Sei sulla pagina 1di 15

Amerndia volume 5, nmero 1/2008 IMAGENS DOS DEUSES E DEUSAS ASTECAS Gislene Bernardo Saraiva1 Nbia Agustinha Carvalho

RESUMO Este trabalho discute sobre a diversidade de imagens dos deuses e das deusas da sociedade asteca e da relao desse povo com os deuses nas prticas do cotidiano. Alm de refletir acerca do valor das imagens, enquanto documentos histricos, culturais e artsticos que permeiam o universo asteca, ressaltamos ainda, sobre o poder do deus Quetzalcoatl, no perodo da chegada de Cortez no Mxico, em 1519. Palavras-Chave: Imagens; Deuses astecas; Mxico. INTRODUO Na sociedade Asteca, existia uma multiplicidade de deuses e deusas que revelavam os modos de viver, de sentir e de pensar dos povos pr-colombianos. Neste artigo pretendemos refletir sobre esse mundo asteca do sculo XVI, buscando entender os significados das imagens na construo do conhecimento scio-histrico, cultural e artstico da sociedade asteca. Para isso, dialogamos com algumas fontes, no intuito de entender e refletir sobre a complexidade dos deuses que, mesmo na sua multiplicidade, reside uma unicidade. o que podemos observar nas palavras de Todorov: A religio asteca simultaneamente uno e mltiplo1. Podemos dizer que no plural que o singular se entrecruza na composio das divindades. Revisitamos as leituras das imagens desses deuses e deusas para a concretizaco deste trabalho. Assim, fizemos as nossas releituras a partir do material pesquisado. Enfocamos, ainda, a sociedade de massacres e sacrifcios, destacando Hernn Cortez e o deus Quetzalcoatl, que compem discursos em torno do imaginrio da colonizao da Mesoamrica. Cortez se apropria de signos e lendas indgenas para facilitar a conquista.
1

As autoras cursam terceiro semestre de Licenciatura em Histria na Universidade Federal do Cear.

Desse modo, direcionaremos o nosso olhar para a conquista espanhola, repensando as imagens construdas em torno dos deuses astecas, em especial, Quetzalcoatl. Dentro dessa lgica, a questo que orienta este artigo : que implicaes as imagens dos deuses e das deusas astecas tiveram na realidade do Mxico na poca da conquista espanhola? Nessa perspectiva, traamos o nosso objetivo que analisar o universo das imagens dos deuses e deusas astecas, no intuito de compreender o modo de viver desse povo, na poca da conquista espanhola. MITO DA CRIAO DO MUNDO NA COMPREENSO ASTECA Muitas sociedades buscam na mitologia uma explicao para o surgimento do universo. Assim, criam ou recriam mitos ou deuses, com o intuito de (re)significar a realidade concreta ou imaginada que se diferenciam de uma cultura para outra. Com os astecas no foi diferente: eles tiveram uma diversidade de deuses e deusas que faziam a mediao entre o sagrado e o profano. Nas diversas culturas, o mito exerce um papel fundamental na construo do Mundo. Dentre os vrios mitos da criao, vale lembrar a Serpente do Mundo que mora nas profundezas do oceano. Trata-se de um mito egpcio que, de acordo com Wilkinson2, foi a fonte de toda a criao e que o deus/deusa asteca Tezcatlipoca, utilizando o seu p como isca, atraiu o Monstro da Terra, uma espcie de serpente. O referido autor nos conta que o monstro ficou ferido, depois de ter ingerido o p do deus e no conseguiu mais retornar para o oceano; desse modo, a terra foi feita de seu corpo gigantesco. Os Astecas compreendiam, conforme Marcilly3, ser os deuses companheiros permanentes do homem e no permitia nunca esquecer, sendo suas exigncias maiores do que os benefcios. O mesmo autor reconhece ser penoso apresentar os deuses dos Astecas, no s por serem numerosos, mas porque muitos deles foram emprestados por povos vizinhos, resultando numa complexa descendncia. Para que possamos nos (re)apropriar da mitologia asteca, necessrio conhecer como se deram os quatro fins de mundo, conforme a viso mexicana do universo. Marcilly diz que eles:

