Sei sulla pagina 1di 20

Projeto Re(vi)vendo xodos1 - Roteiro Misso Cruls2 Centenrio de Guimares Rosa 2008

Lus Guilherme Moreira Baptista


Secretaria da Educao do Distrito Federal/SEDF Licenciatura em Historia, Centro de Estudos Unificados de Braslia/UNICEUB Participou das publicaes nos anais da Regional de Ensino com fotografias do Projeto Caminhadas / SEDF Apresentou vrias palestras por ocasio do Projeto Re(vi)vendo xodos Produtor, diretor e ator.

O serto est em toda parte


Em 1971, meus pais decidiram sair de Recife para morar numa nova cidade, na nova capital do Brasil, Braslia. Fizemos a viagem de carro; levamos uns dois dias para chegar nesta cidade, smbolo de uma modernidade to questionada (nova forma de viver em novos moldes de moradia e trabalho com pessoas com conceitos de urbanidade e arquitetura arcaica). Agora estamos em 2008. O espao encontrado h anos atrs j no existe, mas a cidade, mais do que antes est em sua forma plena e absoluta de capital de um pas. O tempo j outro e os corpos habitados neste lugar que era novo e ainda permanece novo no questiona como aconteceu este processo de uma nova cidade. A construo de uma nova cidade, de uma nova capital se deu por interesses em buscar e ter uma cidade ideal, mas o
1

O Projeto Re(vi)vendo xodos tem como propsito a formao intelectual de professores, alunos do Centro de Ensino Mdio Setor Leste/SEDF e comunidade em geral a partir da teoria e prtica de identidade, patrimnio e meio ambiente. O projeto junto com Roteiro Misso Cruls, vem trabalhando nos ltimos anos em aes pedaggicas, eco-educativas e scio-culturais, sustentadas por pesquisas nas reas de Identidade, Patrimnio e Memria. Alguns dos principais parceiros do projeto da caminhada so as prefeituras de Una, Buritis, Cabeceiras de Gois, Chapada Gacha, Arinos, Urucuia, Riachinho, outros distritos e diversos rgos como o Clube dos Pioneiros de Braslia, o IPHAN Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional e o IBAMA/Instituto Chico Mendes. E a obra de Guimares Rosa ser sempre o eixo central que subsidiar as pesquisas e trabalhos desenvolvidos.
2

O Roteiro Misso Cruls objetiva-se a partir do estmulo, articulao, integrao e desenvolvimento das diversas modalidades do turismo por meio de caminhadas, alm de reviver o esprito de aventura da Misso liderada por Luiz Cruls, como tambm sedimentar as bases histricas do processo de mudana da capital para o centro do pas.

que percebemos atualmente uma cidade real. E como toda cidade real temos stios construdos para humanos reais habitarem. um espao j vivido em pouco tempo. Em 2000, fui convidada a participar de um projeto bastante interessante que permeava questes particulares sobre a identidade, memria e patrimnio que esta nova cidade estava provocando nas pessoas em to pouco tempo de construo. Assunto interessante (de extrema relevncia), j que a desvalorizao da cultura parece completar-se no ensaio sobre a extino da aura: no mundo ps-aurtico, dominado pela cultura de massa, no h mais lugar para a cultura ritualizada, da classe alta, tal como ela nos transmitida pela tradio, nem, consequentemente, para a prpria tradio (ROUANET, 113). Na poca, me interessei bastante pelo projeto, mas infelizmente no pude participar por questes pessoais e particulares, mas em 2008, data em que se comemorou o centenrio de nascimento de Guimares Rosa, fui novamente solicitada a participar com uma oficina/palestra no projeto Re(vi)vendo xodos em parceria com o Roteiro Misso Cruls. A pesquisa, em suas diversas formas, contribuiu para uma sensibilizao e um aprimoramento privilegiado aos participaram do evento. Quem participou? O projeto membros que tem como proposta

criar condies de pesquisa para o dilogo entre o local e o global, entre um homem e a humanidade, entre valores e sentidos individuais e coletivos. Desta forma, ofereo uma anlise scio-histrica cultural a respeito deste tema trabalhado pelos professores do Centro de Ensino Mdio Setor Leste da Secretaria de Educao do Distrito Federal. Mas para lograr este objetivo se faz necessrio um estudo superficial (pois o tema central o patrimnio, a memria e a identidade) dos eventos que esto conectados com o objetivo principal: Misso Cruls, Guimares Rosa e sua obra literria, Grande Serto Veredas.

O Lugar

No foi de repente a idia de construir uma nova capital para o Brasil, Braslia. Desde o sculo XVIII que polticos do Imprio j vislumbravam a concretizo da transferncia da capital, Rio de Janeiro, para o interior do pas.3 De acordo com pesquisa de Antnio Menezes Jnior, Marta Sinoti e Regina Fernandes Saraiva, publicada em Olhares Sobre o Lago Parano, em 1750, quando o Brasil era ainda colnia de Portugal, o cartgrafo genovs Francisco Tossi Colombina elaborou a Carta de Gois e sugeria a mudana da capital do pas para essa regio. H tambm registros atribudos a Marqus de Pombal, afirmando que o estadista portugus j sonhava com a mudana da sede de governo para o vale do Amazonas, transformando o Rio de Janeiro, sede do governo naquela poca, em capital provisria. Os inconfidentes tambm demonstravam esse desejo. Em 1789 eles fizeram constar em seu programa a transferncia da Capital Federal para So Joo Del Rei para eles, o local que apresentava as melhores condies para abrigar o centro do governo, por causa de sua privilegiada localizao geogrfica e pela fartura de mantimentos. No comeo do sculo XIX, o jornalista Hiplito Jos Costa, atravs do Correio Braziliense, instigou uma forte campanha em defesa da transferncia da capital. O jornalista indicava um ponto ideal, na zona dos mananciais dos rios Araguaia, Tocantins, So Francisco e Paran ou seja, justamente sobre o Planalto Central brasileiro. Jos Bonifcio, registrado na histria como o patriarca da independncia, tambm foi um fervoroso partidrio da substituio da capital. Ele vislumbrava a mudana para a cidade de Paracatu, no planalto mineiro, e propunha at mesmo o novo nome: Petrpole ou Braslia.
3Projetos para a construo da nova capital no Planalto Central so esboados desde o

