Sei sulla pagina 1di 8

4. Planejamento da Unidade Didtica e Planos de Aula 4.1.

Plano de Unidade Didtica Nome da escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental 12 de Maio Nvel de Ensino: Ensino Fundamental Educao de Jovens e Adultos Professor Titular: Jos Ricardo Ledur Srie: Etapa IV Turma: nica Turno: Noite Femininos: 08

Nmero de Alunos: 18

Masculinos: 10

Contedo a ser trabalhado

Justificativa: - A matemtica componente importante na construo da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza constantemente de conhecimentos cientficos e recursos tecnolgicos, dos quais o cidado deve se apropriar. - O aluno-consumidor, enquanto cidado, necessita, cada vez mais, dispor de uma alfabetizao nem sempre elementar. Essa alfabetizao implica uma alfabetizao matemtica, tecnolgica, cultural e ideolgica que possibilite uma leitura

compreensiva e a interpretao de fatos presentes no cotidiano, alm de uma reflexo lgica e tomada de deciso, levando em conta a relao custo/benefcio alm de um posicionamento crtico frente s emergncias sociais e ambientais. Assim, a aprendizagem matemtica Objetivos do Ensino Fundamental: - Compreender a cidadania como participao social e poltica, assim como o exerccio de direitos e deveres polticos, civis e sociais, adotando no dia a dia

atitudes de solidariedade, cooperao e repdio s injustias, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

- Posicionar-se de maneira crtica, responsvel e construtiva nas diferentes situaes sociais, utilizando o dilogo como forma de mediar conflitos e tomar decises coletivas. - Perceber-se integrante,dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interaes entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente. - saber utilizar diferentes linguagens e fontes de informao para adquirir, comunicar, produzir e construir conhecimentos. - Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolv-los, utilizando o pensamento lgico, a criatividade, a intuio e capacidade de anlise crtica, selecionando procedimentos e verificando sua adequao. Objetivo Geral da Matemtica: - Identificar os conhecimentos matemticos como meios de compreender e transformar o mundo a sua volta, fazendo observaes sistemticas de aspectos quantitativos e qualitativos, interpretando-os e avaliando-os, de modo a ser capaz de resolver situaes-problema, estabelecendo conexes entre temas matemticos de diferentes campos e suas relaes com outras reas curriculares, desenvolvendo a auto-estima e perseverana na busca de solues. Objetivo Geral do Contedo a ser Desenvolvido: - Desenvolver situaes-problema envolvendo o consumo de energia eltrica mediante a observao de regularidades, interpretao de resultados, investigao de fatores que influenciam esse consumo e posicionando-se frente aos problemas, sugerindo alternativas para os mesmos.

Objetivos Especficos

Contedos

Estratgias Metodolgicas e Recursos

- Refletir sobre a importncia da energia eltrica nos dias atuais. - Avaliar os impactos ambientais gerados pela produo de energia eltrica.

A formao da ideia de Leitura de textos Funo como relao de Pesquisa na Sala Digital dependncia grandezas entre Comunicaes orais em duplas e coletivas Elaborao de grficos Criao de folder Resoluo de problemas

- Compreender a noo de potncia eltrica dos aparelhos Contedos relacionados: eletrodomsticos utilizados no cotidiano * Proporcionalidade - Modelar uma equao * Mdias matemtica para determinar o consumo de * Construo de grficos energia de diferentes aparelhos * Porcentagem - Calcular o consumo de energia de aparelhos eletrodomsticos e seu custo mensal mdio. - Comparar custos da energia utilizada nas residncias em meses do ano, estabelecendo relaes de causa/efeito. - Propor medidas economia de energia. de

Recursos: Textos Computadores Papel centimetrado Papel pardo Folhas coloridas Rgua Contas de luz Eletrodomsticos existentes na escola

- Estimar o impacto de medidas de economia de energia no custo mensal. Construir grficos relacionando dados referentes ao tema abordado.

Avaliao: A avaliao abranger aspectos formativos e cognitivos mediante a observao e acompanhamento sistemtico da realizao de todas as atividades. Sero utilizadas fichas para o mapeamento do desenvolvimento de atitudes bem como instrumentos de avaliao como folhas de atividades propostas, apresentao de grficos de barras e de setores circulares e a elaborao de um folder.

