Sei sulla pagina 1di 7

PRINCPIOS DO DIREITO TRIBUTRIO

Marco Aurlio M. ALEGRE1 Jos Maria ZANUTO2 RESUMO : O presente trabalho ir tratar dos princpios constitucionais do Direito Tributrio, onde tratam dos elementos genricos adotados como verdades primeiras que norteiam a formao de conscincia jurdica dos operadores do Direito, facilitando sua elaborao, anlise e interpretao, considerando a sociologia, a filosofia e todas as demais fontes da cincia do direito. Da adoo destes princpios resulta uma concepo ntida da regra a ser aplicada, para suprir as eventuais omisses do direito positivo. PALAVRASCHAVE: Principio do Direito Tributrio

1 INTRODUO E CONCEITO:

O exerccio do poder tributrio, no Brasil, se acha jungido, por uma srie de mximas constitucionais, especialmente dirigidas a esse setor. So os princpios constitucionais tributrios, na maioria explcitos, e que a legislao infraconstitucional deve acatar, em toda a latitude. A seguir, com base na doutrina e nos textos legais,

principalmente na Constituio Federal, uma lista dos mais significativos princpios constitucionais de tributao, com breves consideraes sobre cada um.
1

Discente do 5 ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente-SP. Estagirio de Direito em Escritrio de Advocacia. 2 Docente do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente-SP. Procurador do Estado da PGE-10.

Princpio, derivado do latim principium (origem, comeo) em sentido vulgar quer exprimir o comeo de vida ou o primeiro instante em que as pessoas ou as coisas comeam a existir. , amplamente, indicativo do comeo ou da origem de qualquer coisa. Vocabulrio Jurdico - Plcido e Silva26 Ed. RJForense, 2005, p. 1094. Portanto, princpio regra, preceito terico. a razo primria, proposio geral de uma verdade em que se apiam outras verdades. Conhecimento que orienta o estudo de uma cincia. Paulo de Barros Carvalho, em feliz definio, tomando a expresso no plural, ensina que Princpios so normas jurdicas carregadas de forte conotao axiolgica. o nome que se d a regras do direito positivo que introduzem valores relevantes para o sistema, influindo vigorosamente sobre a orientao de setores da ordem jurdica. CURSO de Iniciao em Direito Tributrio, vrios autores, 1 ed., SP, Dialtica, 2004, p. 19.

2 Princpios do Direito Tributrio:

2.1 Princpio da legalidade (art. 150, I, da CF):

Nenhum tributo ser institudo ou aumentado, a no ser por fora de lei. vedado, por exemplo, elevar a base de clculo, pois tal manobra, implicaria em inequvoca majorao. Na criao do tributo a lei deve explicitar o fato tributvel, a base de clculo, a alquota, os critrios para identificao do sujeito passivo, o sujeito ativo, ou seja, deve fixar os elementos essenciais do tributo (art. 146, III, a, CF).

2.2 Princpio da igualdade e da capacidade contributiva (art. 150, II, da CF):

Contribuintes em situaes equivalentes os contribuintes devem receber tratamento idntico. Este princpio tem por base o princpio da isonomia, segundo o qual todos so iguais perante a lei. O princpio da igualdade complementado pelo princpio da capacidade contributiva prevista no art. 145 da Constituio Federal. Assim os impostos devem ser graduados consoante a capacidade econmica do contribuinte.

2.3 Princpio da anterioridade (art. 150 III, b, CF):

vedada a cobrana de tributos no mesmo exerccio da publicao da lei que os criou ou majorou. Com o advento da Emenda Constitucional 42/2003, tal proteo foi aumentada, inserida que foi a alnea c ao art. 150, III, da Constituio Federal, estabelecendo que, sem prejuzo da anterioridade comum, alguns tributos s podem ser cobrados aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que os instituiu ou aumentou. Essa nova anterioridade nonagesimal no se aplica ao

emprstimo compulsrio, ao Imposto de Renda, aos Impostos e Importao e Exportao, ao Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguro, nem ao Imposto Extraordinrio.

Esta o que se poderia denominar de regra geral, que comporta excees em algumas espcies de tributos e contribuies. Todavia, o princpio da anterioridade, no geral, recebeu maior segurana aps a EC 42/2003, porque antes, se a criao de um tributo ocorresse no ms de dezembro, j poderia ser exigido no primeiro dia de janeiro do exerccio seguinte, ou seja, quase que imediatamente. Com a insero da anterioridade nonagesimal h de se aguardar pelo menos noventa dias. O STF j reconheceu que a garantia estabelecida pelo princpio da anterioridade clusula ptrea, e como tal no pode ser abolida ou alterada por Emenda Constitucional (ADIn 939-7-DF).

