como grossas gotas de Sangue, que caam por terra. Depois de ter orado, levantou-se e foi ter com os discpulos, encontrando-os a dormir devido tristeza (Lc 22, 44-45)
8

Esprito. Minha alma est agora conturbada. Que direi? Pai, salva-me desta hora? Manda embora esta condio, Pai, leva com esta condio... Devo dizer isso? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim!]. Assim, poderei dizer no final: Pai, glorifica o teu nome [glorifica a Tua vontade, concretiza, realiza o teu desgnio], que eu no compreendo [porque ele no compreendia a grande injustia]. Pai, glorifica o Teu nome, diante do qual estou em temor e tremor, em obedincia, ou seja, em amor: a minha vida o Teu desgnio, a Tua vontade. Quantas vezes ao rezarmos ao Esprito e a Nossa Senhora teremos de reler este trecho para nos identificarmos com o instante mais lcido e mais fascinante em que se exprimiu a conscincia do homem Cristo Jesus; ela pode ser reconhecida, desde os seus recnditos mais profundos at os cumes mais altos do seu exemplo de amor ao Ser, de respeito objectividade do Ser, do amor sua origem e ao destino, e ao contedo do desgnio do tempo, da histria. "Pai, se possvel, que eu no morra; contudo, no a minha vontade, mas a tua seja feita". a aplicao suprema do nosso reconhecimento do Mistrio, ao aderirmos ao homem Cristo ajoelhado e banhado do sangue que lhe escorre pelos poros da pele na agonia do Getsemani: a condio para se ser verdadeiro num relacionamento o sacrifcio. 2 Mistrio: A Flagelao de Jesus
Todo o povo respondeu : O sangue dele caia sobre ns e sobre nossos filhos. Ento soltou-lhes Barrabs. Quanto a Jesus, depois de o ter mandado aoitar, entregou-O para ser crucificado. (Mt 27, 25-26)

Peregrinar 2011

Minha alma est agora conturbada. Que direi? Pai, salva-me desta hora [ante o pensamento do sacrifcio, ante o pensamento da morte, da renncia de si...]? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim [por isso, por essa condio fui escolhido, chamado, educado amorosamente pelo mistrio do Pai, pela caridade do Filho, pela luz quente do

A companhia do Homem-Deus nossa vida tornou-se tragdia, inconcebvel, inimaginvel, que desafia a imaginao de qualquer um. Em todos os sculos da histria, no se pode imaginar nem por hiptese, nem

que 9 fosse numa fbula uma tragdia maior do que esta: a companhia de Deus feito carne esquecida, ultrajada pelo homem; uma tragdia que nasce do cinismo de seguir os nossos instintos. Encontram-se, em torno desse lenho, a maldade do homem que perde a conscincia do chamado do Infinito e as desgraas que esse crime provoca, de forma tal que a morte do Homem-Deus a soma e o smbolo de todas essas desgraas. Mas, ao mesmo tempo, encontra-se a tambm a potncia irresistvel de Deus, pois justamente essa suprema desgraa, essa maldade, torna-se instrumento para uma vitria sobre a prpria maldade e para a sua redeno. Esse o enigma que Deus mantm na vida, pois esse grande desgnio de bondade, de discernimento, de sabedoria e de amor tem de ser provao, tem de pr em prtica a ideia de provao. Por qu provao? Porque o mundo est no mal, o mundo est posto no Maligno. 3 Mistrio: A Coroao de Espinhos
Despiram-nO e envolveram-nO num manto de prpura. Depois, colocaram-lhe na cabea uma coroa de espinhos e na mo direita uma vara. Dobrando o joelho diante dEle, escarneciam-nO dizendo: Salve, rei dos judeus. (Mt 27, 28-29)

Deus, que veio viver entre os homens, vai para o patbulo: derrotado, um fiasco; um momento, um dia, trs dias de nada, nos quais tudo acabou. Essa a condio, a condio do sacrifcio no seu significado mais profundo: parece uma derrota, parece que no se consegue, parece que os outros que tm razo. Ficar com Ele, mesmo quando parece que tudo est acabando ou j acabou, ficar ao seu lado como fez Sua Me: s essa fidelidade nos leva, cedo ou tarde, experincia que nenhum homem fora da comunidade crist pode fazer no mundo: a experincia da Ressurreio. E ns somos capazes de deix-lo por outro amor, somos capazes de deixar esse Cristo que se entrega morte para nos salvar do mal, ou seja, para que ns mudemos, para que o Pai eterno regenere em ns o que o crime do esquecimento venceu! Esse homem, que se lana sobre a cruz para empunh-la, para abra-la, para pregar-se sobre ela, para morrer, uma coisa s com aquele lenho, ns o deixaremos por outro amor? Esse Homem d tudo por ns, e ns temos de deix-lo por outro amor? 5 Mistrio: Crucifixo e Morte de Jesus
Soltando um grande brado, Jesus expirou. E o vu do Templo rasgou-se em, duas partes, de alto a baixo (Mc 15, 3738)

4 Mistrio: A Via Sacra at ao Calvrio


Levaram, pois, consigo Jesus. E carregando s costas a cruz, saiu para o lugar chamado Crnio, que em hebraico se diz Glgota. (Jo 19, 16-17)

COMUNHO E LIBERTAO

Aquela cabea pequenina, que Nossa Senhora, como toda me diante do filho recm-nascido, ter tomado nas mos sem a apertar, ter acariciado com delicadeza como toda me faz, ter olhado com maravilhamento e com admirao, estava destinada a ser coroada de espinhos. Salve caput cruentatum. Como Nossa Senhora experimentava em si as consequncias desse mal do mundo, sem particularizao e sem acusaes, mas como dor que j era imensa e viria a culminar no olhar para a morte de seu Filho!

Ns somos pecadores e a morte de Cristo salva-nos. A morte de Cristo faz com que nosso passado se torne bem, qualquer que seja ele, mas o nosso passado est cheio da sombra que se chama pecado. E a morte de Cristo que nos salva. No podemos reconhecer Cristo na cruz sem entender e sentir imediatamente que essa cruz tem de nos alcanar, que no podemos mais fazer objeces ao sacrifcio; no h mais objeco ao sacrifcio desde que o Senhor morreu. Justamente por meio do nosso olhar fito na cruz onde est Aquele que nos olha com o olhar fito da eternidade, fito de piedade e de desejo de salvao, tendo piedade de

ns e do nosso nada , por meio do olhar 10 fito na cruz, torna-se experincia de redeno aquilo que seria uma coisa to estranha a ponto de nos parecer abstracta, criada arbitrariamente. fitando a cruz que ns aprendemos experimentalmente a perceber nela a Presena que invade e a necessidade irresistvel da graa para a perfeio da nossa vida, para a alegria da nossa vida. em Nossa Senhora que a adorao do nosso corao encontra o seu exemplo e a sua forma. Com efeito, a cruz no foi condio apenas para Cristo: no isolada em si mesma que a morte de Cristo na cruz salva o mundo. No sozinho que Cristo salva o mundo, mas com a adeso de cada um de ns ao sofrimento e cruz. o que diz So Paulo: "Completo, na minha carne de homem, o que falta das tribulaes de Cristo, da paixo de Cristo". Contigo, Maria, reconhecemos que a renncia que pedida nossa vida no castigo, mas condio para a salvao da vida, para a sua exaltao, para o seu incremento. Maria, faz com que a nossa oferta, a oferta da nossa vida ajude o pobre mundo, este pobre mundo, a enriquecer-se na conscincia de Cristo e a alegrar-se no amor a Cristo. MISTRIOS GLORIOSOS (4f. e Dom) Nossa Senhora, quando rezava com as palavras dos profetas, quando esperava, como humilde e fiel judia, no podia imaginar que aquela semente seria concebida, e como seria concebida. No podia pensar, quando o via brincar, pequeno, quando comeou a ouvi-lo chocar a mentalidade comum, o que aconteceria depois da sua morte, na sua morte. Aquela semente colocada em seu seio, aquela semente que depois foi colocada no seio da morte, da mesma forma como fez dela a rainha do mundo, fez da morte a sua ltima escrava, venceu-a. a vitria sobre a morte. preciso rezar a Nossa Senhora com todo o corao, porque nela comeou todo o Mis-

trio; uma vez que Deus o nico que trata o homem segundo a totalidade do seu eu, ela comeou a entender quando comeou a ser me, quando disse: Sim. Foi ento que ela comeou a entender. Comeou. Era ainda um infinitsimo, mas comeou a entender. E o que comeou a fazer? Comeou trazer em si, a gerir. O qu? A Realidade de cada coisa que existe no mundo. Concebendo a Cristo, comeando a gerir Cristo, comeou a conceber, comeou a gerir cada coisa que existe no mundo, pois cada coisa que existe no mundo feita de Cristo. Tudo nEle consiste. 1 Mistrio: Ressurreio de Jesus
Por que buscais entre os mortos Aquele que est vivo? No est aqui, ressuscitou! Lembrai-vos do que vos disse, quando estava ainda na Galileia, dizendo que o Filho do Homem havia ser entregue s mos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitaria ao terceiro dia. (Lc 24, 5-7)

Morreu para ressuscitar, pois a glria de Deus por meio da sua vinda ao mundo no a cruz, mas a ressurreio. Morreu para ressuscitar e ressuscitou para ficar. O milagre pelo qual se entende que Deus mesmo que continua entre ns a unidade, a impossvel unidade entre os homens. O mistrio pascal, antes de mais nada, para ns chamado de ateno para o maior acontecimento que o tempo da histria pode hospedar em si. Todo o tempo e a histria so feitos para isto: para que existam pessoas que renasam no Baptismo, renasam a partir da morte e ressurreio de Cristo; a f em Cristo morto e ressuscitado torna-nos novas criaturas. Este o verdadeiro sujeito da vida do mundo, o sujeito verdadeiro, aquele que ouve a voz da verdade, a voz dAquele que a Verdade, dAquele que morreu para testemunhar a Verdade que Ele : quem vive a conscincia de ser uma nova criatura. Essa criatura nova que o Baptismo traz para dentro de ns no obstante deixe todos os traos do homem velho em ns e, portanto, estabe-

Peregrinar 2011

10

lea 11 confronto, uma luta quotidiana um que no podemos evitar . Nessa novidade, trazida pelo Baptismo, o nosso eu, lentamente, confunde-se cada vez mais com Cristo. Dizer Eu significa dizer cada vez mais Tu, Tu, Cristo, e julgar de maneira diferente quer dizer julgar segundo a Sua mentalidade: metanoeite, mudem de mentalidade. E amar quer dizer cada vez mais amar o que Cristo ama e como Cristo ama, por que Cristo ama: a identidade entre ns e Cristo, ou seja, a vida como memria. 2 Mistrio: Ascenso de Jesus ao Cu
Levou-os em seguida at perto de Betnia. Ali, levantou as mos e os abenoou. Enquanto os abenoava, separou-se deles e foi levado ao Cu. (Lc 24, 50-51)

maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar outras lnguas, conforme o Esprito lhes inspirava que se exprimissem (Act 2, 3-4)

4 Mistrio: Assuno de Nossa Senhora


E vi a cidade santa, a nova Jerusalm que descia do Cu, de junto de Deus, como uma esposa adornada para o seu esposo (Ap 21, 2)

3 Mistrio: Descida do Esprito Santo sobre Nossa Senhora e os Apstolos


Viram ento aparecer umas lnguas

Na Ascenso, o Senhor, com a sua Ressurreio, tornou-se o dominador do mundo, e por isso h algum entre ns que salvar tudo o que somos, que to poderoso a

COMUNHO E LIBERTAO

A Ascenso a festa do humano. Com Jesus, a humanidade fsica, carnal, entra no domnio total com o qual Deus faz todas as coisas. Cristo desce at a raiz de tudo. a festa do milagre: um acontecimento que por sua fora chama a ateno para o mistrio de Deus. Por isso a Ascenso a festa na qual todo o Mistrio se concentra e onde se concentra toda a evidncia das coisas. uma festa extraordinria e estranhssima, onde todos os rostos de todas as coisas se encontram para gritar ao homem ignaro, distrado, sombrio e malvisto a luz de que so feitas; para dar-lhe de novo o significado pelo qual ele entrou em relao com todas as coisas, para gritar-lhe a tarefa que tem nas coisas, a sua parte entre as coisas. Pois tudo depende dele: todas as coisas foram feitas para o homem. Qualquer um que tenta dar testemunho do Senhor com a sua vida j faz parte do mistrio da sua Ascenso, pois Cristo elevado ao cu o Homem pelo qual tudo feito, o Homem que comeou a tomar posse das coisas do mundo.

Veni Sancte Spiritus, veni per Mariam. Vem, Esprito Santo (o Criador). Vem por meio de Nossa Senhora. Por meio da carne do tempo e do espao, porque Nossa Senhora o incio da carne como tempo e espao: por meio dela que o Esprito vem. atravs de Nossa Senhora que toda a renovao do mundo passa; tal como passou por Abrao a escolha do povo eleito, da mesma forma o novo e definitivo povo eleito do qual fomos chamados a participar passa pelo ventre de uma menina, pela carne de uma mulher. Por isso a simpatia e a afeio por ti, me de Deus e me nossa, grande, como a que se tem por teu Filho. O Esprito a energia com a qual a Origem, o Destino e a Feitura de tudo, mobilizando tudo segundo o seu desgnio, invadiu a nossa vida e levou-a at o corao desse desgnio, quer quisssemos quer no. A nica condio que no o tivssemos recusado, ou seja, que no o recusemos, ou seja, que no o venhamos a recusar. O Esprito nos revelou que Cristo morreu e ressuscitou, e esse o significado exaustivo da minha vida. Este o dom de Cristo ressuscitado, o dom do Esprito, que nos cura na origem, nos d de novo a grande possibilidade, que reconhecer que tudo vem de Deus por meio de Cristo, que o mtodo usado por Deus.

11

12

12 ponto de salvar a nossa vida, a ponto de conserv-la toda, para no-la dar toda de novo perdoando-nos os nossos pecados. A demonstrao disso o mistrio da Assuno, no qual o Senhor tomou a humanidade de Nossa Senhora e no a deixou merc da morte, nem por um momento. Com o mistrio da Assuno, o Senhor diz: Vede, eu no deixarei que percais nada do que vos dei, do que usastes, do que saboreastes, at daquilo que usastes mal, se fordes humildes diante de mim. Ou seja, bem-aventurados os pobres de esprito: se reconheceis que tudo graa, que tudo misericrdia, porque os vossos critrios so nada, o meu critrio tudo. Nossa Senhora j est nesse nvel ltimo, profundo do Ser, do qual todos os seres extraem sua consistncia, sua vida e seu destino. Para isto foi elevada ao cu, onde est o mistrio de Deus: para que fosse para ns me quotidiana do acontecimento. A glorificao do corpo de Nossa Senhora indica o ideal da moralidade crist, a valorizao de cada momento, o valor de cada instante. Por isso a valorizao da vida, da nossa existncia, da vida do corpo do mundo, a exaltao da matria vivida pela alma, vivida pela conscincia que relacionamento com Deus, a valorizao da nossa vida terrena, no porque agraciada por particulares circunstncias, mas porque por meio de cada uma das menores coisas se veicula a nossa relao com o Infinito, com o mistrio de Deus.
5 Mistrio: Coroao de Nossa Senhora Rainha do Cu e da Terra

Peregrinar 2011

Depois, apareceu um grande sinal no Cu, uma mulher revestida de Sol, tendo a Lua debaixo dos ps e uma coroa de doze estrelas sobre a cabea (Ap 12, 1)

A espera do regresso de Cristo e isto cada um de ns chamado a experimentar a paixo, a alegria, a esperana cheia de alegria daquele dia em que todos seremos realmente ns mesmos, toda a humanidade O reconhecer e Cristo realmente ser tudo em todos. Esse momento o significado de tudo o que existe, o significado de todo o tempo, de tudo o que se faz, e o vrtice, o corao da esperana. Porque a glria do homem depende disso, nessa adeso o homem comea a gritar a glria de Deus. A nossa vida procura a glria porque feita para ela, e a glria no algo prometido para o amanh, mas uma promessa j iniciada e j cumprida; e que se realiza para ns na medida em que a nossa pessoa se oferece e reconhece que a consistncia de tudo Cristo. O Paraso no est noutro lugar: ser aqui. O Paraso a verdade total entre ti e mim, na relao entre ti e mim; a verdade total na relao entre mim e a imagem que me vem pelo pensamento, entre mim e as coisas. O Paraso uma festa que realiza toda a alegria de que vido o corao). Que a mo de Nossa Senhora nos introduza no Mistrio, porque esse o sentido dos nossos dias, o significado do tempo que passa; que o seu olhar nos guie no caminho, que o seu exemplo nos eduque, que a sua figura constitua o desgnio do nosso propsito. Me generosa, que geras para ns a grande presena de Cristo, ns queremos ser consolados, confortados, alimentados, enriquecidos, amamentados por essa presena que renasceu da tua carne, e por isso te pedimos que nos tornes partcipes da tua liberdade, da tua disponibilidade, da tua vida. MISTRIOS LUMINOSOS (5f.) 1 Mistrio: Baptismo de Jesus no Jordo
Depois de baptizado, Jesus saiu da gua

Rainha do cu quer dizer rainha da terra, rainha da verdade da terra, da terra na sua verdade permanente, porque veritas Domini manet: a verdade do Ser permanece.

