Sei sulla pagina 1di 4

TRATAMENTO E CONTROLE DE EFLUENTES LQUIDOS H milhares de anos seres humanos eram somente nomades e por essa razo nao

acumulavam os lixos produzidos, com o comeo de forma tribos, o lixo comeou a se acumular causando os primeiros problemas, principalmente com as doenas. Para minimizar as contaminaes os habitantes das tribos levavam os lixos todo para o rio e assim deu-se inicio contaminao das guas (ROCHA, 2004). A primeira rede de distribuio de gua e captao de esgoto de forma eficiente foi construda h aproximadamente 4.000 anos na ndia. Grandes tubos feitos de argila levavam as guas residuais e os detritos para canais cobertos que corriam pelas ruas e desembocavam nos campos, adubando e regando as colheitas. Algumas cidades da antiga Grcia e a maioria das cidades romanas tambm dispunham de sistemas de esgotos. A populao obtinha gua para o abastecimento em fontes pblicas e utilizava latrinas comunitrias para as necessidades fisiolgicas, como a Toalete de Ephesus do sculo 1 d.C. Sob os assentos havia gua corrente para levar os dejetos e para que o usurio lavasse a mo esquerda, utilizada na limpeza corporal (ACQUAVIT, 2011). A primeira Estao de Tratamento de gua (ETA) foi construda em Londres em 1829 e tinha a funo de coar a gua do rio Tmisa em filtros de areia. A idia de tratar o esgoto antes de lan-lo ao meio ambiente, porm, s foi testada pela primeira vez em 1874 na cidade de Windsor, Inglaterra. N epoca ainda no se entendia como a agua poderia se contaminar, nao conheciam como as dooenas aconteciam. Atualmente, consenso que o esgoto (efluente ou guas residuais), industrial ou domstico, precisa ser tratado antes de ser lanado nos mananciais para minimizar seu impacto no meio ambiente e para a sade humana. Esse tratamento feito nas chamadas Estao de Tratamento de Esgoto (ETE) (ROCHA, 2004). A gua considerada um recurso ou bem econmico, porque finita, vulnervel e essencial para a conservao da vida e do meio ambiente. Alm disso, sua escassez impede o desenvolvimento de diversas regies. Por outro lado, tambm tida como um recurso ambiental, pois a alterao adversa desse recurso pode contribuir para a degradao da qualidade do meio ambiente. J a degradao ambiental afeta, direta ou indiretamente, a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a fauna e a flora; as condies estticas e sanitrias do meio; e a qualidade dos recursos naturais (BORSOI, 2002).

A utilizao da gua e do solo nas diversas atividades humanas tem conseqncias diferenciadas sobre um corpo dgua qualquer, haja vista que a gua possui usos mltiplos na sociedade e, por isso, apresenta padres especficos para a atividade em que envolvida como, por exemplo, o abastecimento, recreao, irrigao, dentre outras (CONAMA, 2005). Aps as atividades, sobram substncias na gua, que so denominados slidos, slidos nas guas correspondem a toda matria que permanece como resduo, aps evaporao, secagem ou calcinao da amostra a uma temperatura pr-estabelecida durante um tempo fixado. Em linhas gerais, as operaes de secagem, calcinao e filtrao so as que definem as diversas fraes de slidos presentes na gua (slidos totais, em suspenso, dissolvidos, fixos e volteis) (HARRIS, 2005). A EMPRESA DE SANEAMENTO DE MATO GROSSO DO SUL S.A. SANESUL tem como misso Gerir servios de qualidade em abastecimento de gua e esgotamento sanitrio, contribuindo para a sade pblica, a preservao ambiental e o desenvolvimento social e econmico de Mato Grosso do Sul (SANESUL,2011). O tratamento da gua tem por objetivo condicionar as caractersticas da gua como encontrada na natureza, para ser novamente utilizavel. A gua a ser utilizada para o abastecimento pblico deve seguir algumasexigencias como: atender aos padres de qualidade exigidos pelo Ministrio da Sade e aceitos internacionalmente; prevenir o aparecimento de doenas de veiculao hdrica, protegendo a comando, sade da populao; tornar a gua adequada a servios domsticos; prevenir o aparecimento da crie dentria nas crianas, atravs da fluoretao; proteger o sistema de abastecimento de gua, principalmente tubulaes e rgos acessrios da rede de distribuio, dos efeitos danosos da corroso e da deposio de partculas no interior das tubulaes (SANESUL; BARROS, 1995). A prtica consagrada no Brasil, para a concepo das estaes de tratamento de gua de mananciais superficiais, em grande parte das situaes, adota a combinao das seguintes etapas: clarificao, com o objetivo de remover os slidos presentes na gua; desinfeco, para eliminao dos microrganismos que provocam doenas; fluoretao, para a preveno da crie dentria; 1995). controle de corroso (SANESUL; BARROS,

A agua fundamental para a manuteno da vida, razo pela qual importante saber como ela se distribui no nosso planeta. As aguas do mar totalizam 97%, as da geleiras 2,2% e as da agua doces que tem o potencial de se tornar potavel de apenas 0,8%. Esse valores ressaltam ainda mais a grande importancia de se preservarem os recursos hidricos na terra, e de se evitar a contaminao da pequena frao de agua disponivel (SPERLING, 2005). Infelizmente no Brasil, 62% da populao no tem saneamento bsico. Do esgoto coletado, menos de 20 % tratado antes de ser devolvido para os rios e outros mananciais. Certamente a gua nunca vai acabar, pois esta fica re-circulando entre os reservatrios (rios, oceanos, atmosfera), tanto na fase lquida, como na fase gasosa ou slida. A questo que quanto mais poluda for a gua, mais caro ser seu tratamento, e no futuro, a gua de qualidade poder ser privilgio de poucos (ACQUAVIT, 2011).

Referncias ACQUAVIT, Histria do tratamento de esgoto. Disponivel em: http://www.acquavit.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1. Acesso em: 30 de setembro de 2011. BARROS, Raphael T. de V. et al. Saneamento. Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG, 1995. (Manual de saneamento e proteo ambiental para os municpios).

BORSOI, Zilda Maria Ferro; TORRES, Solange Domingo Alencar. A poltica de recursos hdricos no Brasil. Artigo cientifico (Verso preliminar). Revista do BNDES, Ano 2002.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resoluo n. 20/1986. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res2086.html> Acesso em: 25 de setembro de 2011.

HARRIS. Daniel E. Anlise Qumica Quantitativa, Rio de Janeiro, LTC Editora, 6 ed., 2005.

SANESUL. EMPRESA DE SANEAMENTO DE MATO GROSSO DO SUL S.A. SANESUL. Disponivel em: http://www.sanesul.ms.gov.br/default.aspx?tabid=62 Acesso em: 27 de setembro de 2011. SPERLING, M. V., Introduo qualidade das guas e o tratamento de esgotos. 3 ed., Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitaria e Ambiental; Universidade Federal de Mnas Gerais; 2005

ROCHA, J. C. et al. Introduo Qumica Ambiental. pginas 29-33, Editora Bookman, 2004.

Potrebbero piacerti anche