Acreditavam firmemente que o mundo fora totalmente pulverizado pelo menos quatro vezes. Eram para eles os quatro sis. Estavam, portanto, na 5 era, que coincide com a nossa. E deveria ter o mesmo destino: um novo fim de mundo. No 1. Sol, a terra foi despedaada (tremor de terra). No 2. Sol, a terra foi agitada fortemente (erupo vulcnica). No 3. Sol, a terra explodiu (diviso do tomo). No 4. Sol, a terra desapareceu sob a gua (dilvio). Convm salientar que cada fim desses quatro perodos indicado com preciso por sua data exata, sobre os monumentos, bem como o calendrio asteca ou a pedra de sis. 4

luz dessa citao, possvel dizer que na cosmologia asteca as quatro verses possibilitam uma idia mais abrangente de se pensar sobre o fim do mundo. O calendrio asteca traz a figura central do sol, de onde a vida se alimenta. Os deuses tm um lugar especial na Pedra do Sol, pois so eles os mediadores entre a ordem terrena e a ordem csmica. Os astecas dispem de um calendrio religioso, composto de treze meses com durao de vinte dias; cada um desses dias possui um carter prprio, propcio ou nefasto, que transmitido aos atos realizados nesse dia e, principalmente, s pessoas que nele nasceram5. O tempo deixa de ser abstrato para os astecas, obtendo concretude por meios dos pressgios. As pessoas buscam a interpretao dos acontecimentos. Por exemplo, quando nascia uma criana, buscava-se a ajuda de um astrlogo, feiticeiro ou adivinho para saber de seu destino. Retornando ao pensamento de Marcilly, no que se refere ao dualismo da religio mexicana, ainda relacionado criao do mundo, ele afirma que:
O elemento masculino e o feminino a so naturalmente opostos. Simplificando, necessrio ver em Quetzalcoatl: a luz, o dia; em Tezcatlipoca: a obscuridade, a noite. O dia no masculino; a noite no feminino. A luz no feminino; a obscuridade no masculino6.

Outra verso sobre a origem do mundo para os astecas, de que a terra era um enorme sapo e que os deuses amantes o deus Quetzalcoatl e a deusa Tezcatlipoca (andrgina) , movidos por um desejo de criao do universo, a partir de seus quatro membros fizeram a natureza: montanhas, guas, vales, plantas. E de sua cabea foram feitos os animais. Esta apenas uma das muitas verses para o mito da criao, conforme a viso dos povos astecas. A seguir, apresentaremos alguns deuses e deusas que compem o panteo asteca. 3

PANTEO: ALGUNS DE SEUS DEUSES E DEUSAS Dentre as vrias divindades do panteo asteca, vale destacar algumas que se referem ao milho, principal alimento dessa sociedade. Segundo Aquino7, a agricultura era a base dessa economia. Outros alimentos cultivados eram: o feijo, a abbora, o tomate, o algodo e o tabaco. Para garantir uma boa safra do milho, era imprescindvel venerar os deuses e as deusas. Assim, importante conhec-los:
Centeotl: Deus do milho. Adorado pelos agricultores, mas tambm pelos joalheiros. Sempre representado com uma espiga de milho na mo. Centeocihuatl: Deusa do milho, particularmente venerada pelos agricultores. Chicomecoatl: Sete Serpente, deusa do milho em vias de amadurecer. irm de Tlococ, tambm chamada Chicolotzin, o que significa Sete espigas de milho. Xilonen: Espiga de milho nova, deusa particularmente favorvel ao desenvolvimento das plantas novas. Os pobres depositam nela muitas esperanas. Centzontotochtin: Ao mesmo tempo Os 400, Os inumerveis, Os Abetos. Deuses de uma atividade excessiva, pois so os companheiros da lua e divindades estelares. A eles se atribui a proteo das colheitas e so adorados pelos cultivadores de maguey, o cacto de que feito o pulque.8