13 e eis que os cus se abriram e viu o Esprito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E do cu veio uma voz que dizia: Este o Meu Filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacncia. (Mt 3, 16-17)
Estavam l de boca aberta e olhos escancarados a olh-Lo, a ouvi-Lo, atentssimos. De repente um do grupo, um homem jovem, comea a andar, tomando o caminho ao longo do rio em direco ao norte. E Joo Baptista imediatamente, fixando-o grita: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo!. um primeiro gesto fundamental pelo qual na vida Igreja, um homem se torna imanente ao mistrio de Cristo. o baptismo: o gesto com que Cristo marca o homem e o traz dentro de si. Uma amlgama que se torna determinante para a fisionomia do homem que lhe toca na fibra mais ntima, que o transforma. 2 Mistrio: Bodas de Can
No terceiro dia houve um casamento em Can da Galileia, e a me de Jesus estava presente. Jesus e os discpulos tambm foram convidados para a boda. (Jo 2, 1-2)

Completou-se o tempo, o reino de Deus est prximo (Mc 1,15). Cada dia da nossa vida, cada instante, cada passo do nosso caminho ecoa isto. Porque est completo, porque tudo aquilo que se pode dizer est dito, tudo: que no s de po vive o homem, que a realidade no aparncia, que a realidade Cristo, a palavra sada da boca de Deus 4 Mistrio: A Transfigurao
Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e Joo, seu irmo, e levouos a ss para um monte alto e afastado. E transfigurou-se diante deles. O Seu rosto resplandeceu como o sol e as Suas vestes tornaramse brancas como a luz (Mt 17, 1-2)

O instante do tempo tem significado como regresso de Cristo, e aquele dia ser o dia da glria; mas cada instante instante da glria, e a glria de Cristo no instante a transfigurao do contedo do instante, a transfigurao que vem naquilo que fazemos. Esta transfigurao a verdade do humano, a verdade que fazemos, origem de uma humanidade diferente. 5 Mistrio: ltima Ceia e instituio da Eucaristia
Enquanto comiam, Jesus tomou o po e, depois de pronunciar a bno, partiu-o e deu-o aos discpulos, dizendo: Tomai e comei, isto o Meu Corpo. Tomou em seguida um clice, deu graas e entregou -lho, dizendo: Bebei todos dele (Mt 26, 26-27)

3 Mistrio: O anncio do Reino de Deus


Jesus veio para a Galileia, proclamando o Evangelho de Deus: Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus est prximo. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho (Mc 1, 14-15).

COMUNHO E LIBERTAO

O milagre das bodas de Can uma das pginas mais significativas da concepo que Jesus tem da vida: qualquer aspecto da existncia, mesmo o mais banal digno de uma relao com Ele e portanto, tambm da sua interveno. Todos os tipos de acontecimento so determinantes, isto , reveladores precisamente pela especfica e nica caracterstica do facto Jesus cuja aco em relao ao homem se realiza de um modo extremamente detalhado e concreto.

Tudo o que ns somos grita a Deus a orao que est no centro da missa: tudo deve tornar-se corpo e sangue de Cristo, parte do mistrio de Cristo que j libertou o mundo com a sua morte e ressurreio, mas que investe a nossa aco com a possibilidade de colaborar nesta libertao. Todo o mundo tem necessidade da nossa f, que a nossa vida mude pela f, que se torne morte e ressurreio de Cristo operante na histria.

13

14

Laudes

Peregrinar 2011

a orao da manh do Ofcio das Horas, a que tambm se d o nome de Laudes matutinas. Evoca especialmente a ressurreio de Cristo, o Sol nascente, que veio iluminar e santificar o tempo da manh

14

15 Benedictus Bendito o Senhor Deus de Israel, * que visitou e redimiu o seu povo e nos deu um Salvador poderoso * na casa de David, seu servo, conforme prometeu pela boca dos seus santos, * profetas dos tempos antigos, para nos libertar dos nossos inimigos * e das mos daqueles que nos odeiam para mostrar a sua misericrdia a favor dos nossos pais, * recordando a sua sagrada aliana e o juramento que fizera a Abrao, nosso pai, * que nos havia de conceder esta graa: de O servirmos um dia, sem temor, * livres das mos dos nossos inimigos, em santidade e justia, na sua presena, * todos os dias da nossa vida. E tu, menino, sers chamado profeta do Altssimo, * porque irs sua frente a preparar os seus caminhos, para dar a conhecer ao seu povo a salvao * pela remisso dos seus pecados, graas ao corao misericordioso do nosso Deus, * que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte * e dirigir os nossos passos no caminho da paz. Glria ao Pai e ao Filho * e ao Esprito Santo, como era no princpio,* agora e sempre. men. Lc 1, 61-79
Benedictus dominus a orao de Zacarias quando nasceu o seu filho Joo Baptista, que lhe foi anunciado pelo Anjo, no momento em que readquire o uso da palavra. Na Liturgia das Horas esta orao recitada nas Laudes matutinas.

COMUNHO E LIBERTAO

15

Hinos

16

Antes do alvorecer
Antes do alvorecer na espera vigiamos: tudo se cala e canta, no silncio, o Mistrio. O nosso olhar procura na densa noite um Rosto: na alma a Deus se eleva mais puro o desejo. J se retira a sombra, cedendo luz que avana; floresce a esperana do dia que no morre. Em breve a nova aurora nos encher de luz. A tua misericrdia, Pai, nos d a vida. E este novo dia que a aurora nos desvela dilate em todo o mundo o reino do Teu Filho. E a Ti, Pai Santo, e ao Teu eterno Verbo ao Amor infinito, louvor se d para sempre. men.

Na aurora que aclama o dia


Na aurora que aclama o dia, vestidas de luz e silncio, as coisas despertam do escuro como era no incio do mundo. E ns, que de noite velamos, atentos sempre f do mundo, esperando o regresso de Cristo, para a luz olhamos agora. Cristo, clara luz divina, imagem esplendente do Pai, em Vs nos vestimos de esperana, vivemos de amor e alegria. Ao Pai ns cantamos um hino, ao Filho que Luz da Luz, e glria ao Esprito Santo que reina nos sculos. men.

Peregrinar 2011

16

17 Laudes de Sbado
P. Deus, vinde em nosso auxlio. T. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. P. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. T. Como era no princpio, agora e sempre. Amen. HINO (pg. 14) SALMODIA Ant. hora de nos despertar do sono, T. a salvao est prxima. Salmo 120 - O Senhor cuida sempre de ti Sal. Levanto os meus olhos para os montes: * donde me vir o auxlio? 1c. O meu auxlio vem do Senhor, * que fez o cu e a terra. 2c. No permitir que vacilem os teus passos, * no dormir Aquele que te guarda. No h-de dormir nem adormecer * Aquele que guarda Israel. O Senhor quem te guarda, * o Senhor est a teu lado, Ele o teu abrigo. O sol no te far mal durante o dia * nem a lua durante a noite. O Senhor te defende de todo o mal, * o Senhor vela pela tua vida. Ele te protege quando vais e quando vens, * agora e para sempre. Glria ao Pai e ao Filho * e ao Esprito Santo, como era no princpio, * agora e sempre. Amen. Ant. hora de nos despertar do sono, T. a salvao est prxima. LEITURA BREVE (Filip 1,3 - 6) Dou graas ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vs, e sempre em todas as minhas splicas oro por vs com alegria, pela vossa participao no evangelho desde o primeiro dia at agora, e tenho

a plena certeza de que Aquele que comeou em vs a boa obra h-de lev-la perfeio at ao dia de Cristo Jesus. RESPONSRIO BREVE L. Sereis minhas testemunhas at aos confins da terra. T. Sereis minhas testemunhas at aos confins da terra. L. Estarei convosco todos os dias at consumao dos sculos. T. At aos confins da terra. L. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. T. Sereis minhas testemunhas at aos confins da terra. CNTICO EVANGLICO (Benedictus, pg. 13) Ant. Ouvi a voz do Senhor: "Quem enviarei?" T. E eu respondi: Eis-me aqui, enviai-me a mim. Pai nosso ORAO Deus, que unis os coraes dos vossos fiis num s desejo, dai ao vosso povo: amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos coraes onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor.

COMUNHO E LIBERTAO

17

18 Laudes de Domingo
P. T. P. T. Deus, vinde em nosso auxlio. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. Como era no princpio, agora e sempre. Amen.

Amen. Ant. Pela justia contemplaremos a vossa face T. ao despertar-me saciarei da vossa presena. LEITURA BREVE (Ba. 5,2-4) Cobre-te com o manto da justia que vem de Deus, e coloca sobre a cabea o diadema da glria do Eterno. Pois Deus mostrar o teu fulgor debaixo do cu, e te chamar com o nome que vem de Deus para sempre: "Paz da justia e Glria da piedade". RESPONSRIO BREVE L. Ergue os teus olhos em torno e v: todos eles se renem, os teus filhos vem de longe. T. Ergue os teus olhos em torno e v: todos eles se renem, os teus filhos vem de longe. L. As naes caminharo na tua luz, e os reis, no claro do teu sol nascente. T. Todos eles se renem, os teus filhos vem de longe. L. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. T. Ergue os teus olhos em torno e v: CNTICO EVANGLICO (Benedictus, pg. 10) Ant. Nos seus dias florir uma grande paz; T. O Senhor salva a vida dos seus pobres. Pai nosso ORAO Pai, concedei ao vosso povo em festa a vontade de acorrer com as boas obras ao encontro do Cristo que vem, para que, possuindo e contemplando a comunho eterna, se realize toda a promessa. Por nosso Senhor.

HINO (p. 14) SALMODIA Ant. Pela justia contemplaremos a vossa face T. ao despertar me saciarei da vossa presena. Salmo 45 - Confiantes na morada de Deus Sal. Deus o nosso refgio e a nossa fora, * auxlio sempre pronto na adversidade. 1c. Por isso, nada receamos, ainda que vacile a terra * e os montes se precipitem no fundo do mar, 2c. Ainda que se encrespem e refervam suas guas * e estremeam os montes com a sua fria. O Senhor dos Exrcitos est connosco, * o Deus de Jacob a nossa fortaleza. Os braos de um rio alegram a cidade de Deus, * a mais santa das moradas do Altssimo. Deus est no meio dela e inabalvel, a torna * Deus a protege desde o romper da aurora. Agitaram-se os povos, tremeram os reinos: * Ele fez ouvir a sua voz e a terra estremeceu. O Senhor dos Exrcitos est connosco, * o Deus de Jacob a nossa fortaleza. Vinde e contemplai as obras do Senhor, * as maravilhas que realizou na terra. Pe termo s guerras at aos confins do mundo,* despedaa os arcos, quebra as lanas, + queima no fogo os escudos. Rendei-vos e reconhecei que Eu sou Deus, * triunfo das naes e domino a terra. O Senhor dos Exrcitos est connosco, * o Deus de Jacob a nossa fortaleza. Glria ao Pai e ao Filho * e ao Esprito Santo, como era no princpio, * agora e sempre.

Peregrinar 2011

18

19 Laudes de Segunda-Feira
P. Deus, vinde em nosso auxlio. T. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. P. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo. T. Como era no princpio, agora e sempre. Amen. HINO (pg. 14) SALMODIA

seu habitat. Tudo isto para que os homens procurassem a divindade e, mesmo se s apalpadelas, se esforassem por encontr-la, embora no esteja longe de cada um de ns. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dos vossos poetas, alis, j disseram: Porque somos tambm da sua raa. RESPONSRIO BREVE

Ant. Somos a gerao daqueles que Vos buscam, Senhor T. Que buscam a vossa face, Deus de Israel. LEITURA BREVE (Act. 17,23.27-28) O que adorais sem conhecer, isto venho eu anunciar-vos. Deus fixou os tempos anteriormente determinados e os limites do

COMUNHO E LIBERTAO

L. Tudo foi feito por meio dEle. De sua Ant. Somos a gerao daqueles que vos plenitude recebemos graa por graa. buscam, Senhor T. Tudo foi feito por meio dEIe. De sua T. Que buscam a vossa face, Deus de Israel. plenitude recebemos graa por graa. Salmo 62, 2-9 - Sede de Deus L. A graa e a verdade nos vieram por Jesus Cristo. Sal. Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro.* T. De sua plenitude recebemos graa por A minha alma tem sede de Vs. graa. 1c. Por Vs suspiro* L. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito como terra rida, sequiosa, sem gua. Santo. 2c. Quero contemplar-Vos no santurio, * T. Tudo foi feito por meio d Ele. De sua para ver o vosso poder e a vossa glria. plenitude recebemos graa por graa. A vossa graa vale mais que a vida:* CNTICO EVANGLICO (Benedictus, pg. por isso, os meus lbios ho-de cantar13) Vos louvores. Ant. O Verbo se fez carne e habitou entre Assim Vos bendirei toda a minha vida * ns. e em vosso louvor levantarei as mos. T. Os nossos olhos viram, as nossas mos Serei saciado com saborosos tocaram o Verbo da vida. manjares * e com vozes de jbilo Vos louvarei. Pai nosso Quando no leito Vos recordo, * ORAO passo a noite a pensar em Vs. Pai todo poderoso, criaste tudo do nada e a Porque Vos tornastes o meu refgio, * vossa misericrdia regenerou aquilo que exulto a sombra das vossas asas. se perdera. Iluminai os nossos passos, Unido a Vs estou, Senhor, * desde o comeo deste dia e mantende a vossa mo me serve de amparo. na vossa paz aqueles que somente em Glria ao Pai e ao Filho * e ao Esprito Vs esperam. Por nosso Senhor. Santo, como era no princpio, * agora e sempre. Amen.

19

20 Laudes de Tera-Feira
P. Deus, vinde em nosso auxlio. T. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. P. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. T. Como era no princpio, agora e sempre. Amen. HINO (pg. 14) SALMODIA Ant. No ponhais o Senhor a prova, T. quem est de p, cuide de no cair. Salmo 94 - ConvIte ao louvor de Deus Sal. Vinde, exultemos de alegria no Senhor, * aclamemos a Deus, nosso Salvador. 1c. Vamos a sua presena e demos graas, * ao som de cnticos aclamemos o Senhor. 2c. Pois grande Deus o Senhor, * Rei maior que todos os deuses. Em sua mo esto as profundezas da terra * e pertencem-Lhe os cimos das montanhas. D'Ele o mar, foi Ele quem o fez, * d'Ele a terra firme, que suas mos formaram. Vinde, prosfremo-nos em terra, * adoremos o Senhor que nos criou. Pois Ele o nosso Deus * e ns o seu povo, ovelhas do seu rebanho. Quem dera ouvsseis hoje a sua voz: * No endureais os vossos coraes, como em Meriba, como no dia de Massa no deserto, * onde vossos pais Me tentaram e provocaram,+ apesar de terem visto as minhas obras. Durante quarenta anos essa gerao Me desgostou, * e Eu disse: um povo de corao transviado,+ que no atinou com os meus caminhos. Por isso jurei na minha ira: * No entraro no meu repouso. Glria ao Pai e ao Filho * e ao Esprito Santo, como era no principio, * agora e sempre. Amen.

Ant. No ponhais o Senhor a prova, T. quem est de p, cuide de no cair. LEITURA BREVE (Jo. l, 6-7) Se dissermos que estamos em comunho com Ele e andamos nas trevas, mentimos e no praticamos a verdade. Mas se caminharmos na luz, como Ele est na luz, estamos em comunho uns com os outros, e o Sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado. RESPONSRIO BREVE L. Outrora reis treva, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz. T. Outrora reis treva, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz. L. O fruto da luz existe em toda a bondade, justia e verdade. T. Andai como filhos da luz. L. Glria ao Pai e ao FIlho e ao Esprito Santo. T. Outrora reis treva, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz. CNTICO EVANGLICO (BenedIctus, pg. 10) Ant. Tu amas aqueles que praticam a justia, T. reconhecemos-Te presente no meio deles. Pai nosso ORAO Pai de misericrdia, o vosso povo insensato e perde-se ao longo da caminhada. Fortalecei a nossa f para que saibamos rejeitar o que no convm ao cristo e abraar tudo o que digno deste nome. Por Nosso Senhor.

