Sei sulla pagina 1di 40

MATERIAIS DE APOIO AO NOVO PROGRAMA DE MATEMTICA

Geometria: Isometrias

Comisso Regional de Acompanhamento do Programa de Matemtica do Ensino Bsico

Setembro de 2010

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 1

Isometrias

ndice
Isometrias Tarefas - quadro sntese 1. Isometrias 2 Ciclo 1.1 1.2 Orientaes para o professor Conjunto de tarefas Tarefa 1.1 - As isometrias na natureza. Tarefa 1.2 - Propriedades das isometrias. Tarefa 1.3 - As isometrias na actividade humana. 1.3 Produes dos alunos Materiais - Tarefa 1.2 A Reflexo Materiais Figura 1.2 A - Reflexo Materiais - Tarefa 1.2 B Translao Materiais Figura 1.2 B - Translao Materiais - Tarefa 1.2 C Rotao Materiais Figura 1.2 C - Rotao 2. Isometrias 3 Ciclo 2.1 2.2 2.3 Orientaes para o professor Conjunto de tarefas Expresses/Produes dos alunos Tarefa 2.1 - Translao Tarefa 2.2- Translao associada a um vector Materiais Tarefa 2.1 Translao Materiais - Tarefa 2.2 Translao associada a um vector REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 3 6 7 7 7 8 8 12 12 15 17 18 20 21 23 24 24 25 30 30 32 34 37 39

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 2

Isometrias

Isometrias
A isometria tem sido usada pelo Homem nas suas criaes desde os tempos mais primitivos. Povos antigos utilizaram figuras geomtricas como elementos decorativos e, com o desenvolvimento das civilizaes, as figuras adquiriram disposies mais complexas. Surgiram assim os ornamentos com repeties de uma mesma figura geomtrica, tais como rosceas, frisos ou pavimentaes. Os azulejos do palcio de Alhambra (Espanha) so uma referncia mundial, bem como os trabalhos do artista grfico holands Maurits Cornelis Escher (1898-1972). No que respeita ao ensino da Matemtica em Portugal, j em 1998, Eduardo Veloso afirmava que era essencial retomar a inteno de dar s transformaes geomtricas o seu papel importante no ensino da geometria. Tambm Rita Bastos (2007) defendia que justificar-se-ia que se desse muito maior importncia s transformaes geomtricas, em primeiro lugar pela relevncia que elas tm tido na histria da matemtica recente mas tambm porque constituem um campo rico de conexes, uma ferramenta muito til para demonstraes, para resolver problemas e, de uma maneira geral, para raciocinar sobre o plano e o espao. No Programa de Matemtica do Ensino Bsico de 2007, a explorao das isometrias inicia-se no primeiro ciclo do ensino bsico com a reflexo, de forma intuitiva, adquirindo maior formalizao nos ciclos subsequentes. No segundo ciclo os alunos tero de chegar s propriedades das isometrias, bem como compreender as noes de simetria axial e rotacional e identificar simetrias. No terceiro ciclo destaca-se a translao como associada a um vector. Os alunos devem reconhecer as propriedades comuns das isometrias e que a translao a nica isometria que conserva as direces. Na geometria euclidiana as isometrias so transformaes no plano que preservam a distncia entre quaisquer pares de pontos. Se f uma isometria e P e Q dois pontos quaisquer, tem-se que d(P,Q)=d(f(P),f(Q)), isto , a distncia entre esses dois pontos a mesma que entre os seus transformados, f(P) e f(Q).

