Sei sulla pagina 1di 12

REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004 - DOUTRINA - 151

O DIREITO PENAL E A MISSO DO ESTADO DE ORDENAR A SOCIEDADE

Ceclia Nogueira Guimares Pelella ,Promotora de Justia do Estado de Sergipe.

1. INTRODUO O presente trabalho trata de alguns questionamentos sobre a aplicabilidade do Direito Penal, buscando interagir a caracterizao atual das tipificaes com o contexto em que foi valorado o bem jurdico penal, as teorias que credibilizam ou no o sistema frente sociedade e a anlise hierrquica do contedo de proteo exposta na Constituio Federal. Traamos o panorama do conflito de interesses no ordenamento jurdico e mencionamos os possveis modos de se visualizar o direito, sem termos a pretenso de esquematizarmos por completo o problema, nem de esgotarmo-lo. 2. O ESTADO E O DIREITO PENAL O Estado, por sua natureza e registro histrico, surgiu pela investida de interagirem os indivduos, utilizando-se de regras de conduta gerais, sem prejuzo dos motivos escusos que os mentores visavam. Sendo um processo de longa data, no pretendemos nos fixar em seus perodos, cuja caracterizao seria acentuada, mas explicarmos como a sociedade, com interesses antagnicos, apresenta, visivelmente, a proteo apenas dos dominantes. A burguesia, visando criar autonomia de condutas que lhe retirassem do restrito campo de atuao absolutista e abolisse as estruturas de dominao e explorao, separou o pblico do privado, encontrando a estrutura de um modo de produo que impe suas leis. A essncia econmica que subjaz s definies jurdicas abstratas define o verdadeiro processo social de criao do Direito, transformando o homem em mercadoria e obstando a conquista da verdadeira liberdade. Nesse contexto Alessandro Baratta diz que impossvel enfrentar o problema da marginalizao criminal sem incidir na estrutura da sociedade capitalista, que tem necessidade de desempregados, por motivos ideolgicos e econmicos, gerando uma marginalizao criminal (BARATTA, 2002, 190).

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

152 - DOUTRINA - REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004

Vivemos numa democracia poltica que reflete a dimenso organizacional. Entretanto, a essncia da forma do Estado clama pelas garantias da democracia material, no sendo compatvel com a excluso de tantos. A evoluo da conscincia poltica e jurdica de um pas deve refletir a vontade da maioria e necessidade vital de todos. Infelizmente, o especfico tipo de formao social capitalista controla os meios de produo por particulares e separa o poder de coero nas mos destes, retirando a comunidade do cenrio de deciso. Nosso Estado mestio, por isto no precisamos uniformizar e integrar aos padres dominantes os excludos, mas sim respeitar as particularidades dos grupos subalternos, aprender atravs de suas experincias e compartilhar seus valores; transformando radicalmente o conceito do Estado e, por conseguinte, de seu direito (ANDRADE, 2003,39). Baratta (in ANDRADE, 2003, 38) acusa os juristas de ocultar o fato de que o sistema jurdico contribui para a reproduo das desigualdades sociais, reprimindo as necessidades, fsicas e culturais, humanas, pois estamos diante de uma configurao injusta do sistema de produo. Diante desse fato, o Estado deixa lacunosa a obrigao de reconhecer a autonomia cultural ao indivduo e se coaduna com a democracia de fachada, posto que h atualidade nos ensinamentos de que as penas das pessoas da mais alta linhagem devem ser as mesmas dos ltimos dos cidados (BECCARIA, 1993, 73). O fenmeno de deslegitimao das instituies legais e judicirias d causa escalada da criminalidade violenta e dos abusos policiais, a criminalizao dos pobres, o crescimento significativo da defesa das prticas ilegais de represso, a obstruo generalizada ao princpio da legalidade e distribuio desigual e no eqitativa dos direitos do cidado. Resume o preceituado, com bastante sabedoria, Friedrich Muller, quando leciona que:
A democracia avanada (...) um nvel de exigncias com vistas ao modo, pelo qual as pessoas nesse territrio so tratadas concretamente no como sditos nem como seres humanos, mas individualmente como membros do povo soberano, do povo-destinatrio que pode legitimar a totalidade do poder organizado de Estado juntamente com o povo ativo e o povo como instncia de atribuio. Democracia direito positivo de toda e qualquer pessoa no mbito de sua cracia. (MLLER, 2000, 26).- Grifo do Autor.