O agradecimento aos deuses por uma boa colheita feito com oferenda por meio de sangue humano e do corao, no intuito de garantir sempre que os deuses no se esqueam de enviar chuva e sol para a agricultura. O milho era mais importante que os metais preciosos que existiam no Mxico. O Milho na sua cor amarela assemelha-se ao ouro, metal saqueado pelos colonizadores, nos seus objetivos de dominar, massacrar e de se apropriar desse metal nobre dos povos dessa regio denominada Mesoamrica. luz da cultura mtica asteca, importante conhecer mais alguns dos deuses e das deusas sanguinrias que compem o panteo do Vale do Mxico.
Tonatiuh: Deus-Sol. Parente de Huitzilopochtli e de Tezcatlipoca. Os Astecas enchiamno do sangue dos humanos, a fim de que pudesse continuar seu curso em volta do mundo conhecido. Metzli: A lua As interpretaes de sua influncia so bastante difceis de discernir. Entretanto certo que os Astecas olhando-a vem em seu centro um coelho. Associam-na, tambm ao nascimento das crianas. Para eles, ela favorecia tambm o crescimento dos vegetais. Podia ser macho ou fmea. Todas as conchas poderiam represent-la, pois se ocultara, muito tempo, em sua obscuridade.

Xoxipilli: Prncipe-flor. Deus da abundncia e das artes, dos cantos de amor, dos divertimentos. Aquele que ajuda a tornar a vida alegre e agradvel. Xochiquetzal: Flor-Pluma, da qual se poder apreciar a Leviandade. Esposa de Tlococ foi raptada por Tezcatlipoca e em seguida, seu comportamento foi dos mais fteis...Ser por isso que ao mesmo tempo a divindade bem-amada das esposas e prostitutas? Huehuettli: Velho deus venervel. Foi provavelmente o primeiro deus adorado no Mxico, pois o deus do jogo. Desde que os Astecas o carregam consigo, ele mudou muito. Tornou-se velho. Representam-no enrugado, agachado no canto de um braseiro, boca aberta, com um s dente. Nos dias de festa, ele encerra a procisso dos deuses, tanto por causa de sua avanada idade, como pela precauo visvel que tomam para no esquec-lo...9.

Podemos observar uma relao de parentesco entre os deuses. O autor citado diz que, para os astecas, vegetais, animais, humanos, tudo que tem vida faz parte de uma famlia e a juno dessas coisas contribui para a harmonia com a natureza. Nesse sentido, possvel dizer que a sociedade Asteca era voltada para o culto do equilbrio da natureza mediante a sua cultura das prticas dos sacrifcios. O panteo, conforme o autor supracitado, era composto por uma multiplicidade de deuses e deusas. Vale ainda destacar: Cihuacoatl: Serpente-Mulher, que representava a deusa da guerra e dos nascimentos; Coatlicue: Saia de serpentes, deusa criadora; Tlazolteotl, Deusa das imundcies; Mictlantecuhtli: Senhor do pas dos mortos e Mictlancihuatl: Senhora do pas dos mortos. Os astecas, povos politestas, consagram aos seus deuses um lugar singular e plural nos diversos modos de representao do cotidiano. Vida e morte tendem a se complementar na circularidade do tempo. E, por acreditar na continuidade da vida atravs da morte, que os astecas praticavam o sacrifcio humano. Para Wilkinson, os astecas pensavam que, sem comer carne humana e sem beber o sangue dos homens, os deuses morreriam, de forma que a ordem universal seria destruda, provocando o fim da sua sociedade. Partindo dessa perspectiva dos sacrifcios, que abordaremos, no plano do imaginrio asteca, as interpretaes dadas por alguns autores, no perodo da invaso espanhola no Vale do Mxico. OS DEUSES NA SOCIEDADE DE SACRIFCIOS E DE MASSACRES