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 3

Isometrias

Segundo Rita Bastos (2007), simetria de uma figura algo mais do que uma transformao geomtrica. [] Simetria de uma figura F uma isometria T do plano que deixa a figura invariante, isto , tal que T(F)=F. Relativamente preparao dos docentes de matemtica portugueses sobre este tpico, o Grupo de Trabalho de Geometria da APM expressou, num documento que elaborou sobre o novo programa, o receio de que a palavra simetria [] continue a designar a transformao geomtrica a que actualmente chamamos reflexo. Tambm Rita Bastos (2007) expressa ser importante que os professores conheam bem as transformaes com que esto a trabalhar para saberem orientar os alunos na construo correcta das ideias. A explorao das isometrias no Programa de Matemtica no se esgota nas quatro transformaes isomtricas no plano euclidiano (reflexo, translao, rotao e reflexo deslizante), tambm est referida a identificao de simetrias em frisos, em pavimentaes e em rosceas, no primeiro e no segundo ciclos. Mesmo tratando-se de uma explorao intuitiva, os docentes tero que estar preparados para o fazer, sob pena de que a mesma no passe de uma explorao com um mero propsito esttico. Foi nossa preocupao, com este trabalho, desenvolver tarefas no mbito do Currculo Regional do Ensino Bsico que permitissem enquadrar as aprendizagens no contexto de aorianidade nomeadamente na competncia Contribuir para a valorizao do patrimnio natural e cultural articulando conhecimentos histricos, culturais e cientficos.. Foram, igualmente, tidos em conta as finalidades, os objectivos gerais e os objectivos do tema Geometria, definidos no Programa da disciplina. A referir:

Finalidades: a) promover a aquisio de informao, conhecimento e experincia Matemtica e o desenvolvimento da capacidade da sua integrao e mobilizao em contextos diversificados; b) desenvolver atitudes positivas face matemtica e a capacidade de apreciar esta cincia.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 4

Isometrias

Objectivos gerais: - conhecer os factos e procedimentos bsicos da Matemtica; - compreenso da Matemtica; - comunicar as suas ideias e interpretar as ideias dos outros, organizando e clarificando o seu pensamento matemtico; - apreciar a Matemtica.

Objectivos do tema Geometria: - desenvolver a compreenso das isometrias.

Capacidades Transversais - Comunicao matemtica: discusso.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 5

Tarefas

Tarefas - Quadro Sntese


Ciclo Tpico e Subtpico
(programa)

Objectivos especficos
(programa)

Tarefas

Durao
( min.)

Tpico: Reflexo, translao e rotao. 2. Subtpico: Noo e propriedades da reflexo, de rotao e de translao.

Identificar, predizer e descrever a 1.1 As isometrias na natureza. isometria em causa, dada a figura 1.2 Propriedades das isometrias. geomtrica e o transformado. 1.3 As isometrias na actividade humana.

45 + 90

Compreender as noes de vector e de Tpico: Isometrias 3. Subtpico: Translao associada a um vector translao e identificar e efectuar translaes. 2.1 Translao. 45 + 45

2.2 Translao associada a um vector. Identificar e utilizar as propriedades de invarincia das translaes.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 6

Tarefas 2. Ciclo

1. Isometrias 2 Ciclo 1.1 Orientaes para o professor

A motivao/introduo ao tpico das isometrias sugere-se que seja realizada com a projeco de fotografias que evidenciem simetrias na Natureza. Para a explorao do conceito, isto , para que os alunos identifiquem, predigam e descrevam isometrias, sugere-se o desenvolvimento de diferentes tarefas (anexos 2.2 A, 2.2 B e 2.2 C), em trabalho em grupo, com posterior apresentao turma. Nesta explorao os alunos tero que recorrer a conceitos j estudados, tais como as noes de paralelismo, de perpendicularidade, da amplitude de um ngulo, entre outros, e utilizao correcta do material de desenho. Aps a apresentao das tarefas deve proceder-se discusso, em grande grupo, das ideias matemticas trabalhadas e elaborao de registos.

1.2
Contedo:

Conjunto de tarefas

Tema: Geometria. Tpico: Reflexo, translao e rotao. Subtpico: Noo e propriedades da reflexo, de rotao e de translao.

Objectivo especfico: - Identificar, predizer e descrever a isometria em causa, dada a figura geomtrica e o transformado.

Capacidade transversal: - Comunicao matemtica: discusso.

Material: - Figuras 2.2A, 2.2B e 2.2C, cada qual com dois tringulos escalenos congruentes; - Guies das tarefas 2.2A, 2.2B e 2.2C para orientar a descoberta das propriedades; - Material manipulativo (espelho, rgua, transferidor, esquadro e compasso); - Um modelo de tringulo escaleno (cartolina).
Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 7

Tarefas 2. Ciclo

Tarefa 1.1 - As isometrias na natureza. Projectar fotografias de paisagens naturais, que sejam sugestivas de isometrias.