perodo colonial, de Andr Azevedo da Fonseca

As qualidades ambientais e as riquezas naturais dessas regies eram sempre citadas como um dos principais argumentos para a transferncia. A outra justificativa era relacionada s questes estratgicas de segurana: um centro poltico localizado no interior seria menos vulnervel a ataques de conquistadores. Com a Proclamao da Repblica, em 1889, essa preocupao foi materializada na Constituio, que estabeleceu Unio a propriedade de uma zona de 14.400 km2 no Planalto Central, que seria oportunamente demarcada para o estabelecimento de uma futura sede de governo. Em 1892, para cumprir a Constituio, Floriano Peixoto nomeou a Comisso Exploradora do Planalto Central do Brasil, cujo objetivo era iniciar de fato a demarcao do Distrito Federal. Foi a primeira iniciativa oficial do governo brasileiro para concretizar a mudana da capital. Essa comitiva ficou conhecida por Misso Cruls. A liderana da expedio coube ao engenheiro belga e estudioso de Geografia e Astronomia Louis Ferdinand Cruls, que chegou ao Brasil em 1874, seduzido pelas informaes que obtivera de estudantes brasileiros na Blgica. No Brasil torna-se diretor do Observatrio Astronmico do Rio de Janeiro. Para cumprir a determinao de Floriano Peixoto, Cruls organizou uma equipe de 21 pesquisadores, entre gelogos, gegrafos, botnicos, naturalistas, engenheiros, mdicos e higienistas, que seguiram a Ferrovia Mogiana, do Rio de Janeiro a Uberaba, e depois rumaram ao Planalto Central, percorrendo um total de 4 mil quilmetros. Mas partir de certo momento, surgiu um grande problema de localizao geogrfica. No havia quaisquer pontos de referncia para prosseguir a viagem rumo ao interior. No entanto, para um astrnomo experiente, no foi difcil se guiar atravs de um mapa detalhado sobre os olhos: as estrelas. Assim, para se orientar na imensido do territrio Brasil Central, Cruls calculava a posio das constelaes e analisava, toda noite, o rumo a ser tomado. E dessa forma chegaram l. A misso Cruls identificou a zona pr-definida pela Constituio, demarcando a rea de 14.400 Km2. A

partir dessa empreitada foi desenhado, pela primeira vez no mapa do Brasil, o quadriltero Cruls, criando oficialmente a expresso Distrito Federal. A comitiva realizou estudos cientficos at ento inditos na regio, mapeando aspectos climticos e topogrficos, alm de estudar a fauna, a flora e os cursos dgua do trajeto, o modo de vida dos habitantes, os aspectos urbanos e arquitetnicos das cidades pelo caminho, alm das doenas mais comuns. Em junho de 1894, aps os resultados obtidos pela comisso, Luiz Cruls foi nomeado presidente da Comisso de Estudos da Nova Capital da Unio. Assim, com a incumbncia de escolher o local definitivo para a edificao do novo centro poltico, realizou uma segunda misso com estudos mais detalhados, centrados no quadriltero. Quando Floriano Peixoto deixou a presidncia, as medidas efetivas da troca da capital foram paralisadas. Os estudos s foram reativados em 1946, quando o presidente Gaspar Dutra nomeou Djalma Poli Coelho como o chefe da Comisso Tcnica de Estudos de Localizao da Nova Capital. Mas ainda assim, sem nenhuma medida prtica. Somente em 1952 o Congresso Nacional aprovou a lei que determinava estudos conclusivos para a edificao da nova capital brasileira no Planalto Central. Novas pesquisas realizados por Donald Belcher abrangeram uma rea de 52.000 km2 incluindo partes de Gois e Minas Gerais. Os estudos foram concludos em 1955. Neste ano, o presidente Caf Filho aprovou a rea, mas foi somente em 1956, no governo de Juscelino Kubitschek, que a construo passou a ser materializada. O presidente definiu inclusive a data prevista de inaugurao 21 de abril de 1960. Depois de uma aventura extraordinria da engenharia e da arquitetura, na data exata estabelecida por JK, a Braslia sonhada por dois sculos, cuja rea fora demarcada h 70 anos, foi finalmente inaugurada e reconhecida como a capital do pas.