Tzevetan Todorov, em A Conquista da Amrica: a questo do outro, apresenta de forma histrica e reflexiva como se deu o processo de colonizao da Amrica. Este autor discorre, dentre outros aspectos, sobre sociedades de sacrifcios e massacres que os espanhis e os astecas foram os principais atores sociais desses espetculos macabros. Ele faz uma distino entre essas formas de barbrie; o sacrifcio um assassinato religioso e feito em praa pblica. O massacre um assassinato ateu10 e praticado longe, onde a lei no se faz respeitar. Este tipo de crime est estritamente relacionado s guerras coloniais. No entanto, importante ressaltar que, para os astecas, os sacrifcios no eram crimes, mas uma prtica religiosa para agradar os deuses. Os povos astecas ofertavam sangue humano e o corao ao deus criador, no intuito de aliment-lo, pois a sobrevivncia do deus-sol, Huitzlopochtli, amerndios e os prprios astecas dependiam da luz do astro-rei. Para Aquino, a guerra era tambm um meio de obter prisioneiros, destinados aos sacrifcios nos rituais em louvor s divindades: chamadas Guerras Floridas. A guerra de conquista tinha, portanto, um objetivo poltico-econmicoreligioso11. O pesquisador Jacques Soustelle esclarece que
El sacrifcio humano entre los mexicanos no estaba inspirado por la crueldade ni por el odio. Era su respuesta la nica que podan concebir a la inestabilidad de um mundo constantemente amenazado. Para salvar al mundo y a la humanidad se necesitaba sangre: el sacrificado no era um enemigo a que se elimina, sino um mensajero que se envia a los dioses, revestido de uma dignidade casi divina.12

bom lembrar que a prtica dos sacrifcios j era usada na mesoamrica pelos Toltecas de forma que os astecas ou mexicas, como se autodenominavam, apropriaramse dando continuidade a tais prticas. Ao longo da histria, percebemos que o sacrifcio humano era prtica comum em outras civilizaes, dentre elas: gregos, romanos, hindus e hebreus. O frei dominicano Bartolom de Las Casas13 ressalta que a religio crist, nos primrdios, praticava os seus sacrifcios. Esse discurso do frei aponta para que se atenuem as prticas pags dos amerndios, acusados de idlatras, por outros religiosos da conquista. Os freis dominicanos e franciscanos que estiveram durante o perodo da invaso a Tenochtitln, atual cidade do Mxico, na segunda metade do sculo XVI, cometeram um massacre cultural em relao s prticas religiosas indgenas, ao impor a

sua f crist e destruir livros antigos, desenhos que continham as antigas tradies desses povos. J os colonizadores, alm da destruio de grande parte da cultura material desse povo, massacraram violentamente os povos amerndios. Todorov relata o seguinte: Os espanhis cometeram crueldades inauditas, cortando as mos, os braos, as pernas, cortando os seios das mulheres, jogando-as em lagos profundos, golpeando com estoque as crianas, porque no eram to rpidas quanto s mes (...)14. Todorov, filsofo-lingista, questiona a destruio da cidade de TenochtitlnMxico, pois os espanhis, compreendendo bem os astecas e admirando a sua cultura material, destruram tudo. Por qu? Estima-se que cerca de mais de 90% da populao da Amrica foi extinta nesse genocdio praticado pelos espanhis. Segundo Todorov, foi se apropriando do conhecimento das prticas msticas dos astecas e dos povos amerndios que Hernn Cortez, conquistou o Mxico. Os astecas no se apropriaram do universo mental dos espanhis. A sociedade, para esse povo, era mais importante que o individuo. Estavam atrelados ao passado, aos pressgios, aos deuses e deusas, no estavam acostumados ao diferente, ou seja, o que acontecia fora do comum era atribudo aos vaticnios. Na sociedade asteca, os signos, os sinais so muitos valorizados. Montezuma internalizou os sinais dos deuses como algo que estava escrito. Em conformidade com o autor citado, a chegada dos espanhis, em 1519, para os astecas, significou a realizao de uma srie de maus pressgios, o que facilitou a colonizao espanhola. Em conformidade com o pensamento de Todorov, sobre as crenas dos astecas, Soustelle revela que:
Espritus sobre los cuales pesaba toda la carga del destino, tenan que ser extremamente sensibles a los presgios, lo mismo si se manifestaban en hechos sin importancia que como fenmenos extraordinarios. Un ruido inusitado en las montaas, el canto del buho, un cnego que entraba de pronto en una casa. Un coyote que cruzara el camino, anunciaban una desgracia.15