A cincia penal, na tica cientfica, mudou de norte vrias vezes, influenciada pelas mudanas de ordens econmicas e sociais, sendo as penas derivadas da soberania da Nao para comprimir os meios despticos absolutistas.

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004 - DOUTRINA - 153

Se a misso final do direito penal se concentra na limitao da pretenso de evitar apenas aqueles comportamentos que supem uma grave perturbao para manuteno e evoluo da ordem social, qual constucionalmente se aspira a chegar, deve-se diminuir a violncia extrapenal e reverter a sensao pblica de que o Estado no capaz de controlar nem mesmo os criminosos presos. 3.TEORIAS (DES)LEGITIMADORAS DO SISTEMA PENAL Consoante histrico acima narrado, surgiram trs teorias legitimadoras, desenvolvidas em momentos, objetivos e governana diversa, que justificam o sistema penal. Quais sejam: a) Teoria absoluta ou de retribuio da pena como um fim em si mesma: imbuda do princpio talional, pune-se porque pecou. ROXIN (1998, 16) afirma que nesse contexto a pena no serve para nada, sendo intil. Kant (in QUEIROZ, 2001, 46). retrata esta fase dizendo que se uma sociedade se dissolvesse por consenso de todos os membros, o ltimo assassino deveria ser executado b) Teoria relativa ou da preveno: desenha a finalidade da pena, se subdividindo em dois marcos: geral, porque dirigida a todos que se subdivide em positiva e negativa; e especial, gerando a neutralizao do criminoso, inibindo novos crimes, sendo o fim da pena evitar a reincidncia e privilegiar as medidas teraputicas. Na geral positiva, propagada por Gnter Jakobs, que se inspirou em Niklas Luhmann, a pena meio de fortalecimento dos valores ticos sociais veiculados pela norma e a funcionalidade da mesma. Visa restabelecer a confiana e reparar o descumprimento das normas. Trata-se de modelo de orientao de conduta para os contatos sociais. J a geral negativa, elaborada por Paul Anselm Ritter Von Feurbach, tende a motivar a generalidade das pessoas a se abster da prtica dos delitos. Acontece que tanto a teoria geral positiva, quanto a geral negativa e a especial, pecam em suas consideraes. A primeira porque se esquece das cifras negras, dependendo a preveno do grau de visibilidade social dos conflitos de desvio existentes numa sociedade; a segunda, porque deixa em aberto a questo de se saber em relao a quais comportamentos possui o Estado a faculdade de intimidar; e a terceira porque trata da teoria da execuo penal e no do direito penal. c) Teorias eclticas, unitrias ou mistas: pregam a relao equilibrada entre os fins das penas, contemporaneamente justa e til. Destaca-se a teoria dialtica unificadora de Claus Roxin, da preveno geral subsidiria de delitos ou positivo-negativas, que observa que o direito penal tem o mnimo de garantias, s devendo ser aplicado quando fracassarem as outras