O Homem: autor

JOO GUIMARES ROSA (1908-1967) 4 Joo Guimares Rosa nasceu em Cordisburgo, pequena cidade do interior mineiro, prximo a uma regio de fazendas de gado. Seu pai era comerciante na regio. O futuro escritor fez o curso primrio em sua cidade natal e o secundrio em Belo Horizonte, no Colgio Arnaldo, onde revelou notvel aptido para o estudo de lnguas. Ingressou na Faculdade de Medicina, formando-se em 1930. Foi colega de personalidades importantes, entre as quais Juscelino Kubitschek, futuro presidente da Repblica,. Freqentou ali os crculos literrios e publicou alguns contos inexpressivos em revistas do Rio de Janeiro. Em 1930, retornou ao interior mineiro para exercer a profisso em Itaguara, municpio de Itana. nico mdico da regio, viajava muito a cavalo para atender aos pacientes que moravam em locais ermos. Aproveitou esta poca para recolher histrias e anotar, em inmeras cadernetas, o lxico arcaico da regio. Em 1932, voltou a Belo Horizonte para atuar como mdico voluntrio da Fora Pblica durante a Revoluo Constitucionalista. Posteriormente, entrou, por concurso, no quadro da Fora Pblica. Contudo, por sugesto de um amigo, impressionado com seu extraordinrio domnio de lnguas, fez concurso para o Itamarati e foi aprovado. Tornou-se diplomata e serviu em vrios pases, inclusive na Alemanha nazista, onde ficou preso por alguns dias, aps o rompimento de relaes entre o Brasil e o Terceiro Reich.

Apesar da dedicao carreira diplomtica, a paixo pela literatura continuou sendo elemento essencial na vida de Guimares Rosa. Em 1936, venceu um concurso de poemas com a obra Magma, que se recusou a publicar. Em 1937 escreveu os contos de Sagarana, obtendo o segundo lugar em um concurso nacional de contos. Mas s publicou o livro em 1946, bastante modificado e com dois contos a menos. Neste mesmo ano tornou-se chefede-gabinete de Joo Neves da Fontoura (o Tribuno da Revoluo de 30), mescla de diplomata, poltico, intelectual e caudilho, com quem manteve profunda e duradoura amizade. Em 1956, vieram luz duas obras bsicas,
4

Fonte: site do Wikipdia.

as novelas de Corpo de baile e o romance Grande serto: veredas. Em pouco tempo, sua fama correu mundo: obras suas foram traduzidas de imediato para vrias lnguas. Foi aclamado como um dos grandes ficcionistas do sculo XX. O sucesso no fez com que ele esquecesse o serto mineiro: continuamente retornava terra natal, em longas viagens a cavalo, revendo a beleza rstica da regio. Em 1962, lanou um novo volume de contos, Primeiras estrias. Em 1967, Tutamia, com o subttulo de Terceiras estrias. Em novembro de 1967, trs dias aps sua posse na Academia Brasileira de Letras, faleceu no Rio de Janeiro, vtima de enfarto. As pessoas no morrem, ficam encantadas disse ele no discurso de posse na Academia, profetizando o seu prprio futuro.

A Obra
GRANDE SERTO:VEREDAS Antnio Cndido afirmou uma vez que a experincia documentria de Guimares Rosa, a observao da vida sertaneja, a paixo pela coisa e o nome da coisa, a capacidade de entrar na psicologia do rstico tudo se transformou em significado universal graas inveno, que substrai o livro da matriz regional, para faz-lo exprimir os grandes lugares-comuns, sem os quais a arte no sobrevive: dor, jbilo, dio, amor, morte, para cuja rbita nos arrasta a cada instante, mostrando que o pitoresco acessrio, e na verdade, o Serto o Mundo . O projeto de Joo Guimares Rosa em Grande Serto: Veredas o de discorrer sobre elementos universais, alegoricamente contextualizados em um ambiente pretextualmente regional, numa escrita potica marcada por inmeras idiossincrasias. Dessa forma, eleva-se o serto condio de locus hominis: o serto do tamanho do mundo. O serto onde o pensamento da gente se forma mais forte que o poder do lugar, o pathos em que a vida contemplativa e absurda suplanta o automatismo da tcnica moderna e do senso comum (quando acordei, no cri: tudo que bonito absurdo - Deus estvel). Esse pthos a altura

desde a qual o homem transborda de sua individualidade e redescobre-se no mundo. A aridez sertaneja, enfatizada sobretudo na linguagem visceralmente regionalista, contrasta com a dimenso universal da narrativa da personagem de Riobaldo. Homem e mundo, realidade e devaneio, mundano e divino, so aspectos de um mesmo conflito, exaustivamente contemplado pela literatura universal e que na obra de Guimares Rosa figura sob o paradoxismo sertogrande serto. E estou contando no uma vida de sertanejo, seja se for jaguno, mas a matria vertente. Na obra de Guimares Rosa, ao contrrio da maioria de nossos escritores regionalistas, o serto visto e vivido de uma maneira subjetiva, profunda, e no apenas como uma paisagem a ser descrita, ou como uma srie de costumes que parecem pitorescos. Sua viso resulta de um processo de integrao total entre o autor e a temtica. Dessa integrao a linguagem o reflexo principal. Para contar o serto, Guimares Rosa utilizase do idioma do prprio serto, falado por Riobaldo em sua extensa narrativa. Mas como acontece com toda literatura regional que ultrapassa a simples descrio para situar-se no plano da arte, ela adquire dimenses universais pelo vigor e beleza do texto. Nada mais natural - sendo o homem o tema de toda grande literatura, so os elementos bsicos da condio humana que, em ltima anlise, encontramos em Grande Serto - Veredas no que ela tem de mais fundamental - o amor, a morte, o sofrimento, o dio, a alegria.

O Colquio
H trs questionamentos a serem feitos com conta do

desenvolvimento e do processo-educativo lanado pelo projeto Re(vi)vendo xodos: qual a relevncia da cultura na escola; a escola pode ser um lugar de identidade e de pertencimento cultural e se a escola realmente pode tornar-se transmissora crtica dos saberes historicamente construdos pela sociedade atual.

