Sei sulla pagina 1di 16

A vtima no processo penal 30-Nov-2008 O Processo Penal foi, no sculo XX, o processo do arguido: dos seus direitos e deveres.

No palco do julgamento, as vtimas no eram protagonistas, porque o fim do processo era discutir a condenao do acusado.

O dano a reparar era o dano para a sociedade a perturbao da paz pblica e a quebra da confiana no Direito. A pretenso imediata do processo era dar resposta ao agente do crime, atravs da condenao numa pena. Progressivamente, a vtima foi-se tornando o problema do Processo Penal, assumindo um papel na Acusao, a par da acusao pblica. A vtima passou a ser considerada sujeito do processo e destinatria de medidas de proteco. J nos fins do sculo passado se foi assistindo, no domnio dos crimes contra a Humanidade, a uma associao entre o Direito Penal e a proteco de direitos humanos. O mesmo sucedeu no mbito da violncia contra as mulheres e vtimas indefesas. O Direito Penal passou, ento, a assumir um papel de promoo dos direitos humanos. Consagrou incriminaes como o genocdio e a violncia domstica e assumiu um papel activo na defesa dos interesses das vtimas. Confrontaram-se dois modelos. Ao modelo tradicional em que se estabelece um dilogo entre o arguido e o Estado, contraps-se outro, em que o Estado medeia a relao entre o arguido e a vtima, para restaurar os danos que esta sofreu. Ambos os modelos so limitados. O primeiro parte de uma concepo de Estado absoluto, sobrepondo a violao do Direito aos danos sofridos pelas vtimas e sentidos pelos restantes cidados. O segundo pode conduzir a uma privatizao do Processo Penal. Ora, a privatizao do processo constituiria um grave retrocesso em direco vindicta privada. Tudo se resumiria a um conflito entre as partes, subtrado viso isenta da Sociedade e ao julgamento imparcial do Estado. Por outro lado, a privatizao do processo esqueceria que o problema do criminoso carece de soluo. necessrio dar uma resposta social eficaz sua perigosidade e, na medida do possvel, promover a sua recuperao. No aceitvel que a vtima se torne dona do Processo Penal e a deciso judicial se oriente para a satisfao da vingana pessoal. Mas tem pleno sentido que se repare o dano moral da vtima e se d resposta ao seu sofrimento. A reparao social ultrapassa o plano patrimonial, coberto pela indemnizao. Trata-se de reconstituir a imagem e a dignidade da vtima, afectadas pelo crime e pela prpria reaco social estigmatizante (vulgar nos crimes sexuais). Este objectivo deve ser prosseguido por um Processo Penal pblico, em que o Estado assuma a reparao

dos direitos afectados. Porm, a condenao do arguido no deve servir, por si mesma, de reparao do dano da vtima. FERNANDA PALMA | CORREIO DA MANH | 30.11.2008, Http://www.inverbis.net/opiniao/fernandapalma-vitima-processo-penal.html
DISPONVEL NO SITE

Comentrios
... : Sr Dr A ideia de que o processo penal tem uma funo restaurativa no nova - est muito em voga h vrias dcadas nos pases anglo-saxnicos - e extremamente perigosa. nela que radica a defesa estrnue da pena de morte e da pena de prisoi perptua nos EUA e em grandes franjas da populao britnica, para quem a abolio da pena de morte (nos anos 70) nunca foi bem recebida. Quantas vezes no se ouve, na imprensa, a procuradores ou juzes norte-americanos a justificao da pena de morte, requerida ou aplicada, pela necessidade de trazer "closure" aos familiares de algum assassinado. A lgica a de que s a morte do condenado - ou, no mnimo, a pena de "life without parole" - pode trazer adequada reparao moral aos familiares da vtima assassinada e de que a simples perspectiva de que o condenado possa, num futuro longquo, vir a ser colocado em liberdade uma ofensa grosseira sua dor e sofrimento. tambm o apelo a um conceito vago de "direitos das vtimas" que est na base dos recorrentes apelos ao galopante aumento das penas, fenmeno que de resto j tem tido uma ampla repercusso na sociedade portuguesa. A ideia de uma justia restaurativa e de o processo penal para colocar o Estado ao servio da vingaa das vtimas pode soar bem aos leitores do Correio da Manh e do 24 horas e representar a mais recente tendncia chiq-choque de um certa doutrina germnica (que os acadmicos portugueses gostam sempre de copiar em primeira mo), mas est em flagrante confronto com os mais elementares princpios que, no nosso pas, presidem justia criminal. Do princpio da dignidade da pessoa humana, tal como ele recebido e interpretado na CRP, e de outras normas constitucionais avulsas (v.g. a proibio da pena de morte e de penas de carcter perptuo ou indeterminado) resulta claramente a ideia de que a finalidade primordial da sano penal , alm da de reforar a convico societria na validade e eficcia da normal penal violada, a de recuperar e ressocializar o condenado - sendo que o primeiro passo nesse trajecto o de incutir nele a interiorizao do desvalor da sua conduta. A concepo punitiva ou retributiva das penas (expressa na clssica frmula "olho por olho, dente por dente") liminarmente rejeitada pela concepo societria e civilazional que, em Portugal, adoptmos h j longos anos. A idia de que a sano penal possa visar, ainda que entre outras finalidades, proporcionar algum tipo de conforto ou reparao moral s vtimas do crime perigosa e errada. A reparao moral faz-se, como em qualquer outro ilcito, pela via indemnizatria, atravs do ressarcimento dos danos morais (alm dos patrimoniais, evidentemente) sofridos pela vtima. De resto, salvo no caso de sociedades justicialistas e moralistas, parece-me que muito dificilmente alguem possa sair "moralmente reconfortado" pelo mal alheio: prender ou matar o criminoso no introduz qualquer aliud na esfera jurdica da vtima ou dos seus familiares s alimenta a sede de vingaa. O Estado no pode "nacionalizar" as vinganas privadas, sob pena de se corromper o Estado de direito e de subverter a lgica e o funcionamento da investigao criminal e do exerccio da aco penal.

