Sei sulla pagina 1di 3

A VISO DO VENERVEL A Maonaria prega a liberdade de pensamento e, sobretudo, propugna a liberdade de conscincia na perene busca da verdade.

Isto significa que a luta manica consiste em procurar estabelecer as condies necessrias para que seus adeptos laborem para conseguir a autonomia do pensamento frente aos ditames do dogma teolgico e seu esforo para laborar, paulatinamente, uma nova interpretao do mundo e da vida, mediante o livre uso da inteligncia. Para tal mister, a doutrina manica incentiva os seus adeptos a estudarem constantemente, a pesquisarem e meditarem, para projetarem-se na busca de um ideal superior. A fora da reflexo est, precisamente, no estudo comparativo dos sistemas filosficos que a histria evolutiva do pensamento humano nos coloca disposio. Neste contexto, a filosofia manica se insere, apoiando-se nas trs luzes da conquista humana: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Sob o enfoque do ensinamento manico e do imperativo do "conhece-te a ti mesmo", aliado experincia diria do exerccio do mandato de Venervel Mestre e na convivncia com os vrios segmentos da Instituio Manica, acumulamos elementos importantes para uma profunda anlise sobre esta sociedade em que estamos visceralmente inseridos. Explicitemo-la: impe-se a reconstruo do nosso segmento manico em pleno Terceiro Milnio. Essa reconstruo porm s se efetivar, de forma absoluta, no momento em que todos os que nela esto inseridos, colaborarem combatendo o cio, a inrcia e a letargia, despertando finalmente do eterno sono medieval. Essa conquista, por sua vez, est intimamente ligada aos projetos, aes, competncia e responsabilidade de seus membros. Alia-se tambm, ao cumprimento dessa reconstruo, a busca incessante da produo do conhecimento manico, da construo deste saber por meio do ensino, da pesquisa e da extenso de suas atividades sociedade como um todo, mediante uma prtica poltica verdadeiramente sintonizada com o conjunto da sociedade e, no apenas, com interesses pessoais e de um reduzido e egostico grupo de pseudo-sbios, de comportamento farisaico, que se dizem iluminados para ditar comportamentos. sobre este trip ensino, pesquisa (histria filosfica) e atividade extensionista social que tem que se erguer nossa Instituio, cimentada com os

ingredientes da moral e da tica, do sentimento ptrio e do verdadeiro e amplo sentido do termo "Irmo", objetivo fundamental para o qual devem convergir, sua organizao e, at mesmo, sua prpria existncia. Se a nossa Instituio Manica no conseguir se alicerar nos verdadeiros valores propugnados por sua doutrina filosfica e explicitada por meio do seu riqussimo simbolismo (imutvel, a exemplo dos landmarks), conseqentemente ela perder sua identidade e sua confiana perante a sociedade que a constitui e a mantm. Neste particular, lembremos uma citao de Plnio Salgado: "Cumprir pois, os pequenos deveres o nico meio de cumprir o grande dever, porque so das pequenas omisses de muitos que se fazem, decerto, alguns dos grandes erros do nosso processo educacional..." manico. Administrar uma Loja, ter como meta o lema "compromissos e desafios", paulatinamente implementado ao longo dos dois anos de mandato. Compromisso com os Irmos da existncia material e com aqueloutros do Oriente Eterno, juntos desejando a evoluo intelectual, moral e espiritual dos Obreiros da nossa oficina e procurando restabelecer o milenar conceito Cristo de comunidade sob o amparo do Supremo Arquiteto do Universo em quem no acreditamos pelo simples ato do sentimento de f, mas, da certeza ntima, racional e experimental da sua existncia. Desafio diante do novo, da derrubada de valores ultrapassados e profundamente arraigados na alma de muitos, cuja manifestao ocorreu explicitamente pela expresso oral do pensamento estabelecido e por outros, mediante a dicotomia entre o discurso fraterno, belas palavras cheias de verdades, demonstrando profundo conhecimento da doutrina manica, porm, com conduta pessoal bastante distante da eloqncia dos pronunciamentos. Na expresso de Jesus: "Sepulcro caiado por fora, mas cheio de podrido por dentro". O mais importante de nossa aprendizagem o reconhecimento do valor que deve ser conferido queles que possuem uma forma de pensar diferente da nossa, assim como aqueloutros que se colocam em posio antagnica nossa, motivados at mesmo por desejos inconfessos, vaidades, egosmos, orgulho e inveja estes merecem uma cota maior de nosso esforo pessoal para, mediante a liturgia, a ritualstica e a prtica institucional, conduzi-los para a luz meridiana da Verdade ou, pelo menos, no incentivo sua busca. Porm, h um pequeno e reduzido grupo que se aproxima dissimuladamente com palavras fraternais e gestos de aparente grandeza, mas que so na verdade, reconhecidos lobos revestidos em peles de cordeiros.

Para estes, pouco adianta esforos pessoais ou coletivos da Oficina para instru-los, alert-los para o correto sentido do uso da "Liberdade", da profundidade do termo "Igualdade" e da grandeza espiritual da ao de "Fraternidade". Como esto sempre presentes, para eles dirigimos nossas preces e rogamos misericrdia ao Supremo Arquiteto do Universo. Ao final, agradeamos aos que nos ajudaram a construir mais um degrau na escada espiritual do edifcio de nossa queridssima Ordem, sem citar nomes, pois deram na escada espiritual do edifcio de nossa queridssima Ordem, a mo direita sem a esquerda saber o que aquela continha. No carecem e no querem a vaidade terrena, pois os seus nomes esto escritos nas estrelas, ao lado dos demais que colaboram com o Supremo Arquiteto do Universo para a melhoria da espcie humana conforme nos ensina o evangelista Lucas. Recolhamo-nos ao templo ntimo de nossa alma e, conversando com o Criador, peamos-Lhe que nos ampare na caminhada evolutiva, sem esquecer de pedir tambm por aqueles que colocaram bices na nossa misso, pois eles nos ensinaram a superar nossas prprias limitaes, fazendo o bom combate, sem dobrar-se para atender desejos inconfessos ou pessoais. Que continuemos a trabalhar juntos, para manter a famlia manica anelada sob o manto da FRATERNIDADE!

Potrebbero piacerti anche