Sei sulla pagina 1di 7

Mercantilismo e absolutismo MERCANTILISMO

Entende-se por mercantilismo o conjunto de prticas econmicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o sculo XV e o final do sculo XVIII. O mercantilismo desenvolveu-se numa poca na que a economia europeia estava em transio do feudalismo ao capitalismo. As monarquias feudais medievais estavam sendo substitudas pelas novas naes-estado centralizadas, em forma de monarquias absolutas ou (em Inglaterra e Holanda) parlamentares. Entre as principais caractersticas do mercantilismo, destacam-se:

Metalismo ou bulionismo (do ingls bullion "ouro em lingotes"): O capital representado pelos metais preciosos que o Estado tem no seu poder. Procurava-se com essa crena evitar a sada de metais preciosos do pas. Balana comercial favorvel: o comrcio internacional era outro meio para se promover o enriquecimento do Estado. Nesse comrcio, porm, as exportaes, deveriam superar as importaes, apresentando a balana de comrcio favorvel, o que acarretaria a entrada de metais preciosos para o Estado. Protecionismo: para que a balana comercial fosse, o Estado deveria incentivar a produo de artigos (manufaturas) que pudessem concorrer vantajosamente no exterior; evitar a sada de matrias-primas e dificultar a importao de produtos concorrentes. Intervencionismo estatal: para que as idias mercantilistas se concretizassem, o Estado deveria intervir significativamente na

economia, empregando diversos meios, como tarifas alfandegrias; estmulo a empresas manufatureiras e ao industrialismo; controle de preos e de quantidade de mercadorias etc. Tipos de mercantilismo:

Mercantilismo espanhol: acentuadamente metalista, devido a grande quantidade de ouro e prata obitida de suas colnias na Amrica. No desenvolveram indstria em condies de fornecer produtos para o mercado espanhol. Acumulando ouro e prata, importavam produtos de outras naes. Mercantilismo francs ou colbertismo: procurou desenvolver a indstria manufatureira, utilizando-se de matrias-primas das colnias. Mercantilismo ingls: desenvolveu-se inicialmente com o fortalecimento do comrcio, controlando o transporte martimo dos produtos que saam e entravam na Inglaterra. Com uma poderosa marinha, os ingleses passaram a dominar o comrcio internacional. Posteriormente desenvolveram a indstria, comeando pelo setor txtil.

Consequncias: O conceito de mercantilismo define-se a partir dos grandes descobrimentos, consequncia da abertura das rotas comerciais martimas pelos portugueses entre o sculo XV e 1500 (data do descobrimento do Brasil) e a consolidada corrente do metal precioso (ouro e prata nomeadamente) levado dos territrios novos para a Europa, em particular depois do estabelecimento dos vice-reinos da Nova Espanha e do Peru pelos castelhanos. ABSOLUTISMO Absolutismo uma teoria poltica que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve obter um poder absoluto, isto , independente de outro rgo, seja ele judicial, legislativo, religioso ou eleitoral. Os tericos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Maquiavel, Jean Bodin, Jaime I de Inglaterra, Bossuet e Thomas Hobbes.

Tericos do absolutismo: Nicolau

Maquiavel, Bossuet, Hobbes.

Nicolau Maquiavel: sua principal obra, O prncipe, escrita para responder a um questionamento a respeito da origem e da manuteno do poder, influenciou os monarcas europeus, que a utilizaram para a defesa do absolutismo. Maquiavel defendia o Estado como um fim em si mesmo, afirmando que os soberanos poderiam utilizar-se de todos os meios - considerados lcitos ou no - que garantissem a conquista e a continuidade do seu poder. As aes do Estado so regidas, sobretudo, pela racionalidade.

Bossuet: contemporneo

de Lus XIV, foi um dos maiores defensores do absolutismo e, simultaneamente, do "direito divino dos reis"; em sua obra Poltica Segundo a Sagrada Escritura, afirmava que a Monarquia era a origem divina, cabendo aos homens aceitar todas as decises reais, pois question-las transform-los-ia no somente em inimigos pblicos, mas tambm em inimigos de Deus.

Thomas Hobbes: autor de Leviat, proclamou que, em seu estado natural, a vida humana era "solitria, miservel, desprezvel, bestial e breve"; buscando escapar da guerra de todos contra todos, os homens uniram-se em torno de um contrato para formar uma sociedade civil, legando a um soberano todos os direitos para proteg-los contra a

violncia. Hobbes defende a teoria de que um rei s poderia subir ao trono pela vontade do povo e no pela vontade divina. A Monarquia justificada pelo consenso social.

Principais expoentes do absolutismo: - Inglaterra: Elizabeth I: Tambm ficou

conhecida pelos nomes de A Rainha Virgem, Gloriana e Boa Rainha Bess. Seu reinado considerado frequentemente uma era dourada da histria inglesa. Esta poca corresponde ao pice da renascena inglesa, na qual se viu florescer a literatura e a poesia do pas. Este foi tambm o tempo durante o qual o teatro elizabetano cresceu e Shakespeare, entre outros, escreveu peas que rompiam com o estilo a que a Inglaterra estava acostumada. Foi um perodo de expanso pelo mar, consolidando a marinha britnica e da explorao no exterior, enquanto no interior a Reforma Protestante era estabelecida e defendida contra as foras catlicas do continente.

Frana:

Luz

XIV:

Estado

Francs

foi

considerado um dos mais bem consolidados exemplos do absolutismo dentro da Europa. Com o auxlio do ministro Colbert, esse monarca consolidou o mercantilismo francs estimulando a atividade burguesa. Lus 14 foi um dos maiores exemplos de rei absolutista, no apenas pelo grande poder que exerceu, mas por toda a organizao poltico-social que construiu em torno de si mesmo. Talvez por isso se explique a famosa frase atribuda a ele, e que to bem representa o esprito do absolutismo: L'tat c'est moi - o Estado sou eu.

- Espanha: Isabel de

Castela e Fernando de Arago: No momento em que o Estado Absolutista era promovido pelos Reis Catlicos, a Espanha no tinha unidade poltica. Os senhores feudais, que conquistaram terras desde o sculo XI (com incio da luta contra os muulmanos), preservavam seu poder. A burguesia catlica da Espanha desejava livrar-se da concorrncia dos comerciantes judeus e

muulmanos que atuavam por todo o territrio, em especial nas cidades litorneas. A Igreja Catlica desejava promover a unidade religiosa na Espanha, convertendo ou expulsando os judeus e muulmanos ali existentes. Assim, uniram-se os Reis Catlicos + Burguesia Catlica + Igreja Catlica para formar o Estado Absolutista. Os senhores feudais foram amplamente combatidos, os judeus foram banidos (1492) e a Inquisio perseguiu os marranos e os mouriscos.

Potrebbero piacerti anche