Por outro lado, como de resto parece claramente resultar do texto da Prof. Fernanda Palma, esta proeminncia dos "direitos da vtima" tem por consequncia natural a hiperbolizao da "perigosidade do delinquente" como fundamento da punio. Afinal de contas, se se pune fundamentalmente para reconfortar as vtimas, ter-se- de impedir preemptivamente que o delinquente possa, futuramente, vir a causar "novas vtimas." Esta questo, mais uma vez, tem fortes tradies nos EUA. Nos anos 70 o sistema penal federal foi totalmente reformulado. O Congresso americano declarou "a ideia da recuperao do delinquente" estava falida e, doravante, a nica preocupao do legislador penal seria a da "perigosidade." Como consequncia deste inovador sistema penal, alm de se ter reintroduzido a nvel federal a pena de morte, reforou-se generalizadamente a pena de priso perptua, aumentaram-se significativamente as molduras penais e criaram-se dois novos institutos penais que, seguramente, fariam a delcia do "24 horas" e do Correio da Manh: a abolio da liberdade condicional e a regra do "three-strikes-out" ( terceira condenao por qualquer crime punvel com pena superior a 1 ano automaticamente aplicada a pena de priso perptua). Para se ter uma noo relativa do modo como, at em Portugal, as penas de priso tm vindo a crescer galopantemente nos ltimos cem anos - sem que tal fenmeno corresponda a um efectivo aumento da criminalidade ou da sua gravidade - tenha-se presente que o Cdigo Penal de 1886 punia o crime de homicdio qualificado com pena de priso maior por 8 anos (eventualmente agravvel na verificao de qualquer circunstncia agravante), seguida de 20 anos de desterro nas colnias, mas em liberdade. Hoje em dia, como bem revela esta coluna da Prof. Fernanda Palma (ex-conselheira do Tribunal Constitucional), a histeria securitria, promovida pela imprensa sensacionalista e pelas instituies policiais e judicirias vidas de mais poderes sobre a vida das pessoas, vai paulatinamente fazendo escola...

30.Novembro.2008

... : Rosrio Marques O Direito Penal foi e vai evoluindo para uma justia de reparao do dano da vtima, porque dessa forma de cria a iluso de segurana para quem teve a sorte de nunca ser vtima. Ao Direito Penal compete to s (e j tanto que !) cuidar da segurana das pessoas e do castigo (pblico) do criminoso. No esta a cumprir esta sua funo, desde logo pelo tempo, anos e anos, que os processos demoram. E depois, pela falta de resultados. Tenta-se assim criar a imagem de repao - utpica - do dano da vitima, como forma de lhe criar essa segurana ficticia, que no existe actualmente. Quantos de ns j foram vtimas, sem se dar sequer ao trabalho de participar o crime, porque no compensa, por falta de resultados? (Cheguei ao cumulo de ter um apartamento (que continha mveis e roupas pessoais de que o Tribunal me ordenou fiel depositria), num stimo andar, assaltado com elevador pelo exterior, e que a investigao criminal no conseguiu identificar os assaltantes...... apesar de l terem estado a comer pizza e bebidas que pediram por telefone.) E mais, bastava ao proprietrio dos mveis e das roupas ter-me pedido autorizao para as tirar, que fazia um favor s duas partes.

Pra qu, chatearem-se eles ou eu? Ainda fui prevenida pela policia, que ao indicar as minhas suspeitas, estava sujeita a ser processada criminalmente por difamao!! Pra qu clamar por justia?

30.Novembro.2008

... : Rosrio Marques E, ser que ainda h algum que no tenha j sido vitima de um pequeno furto, ou de difamao, ou que no tenha j sido insultad@, e optado por nada fazer, que no compensa???? Que no h resultados..
30.Novembro.2008

... : jos costa - casal do marco A reparao moral faz-se, como em qualquer outro ilcito, pela via indemnizatria, atravs do ressarcimento dos danos morais (alm dos patrimoniais, evidentemente) sofridos pela vtima. Digam-me como se pode avaliar a perda da vida de um cidado e as suas consequncias morais e financeiras na famlia de si dependente moral ou financeiramente? O dinheiro no a parte mais importante nas consequncias do crime perpetrado contra a vida ou contra a moral e o estado nada tem que ver com o crime mas somente dever servir como julgador do acto criminoso e velar para que o criminoso pague de igual forma o crime cometido contra o cidado, seus bens e contra a sociedade! O estado atravs da aco dos seus tribunais somente tem por dever velar para que a justia seja aplicada. Nada mais!
30.Novembro.2008