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

154 - DOUTRINA - REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004

formas de preveno; e a teoria da preveno geral negativa de Luigi Ferrajoli, em que o Direito Penal no deve seguir fins pedaggicos ou teraputicos, mas os taxativamente predeterminados. Quanto s teorias deslegitimadoras do sistema penal, h a bifurcao da abordagem em abolicionismo e minimalismo. O abolicionismo penal, de Hulsman e outros, parte da disparidade entre o discurso e a prtica penais, rechaa a teoria do delito sobre a qual se embasa a dogmtica penal, a favor de intervenes comunitrias e instituies alternativas, ou seja, da abolio de todo sistema penal (judicirio penal, Ministrio Pblico, polcia, penitencirias, etc...), considerando todas as penas como perdidas. Neste diapaso, considera o direito penal como ilegtimo, propaga a sua substituio por meio pedaggico ou instrumento de controle de tipo informal (teraputica) e coloca em dvida as ideologias penais de se e por que punir, proibir e julgar. As bases crticas fundamentadoras da perspectiva abolicionista, segundo Paulo de Souza Queiroz (1998) so:
a) O sistema penal incapaz de prevenir, por meio da cominao e execuo de penas, quer em carter geral, quer em carter especial, a prtica de novos delitos; reincidncia desmente a preveno, o crcere a consolidao definitiva de uma carreira criminal (p. 48); b) O sistema penal arbitrariamente seletivo; recruta sua clientela entre os mais miserveis. um sistema injusto e reprodutor das desigualdades sociais. Esteritipos fabricados (p. 49); c) O sistema penal opera margem da legalidade. a violao dos Direitos Humanos pelo prprio sistema (p. 51); d) Sistema penal somente intervm num reduzidssimo nmero de casos, as cifras negras (p. 52); e) Reificao do conflito (do delito). Neutralizao da vtima pelo sistema penal (p. 52). Todas as vtimas possuem as mesmas reaes e necessidades, viso em abstrato, de coisificao dos protagonistas; f) O crime carece de consistncia material (ontolgica), o crime resultado do sistema penal (p. 52); g) O sistema penal intervm sobre pessoas e no sobre situaes, o sistema penal gira em torno da idia de culpabilidade individual, desprezando por completo o ambiente ou o sistema social em que se insere. Culpam-se os indivduos; ignoram-se os sistemas, as estruturas sociais.(p.55); h) O sistema penal intervm de maneira reativa e no

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004 - DOUTRINA - 155

preventiva (p. 56), violncia para compensar simbolicamente um ato de violncia j realizado; i) O sistema penal atua s mediatamente, tardiamente, atraso na interveno (p. 56) j) O sistema tem uma concepo falsa da sociedade (p. 56); l) A lei penal no inerente sociedade (p. 56); e m) O sistema penal intervem sobre efeitos e no sobre as causas da violncia, isto , sobre determinados comportamentos atravs dos quais se manifestam os conflitos propriamente ditos (p. 57).

Pelas razes expostas o abolicionismo uma utopia, mas que serviu para abrir nossos olhos em busca de uma soluo no to radical, mas realista. Compartilha desse mesmo entendimento Luigi Ferrajoli.
O ponto de vista abolicionista exatamente porque se coloca ao lado de quem paga preo da pena e no do poder punitivo, sendo, portanto, programaticamente externo s instituies penais vigentes teve o mrito de favorecer a autonomia da criminologia crtica, de solicitar-lhe as pesquisas sobre a origem cultural e social da desviana e sobre a relatividade histrica e poltica dos interesses penalmente protegidos, e, via de conseqncia, de contrastar, talvez mais do que qualquer outra orientao terica, o latente legitimismo moral das doutrinas penais dominantes. (FERRAJOLI, 2002, 204). Grifamos.

O minimalismo de Baratta, Zaffaroni e outros reduz o Direito Penal ao mnimo necessrio, a um ncleo absolutamente essencial, instalando um novo paradigma. Essa subsidiariedade lgica significa a proteo de bens jurdicos fundamentais, levando o carter sancionador para o aspecto acessrio. Sendo o Direito Penal a mais enrgica manifestao da ordem jurdica estabelecida, culminao da ilicitude, como j salientado diversas vezes, sendo a ultima ratio, o Estado no pode ser simplesmente policial, assegurando a coercibilidade da ordem jurdica positiva, banalizando a medida extrema. O princpio da insignificncia decorre da concepo utilitarista que se vislumbra modernamente nas estruturas tpicas do direito penal, da evoluo do conceito formal para o material de crime, adjetivando o significado lesivo da conduta humana, da ofensa concreta a um bem jurdico, a indispensabilidade do resultado concretamente obtido, extraordinariedade ftica para incidncia da lei penal em sentido concreto.