Mais adiante o mesmo autor, explica que, [...] Cuando Moctezuma mir en ese espejo, vi una multitud de gente armada y montada a caballo16. A partir dessa previso anunciada, o rei asteca ficou desnorteado. At mesmo porque essas imagens reais e mentais foram se sobrepondo em torno dos acontecimentos de 1519,

acontecimentos esses que levaram ao massacre fsico e cultural de uma civilizao. Nesta perspectiva de tenso, podemos afirmar que as relaes alteritrias estavam em conflito e se confrontavam, e os massacrados constituram-se numa civilizao que acreditava nas foras divinas dos deuses. O QUE AS IMAGENS DOS DEUSES PODEM NOS DIZER? A partir das descries de deuses, como tambm das vrias interpretaes de imagens construdas por artistas, possvel desvendar as mltiplas relaes entre os humanos do Vale do Mxico, deuses e natureza. Tais imagens, que vo sendo construdas em nosso imaginrio, tendem a ganhar novas ressignificaes, quando delas nos apropriamos. Nessa perspectiva, queremos trazer para a discusso algumas das imagens astecas que so significativas. Nesse esforo de compreenso, traado neste trabalho, iniciaremos este tpico com o Calendrio Asteca, tambm conhecido como Pedra do Sol (1324-1521 d. c.). Segundo Ragghianti e Collobi17, a Pedra do Sol foi encontrada em 1790, durante o processo de reparaes na Catedral da Cidade do Mxico, construda sobre o local do antigo templo de Tenochtitln. A estilizao do calendrio somada riqueza de detalhes compe o todo do objeto. Nessa configurao, a imagem gravada num baixo-relevo vai se apresentando como um documento histrico, antropolgico e artstico na sua dimenso representativa da cultura asteca. A circularidade est intimamente relacionada ao tempo que o elemento significativo e predominante na Pedra do Sol. Vejam como os autores referidos descreveram-na:
Com os seus hierglifos, que correspondem a dias, meses, sis ou ciclos csmicos este calendrio de pedra mostra a histria do mundo, segundo a cosmologia asteca. No centro est o sol (Tonotiuh), cercado pelos smbolos do movimento e os quatro sis ou mundos cosmognicos anteriores aos astecas: Tigre, gua, Vento e Chuva de Fogo. Ao redor do centro h uma faixa com hierglifos dos vinte dias do ms asteca; outras faixas mostram raios de sol, pedras preciosas, smbolos do sangue e das flores, elementos do culto solar e as duas serpentes que indicam o retorno cclico da ordem csmica18.

Outra imagem que faz parte da mitologia asteca o deus Tezcatlipoca denominado Senhor do Espelho Fumegante, cujo espelho tinha poderes de prever o futuro. Como j foi reiterado antes, este deus enfrentou a Serpente do Mundo, mito da 8

criao do universo. Ele assumia muitas identidades, dentre elas, Yoalli Ehecatl e de Tepeyollotli. Nesta ltima forma, em conformidade com Wilkinson19, apresentava-se com as caractersticas de um jaguar, o rei asteca dos animais. Tezcatlipoca20 o deus da escurido, adora amedrontar os outros, inimigo declarado de Quetzalcoal. Para o historiador Eduardo Natalino,
Tezcatlipoca era um dos quatro deuses primeiros, deuses cujas aes resultaram nas criaes dos diversos sis e nas epopias dos povos mesoamericanos. Sua classificao pelos cronistas religiosos espanhis oscilou entre a imagem do mais terrvel e poderoso demnio at a mais prxima de um verdadeiro deus, pois alguns de seus atributos a ubiqidade, a invisibilidade e a oniscincia se aproximariam dos atributos do deus cristo. Veremos que as duas caracterizaes no so confirmadas pelas fontes coloniais nativas, que enfatizaram as participaes cosmognicas desta deidade ao lado de seu companheiro, por vezes amigo e por vezes inimigo, Quetzalcoatl (p. 184).21