Ao apresentar as fotografias lanar a ideia: - A geometria inspira-se na Natureza. Lanar uma segunda ideia, sob a forma de questo: - Nestas fotografias existem elementos que se repetem? Discutir com os alunos como se repetem os elementos nas diferentes imagens. Ocorre um efeito de espelho reflexo, um deslizamento translao ou um efeito de rodar em torno de um ponto rotao.

Tarefa 1.2 - Propriedades das isometrias. Sugere-se o uso de tringulos escalenos para estudar as propriedades das isometrias.

Primeiramente os alunos tm de verificar a congruncia dos tringulos.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 8

Tarefas 2. Ciclo

Os alunos devem seguir as indicaes do guio da tarefa e descrever como verificam a congruncia dos tringulos, com o auxlio de um tringulo idntico aos das figuras da tarefa. No estudo das isometrias, os alunos traam eixos de simetria e segmentos de recta, medem e comparam comprimentos, traam arcos de circunferncia e medem a amplitude de ngulos, pelo que tero de usar materiais de desenho. Relativamente reflexo os alunos usaro ainda um espelho. Na apresentao dos trabalhos (com projeco de imagens) os alunos devem descrever o que fizeram e as concluses a que chegaram. Para estudar a reflexo, os alunos tero de se aperceber que o tringulo ABC ter de voltar sobre si mesmo (efeito de espelho), para tomar a posio do transformado (ABC).

Neste estudo da reflexo, os alunos tero de: Traar o eixo de simetria, entre os tringulos. Medir a distncia de pontos simtricos relativamente ao eixo de simetria. Traar segmentos de recta entre pontos simtricos. Os alunos devero concluir que: As distncias de pontos simtricos relativamente ao eixo de simetria so iguais. Os segmentos de recta entre pontos simtricos so paralelos entre si e perpendiculares relativamente ao eixo de simetria.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 9

Tarefas 2. Ciclo

Para estudar a translao, os alunos tero de se aperceber que o tringulo ABC ter de deslizar, para tomar a posio do transformado (ABC).

No estudo da translao, os alunos tero de: Traar segmentos de recta, cada um entre dois pontos simtricos dos tringulos. Os alunos devero concluir que: Os segmentos de recta traados tm o mesmo comprimento, a mesma direco e o mesmo sentido.

Para estudar a rotao, os alunos tero de se aperceber que o tringulo ABC ter de rodar, em torno de um ponto, para tomar a posio do transformado (ABC).

Sobre a figura dos tringulos, os alunos tero de: Traar arcos de circunferncia, com centro no ponto O (identificado no esquema) e passando por dois pontos simtricos.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 10

Tarefas 2. Ciclo

Traar semi-rectas, todas com origem no centro de rotao (ponto O) e passando, cada uma, por um dos vrtices de cada tringulo, definindo trs ngulos (AOA, BOB e COC). Medir a amplitude dos ngulos (AOA, BOB e COC). Os alunos devero concluir que numa rotao: Tem de existir um centro de rotao. Os ngulos que se definem tendo por vrtice o centro de rotao e passado por pontos simtricos tm a mesma amplitude. A rotao tem um sentido: sentido de rotao. Esta tarefa deve terminar com uma discusso na turma sobre os conceitos de reflexo, rotao e translao. Nesta discusso dever ser produzido o registo a efectuar pelos alunos. Sugere-se:
Reflexes, rotaes e translaes so transformaes no plano denominadas isometrias. Nas isometrias a figura e o transformado so simtricas, apresentam lados correspondentes com o mesmo comprimento e ngulos correspondentes com a mesma amplitude. Figuras simtricas so figuras congruentes ou geometricamente iguais. Na reflexo os pares de pontos simtricos: - ficam mesma distncia do eixo de simetria; - definem segmentos de recta que so perpendiculares ao eixo de simetria. Na translao os pares de pontos simtricos definem segmentos de recta com: - a mesma direco; - o mesmo sentido; - o mesmo comprimento. Na rotao os pares de pontos simtricos definem ngulos com: - um vrtice denominado centro de rotao (um ponto fixo); - a mesma amplitude; - o mesmo sentido de rotao (positivo ou negativo).