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

156 - DOUTRINA - REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004

A descriminalizao substancial apresenta a feio do minimalismo na busca da legitimao, das circunstncias autorizadoras, da ruptura da legalidade e da valorizao da igualdade, ceifando de vez com a esclerose legislativa e considerando a realidade econmico-social em transformao. Surgiu, diante da interpenetrao dos valores principiolgicos da legalidade, de revitalizao da capacidade de produzir justia material ao caso concreto, o microssistema de justia penal, os expansveis Juizados Especiais Criminais com os institutos da transao, suspenso condicional do processo, princpio da oportunidade, dentre outros critrios despenalizadores, regulando as infraes de menor potencial ofensivo. Dessa forma, inadmissvel no Direito Penal a versari in re illicita, refutando as perversas conseqncias do ato de punir. A direo a seguir para fundamentar o sistema do Direito Penal: no consiste em averiguar se determinadas circunstncias se do, mas em estabelecer os critrios em relao aos quais queremos imputar a uma pessoa determinados resultados. Estamos saindo da rotulao e objetivando um utilitarismo reformado, em que a funo no mais apenas retribuir o mal com o mal. Percebemos, assim, que h legitimao do Estado para intervir sobre a liberdade dos cidados, por meio do Direito Penal (absolutos, relativos ou mistos), mas se deve buscar aquela que preserva os comandos internacionais e a hierarquia interna, atravs do Direito Constitucional, no sendo apenas formal, mas axiolgica, posto que so preexistentes os princpios universalmente aceitos, principalmente o da democracia e o da dignidade da pessoa humana (v.g, arts. 1, pargrafo. nico e 3, da Constituio Federativa do Brasil). 4. A CONSTITUIO COMO FONTE HIERRQUICA DO BEM JURDICO-PENAL No Direito Penal da ultima ratio, o legislador ordinrio tem a obrigao de criminalizar condutas em funo da Constituio Federal, auferindo sua interpretao conforme tal parmetro e sabendo diferenciar vigncia e validade da lei penal, compatibilidade formal e substancial e princpio da conservao das normas. Estamos diante da subsidiariedade lgica e scio-poltica, sendo considerado o Direito Penal como residual, no limite negativo, e como fundamento de potencial espelho e instrumento de tutela de direitos fundamentais albergado na Constituio, no limite positivo. O Direito Penal o brao armado da Constituio nacional e, portanto, o ltimo guardio da juridicidade, preleciona Paulo Queiroz (in QUEIROZ, 1998, 72). No mesmo sentido Janana Paschoal ensina que:

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004 - DOUTRINA - 157

A cada momento histrico corresponde uma Constituio e um direito penal prprios. A Constituio como limite negativo ao direito penal: o Estado pode tipificar condutas atentatrias a valores que no tenham sido reconhecidos pela Constituio, desde que tal criminalizao no fira os valores constitucionais (PASCHOAL, 2003, 55).