Peregrinar 2011

20

21 Laudes de Quarta-feira
P. Deus, vinde em nosso auxlio. T. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. P. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. T. Como era no princpio, agora e sempre. Amen. HINO (pg. 14) SALMODIA Ant. O meu corao e a minha carne, T. Exultam no Deus vivo. Salmo 96 - O Senhor, Rei do universo Sal. O Senhor rei: exulte a terra, * rejubile a multido das ilhas. 1c. Ao seu redor, nuvens e trevas; * a justia e o direito so a base do seu trono. 2c. O fogo avana diante d'Ele * e devora em redor os seus inimigos. Os seus relmpagos iluminam o mundo, * a terra v-os e estremece. Derretem-se os montes como cera * diante do Senhor de toda a terra. Os cus proclamam a sua justia * e todos os povos contemplam a sua glria. So confundidos os que adoram imagens + e se vangloriam em seus dolos: * todos os deuses se prostram diante do Senhor. Sio ouve e alegra-se + e exultam as cidades de Jud, * por causa dos vossos juzos, Senhor. Vs, Senhor, sois o Altssimo sobre toda a terra, * estais acima de todos os deuses. O Senhor ama os que detestam o mal, * guarda as almas dos seus fiis, + livra-os da mo dos mpios. A luz resplandece para os justos * e a alegria para os coraes rectos. Alegrai-vos, justos, no Senhor * e louvai o seu nome santo.

Glria ao Pai e ao Filho * e ao Esprito Santo, como era no princpio, * agora e sempre. Amen. Ant. O meu corao e a minha carne, T. Exultam no Deus vivo. LEITURA BREVE (Rm 12.1s) Exorto-vos, portanto, irmos, pela misericrdia de Deus, a que ofereais os vossos corpos como hstia viva, santa e agradvel a Deus; este o vosso culto espiritual. E no vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos renovando a vossa mente a fim de poderdes discernir qual a vontade de Deus, o que bom, agradvel e perfeito. RESPONSRIO BREVE L. No recebestes um Esprito de escravos para recair no temor T. Onde se acha o Esprito do Senhor, a est a liberdade. L. O Esprito sonda todas as coisas, at mesmo as profundidades de Deus T. Onde se acha o Esprito do Senhor, a est a liberdade. L. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. T. No recebestes um Esprito de escravos para recair no temor. Onde se acha o Esprito do Senhor, a est a liberdade. CNTICO EVANGLICO (Benedictus, pg. 13) Ant. Derramarei o meu Esprito sobre cada homem. T. os vossos filhos e as vossas filhas tornarse-o profetas. Pai nosso ORAO Pai, revelastes aos apstolos e aos profetas, o mistrio de Cristo, Homem Novo em quem pusestes todos os tesouros da sabedoria e da cincia. Entregamo-nos a Ele para que seja seguro o nosso agir e claro o nosso testemunho. Ele vive e reina convosco pelos sculos eternos. Por Nosso Senhor.
21

COMUNHO E LIBERTAO

22 Laudes de Quinta-feira
P. Deus, vinde em nosso auxlio. T. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. P. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. T. Como era no princpio, agora e sempre. Amen. HINO (p. 14) SALMODIA Ant. Agora sois luz no Senhor: T. caminhai como filhos da luz. Salmo 5,2-10.12-13 - Posso entrar em tua casa,Senhor Sal. Senhor, ouvi as minhas palavras, reparai no meu lamento. * Atendei a voz do meu clamor, meu Rei e meu Deus 1 c. Eu Vos invoco,Senhor,pela manh,e ouvis a minha voz;* de manh vou vossa presena e espero confiado. 2 c. Vs no sois um Deus que se agrade do mal, * o perverso no tem aceitao junto de Vs + nem os mpios suportam o vosso olhar. Vs detestais todos os malfeitores * e exterminais os que dizem mentiras. + O Senhor abomina os sanguinrios e os fraudulentos. Mas, por vossa bondade, eu entrarei na vossa casa, * com reverncia me prostrarei no vosso templo santo. Senhor, guiai-me na vossa justia, por causa dos meus inimigos, * aplanai diante de mim o vosso caminho. Porque na boca deles no h sinceridade, * no seu corao s se encontra malcia. A sua garganta um sepulcro aberto, * a sua lngua profere lisonjas. Alegrem-se e rejubilem para sempre os que em Vs confiam: * Vs protegeis e alegrais os que amam o vosso nome.

Porque Vs, Senhor, abenoais o justo * e o envolveis num escudo de benevolncia. Glria ao Pai e ao Filho * e ao Esprito Santo, como era no princpio, * agora e sempre. Amen. Ant. Agora sois luz no Senhor: T. caminhai como filhos da luz. LEITURA BREVE (Ef 2,19-22) Portanto, j no sois estrangeiros e adventcios, mas concidados dos santos e membros da famlia de Deus. Estais edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, do qual Cristo Jesus a pedra angular. Nele bem articulado, todo o edifcio se ergue em santurio sagrado, no Senhor, e vs, tambm, nele sois coedificados para serdes uma habitao de Deus, no Esprito. RESPONSRIO BREVE L. Se Deus nos amou, ns tambm nos devemos amar uns aos outros. T. Se Deus nos amou, ns tambm nos devemos amar uns aos outros. L. Aquele que no ama no conheceu a Deus, porque Deus amor. T. Ns tambm nos devemos amar uns aos outros. L. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. T. Se Deus nos amou, ns tambm nos devemos amar uns aos outros. CNTICO EVANGLICO (Benedictus, pg. 13) Ant. Escutai a minha voz e guardai a minha aliana. T. Sereis a minha propriedade entre todos os povos. Pai nosso ORAO Pai, dilatai a medida do nosso corao, para que, possudos pelo amor de Cristo, possamos com Ele compartilhar a necessidade do homem e nela servi-lo. Ele vive e reina convosco pelos sculos eternos. Por Nosso Senhor.

Peregrinar 2011

22

Escola de comunidade
23

O mistrio eterno do nosso ser Se perguntssemos a Nossa Senhora como se passou a conceber, surpreendendo-se em aco depois do anncio do anjo, ela teria usado palavras semelhantes a estas de Don Giussani: Toda a personalidade de Nossa Senhora resulta do momento em que lhe foi dito: 'Ave Maria', isto , quando percebeu aquele sinal, aquele chamamento. A partir do momento do anncio, assumiu o seu lugar no universo e diante da eternidade. Estabeleceu-se uma nascente totalmente nova de moralidade na sua vida. Brotou um sentimento profundo de si, misterioso: uma venerao de si mesma, um sentido de grandeza semelhante apenas ao sentido do seu nada no qual nunca pensara desse modo. Qual de ns no gostaria de viver a vida toda dominada por esse sentimento de si to profundo e misterioso, por esse sentido de grandeza tanto quanto consciente do prprio nada? E se tivssemos dirigido a mesma pergunta a Andr a seguir ao encontro com Jesus, podia olhar para a sua mulher e os seus filhos para intuir o que lhe estava a acontecer e que o tinha enchido de silncio no caminho de volta: E quando voltaram, noite, ao findar o dia muito provavelmente percorrendo o caminho em silncio, pois jamais se haviam falado entre eles como naquele grande silncio em que Outro falava, em que Ele continuava a falar e ecoava dentro deles , e chegaram em casa, a esposa de Andr, ao v-lo diz-lhe: Mas o que que tens, Andr, o que que tu tens? e os filhinhos, atnitos, olhavam para o pai: era ele, sim, era ele mesmo, mas era mais ele, estava diferente. Era ele, mas estava diferente. E quando como j dissemos uma vez, comovidos com uma imagem fcil de se pensar, por ser to realista ela lhe perguntou: O que houve?, ele abraou-a, Andr abraou a sua mulher e beijou os seus
23

COMUNHO E LIBERTAO

24

filhos: era ele, mas nunca a tinha abraado assim! Era como a aurora, ou o alvorecer, ou o crepsculo de uma humanidade diferente, de uma humanidade nova, de uma humanidade mais verdadeira. Como se dissesse: Finalmente!, sem crer nos seus prprios olhos. Mas era evidente de mais para no acreditar nos seus olhos!. Que intensidade humana! Quem no gostaria de sentir toda a vibrao de uma humanidade to nova que podia abraar sua mulher assim? Que mulher no gostaria de se sentir abraada assim? No um discurso! Sentir-se abraada assim! No o marido repetindo o discurso correcto, mas algum que a leva a fazer a experincia do que lhe est a dizer abraando-a assim! E que filho que no gostaria de olhar para o seu pai, quando tudo j comea a decair pela lgica normal da vida, e dizer admirado: ele, mas mais ele agora do que quando era jovem. Mas algum poder pensar que Nossa Senhora e Andr experimentaram o outro mundo neste mundo porque era a primeira vez. Depois aconteceria com eles o mesmo que com toda a gente, ficariam esbatidos. E isso como se nos confirmasse no nosso cepticismo: foi assim, mas depois tudo decai. Que no acaba assim todos ns o vimos todos com os nossos olhos! Quem se no lembra da imponncia do testemunho de Don Giussani na Praa de So Pedro, j no fim da sua vida?! "Que o homem, para dele te lembrares, o filho do homem, para dele cuidares?". Na minha vida nenhuma pergunta me impressionou tanto como esta. Existiu apenas um homem no mundo que me podia responder, fazendo uma nova pergunta: "Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se depois se perder a si prprio? Ou o que poder dar o homem em troca de si prprio?".

Peregrinar 2011

24

25

Nenhuma pergunta ouvi jamais ser-me feita assim, que me tenha deixado to sem flego, como esta pergunta de Cristo! Nunca uma mulher ouviu uma outra voz falar do seu filho com semelhante ternura original e indiscutvel valorizao do fruto do seu seio, com tal afirmao totalmente positiva do seu destino; s a voz do hebreu Jesus de Nazar. Mas, mais ainda, nenhum homem se pode sentir definido a si prprio com esta dignidade de valor absoluto, independentemente das suas capacidades. Jamais algum no mundo pde falar assim! S Cristo se interessa totalmente pela minha humanidade. a surpresa de Dionsio, o Areopagita (sculo V): Quem poder jamais falar do amor ao homem que prprio de Cristo, transbordante de paz?. Repito estas palavras a mim mesmo h mais de cinquenta anos!. Cada um pode fazer a comparao consigo mesmo, entre a sua experincia humana e a que nos testemunham esses homens e mulheres. No para ouvi-lo como a ensima reprimenda pelo facto de no estarmos altura, pela nossa habitual tendncia a reduzir tudo em termos moralistas, mas para nos darmos conta do que estamos a perder. essa intensidade que perdemos, essa vibrao! E cada um de ns sabe que verdade, j o experimentmos em certos momentos da vida. Mas que distncia, tantas vezes, entre eles e ns. Tudo menos viver com a respirao suspensa diante de Cristo: que reduo vemos em ns tantas vezes! Ns estamos juntos, amigos, para nos acompanharmos, para nos apoiarmos, para testemunhar mutuamente que no meio de todas as nossas limitaes que possvel viver assim. Agora, a primeira coisa que preciso perceber, com a companhia insubstituvel de don Giussani, por que estamos to reduzidos.

COMUNHO E LIBERTAO

25

26

1. A confuso do eu Por trs da palavra eu h hoje uma grande confuso, todavia a compreenso do que o meu sujeito o primeiro interesse. Com efeito, o meu sujeito est no centro, na raiz de qualquer aco minha (um pensamento tambm uma aco). A aco a dinmica com a qual eu entro em relao com qualquer pessoa ou coisa. Quando se negligencia o prprio eu, impossvel que sejam minhas as relaes com a vida, que a prpria vida (o cu, a mulher, o amigo, a msica) seja minha [...]: j a prpria palavra eu evoca para a esmagadora maioria das pessoas um qu de confuso e flutuante, um termo que se usa por comodidade com simples valor indicativo (como "garrafa" ou "copo"). Mas por detrs dessa palavrinha no vibra mais nada que indique forte e claramente que tipo de concepo e de sentimento um homem tenha do valor do prprio eu. Por isso, pode-se dizer que vivemos tempos em que uma civilizao parece acabar: com efeito, uma civilizao evoluda na medida em que favorecida a vinda tona e o esclarecimento do valor de cada eu. Estamos numa era em que favorecida, pelo contrrio, uma grande confuso a respeito do contedo da palavra eu. Uma experincia que no responda a essa mentalidade generalizada, mesmo que faamos muitas reunies e tomemos muitas iniciativas, um fracasso! o eclipse da humanidade, como diz ainda Heschel: A incapacidade de perceber o nosso valor [...] em si mesma uma terrvel punio, que ns pagamos na nossa pele todos os dias. Mas como foi que isso aconteceu? A primeira constatao, no incio de qualquer investigao sria acerca da constituio do prprio sujeito, que a confuso de hoje domina por detrs da frgil mscara (quase um flatus vocis) do nosso eu e vem, em parte, de uma influncia externa nossa pessoa. preciso ter

Peregrinar 2011

26

27

bem presente a influncia decisiva que tem sobre ns aquilo a que o Evangelho chama "o mundo" e que se mostra como o inimigo da formao estvel, condigna e consistente de uma personalidade humana. H uma presso fortssima por parte do mundo que nos cerca (atravs dos mass media, ou tambm da escola, da poltica) que influencia e acaba por atravancar como um preconceito qualquer tentativa de tomada de conscincia do prprio eu, Essa influncia externa, esse mundo, o que ? o poder como nos disse em muitas ocasies don Giussani que no fica fora de ns (como diz Bernanos, falando da opinio dominante: Diante dela as energias desgastam-se, o carcter empobrece, a sinceridade perde a sua clareza), mas, pelo contrrio, penetra em ns to profundamente que nos tornamos estranhos a ns mesmos. Oxal fosse somente uma perseguio exterior e permanecesse intacta a nossa autoconscincia. Oxal! O que nos rodeia, a mentalidade dominante, a cultura invasora, o poder, produz uma estranheza de ns mesmos [arranca-nos a alma!]: como se no houvesse mais nenhuma evidncia real a no ser a moda, porque a moda um projecto de poder. Escutemos ainda don Giussani: A mentalidade comum, criada pelos mass media e por toda a trama de instrumentos que o poder tem que se adensam cada vez mais, a ponto de fazerem Joo Paulo II chegar a dizer que o perigo da poca que estamos a atravessar a abolio do homem por parte do poder altera o sentido de si mesmo, o sentimento de si, mais precisamente atrofia o sentido religioso, atrofia o corao, melhor ainda, anestesia-o totalmente (uma anestesia que pode se tornar um coma, mas uma anestesia). Sinal dessa alterao do sentido de si, dessa estranheza, a consequente leitura que ns fazemos das nossas necessidades. Por isso don Giussani nos adverte:

COMUNHO E LIBERTAO

27

28

Precisamos de estar muito atentos, porque demasiado facilmente no partimos da nossa verdadeira experincia, quer dizer, da experincia na sua totalidade e autenticidade. De facto, muitas vezes identificamos a experincia com impresses parciais, reduzindo-a, assim, a um coto, como frequentemente acontece no campo afectivo, no namoro ou nos sonhos sobre o futuro. E mais frequentemente ainda confundimos a experincia [ainda que falemos dela a toda hora] com preconceitos e esquemas, porventura inconscientemente assimilados do ambiente que nos rodeia ["coincidem" tanto connosco que pensamos que so nossos: chega a este ponto a incidncia do poder!]. Razo pela qual em vez de nos abrirmos naquela atitude de espera, de ateno sincera, de dependncia, que a experincia profundamente sugere e exige, ns impomos experincia categorias e explicaes que a bloqueiam e estreitam, com a presuno de a resolver [ns impomos os esquemas experincia: relatam-se factos que no trazem nenhuma clareza sobre si, somente comentrios, o que significa que no existe experincia]. O mito do "progresso cientfico que um dia ir resolver todas as nossas necessidades" a frmula moderna desta presuno, uma presuno selvagem e repugnante: no considera as nossas verdadeiras necessidades, nem sabe sequer o que sejam; recusa-se a observar a experincia com olhar claro e a aceitar o humano com tudo o que este exige. Por isso, a civilizao dos nosso dias faz com que nos movamos s cegas entre esta exasperada presuno e o mais obscuro desespero. Diz Rey, um estudioso francs: Estamos to habituados a esta misria que a maior parte das vezes j nem sequer a sentimos: conformamo-nos. Mas Giussani adverte-nos que essa influncia do poder directamente proporcional nossa impotncia. Por que diz isso? Porque nenhum sucesso humano pode ser imputado exclusivamente s meras circunstncias exteriores, porque a liberdade do homem, mesmo que fragilizada, continua a ser sinal indelvel da criatura