O homem perdeu a capacidade de rememorar, tpica da experiencia e


vegeta na mera vivncia. Autmato desmemoriado, que esgota suas energias na intercepo dos choques da vida cotidiana, o homem sem aura perdeu sua prpria histria. Pois pela aura que ele se relacionava com a tradio, e era a aura que asseguraba a alienao necesria da cultura com relao vida, sem a qual sua negatividade desaparece, tragada pelo existente. Quem no pode sembrar o passado, no pode sonhar o futuro e, portanto no pode criticar o presente.(ROUANET, p.113, ano?)

Como trabalhar com a memria numa sociedade globalizada onde se prioriza a tecnologia e se valoriza a imediatez dos fatos e dos saberes superficiais? No acredito que a cultura de um povo possa ser destruda. Alm do mais, nenhuma cultura destruda, o que pode suceder uma cultura fundir em outra cultura, ou uma cultura ser substituda por outra, resultando em uma terceira. Somando ou diminuindo informaes, a sociedade sempre se beneficiar com novos conhecimentos que aparecem quando informaes novas so apresentadas.
O passado salvo quando reconhecido, ao cruzar-se com um presente que lhe sincrnico. Mas a percepo instantnea desse cruzamento vedada a quem perdeu o rgo da memria histrica, atrofiada pelo eterno presenteem que vivem tanto o sistema represivo como a contracultura, que s aparentemente o combate. (ROUANET, idem)

Lano mo do conceito do mundo vivido, do espao praticado. Para conseguir que uma sociedade se encontre de fato com a sua identidade e memria se faz necessrio que esta mesma sociedade sinta e faa acontecer. O mundo vivido o lugar das interaes espontneas, em que os
locutores se encontram para conducir o processo de argumentao, para formular suas respectivas pretenses de validade, para critic-las, para cegar a um consenso. () ao lado do mundo vivido, que serve de pano de fundo para o proceso comunicativo e cuja reproduo simblica s pode dar-se pelo processo comunicativo, Habermas imagina um segundo estrato, o sistmico, (ROUANET, p.161, ano?)

Mike Featherstone aponta para a relevncia de percebermos uma avaliao mais positiva do Ocidente em relao alteridade e s diferenas

ocasionadas pela mudana no equilbrio do poder entre naes que, paulatinamente, se vem juntas em uma configurao global, em que se torna cada vez mais difcil optar por sair. Acarretando assim a noo de que o mundo um s lugar; Guimares Rosa agrega a este conceito o seu prprio. O princpio bsico da resistncia cultural habita na manuteno das identidades locais, frente dinmica dos cmbios (mudanas?) culturais, que muitas vezes se fazem em ambientes conflitantes, em que a hegemonia de um grupo demanda a outros a adoo de perspectivas e de modelos hbridos e transculturais.
Na esfera cultural, as tradies ficam sujeitas a um processo de reviso constante; na esfera da sociedade, a ordem legtima passa a depender cada vez mais de procedimentos formais para a instaurao e justificao de normas; na esfera da personalidade, a formao das identidades visa um ego cada vez mais autnomo. As interaes comunicativas que se realizam nesse mundo vivido racionalizado dependem, em suma, dos prprios participantes, e no da tradio e da autoridade. (ROUANET, p.163, ano?)

Neste sentido, o projeto Re(vi)vendo xodos: Roteiro Misso Cruls/Centenrio de Guimares Rosa aponta para identificao de valores centrais na identidade histrica nacional, patrimnio e meio-ambiente . Toda identidade uma construo e aqui est sinalizado uma construo de identidades nacionais e urbanas a partir do momento, do lugar, da cultura local, dos objetos e das manifestaes culturais, etc., de cada localidade. Longe de simplesmente traduzir ou reforar uma identidade dada, essencial, o patrimnio e o meio-ambiente devem ser encarados como variveis de uma poltica da memria, como uma tentativa de fixar uma dada representao do passado e/ou um determinado projeto de futuro, e de silenciar outras representaes ou projetos alternativos.5 A inteno do projeto confrontar cenas e construir uma narrativa de cooperao na superao de preconceitos e esteretipos frente ao desafio de realmente construir uma identidade a partir de uma memria e de um
5

Artigo Corao-Monumentode Suyan de Mattos, ps-doutoramento pela Universidade de Buenos Aires, 2003.

pertecimento que corrobora a noo de patrimnio por meio de uma caminhada. A proposta desta Caminhada6, j que o projeto pontualiza e importantiza (?) esse ato do humano num espao determinado e delimitado, caminhar por vrias cidades significativas, em especial, pela importncia da sua histria, memria e manifestaes culturais, nos permitindo, ento, a apresentao de uma nova interpretao sobre a identidade e patrimnio na contemporaneidade.
O lugar necessariamente histrico a partir do momento em que, conjugando identidade e relao, ele se define por uma estabilidade mnima. Por isso que aqueles que nele vivem podem a reconhecer marcos que no tm que ser objetos de conhecimento. O lugar antropolgico, para eles, histrico na exata proporo em que escapa histria como cincia. Esse lugar que antepassados construram, que os mortos recentes povoam de signos que preciso saber conjurar ou interpretar, cujos poderes tutelares um calendrio ritual preciso desperta e reativa a intervalos regulares, est no extremo oposto dos lugares de memria, sobe os quais Pierre Nora escreve to justamente que neles apreendemos essencialmente nossa diferena, a imagem do que no somos mais. O habitante do lugar antropolgico no faz histria, vive na histria.7 Valeria a pena comentar a citao feita acima.

