Sei sulla pagina 1di 5

FACULDADE ASSIS GURGACZ RODRIGO ANZOATEGUI

PROJETO: RESSIGNIFICANDO A SOLIDARIEDADE

Trabalho apresentado na disciplina de Projetos Pblicos, do Curso de Ps Graduao em Polticas, Projetos e Programas sociais, da FAG, como requisito de concluso da disciplina. Professor Orientador: Hellen Rizotto

CASCAVEL 2011

Modalidade do Evento Formao Solidria

Coordenao do evento: Rodrigo Anzoategui

Perodo de realizao Trs encontros em sala de aula com os discentes e um ms de trabalho solidrio/voluntrio para cada turma e instituio Estadual de Ensino

Fundamental do Municpio de cascavel. Recursos Materiais e Financeiros Ser necessrio para a realizao do projeto verbas para: - impresso de materiais pedaggicos; - combustvel para o veculo; - honorrios dos profissionais/orientadores (trs professores e pedagogos). - Aquisio de um Veculo para a locomoo dos profissionais; - Divulgao em mdias locais o projeto. (valor solicitado R$ 70.000,00)

Pblico Alunos da 7 srie e/ou 8 ano do Ensino Fundamental II (Escolas Estaduais do municpio de Cascavel-PR).

Justificativa Atendendo as reais necessidades de um mundo mais humano e sensvel a realidade do prximo mais necessitado, queremos levar os adolescentes a realizar de forma recproca um trabalho voluntrio, a fim de gerar experincias que ultrapassem a solidariedade meramente material, o que no deixa de ter o seu valor, mas, prope um passo a mais em direo da verdadeira doao e reconhecimento do outro como irmo. O Projeto Ressignificando quer de fato dar um novo sentido solidariedade, no sentido de motivar os alunos a adotar novas posturas em relao aos mais necessitados, nesse caso, aos mais pobres de vida, de famlia, de sabedoria dentre outros.

Objetivo Ressignificar o tema solidariedade e propor um ms de trabalho voluntrio em lugares diversos, principalmente dentro do convvio escolar.

Objetivos Especficos: Desenvolver a conscincia solidria de forma a criar no adolescente valores alm do assistencialismo; Aproximao dos adolescentes aos seus direitos e na utilizao das ferramentas disponveis no Estatuto da Criana e Adolescente (ECA); Fomentao do perfil de liderana no adolescente a fim de criar gestores com significando solidrio; Aplicar projetos solidrios com significado em comunidades fragilizadas e carentes de nossa cidade. Metodologia/Cronograma: Primeiro encontro: Sensibilizao para a solidariedade e voluntariado; Segundo encontro: Estudo e discusso do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA); Terceiro Encontro: Orientaes sobre como lidar com as pessoas respeitando seus direitos e limites; Um ms de trabalho voluntrio, em lugares diferentes propostos pelo coordenador.

Avaliao: O presente projeto ser avaliado periodicamente, atravs de observao das aes realizadas com os adolescentes com a participao dos colaboradores integrantes e com a direo/pedagogos das instituies de ensino participantes. Ser utilizado questionrios avaliativos com a inteno de levantar dados com o objetivo de melhorar as aes mediante os resultados obtidos, trazendo regulao e justificativas para a manuteno do processo.

Metodologia cientifica:
Projeto Social uma tecnologia social e um processo de ao coletiva de iniciativa estatal ou da sociedade civil que tem como objetivo intervir para a mudana de uma realidade, por meio de provimento de servios sociais tendo em vista o desenvolvimento social. De forma geral, o desenvolvimento de um projeto passa por trs momentos: planejamento execuo e monitoramento/avaliao. A elaborao de um projeto deve responder s seguintes perguntas: - O que o projeto? (situao e demandas sociais; polticas e legislao a que o projeto est vinculado) - Onde ser desenvolvido? - Para quem se destina? (populao a ser atendida nos servios planejados) - Por que ser formulado? (sua razo de ser mais ampla) - Para que ser desenvolvido? (objetivos das aes) - Como ser realizado? (mtodo e detalhamento das atividades) - Com quem (equipe) - Com o qu? (recursos materiais e financeiros) - Em que perodo de tempo? A coleta sistemtica de informaes sobre as aes, as caractersticas e os resultados de um programa, e a identificao, esclarecimento e aplicao de critrios, passveis de serem defendidos publicamente, para determinar o valor (mrito e relevncia), a qualidade, utilidade, efetividade ou importncia do programa sendo avaliado em relao aos critrios estabelecidos, gerando recomendaes para melhorar o programa e as informaes para prestar contas aos pblicos interno e externo ao programa do trabalho desenvolvido. A aprendizagem do adulto no contexto organizacional ou em outros sistemas sociais s possvel atravs de um processo contnuo de ao e reflexo. A reflexo ocupa um papel fundamental: provocar mudanas nas aes dos indivduos. Este especificamente o papel da avaliao: construir momentos reflexivos que permitam aos indivduos a anlise da realidade e dos fatos, para da direcionarem suas aes, aprendendo pela experincia.

Bibliografia: CHIANCA, T.; MARINO, E.; SCHIESARI, L. Desenvolvendo a cultura de avaliao em organizaes da sociedade civil. Coleo Gesto e Sustentabilidade. So Paulo: I.Fonte/Editora Global; 2001. KAUCHAKJE, Samira. Gesto Pblica de Servios Sociais, 2 ed 2008. Editora IBPEX. http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/Terc eiro%20Setor/TS03_Monitoramento_e_Avalia%E7%E3o_de_Proj_Sociais.PDF

Potrebbero piacerti anche