Peregrinar 2011

28

29

de Deus. O pecado original enfraqueceu o meu eu, mas eu continuo a ser criatura de Deus, no me identifico com uma pea do mecanismo das circunstncias do poder. Isso quer dizer que uma incidncia to forte do poder sobre ns no se produz sem a nossa conivncia. O que poderia parecer mais uma acusao de Giussani, na realidade torna-se para ele o recurso para o contraataque. O homem no foi definitivamente derrotado. E por isso diz: No falamos do poder por termos medo, falamos do poder porque temos de despertar do sono. A fora do poder a nossa impotncia. [...] Seja como for, ns no temos medo do poder, temos medo da gente que dorme e, por isso, permite ao poder que faa delas o que quiser. Digo que o poder faz adormecer a todos o mais possvel. O seu grande sistema, o seu grande mtodo adormecer, anestesiar ou, melhor ainda, atrofiar. Atrofiar o qu? Atrofiar o corao do homem, as exigncias do homem, os desejos, impor uma imagem de desejo ou de exigncia diferente daquele mpeto sem fim que o corao tem. E assim crescem pessoas limitadas, definidas, prisioneiras, j meio cadveres, isto , impotentes. aquela sonolncia dos discpulos [que] permanece, ao longo dos sculos, ocasio favorvel ao poder do mal, de que o Papa fala no seu mais recente livro. Como podemos saber que o poder no tem razo? Tu sabes o que existe no corao do homem, porque est em ti. Qual o critrio para compreender a verdade sobre o homem (vide O sentido religioso)? a reflexo sobre si mesmo em aco [no um discurso correcto e polido!]. No existe outro. No existe outro! Mas, como nos lembra Hanna Arendt: Infelizmente parece ser mais fcil convencer os homens a comportar-se do modo mais impensado e ultrajante do que convenc-los a aprender com a experincia, a pensar e a julgar verdadeiramente em vez de

COMUNHO E LIBERTAO

29

30

aplicar categorias e frmulas preconcebidas nas suas prprias cabeas. Que ajuda no poderamos dar uns aos outros se realmente nos acompanhssemos nisto! Uma amiga escreve-me: Caro Julin, na quinta-feira passada fomos jantar com alguns amigos do nosso grupinho e com o nosso responsvel. Procurmos retomar o trabalho sobre o quarto captulo de O sentido religioso. Contvamos factos acontecidos naquela semana, factos que nos tinham marcado de forma especial, tanto por razes positivas como negativas, e que haviam suscitado em ns um certo tipo de admirao, alegria ou dor. O nosso responsvel exortava-nos, porm, a buscar no que tinha acontecido "os factores constitutivos do nosso eu", sem cair em respostas j sabidas e cmodas [consola-me que no suceda somente comigo...]. No escondo que foi um trabalho muito provocador e, pelo que me diz respeito, tambm doloroso. Percebi que com frequncia todo o grito e a exigncia de bondade, justia e beleza, frente s circunstncias da vida, ficam sufocados e sou tentada a deix-los sufocar. O meu grito autntico, o meu. No o dos colegas de trabalho, o meu. No o dos amigos do Movimento, o meu. O meu, que absolutamente original e me faz sentir aquela desproporo imensa, aquela falta, aquela expectativa. como estar a descoberto, e a gente j no se pode esconder atrs do j sabido ou atrs dos amigos que "pensam como ns". Existes tu e esse mistrio imenso que o teu grito frente s circunstncias, dentro das circunstncias mais te tocam. um grito vertiginoso e eu, muitas vezes, tenho medo de encar-lo. Paradoxalmente, tive necessidade de um amigo para encar-lo. Tive necessidade do testemunho desse meu amigo, que nos desafiou a todos ns: ele estava "sozinho" contra todos, no entanto nunca o senti to amigo. O trabalho apenas comeou. S surpreendendo-nos em aco como ele nos ensina podemos trazer tona tudo o que somos. O quinto captulo de O senso religioso (para continuar o nosso percurso), onde Giussani descreve a

Peregrinar 2011

30

31

verdadeira natureza do eu, de um eu no reduzido, ajuda-nos nesse trabalho. Cada qual pode fazer a comparao entre aquela vibrao humana e o abatimento do desejo que tantas vezes vemos em ns mesmos e no qual, como diz don Giussani, tm origem a desorientao dos jovens e o cinismo dos adultos. 2. O mistrio eterno do nosso ser Nada to fascinante quanto a descoberta das reais dimenses do nosso eu, nada to rico de surpresas quanto a descoberta do nosso rosto humano, diz-nos ainda don Giussani. Por isso uma aventura apaixonante, mas para nos lanarmos nessa aventura e vencer aquela estranheza de ns mesmos preciso algum com quem olhar o nosso humano, algum que no se assuste com o meu humano. Como escreve uma jovem a um amigo: Neste momento sinto mesmo necessidade de falar contigo, agora que estas perguntas, que por tanto tempo mantive escondidas dentro de mim, reclusas e acorrentadas, finalmente explodiram. Finalmente... Tudo conspirou e conspira contra mim, tudo, at mesmo a minha me me dizia: tem calma, essa tristeza vai passar, ou ento no penses nisso... Mas nunca passou e nunca deixei de pensar nela porque uma necessidade angustiante de sentido, que no me deixa e me atormenta todos os dias, em todos os momentos, sem trgua. Todos tentaram domesticar-me, tranquilizar-me, no fazerme sofrer e tornar tudo mais suportvel, sedar um corao inquieto que, contudo, nunca fez tenes parar de desejar e de pedir mais. Depois apareceste tu. Nunca tive um amigo como tu. S tu no te assustaste, nem te escandalizaste diante da minha dor e da minha exigncia de infinito. Nunca ningum me olhou assim. O meu corao tremeu, vibrou como nunca. De repente fui invadida pela amarga conscincia de que at agora ningum jamais me olhou como eu

COMUNHO E LIBERTAO

31

32

verdadeiramente desejava, todos deixaram de lado minha incmoda urgncia, compartilhando comigo tudo menos o que era indispensvel. Mas uma vida que no considera a minha humanidade, as minhas exigncias mais viscerais e ntimas, no vida, e nem sequer morte, apenas um pranto desesperado. Eu no posso deixar de lado a minha busca de sentido, caso contrrio eu sufoco, no consigo avanar, tudo igual, abatido, intil, entediante e terrivelmente insuportvel. O encontro contigo voc criou em mim uma pretenso em relao minha vida inteira, a cada segundo, e eu j no quero viver por nada menos que isso. Acendeste em mim uma paixo, um gosto nunca antes saboreado. Eu preciso de ter ao meu lado pessoas que estejam altura do pensamento que domina a minha vida, com as quais eu possa, em qualquer momento, falar sobre o que realmente tem valor. Eu quero estar contigo porque tu no me reduzes, no me excluis, no me mortificas, no me consolas e no me tentas dar uma resposta, no me tentas distrair ou levantar a minha moral, mas divides comigo a espera, a pergunta, a nobreza da nossa dor, a grandeza desse desejo sem fim e a desproporo que cria. Eu preciso de ti porque me fazes olhar de frente essa terrvel mas cara dor, esse terrvel mas caro pensamento que me torna to humana. Pensemos na Samaritana: o olhar daquele Homem revelou mesmo assim como para esta jovem aquele seu amigo a verdadeira natureza da sua sede. Por isso, o ponto de partida para uma investigao como aquela que nos interessa da prpria experincia, de ns-mesmosem-aco. [...] O factor religioso representa a natureza do nosso eu enquanto se exprime em certas perguntas: Qual o significado ltimo da existncia?; Porque existe a dor e a morte, porque que, no fundo, vale a pena viver?. A primeira caracterstica destas perguntas que so inextirpveis.

Peregrinar 2011

32

33

Estas perguntas dirigem-se ao fundo do nosso ser: so inextirpveis, porque constituem como que a textura de que feito. Afirma ainda Heschel: Apesar dos fracassos e das frustraes continuamos a sentir-nos obcecados por esta pergunta inexprimvel e no sabemos aceitar a ideia de que a vida seja vazia, desprovida de significado. E, como diz Leopardi, apesar do naufrgio universal, a pergunta permanece: Como torre / em solitrio campo, / Sozinho ests, gigante, dentro dela. Esse pensamento dominante, terrvel, mas caro o indcio de algo que no se afoga no contraste acenado, que reemerge do naufrgio universal, que a infinita vaidade de tudo no consegue eliminar. Pensemos no Filho Prdigo: quando se apercebe da infinita vaidade de tudo, a urgncia humana torna-se ainda maior do que antes. Por isso, a segunda caracterstica dessas perguntas que so inexaurveis, encerram uma exigncia de totalidade: Naquelas perguntas, o aspecto decisivo oferecido pelos adjectivos e advrbios: qual o sentido ltimo da vida? No fundo, no fundo, de que feita a realidade? Por que vale verdadeiramente a pena que eu exista, que a realidade exista? So perguntas que esgotam a energia, toda a energia de busca da razo, so perguntas que exigem uma resposta total que abranja todo o horizonte da razo, esgotando toda a categoria da possibilidade. Existe, com efeito, uma coerncia da razo que no se detm, a no ser quando chega a exaurir-se totalmente. Sob o intenso azul do cu, um ou outro pssaro voa; nunca se detm: porque todas as imagens levam escrito: mais alm. Comear a reconhecer isto torna-se luz para a estrada da vida. Vejam o que diz don Giussani comentando esta passagem de Montale: O problema, de facto, no viver os relacionamentos

COMUNHO E LIBERTAO

33

34

como se fossem "deuses", como se fossem relaes com o divino; so relaes com o sinal, por isso no podem cumprir, podem tornar-se estrada, passagem, sinal, podem remeter, como dizia Clemente Rebora na poesia que eu citei de O sentido religioso: No est aqui, no por isto, todas as coisas que tocas te dizem: No est aqui, no por isto no por isto! E Montale, de um ponto de vista pago, ateu, diz: todas as coisas estranhamente gritam, trazem inscrito mais alm. E ento tratam-se no como se dissessem Eu sou tudo; e isso faz-nos apreciar mais as coisas, as pessoas, porque, por exemplo, muito mais fascinante sermos companheiros de caminho do que cmplices de uma satisfao provisria. Cada um de ns pode escolher. Por isso, uma pessoa verdadeiramente atenta experincia no pode deixar de reconhecer a desproporo estrutural que constitui o nosso eu, e que Leopardi descreveu de modo insupervel neste texto: O no poder ser satisfeito por nenhuma coisa terrena, nem, por assim dizer, pela terra inteira; considerar a vastido inestimvel do espao, o nmero e a mole admirvel de mundos, e achar que tudo pouco e pequenino para a capacidade do nosso esprito; imaginar o nmero infinito de mundos, e o universo infinito, e sentir que o nosso esprito e desejo seria maior ainda que o universo assim constitudo; e sempre acusar as coisas de insuficincia e de nulidade, e sofrer falta e vazio, e ainda tdio, parece-me a mim o maior sinal de grandeza e de nobreza, que se encontra na natureza humana. Que sentimento de grandeza! A inexauribilidade das perguntas exalta a contradio entre o mpeto da exigncia e a limitao da medida humana na procura. No entanto, lemos com gosto um texto medida que a vibrao dessas perguntas e a dramaticidade dessa desproporo se insere na temtica.

Peregrinar 2011

34

35

Essa contradio insolvel o Mistrio eterno / do nosso ser, que a coisa que mais falta entre ns, justamente pela razo citada: pela influncia que o poder exerce sobre ns, com a nossa conivncia. No falta Deus, falta o mistrio do nosso eu, esse mistrio eterno do nosso ser! Por isso no temos necessidade dEle e por isso buscamos a resposta onde todos a buscam. Mas quando algum comea a experimentar reflexivamente esse mistrio eterno do seu ser, ento comea a vencer aquela confuso que arruna a vida e descobrimos em ns uma clareza de juzo nica. Eis o exemplo dramtico de um amigo que me escreve: Caro Julin, quero contar-te um facto que est a revolver a minha vida. Fao-o depois do teu apelo na ltima Escola de Comunidade, na qual, citando um texto do canto O meu rosto, dizias: "Olho o meu fundo e vejo o escuro que no tem fim". Se ns no surpreendemos isto, porque aquilo que mais nos falta voltarei a isso nos Exerccios da Fraternidade o sentido do Mistrio. E isso v-se no facto de que ns, afinal, buscamos a satisfao da vida onde a busca toda a gente. Ora eu, que estou h anos no CL, casado, com mulher e filhos, apaixonei-me por uma rapariga. Demorei um bocado perceblo porque no fundo, no fundo, no queria admiti-lo, mas assim mesmo. Eu procurava afastar essa evidncia colando "Cristo" nossa amizade, mas era evidente que se tratava apenas de uma consolao psicolgica para no ter de encarar a deriva do meu eu. Cada fibra do meu ser vibra com o rosto dessa pessoa. Se ganhei coragem e decidi escrever-te porque a seguir Escola de Comunidade sobre o captulo "O sentido religioso: o ponto de partida" comecei a analisar profundamente a minha situao para surpreender em aco os factores constitutivos do meu eu, e descobri que sou verdadeiramente uma necessidade sem fundo, que nem o rosto belo e puro dessa rapariga pode saciar. Bastou um instante em que reconheci esta evi-

COMUNHO E LIBERTAO

35

36

dncia que logo a confuso alimentada por essa situao se dissipou, sem tirar o sacrifcio enorme do afastamento dela e a dor que sinto quando penso na minha mulher, a quem amo de corao, nos meus ternos filhinhos, nos meus amigos e testemunhas. Pela primeira vez percebo at ao fundo o mistrio do meu ser, a sua vastido infinita e, ao mesmo tempo, a sua nulidade e pequenez. A surpresa que, dentro de toda esta dor, vejo diante de mim a beleza e a convenincia do caminho verdadeiramente humano que nos ests a propor, com uma deciso e uma franqueza que so, para mim, o maior sinal da ternura de Deus pelo meu nada. Se Cristo no fosse uma presena real para mim eu no estaria em condies de ver-me assim, e por isso estou verdadeiramente grato, porque no preciso deitar fora nada do meu humano, pelo contrrio, tudo o que est a acontecer comigo uma provocao a perguntar-me de Quem eu sou, a Quem quero dar toda a minha vida. No quero mais viver como se eu tivesse um encefalograma em linha recta. somente assim que a vida pode ser resolvida fora de um moralismo estril. Se ns formos capazes de olhar at ao fundo o mistrio do nosso ser, ento tudo pequeno para a capacidade do esprito quantas complicaes na vida por no se entender isto... porque no resolve nada ir atrs da primeira que passa, no resolve nada, complica tudo ainda mais, para depois nos encontrarmos de novo no princpio. E a isto no podemos responder apenas moralisticamente Porque proibido, para depois dizermos a ns mesmos Mas no fundo perdemos o melhor. Significa que no entendemos nada! Como diz Gertrud von le Fort: cada coisa considerada do ponto de vista religioso adquire lucidez e clareza. Ento, ver-nos pelo mistrio que somos faz-nos perceber as coisas que vemos em ns (e que tantas vezes nos desconcertam), como, por exemplo, a tristeza, a grande tristeza, carcter fundamental da vida consciente de si, "desejo de um bem ausente",

Peregrinar 2011

36

37

como dizia So Toms. Quando sinto tristeza porque desejo um bem que ainda est ausente. Por isso, estar consciente do valor de tal tristeza identifica-se com a conscincia da estatura da vida e com o sentimento do seu destino. E ento pode-se sentir a verdade desta tristeza como a descreve Dostoievski (longe de ser uma desgraa!): Essa eterna e santa tristeza que alguma alma eleita, uma vez a tendo saboreado e conhecido, no trocar depois nunca mais por uma satisfao barata. E referindo ainda Dostoievski, don Giussani prossegue: Se a tristeza centelha que salta da vivida "diferena de potencial" entre o destino ideal e o incumprimento histrico, a supresso dessa "diferena" seja como for que acontea cria o oposto lgico da tristeza, o desespero: "A mera presena da ideia perene de que existe alguma coisa infinitamente mais justa e mais ditosa do que eu j me enche com ternura e glria imensas, quem quer que eu seja, o que quer que eu tenha feito! Saber a cada instante, e acreditar, que algures existem a paz e a felicidade perfeitas para todos e para tudo muito mais importante para um homem do que a sua prpria felicidade toda lei da existncia humana consiste simplesmente em tornar possvel a cada homem inclinar-se diante do infinitamente grande. Se o homem viesse a ser privado do infinitamente grande, recusar-se -ia a continuar a viver, e morreria de desespero". por isso que o eu surpreendido em aco se revela como promessa, como descreveu Pavese de modo genial: O que o homem busca nos prazeres um infinito, e ningum jamais renunciaria esperana de alcanar essa infinitude, porque a espera a prpria estrutura da nossa natureza [...]; estruturalmente a vida promessa. No somos ns que o decidimos, assim.