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 11

Tarefas 2. Ciclo

Tarefa 1.3 - As isometrias na actividade humana. Projectar fotografias que representem actividade humana, sugestivas de isometrias.

Debater com os alunos a isometria sugerida pelas imagens, relacionando com as propriedades estudadas na tarefa anterior.

1.3

Produes dos alunos

Na aplicao das tarefas, os alunos conseguiram transmitir oralmente ideias matemticas, justificar as suas escolhas e apresentar argumentos, embora com a orientao da professora, mas sentiram dificuldade na produo escrita. No incio da tarefa (nas 3 partes) os alunos explicaram como verificaram que os tringulos so congruentes.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 12

Tarefas 2. Ciclo

Na parte da tarefa referente reflexo, os alunos registaram:

Na parte da tarefa referente translao, os alunos registaram:

Na parte da tarefa referente rotao, os alunos registaram:

No final da tarefa (nas 3 partes) os alunos tinham de descrever a isometria. Um dos grupos que trabalhou a reflexo apresentou a seguinte descrio:

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 13

Tarefas 2. Ciclo

Os alunos trabalharam sobre as figuras apresentadas:

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 14

Materiais 2. Ciclo

Tarefa 1.2 A Reflexo


1. Observa a figura 1A, onde esto representados os tringulos ABC e ABC, que so escalenos e rectngulos.

2. Usando o modelo de tringulo em cartolina, verifica que os tringulos ABC e ABC so congruentes, isto , so geometricamente iguais. 2.1 Explica como procedeste: 2.2 O que podes afirmar sobre os comprimentos dos lados e sobre as amplitudes dos ngulos de figuras congruentes: 3. Coloca o espelho entre os tringulos ABC e ABC. Regista o que observaste: 4. Traa (marcador vermelho) a linha recta r que contenha os pontos P, O e Z. 5. Traa (a lpis) os segmentos de recta AA, BB e CC. 6. Mede os comprimentos: = cm = cm = cm = cm = cm = cm

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 15

Materiais 2. Ciclo

7. Compara os comprimentos (usa um dos sinais >, < ou =):

O que podes afirmar sobre a distncia de quaisquer pontos correspondentes entre os tringulos ABC e ABC, relativamente recta r:

8. Verifica, usando rgua e esquadro: 8.1 A posio relativa entre a recta r e os segmentos de recta traados. . 8.2 A posio relativa entre os segmentos de recta traados. .

9. Considera o tringulo ABC o transformado do tringulo ABC. Descreve a transformao no plano que, nesta tarefa, ocorre entre os tringulos ABC e ABC.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 16

Materiais 2. Ciclo

Figura 1.2 A Reflexo

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 17

Materiais 2. Ciclo

Tarefa 1.2 B Translao


1. Observa a figura 1B, onde esto representados os tringulos ABC e ABC, que so escalenos e rectngulos. 2. Usando o modelo de tringulo em cartolina, verifica que os tringulos ABC e ABC so congruentes, isto , so geometricamente iguais. 2.1 Explica como procedeste: . 2.2 O que podes afirmar sobre os comprimentos dos lados e sobre as amplitudes dos ngulos de figuras congruentes: ..

3. Traa (a lpis) trs rectas: a recta que contm os pontos A e A; a recta que contm os pontos B e B; a recta que contm os pontos C e C.

4. Traa (com marcador vermelho) os segmentos de recta AA, BB e CC. 5. Mede os comprimentos: = cm = cm = cm

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 18

Materiais 2. Ciclo

O que podes afirmar sobre a distncia entre dois pontos correspondentes dos tringulos ABC e ABC: ... .

