Sei sulla pagina 1di 6

QUAL O MAIOR DINOSSAURO QUE J EXISTIU?

Deve ter sido oSeismosaurus, com 36,5 m de comprimento e 51 toneladas, o peso de nove elefantes.

OVOS DE DINOSSAURO Esses ovos possuam uma casca muito dura, que protegia o filhote. Seu interior era um viveiro que permitia ao beb dinossauro crescer em segurana.

CONFORME O TIPO DO DINOSSAURO A VIDA PODIA SER MAIS LONGA OU MAIS CURTA? Os dinossauros maiores
provavelmente, viveram mais que os dinossauros menores. Isso porque os pequenos cresciam mais depressa e viviam num ritmo mais rpido.

QUAL O PERIODO DE VIDA DE UM DINOSSAURO? quase impossvel definir exatamente com que idade os dinossauros morriam. Alguns cientistas esto tentando achar o ndice de crescimento dos ossos de algumas espcies para vir a definir a sua idade. Acreditam que o Massospondylus, um pequeno dinossauro, viveu entre 30 e 70 anos, o que quase a vida de um ser humano

ESCAMAS Sabemos, atravz dos fsseis que a pele dos dinossauros era escamosa quase como a pele dos rpteis modernos (abaixo)porm j se encontrou certa vez fsseis de hadrossauros bicos-depato com vestgios fossilizados de pele com caractersticasrugosas, semelhante a do elefante.

OS DINOS VIVERAM NO MAR? Os dinossauros no viveram todo o tempo na gua, com os golfinhos e as baleias de hoje. Certamente mergulhavam ou nadavam pequenas distncias com os cavalos. Mas nenhuma espcie viveu exclusivamente na gua. Por isso, animais como osplesiosaurus, no eram dinossauros.

QUANTAS ESPCIES DE DINOSSAUROS EXITIRAM? At o momento conhece-se mil espcies. As nicas provas vm dos fsseis e muitas espcies de dinossauros provavelmente no foram preservadas. Por essa razo, no se sabe precisamente quantas espcies existiram.

A ORIGEM DO NOME A palavra "dinossauro" foi inventada em 1842 pelo professor Richard Owen, estudioso de fsseis na Inglaterra. Ele descobriu que alguns dos maiores fsseis pertenciam a um grupo especial de animais sem nome. Ento batizou-os de dinossauros, que significa "lagartos terrveis"

DEDOS PERDIDOS Nenhum fssil em bom estado de rabo ou dedos de umTyrannosaurus rexfoi encontrado at hoje. Os dedos com os quais o T rex normalmente mostrado so baseados nos doAlbertosaurus, que era uma espcie bem semelhante.

QUAL O DINO QUE TINHA MAIS DENTES? O Hadrossauro (dinossauro com bico de pato) era o que tinha mais dentes: 480 em cada arcada, num fabuloso total de 960 dentes, e ainda renovveis. Um ser humano adulto tem apenas 32 dentes. Durante seu tempo de vida, um hadrossauro pode ter tido at 10.000 dentes

BROCA! A broca do seu dentista tem outras utilidades. Em laboratrios, costuma-se usar equipamento dentrio para limpar ossos de dino.

O MAIS ANTIGO Cientistas da Argentina afirmam ter encontrado o mais antigo dinossauro. ChamadoHerrerasaurus, teria 230 milhes de anos.

OS DINOSSAUROS HIBERNAVAM? muito improvvel que os dinossauros hibernassem. Animais como tartarugas e ursos hibernam porque o tempo esfria demais e o alimento fica escasso. Mas o clima na poca dos dinossauros era mais quente do que hoje.

OS DINOSSAUROS TINHAM ORELHAS? Bem, eles possuam um conjunto de ossinhos que conduzia os sons do tmpano at as partes do crebro, onde eles eram detectados. mas no tinham orelhas como as nossas. As "orelhas" dos dinossauros eram pequenos orifcios dos lados da cabea, na altura de sua juno com o pescoo. o mesmo ocorre com os pssaros e os lagartos.

OS DINOSAUROS TINHAM TROBA? Alguns dinossauros como o Diplodocus, oCamarasaurus e o Brachiosaurus pareciam ter grandes narinas na ponta do focinho. Os nicos animais de hoje com narinas similares so os elefantes, os leesmarinhos e as antas, todos eles dotados de uma espcies de tromba. Mas no h evidncia de que os dinos tambm tivessem tromba, nem de que precisassem dela.

