Sei sulla pagina 1di 3

CENTRO DE TREINAMENTO MISSIONRIO Adrico de Almeida da Silva

CARTER, James E. TRULL, Joe E. tica ministerial: um guia para a formao moral de lderes cristos. Traduo: Susana Klassen. So Paulo: Vida Nova, 2010.

Esta obra resultado do esforo conjunto de dois amigos dos tempos de seminrio, unidos por sua f crist, amor ao ministrio e afinidade de idias. , James E.Carter e , Joe E.Trull dedicaram grande parte de suas vidas adulta ao trabalho pastoral e, juntos, somaram mais de cinqenta e cinco anos de ministrio em igrejas de reas rurais, de cidades grandes e pequenas e universidades. Este livro teve sua primeira edio publicada em 1993, sob o ttulo, tica ministerial: Como ser um bom pastor em um mundo aqum do ideal. Agora em segunda edio com o titulo: tica ministerial: um guia para a formao moral de lideres cristos, trata-se de uma edio expandida do texto, com objetivo de que a segunda edio desperte o interesse renovado sobre a importncia da tica ministerial. Um detalhe nesta segunda edio a um acrscimo de um capitula (7) que trata de modo especfico a questo do abuso sexual no ministrio, h tambm uma reviso a lista de cdigos de tica antigos e atuais em apndice e acrescentamos diversos cdigos desenvolvidos nos ltimos anos. A presente obra visa dois propsitos. Primeiro, pretende mostrar queles que esto se preparando para o ministrio cristo o singular papel moral do pastor e as responsabilidades ticas dessa vocao. O segundo propsito de cunho mais prtico: oferecer a pastores recm-formados ou j experientes no ministrio uma exposio clara dos deveres ticos que lderes cristos contemporneos devem assumir em sua vida pessoal e profissional. No primeiro capitulo o autor trata sobre o assunto da A vocao ministerial: Carreira ou profisso. Neste capitulo o autor reexamina o papel vocacional dos obreiros cristos, a comear por seu conceito de chamado. O autor tambm trata da importante mudana nos valores culturais, o que desencadeou um crise entre os profissionais, ou seja, o modelo vigente de tica profissional inapropriado para os pastores de hoje e termina por procura definir se o pastor , de fato, um profissional e, em caso afirmativo, como o modelo de tica profissional pode ser um instrumento para a pratica da tica ministerial.

No segundo capitulo, o autor considera a arte da tica, a fim de avaliar a vida tica do pastor e para isso preciso, em primeiro lugar, ter um conceito claro do papel que o carter, a conduta e viso moral desempenha no processo de fazer escolhas morais corretas. Nos dois primeiros captulos, Carter procurou tratar de duas questes. Na primeira, investigando o significado da vocao do pastor e sugerindo que o papel profissional tradicional do ministrio cristo acarreta implicaes ticas significativas. Na segunda, procurando definir, carter, conduta e discernimento moral de modo a formar uma vida de integridade tica. Os captulos 3, 4, 5 e 6 trata dos aspectos mais prticos da tica ministerial e da aplicao da tica pastoral no mbito dos relacionamento pessoais, Igreja, das relaes com colegas e com a comunidade. Partido do pressuposto levantado por Richard Foster que entende que as trs ameaas para o discipulado cristo na rea da tica o dinheiro, sexo e poder e com base nos artigo da revista Time, Billy Grahan que declara que Satans ataca o servo de Deus em trs reas: Sexo, dinheiro e orgulho. O autor diz: com essas reas problematicas em mente, o capitulo 3 trata da conduta do pastor em relao a si mesmo, a familia, as finanas e ao sexo o ponto que o autor que chegar neste capitulo que a vida pessoal revela que a integridade de ser algo intencional e no acidental. A integridade no ministrio no acontece por acaso e por isso o ministro deve trabalhar para ser uma pessoa de integridade em sua vida pessoal. J, no capitulo 4 trata do problema do poder deixando a vida do pastor o autor agora tratar da igreja local, afim de determinar quais so os requisitos para um ministrio eficaz. Partindo dos pontos de Wayne Oates que os ministros, qualquer que seja sua formao, no tm o privilgio de decidir sobre a aconselhar as pessoas ou no inevitavelmente, as pessoas vo trazer os seus problemas ao seu pastor, em busca de orientao e cuidados pessoais. O que o autor mostra que as pessoas esto mais impressionadas com a vida de um pregador do que com seus sermes. Eles ouvem a pessoa mais do que o sermo. O ponto central deste capitulo que ser um bom pastor significa ser um pastor tico que serve a igreja com eficcia e integridade. Os relacionamentos determinam se o pastor e os membros da igreja consideram uns aos outros amigos ou inimigos. O quinto captulo trata da tica pastoral em relao aos seus colegas. A responsabilidade em relao aos colegas, profisso ministerial e a Deus essencial para o trabalho do reino de Deus. Ser um bom pastor implica se relacionar com os

colegas de forma cooperativa, e no competitiva. O que preciso para se relacionar de forma apropriada com seus colegas profissionais o pastor precisa ter maturidade emocional. No sexto capitulo Carter mostra como os princpios se aplicam a comunidade do pastor.Para o autor para ser um nistro de Deus no mundo eticamente laborioso, pois exige que o obreiro cristo desempenhe o duplo papel de pastor e profeta. O pastor deve entender que Deus no abandonou o mundo, nem a igreja deve ou seus lderes. Nos dois ltimos captulos, Carter examina um problema critico da tica ministerial, o abuso sexual cometido por ministrios cristos, e apresenta uma proposta de aplicar tudo o que foi aprendido at aqui em um cdigo de tica ministerial. No stimo capitulo que trata a questo tica importante do abuso sexual no ministrio, o autor, mostra que os lideres e os membros da igreja devem reconhecer a realidade da conduta sexual indevida de pastores, entender a natureza desse comportamento e devolver mecanismos de resposta, de modo a garantir que se siga o devido processo para fazer justia e ministrar as vitimas. Por fim, no ultimo capitulo trata do condigo de tica que orienta a congregao quanto aos limites morais de atuao do pastor, neste capitulo tratado a questo e prope que cada pastor escreva seu prprio cdigo de tica. A obra de James E.Carter e , Joe E.Trull uma ferramenta indispensvel para seminaristas, lderes e pastores, ou seja, para todos que estejam envolvidos com algum tipo de ministrio cristo. Os captulos abordam questes crticas relativas tica, como as escolhas morais com que um ministro se v confrontado em seu dia a dia, a maneira como ele se relaciona com outros ministros e com as pessoas de sua congregao, o assunto espinhoso e altamente nocivo do abuso sexual cometido por pastores e muitas outras questes de extrema importncia. Um excelente guia para orientao de pastores e lderes cristos acerca das implicaes ticas de seu comportamento. Ao final da obra, o leitor encontrar apndices com vrios cdigos de tica que podero servir de modelo para igrejas, organizaes e outras entidades crists. Esta obra foi escrita por um experiente pastor, com mais de trinta anos de ministrio, e pelo editor de um importante veculo de discusso da tica crist, Christian Ethics Today, um peridico cuja misso fornecer a cristos, educadores e ministros uma ferramenta para entender e responder s questes morais e ticas dos nossos dias de maneira fiel e digna do cristianismo.

Potrebbero piacerti anche