Assim, os direitos fundamentais constituem situao diferente do poder nocivo a terceiros, no se esgotando a possibilidade de tutela por sua exemplificao, levando em considerao as necessidades e utilidades sociais concretas para criminalizao do tutelado. No Estado Social e Democrtico de Direito, o legislador sabe o mximo a que se pode chegar, mas continua maculando a cidadania dos excludos, v.g., mulher, criana, adolescente, idoso, no-proprietrios e no-brancos. Vera Regina de Andrade, nesse diapaso, nos ensina que a poltica deve satisfazer trs critrios: ser exercida pelos cidados, incluir no conceito da cidadania todos os interessados e objetivar a satisfao das reais necessidades humanas (ANDRADE, 2002,39). Com este raciocnio, a cidadania vem moldando a democracia, o que j deu origem, desde longos tempos, ao garantismo. A melhor definio, diga-se de passagem, autntica, est preconizada a seguir.
Garantismo, com efeito, significa precisamente a tutela daqueles valores ou direitos fundamentais, cuja satisfao, mesmo contra os interesses da maioria, constitui o objetivo justificante do direito penal, vale dizer, a imunidade dos cidados contra a arbitrariedade das proibies e das punies, a defesa dos fracos mediante regras do jogo iguais para todos, a dignidade da pessoa do imputado, e, conseqentemente, a garantia da sua liberdade, inclusive por meio do respeito sua verdade (FERRAJOLI, 2002, 271).

No sendo o Direito um ente ideal, o legislador s pode colocar sob ameaa de pena aquelas condutas que impedem ou pem em perigo, de forma intolervel, a livre realizao da personalidade tica do homem na comunidade em que vive. Sistematizando os princpios bsicos de merecimento ou dignidade da tutela penal, limitadores do jus puniendi, verificados na Constituio Federal, merecem prosperar aqueles a seguir elencados. a) Princpio da legalidade, da reserva legal ou da interveno legalizada (art. 5, II e XXXIX , CF, art 1 do CP, art 45 LEP):conhecido pelo adgio nullum crimen nulla poena sine lege, resposta pendular aos abusos do absolutismo, a

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

158 - DOUTRINA - REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004

garantia do indivduo perante o poder estatal demarcado exclusivamente com coero penal, para penas cominadas, aplicadas e executadas. Apresenta a funo constitutiva da pena legal e desconstitutiva das penas ilegais (funo de garantia). Retrata a segunda revoluo do Direito Penal, a do legalismo substancial, aps o formal, pauta-se na Constituio que no serve para incrementar o poder punitivo estatal. Pode ser decomposto em quatro funes: a1) nullum crimen nulla poena sine lege praevia: visa proibir a retroatividade da lei penal (art. 2 e 3 do CP); a2) nullum crimen nulla poena sine lege scripta: probe a criao de crimes e penas pelo costume, sendo este contemplado apenas em sua funo integrativa (arts. 219, 233, 234, do CP), colocando em questo a constitucionalidade da norma penal em branco heterloga, a que deriva de instrumento infralegal; a3) nullum crimen nulla poena sine lege stricta: probe o emprego de analogia para criar crimes, fundamentar ou agravar penas. Pelo princpio da taxatividade, no direito penal a nica analogia permitida pela norma excepcional do art. 4 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil a in bonam partem; e a4) nullum crimen nulla poena sine lege certa: probe incriminaes vagas e indeterminadas, tipos penais abertos ou genricos (v.g. Lei n. 7170/83, art. 15, 2 e os crimes culposos e comissivos por omisso). b) Princpio da interveno mnima: originado da ascenso da burguesia, se bifurca nos caracteres de fragmentariedade (seleo de bens jurdicos e formas de ofensa) e subsidiariedade (autonomia do Direito Penal sobre sua natureza constitutiva e sancionadora). O enfoque a ser dado a unidade do ilcito perante todo o ordenamento, assim expressada:
A subsidiariedade do direito penal, que pressupe a sua fragmentariedade, deriva de sua considerao como remdio sancionador extremo, que deve, portanto, ser ministrado apenas quando qualquer outro se revele ineficiente; sua interveno se d unicamente quando fracassam as demais barreiras protetoras por outros ramos do direito (BATISTA, 2002, 87).

c) Princpio da lesividade: representado pela parmia nullum crimem sine iniuria; vislumbra a exterioridade e alteridade do Direito, ao contrrio da moral, pois probe a incriminao de uma atitude interna (cogitationis poenam nemo patitur), a conduta que no exceda o mbito do prprio autor como a autoleso (gerando dvidas sobre constitucionalidade do art. 16 da Lei 6368/76, em vias de sofrer modificao legislativa) e a incriminao de simples estados ou condies existenciais. Fala-se em Direito Penal da ao e no do autor, comprometendo as medidas de segurana que so fundadas na perigosidade.