COMUNHO E LIBERTAO

37

38

Por isso, quanto mais uma pessoa entra no mistrio do seu ser, mais se d conta do que a verdadeira solido que no o sentimento passageiro de se sentir s, isso no seria nada: Pode-se perfeitamente dizer que o sentido da solido nasce no prprio corao de qualquer compromisso srio com a nossa humanidade [quanto mais algum leva a srio a sua humanidade, mais se d conta da natureza das suas necessidades e sente toda a impotncia para responder a elas]. Estamos ss com as nossas necessidades, com a nossa necessidade de ser e de viver intensamente. Como algum que est sozinho no deserto, a nica coisa que pode fazer esperar que algum chegue. E a soluo no vir decerto do homem, porque so precisamente as necessidades do homem o que preciso resolver. Ento mesmo nesse momento que podemos comear a entrever qual a verdadeira companhia: O filsofo norte-americano Alfred N. Whitehead define assim a Religio: Aquilo que o homem faz na sua solido. A definio interessante, embora no exprima todo o valor de que parte a intuio que a gerou. De facto, essa pergunta ltima constitutiva do indivduo e, nesse sentido, o indivduo est inteiramente s: ele mesmo essa pergunta, mais ningum. De modo que, se olharmos para um homem, uma mulher, um amigo, um transeunte, sem que ressoe em ns a vibrao dessa pergunta, daquela sede de destino que o constitui, a nossa relao no ser relao humana, menos ainda poderia ser relao de amor a qualquer nvel: porque no respeitaria a dignidade do outro, no seria adequada dimenso humana do outro. A mesma pergunta, porm, no mesmo instante em que define a minha solido, lana a raiz da minha companhia, porque significa que eu sou constitudo por uma outra coisa, ainda que misteriosa. Portanto, se quisssemos completar a definio dada pelo filsofo americano,

Peregrinar 2011

38

39

diramos que a religio , certamente, aquilo que o homem faz na sua solido; mas tambm aquilo em que descobre a sua essencial companhia. Esta companhia , portanto, mais original que a solido, na medida em que a estrutura de pergunta no gerada por um querer meu -me dada. Quer dizer que, antes da solido, est a companhia, que abraa a minha solido e faz com que esta deixe de ser verdadeira solido, mas sim grito de apelo companhia escondida. Por isso, quem vive esta solido, esta impotncia, esta falta, no pode deixar de gritar como naquela poesia de Luzi: De que falta esta falta,/ corao,/ que num repente dela ests cheio?/ de qu?. 3. A saudade do Tu Este o pice da busca, este o pice que surpreendemos em ns, onde o eu exprime aquilo que , seno fica reduzido. Como admiravelmente constata o poema de Lagerkvist: meu amigo um desconhecido, algum que no conheo [no sei o que procuro, no o conheo]. / Um desconhecido distante, distante. / Dele o meu corao est cheio de saudades. / Por que ele no est junto de mim. / Talvez porque no exista de verdade? / Quem s tu que enches o meu corao da tua ausncia? / Que enches toda a Terra da tua ausncia?.
COMUNHO E LIBERTAO

Com esta palavra saudade Lagerkvist descreve de forma simples aquilo que Giussani escreve no final do quinto captulo: A afirmao da existncia da resposta est implicada no prprio facto da pergunta. A saudade uma experincia humanssima atravs da qual todos podemos compreender que o prprio facto de senti-la implica que exista o outro de quem sinto saudade, caso contrrio no existiria a saudade como experincia, no sentiramos a falta de

39

40

ningum. Pensem se j sentiram saudade de alguma coisa, ou de algum, seno porque j existia e existe. Ento, um eu no reduzido um eu que tem esta saudade dentro de si, esta saudade de um Tu real e misterioso, uma saudade que existe no prprio impulso idntico com que entra em relao com o real. Como os Salmos testemunham de modo nico: Deus, Tu s o meu Deus! Anseio por Ti! A minha alma tem sede de Ti, todo o meu ser anela por Ti, como terra rida, exausta e sem gua. Quero contemplar-Te no santurio, para ver o Teu poder e a Tua glria. O teu amor vale mais do que a vida; por isso os meus lbios Te ho-de louvar. Lembro-me de Ti no meu leito, penso em Ti, se fico acordado. A minha alma est unida a Ti, a Tua mo direita me sustenta. Ou: Como suspira a cora pelas guas correntes, assim a alma minha suspira por Ti, Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo! Quando poderei contemplar a face de Deus? No falta Deus, falta um eu assim! Que contenha toda a saudade, toda a sede... Percebem por que Jesus diz Bem-aventurados os que tm fome e sede? Bem-aventurados! S um verdadeiro eu desperto pode reconhec-Lo, comovido. E isto confirma a razoabilidade do percurso que don Giussani nos manda fazer me parece! , e o facto de no nos poupar decisivo: uma graa. A luta com o poder d-se a este nvel. Um eu assim a vitria sobre o poder, sobre a tentativa do poder de reduzi-lo no impulso do seu desejo, de abat-lo. Para um eu assim as ofertas do poder so migalhas, porque sabe que nenhuma benesse pode bastar, nenhum lugar ao sol suficiente para um eu consciente da sua prpria necessidade, porque algum assim sabe onde

Peregrinar 2011

40

41

encontrar o seu repouso, um repouso altura da sua necessidade, e o nico que verdadeiramente repousa. Fizestes-nos, Senhor, para Vs e o nosso corao est inquieto enquanto no repousar em Vs. Quanto mais a pessoa est consciente de que s Ele pode constituir o seu verdadeiro repouso, mais se comove com o facto da prpria existncia de Deus. No pode evitar ser invadido pela comoo da Sua existncia, como repetia com tanta frequncia don Giussani: O meu corao est feliz porque Cristo vive. Por isso a Sua presena nos enche de silncio: O Teu nome e a lembrana de Ti resumem todo o desejo da nossa alma. Mas este desejo no pode sobreviver nem por breves minutos se no se tornar pedido, porque a verdadeira forma do desejo o pedido: chama-se orao.

COMUNHO E LIBERTAO

41

Peregrinar 2011

42

42

Notas

43

COMUNHO E LIBERTAO

43

Peregrinar 2011

44

44

45

Cancioneiro
SALVE REGINA
Antfona

Salve, Regna, mter misericrdiae: vta, dulcdo, et spes nstra, slve. Ad te clammus, xsules, flii Hvae. Ad te suspirmus, gemntes et flntes in hac lacrimrum vlle. Eia ergo, advocta nstra, llos tos misericrdes culos ad nos convrte. Et Jsum, benedctum frctum vntris ti, nbis post hoc exslium ostnde. O clmens: o pa: o dlcis Vrgo Mara.
SALV, RAINHA

Salv Rainha, Me de misericrdia, / vida, doura e esperana nossa, salv. / A Vs bradamos, os degredados filhos de Eva, / a Vs suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lgrimas. / Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a ns volvei. / E depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. / clemente, / piedosa, / doce Virgem Maria.

NOSSA SENHORA DO CARMO


Popular alentejano

Nossa Senhora do Carmo Que est no seu altar. Todos l vamos ajoelhar, E a cantar e a cantar vamos rezar. Senhora, que s me de Deus, Rogai por ns os filhos teus. Pedimos a uma s voz, Nossa Senhora rogai por ns.

SANCTUS
Sanctus, Sanctus, Sanctus Dominus Deus Sabaoth Pleni sunt coeli et terra gloria tua. Hosanna in excelsis. Benedictus qui venit in nomini Domini. Hosanna in excelsis 45

AGNUS DEI
Agnus Dei qui tollis peccata mundi: miserere nobis. Agnus Dei qui tollis peccata mundi: miserere nobis. Agnus Dei qui tollis peccata mundi: dona nobis pacem.

NON NOBIS
Non nbis, Dmine, Dmine. Non nbis Dmine.

Luigi Giussani

COMUNHO E LIBERTAO

O canto a expresso mais autntica do homem - se o homem homem - e tal se pertence. (...) Nenhuma expresso de sentimentos humanos superior msica. (...) E aquilo que mais ajuda deste ponto de vista, o que propriamente faz crescer, cantar para a comunidade. (...) Vocs exprimem a sua conscincia, so a voz de um corpo, de um povo, de um destino... Vossa voz eleva-se e alcana-nos como um puro dom. Por isso, o canto gratuito, o canto caridade. Se vos posso dar um conselho: no estejam demasiadamente preocupados com vocs mesmos, com a vossa capacidade de se exprimirem. O contedo da preocupao no pode ser a expresso de si mesmo, mas sim o exprimir a conscincia deste povo.

sed 46 Nmini, sed Nmini to da glriam.


NO A NS

CANTAI AO SENHOR UM HINO NOVO


Sl 97

No a ns, Senhor, / no a ns, / mas ao vosso Nome dai glria.

Cantai ao Senhor um hino novo, aleluia, porque Ele fez maravilhas, aleluia
Cantai ao Senhor um hino novo pelas maravilhas que Ele operou. A sua mo e o seu santo brao Lhe deram a vitria.

JESU TIBI VIVO


Jsu, tbi vvo, Jsu, tbi mrior; Jsu, sve vvo, sve mrior tus sum.
JESUS, PARA VS VIVO

Cantai ao Senhor...

Jesus, para Vs vivo; / Jesus, para Vs morro; / Jesus, quer eu viva, / quer eu morra, sou vosso.

O SANCTISSIMA
Canto siciliano

O Senhor deu a conhecer a salvao, revelou aos olhos das naes a sua justia. Recordou-se da sua fidelidade em favor da casa de Israel.

Cantai ao Senhor...
Os confins da terra puderam ver a salvao do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai.

O sanctssima, o pissima, dlcis Vrgo Maria. Mter amta, intemerta, ra, ra pro nbis! Tu refgium et soltium dlcis Vrgo Mara. Quidquid optmus, per te spermus! ra, ra pro nbis!
SANTSSIMA

Cantai ao Senhor...
Cantai ao Senhor ao som da ctara, ao som da ctara e da lira; ao som da tuba e da trombeta, aclamai o Senhor, nosso Rei.

santssima, pissima, / doce Virgem Maria. / Me amada e intacta, / roga por ns. / Tu s refgio e consolo, / doce Virgem Maria. / Tudo o que necessitamos de Ti o esperamos. / Roga por ns.

Cantai ao Senhor...
Ressoe o mar e tudo o que ele encerra, a terra inteira e tudo o que nela habita; aplaudam os rios, e as montanhas exultem de alegria.

POVO TEU SOMOS, SENHOR


Melodia do sec. XVII

Povo teu somos, Senhor, pois Tu nos libertaste pela Palavra e pelo Amor com que nos resgataste. Eis maravilha sem igual: um Deus ao homem dado numa partilha fraternal vivendo lado a lado. Tu vens, Senhor, para reunir os homens num s povo, que vo contigo construir novos Cus, mundo novo. Teu corao aberto est para nos dar guarida. Seja quem for, s nEle ter a salvao, a vida. D-nos, Senhor, a ns cristos, eterna juventude, para seguirmos com os irmos as sendas da virtude. Homens, irmos, cantai, cantai hinos dHossana e Glria a Cristo, ao Esprito e ao Pai, cantai: Honra! Vitria!

Cantai ao Senhor

A TREZE DE MAIO
A treze de Maio, na cova da Iria, apareceu brilhando a Virgem Maria.

Ave, Ave, Ave Maria! (bis)


A Virgem Maria, cercada de luz, nossa Me bendita e Me de Jesus.

46

Ave...
Foi aos Pastorinhos que a Virgem falou, desde ento nas almas nova luz brilhou!

Peregrinar 2011

Ave...
Com doces palavras mandou-nos rezar, a Virgem Maria para nos salvar.

Ave...
A treze de Outubro foi o seu adeus e a Virgem Maria voltou para os Cus.

Ave...
virgem bendita cante seu louvor toda a nossa terra num hino de amor.

Ave

BENDIZEMOS O TEU NOME


A. Menezes

47

Bendizemos o teu nome, Me do Cu, Virgem Maria, bendizemos porfia o teu Filho Salvador.

No mais pequeno ser vejo o vosso poder. Eu creio em Vs, Senhor, eu creio em Vs. Eu amo-Vos Senhor, somente a Vs. Quisestes por Amor morrer por ns. Sempre Vos amarei, minha alma Vos darei. Eu amo-Vos Senhor, amo s a Vs.

Aqui vimos, Me querida, consagrar-Te o nosso amor.


Esmagaste, Virgem Santa, toda bela e imaculada, a cabea envenenada do drago enganador.

Aqui vimos...
Todo o mundo, Me bendita, cheio est das tuas glrias, de perptuas memrias de teu nome e teu louvor.

DAI-NOS UM CORAO GRANDE


Espinosa

Dai-nos um corao grande para amar. Dai-nos um corao forte para lutar. (bis)
Homens novos, criadores da histria, construtores da nova humanidade. Homens novos que vivem a existncia com um risco de um longo caminhar.

Aqui vimos...
Advogada poderosa, o universo em Ti confia, porque s Tu refgio e guia para o justo e pecador.

Dai-nos um ...
Homens novos, lutadores da esperana, caminhantes sedentos de verdade, homens novos sem freios nem cadeias, homens livres que exigem liberdade.

Aqui vimos...

CREMOS EM VS, DEUS


Cremos em Vs, Deus, cremos em Vs. Pai que estais nos Cus, olhai por ns. Chegue at Vs, Deus, a nossa humilde voz. Cremos em Vs, Deus, cremos em Vs. Sois nosso Deus, Senhor, sois nosso Deus. A nossa fora e luz, todo o nosso bem. Sede pla vida alm o nosso defensor, nosso Supremo bem, Deus de amor. Eu espero em Vs, Senhor, eu espero em Vs, que no altar dos Cus velais por ns. Se for to dura a vida, que caia na subida. Eu espero em Vs, Senhor, sim, eu espero em Vs. Eu creio em Vs, Senhor, eu creio em Vs, sempre presente junto de ns.

Dai-nos um ...
Homens novos amando sem fronteiras, para alm de raas e lugares, homens novos ao lado dos pobres, partilhando com eles tecto e po.

Dai-nos um

EU SOU O PO VIVO
C. Silva

Eu sou o Po Vivo descido do Cu. Quem dEle comer viver eternamente. Tomai e comei.
Meu Pai quem vos d o Po do Cu. S Eu posso dar a vida ao mundo.

Eu sou o Po Vivo ...


Isto o meu Corpo entregue por vs. Este o clice da Nova Aliana.

Eu sou o Po Vivo ...


Se no comerdes da carne do Filho do Homem no tereis a vida em vs.

Eu sou o Po Vivo ...


Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele.

Eu sou o Po Vivo ...


O po de Deus o que desce do Cu para dar a vida ao mundo.

Eu sou o Po Vivo ...

COMUNHO E LIBERTAO

47

NO PODEMOS CAMINHAR
No podemos caminhar, Com fome e sem amor: D-nos sempre deste Po: Teu Corpo e Sangue, Senhor.
Comamos todos deste Po que o Pai do Cu nos d; Po que a todos nos traz fora e luz no longo caminhar. Ns somos peregrinos Teus; Senhor, vamos a Ti Na alegria de encontrar a paz que no h-de ter fim. O povo em marcha para Deus, caminha rumo paz; A esperana de chegar a Ti blsamo na dor. Minha alma anela s por Ti, sedento estou de Deus; Mas em breve chegarei a ver Teu rosto, meu Senhor. Quem come o Corpo de Jesus, a vida tem em si; Viver pelo Senhor na f na esperana e no amor. O Po que Tu nos ds, Senhor, em ns faz a unio; Quem comunga deve repartir amor entre os irmos.

48

tudo quanto dou.

Ave Maria
Levo a confiana de viver no Teu amor. Olha para mim. Me de Jesus, leva-me ao Senhor.

Ave Maria

AV MARIA
Traduo Rtmica

Av, Maria, estrela da manh; Tu, que velaste esta noite por ns, roga por ns, que comeamos este dia, roga por ns e por toda a nossa vida. Av, Maria. me de todos, d-nos o teu Filho que Tu trouxeste no teu seio por ns. Nasceu por ns, p'ra nos libertar da morte. Morto por ns, p'ra nos conduzir Vida. Av, Maria. Cheia de graa, luz do caminho onde h a vida preparada p'ra ns. Pede por ns misericrdia ao Senhor. Pede por ns que nos d a Sua Paz. Amen.

SANTOS ANJOS
J. Parente

FONTE DE GUA VIVA


Bendito, bendito sejas, Cristo meu Senhor pela Eucaristia. s fora no caminhar, Luz no entardecer. Estrela que nos guia. A Ti vo matar a sede. Fonte de gua viva para a Vida Eterna. Os pobres e oprimidos encontram em Cristo a sua cisterna. Quem bebe de qualquer fonte sempre ter sede no seu caminhar. Quem bebe de Jesus Cristo torna-se nascente p'ra sempre a jorrar. Bendito, bendito sejas Pastor que nos levas s guas da Vida. Abristes o corao del saiu a Igreja nossa Me querida. Vs todos que tendes sede vinde s guas puras mesmo sem pagar

Santos Anjos e Arcanjos, vinde em nossa companhia, ajudai-nos a louvar a Divina Eucaristia. (bis) Viva Jesus sacramentado, Viva Jesus, Nosso Senhor, Viva Jesus, Pai adorado, Viva Jesus, que nosso amor (bis). A Divina Eucaristia Jesus, Deus Humanado, De Maria sempre Virgem Fruto do ventre sagrado. (bis)

48

AV MARIA

Peregrinar 2011

Todo o dia eu espero que esta hora chegue enfim, para sentir que o Teu olhar descansa agora em mim.