Como podemos solidificar um discurso prtico e terico a respeito da identidade e do patrimnio dentre e fora da sala de aula?
Se as sociedades para instituir o poder poltico ou a religio, tm necessidade de objetos, ele no deve simplesmente servir para marcar, para sinalizar, para imitar e para limitar. (...) o objeto matria, o objeto coisa, se trata de duas maneiras: no plano simblico, como signo de reconhecimento (se constri relaes entre objetos ou entre seres e objetos, assim como ocorre na lngua com os sons); no plano do fetichismo, o objeto se trata como presena real de um ser atual irredutvel a sua manifestao.8

Com o projeto Re(vi)vendo xodos: Roteiro Misso Cruls/Centenrio de Guimares Rosa se pretende questionar a noo de representao do caminhar pelas seguintes cidades: Arinos, Morrinhos, Urucuia, Riachinho, Sagarana, Buritis, Cabeceiras de Gois, Buritis, Una, So Sebastio.
6
7

Daremos o nome de Caminhada ao Projeto Re(vi)vendo xodos. Marc Aug. No-lugares; introduo a uma antropologia da supermodernidade, Papirus, Campinas, 1994, pgina 53. 8 . Aug, op.cit., pgina 34.

Em primeiro lugar, se verdade que existe uma ordem espacial que organiza um conjunto de posibilidades (por ejemplo, por um muro que impede prosseguir), o caminhante atualiza algunas delas. Desde modo, ele tanto as faz ser como aparecer. Mas tambm as desloca e inventa outras, pois as idas e vindas, as variaes ou as improvisaes da caminhada previlegiam, mudam ou deixam de lado elementos espaciais. (CERTEAU, p.178, ano?) () A caminhada afirma, lana suspeita, arrisca, transgride, respeita, etc., as trajetrias que fala. Todas as modalidades entram a em jogo, mudando a cada passo, e repartidas em propores, em sucesses, e com intensidades que variam conforme os momentos, e com intensidades que variam conforme os momentos, os percursos, os caminhantes. Indefinida diversidade dessas operaes enunciadoras. Ano seria por tanto posible reduzi-las ao seu traado grfico. (CERTEAU, p.179, ano?)

Podemos afirmar que a sociedade contempornea tm dificuldade de compreender o seu papel em relao totalidade da histria. Isso pode provocar nos indviduos dvidas e incertezas, construindo um cenrio de desterritorializao desse mesmo indivduo. A sociedade tende, ento, a se tornar um objeto gerado pela multidiversidade do mundo. Sem condies e liberdade de escolhas, o indivduo, na sociedade contempornea, passa a ser consumido pela modernidade, por uma cultura de tecnologia intercontinental, de instantaneidade dos acontecimentos, de individualizao progressiva, de padronizao das aes, de rupturas dinmicas. Um quadro desconcertante que provoca o alheamento do homem da sua vida individual e da sua vida coletiva.
A ps-modernidade se manifestaria, inicialmente, no plano do mundo vivido, atravs de um novo cotidiano, qualitativamente diferente do que caracterizava a modernidade. um cotidiano em que a mquina foi substituda pela informao, a fbrica pelo shopping center, o contato de pessoa a pessoa pela relao com um vdeo. A esttica impregna os objetos, para que eles se tornem mais atraentes. O apelo da publicidade estetizada envolve a personalizao e a erotizao do mundo das mercadorias: o homem seduzido pelo objeto para se integrar no circuito do capitalismo como obra de arte. O mundo social se desmaterializa, passa ser signo, simulacro, hiper-realidade. O universo luckasiano das relaes sociais deificadas muda de natureza: hoje as coisas se repersonalizam, tornam-se cordiais, integram-se em nosso dia-a-dia, sob a forma da vitrina e do vdeo, que no nos confrontam como objetividades hostis, mas em que mergulhamos como a prpria verdade (narcsica) do homem ps-moderno.(ROUANET, p.233, ano?)

Podemos pertencer paralelamente a vrios grupos sociais como tambm podem desempenhar vrios papis sociais. A memria pode ajudar numa tarefa de cidadania resgatando identidades, criando valores culturais e sociais num espao comum de vivncia e convivncia. A memria uma

fabricao social conjunta onde o passado e o presente se articulam para formar identidades que possam reflexionar os aspectos crticos de uma sociedade que se reconhea como tal. O sentimento de pertinncia existe quando uma sociedade acredita numa mesma origem cultural, onde expressam-se valores comuns a todos. O desmanche de sentimentos de pertencimento pode acontecer quando provocado pela excluso social como tambm pelas instituies da cultura oficialmente instituda. Para evitar estes fatos se faz necessrio uma participao efetiva de servios sociais, civis e governamentais, possibilitando uma presena poltica, econmica e cultural destes gupos tratados. O pertencimento cultural conhecido como um sentimento de lugar, de espao conhecido e vivido mutuamente por indivduos que acreditam no seu estar no mundo, no seu mundo.
Os homens aliceram suas prticas sociais em condicionantes histricas que estimulam uma relao de proximidade e de identificao que ocorre quando a ao social e a vivencia (individual e/ou coletiva) so seguradas pelo entendimento da posio dos atores que compartilham o mesmo ambiente e pelo conhecimento da dinmica do espao com suas relaes e condies histricas. (HARVEY, p.?, 1996)