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004 - DOUTRINA - 159

As condutas desviadas que no afetem qualquer bem jurdico so irrelevantes, tendo por base o direito diferena. d) Princpio da humanidade: a pena deve ser aplicada com racionalidade e proporcionalidade (art. 5, III, XLVI e XLVII), no pode ser uma coero puramente negativa de adequao, exigibilidade ou idoneidade. Existe relao lgica de utilidade entre meio (Direito Penal) e fim (preveno dos delitos), em sentido estrito o castigo guarda proporo com o crime praticado, de maneira abstrata ou legislativa (seleo qualitativa e quantitativa), concreta ou judicial (individualizao) e executria (individualizao gradual da pena durante a execuo penal, segundo o critrio do condenado, progredindo de regime, obtendo livramento condicional, indulto ou eventualmente regredindo de regime, relao valorativa com o fato). e) Princpio da culpabilidade: vontade consciente, relevante negligncia (arts.18 e 19 CP), repdio responsabilidade objetiva. Tem por conseqncias a intranscendncia e a individualizao da pena (art. 5, XLV). Alm dos retromencionados, com outras denominaes, temos ainda os princpios: do contraditrio e ampla defesa; do non bis in idem, em razo do princpio da proporcionalidade, vedada a dupla valorao do mesmo fato para agravar a pena (arts 61, i e 63 do CP), da pessoalidade da pena (art. 5, XLV, da CF), da individualizao da pena (art. 5, XLVI, da CF), da limitao da violncia por excluso de pressupostos de disfuncionalidade grosseira para os direitos humanos, da limitao mxima da resposta contingente (a agncia judicial deve velar pela supremacia constitucional, que exige das agncias legislativas uma tica republicana), da idoneidade relativa, limitador da lesividade vtima, da transcendncia mnima da interveno punitiva e o da insignificncia. As teorias constitucionalistas, atravs dos princpios interpretativos, como j salientado, abordam a norma de forma global, no conjunto normativo. O bem jurdico-penal exerce, desse modo, a funo de garantia para os indivduos, pois visa a reduo do arbtrio subjetivo do legislador. Destarte, o bem jurdico, no grau de importncia elencado na Constituio Federal, desempenha papel fundamental de valorao das tipificaes penais. Seno vejamos.
O bem jurdico cumpre, no direito penal, cinco funes: 1) axiolgica (indicadora das valoraes que presidiram a seleo do legislador); 2) sistemticoclassificatria (como importante princpio fundamentador da construo de um sistema para a cincia do direito penal e como o mais prestigiado critrio para o agrupamento de crimes, adotado por nosso cdigo penal); 3) exegtica (ainda que no circunscrito a ela, inegvel que o bem jurdico, como

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

160 - DOUTRINA - REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004

disse Anbal Bruno, o elemento central do preceito, constituindo-se em importante instrumento metodolgico na interpretao das normas jurdicopenais); 4) dogmtica (em inmeros momentos, o bem jurdico se oferece como uma cunha epistemolgica para a teoria do crime: pense-se no conceito de resultado, dano e tentativa, dano e perigo, etc); 5) crtica (a indicao dos bens jurdicos permite, para alm das generalizaes legais, verificar as concretas opes e finalidades do legislador, criando, nas palavras de Bustos, oportunidade para a participao crtica dos cidados em sua participao e reviso).(BATISTA, 2002, 96-97). Grifamos.