Ave Maria grafia plena. Dominus tecum; Benedicta tu.


Venho confiar-Te o que eu tenho e o que eu sou. Das Tuas mos chega Jesus.

49 Jesus quis morrer na Cruz para a todo o homem de graa salvar.


Bendito, bendito sejas, rocha do deserto salvao do povo Que a nosso Eucaristia d frutos de Vida frutos de Amor Novo.

Miraculosa...

VIRGEM DO ROSRIO
Virgem do Rosrio, da Ftima Senhora, de Portugal Rainha, dos homens protectora. Virgem do Rosrio, da Ftima Senhora, do vosso Santurio, foroso ir-me embora.

O BOM PASTOR
Quando Te encontro descanso. Tu reconfortas minha alma.

Cristo Senhor, s o guia, o bom pastor que me conduz, minha vida e minha luz, minha vida e minha luz!
Por teus caminhos me guias, para louvor do Teu nome.

Uma prece final, ao deixar-Vos, Me de Deus! Viva sempre em minha alma este grito imortal: Ftima, adeus! Virgem Me, adeus!
De Vs me aparto, Virgem, eis o grito de dor, que solta ao despedir-se o pobre pecador. De Vs me aparto, Virgem, eis o grito de dor... Acolhe, Me bondosa, este ltimo clamor.

Cristo Senhor
No temerei os perigos pois sei que Tu sts comigo.

Cristo Senhor
O Teu festim me conforta faz-me cantar de alegria.

Uma prece...
De Vs me aparto, Virgem, deste local bendito, onde a sade e a paz sois do enfermo e aflito. De Vs me aparto, Virgem, deste local bendito, onde encontra perdo o corao contrito.

Cristo Senhor
Tua bondade me ajuda no viver de cada dia.

Cristo Senhor
Minha morada pra sempre seja tua casa, Senhor.

Uma prece...

NOSSA SENHORA, ME DE JESUS


F. Neves

Nossa Senhora, Me de Jesus, d-nos a graa da tua luz. Virgem Maria, Divina Flor, d-nos a esmola do teu amor.

Uma prece...
De Vs me aparto, Virgem, o pranto aos olhos vem, mas sente-se feliz quem vossa bno tem. De Vs me aparto, Virgem, o pranto aos olhos vem. Adeus, repito e choro, adeus, saudosa Me.

Se em teu regao, bendita Me, toda a amargura remdio tem: as nossas almas pedem que vs junto da guerra fazer a paz!

Miraculosa...
Pelas crianas, flores em boto, pelos velhinhos sem lar nem po, pelos soldados que guerra vo, Senhora escuta nossa orao!

Uma prece...

PAI NOSSO
M. Lus

Pai nosso, que estais no Cu,

COMUNHO E LIBERTAO

Miraculosa Rainha dos cus! Sob o teu manto tecido de luz, faz com que a guerra acabe na terra, e haja entre os homens a paz de Jesus.

De Vs me aparto, Virgem, desta montanha santa, onde Jesus querido, onde a piedade tanta. De Vs me aparto, Virgem, desta montanha santa, que o corao nos prende, que a nossa alma encanta.

49

50 sempre louvado sejais pela Santa Eucaristia, Po Divino que nos dais!
Bendita, bendita seja a Divina Eucaristia, que ilumina a Santa Igreja como o sol de cada dia, como o sol de cada dia.
Seja vossa excelsa graa, nosso po de cada dia. Bendito sejais, Senhor, pela Santa Eucaristia.

SALV, NOBRE PADROEIRA


Salv, nobre padroeira do povo teu protegido, entre todos escolhido para povo do Senhor.

glria da nossa terra que tens salvado mil vezes. Enquanto houver portugueses Tu sers o seu amor! Enquanto houver portugueses Tu sers o seu amor!
s a nossa Padroeira, no largues o padroado do rebanho confiado ao teu poder protector.
bb

Bendita, bendita ...


Venha a ns o vosso reino, enchei-nos da vossa luz pela Santa Eucaristia, Corpo e Sangue de Jesus.

Bendita, bendita ...


Na terra como nos Cus, vossa vontade se faa pela Santa Eucaristia, alto sol da vossa graa.

glria ...

A tua glria valer-nos, no tens maior alegria. Ningum chama por Maria que no alcance favor.

Bendita, bendita ...


Vosso Divino Perdo nos seja dado, Senhor, pela Santa Eucaristia, alto sol do vosso amor.

glria ...
Portugal, qual outra Fnix, vida torna outra vez. No se chame portugus quem cristo da f no for.

Bendita, bendita ...


Guardai-nos em vossa graa. Livrai-nos de todo o mal, pela Santa Eucaristia, penhor da vida imortal.

glria ...

SENHORA NOSSA
Senhora nossa, Senhora minha: vida, esperana, clemncia e luz.

Bendita, bendita ...

Salve Rainha! Salve Rainha! Senhora minha! Me de Jesus!


Virgem das Dores, da Conceio: dos pecadores tem compaixo!

PARA TI, MORADA SANTA


K. Arguello

Para Ti, Morada Santa, para Ti, terra de salvao, peregrinos, caminhantes, vamos para Ti.
Vimos tua mesa firmar nossa aliana. Comeremos tua carne, teu sangue nos guiar. 50

Salve Rainha...
Virgem, das Graas Medianeira: dos portugueses sois padroeira!

Salve Rainha...
Nossa Senhora de Portugal: vinde livrar-nos de todo o mal!

Para Ti ...

Salve Rainha...

Peregrinar 2011

Reinaremos Contigo em tua morada Santa. Beberemos teu Sangue, tua f nos salvar.

SENHORA, NS VOS LOUVAMOS


M. Faria

Para Ti ...
Somos teu povo santo, que hoje caminha unido. Tu vais entrar em ns, teu amor nos guiar.

Senhora, ns Vos louvamos, em dor e amor, noite e dia! Senhora, ns Vos louvamos.

Hossana, hossana, Rainha de Portugal! Hossana, hossana, Virgem Maria!


Senhora, ns Vos rezamos! Quem Vos reza em Vs confia. Senhora, ns Vos rezamos!

Para Ti ...

Hossana...

Senhora, ns Vos cantamos, causa da nossa alegria! Senhora, ns Vos cantamos.

51

se fizesse lhes pedias, do rosrio que trazias mais pediste a devoo.

Hossana

Ave ...
Seja, pois, o santo tero, do cu querida orao, terna e viva devoo que te oferte o luso bero.

SENHORA, UM DIA DESCESTES


C. Silva

Senhora, um dia descestes terra que em Vs confia, descestes Serra d'Aire em plena Cova da Iria.

Ave ...
Do Rosrio, Virgem pura, Me de Ftima, Me querida, Tu sers por toda a vida nossa paz, nossa ventura.

Salve Regina, salve Regina ora pro nobis, Maria.


Nas mos trazeis o tero, que pende da vossa imagem; na fronte uma estrela de oiro, nos lbios, doce mensagem.

CANTEMOS ALEGRES
Cantemos, alegres, a uma s voz: Francisco e Jacinta rogai por ns Salve, salve, Pastorinhos Nosso encanto e alegria Salve, salve, pastorinhos Predilectos de Maria Vossos olhos inocentes Contemplaram a Senhora Dos seus filhos peregrinos Carinhosa protectora

Ave ...

Salve Regina ...


Falando a trs pastorinhos de cima de uma azinheira, pregastes a penitncia aos povos da terra inteira.

Salve Regina ...


Pedistes que nos unssemos Em orao e concrdia, Com pena dos pecadores, Me de misericrdia.

VIRGEN MAMBISA
Madre, que en la tierra cubana riegas desde lo alto tu amor. Madre, del pobre y del sufre. Madre, de alegria y dolor. Todos tus hijos a ti clamamos, Virgen mambisa, que seamos hermanos. (bis) Madre, que en tus campos sembraste flores de paz y comprensin, dale la unidad a tu pueblo, siembra amorosa la unin. Todos tus hijos... Madre, que el sudor de tus hijos te oferesca su trabajo creador. Madre, que el amor a mi tierra nazca del amor a mi Dios. Todos tus hijos... VIRGEM MAMBISA 51

Salve Regina ...


Olhai, Virgem do Cu, O mundo que pede luz. Bendita sejais, Senhora! Bendito seja Jesus!

Salve Regina ...

SOBRE OS BRAOS DA AZINHEIRA


Sobre os braos da azinheira Tu vieste, Me Clemente, visitar a lusa gente, de quem s a Padroeira.

Foi na Cova da Iria, quando o tero Te rezavam, quando os sinos convidavam a orar - era meio-dia

Ave ...
Que desceste l dos cus a falar aos pastorinhos, inocentes, pobrezinhos, Me dos homens, Me de Deus.

Ave ...
Penitncia e orao

Me, que a terra cubana / do cu regas com teu amor. / Me do pobre e do que sofre, / Me da alegria e da dor. // Todos os teus filhos a ti rogamos, / Virgem mambisa, que sejamos irmos. // Me, quem em teus campos semeaste / flores de paz e de compreenso, / d unidade ao teu povo, / semeia amorosa a unio. // Todos os teus filhos... // Me, que o suor dos teus filhos / te oferea o seu trabalho criador. / Me, que o amor minha terra / nasa do amor ao meu Deus. // Todos os teus filhos...

COMUNHO E LIBERTAO

Ave, Ave, Ave Me celestial! Ave, Ave, Ave canta Portugal!

52
TOMAI E RECEBEI
M. Faria

Se algum comer deste po, viver para a eternidade. O po que desceu do cu, para dar a vida ao mundo!

Tomai e recebei as horas do meu dia, alegrias e dores, penas e trabalhos. Fora eu rico, Senhor, e muito Vos daria, mas sei que nada valho.
Que tenho eu, meu Deus, pra por sobre a patena que as mos do sacerdote elevam ao altar. A no ser esta imensa, esta infinita pena de nada ter para dar.

EU TE OFEREO
Eu Te ofereo a minha vida, Senhor, eu Te ofereo tudo o que sou, tudo o que sou, tudo o que sou. Quem s em Ti espera, no se desilude. (bis) Deste-nos a vida, vida verdadeira. (bis)

Tomai e recebei...

TOMAI, SENHOR, E RECEBEI


Orao de S. Incio

VAMOS TODOS
Vamos todos casa de Deus, do Deus que alegra a nossa vida. A Igreja a imagem dos Cus.

Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memria, o meu entendimento, toda a minha vontade e tudo o que eu possuo. Vs mo destes, a Vs o restituo. Tudo vosso, disponde pela vossa vontade. Dai-me apenas, Senhor, o vosso Amor e Graa, que isso me basta.

Ns somos a famlia reunida.


O altar a mesa de Deus, do amor que se faz nossa comida. Ao redor dessa mesa, Senhor,

Ns somos a famlia reunida.


Deus, que Pai, tambm nosso irmo. A graa que nos d sua vida. Adorando e pedindo perdo,

ESTE O DIA DO SENHOR


Este o dia do Senhor Este o tempo da misericrdia (2x) Diante dos teus olhos j no temos vergonha por causa do antigo pecado do teu povo. Arrancars da terra o corao soberbo, ters um povo humilde de corao sincero. No meio das naes somos pequeno resto a cantar tuas obras e a anunciar teu reino. Seremos nova raa, novos cus desejando, povo sacerdotal nascido do teu Filho. 52

Ns somos a famlia reunida.

SE ME ENVOLVE A NOITE ESCURA


Se me envolve a noite escura e caminho sobre abismos de amargura,

nada temo, porque a luz est comigo, nada temo, porque a luz est comigo.
Se me colhe a tempestade e Jesus vai a dormir na minha barca,

MEU DEUS, EU CREIO


Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peo-vos perdo para os que no crem, no adoram, no esperam e no Vos amam.

nada temo, porque a paz est comigo, nada temo, porque a paz est comigo.
Se me perco no deserto e de sede me consumo e desfaleo,

Peregrinar 2011

nada temo, porque a Fonte est comigo, nada temo, porque a Fonte est comigo.
Se os descrentes me insultarem e se os mpios mortalmente me odiarem,

COMEI DO PO
Comei do po, bebei do vinho, quem vem a Mim no ter fome. Comei do po, bebei do vinho, quem vem a Mim no ter sede. Eu sou o po da vida, o po que desceu do Cu.

nada temo, porque a Vida est comigo, nada temo, porque a Vida est comigo.
Se os amigos me deixarem em caminho de misria e orfandade,

nada temo, porque o Pai est comigo, nada temo, porque o Pai est comigo.

Se 53 envolve a noite escura me e caminho sobre abismos de amargura,

nada temo, porque a luz est comigo, nada temo, porque a luz est comigo.

He conocido la fuente que salva al hombre del mal. En mi carne es grito fuerte y en mi sangre tempestad. Mi nueva ley es la historia que me ha tocado seguir. Grande es su misericordia aunque no lo merec.

AV MARIA, LUZ CLARA DA MANH


Traduo Rtmica

Av Maria, luz clara da manh, Tu s humilde e puro o teu olhar. Protege o nosso povo em caminho coa ternura do teu amor fiel.

Hoy cantar ...


HOJE CANTAREI

Me, eu no sou digno de Te olhar, mas deixa-me ouvir a tua voz. Faz com que eu leve a todos a tua paz e que Te possam conhecer e amar.
Me, Tu que socorres os teus filhos, no deixes que nenhum se v embora; sustenta-lhes a cruz e o caminho, mantm-nos sempre juntos nesta estrada.

O drama da minha existncia / procura encontrar a sua verdade / Quer esconder sua Presena, / esquecer a sua encarnao. / Minha vontade lutar / para manter sua justia. / Minha vida sua pertena / nada mo impedir. / Hoje cantarei, cantarei a minha vida ou a minha morte. / Hoje arriscarei, arriscarei toda a minha sorte. / Hoje cantarei, cantarei a minha vida ou a minha morte. / Hoje anunciarei, anunciarei que Ele continua presente. / Conheci a fonte / que salva o homem do mal. / Em minha carne grito forte / e tempestade no meu sangue. / minha nova lei a histria / que me coube seguir. / Grande a Sua misericrdia, / embora no a merea. / Hoje cantarei...

POVERA VOCE
Adriana Mascagni

Me, eu no sou digno...


Av Maria, luz clara da manh, Tu s humilde e puro o teu olhar. Protege o nosso povo em caminho coa ternura do teu amor fiel.(bis)

Povera voce di un uomo che non c la nostra voce, se non ha pi un perch: deve gridare, deve implorare che il respiro della vita non abbia fine. Poi deve cantare perch la vita c, tutta la vita chiede leternit; non pu morire, non pu finire la nostra voce che la vita chiede allAmor. Non povera voce di un uomo che non c, la nostra voce canta con un perch .
POBRE VOZ

VUESTRA SOY
S. Teresa de vila

Vuestra soy, para Vos nac, que mandais hacer de mi? (bis) Dad riqueza o pobreza, dad consuelo o desconsuelo, alegria o tristeza, vida dulce, sol sin velo, pues del todo me rend, que mandais hacer de mi?
VOSSA SOU

Pobre a voz de um homem que no . / A nossa voz, se no tem um porqu: / tem que gritar, tem que implorar / para que o alento da vida no acabe. / Depois, deve cantar, porque a vida existe; / toda a vida pede a eternidade: / no pode morrer, no pode acabar / a nossa voz que a vida pede ao Amor. / No pobre a voz de um homem que no , / a nossa voz canta com um porqu.

Vossa sou, para Vs nasci, / que mandais fazer de mim? / Dai riqueza ou pobreza, / dai consolo ou desconsolo, / alegria ou tristeza, / vida doce, sol sem vu, / pois toda a Vs me rendi, / que mandais fazer de mim?

IL SEME
Claudio Chieffo

El drama de la existencia busca encontrar su verdad. Quiere ocultar Su Presencia, Su Encarnacin olvidar. Mi voluntad luchar por mantener Su justicia. Mi vida es Su pertenencia. Nada me lo impedir.

Io appena me ne sono accorto sono sceso dal mio balcone e volevo guardarci dentro, e volevo vedere il seme.

Hoy cantar, cantar mi vida o mi muerte. Hoy arriesgar, arriesgar toda mi suerte. Hoy cantar, cantar mi vida o mi muerte. Hoy anunciar, anunciar que El sigue presente.