O autor diz ainda que, para o Frei franciscano Bernardino de Sahagn um dos principais cronistas espanhis, que escreveu sobre a histria intercultural da Nova Espanha , o conhecimento dos atributos das deidades significava no permitir que fossem introduzidos nas prticas crists. O entendimento dos deuses era, para Sahagn, um instrumento para a realizao de uma profunda e eficiente converso (p.185).22 Nesse sentido, as ambigidades que caracterizam as deidades mesoamericanas tendem a se fortalecer nos imaginrios dos povos e dos artistas pr-colombianos. Os artistas da cultura asteca faziam mscaras do sanguinrio deus Tezcatlipoca, o favorito dos sacerdotes. As mscaras e os peitorais so smbolos usados nos rituais religiosos ou de guerra. Analisamos que a estilizao e a esttica dos objetos astecas seguem a materialidade local e a crena desse povo. dentro desse princpio da diversidade cultural que as representaes dos deuses e deusas ampliam o imaginrio, trazendo algumas implicaes que tanto podem ser de carter positivo, quanto negativo dependendo do olhar de quem analisa. Reler discurso e imagem um exerccio de pesquisa, que implica no lugar de onde se olha, isto , do ndio, do branco, do negro, do mestio, do rico, do pobre, da mulher, dentre outros. Essas leituras ou releituras podem ser histricas, antropolgicas, sociolgicas, artsticas, psicolgicas ou mitolgicas. Muitas dessas reas do conhecimento se entrelaam, no intuito de ampliar o campo de visibilidade do pesquisador.

Mais uma imagem que fez parte do cenrio Mesoamericano, de grande importncia histrica e cultural, , sem dvida, a do deus Quetzalcoatl, a serpente emplumada, responsvel por uma srie de interpretaes tanto dos astecas, quanto dos missionrios e colonizadores. Mas, que deus esse, cuja imagem levou o rei Montezoma a no reagir invaso espanhola? Ou reagiu? Segundo a mitologia, Quetzalcoatl um deus oponente s prticas dos sacrifcios, de modo que no era bem visto por outros deuses, principalmente o terrvel mgico Tezcatlipoca, que fizera com que Quetzalcoatl perdesse a sua castidade com a sua irm Quetzalpetlatl. Depois desse episdio, este deus desapareceu prometendo voltar na data de seu aniversrio, Ce Acatl. O ciclo de 52 anos se completou, coincidindo com a chegada de Cortez. Conforme o calendrio asteca Marcilly diz que,
[...] os cdices que Montezuma conhecia de cor so formais: todos os 52 anos com 1 canio podiam trazer de volta, em toda sua glria e esplendor, Quetzalcoatl, o Magnfico, o Deus branco e barbado, o fabuloso Serpente de penas. Alguns anunciavam mesmo montado num cervo gigante e revestido com negros despojos de Tezcatlipoca, enfim vencido. Um perodo de 52 anos acaba de se escoar, os Astecas entram no ano 1canio, o ano de 1519 de nossa era23.

A preciso da data contribuiu para que o rei asteca Montezuma interiorizasse os maus pressgios, os sinais de que o seu reinado chegaria ao fim. Ao ver na imagem Cortez, semelhana figura do deus alado, no teve dvida, segundo Todorov. Assim, Cortez se apropria de signos indgenas para facilitar a conquista, por isso que se faz passar por Quetzalcoatl. Ele utiliza-se das informaes dadas pelos ndios para depois manipular em causa prpria. Usa estratgias eficientes, como, por exemplo, compreender e falar a linguagem do outro. Assim, elabora a construo do mito de volta do Quetzalcoatl24. Nas palavras de Serge Gruzinski
Inicialmente, os ndios acreditaram reconhecer em Cortez o deus Quetzalcoatl, que regressara do longnguo Oriente cercado de deuses, ou ento viram nos religiosos a encarnao dos monstruosos tzitzimime, as criaturas de seu apocalipse. Evangelizadores e colonizadores, por sua vez, no fizeram por menos e tomaram os deuses indgenas por manifestaes mltiplas de Satans. 25

Nessa fala, podemos perceber uma multiplicidade de interpretaes de ambos os lados. Os mexicas criaram uma imagem desse deus e o confundiram com a imagem do

10

colonizador. Por outro lado, os dolos dos indgenas ganharam novas significaes na imagem do diabo, para os missionrios. Nessa arena de confrontos e de imagens construdas que se do os combates das foras reais e imaginrias, no longo perodo de colonizao da Amrica espanhola. importante lembrar ainda, sobre Quetzalcoatl, as palavras de Len-Portilla, ao dizer que
Projetando primeiro seus velhos mitos, os ndios acreditaram que Quetzalcatl e outros teteo (deuses) haviam voltado. Mas, ao conhec-los mais de perto, ao ver sua reao diante dos objetos de ouro enviados por Motecuhzoma, ao ter notcias da matana em Cholola e ao contempl-los por fim frente a frente em Tenochtitlan, desvaneceu-se a idia de que Quetzalcatl e os deuses tivessem voltado (p.21).26