6. Qual a posio relativa entre os segmentos de recta traados? (Verifica, usando rgua e esquadro). .

7. Considera que ao traares os segmentos de recta, o lpis foi deslocado do tringulo ABC para o tringulo A B C .

Na frase que se segue, risca o que no interessa: O deslocamento do lpis fez-se no sentido da
esquerda para a direita direita para a esquerda

8. Considera o tringulo A B C o transformado do tringulo ABC. Descreve a transformao no plano que, nesta tarefa, ocorre entre os tringulos ABC e ABC.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 19

Materiais 2. Ciclo

Imagem 1.2 B Translao A A

C C

B B

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 20

Materiais 2. Ciclo

Tarefa 1.2 C Rotao


1. Observa a figura 1C, onde esto representados os tringulos ABC e ABC, que so escalenos e rectngulos.

2. Usando o modelo de tringulo em cartolina, verifica que os tringulos ABC e ABC so congruentes, isto , so geometricamente iguais.

2.1 Explica como procedeste: 2.2 O que podes afirmar sobre os comprimentos dos lados e sobre as amplitudes dos ngulos de figuras congruentes:

3. Traa (com marcador vermelho) A e A, B e B e C e C.

4. Mede a amplitude do =

, do

e do =

: =

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 21

Materiais 2. Ciclo

O que podes afirmar sobre a amplitude dos ngulos de vrtice O e lados que passam por pontos correspondentes dos tringulos ABC e ABC:

5. Com o compasso traa trs arcos de circunferncia, de centro O, de modo que cada um deles contenha um vrtice de cada de cada um dos tringulos, respectivamente.

6. Considera que ao traarem os arcos de circunferncia, o compasso deslocou do tringulo ABC para o tringulo ABC. Compara o sentido dessa deslocao do compasso com o movimento dos ponteiros de um relgio (analgico).

7. Considera o tringulo ABC o transformado do tringulo ABC.

Descreve a transformao no plano que, nesta tarefa, ocorre entre os tringulos ABC e ABC. ..

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 22

Materiais 2. Ciclo

Imagem 1.2 C Rotao

O
Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 23

Tarefas 3 Ciclo Anexos

2. Isometrias 3 Ciclo 2.1 Orientaes para o professor

Para a realizao das tarefas devero ser necessrios dois tempos lectivos consecutivos. No que respeita aplicao das tarefas (em especial a tarefa 1) sugerese a utilizao de uma sala equipada com projector, quadro interactivo e computadores ligados Internet que permita o acesso ao endereo

http://www.shodor.org/interactivate/activities/Transmographer/ e com a instalao do software Java Runtime Environment. Importante ser referir que, tratando-se de um endereo com contedos gratuitos, no garantido o seu acesso contnuo. Recomenda-se uma metodologia de trabalho de pares pelo que cada par de alunos dever ter acesso a um computador. A estrutura de aula poder ser dividida nos seguintes momentos: - acolhimento aos alunos e introduo tarefa 1; - trabalho autnomo dos alunos em pares com recurso ao computador; - apresentao dos resultados obtidos de alguns pares turma e sistematizao das concluses em grande grupo; - introduo tarefa 2; - trabalho autnomo dos alunos; - discusso/correco da primeira parte da tarefa 2; - registo da definio de vector com os contributos dos alunos; - visualizao de uma apresentao em powerpoint sobre as translaes; - trabalho autnomo dos alunos (exerccios 1 e 2); - discusso/correco dos exerccios 1 e 2.
Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 24

Tarefas 3 Ciclo Anexos

2.2
Contedo: Tema: Geometria.

Conjunto de Tarefas

Tpico: Isometrias. Subtpico: Translao associada a um vector.

Objectivos especficos: Compreender as noes de vector e de translao e identificar e efectuar translaes. Identificar e utilizar as propriedades de invarincia das translaes.