Ma il Signore ha messo il seme nella terra del mio giardino. Il Signore ha messo il seme allinizio del mio cammino.
lo verrei che fiorisse il seme, io vorrei che nascesse il fiore, ma il tempo del germoglio

COMUNHO E LIBERTAO

HOY CANTAR

Il Signore ha messo un seme nella terra del mio giardino. Il Signore ha messo un seme nel profondo del mio mattino.

53

lo 54 conosce il mio Signore.

Il Signore ha messo un seme nella terra del mio giardino. Il Signore ha messo un seme nel profondo del mio mattino.
A SEMENTE

Ns encontrmo-Lo ltima hora. Eu encontrei-O ltima hora. Vem, amigo...

O Senhor colocou uma semente / na terra do meu jardim. / O Senhor colocou uma semente / no fundo da minha manh. /

Agora sabemos quem era. Agora sabemos quem foi. Era Quem procuravas, fazia-se chamar Jesus.

Eu, logo que me dei conta, / desci da minha varanda / e queria v-la por dentro, / e queria ver a semente. / Mas, o Senhor semente desse flor, / eu queria que a flor nascesse, / mas o tempo da germinao / conhece-o o meu Senhor. / O Senhor

AO ROMPER DA BELA AURORA


Alentejo

colocou a semente / na terra do meu jardim. / O Senhor colocou a semente / no incio do meu caminho. / Eu queria que a colocou uma semente / na terra do meu jardim. / O Senhor colocou uma semente / no fundo da minha manh.

Ao romper da bela aurora sai o pastor da choupana, vai cantando em alta roda, muito padece quem ama. Muito padece quem ama, mais padece quem namora, sai o pastor da choupana ao romper da bela aurora. Ao romper... Muito padece

LA STRADA
Claudio Chieffo

bella la strada per chi cammina bella la strada per chi va bella la strada che porta a casa e dove ti aspettano gi.
gialla tutta la campagna ed ho gi nostalgia di te ma dove vado c chi aspetta cosi vi porto dentro me...

TENHO PENA LINDO AMOR


Alentejo

bella la strada...
Porto con me le mie canzoni ed una storia cominciata veramente grande Dio grande questa nostra vita.

bella la strada...
A ESTRADA

bela a estrada para quem caminha, / bela a estrada para quem nela vai. / bela a estrada que leva a casa, / e onde j s esperado. / Todos os campos esto doirados, / e j tenho saudades tuas, / mas para onde vou h quem me espere, / assim, trago-te dentro de mim... / bela a estrada... / Levo comigo as minhas canes / e uma histria comeada; / realmente grande Deus, / grande esta nossa vida. / bela a estrada...

Tenho pena lindo amor. tenho pena. Tenho pena lindo amor, tenho d, Tenho pena de no ir fonte num carro duma roda s, num carro de uma roda s, num carro de uma roda pequenina. Tenho pena lindo amor, tenho pena, e a pena no s minha.

O que levas na garrafinha, o que levas que to bem cheira?


Lembranas do meu amor que abala na segunda-feira, que abala na segunda-feira, Segunda-feira tardinha,

NS NO SABEMOS QUEM ERA


54
Aldo Roscio/Giorgio Roscio /Alberto Agape /Giuseppe Agape Traduo Rtmica

Ns no sabemos quem era. Ns no sabemos quem foi, mas fazia-se chamar Jesus.

O que levas que to bem cheira, o que levas na garrafinha?

Peregrinar 2011

Pedro encontrou-O nas margens do lago. Paulo encontrou-O na estrada de Damasco. Vem, amigo! H-de haver lugar, um lugar para ti.

PZINHO
Aores

Ns no sabemos...
Maria encontrou-O nas sendas da vida. Dimas encontrou-O no cimo da cruz. Vem, amigo...

Ponha aqui o seu pzinho: devagar devagarinho se vai Ribeira Grande. Eu tenho uma carta escrita para ti cara bonita no tenho por quem a mande.
Eu nasci Sexta-Feira com barbas e cabeleira, mais parecera o anti-Cristo,

Ns no sabemos...

55 que at o senhor Padre Cura que homem de sabidura nunca tal ouvera visto.
Ponha aqui ...
Eu fui de Lisboa a Sintra a casa da tia Jacinta p'ra me fazer uns cales, mas a pobre criatura esqueceu-se da abertura para as minhas precises.

fui encontrar no jardim, aquela mulher que eu amo. E quela mulher que eu amo dei-lhe um aperto de mo. Estava madura num ramo, estava madura num ramo e o ramo caiu ao cho. Os pombos quando namoram poisam as asas no cho que pra que as pombas no vejam, que pra que as pombas no vejam o bater do corao. Vou-me embora para a cidade, j o campo me aborrece, que eu l na cidade tenho, que eu l na cidade tenho quem penas por mim padece. Fui colher uma rom... E quela mulher que eu amo...

Ponha aqui ...


Eu fui beira da rocha, sapato e uma galocha, ver se o mar estava manso: encontrei uma garoupa toda enrolada em roupa a dormir o seu descanso.

Ponha aqui ...


Eu fui at Vila Franca escanchado numa tranca morte de uma galinha. O que ela tinha no papo: sete ces e um macaco e um soldado da marinha.

QUAIS, QUAIS
Alentejo

Ponha aqui ...


Fui-me casar s Capelas, por ser manco das canelas, c'uma mulher sem nariz. Esta gente das Fajs j me deram os parabns p'lo casamento que eu fiz. Toda a moa que bonita, que ela chora que ela grita, nunca houvera de nascer; como a ma madura na quinta do Padre Cura: todos a querem comer.

Os alegres passarinhos j tm novo cantar. Aprenderam s de ouvir, sem ningum os ensinar.

Quais, quais oliveiras, olivais, pintassilgos, rouxinis, caracis, bichos mis, morcegos, pssaros negros, tarambolas, galinholas, perdizes, codornizes, cartaxos e pardais, cucos, melharucos; cada vez h mais.
Bem podia o senhor cuco casar com a cotovia. O senhor cuco no quer mulher que tanto assobia.

Ponha aqui ...


A princesa dos Aores, que linda como os amores, mandou fazer uns cales: a pobre da criatura esqueceu-se da abertura para as suas precises.

Quais, quais... Quais, quais... Quais, quais...

A PROCISSO
Tocam os sinos na Torre da igreja H rosmaninho e alecrim pelo cho Na nossa aldeia que Deus a proteja Vai passando o procisso
Mesmo na frente marchando a compasso de fardas novas vem o slid quando o regente lhe acena com o brao logo o trombone faz p-p-p.

Ponha aqui ...

CANO DA ROM
Baixo Alentejo

Fui colher uma rom, estava madura num ramo, fui encontrar no jardim,

COMUNHO E LIBERTAO

55

56
Ai que bonitos que vo os anjinhos com que cuidado os vestiram em casa um deles leva a coroa de espinhos o mais pequeno perdeu uma asa.

Como a rola ningum canta. Fui fonte beber gua, achei um raminho verde, quem lo perdeu tinha amores, quem lo perdeu tinha amores, quem no achou tinha sede. E d-me uma... Alguma gota...

Tocam os sinos
Olha os irmos da nossa confraria muito solenes nas opas vermelhas ningum sups que nesta aldeia havia tantos bigodes e tais sobrancelhas. Pelas janelas as mes e as filhas, as ricas colchas formando trofus e os lindos rostos por trs das mantilhas parecem de anjos que vieram dos cus

EU OUVI UM PASSARINHO
Baixo Alentejo

Tocam os sinos
Com o calor, o Prior vai aflito e o povo ajoelha ao passar o andor no h na aldeia nada mais bonito que estes passeios de Nosso Senhor!

Eu ouvi um passarinho, s quatro da madrugada, cantando lindas cantigas porta da sua amada.
bb

Tocam os sinos na Torre da Igreja H rosmaninho e alecrim pela cho Na nossa aldeia que Deus a proteja J passou a procisso

Por ouvir cantar to bem, a sua amada chorou. s quatro da madrugada o passarinho cantou. Eu ouvi... Por ouvir...

VERDES SO OS CAMPOS
Lus de Cames, Jos Afonso

LUAR DA MEIA-NOITE
Alentejo

Verdes so os campos da cor de limo, assim so os olhos do meu corao. Campo que te estendes com verduras belas; ovelhas que nelas vosso pasto tendes. De ervas vos mantendes que traz o vero, e eu das lembranas do meu corao. Isso que comeis no so ervas, no: so graas dos olhos do meu corao. De ervas vos mantendes... Isso que comeis

luar da meia-noite, no digas minha amada; luar da meia-noite, no digas minha amada que eu passei rua dela s quatro da madrugada, que eu passei rua dela s quatro da madrugada.

No tarde nem cedo: vieste mesmo em boa hora. No tarde nem cedo: vieste mesmo em boa hora. Meu pai j est deitado, minha me deitou-se agora. Meu pai j est deitado, minha me deitou-se agora.
Eu ia pela rua quando ouvi: psst, psst. Eu ia pela rua quando ouvi: psst, psst. E logo respondi: (assobio). E logo respondi: (assobio). Tanta parra, tanta silva, tanta silva, tanta amora; tanta parra, tanta silva, tanta silva, tanta amora, tanta mocinha bonita, e o meu pai sem uma nora; tanta mocinha bonita, e o meu pai sem uma nora.

Peregrinar 2011

56

D-ME UMA PINGUINHA D'GUA


Baixo Alentejo

D-me uma pinguinha dgua, dessa que eu oio correr. Entre pedras e pedrinhas, entre pedras e pedrinhas alguma gota h-de haver. Alguma gota h-de haver. Quero molhar a garganta, quero cantar como a rola, quero cantar como a rola.

No tarde...
Eu ia pela rua...

57 RAMA, QUE LINDA RAMA


Alentejo

VOU-ME EMBORA, VOU PARTIR


Alentejo

rama, que linda rama; rama da oliveira o meu par o mais lindo que anda aqui na roda inteira. Que anda aqui na roda inteira, aqui e em qualquer lugar. rama, que linda rama; rama do olival.
No me inveja de quem tenha gado, parelhas e montes. S me inveja de quem bebe a gua em todas as fontes.

Vou-me embora, vou partir, mas tenho esp'rana; vou correr o mundo inteiro, quero ir, quero ver e conhecer, rosa branca a vida de um marinheiro sem dormir. A vida de um marinheiro branca flor, que anda lutando no mar com talento. Adeus, adeus minha me meu Amor! Tenho esperana de voltar com o tempo. Adeus, adeus minha terra, vou partir! Mal de ti jamais direi a ningum. Dar ao mundo muita volta quero ir. No sei se c voltarei, nota bem.

rama...
Eu gosto muito de ouvir cantar a quem aprendeu. Se houvera quem me ensinara, quem aprendia era eu.

ROMARIA
Renato Teixeira

rama.

SER POETA
Florbela Espanca, L. Represas

Ser poeta ser mais alto, ser maior do que os homens! Morder como quem beija! ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Aqum e de Alm Dor! ter de mil desejos o esplendor e no saber sequer que se deseja! ter c dentro um astro que flameja, ter garras e asas de condor! ter fome, ter sede de Infinito! Por elmo, as manhs de oiro e de cetim... condensar o mundo num s grito! E amar-te, assim, perdidamente... seres alma, e sangue, e vida em mim e diz-lo cantando a toda a gente!

de sonho e de p o destino de um s, feito eu, perdido em pensamento sobre o meu cavalo. de lao e de n, de gibeira o jil dessa vida sofrida a sol.

Sou caipira pirapora. Nossa Senhora de Aparecida ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida (bis)
O meu pai foi peo, minha me solido, meus irmos perderam-se na vida em busca de aventuras. Descasei, joguei, investi, desisti, se h sorte, eu no sei, nunca vi.

Sou caipira...
Me disseram, porm, que eu viesse aqui pra pedir, de Romaria em prece, paz nos desaventos. Como eu no sei rezar, s queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar... 57

Baixo Alentejo

Vamos l saindo por esses campos fora, que a manh vem vindo dos lados da aurora. Dos lados da aurora a manh vem vindo, por esses campos fora vamos l saindo. Vamos l saindo... Dos lados da aurora...

Sou caipira...

CARBONERO
Popular Espanhola

Madre, mi carbonero no vino anoche, y le estuve esperando hasta las doce.

Carbn, carbn, carbn. Carbn de encina y picn,

COMUNHO E LIBERTAO

VAMOS L SAINDO

58 carbn de encina, picn de olivo;


nia bonita vente conmigo.
Madre, mi carbonero viene de Vlez y en el sombrero trae claveles.

En el pozo Maria Luisa,

trai larai larai lai larai.

murieron siete mineros, mirai... Traigo la cabeza rota, Traigo la cabeza rota,

Carbn, carbn...
Tiene mi carbonero en el sombrero un lettero que dice: "Cunto te quiero!"

trai larai larai lai larai. trai larai larai lai larai. mirai...
SANTA BARBARA

que me la rompi un barreno,


Santa Brbara bendito, / trai larai larai lai larai / Santa Brbara bendita. / tra larai / padroeira dos mineiros, / olhai, olhai, olhai como eu estou. / Tenho o camisa vermelha, / trai larai . / Tenho a camisa vermelha, / tra larai larai lai larai. / do sangue de um companheiro, / olhai... / No poo Maria Luisa. / trai larai . / No poo Maria Luisa / tra larai. / morreram sete mineiros, / olhai... / Tenho a cabea partida, / trai larai. / Tenho a cabea partida, / tra larai ./ que ma partiu um barrote, / olhai...

Carbn, carbn...
O CARVOEIRO

Me, o meu carvoeiro no veio ontem noite, / esperei por ele at s doze. / Carvo, carvo, carvo. / Carvo de azinho e

carvo mido / carvo de azinho, carvo mido de oliveira; / Menina bonita vem ter comigo. / Me, o meu carvoeiro vem de Velez / e traz quatro cravos no chapu. / Carvo, carvo... / O
meu carvoeiro tem no chapu / um letreiro que diz: "quanto te amo!" / Carvo, carvo.

AMAZING GRACE
Amazing grace! How sweet the sound that saved a wretch like me. I once was lost but now I'm found, was blind, but now I see. It was grace that taught my heart to fear and grace my fears relieved. How precious did that grace appear the hour I first believed. Through many dangers, toils and snares I have already come. This grace has brought me safe thus far, and grace will lead me home. The Lord has promised good to me: His word my hope secures. He will my shield and portion be as long as life endures.
ESPANTOSA GRAA

CUANDO DE MI PATRONA
Cuando de mi Patrona voy a la ermita se me hace cuesta abajo la cuesta arriba. Y cuando bajo, y cuando bajo. se me hace cuesta arriba Ia cuesta abajo. Y cuando bajo, y cuando bajo, se me hace cuesta arriba Ia cuesta abajo. No s no s qu tiene mi Virgencita, no s no s qu tiene cuando me mira. Que son sus ojos como luceros: ay, quin pudiera siempre mirarse en ellos!
QUANDO DA MINHA PADROEIRA Quando da minha Padroeiro vou ermida / parece que se me faz descida a subida: / e quando deso: e quando deso. / parece que se me faz subida a descido. / e quando deso: e quando deso. / parece que se me foz subida a descida. / No sei, no sei o que fem o minha Virgenzita, / no sei, no sei o que t em quando me olha. / Que so seus olhos comc estrelas: / ai. quem pudesse sempre olhar-se neles!

58

SANTA BARBARA
Popular asturiana

Santa Brbara bendita, Santa Brbara bendita,

Espantosa graa! Como doce o som / que salvou um miservel como eu. / Andei perdido, mas agora encontrei-me, / andei cego, mas agora vejo: / foi a graa que ensinou o meu corao a temer, / e a graa que aliviou os meus medos. / Como pareceu preciosa essa graa / na hora em que primeiro acreditei. / Por muitos perigos, trabalhos e armadilhas / j passei / Essa graa trouxe-me a salvo at aqui / e a mesma graa me guiar at casa. / O Senhor prometeu o bem para mim: / a Sua palavra assegura a minha esperana. / Ele ser o meu escudo e quinho / ao longo da minha vida.

trai larai larai lai larai. trai larai larai lai larai. mirai, marusia, mirai, mirai como vengo yo. trai larai larai lai larai. trai larai larai lai larai. mirai...

GO DOWN MOSES
Espiritual Negro

Peregrinar 2011

patrona de los mineros, mirai, Traigo la camisa roja, Traigo la camisa roja,

When Israel was in Egyptsland: let my people go opressed so hard they could not stand: let my people go.

de sangre de un compaero, En el pozo Maria Luisa,

Go down, Moses, way down in Egyptsland, tell old Pharoh, let my people go.
Thus spoke, the Lord bold Moses said, let my ...,

trai larai larai lai larai.

59 if not, Ill smite your first-born dead, let my


Go down ...
Your foes shall not before you stand, let my ..., and youll possess fair Canaas land, let my ...

