Sei sulla pagina 1di 3

Histria Antiga II Atividade Unidade 5

Tatiane Silva Santos RA: 1056893 Polo So Paulo.

Imperador Constantino legalizou o Cristianismo no Imprio romano

O Cristianismo surgiu na Palestina, regio sob o domnio romano desde 64 a.C. Tem como origem a tradio judaica de crena na vinda de um Messias, o redentor, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda seria uma redeno para todos aqueles que acreditassem nele. Segundo os Evangelhos, Jesus, o Cristo, foi preso pelos romanos, sob a acusao de conspirar contra o Imprio. Torturado, foi condenado morte e crucificado no ano de 33, a mando do procurador romano Pncio Pilatos. Alguns anos aps a morte de Jesus, os cristos comearam a ser perseguidos pelos romanos, pois no aceitavam os deuses pagos. No aceitavam tambm a origem divina do poder do imperador e, por isso, se negavam a prestar-lhe culto. Os cristos se opunham igualmente s instituies imperiais por estarem envolvidas com o paganismo: a justia, a moral, os usos e costumes. Outro motivo para as perseguies aos cristos foi a prtica do culto secreto, realizado nas catacumbas, pois s os iniciados podiam participar do culto cristo, ou seja, as pessoas catequizadas e batizadas. Isso levantava suspeitas, pois a grande maioria dos cristos era formada por pessoas pobres e escravos. O culto cristo tomou, portanto, um carter subversivo e as autoridades romanas comearam a temer uma revolta.

Alm disso, as reunies secretas eram proibidas, a fim de evitar conspiraes contra o governo. Os pagos, por sua vez, no sabendo o que os cristos faziam durante o culto, passaram a acus-los de adorar a cabea de um asno e de assassinar crianas durante cerimnias macabras. Os cristos passaram tambm a ser acusados de todas as calamidades que aconteciam na cidade. As perseguies sofridas pelos cristos, ordenadas por imperadores como Nero, Domiciano, Trajano, Marco Aurlio e Septmio Severo, tiveram um carter mais poltico do que propriamente religioso. As autoridades romanas comearam ento a prender e martirizar os cristos nos circos diante da plebe romana, que tinha aprendido a gostar dos espetculos violentos com feras e gladiadores. Foram criadas diferentes formas de martrio para sacrificar os cristos. Chegaram at mesmo a conceder prmios aos carrascos que inventassem novas formas de tortura. Os cristos resistiam ao sofrimento com serenidade, na certeza de que seriam salvos. At mesmo os martrios mais cruis no arrancavam deles nenhum grito de dor. Esse comportamento atraa cada vez mais as massas pags, curiosas para ver at que ponto os cristos suportavam o martrio com resignao. O sacrifcio dos cristos tornou-se ento um espetculo sdico. Ao mesmo tempo atraa mais e mais adeptos para o cristianismo. No sculo IV, quando a decadncia do Imprio Romano j era evidente, os governantes reconsideraram sua posio contrria ao cristianismo e decidiram apoi-lo. A mensagem consoladora da nova f, que prometia uma vida feliz aps a morte, permitia aos governantes controlar a populao humilde com mais eficincia. Em 313, o imperador Constantino legalizou o cristianismo (Edito de Milo). Em seguida, adotou uma srie de medidas para proteger os cristos, como a proibio do trabalho aos domingos e o assassinato de escravos. E ao fundar Constantinopla, em 330, Constantino consagrou a cidade Virgem Maria, me de Jesus. Com essas medidas, o cristianismo difundiu-se intensamente nas cidades, mas no campo as populaes continuavam presas ao paganismo. Por

fim, em 391, o imperador Teodsio aboliu definitivamente o paganismo. O cristianismo tornou-se ento a religio oficial do Imprio (Edito de Tessalnica).

Os Primeiros Pais da Igreja Clemente: Escritor de Alexandria, 155-220. Incio: Bispo de Antioquia na Sria, I e II sculo. Policarpo: Bispo de Esmirna, 70-155. Justino, o Mrtir: Apologista de Samaria, 100-165. Irineu: Polemista anti-gnstico de Esmirna, 130-200. Tertuliano: Escritor e Apologista de Cartago, 160-230. Orgenes: Escritor e Telogo de Alexandria, 185-254. Cipriano: Polemista anti-novaciano de Cartago, 246-258. Eusbio: Historiador da Igreja, 265-339. Jernimo: Tradutor da Bblia para o Latim, a Vulgata, 325-378. Crisstomo: Expositor e Orador de Antioquia, 347-407. Agostinho: Filsofo e Telogo de Hipona, Norte da frica, 354-430.

Referencias Bibliogrficas
http://educacao.uol.com.br/historia/roma-cristianismo.jhtm http://www.portalimpacto.com.br/docs/2008VestCharcharF1Aula11.pdf http://www.sepoangol.org/biogra-p.htm Todos acessados dia 11/11/10.

Potrebbero piacerti anche