2.4 Princpio da irretroatividade da lei tributria (art. 150, III, a, CF):

Os fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que criou ou aumento o tributo no acarretam obrigaes. A lei nova no se aplica aos fatos geradores j consumados (art. 105 CTN). Pode ocorrer que o fato gerador se tenha iniciado mas no esteja consumado. o chamado fato gerador complexivo, peridico. Conforme ensina Hugo Brito Machado:

Isto se d especialmente em se tratando de tributo com fato gerador continuado. O imposto de renda exemplo tpico. A no ser nas hipteses de incidncia na fonte, e em outras na qual o fato gerador tambm instantneo, s no final do denominado ano-base se considera consumado, completo, o fato gerador do imposto de renda. Assim, se antes disso surge uma lei nova, ela se aplica imediatamente. Isto tem parecido a alguns aplicao retroativa, mas na verdade no o . aplicao imediata a fatos geradores pendentes. (Curso de direito tributrio, 12 ed., SP, Malheiros, 1997, p.69).

2.5 Princpio da Vedao ao Confisco ou da No-confiscatoriedade (art. 150, IV, CF):

Probe-se a criao de tributos de confiscatrios, entendido como tributao excessiva, exacerbada ou escorchante. O tributo inexorvel, mas o poder de tributar no de ser o poder de destruir ou de aniquilar o patrimnio do sujeito passivo. Para o Egrgio STF, h que se estender o Princpio da no- confiscabilidade a multas confiscatrias, conforme ADInMC 1.075-DF, Rel. Min. Celso de Mello, 17.06.1998. Ademais, prevaleceu a tese no STF de que o carter do confisco do tributo deve ser avaliado luz de todo o sistema tributrio, isto , em relao carga tributria total resultante dos tributos em conjunto, e no em funo de cada tributo isoladamente analisado (ADInMC 2.010-DF, Rel. Min. Celso de Mello, 29.09.1999) .

2.6 Princpio da no-cumulatividade (art.153, 3, II, CF):

aquele em que a incidncia do imposto ocorre sobre o valor agregado ou acrescido em cada operao, e no sobre o valor total, proibindose a tributao em cascata. Est claro que este princpio visa evitar uma cumulatividade. O valor de tributo devido em cada operao ser compensado com a quantia incidentes sobre as anteriores. Reala neste princpio valores como justia da tributao e respeito capacidade contributiva. O ICMS a espcie de tributo onde este princpio est mais pronunciado.

2.7 Princpio da uniformidade geogrfica (art. 151, I CF):

Os tributos institudos pela Unio so uniformes em todo o territrio nacional. Confirma-se aqui o postulado federativo e a autonomia dos municpios, posto que o Constituinte vedou a eventualidade de qualquer distino ou preferncia relativamente a um Estado, a um Municpio ou ao Distrito Federal, em prejuzo dos demais.

2.8 Princpio da progressividade:

Representa a possibilidade de a alquota de determinado tributo progredir na medida em que sua base de clculo tambm aumenta (quanto maior a base de clculo, tambm maior ser a alquota). O Imposto de Renda, de competncia da Unio, informado pelo princpio da progressividade (art. 153, Pargr. 2, I, CF). Tambm o IPTU, de competncia dos Municpios e do Distrito Federal, poder ser progressivo em razo do valor do imvel (art. 156, Pargr. 1, I, CF).

2.9 Princpio da imunidade recproca (art. 150, VI, a, CF):

Por este princpio vedado Unio, aos Estados-Membros, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir impostos sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros, bem como sobre autarquias e fundaes mantidas pelo Poder Pblico. Estes so alguns dos princpios mais encontradios no nosso sistema tributrio. Existem outros vrios outros doutrinariamente adotados, abordando pontos especficos da organizao tributria nacional.

BIBLIOGRAFIA:

AMARO, Luciano. Direito Tributrio Brasileiro. 5 ed., So Paulo: Editora Saraiva, 2000. CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de direito constitucional tributrio. 20 ed., So Paulo: Malheiros, 2004. CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributrio. SP, 17 ed., SP, Saraiva, 2005. CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributrio: fundamentos jurdicos da incidncia. 3 ed., So Paulo: Saraiva, 2004. DENARI, Zelmo. Curso de direito tributrio. 8 ed., So Paulo: Atlas, 2002. LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 3. ed. So Paulo : Atlas, 1991.

Potrebbero piacerti anche