... : jukitas Defesa dos bens juridicos. No pode haver dois mundos, o dos anjos e o dos demnios.
30.Novembro.2008

... : Jaime Roriz Sr Dr, Excelente aula de direito penal! Muito bem!
30.Novembro.2008

... : Ventonorte Ainda h-de chegar o tempo em que as vtimas que sero crucificadas por se terem deixado roubar, agredir, injuriar, difamar, caluniar, violar... e, os criminosos, levados em ombros como heris, principalmente por aqueles que se alimentam das suas faanhas!
01.Dezembro.2008

... : Rosrio Marques Desculpe Ventonorte, mas, As vitimas de violao, sempre foram crucificadas por se terem deixado violar.... at h teorias de que elas que se foram pr na coutada do macho latino! A, no vejo qualquer novidade....

01.Dezembro.2008

... : jukitas Deviam ter mais cuidado com o que dizem. Para isso, vingana, o Estado faz mais simples. Distribui caadeiras pela populao, acaba com as foras de segurana e os tribunais. a chamada lei da bala. Poupa-se dinheiro e tempo a discutir.
01.Dezembro.2008

... : Sugar Mountain

O paradigma actual do direito penal (princpio da interveno mnima, maximizao das garantias de defesa, aplicao das penas subordinada reafirmao da norma jurdica violada e reintegrao do delinquente na sociedade) tem a sua raiz no liberalismo e tem por arautos ilustres pensadores do direito com mos pouco sujas na realidade. Pensava-se que a evoluo social faria, por um lado, diminuir o crime e, por outro lado, criaria as condies para essa mesma sociedade resolver dentro de si prpria o problema criminal. Porm, a realidade revelou ser bem mais rica e surpreendente do que a fico, levando a que o referido paradigma esteja irremediavelmente colocado em crise. A evoluo social criou nichos de delinquncia, potenciados pelos grupos migrantes no totalmente absorvidos, pelos fenmenos de toxicodependncia que tendem a crescer e pelas crises sociais e pela pobreza que as mesmas fomentam. O combate ao crime e a insegurana a este ligada uma guerra actualmente perdida. O paradigma penal acima referido pressupunha uma combate prvio ao crime, designadamente na incluso social, no combate pobreza e na irradicao dos consumos. O crime no est, todavia, a ser combatido eficazmente nem a jusante nem a montante. O crime est a alegremente a crescer, para quem o quiser ver. A punio do crime por parte do Estado suposto responder s aspiraes e anseios do povo. O povo est inseguro e no se rev neste sistema, que pouco mais serve do que dar uma imagem de si prprio de impunidade. No meio de isto tudo, dizer-se ainda que o processo do arguido e no das vtimas demais. Comeamos j a colher as tempestades dos ventos a seu tempo semeados. tempo de as eminncias pardas que no sujam as mos na realidade darem o lugar a outros pois, caso ainda no tenham reparado, o sistema penal j entrou em falncia e necessrio ser reinventado por querm for mais capaz e no for refm das suas concepes ideolgicas.
02.Dezembro.2008

... : Alberto Ruo J que foram ofendidas antes do processo, o que as vtimas pretendem, depois, no serem humilhadas durante o processo. Parece-me que a sede de vingana da generalidade das vtimas se dar por satisfeita se verificarem: Que so, quando no facto certo, presumidas vtimas, tal como o arguido presumido inocente. Que aquele que figura como arguido no processo julgado com justia e rapidamente; Que so respeitadas por todos, arguido includo, durante todo o processo; Que, tendo sido elas a sofrer os danos, tenham sempre uma palavra a dizer, tal como tem o arguido. A vtima no pode deixar de se sentir sofrimento e revolta com um Estado que estabelece uma relao de empatia com o arguido, dispensando-lhe todo um conjunto de direitos, e bem, e no estabelece essa mesma relao de empatia com a vtima. A vtima reflecte: porqu tal desigualdade? Em que se fundamenta e que valores visa proteger? Ento assassinaram o meu marido que era caixa numas bombas de gasolina; fui violada quando estava em casa por um indivduo que entrou pela janela das traseiras; encostaram-me uma faca na barriga e fui roubada quando seguia pela rua, etc. e no represento nada para este Estado; este Estado no quer saber do meu sofrimento, j nem consigo passar na mesma rua, acordo sobressaltada, ignora as alteraes radicais que a minha vida sofreu a partir da? O que muitas vezes a vtima pretende no ser gozada durante o processo pelo arguido, ainda que este no tenha essa inteno, e ver a sua vida ainda mais prejudicada, continuando a ser vtima, porque foi vtima. que a vtima pode ter de constituir advogado, pagar a advogado, perder dias de trabalho, prestar declaraes vrias vezes no processo (na polcia, no ministrio pblico, no juiz de instruo, na audincia de julgamento). Depois, chega audincia, duvidam ostensivamente dela; submetem-na a interrogatrios cansativos, repetitivos, diz meia dzia de vezes a mesma coisa, e se no tem capacidade para se exprimir correctamente e dizer o que lhe aconteceu ainda duvidam dela; culpam-na, em regra de forma indirecta, mas clara, pelo que lhe aconteceu, etc..