Capacidades Transversais: Comunicao matemtica: discusso

Material: Um computador por cada par de alunos ligado Internet com acesso ao endereo http://www.shodor.org/interactivate/activities/Transmographer/ e com a instalao do software Java Runtime Environment, projector, quadro interactivo e guio da tarefa 3.1 e da tarefa 3.2

A tarefa 3.1 prope a utilizao de uma aplicao pertencente organizao americana Shodor que tem como propsito melhorar a educao matemtica e cientfica atravs da utilizao de tecnologias de modelao e simulao cincia computacional. Este site, no seguinte endereo http://www.shodor.org/interactivate/ apresenta uma subpgina, Interactivate, que possui mais de 100 actividades de explorao nas diversas reas da Matemtica e sua aplicao e mais de 70 tarefas que vo ao encontro do preconizado no NCTM (National Council Teachers of Mathematics) para a escolaridade bsica e secundria naquele pas. Assim, esta tarefa apresenta um conjunto de instrues e questes para que os alunos comuniquem
Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 25

Tarefas 3 Ciclo Anexos

matematicamente, infiram e descrevam a noo de translao e identifiquem as suas propriedades de invarincia atravs da explorao da aplicao Transmographer (http://www.shodor.org/interactivate/activities/Transmographer/). Para o efeito

devero inserir coordenadas para a deslocao de um polgono (tringulo, quadrado ou paralelogramo) representado num referencial cartesiano.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 26

Tarefas 3 Ciclo Anexos

Na explorao da aplicao na ltima translao (terceira questo), sugere-se que se faa uma chamada de ateno para o facto da janela de visualizao dever estar ajustada translao em questo, ou seja, alguns alunos terem de seleccionar New Square sob pena da translao no ficar visvel no ecr exibido.

Aps a realizao da tarefa aconselhvel que alguns pares comuniquem os resultados obtidos turma e que, em grande grupo, se faa a sistematizao das concluses. Os alunos podero e devero explorar a aplicao no que se refere s isometrias rotao e reflexo. Com o propsito de se poder analisar as respostas de todos os alunos e corrigi-las quer nos conceitos matemticos trabalhados, quer na lngua materna sugere-se que o guio/ficha de apoio seja recolhido. No que respeita tarefa 2 Translao associada a um vector pretende-se que os discentes reproduzam na sua folha de papel o que a aplicao executa, ou seja, os alunos devero desenhar o transformado de um tringulo rectngulo representado num
Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 27

Tarefas 3 Ciclo Anexos

referencial cartesiano, por uma translao de uma unidade para baixo e sete unidades para a direita. Pretende-se, igualmente que, os alunos averigem que o polgono se desloca de acordo com uma direco, um sentido e um comprimento (vector) e que um vector define uma translao. Deste modo, sugere-se que os discentes realizem individualmente o primeiro exerccio e que o professor circule pelos alunos com o propsito de os observar, orientar e auxiliar na sua actividade. Posteriormente, aconselha-se a sua correco em grande grupo.

Para o preenchimento do segundo conjunto de espaos em branco


Excerto do Guio
Todos os pontos do tringulo ABC deslocaram-se: na mesma ______________, pois as rectas AD, BE e CF so paralelas; no mesmo ______________, de A para D; de B para E e de C para F. Todos os pontos do tringulo ABC percorreram a mesma distncia porque os segmentos de recta AD; BE; CF tm todos os mesmos ________________. Obteve-se assim, segmentos _________________, com a mesma _____________, o mesmo ________________ e o mesmo _________________. Diz-se ento que representam o mesmo VECTOR.

ser interessante que, por indicao do professor, dois alunos simulem andamentos em direces diferentes e direces iguais de forma a que os alunos evoluam a ideia de mesma recta para mesma direco. Para sugerir o conceito de sentido, os dois alunos devero caminhar na mesma direco mas em sentidos opostos. Recomenda-se que a definio de vector seja construda com os contributos dos alunos.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 28

Tarefas 3 Ciclo Anexos

Seguidamente, sugere-se a visualizao de uma apresentao em powerpoint de fotografias de locais, edifcios, passeios e objectos conhecidos dos alunos para que estes reconheam a isometria translao na sua vida do quotidiano. Posteriormente os alunos devero realizar e corrigir os restantes exerccios para uma efectiva consolidao do que foi aprendido. Importante ser salientar que estas tarefas implicam e obrigam os alunos a troca de ideias matemticas no s com o professor mas, igualmente, com os seus colegas. Deste modo, recomenda-se que o professor estabelea um ambiente de discusso, com mltiplas formas de comunicao do raciocnio matemtico dos alunos atravs da justificao de procedimentos e resultados.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 29

Tarefas 3 Ciclo Anexos

2.3

Expresses/Produes dos alunos

Interessante ser referir algumas das expresses utilizadas e produes realizadas pelos discentes aquando da implementao destas tarefas.