Nessa anlise de Harvey, o sentir-se parte do lugar/espao ocorre quando desaparece o estranhamento do homem em relao s prticas sociais presentes e histria construda. Se o indivduo se reconhece naquela linha histrica atravs de qualquer forma de relao social haver maior facilidade de ocorrer uma identificao do homem com aquele ambiente.
() a identidade de lugar se torna uma questo importante nessa colagem de imagens espacial superpostas que implodem ns, porque cada um ocupa um espao de individuao (um corpo, um quarto, uma casa, uma comunidade plasmadora, uma nao) e porque o modo como nos individuamos molda a identidade. (HARVEY, p.272, 1996)

Para Harvey, o indivduo, nestas demarcaes da sociedade contempornea, reafirma constantemente sua identidade atravs do partilhamento de condicionantes histricos e relacionais para, assim, atingir um nvel de conforto e segurana que possibilite o pertencimento e tambm para contracenar com a coletividade fruto da racionalidade inscrita no desenvolvimento que coopera para a expanso das massas atravs do

avultamento das relaes de produo e das mudanas nas representaes coletivas. Continua afirmando que o pertencimento cultural assegura ao indviduo a participao nos sistemas simblicos que ele utiliza, ento, para explicar e predizer os comportamentos. Um aspecto importante a destacar diz respeito ao papel da escola na promoo e no incentivo das atividades de cultura e lazer. A sociedade fornece nossos valores, nossa lgica e o acervo de informao que constitui nosso conhecimento. A sociedade pr-define para ns o mecanismo simblico fundamental com o qual aprendemos o mundo, ordenamos nossa experincia e interpretamos nossa prpria existncia. A mobilidade, o transporte e/ou transplantao dos alunos de um lugar a outro capacita a este projeto como um elemento que interfere no trnsito urbano. A Caminhada constitui uma arquitetura nmade pela sua localizao temporria e estimula a curiosidade das populaes urbanas contemporneas. A pesquisa, em suas diversas formas contribui indubitavelmente para uma sensibilizao e um aprimoramento privilegiado dos nossos pesquisadores, alunos e participantes do projeto. Este trabalho no obteve o xito apenas por meio dos mtodos convencionais, mas sim pela importncia da vivncia, do experimento, do uso de suportes alternativos, das sensaes transmitidas e recebidas que teve lugar no decorrer de 2008; em particular durante a caminhada de quinze dias do ms de outubro, provocando uma busca de olhares diferenciados de leitura do mundo e da procura do saber nas diversas manifestaes previstas na mostra de resultados. Tanto os trabalhos pedaggicos desenvolvidos pelo projeto dentro de escolas e bem como a Caminhada e a mostra de resultados artsticos e acadmicos, so excelentes recursos para que o pesquisador/aluno consiga ligar os conceitos tericos realidade social. Esses recursos trazem ao conhecimento do pesquisador/aluno uma srie de elementos novos. Novos no no sentido de no serem familiares ou cotidianos, porm, novos por serem elementos at ento no considerados ou desvalorizados, mas que passam a adquirir um significado.

Por meio do contato fsico, emocional e intelectual com outro ambiente e com outra realidade social, seja por meio da caminhada, oficinas, ou pelo desenvolvimento de diversos suportes artsticos e acadmicos previstos na mostra, o pesquisador/aluno passa a observar fatos e comportamentos scioculturais e relacion-los com outras fontes de informao. Isso possibilita a gerao de uma conscientizao scio-poltica, propiciando uma dinmica motivadora, marcando uma situao enormemente favorvel ampliao dos horizontes e a viabilizao de uma reflexo profunda sobre o sentido das coisas. Esse pensamento conecta-se diretamente com a proposta de Guimares Rosa onde o serto no se limita ao espao geogrfico, mas simboliza o prprio universo. Como afirma Riobaldo, personagem de Grande Serto Veredas: O senhor tolere, isto o serto. Uns querem que no sejam: que situado serto por os campos-gerais a fora a dentro, eles dizem (...) O serto est em toda a parte. O serto criado por Guimares Rosa uma realidade geogrfica, social, poltica, mas tambm uma realidade psicolgica, artstica e metafsica. Nesse espao (serto-mundo), o sertanejo no apenas um homem de uma regio e uma poca especficas, mas um homem universal defrontando-se com problemas eternos: o bem e o mal; o amor, a violncia; a existncia ou no de Deus e do Diabo, consolidando-se, ento, a classificao do regionalismo como universalista. O motivo para unir o projeto Re(vi)vendo com Guimares Rosa9 simples: o seu centenrio e a sua importncia na literatura nacional. Como tambm apropriar-se de um modo vivendis do autor que provoca um ensinoaprendizagem prximo e similar ao projeto apresentado.
O restabelecimento da intimidade entre homem e natureza um dos plos da reflexo, por seu turno, de Guimares Rosa, em seu serto. (...) Rosa o v como territrio e mapa da alma do ser humano. Por que? Porque na narrao do ex-jaguno Riobaldo a um viajante que vem do mundo urbano o serto invocado como memria. Portanto o serto se transfigura em estilo, em fala nica e especial, que medeia o mundo velho do costume jaguno, evocado na fala do protagonista-narrador, e o mundo letrado do interlocutor-leitor, materializado no romance.10

Foi em Cordisburgo, a cidade do corao, que nasceu Joo Guimares Rosa, a 27 de junho de 1908. O municpio fica a 120 quilmetros da capital mineira. 10 AGUIAR, Flvio. Veredas comuns, in Revista Bravo, junho/2001.

