Sei sulla pagina 1di 2

ESTUDO DIRIGIDO: 1. Quais so as funes do tecido cartilaginoso? D exemplos de localizao no organismo relacionando com cada funo. 2.

Quais so os constituintes do tecido cartilaginoso? 3. O que so lacunas da matriz cartilaginosa? 4. Quais so os elementos constituintes da matriz cartilaginosa? 5. A que se deve a consistncia firme da matriz cartilaginosa? 6. O que significa turgidez da matriz cartilaginosa? Qual elemento da matriz o responsvel por essa propriedade? 7. Como ocorre a nutrio das clulas da cartilagem? 8. Onde se localiza o pericndrio? Por qual tecido formado? 9. O pericndrio est associado a todos os tipos de cartilagem? 10. Quais so as funes do pericndrio? 11. O que ocorre com as clulas do pericndrio situadas prximo cartilagem? 12. Como so nutridas as clulas da cartilagem articular? 13. Por que no seria funcional a cartilagem articular apresentar pericndrio? 14. H vasos linfticos e nervos no tecido cartilaginoso? 15. Quais so os tipos de tecido cartilaginoso existentes no organismo? Qual tipo o mais freqente? 16. Cite exemplo de localizao da cartilagem hialina. 17. Qual o tipo de colgeno existente na matriz cartilaginosa? Esse tipo de colgeno encontrado em algum outro local do organismo? 18. A gua um dos componentes da matriz cartilaginosa (gua de solvatao). Seria possvel remov-la com uma seringa? 19. Como as molculas de gua se associam s glicosaminoglicanas? Qual a importncia dessa associao? 20. Explique a funo da cartilagem como mola biomecnica. 21. O que so grupos isgenos? 22. Quais so os elementos sintetizados pelos condrcitos? 23. Como oxignio e nutrientes vindos do pericndrio chegam aos condrcitos? 24. Qual a participao da somatomedina no crescimento das cartilagens?25. No embrio, qual a origem do tecido cartilaginoso? 26. Descreva sucintamente o processo de formao das cartilagens no embrio a partir do mesnquima. 27. Quais so os modos de crescimento das cartilagens? Qual o modo mais importante em outra fase do indivduo que no a embrionria ou fetal? 28. Defina crescimento intersticial da cartilagem. 29. Defina crescimento aposicional da cartilagem. 30. O tecido cartilaginoso regenera-se bem? 31. Como ocorre a regenerao da cartilagem? 32. Quais so os componentes da matriz da cartilagem elstica? 33. Onde encontrado esse tipo de cartilagem? 34. Quais so as propriedades funcionais da cartilagem elstica? 35. Quais so os componentes da matriz da cartilagem fibrosa?

36. Onde encontrado esse tipo de cartilagem? 37. Como se d a nutrio da cartilagem fibrosa? 38. Quais so as propriedades funcionais da cartilagem fibrosa? 39. Qual o nico modo de crescimento da cartilagem fibrosa? Por que esse tipo de cartilagem no pode crescer do outro modo? 40. Como definida a hrnia do disco intervertebral?

Potrebbero piacerti anche