Assim, o surgimento de um bem no implica necessariamente a existncia de um crime, com o conseqente alargamento do poder punitivo estatal. A definio dos bens pela Constituio vincula funcionamento do sistema social de um pas, pois (...) enquanto o constituinte busca os bens jurdicos penais na sociedade, o legislador os retira da Constituio (PASCHOAL, 2003, 49). A crise da culpabilidade, a deslegitimidade da reprovao e a reproduo da violncia, no tm como anlise as leis substancialmente vlidas. Os discursos jurdico-penais legitimantes esto sendo descartados e abandonados ao largo do penoso caminho das frustraes do direito penal como iluses destroadas dos penalistas dos ltimos sculos, porque as penas carecem de racionalidade (ZAFFARONI, 2001,274), pois as elites tradicionais e funcionais no devem continuar sendo reforadas no seu hbito de tratar a Constituio de acordo com os seus momentneos interesses prprios como um mero direito dispositivo (MLLER, 2000, 56). 5. CONCLUSO O Direito Penal sempre foi um ponto de interrogao aos que procuram nele um processo solucionador dos conflitos de interesses mais graves: a segurana jurdica de toda uma sociedade frente a determinados bens jurdicos eleitos. Nascente do fim do Absolutismo, o objeto de proteo so em sua maioria das vezes condizentes com os comandos de salvaguarda da paz social, entretanto noutras se vislumbra a predominncia de interesses individuais ou que mereceriam outra resposta menos brusca do Estado. Tomando-se a generalizao das teorias (des)legitimadoras do sistema penal, vislumbramos que a viso retributiva e preventiva j se tornou ultrapassa-

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004 - DOUTRINA - 161

da, estando em voga, em que pese s vezes de forma controversa, a minimalizao do Direito Penal para os casos menos graves. Sem perder de vista a funo que legitima do ato de punir que se faz imprescindvel sob a viso neutralizadora, ressaltamos que existem certos bens jurdicos e comandos principiolgicos que no podem ser eximidos de resguardo, pois a prpria Lei Magna do pas os selecionam hierarquicamente como superior, servindo de paradigma no exerccio criminal. Assim, entendemos que o Direito Penal no deve ser mais visto com a viso estagnada de quando se originou, que o vigor da norma penal deve ser sopesado frente Constituio Federal, mesmo diante do crescente processo de descriminalizao (que pressupe a despenalizao), a fim de que o modismo no faa da norma substancialmente constitucional uma falcia. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDRADE, Vera Regina de. Sistema penal mximo x cidadania mnima: cdigos da violncia na era da globalizao. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2003, p. 1-79. BARATTA, Alessandro. Criminologia crtica e crtica do direito penal: introduo sociologia do direito penal. Trad. Juarez Cirino dos Santos. 3ed. Rio de Janeiro: Editora Renavan, 2002, 254 p. BATISTA, Nilo. Introduo crtica ao direito penal brasileiro. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora Renavan, 2002, 136 p. BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos delitos e das penas. Trad. Flrio de Angelis Bauru. So Paulo: EDIPRO, 1993, 120 p. FERRAJOLI, Luigi. Direito e razo: teoria do garantismo penal. Trad. Ana Paula Zomer et ali. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002, 766 p. MLLER, Friedrich. Que grau de excluso social ainda pode ser tolerado por um sistema democrtico. Revista da Procuradoria-Geral do Municpio de Porto Alegre. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal de Cultura, out. 2000. PASCHOAL, Janana Conceio. Constituio, criminalizao e direito penal mnimo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003, 160 p. QUEIROZ, Paulo Souza de. Do carter subsidirio do direito penal: lineamentos para um direito penal mnimo. Belo Horizonte: Del Rey, 1998, 158 p. _________________________. Direito penal: introduo crtica. So Paulo: Saraiva, 2001, 242 p. ROXIN, Claus. Problemas fundamentais de direito penal. 3 ed. Trad. Ana Paula dos Santos Lus Natschera. Lisboa: Vega, 1998, p. 145-169.

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

162 - DOUTRINA - REVISTA DA ESMESE, N 06, 2004

Revista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe, n 06. 2004

Potrebbero piacerti anche