Tarefa 2.1 - Translao 1 questo: Que verificas? Apareceu outro quadrado. Agora temos dois quadrados. O quadrado movimentou-se. Movimentou-se no eixo dos XX. Movimento horizontal.

2 questo: Que verificas? Agora foi no eixo dos YY. Movimentou-se no eixo dos YY. Movimentou-se na vertical para cima.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 30

Tarefas 3 Ciclo Anexos

3 questo: Que verificas? Andou na horizontal e na vertical.

4 questo: Que verificas? No aconteceu nada".

Aquando da explorao da aplicao na ltima translao um grupo de alunos verificou, antes de efectuar a translao, se tm ecr para fazer. Os alunos contaram as quadrculas e chegaram concluso: Vai ficar mesmo na beirinha, mas d.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 31

Tarefas 3 Ciclo Anexos

Tarefa 2.2- Translao associada a um vector Nesta tarefa foi interessante observar que alguns alunos construram o transformado do tringulo deslocando os trs vrtices (uma quadrcula para baixo e sete para a direita) e depois uniram-nos; outros apenas deslocaram um vrtice (na sua maioria o B) e, a partir desse transformado, reconstruram o tringulo atravs das medidas dos lados.

Aquando da realizao deste exerccio uma das alunas interpelou a docente para que esta lhe pudesse verificar se estava correcto o seu desenho. A professora, verificando que o tringulo desenhado no correspondia ao transformado, uma vez que os tringulos no eram geometricamente iguais, iniciou o dilogo com a discente da seguinte forma: Professora: Achas que o teu tringulo o transformado do tringulo dado? Aluna: No sei, senhora. Professora: V bem. Aluna: Acho que no
Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 32

Tarefas 3 Ciclo Anexos

Professora: Porqu?! Aluna: Porque no est igual ao primeiro. Professora: Ento o que est errado no teu tringulo? Aluna: Este lado no est igual a este, nem este est igual a aquele. (Aluna apontando para os lados dos tringulos) Professora: Isso mesmo, a medida do comprimento desde lado no a medida do comprimento do lado correspondente do tringulo dado. Aluna: (Apagando e desenhando o transformado) Acho que fica assim. Professora: Tens a certeza? Aluna: Sim, senhora. Agora est igual ao tringulo dado.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 33

Materiais 3 Ciclo Anexos

Tarefa 2.1 Translao


Para realizares esta tarefa devers atender s seguintes instrues e responder a todas as questes que te so colocadas.

Clica em

ou em

Digita o seguinte endereo:http://www.shodor.org/interactivate/activities/Transmographer/ Clica no boto Atende ao rectngulo que tem

Introduz as seguintes informaes: 3 units on the X axis (unidades no eixo dos XX) 0 units on the Y axis (unidades no eixo dos YY) Clica em Que verificas? ___________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Introduz as seguintes informaes: 0 unidades no eixo dos XX 2 unidades no eixo dos YY Clica em Que verificas? ___________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 34

Materiais 3 Ciclo Anexos

Introduz as seguintes informaes: 3 unidades no eixo dos XX 2 unidades no eixo dos YY Clica em Que verificas? ___________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Introduz as seguintes informaes: 0 unidades no eixo dos XX 0 unidades no eixo dos YY Clica em Que verificas? ___________________________________________________________ _______________________________________________________________________

A palavra Translate na Lngua Portuguesa designada por Translao. Atendendo ao que verificaste nos pontos acima, no quadro abaixo define Translao.

TRANSLAO

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 35

Materiais 3 Ciclo Anexos

Propriedades das Translaes

Introduz outros valores tua escolha (podes utilizar valores negativos). Podes optar por utilizar um dos seguintes polgonos: quadrado, paralelogramo ou tringulo.

