Sei sulla pagina 1di 5

Clculo Infinitesimal: o que isso ?

Natureza do Clculo Infinitesimal Por que o infinitesimal ? Qual a origem do Clculo Infinitesimal ? Como o Clculo Infinitesimal atingiu o status de disciplina cientfica? Quais os principais autores inspirando o professor desta disciplina?

Natureza do Clculo Infinitesimal


Ocorrendo que uma varivel y seja funo de outra varivel x, o CI se prope a estudar essa dependncia em dois momentos. Inicialmente descobre-se uma representao analtica y = f( x ) expresando essa dependncia, a seguir estuda-se as propriedades dessa funo . 1. Problema da identificao: Barrow Desejo descobrir a funo f que expressa a dependncia y = f( x ) entre x e y. A experincia mostra que, normalmente, dificil de conseguirmos fazer isso diretamente. Assim sendo, o CI usa uma abordagem indireta em duas etapas:
o o

etapa diferencial: Descobre-se relao entre a variao infinitesimal dx de x e a variao infinitesimal dy de y etapa integral: obtm-se a expresso analtica de y = f( x ) a partir da relao entre dy e dx.

O sucesso dessa estratgia depende dos seguintes fatos: como dx e dy so verses infinitesimais de x e y, na busca da expresso de dy em termos de dx podemos desprezar infinitsimos de ordem superior o a existncia de uma regra, descoberta por Barrow e chamada de Teorema Fundamental do Clculo Integral, que permite-nos passar de dy/dx para y = y( x ). 2. Problema da elucidao: Fermat As propriedades locais de y = y( x ) podem ser descobertas estudando o que ocorre com y ao x variar infinitesimalmente. Com efeito, por exemplo, Fermat mostrou que nos pontos de mximo ou mnimo de y = y( x ) as variaes dx produzem uma dy=0; consequentemente, esses pontos podem ser determinados atravs da resoluo da equao dy/dx = 0. Equao essa que muito fcil de obtermos.
o

A explorao da interpretao geomtrica da taxa dy/dx permite o estudo de muitas outras propriedades locais de y = y( x ): crescimento, convexidade, etc bem como a obteno de aproximaes locais. E quanto as propriedades globais de y = y( x ), tais como valor mdio de y ao longo de um intervalo de variao de x? Para isso, o CI da preferncia ao uso da chamada integral de y = y( x ), a qual o resultado do acmulo ou soma das parcelas infinitesimais y( x ) dx ao longo de um intervalo de variao de x. Essa noo de acmulo de infinitesimais extremamente frtil, tanto em aplicaes estritamente matemticas ( reas, volumes, valores mdios, etc ) como fsicas ( trabalho, presso, etc).

Por que o infinitesimal?


1. pois usa o formalismo infinitesimal esboado acima e que remonta aos primeiros mestres dessa arte: Kepler, Cavalieri, Fermat, Newton, Leibniz, os Bernoullis, Taylor, Mac Laurin, Euler e tantos outros. 2. preferimo-lo, em oposio ao enfoque mais recente de Cauchy-Weierstrass e que substitui o uso dos infinitsimos por desigualdades tipo epsilon-delta, por ser mais natural e intuitivo, alem de corresponder muito melhor ao modo de pensar dos fsicos e engenheiros.

Qual a origem do Clculo Infinitesimal ?


1. A motivao de tudo Com a divulgao dos escritos matemticos de Archimedes na Europa, em vrias edies impressas c. 1550, retomado com enorme mpeto o estudo dos mtodos infinitesimais. De incio, a preocupao apenas a de continuar a tradio arquimediana aplicando seus mtodos na determinao de reas, volumes e centros de gravidade: Comandino, Maurolico, Luca de Valerio e Stevin (1570-1585) so os primeiros nomes que se destacam. Mas logo o esprito renascentista se faz notar atravs de Galileo c.1620 . Esse, ao contrrio dos j citados, procurou ir alm dos gregos e no mais limitar-se a estudar as grandezas de natureza geomtrica da Astronomia, ptica e Esttica. Ele a primeira grande inteligncia a estudar quantitativamente reas nunca abordadas pelos gregos clssicos: Cinemtica, Dinmica, Elasticidade, etc. O enorme prestgio de Galileo possibilitou que todos vissem que os mtodos infinitesimais eram os instrumentos adequados para o estudo dessas novas disciplinas. Os 50 anos seguintes so dedicados tanto ao aperfeioamento desses mtodos (por discpulos de Galileo e muitos outros matemticos italianos, franceses e ingleses) como na sua aplicao ao desenvolvimento das reas citadas acima e da Mecnica dos Fludos.