Uma forma que existia de gozar a vtima, que, felizmente, j no tem hoje expresso significativa, mas j teve, era esta: Na verso original do Cdigo de Processo Penal de 1987, o arguido podia faltar as vezes que quisesse, bastando-lhe juntar um atestado mdico emitido por um mdico que atestasse a sua impossibilidade de estar presente naquele dia e hora. O julgamento podia ser adiado vezes sem conta, prolongar-se por anos, mas a vtima tinha de estar sempre presente, sob pena de pagar uma multa elevada e o juiz tinha de ter muito cuidado para no ordenar uma detena ilegal. Este pas, Portugal, permitiu este gozo inacreditvel, desonroso at para o Estado, durante mais de 10 anos, dia aps dia, ano aps ano, em milhares e milhares de julgamentos. Estatisticamente podia-se demonstrar, com facilidade, ao fim de um ano, que a generalidade dos atestados mdicos era falsa, porque era impossvel que, estando convocadas vrias pessoas para certo dia e hora, pelo menos, meia dzia, estivesse presente o juiz, o magistrado do Ministrio Pblico, o defensor, eventualmente o advogado da vtima, o funcionrio judicial, a vtima e mais 1, 2, 4, 6, 10 e mais testemunhas, e a doena s atingisse, sistemtica e selectivamente o arguido! Por este exemplo se v at onde pode ir a inacreditvel humilhao das vtimas num processo penal incapaz de estabelecer uma relao de empatia com quem foi desumanamente prejudicado nos seus direitos, humilhado, vexado, altamente prejudicado para toda a vida, que sofre e continua a sofrer, tantas vezes a troco de to pouco ou de tanto: de respeito e justia.
02.Dezembro.2008

... : Sr Dr No que diz respeito ao caso portugus, terminantemente falsa a ideia de que o crime tenha aumentado ou de que a criminalidade esteja mais violenta, sobretudo se tivermos em conta uma anlise de muito longo prazo. O que aumentou exponencialmente, isso sim, foi a percepo da criminalidade, atravs do telelixo e da imprensa sensacionalista que diariamente nos enfiam pela goela abaixo casos pontuais e estatisticamente irrelevantes de crimes soezes ou grotescos que exarcebam a histeria securitria e instilam uma parania de medo sem qualquer fundamento racional. No tenho dvidas que os leitores do "24 horas" e os espectadores da TVI (refns de uma estratgia de fidelizao que passa pelo aproveitamento escroque do medo alheio e do sentimento de impotncia e ansiedade da generalidade das pessoas) se sintam mais inseguros do que nunca. Esta imprensa exploradora das emoes baratas completa-lhes o ciclo: radicalizam o sentimento de insegurana e de medo atravs da exibio ad nauseam de casos pontuais e residuais de criminalidade extrema e, do mesmo passo, oferecem a resposta ao drama que eles prprios criaram; clamam, nos mais diversos programas e fruns (preferencialmente com muitas sondagens por telefone, mensagens por sms, e outras formas - pagas - de manifestao da opinio), a necessidade de penas mais duras, menos garantias para os acusados, processos mais expeditos e menos ponderados, condies penitencirias mais desumanas, fim da liberdade condicional, priso preventiva para qualquer indiciado, etc., etc. Trata-se de uma velha estratgia de marketing: inventar necessidades que o consumidor nem sabia que tinha, para depois as satisfazar - neste caso, uma falsa necessidade de segurana. A este cenrio alia-se, por outro lado, uma vontade gulosa do Estado (e, sobretudo, das suas instituies policiais e judicirias) em controlar, interferir e constranger a vida das pessoas. Alimentar o falso sentimento de insegurana bom porque isso, a mdio prazo, conduz a mais e maiores poderes - menos vnculos e constrangimentos na aco policial, mais escutas telefnicas, mais poderes de deteno, processos criminais menos sindicados, enfim.... mos livres para se fazer o que se quiser.