OS DINOSSAUROS COMIAM FRUTAS? Alguns grupos, como o ornitomimossauro ("imitador de pssaros") eram desdentados como o avestruzatual, e deviam seguir a mesma dieta, variando de insetos a lagartos e tambm algumas frutas levas. Outros como pequenos ornitpodes possuam bico pequeno e estreito talvez usado para colher frutinhas e bagas. Serve como exemplo desse comportamento o Lesothsaurus.

DISPUTA POR SUE

ESQUELETO COMPLETO

DINOS VELOZES

Em 1990, em Dakota do Sul, EUA, surgiu uma polmica sobre o maior Tyrannosaurus rex j encontrado. Cientistas queriam o esqueleto, mas o dinossauro foi achado em territrio dos ndiso Sioux, que desejavam a posse dos ossos.

O esqueleto mais completo de Stegosaurus j encontrado foi desenterrado no sop das Montanhas Rochosas no Colorado, EUA. Foi preciso um helicptero militar para retir-lo da terra.

Pegadas de dinossauros deixadas na lama indicam a velocidade com que se moviam. Medindo a distncia entre as pegadas, peritos calcularam que alguns dinos chegavam a velocidades de at 40 km/h

PATAS QUEBRADAS Dinossauros tambm sofriam acidentes, tanto que foram encontrados ossos com sinais de fratura.

TODOS OS RPTEIS DESAPARECERAM JUNTO COM OS DINOSSAUROS? No, muitos dos rpteis que conhecemos hoje j existiam quando os dinossauros desapareceram. o caso dos lagartos, cobras, tartarugas e crocodilos.

DINOS TINHAM PLOS? At agora, no h indcios de que os dinossauros tivessem plos. Contudo no d para saber ao certo, j que os plos so partes macias, difceis de fossilizar.

QUANTO DE CARNE O T REX COMIA NUM DIA? At certo ponto, isso dependia da fome dele! Contudo, supondo que estivesse faminto e considerando-se o tamanho de sua cabea e de sua barriga, conclui-se que ele podia consumir at 120 kg de carne numa refeio. Porm, para oTyrannosaurus rex, uma nica refeio podia ser suficiente para mant-lo por vrios dias, at encontrar outra oportunidade de conseguir mais alimentos.

QUE TAMANHO TINHA UM OVO DE DINOSSAURO? Ovos de dinossauros variavam muito em tamanho. Alguns, como os enconrados perto do esqueleto de um Mussaurus, no passava de 2 ou 3 cm. Outros, como alguns deHypselosaurus achados no sul da Frana, mediam 20 cm de comprimento por 16 cm de largura - o dobro do tamanho de um ovo de avestruz.

MONSTROS MARINHOS H cerca de 400 milhes de anos, enormes escorpies, chamados euripterdeos, rondavam os oceanos em busca de animais menores. Alguns desses monstros, como oPterygotus, cresciam at 2,5 m. Desapareceram antes de os dinossauros surgirem na Terra.

SOBREVIVENTE DE SORTE Houve vrios monstros na histria da vida na Terra quando grande nmero de animais desapareceu. H cerca de 225 milhes de anos, quando os dinossauros surgiram, mais ou menos 90 por cento das espcies animais se extinguiram. ESTICANDO O PESCOO O elasmosaurus, gigantesco rptil marinho, tinha um pescoo flexvel e comprido, com cerca de 8 m de comprimento, quase metade de seu corpo, composto por cerca de 70 ossos. A girafa, detentora do maior pescoo entre os animais de hoje, possui apenas sete.

UM DINOSSAURO VIVO Os habitantes dos pntanos do Zaire, na frica, afirmam ter visto um dinossauro vivo. Pelas descries que fizeram, os cientistas acham que se trata de um saurpode como o Astrodon. Mais isso improvvel e os animais vistos deviam ser elefantes, hipoptamos ou mesmo troncos flutuando. EFEITOS ESPECIAIS Antes de o cinema contar com os recursos da computao grfica, utilizados em "Parque dos Dinossauros" muitos filmes foram feitos sobre esses bichos. Alguns usaram rplicas; outros, pessoas fantasiadas; outros ainda, como "Um milho de anos Antes de Cristo", usaram lagartos vivos, com espiges e couraas colados nas costas. foram to maltratados que o governo proibiu seu uso em outros filmes

Potrebbero piacerti anche