Bibliografia: - BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: matemtica. Braslia: MEC/SEF, 1997, 142p. - BRASIL. Secretaria da Educao Bsica. Programa gesto da Aprendizagem escola Gestar II: Matemtica. Braslia: Ministrio da Educao, 2008. Modelagem Matemtica em Energia Eltrica. Disponvel em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/modelagem/energia/index.html. Acesso em 14/05/2011. - Ensine sua famlia a calcular o consumo de energia. Disponvel em http://meioambiente.terra.com.br/interna.php?id=10. Acesso em 15/05/2011. - Como Calcular o Consumo de Energia Eltrica. Disponvel em http://conteaconta.hd1.com.br/. Acesso em 15/05/2011. - Porque Importante Economizar Energia Eltrica? Disponvel em economizeletricidade.blogspot.com/.../porque-e-importante-economizar-energia.html Acesso em 14/05/2011 - RIBEIRO. Flvia Dias. Jogos e Modelagem na Educao Matemtica. So paulo: Saraiva, 2009, 124p.

4.2. Planos de Aula

4.2.1. Plano de Aula do 1 Encontro

Assunto: Produo e Consumo de Energia Eltrica Objetivo Geral: - Despertar no educando a conscincia para o consumo sustentvel da energia eltrica, estabelecendo conexes matemticas e capacitando-o a buscar solues para situaes-problema. Objetivos Especficos; - Resgatar conhecimentos prvios que os alunos tenham a respeito das formas gerao de energia eltrica no Brasil e sobre potncia de aparelhos

eletrodomsticos utilizados na escola e em suas residncias. - Interpretar informaes presentes em textos apresentados sobre a produo de energia eltrica e sobre os impactos do consumo bem como posicionar-se criticamente frente a essas informaes. - Identificar a potncia eltrica em aparelhos eletrodomsticos mediante pesquisa na internet. - Relacionar a potncia de um aparelho com o consumo de energia do mesmo. - Elaborar uma tabela com os eletrodomsticos existentes em suas residncias, relacionando quantidade de cada um, potncia e tempo mdio de uso mensal. - Construir um grfico de barras considerando aparelhos e respectivas potncias. - Pesquisar valores mdios de potncia para eletrodomsticos mais comuns.

Contedo

Estratgias Metodolgicas/Tarefas

- Discusso sobre a produo de energia Produo Eltrica e Consumo de Energia eltrica, destacando aspectos positivos e problemas ambientais decorrentes. Observao e de aparelhos e identificao da sua potncia. - Anlise da relao entre potncia e consumo. - Elaborao de tabela e grfico de barras. - Pesquisa na web sobre potncia mdia de alguns aparelhos.

Recursos: - Aparelhos eletrodomsticos da escola - Papel centimetrado - Canetas hidrocor - Rgua - Computadores AVALIAO: A avaliao abranger aspectos formativos e cognitivos mediante a observao e acompanhamento sistemtico da realizao de todas as atividades buscando-se evidncias de participao ativa nas discusses, posicionamento frente aos problemas apresentados e a realizao adequada das atividades propostas.

Bibliografia: - Como Calcular o Consumo de Energia Eltrica. Disponvel em http://conteaconta.hd1.com.br/. Acesso em 15/05/2011. 4.2.2. Plano de Aula do 2 Encontro Assunto: Produo e Consumo de Energia Eltrica Objetivo Geral:

- Despertar no educando a conscincia para o consumo sustentvel da energia eltrica, estabelecendo conexes matemticas e capacitando-o a buscar solues para situaes-problema. Objetivos Especficos; - Modelar uma equao matemtica que relacione o consumo de energia eltrica de um aparelho em funo do tempo mdio de uso mensal e sua potncia. - Estimar fatores que influenciam o consumo de um determinado aparelho. - Calcular o consumo de eletrodomsticos conhecendo-se o tempo de uso e a potncia. - Realizar uma simulao de custo e consumo de energia eltrica em aparelhos eletrodomsticos. - Calcular a economia apresentada com o uso racional de determinado aparelho.

Contedo Consumo de Energia Eltrica

Estratgias Metodolgicas/Tarefas - Leitura de texto - Elaborao de um modelo matemtico para o clculo do consumo dos aparelhos. - Simulao de gastos com aparelhos eltricos - Exerccios envolvendo clculos em situaes prticas.

Recursos: - Texto xerocado - Papel colorido - Folha de exerccios

- Rgua - Computadores AVALIAO: A avaliao abranger aspectos formativos e cognitivos mediante a observao e acompanhamento sistemtico da realizao de todas as atividades buscando-se evidncias de participao ativa nas discusses, posicionamento frente aos problemas apresentados e a realizao adequada das atividades propostas.

Bibliografia: Modelagem Matemtica em Energia Eltrica. Disponvel em

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/modelagem/energia/index.html. Acesso em 14/05/2011 - http://www.furnas.com.br/

Potrebbero piacerti anche