(Aqui falta um gancho com o pargrafo anterior) Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1963, s tomaria posse em 1967, morrendo trs dias depois. No seu discurso de posse, em algumas passagens, o escritor parece antecipar o fato. Os ltimos pargrafos de seu discurso tm como assunto a morte. A gente morre para provar que viveu. (...) As pessoas no morrem, ficam encantadas.
O romance de Rosa nos conduz a muitas outras viagens: os segredos dos destinos que so cifrados na linguagem; os encontros entre as culturas do Oriente e do Ocidente; o misticismo hermtico renovador do gnero; o problema do Mal e do pacto com o Diabo, personificado no tigre assassino Hermgenes, mas tambm presente na alma de Riobaldo; a guerra, o amor, e a vingana. No deixa de ser tambm uma reflexo sobre a violncia da nossa histria, na moldura de devastao que foi a Segunda Guerra. Mas o pequeno detalhe desse empenho com o desejo e natureza nos ajuda a v-lo, tambm, como ancorado em nossa tradio brasileira. 11

Flvio Aguiar questiona: o que faz o serto em nossa cultura? Opera maravilhas. (...) O serto, alm de um espao determinado, tornou-se um outro tempo, uma cicatriz arcaica no presente, mas um dos lugares de onde emana a conscincia de nossa identidade e de seus problemas. 12 O projeto traz a proposta de criar condies de pesquisa para esse dilogo entre o local e o mundial, entre um homem e a humanidade, entre valores e sentidos individuais e coletivos. A pertinncia deste projeto se consolida com o estudo de pesquisas e vivncias da histria do Parque Grande Serto Veredas13 e das cidades do Vale do Urucuia e Entorno, sua gente, suas condies etno-geogrficas, formas de relacionamento e cotidiano, desde sua formao at hoje em dia; as possveis relaes com o universo literrio de Guimares Rosa, buscando estabelecer parmetros e analisar as influncias decorrentes da insero desse microcosmo num mundo globalizado e potencialmente transformador.

11 12

Ibidem. Ibidem.

13 O Parque Nacional Grande Serto Veredas foi criado pelo decreto-lei 97.658 de 12 de

abril de 1989, sendo ampliado em 2004, contando agora com 231 mil hectares. Essa expanso garante a proteo de um territrio que estava ameaado pelo avano da agricultura, pelos desmatamentos criminosos, pela construo de estradas e pela proliferao de carvoarias clandestinas. A vegetao do Parque Nacional Grande Serto Veredas tpica do cerrado, sendo composta de rvores de pequeno porte e pelas matas de galeria ao longo dos rios Preto e Cariranha.

Para lograr este feito se faz necessrio o mapeamento das tradies culturais e histricas das comunidades da regio (de cidades histricas at loteamento recentes), atravs de observao das manifestaes sociais e artsticas e a identificao dos bens reconhecidos como patrimnio cultural dos diferentes grupos sociais que habitam esta regio e a anlise desse material sob a tica do universo cultural brasileiro. A inteno fundamental fazer refletir sobre a memria histrica. necessrio aclarar que a memria social depende de mltiplos fatores: o nvel de efetividade na representao de diferentes fatos histricos, nas disputas polticas sobre aquilo que se pretende lembrar ou esquecer, as ideologias, que intervm na luta simblica da configurao de um presente, e um passado construdo por diferentes atores polticos. Perguntamo-nos em que estado se encontra nossa memria. No Brasil, desde dcadas, se exerce a violncia simblica a favor do esquecimento do cotidiano, um pas onde, aos poucos e graas ao esforo de distintos setores, se luta contra a amnsia social. 14
Contudo, nenhuma poca se viu, como a nossa, viver seu presente como j possudo de um sentido histrico. E somente isso seria suficiente para dot-la de uma identidade, para libertar a histria contempornea de sua imperfeio. As guerras totais e as transformaes revolucionrias, a rapidez das comunicaes e a penetrao das economias modernas nas sociedades tradicionais, em resumo, tudo o que se costuma entender por mundializao assegurou uma mobilizao geral das massas que, por trs do front dos acontecimentos, outrora representavam os civilizados da histria; ao passo que os movimentos de colonizao, logo depois de descolonizao, integravam historicidade de tipo ocidental sociedades inteiras que, ainda ontem, dormiam o sono dos povos sem histria ou o silncio da opresso colonial. Essa vasta democratizao da histria, que fornece ao presente sua especificidade, possui sua lgica e suas leis: uma delas a nica que aqui desejamos isolar que a atualidade, essa circulao generalizada de percepo histrica, culmina num fenmeno novo: o acontecimento.15

A memria pode estar vinculada com o deslocamento de um ambiente ao outro. Com estas viagens, os alunos devem gerar nostalgia na memria das pessoas que participam com eles. Inicialmente, quando os estudantes chegam a cada cidade, se desconhece o propsito da sua chegada; percebese que algo deve ser comemorado ou se tem uma vaga idia do que pode
14

Artigo Corao-Monumentode Suyan de Mattos, ps-doutoramento pela Universidade de Buenos Aires, 2003.
15

Pierre Nora e Jacques Le Goff. Histria: novos problemas, So Paulo, Francisco Alves editora, 1996, pgina 180.