Ao confundir a imagem de Corts ao deus Quetzalcal, logo os nativos trataram de afastar as dvidas em torno do espanhol, diante das atitudes deste em relao aos presentes do rei asteca e do massacre aos cholultecas. No que se refere ao ouro, os informantes indgenas revelam a Sahagn, conforme o Cdice Florentino: Encheram a cara de risos... levantaram o ouro como se fossem macacos...ansiavam pelo ouro como porcos famintos... (p.63).27 A imagem de Quetzalcoatl carrega uma diversidade de simbolismo. As suas plumas nos instigam a pensar a ligao entre o terreno e o celestial. Podemos tambm interpret-la como um mito da vida e da morte. O seu veneno nos faz fenecer, enquanto que a troca de pele significa a renovao da vida. Este deus era o filho da terra e do sol, deus do esprito da vida e do vento. Segundo Natalino28, esta deidade uma das mais citadas nas narrativas espanholas, quanto nas fontes coloniais indgenas. A imagem a seguir uma das mltiplas representaes do deus Quetzalcoatl.

11

Fonte: Philip Wilkinson29

No que tange s imagens pictogrficas, Serge Gruzinski afirma que


O campo da expresso pictogrfica, qualquer que sejam seus pesos aparentes, espantosamente vasto. Abarca domnios to variados quanto na crnica das guerras, o repertrio dos prodgios e dos acidentes climticos, os deuses, a cartografia, o comrcio, o que as obras divinatrias eram as mais numerosas, livros dos anos e dos tempos, dos dias e das festas, dos sonhos e dos pressgios, do batismo e dos nomes das crianas, dos ritos, das cerimnias e dos pressgios a observar nos casamentos.30

Numa sociedade na qual a oralidade foi predominante, as pictografias eram uma das formas de escrita e de arte que muito contribuiu para os registros das representaes sociais, religiosas, culturais dos povos da Mesoamrica. pertinente destacar ainda que
[...] durante ms de cuatro siglos el cnon occidental rechaz los modos orales, visuales y pictogrficos de Mesoamrica para dar cuenta del pasado. Y al tachar de primitivas o monstruosas las obras plsticas americanas, retardo el reconocimiento de stas como fuentes valiosas del conocimiento histrico.31

Em consonncia com o autor, importante perceber o sentido da arte mexicana e reconhecer o valor que essa forma de comunicao teve para a histria e a memria dessa sociedade. Dessa forma, a Arte (re)apresenta um lugar singular e plural nos modos de expressar, pensar e viver de um povo.

12

CONSIDERAES FINAIS A partir das imagens e dos discursos de alguns tericos, percebemos que o longo processo de colonizao da Amrica espanhola passou por uma subjugao dos valores da cultura do outro. Os amerndios resistiram a essas prticas cristianizadas da cultura dos colonizadores. No entanto, a mestiagem cultural possui outro significado para os mesoamericanos. Esses entrecruzamentos culturais reforaram a aculturao dos ndios, ampliando a diversidade cultural na Amrica, sem perder seus pertencimentos tnicos. Assim, voltamos a reiterar que as imagens de deuses e deusas nos dizem muito de uma sociedade, seja nos seus modos de viver, seja centrado numa religiosidade, ou em outras prticas sociais e culturais de um povo. Os astecas deixaram testemunhos atravs de documentos, como o caso das imagens pictogrficas, escultricas e, principalmente, arquitetnicas. As imagens foram construdas dos dois lados, conquistadores e vencidos, que, num jogo de poder e sobrevivncia, legitimam discursos constituindo imagens de vencedores e de vencidos. Sobre essa questo, Leon-Portilla diz que os ndios inventaram para si uma imagem dos conquistadores32. Da mesma forma, podemos dizer que os conquistadores e religiosos espanhis inventaram para si uma imagem ou imagens dos nativos. As imagens mitolgicas e as imagens histricas presentes nos mltiplos cdices coloniais mesoamericanos narram histrias, marcam o tempo atravs do calendrio e testemunham a histria social e cultural dos indgenas de Tenochitlan-Mxico. O encontro e o confronto de duas culturas, espanhola e indgena, constituem relaes alteritrias, uma massacrando a outra. Esta, por sua vez, juntando os vestgios de sua cultura, de sua religio, no intuito de reconstruir sua histria, legitima a resistncia dos povos indgenas. Assim, a complexidade das imagens dos deuses e das deusas astecas, em particular Tezcatlipoca e Quetzalcoatl, configuram-se numa forma de pensar o mito da criao do mundo, na sociedade asteca a partir das narrativas. Os maus pressgios reforam uma