Assim, quando j eram passados 100 anos desde Comandino, Maurolico e etc e surgiu Newton, esse j encontrou uma ampla base matemtica e fsica para a composio do primeiro grande monumento celebrando o poder do Clculo Infinitesimal: o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicado em 1687 e com o qual Newton conseguia unificar a Mecnica do Cu e a da Terra. As geraes de matemticos que vieram aps Newton em grande maioria seguiram seus passos, procurando novos resultados tanto nos aspectos tcnicos do Clculo como em suas aplicaes a aspectos tericos da Mecnica. Mas , j no sec 1700, apareceram oportunidades para um uso mais prtico do Clculo na anlise esttica, dinmica e termodinmica das mquinas industriais, das quais a cada dia eram solicitadas maior potncia e velocidade. Tudo passou a ser objeto de clculo e anlise: da forma adequada dos dentes das engrenagens melhoria da eficincia das mquinas a vapor. De l para c o CI no cessou de se desenvolver teoricamente e de ter novas aplicaes, sendo hoje um instrumento matemtico absolutamente imprescindvel para todo cientista e engenheiro. 2. A construo dos alicerces do Clculo Infinitesimal o A lgebra Literal A notao algbrica um excelente veculo para produzirmos e expressarmos os resultados do CI. Com efeito, hoje at difcil imaginarmos a existncia do CI sem a notao algbrica. Contudo, uma das grandes coincidncias da Histria da Matemtica que o surgimento do CI tenha sido contemporneo introduo da notao literal em lgebra. Sempre uma grande surpresa, para quem se inicia no estudo da Histria da Matemtica, saber que a arte da resoluo das equaes (o que hoje chamamos de lgebra Clssica) por dezenas de sculos adotou o mtodo e notao geomtrica para resolver seus problemas. Com efeito, foi s em c. 1600 que Vite introduziu a Logistica Speciosa, ie o clculo literal. Isso no foi feito pequeno, pois alm de ter de romper com o quase sagrado paradigma grego que centrava toda a Matemtica em torno da Geometria Euclidiana:

foi preciso um estudo exaustivo das regras de operao dos novos smbolos, o que foi feito por Vite, Descartes e seus seguidores 1590-1650. foi preciso mostrar que as manipulaes algbricas tinham o mesmo status lgico que os argumentos geomtricos. Ou seja, que podamos representar uma equao literalmente e, atravs de regras apropriadas, transform-la sucessivamente at obter as caractersticas desejadas da incgnita. foi tambm percebido que essa notao permitia fazer teis generalizaes como: 1 + 2 + 3 + ... + n = n (n+1) / 2

12 + 22 + 32 + ... + n2 = n (n+1) (2n+1) / 6

com as quais ficava fcil achar reas pela verso grega do Clculo Integral, ie pelo mtodo da exausto. Fermat Mtodo dos Indivisveis de Cavalieri Os Teoremas Fundamentais do Clculo, de Barrow 3. Mas ento no verdade que Newton e Leibniz inventaram o CI? o certamente no, pois que quando Newton e Leibniz comearam a trabalhar j tinham sido estabelecidos cerca de 1000 resultados de Clculo Infinitesimal. o de modo bastante simplificado, podemos dizer que: Leibniz , em 1684, iniciou essencialmente o Clculo Diferencial. Contudo, ao contrrio do atual CD que baseado na noo de derivada, o CD de Leibniz era baseado na noo de diferencial. Newton foi o primeiro a usar sistemticamente o Teorema Fundamental do Clculo Integral , descoberto por Barrow, e demonstrou sua utilidade na descoberta de grande quantidade de resultados em Matemtica e Fsica. Essas descobertas foram feitas entre 1666 e 1676, mas a maioria s foi publicada aps 1700. Click aqui para ver exemplos e mais detalhes sobre as idias de Leibniz e Newton. 4. O primeiro livro-texto de Clculo Infinitesimal Foi publicado em 1696 pelo Marqus de l'Hopital: Anlise dos Infinitamente Pequenos. muito instrutivo observar os ttulos dos captulos desse livro: Princpios do CI.Tangentes.Extremos.Inflexes.Envoltrias.Custicas.Evolutas. Ciclides. Mtodo de Descartes e Hudde. 5. Mas e antes dos europeus renascentistas?
o o o

O Clculo Infinitesimal com padro cientfico


1. O concurso-desafio da Academia de Cincias de Berlin Durante o sculo dos 1 700, o CI muito desenvolveu-se, principalmente atravs das descobertas de Euler. O prprio Euler escreveu um livro de Clculo Infinitesimal que ainda hoje vale a pena ser lido. Mas esse desenvolvimento muitas vezes apelava para argumentos mais baseados na intuio do que na razo lgica, e no raramente produzia resultados errneos. O padro cientfico desse Clculo ainda era baixo. Procurando impor um padro de trabalho mais rigoroso, a Academia de Berlin

em 1786, em comisso presidida por Lagrange, anunciou um concurso-desafio comunidade matemtica: ganharia um valioso prmio quem fosse capaz de criar um formalismo rigoroso para o Clculo. O ganhador foi um matemtico francs chamado L'Huilier. O formalismo que ele desenvolveu introduzia formalmente a noo e notao de limite e , essencialmente, o que hoje chama-se de Clculo baseado em psilons e deltas. 2. amadurecimento: O formalismo de L'Huilier foi propagandizado e desenvolvido por Cauchy em seus cursos na Escola Politcnica de Paris e , por isso, a quase totalidade das pessoas acha que a ele devido. Outras componentes do Clculo Moderno, como a noo de integral de Riemann e os resultados bsicos sobre sequncias, foram produzidos pelos matemticos alemes do final do sculo passado ( Weiertrass, Dedekind, Bolzano, etc). Como uma espcie de reao a essas idias, que entre outras coisas pretendiam expulsar os infinitsimos de todas as reas do Clculo, Paul Du Bois Raymond desenvolveu, no final do sculo passado, um formalismo perfeitamente rigoroso para os infinitsimos. O autor desta pgina tem, modestamente, como fontes de inspirao e orientao justamente Du Bois Raymond e seu maior divulgador, J. Bertrand, bem como o nosso brasileiro Llio da Gama.

click aqui para voltar ao indice geral

Potrebbero piacerti anche