E, inevitavelmente, o sentimento de insegurana transforma os decisores polticos em refns das instituies judicirias - se no so pelo aumento da penas, pela diminuio dos direitos dos arguidos ou pela racionalidade e proporcionalidade do processo penal porque "so pelos criminosos" (veja-se, a esse propsito, o debate em torno do novo CPP). At h pouco mais de 50 anos atrs, a criminalidade muito violenta era uma caracterstica intrnseca no nosso pas. Atentados bomba, motins, linchamentos populares, bandos de salteadores nas estradas, assaltos nocturnos a residncias, tudo isso, e muito mais, eram cenrios frequentes e habituais em Portugal. A criminalidade estabilizou, e depois diminuiu a partir do final dos anos 1950, com as vagas macias de emigrao, que erodiram a base demogrfica de onde naturalmente saa o grosso dos criminosos. E se certo que nos ltimos 10 anos a criminalidade violenta tem tido algum incremento - e, particularmente, certas manifestaes que nunca tiveram tradio entre ns - no deixa de ser necessrio observar esse fenmeno com alguma frieza e racionalidade. Como disse, atentados bomba, tiroteios e homicdios eram prtica corrente bem at ao final dos anos 1920. O prprio Dr. Salazar - seguramente de to boa memria para os empenhados adeptos do reforo das penas e da diminuio dos direitos dos arguidos - foi alvo de um atentado bomba j bem na dcada de 1930, do qual escapou miraculosamente (possivelmente graas divina interveno de N. Sr. de Ftima). Bandos de salteadores, organizados no estilo de guerrilheiro (como se v suceder no Iraque ou no Afeganisto hoje em dia) eram habituais e frequentes at aos finais dos anos 1930 e continuaram a existir bem at ao final dos anos 40, embora residualmente. Viajar de noite ou em estradas pouco frequentadas, viver em casas isoladas ou em aldeias pequenas era extremamente perigoso nesses tempos. Nos grandes centros urbanos (em particular Lisboa e Porto), a vida nocturna das cidades era dominada por grupos organizados de proxenetas e pequenos mafiosos que, misturando poltica e actividades criminosas (pense-se na carbonria) e frequentemente de conivncia com polcias e militares, tornavam frequentar as ruas noite um verdadeiro risco de vida. O extremo de violncia era tanto que uma simples consulta da imprensa da I Repblica e incio do Estado Novo mostra saciedade a frequncia com que ocorriam tumultos, vinganas entre diferentes grupos, tiroteios e mortes violentas. Para se ter uma noo da dimenso da coisa, numa dessas muitas ocorrncias, uma multido de bandalheiros, associada a um grupo marinheiros grevistas, percorreu Lisboa caa do ento primeiro-ministro; foram-no encontrar escondido em casa de um correlegionrio poltico, que prontamente invadiram e saquearam. O primeiro-ministro Antnio Granjo (era o seu nome), que estava em pleno exerccio de funes, foi aprisionado pela turba e dali transportado para o Arsenal do Alfeite, onde foi assassinado ao soco e pontap e depois cravejado de tiros. (Imagine-se o gravssimo escndalo nacional que no seria, por exemplo, um grupo de professores mais exaltados ir buscar a sr. Ministra da Educao a casa e depois cravejarem-na de tiros, por exemplo, na sede da FENPROF!!) De facto, os aumentos dos poderes processuais de investigao e a diminuio das garantias dos investigadores raramente servem os propsitos que esto na base da sua concesso ou diminuio, mas antes e apenas a gula das instituies policiais e judicirias pelo aumento do seu poder e da sua capelinha. Veja-se, por exemplo, como as draconianas leis anti-terrorismo britnicas foram usadas para o governo de sua majestade declarar o Estado da Islndia (sim, a Islndia...) como uma organizao terrorista e, dessa forma, ordenar o arresto no Reino Unido de todos os bens dos falidos bancos islandeses e do banco central deste estado amigo e aliado (e membro da NATO). Ou veja-se tambm como as leis anti-terrorismo americanas (o famoso PATRIOT Act) serviram para o permitir ao FBI

investigar organizaes de esquerda ou de defesa dos direitos humanos, indexar os registos de leituras das bibliotecas americanas numa base de dados central ou escutar sem mandado todas as ligaes telefnicas para o estrangeiro (incluindo, como foi relatado na imprensa americana, as conversas relativas a uma negociao da Airbus que, curiosamente, chegou a conhecimento da Boeing que assim beneficiou de informao privilegiada na formao da sua prpria proposta). A to propalada insegurana e aumento da criminalidade so um bicho-papo que s serve para melhor domesticar os cidados e convenc-los a renunciar, paulatina e progressivamente, ao Estado de direito como o conhecemos durante a segunda metade do sculo XX. Por isso, se ser um defensor dos direitos fundamentais e do Estado direito ser "refm de concepes ideolgicas" eu no hesito um segundo: nessa matria sofro da sndrome de Estocolmo e estou bem apegado aos meus captores...

02.Dezembro.2008

... : Hi-Hi-no-Havai Quando Fernanda Palma escreve, eu dou por mim a pensar do seguinte modo: no o facto da senhora dizer banalidades bem ditas que me incomoda, porque isso h muito boa gente que faz e j um hbito antigo no nosso pas, no, o que me faz pensar e me intriga profundamente o que que est por detrs das banalidades bem ditas que a senhora se d ao trabalho de escrever. O que que aconteceu ontem. O que que vai acontecer amanh. um jogo que eu fao com os seus textos. s vezes acerto, outras no. Normalmente o tempo resolve. Fernanda Palma no d ponto sem n. De qualquer forma, so coisas que ficam comigo.
02.Dezembro.2008

... : Rosrio Marques Sabe, Sr. Dr. Concoroo consigo. Mas, Tenha cuidado, que eu parece que ando sempre nas minorias. Concordo inteiramente, plenamente, com essa ideia (certeza!) de falsa sensao de insegurana que foi criada, e que torna as pessoas dceis, que as tranca em casa. Falo por mim. Vejo os meus pais, numa cidade tranquila do meio do pas, trancados em casa s 19h, com medo da rua. A ficarem ansioso porque vou tomar cafe depois das 21..... perigosa rua. Os meus pais, que sempre sairam noite, a visitar amigos, a fazer farras... (Mas, cidade essa, onde um namorado de vonte e coisa anos, assassinou a namorada da mesma idade, estudantes de engenharia, se nao estou em erro....) Vejo-me a mim, que s porque o tipo de carro que uso dos que tem sido alvo de carjacking, toda a gente quer meter-me em casa e tod@s, sempre que esto comigo, comentam o risco que corro, o perigo que , voltar s horas que volto quando vou fazer voluntariado. Por vontade de tod@s que me querem bem, estaria trancada em casa, fechada a 7 chaves, escondida num cantinho.... com medo do bicho-papo. Vejo ainda a minha filha, que a todas as horas do dia e da noite percorre todo o Porto a p, szinha ou quase..