13

vivncia pautada na religiosidade. Dessa forma, as imagens dos deuses astecas contribuem para a reflexo sobre os modos de compreenso de cada sociedade.
NOTAS

TODOROV, Tzevetan. A conquista da Amrica: a questo do outro. So Paulo; Martins Fontes, 1999, p.127.

WILKINSON, Philip. O livro ilustrado da mitologia: lendas e histrias fabulosas sobre grandes heris e deuses do mundo inteiro. So Paulo: Publifolha, 2000. p. 8. MARCILLY, Jean. A civilizao dos Astecas. Rio de Janeiro: Otto Pierre Editores, 1978. p. 59. Idem, p. 74. TODOROV, Tzevetan. 1999, p.76, MARCILLY, op. cit. p. 64.

4 5 6 7

AQUINO, Rubim Santos Leo de. Histria das sociedades americanas. Rio de Janeiro: Record, 2007. MARCILLY, Jean. op. cit, p.74 MARCILLY, 1978, p.77-77 Ver em TODOROV, op. cit, p.172 AQUINO, op. cit, p.65

8 9

10 11 12

SOUSTELLE, Jacques. La vida cotidiana de los aztecas em vsperas de la conquista. Mxico: FCE, 1970, p.104-105. Ver em TODOROV, Tzvetan. A conquista da Amrica: a questo do outro. Op. Cit. P. 169 SOUSTELLE, Jacques. Op. cit, p.122. Ibidem, p.122.

13 14 15 16 17

COLLOBI, Ragghianti Licia e RAGGHIANTI, Ludovico Carlo. Museu Nacional de Antropologia da Cidade do Mxico: enciclopdia dos museus. So Paulo: Companhia Melhoramentos de So Paulo, Indstria de papel, 1970. Ibidem, p.140.

18 19

WILKINSON, Philip. O livro ilustrado de mitologia: lendas e histria fabulosas do mundo inteiro. So Paulo: Publifolha, 2002. contraditria a figura de Tezcatipoca, para Jean Marcilly uma deusa, amante de Quetzacoatl. Para Wilkinson, um deus, inimigo de Quetzalcoatl. SANTOS, Eduardo Natalino dos. Deuses do Mxico Indgena: estudo comparativo entre narrativas. So Paulo: Pallas Athena, 2002, p. 184. Ibidem, p.185. MARCILLY, 1978, p.305 TODOROV, Tzevetan. op. cit.

20

21

22 23 24

14

25

GRUZINSKI, Serge. A colonizao do imaginrio: sociedades indgenas e ocidentalizao no Mxico espanhol. Sculos XVI-XVIII. So Paulo: companhia das Letras, 2003. p. 272. LEN-PORTILLA, Miguel. A viso dos vencidos. A tragdia narrada pelos astecas. Porto Alegre:L&PM, Editores, 1985, p.21.

26

27

Relato dos informantes de Sahagn presente no Cdice Florentino. In: LEN-PORTILLA, Miguel. OP. Cit, p.63. SANTOS, Eduardo Natalino dos. Op. Cit, p.195. WILKINSON, Philip. Op. cit. Figura de Quetzalcoatl GRUZINSKI, Serge. Idem, 2003, p.30

28 29 30 31

FLORESCANO, Enrique. Espejo Mexicano. Mxico: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2002. p. 24. LEN-PORTILLA, Miguel. Op. cit, p.21.

32

15

Potrebbero piacerti anche