Ateno: S podes colocar valores que permitam a deslocao da tua figura de acordo com o referencial que te apresentado, caso contrrio surgir um rectngulo a indicar error. Que verificas? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Baseado no teu estudo, completa a seguinte frase: Numa translao, os segmentos de recta correspondentes so

__________________ e tm o mesmo __________________ e os ngulos correspondentes tm a mesma __________________.

Propriedades das Translaes

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 36

Materiais 3 Ciclo Anexos

Tarefa 2.2 Translao associada a um vector


Desenha o transformado do tringulo rectngulo ABC por uma translao de uma unidade para baixo e sete unidades para a direita.

O tringulo ABC tem por imagem o tringulo DEF na _______________ que transforma: o ponto A no ponto ___; o ponto ___ no ponto E e o ponto C no ponto ___. Todos os pontos do tringulo ABC deslocaram-se: na mesma ______________, pois as rectas AD, BE e CF so paralelas; no mesmo ______________, de A para D; de B para E e de C para F. Todos os pontos do tringulo ABC percorreram a mesma distncia porque os segmentos de recta AD; BE; CF tm todos os mesmos ________________. Obteve-se assim, segmentos _________________, com a mesma

_____________, o mesmo ________________ e o mesmo _________________. Diz-se ento que representam o mesmo VECTOR.

VECTOR

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 37

Materiais 3 Ciclo Anexos

Exerccio 1 1.1) Constri um rectngulo ABCD tal que:

AB = DC = 6 ;

AD = BC = 3 .
1.2) Constri a

imagem do rectngulo ABCD pela translao de vector AB .

Exerccio 2 Determina a imagem do tringulo [PQR] na translao associada ao vector u .

P
u

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 38

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Abrantes, P., Serrazina, L. & Oliveira, I. (1999). A Matemtica na Educao Bsica. Lisboa: Ministrio da Educao. Departamento da Educao Bsica. Bastos, R. (2006). Notas para o Ensino da Geometria Simetria. Educao e Matemtica, 88, 9-11. Bastos, R. (2007). Notas para o Ensino da Geometria Transformaes geomtricas. Educao e Matemtica, 94, 23-27. Conceio, M., Almeida, M. (2003). Matematicamente Falando 8 Parte 2. Porto: Areal Editores. Estrela, A. (1986). Teoria e Prtica de Observao de Classes. Uma Estratgia de

Formao de Professores. Lisboa: Instituto Nacional de Investigao Cientfica.


Faria, L., Azevedo, A. (2003). Matemtica Dinmica, 3. lgebra II. Geometria III e

Estatstica. Porto: Porto Editora.


Figueiredo, C. e outros. Visualizao e geometria nos primeiros anos Programa de

Formao Contnua em Matemtica para professores dos primeiro e segundo ciclos.


Lisboa. Melo, H. (2004). Histria da simetria. Universidade dos Aores NCTM (2007). Princpios e Normas para a Matemtica Escolar. Lisboa: APM. Palhares, P. (2004). Elementos de matemtica para professores do ensino bsico. Lisboa. Lidel. Ponte, J., Serrazina, L. e outros. Programa de Matemtica do Ensino Bsico. Ministrio da Educao. Raposo, S. (2005). A importncia da afectividade e a inter-relao entre as emoes e a

aprendizagem da Matemtica. (tese de mestrado, Universidade dos Aores)


Vieira, F. (1993). Superviso. Uma Prtica Reflexiva de Formao de Professores. Rio Tinto: Edies ASA. Penaguio, A., Santos, E., Ferreira, P. Translaes. Disponvel no endereo http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm12/translaccoes.htm S.P.M. Matemtica na Net. Disponvel no endereo http://matematicananet.com/ Gomes, B. Disponvel no endereo
Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 39

http://www.slideshare.net/guest145c7/translaes-presentation Shodor. A national resource for computational science educacional. Disponvel no endereo http://www.shodor.org/interactivate/activities/Transmographer/ Veloso, E. (1998). Geometria Temas Actuais. Lisboa. Instituto de Inovao Educacional.

Alexandra Dmaso, Ana Lima, ngela Costa, Carla Pacheco, Cludia Simes, Conceio Lima, Susana Raposo (2010) 40

Potrebbero piacerti anche