O perigo, maior ainda, para ns mulheres, est em casa onde somos assassinadas, quando no vamos parar ao hospital. Este ano, em dez meses e meio, j morreram 45 mulheres assassinadas pelos companheiros. E na rua, morreu alguma? sim uma falsa insegurana, empolada pelos meios de informao, a justificar a videovigilancia de toda a gente - em particular de quem no tem nada a esconder! - a gerar medo que torna as pessoas dceis, cooperantes, no pensantes.... Para que sejam as proprias pessoas a pedir, a reclamar a perda dos seus direitos de cidados, que assim podem ser livremente atropelados, com a garantia que ningum d conta. Concordo inteiramente consigo, Sr. Dr.

02.Dezembro.2008

... : Rosrio Marques POis c est o "povinho" a clamar que quer ser vigiado, como forma de garantir a sua segurana, j que no tem nada a esconder: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1352086&idCanal=11 Pois eu defendo a posio de que se vigie quem tem a esconder, que os outros, os que tal como eu, no tem nada a esconder, nao precisam ser constantemente vigiados. (Alis, no era o que a PIDe fazia, o vigiar quem no tinha nada a esconder? Ou faziam-no s para estar ocupados????)
04.Dezembro.2008

Direito processual penal d pouco valor vtima


24-Mar-2011

Depois de durante muitos anos ter sido o rosto da Associao Sindical dos Funcionrios de Investigao Criminal (ASFIC) da Polcia Judiciria (PJ), [Carlos Anjos] agora convidado pelo ministro da Justia para um cargo de confiana governamental como presidente da Comisso de Proteco s Vtimas de Crimes. Como encara esta nova misso? - um desafio novo. A comisso est parada h meses. Por isso, o trabalho ao que parece j muito, devido acumulao de processos, talvez entre os 150 e os 200. H dois tipos de processos: os de crimes violentos e os de violncia domstica. - J tem estratgia de trabalho? - Gostaria que a minha comisso tivesse duas vertentes: uma reactiva, de resposta s solicitaes das vtimas; e uma preventiva, com a divulgao de relatrios duas vezes por ano para que as pessoas saibam o que est acontecer na sociedade portuguesa e se interessem pelo direito das vtimas. - O ministro da Justia, Alberto Martins, no discurso da sua tomada de posse, disse que consigo vai iniciar-se um novo ciclo no apoio s vtimas de crime - H muito tempo que, enquanto investigador e enquanto presidente da ASFIC, defendo a existncia de mais direitos para as vtimas. O nosso direito processual penal d muito pouco valor vtima. H muitos artigos nas leis para o arguido, para o assistente, ou para o advogado, mas no h nenhum para a vtima. No nosso direito processual penal, os arguidos tm direitos, a vtimas no! - Ficou surpreendido com o convite do ministro, uma vez que num passado recente criticou muitas das suas polticas, nomeadamente enquanto presidente da ASFIC? - Fiquei. No normal convidarem uma ex-dirigente sindical para um cargo desta natureza, e tambm no normal convidarem um quadro da PJ. Convidaram-me a mim. A entidade independente do Ministrio da Justia, embora saia da o dinheiro para indemnizar as vtimas, mas somos ns que decidimos a atribuio. Esse quadro de independncia foi reforado com a nova lei. Antes era a comisso que propunha, mas o ministrio que validava. O que disse ao senhor ministro foi que poderia esperar de mim o que sempre fui como dirigente sindical e como polcia: rigor e independncia. - Estando a ASFIC numa fase de luta muito crispada com o MJ por direitos que tambm reivindicou quando era presidente dessa entidade, teme que os seus colegas vejam o cargo que acabou de assumir como uma passagem para o lado do inimigo? - No, penso que no. Aquilo que defendi no passado mantm-se vlido. - A luta da ASFIC justa? - . Continuo a ser associado da ASFIC, e continuo a achar que a ASFIC e os seus associados tm razo por aquilo que lutam. Mas, a partir deste momento, a minha vida em relao a isso outra. A comisso nada tem que ver com matria sindical, nem colide, em nada, com a vida profissional da PJ. Portanto, nos prximos trs anos, a PJ um captulo que se encerra, embora continue um quadro da polcia, que a minha casa, e continue atento a tudo o que l se passa.
Licnio Lima | Dirio de Notcias | 24.03.2011

Comentarios (16)
... : Tino Marinho e Pinto

Ento, e no tem de ser obrigatoriamente assim no Estado de Direito????? No Estado de Direito V Exa o criminoso e o jvnfjvdjdjhbnd da vtima... Se no sabiam porque nunca leram o Cod Penal e o Cod de Proc Penal, mas ficam a saber...
24.Maro.2011

... : O Pinto Quem o sr.? No tem nome?


24.Maro.2011

... : Brtolo D vontade de rir. Nada mais.


24.Maro.2011

... : Hipcates Um conselho ao Governo: criem um imposto para a falta de vergonha....