FREEDOM
Espiritual Negro

Oh freedom, oh freedom, oh freedom over me!

And before Ill be a slave Ill be burried in my grave and go home to my Lord and be free.
No more mourning no more mourning no more mourning over me!

Go down ...
Youll not get lost in the wilderness let my ..., with a lighted candle in your breast, let my ...

And before Ill be a slave ...


No more shouting no more shouting no more shouting over me!

Go down ...
No more shall they in bondage toil, let my ..., let them come out with Egypts soil, let my ...

And before Ill be a slave ...


No more crying no more crying no more crying over me!

Go down ...
O let us all from bondage flee, let my ..., and let us all in Christ be free, let my
VAI, MOISS

And before Ill be a slave ...

LUNTANE, CCHI LUNTANE


Popular abrucesa, Itlia

Quando Israel estava na terra do Egipto / deixou o meu povo / ser to oprimido que no podia aguentar-se: / deixou ir o meu povo / Vai, Moiss, l na terra do Egipto, e diz ao fara, para deixar ir o meu povo. / Assim falou o Senhor - disse Moiss atrevido: / deixa ir o meu povo, / ou os teus primognitos morrero. / Vai, Moiss ... / Os teus inimigos no te faro frente / e tomars posse da bela terra de Cana / Vai, Moiss ... / No te perders no deserto / com uma vela acesa no teu peito / Vai, Moiss ... / No mais trabalharo em servido / deixa sair o meu povo da terra do Egipto / Vai, Moiss ... / Oh, vamos todos livrar-nos da servido/ e vamos todos ser livres em Cristo / Vai, Moiss ...

Pe cant sta chiarit ncore me sente trem! Tutte stu ciele stellate, tutte stu mare che me fa sugn. Ma pe 'tte sole, pe 'tte esce dall'anima me, mezz'a stu ciele, stu mare, nu cantemente che nze po ten. Luntane, cchi luntane de li luntane stelle, luce la luce cchi belle che me fa ncore cant. Luntane cchi ... Marin, s'ha da vug tra tutta sta chiarit, cante la vele a lu vente, nu cante granne che luntane v: tu la di ddove vo'i st'anieme pe' ne' mur bella paranze. Luntane 'nghte sti suspire tu I' da men.
L LONGE, MAIS LONGE

ROCK MY SOUL
Espiritual negro a trs vozes

So high I can't get over it, so. low I can't get under it; so wide I can't get around it, oh, rock my soul. Rock my soul. (4x)
EMBALA A MINHA ALMA

Para poder cantar a esta claridade / sinto que o meu corao estremece! / Todo este cu estrelado, todo este mar / que me faz sonhar .../ Mas s por ti, por ti, brota da minh'alma, / no meio deste cu, deste mar, / um canto que no posso conter. / L longe, mais longe que as longnquas estrelas, / brilha a luz mais bela / que me faz o corao cantar. / L longe ... / Marinheiro, se tens de vogar por entre toda esta claridade, / canta com as velas ao vento, uma linda cano que v para muito longe: / Tu sabes aonde quer ir esta alma para no morrer. / Longe com estes suspiros tu tens que vir. / L longe .

Embala a minha alma no seio de Abrao / oh embala a minha alma. / To alto que no consigo passar-lhe por cima / to baixo que no consigo pr-me debaixo dele / to largo que no posso dar-lhe a volta / oh embala a minha alma.

'O SURDATO 'NNAMMURATO


Cano napolitana

Stai luntana da stu core e a te volo cu' 'o penziero:

COMUNHO E LIBERTAO

Rock my soul in the bosom of Abraham, rock my soul in the bosom of Abraham; rock my soul in the bosom of Abraham, oh, rock my soul.

59

niente voglio e niente spero 60 ca tenerte sempe en braccio a me! Si sicura chist'ammore comm'i so' sicuro 'e te ...

Oi vita, oi vita mia, oi core'e chistu core. Si' stata 'o primm' amore: 'O primmo e ll'ultimo sarai per me!
Quanta notte nun te veco, nun te sento int'a sti braccia, nun te vaso chesta faccia, nun t'astregno forte mbraccia a me? Ma scetannome 'a sti suonne me fai chiagnere pe'te ...

Ai, esse luar que tens, / cielito lindo, junto boca; / no o ds a ningum, cielito lindo,/ que para mim. / Ai, ai, ai, ai, canta e no chores, / porque cantando se alegram, / cielito lindo, os coraes. / O pssaro que abandona, / cielito lindo, o seu primeiro ninho. / Cielito lindo, bem feito! / Ai, ai, ai, ai... / Da serra morena, / cielito lindo, vens baixando / uns olhos negros, / cielito lindo, de contrabando. / Ai, ai, ai, ai...

CIELITO LINDO

VIEUX PLERIN
Vieux plerin qui vagabonde je suis partout un tranger, mais je suis sur qu'en l'autre monde Dieu va m'offrir o me loger. Je vais l-bas revoir mon pre, fini pour moi de cheminer. A l'autre bord de la rivire maison moi je vais trouver. J'achverai bientt ma route, j'entends tous proches les Jourdains: la mort n'a rien que je redoute, j'y laisserai tous mes chagrins. Je vais l-bas revoir ma mre, prs d'elle enfin me consoler, sur l'autre bord de la rivire la maison me reposer. Voici la fin de mes souffrances, et le repos pour mon vieux corps, voici venir la rcompense par Dieu promise mes efforts. Je vais l-bas parmi les anges, en oubliant mes vieux soucis, passer en mon temps, passer en louange, dire Jsus sans fin merci.
VELHO PEREGRINO

Oi vita ...
Scrive sempe e sta' cuntent: io nun penzo che a te sola, nu penzieru mme cunzola: c'a ti pienze sulamente a me ... 'A cchi bella le tutt'e belle nun mai cchi bella 'e te!

Oi vita ...
O SOLDADO APAIXONADO

Ests longe deste corao / e para ti voam os meus pensamentos / nada quero e nada espero / a no ser ter-te sempre nos meus braos! / To seguro este amor / como eu estou seguro de ti. / Oh vida, oh minha vida, / oh corao, oh

meu corao, / tu foste o primeiro amor: / o primeiro e o ltimo s-lo-s para mim! / Quantas noites no te vejo, / no te sinto

nestes braos, / no te beijo na cara, / no te aperto fortemente contra mim? / Mas, pensar nestas coisas / faz-me chorar por ti. / Oh vida ... / Escreve-me sempre e deixa-te ficar contente: / Eu no penso seno somente em ti, / nenhum pensamento me consola, / a no ser o de que tu s penses em mim .../ A mais bela de todas as mais belas / nunca mais bela do que tu! / Oh

vida .

CIELITO LINDO
Popular Espanhola

Ay, ese lunar que tienes cielito lindo, junto a la boca, no se lo des a nadie, cielito lindo, que a mi me toca. 60

Velho peregrino que vagueia pelo mundo / sou em toda a parte um estranho / mas tenho a certeza que no outro mundo / Deus me dar um lugar para morar. / L irei rever o meu pai / terminado para mim o caminho. / Na outra margem do rio / uma casa minha vou encontrar. / Estou prestes a acabar a minha estrada, / ouo bem prximo o Jordo / a morte no tem nada que eu tema / com ela deixarei todos os meus desgostos. / L irei rever a minha me, / ao p dela enfim reencontrar consolo. / Na outra margem do rio / descansarei em minha casa. / Eis o fim dos meus tormentos, / e o repouso para o meu velho corpo, / eis que vem a recompensa / prometida por Deus aos meus esforos. / L entre os anjos, / esquecendo as antigas preocupaes, / passarei o meu tempo, em louvores, / dizendo a Jesus sem fim obrigado.

Ay, ay, ay, ay, canta y no llores, porque cantando se alegran, cielito lindo, los corazones.(bis)
El pjaro que abandona, cielito lindo, su primier nido, si lo encuentra ocupado, cielito lindo, bien merecido.

OH! DOUX PAYS DE CHANAAN


AM Cocagnac

Peregrinar 2011

Ay, ay, ay, ay, ...


De la sierra Morena, cielito lindo,vienes bajando unos ojitos negros, cielito lindo, de contrabando.

Oh! doux pays de Chanaan, qu'il est long le chemin vers toi! Oh! doux pays de Chanaan, doux pays de notre espoir.
Le temps me semble long et gris au souvenir de ce doux pays, mais cette nuit nous partirons vers le pays de la moisson.

Ay, ay, ay, ay, ...

Oh! doux...

61 J'entends le son des tambourins menant la danse jusqu'au matin, en souvenir du doux agneau dont le sang pur coula flots.
Oh! doux...
Nous passerons des nuits d'effroi dans un dsert glac de vents froids; mais la Nue est lentour pour nous brler d'un feu d'amour.

Oh! doux...
Dans le matin d'un jour radieux salut enfin porte des cieux; l pour toujours nous chanterons le grand Hallel de la moisson.

Oh! doux...
OH DOCE PAS DE CANAAN Oh! doce pas de Canaan, / como longo o caminho para ti / Oh! doce pas de Canaan, / doce pas da nossa esperana. / O tempo

parece-me comprido e cinzento, / quando recordo esse doce pas, / mas esta noite vamos partir / para o pas da colheita / Oh! doce pas ... / Oio o som dos tamborins, / conduzindo a dana at ao amanhecer / em recordao do doce cordeiro / cujo sangue puro jorrou / Passaremos noites de terror, / num deserto gelado pelos ventos frios; / mas a Nuvem rodeia-nos / para nos queimar com um fogo de amor. / Oh! doce pas ... / Na manh de um dia radioso, salv! / enfim, porta dos cus / l para sempre cantaremos / o grande Hallel da colheita. / Oh! doce pas ...

COMUNHO E LIBERTAO

61

62

ndice
A PROCISSO ................................................................ 53 A TREZE DE MAIO ......................................................... 44 AGNUS DEI.................................................................... 43 AMAZING GRACE ........................................................... 56 AO ROMPER DA BELA AURORA ....................................... 52 AV MARIA.................................................................... 46 AV MARIA.................................................................... 46 AV MARIA, LUZ CLARA DA MANH ................................ 51 BENDIZEMOS O TEU NOME ............................................ 45 CANO DA ROM......................................................... 53 CANTAI AO SENHOR UM HINO NOVO ............................. 44 CANTEMOS ALEGRES ..................................................... 49 CARBONERO.................................................................. 55 CIELITO LINDO ............................................................. 58 COMEI DO PO.............................................................. 50 CREMOS EM VS, DEUS ............................................. 45 CUANDO DE MI PATRONA .............................................. 56 DAI-NOS UM CORAO GRANDE .................................... 45 D-ME UMA PINGUINHA D'GUA .................................... 54 ESTE O DIA DO SENHOR ............................................. 50 EU OUVI UM PASSARINHO ............................................. 54 EU SOU O PO VIVO ...................................................... 45 EU TE OFEREO ............................................................ 50 FONTE DE GUA VIVA ................................................... 46 FREEDOM ..................................................................... 57 GO DOWN MOSES ......................................................... 57 HOY CANTAR ............................................................... 51 IL SEME ..................................................................... 51 JESU TIBI VIVO ............................................................. 44 LA STRADA.................................................................... 52 LUNTANE, CCHI LUNTANE ........................................... 57 MEU DEUS EU CREIO ..................................................... 50 NO PODEMOS CAMINHAR ............................................ 46 NON NOBIS ................................................................... 43 NS NO SABEMOS QUEM ERA ...................................... 52 NOSSA SENHORA, ME DE JESUS................................... 47 NOSSA SENHORA DO CARMO ......................................... 43 O BOM PASTOR ............................................................. 47 LUAR DA MEIA-NOITE ................................................ 54 RAMA, QUE LINDA RAMA ........................................ 55 O SANCTISSIMA ............................................................ 44 'O SURDATO 'NNAMMURATO ......................................... 57 VIRGEM DO ROSRIO ................................................ 47 OH! DOUX PAYS DE CHANAAN ....................................... 58

Peregrinar 2011

PAI NOSSO .................................................................... 47 PARA TI, MORADA SANTA .............................................. 48 PZINHO ..................................................................... 52 POVERA VOCE ............................................................... 51 POVO TEU SOMOS, SENHOR ....................................... 44 QUAIS, QUAIS ............................................................... 54 ROCK MY SOUL.............................................................. 57 ROMARIA ..................................................................... 55 SALVE REGINA............................................................... 43 SALV, NOBRE PADROEIRA ............................................ 48 SANCTUS ..................................................................... 43 SANTA BARBARA............................................................ 56 SANTOS ANJOS E ARCANJOS .......................................... 46 SE ME ENVOLVE A NOITE ESCURA .................................. 50 SENHORA NOSSA ........................................................... 48 SENHORA, NS VOS LOUVAMOS .................................... 48 SENHORA, UM DIA DESCESTES ...................................... 48 SER POETA .................................................................... 55 SOBRE OS BRAOS DA AZINHEIRA ................................. 49 TENHO PENA LINDO AMOR ............................................ 52 TOMAI E RECEBEI .......................................................... 50 TOMAI, SENHOR, E RECEBEI .......................................... 50 VAMOS L SAINDO ........................................................ 55 VAMOS TODOS .............................................................. 50 VERDES SO OS CAMPOS............................................... 54 VIEUX PLERIN.............................................................. 58 VIRGEN MAMBISA .......................................................... 49 VOU-ME EMBORA, VOU PARTIR ...................................... 55 VUESTRA SOY................................................................ 51

62

Sobre o silncio
Elevai para os cus o olhar : em primeiro lugar para fazer isto, devemos recolhernos e recolher; imaginem quando no havia ceifeiras-mecnicas e o trigo era colhido mo... Mal tenhamos vagar, devemos recolher-nos, porque nos momentos de silncio que o Ser emerge, pode emergir, como substncia nossa e companhia da nossa existncia. Por isso, o primeiro indcio de que alguma coisa de novo aconteceu em ns e, portanto, cresce (dado que a chuva mandada por Deus no cai sobre a terra sem dar fruto), o amor ao silncio. O silncio a procura da vida, a busca de significado, por isso da plenitude do viver. No, no se deve amar o silncio; mas, certamente, no silncio aparece o que deve aparece, num esplendor crescente. A primeira necessidade do nosso caminhar o silncio, porque s com esta condio podemos procurar o Verbo da vida, porque tudo foi feito por meio dEle, e de tudo o que existe, nada foi feito sem Ele (Jo 1, 3), Aquele que nasce entre ns. Ele, que comeou a nascer entre ns, surgir cada vez mais no seu esplendor, se ns o procurarmos. A primeira flor do silncio a alegria, tal como florescem silenciosamente os rebentos sobre as rvores. Silncio e alegria deveriam ser as caractersticas apaixonadas da nossa alma, isto , do nosso existir consciente, do nosso viver como homens. Silncio, isto , a procura, e alegria, que acompanha inexoravelmente a procura. Nossa Senhora ensina-nos esta atitude de espera atenta: No anncio a Maria, as palavras do Anjo podiam confundi-la de espanto e humildade. Porm, no eram de molde a serem totalmente incompreensveis, tinham qualquer coisa pela qual se tornavam compreensveis alma daquela rapariga que vivia os seus deveres religiosos. Nossa Senhora abraou-as: Eu sou a escrava do Senhor. Faa-se em mim segundo a tua palavra. No porque compreendesse, mas na confuso tornada imensa pelo Mistrio que se anunciava vibrando na sua carne, Nossa Senhora abre-lhe os seus braos, os braos da sua liberdade e diz: Sim. E esteve alerta todos os dias, todas as horas, todos os minutos da sua vida. O estado de alma de Nossa Senhora, aquele estado de nimo que opera uma atitude e a decide face s ocasies e ao tempo, como se pode definir melhor este estado de alma de Nossa Senhora do que com a palavra silncio? mesmo o silncio, repleto de memria. Duas coisas contribuam para esta memria, duas coisas determinavam este silncio. A primeira era a recordao do acontecido. O acontecido conservava intacta a sua maravilha, o seu mistrio verdadeiro, o seu mistrio de verdade, porque e a segunda coisa tinha qualquer coisa de presente: aquele Menino, aquele jovem presente, aquele Filho presente.

63

COMUNHO E LIBERTAO

63

64

DE

PEREGRINAO LISBOA A FTIMA


DE

Cova da Iria Boleiros Covo do Coelho Minde Moitas-Venda Alcanena Louriceira Pernes S. Vicente do Paul Vale Figueira

COMUNHO E LIBERTAO 8 A 13 DE OUTUBRO DE 2011

Santarm Vale de Santarm Cartaxo Azambuja Vila Nova da Rainha

64

Vila Franca de Xira Peregrinar 2011

Alverca do Ribatejo Pvoa de Santa Iria

Portela de Sacavm

COMUNHO E LIBERTAO

Potrebbero piacerti anche