acontecer (mesmo com a propaganda ou aviso das prefeituras). Mas, neste primeiro momento, o objetivo logrado quando se instala uma pausa, uma interferncia no mundo rural e no seu tempo por questes e fatos trazidos de um mundo urbano, talvez desconhecido por esta sociedade tradicional. Deter-se, observar, registrar as particularidades sero os elementos diferenciadores capazes de criar a pergunta onde antes no existia e desencadear assim mltiplas narrativas. Trata-se dos primeiros passos em direo a uma busca da heterogeneidade de memrias e pensamentos. O transeunte annimo se transforma em um anunciador, ser ele quem dever construir o significado do que v, sente, escuta (aqui ambos: os estudantes e os habitantes, pois h um cmbio de informaes e conhecimentos) e a partir de ento, comeam a participar de uma histria que j no mais linear. A inteno refletir sobre a memria histrica. necessrio aclarar como a memria social depende de uma multiplicidade de fatores: o nvel de afetividade na representao de diferentes fatos histricos, as disputas polticas daquele que pretende lembrar ou esquecer, as ideologias que intervm na luta simblica da configurao de um presente e de um passado construdo por diferentes atores polticos. O professor Hugo Vezzeti16 afirma que a idia de memria se refere, em princpio, a formas de representao, de preservao, de evocao da experincia coletiva. A idia de trabalhos de memria significa ressaltar que a memria uma prtica social. A memria social deve ser considerada como um resultado complexo de aes, instituies, suportes de formao e implantao. Os suportes da memria so: acontecimentos histricos fortes que produzem uma condensao de sentidos, cenas que passam a formar um patrimnio imaginrio mais ou menos compartido; suportes institucionais (intervenes, posies pblicas, leis, processos, pronunciamentos, aniversrios que tendem a retratar e fixar certos temas e certos enfoques da memria) e suportes estabelecidos pela produo escrita, testemunhal e narrativa, um suporte intelectual e esttico.
16

Prof. Hugo Vezzeti, La Memoria. Un mapa por trazar. Fragmentos del articulo publicado en Puentes, agosto de 2000.

A Caminhada um mergulho intelectual, emocional, na realidade que nos circula e na qual est inserido o nosso educando, que na maioria das vezes no a percebe. Trata-se de um instrumento para auto-conhecimento, disciplina e superao de limites; mecanismo privilegiado para a expanso das conscincias crticas tanto do indivduo, como da coletividade. Como um flneur17, cada estudante, professor, participante caminhou por vrios stios, apreciou e foi apreciado por espectadores, ansiosos pelo inusitado. Mas, por que caminhar? Pelo descobrimento/conhecimento (de qu?). A possibilidade de movimentar-se no espao , em princpio, uma condio bsica para conhecer uma cidade, para observar espaos valiosos. O movimento do corpo no espao possibilita novas assimilaes. Aqui se desfruta de duas sensaes: uma pelo deslocamento dos alunos de um lugar para outro, e a segunda pela circulao destas pessoas dentro destes lugares. Na caminhada de 2008, revelou-se que a histria mais uma lembrana superficial de lies tomadas na escola, uma histria de acontecimentos do que uma histria onde privilegia os simbolismos e as representaes mentais, a magia, o donativo, os mitos, o folclore, o parentesco, o homem comum e dirio. A identidade, o patrimnio e o meio-ambiente nacional como lugares de memria, no sinalizam um espao de construo pblica, onde a histria constantemente reformulada e reescrita por todos. Talvez, comear a considerar caminhadas nestes espaos de construo da identidade como novas vozes que buscam somar-se a este discurso oficial, seja um bom ponto de partida para construir uma memria aberta e uma histria onde se reconhea os elementos construtivos de uma identidade cultural e local.

A HISTORIA UMA CIENCIA VIVA, PORTANTO MVEL E COMPLEXA. (Esse ttulo deve ficar a ?)

17

O flneur de Charles Baudelaire, citado por Walter Benjamin em sua obra Dirio de Moscou.

Bibliografia AGUIAR, Flvio. Veredas Comuns em Revista BRAVO, junho de 2001. ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexiones sobre el origen y la difusin del nacionalismo. Argentina : Fondo de Cultura Econmica, 2000. ARGAN, Giulio Carlo. Histria da Arte como Histria da Cidade. So Paulo : Martins Fontes, 1992. AUG, Marc. No-lugares: introduo a uma antropologia da supermodernidade. Campinas : Papirus, 1994. BAUDRILLARD, Jean. A Iluso do Fim ou a Greve dos Acontecimentos, Lisboa : Terramar, 1992. BENJAMIM, Walter. Dirio de Moscou. So Paulo : Companhia das Letras, 1989. ________________ . Rua de Mo nica. So Paulo : Brasiliense, 1995. 1989. CERTEAU, Michel de. A Inveno do Cotidiano. So Paulo : Vozes, 1997. ELIAS, Eduardo de Oliveira. Escritura Urbana. So Paulo : Perspectiva, 1989. FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura. So Paulo : Studio Nobel, 2001. GALVO, Walnice Nogueira. Mnima Mmica: ensaios sobre Guimares Rosa. So Paulo : Companhia das Letras, 2008. HARVEY, David. Condio Ps-moderna. So Paulo : Edies Loyola, 1994. HOBSBAWN, Eric y Terence Ranger. La Invencin de la Tradicin. Barcelona : Crtica, 2002. HOLLANDA, Heloisa Buarque. Arte Latina: cultura, globalizao e identidades cosmopolitas. Rio de janeiro : Aeroplano, 2000. JEUDY, Henry-Pierre. Memrias do Social. Rio de Janeiro : Forense Universitria, 1990. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. Campinas : UNICAMP, 1994. ROUANET, Srgio Paulo. As Razes do Iluminismo. (Lugar : Editora, ano?) SENNETT, Richard. Carne e Pedra. Rio de Janeiro (?) So Paulo : Record, 1994. VEZZETTI, Hugo. Pasado y Presente. Argentina : Siglo Veintiuno, 2002.

Potrebbero piacerti anche