24.Maro.2011

... : Detective-Adjunto Sim senhor. V. Exa. devia era ter vergonha, se a teve durou pouco tempo. Toda a gente sabia que quando abandonou a ASFIC, foi porque havia um tacho espera. Chegou agora, mas foi por pouco, mais uma semana e j no tinha direito a nada. Sempre lutou pelos associados da ASFIC, quando? onde? consta por a que estava todos os dias nos programas da Fatima Lopes a falar sobre o codigo penal, sobre o velhote que matou a vizinha, sobre a noite rosa do porto, sobre a joana de faro e, sobre os colegas dele que trabalhavam toda a noite, directa atrs de directa, alguma vez falou na tv ou nos jornais. Ganhou uma coluna no correio da manha, onde sempre divagou sobre processos dos policia da psp, sobre a velinha que esteve 9 anos j cadaver, mas sobre as lutas da ASFIC, nem uma palavra. Chama-se investir na imagem, chama-se publicidade, depois diz, esteve a defender a pj. Mas a pj no tem direco? Vai organizar os processos de apoio s vitimas de crimes violentos e violencia domestica, sim senhor, com tanta experincia na rea, no fim da comisso est ao lado do negro, mas do lado oposto da bancada. to amigo do Ministro, porque no conseguiu para a pj o que todos as outras foras conseguiram, no que se refere aos estatutos, as classificaes, s defenioes de competncias. Tenho pena, tenho muita pena, e so lamento que as coitadas das vtimas, at nisto tiveram azar, ao ser nomeado um presidente destes. Fora ps, no esqueam que nestes 3 meses ainda d tempo para nomear uns quantos, em Bruxelas, oficias de ligao em Madrid, na fiscalizao do Tribunal de Contas, tachos, mais tachos, ao pessoal da pj, do mp ou juizes, toca a convidar, eles ficam contentes e assim esto sempre distraidos. Abutres
24.Maro.2011

... : lofoscopico curioso ver um investigador criminal dum tipo criminal sem vtima, tornar-se o arauto das mesmas... Sai um avental para a mesa do canto...
25.Maro.2011

... : Bruno Lameiras : http:// brunolameiras@gmail.com Eu bem disse h uns tempos que este "queria era aparecer"... Calma que daqui por 4 anos o Marinho Pinto candidato por um partido qualquer...
25.Maro.2011

... : Anti-Tino Caro Bruno Lameiras, se isso acontecer prometo que imigro! Posso suportar a bancarrota financeira, mas nunca a bancarrota moral!
25.Maro.2011

... : Resumo em Portugus Claro

Decreto-Lei n. 120/2010. D.R. n. 209, Srie I de 2010-10-27 Ministrio da Justia Regula a constituio e funcionamento da Comisso de Proteco s Vtimas de Crimes, em regulamentao da Lei n. 104/2009, de 14 de Setembro Resumo em Portugus Claro O que ? Este decreto-lei cria a Comisso de Proteco s Vtimas de Crimes para substituir a Comisso para a Instruo dos Pedidos de Indemnizao s Vtimas de Crimes. As vtimas de crimes violentos e de violncia domstica podem pedir ao Estado que lhes adiante a indemnizao (compensao em dinheiro) que lhes devida pelo autor do crime. A Comisso de Proteco s Vtimas de Crimes decide se adianta ou no a indemnizao e qual o seu valor. O que vai mudar? At aqui, os pedidos de adiantamento das indemnizaes eram feitos ao Ministro da Justia. A Comisso para a Instruo dos Pedidos de Indemnizaes s Vtimas de Crimes avaliava o pedido e dava a sua opinio, mas era o Ministro que decidia. A partir de agora, a Comisso de Proteco s Vtimas de Crimes recebe os pedidos, analisa-os e decide. Quem so os membros da nova Comisso A Comisso composta pelos seguintes membros: * dois membros, incluindo o Presidente, indicados pelo Ministro da Justia * um juiz indicado pelo Conselho Superior da Magistratura * um magistrado do Ministrio Pblico indicado pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico * um advogado indicado pelo Conselho Geral da Ordem dos Advogados. Quando entra em vigor? Este decreto-lei entra em vigor cinco dias aps a sua publicao.
25.Maro.2011

... : lofoscopico Mais caricato ainda, que esta nomeao directa subalterniza dois magistrados... ser que no se enxergam?...

25.Maro.2011

... : Feliz e Contente Mas qual o currculo deste sr polcia na rea das vtimas ou da violncia domstica? os seus comentrios sindicalistas? ser dos "anjos" no nome? onde est a obra feita e /ou publicada? os estudos? o apoio a vtimas? a formao? Alis, na corrupo onde trabalha os crimes designam-se "sem vtima"!! Aguardamos com curiosidade o DR... E sem currculo para este lugar, com que legitimidade ir presidir a dois magistrados? Que surpresa vo ter... Este governo tiros nos ps at ao ltimo dia, que ainda no chegou... E sem currculo para o lugar qual a razo da nomeao? Ser a tal confiana poltica / lealdade ? Mas confiana poltica num polcia da PJ/corrupo/sindicato

porqu? Estranha-se e entranha-se j dizia o poeta, j percebeu o povo... Oxal o sr anjos tenha melhor pontaria, que at agora "tiro e queda" s mesmo no comentarismo jornaleiro. Este pas (tambm) no para vtimas!
26.Maro.2011

... : Mendes de Bragana Mas o Dr. Carlos Anjos no um especialista em Direito Penal? E at costuma escrever nos jornais e falar nas TVs. Sendo assim, qual o problema em ser presidente da Comisso de Proteco s Vtimas de Crimes?
26.Maro.2011

... : BLOCO NUNCA......... Andam por a mais "Carlos Anjos"!!!!


26.Maro.2011

... : Vtima compulsiva "Direito processual penal d pouco valor vtima" o que em portugus claro quer dizer: "com a nova lei/comisso governo no ainda menos valor vtima" afinal que sobressaltos ter provocado o juiz desembargador que presidia, para ser dispensado, a lei mudada, a comisso mudada, o juiz descido para n2 e o poltico subido para n1, engenharias ocultas deste jardim...
27.Maro.2011

... : Alcides O agente da PJ Carlos Anjos sucedeu ao Juiz Desembargador, Dr. Caetano Duarte. Ao que isto chegou...
28.Maro.2011

... : Detective-Adjunto No sei porque questionam a falta de curriculo, quando foi pedida a equivalencia, no ambito do novo regime de Oportunidades, o tempo de sindicato sempre a dizer SIM SENHOR MINISTRO, SIM SENHOR DIRECTOR, SIM SENHOR MARINHO PINTO, SIM SENHOR SEC DE ESTADO, para alm de Ingls tecnico com exame no dia de Pascoa, deu o equivalente a Mestre dos Mestres. Quando exibiu os documentos, o amigo da Moderna, sem ver disse logo: P isso Doutoramento. Uns meses depois foi pedida a opinio a outro amigo da Independente e este disse logo: Carlinhos, tudo com esse curriculo podes ser CHEFE de qualquer Procurador da Republica ou Desembargador. No podem dizer que estas novas Oportunidades no do bom resultado para alguns.
29.Maro.2011

Criminalidade diminuiu 0,6 % em 2010 mas criminalidade violenta aumenta

A criminalidade em 2010 diminuiu 0,6% em relao ao ano anterior, num total de menos 2.458 crimes participados aos rgos de polcia criminal, segundo o Relatrio Anual de Segurana Interna 2010 divulgado pelo Ministro da Administrao Interna. Tudo isto num ano que registou uma aumento do crime violento e grave de 1,2%, principalmente do tipo de criminalidade que mais afecta o sentimento de insegurana, como o assalto a residncias, o roubo por estico na via pblica ou o roubo em transportes pblicos. Homicdio e assaltos a bombas de gasolina esto entre outros crimes que diminuram em 2010 em relao a 2009, indica o relatrio. De acordo com o RASI 2010, relativamente delinquncia juvenil, o nmero de participaes passou de 3.479 para 3.880 entre 2009 e 2010, confirmando assim uma tendncia de aumento que j se verificava pelo menos desde 2008 (3.161 ocorrncias). Por oposio, o nmero de participaes da GNR e PSP relativas criminalidade grupal desceu de 9.437 para 8.535, em igual perodo, sendo que em 2008 tinha havido 9.522 ocorrncias. Nos dois casos, a generalidade das ocorrncias foi registada em reas urbanas, particularmente nas zonas metropolitanas. A criminalidade grupal diz respeito a um facto criminoso praticado por trs ou mais suspeitos, enquanto a delinquncia juvenil refere-se a crimes praticados por um ou mais indivduos com idades entre os 12 e os 16 anos. Consulte aqui: Relatrio Anual de Segurana Interna 2010 Fonte: www.dn.pt

Estatsticas APAV 2010 | por distrito/regio e por GAV

DEPOIS DE APRESENTAR AS ESTATSTICAS APAV 2010 | TOTAIS NACIONAIS, QUE DERAM CONTA DO TRABALHO DESENVOLVIDO
PELA DE

APAV DA POPULAO ATENDIDA E APOIADA NA SUA REDE NACIONAL DE 15 GABINETES DE APOIO VTIMA; DAS 2 CASAS
PARA

ABRIGO

MULHERES
OU

CRIANAS VTIMAS
E DA

DE

VIOLNCIA;

DA

UNIDADE

DE

APOIO
A

VTIMA IMIGRANTE

E DE

DISCRIMINAO RACIAL
AUTNOMA E POR

TNICA
DE

LINHA

DE

APOIO

VTIMA (707 2000 77),

APAV

DISPONIBILIZA AGORA OS

DADOS ESTATSTICOS APRESENTADOS NOS SEUS TOTAIS NACIONAIS RELATIVAMENTE AO ANO DE

2010 POR DISTRITO / REGIO


SO AINDA APRESENTADAS OS

APAV. ALM DESTAS, DADOS ESTATSTICOS TEMTICOS SOBRE PESSOAS IDOSAS VTIMAS DE CRIME E DE VIOLNCIA.
DA REDE NACIONAL DA

GABINETE

APOIO

VTIMA

A APAV PROSSEGUE ASSIM A SUA MISSO SOCIAL CONTRIBUINDO COM AS ESTATSTICAS APAV PARA O APERFEIOAMENTO DAS
POLTICAS PBLICAS, SOCIAIS E PRIVADAS CENTRADAS NO ESTATUTO DA VTIMA.

LINK: ESTATSTICAS APAV

Potrebbero piacerti anche