Sei sulla pagina 1di 7

Ab Ma'sar, Libri mysteriorum As Metforas Astrolgicas

Traduo italiana por Giuseppe Bezza de Angelicus 29, fo. 62ss. Laurentianus Plut. 28, 33, fo. 123ss. Traduo inglesa por Daria Dudziak Traduo da verso inglesa por Paulo Alexandre Silva, DMA

II, 167. Sobre a Oposio dos Signos e sobre a amizade das Estrelas.

Todos os Signos esto opostos a outros Signos: Touro e Capricrnio, por exemplo, esto opostos a Virgem uma vez que prejudicam as Estrelas que esto em Virgem; e Leo est oposto a Carneiro, pois Leo verdadeiramente come o Carneiro; e Sagitrio est oposto a Leo, uma vez que Sagitrio significa o tiro do arco. Aqurio oposto a Gmeos, assim como a Balana: de facto, Gmeos e Balana, significam as escritas e a arte de calcular e a lealdade e a justia, enquanto que Aqurio significa a injustia e a impostura; por fim, Peixes est oposto a Caranguejo e o Caranguejo est oposto a Escorpio e tambm as Estrelas que esto nestes Signos esto opostas umas s outras. A amizade est baseada em trs condies, das quais a maior aquela que se produz por essncia, a qual a do Sol e a de Marte, uma vez que ambos so quentes e secos, ou aquela de Vnus e da Lua, porque ambas so hmidas e frias e tambm porque a Exaltao da Lua o Domiclio de Vnus. A segunda condio da amizade quando uma Estrela partilha parcialmente a essncia de outra, como o caso de Vnus e Jpiter ou de Mercrio e Marte:

Vnus, de facto, tem a humidade e a inclinao para fazer coisas boas em comum com Jpiter, assim como para o que belo e correcto, mas discorda em calor e conhecimento. No que diz respeito a Mercrio, este tem a secura e o calor em comum com Marte, com o qual discorda em educao e em conhecimento. A ltima condio da amizade dada pela unio de uma Estrela com outra num local em que tem algum direito de domnio: Saturno, por exemplo, quando desce em latitude torna-se frio e hmido e, portanto, fica em consonncia com a Lua e com Vnus e esta a razo pela qual no as ofende nem prejudica; e a Lua, quando a sua luz aumenta e tem um nmero aditivo, fica em consonncia com o Sol e com as Estrelas mais brilhantes. H tambm alguns signos que, embora estejam configurados segundo um aspecto de quadratura, esto em concordncia uns com os outros, como o caso de Touro e de Aqurio ou de Leo ou de Escorpio j que nascem ao mesmo tempo; ou tambm de Touro e de Leo, de Escorpio e de Aqurio que nascem nos mesmos pontos do horizonte. Mais ainda, outros signos esto em concordncia, embora no tenham a mesma configurao: este o caso de Gmeos e de Capricrnio, de Caranguejo e de Sagitrio que esto em concordncia pelo mesmo tempo de ascenso. Assim, no que se refere a Touro e a Balana, a Carneiro e a Escorpio, eles prosseguem ao longo de uma mesma via (ou eles s tm um senhor).

II, 169. Sobre o significado de Vnus quando se junta a Marte ou Saturno ou Jpiter ou ao Sol e o significado de Jpiter quando est conjunto a eles.

Quando Vnus est com Marte semelhante a uma mulher que procura prazer e que se une a um homem que perverso e libertino, ela teme-o, lisonjeia-o e tem uma atitude amorosa para com ele, e de qualquer forma estas coisas so pretexto, ela f-las por medo. Quando Vnus est com Saturno, semelhante a uma jovem mulher com uma boa figura que se mantm na companhia de um homem velho e impotente. Ela sente-se angustiada por este motivo e a maneira como leva a sua vida parece-lhe insuportvel. Quando est com Jpiter semelhante a uma mulher que est na plenitude da vida e que se une a um homem honesto e h afeio entre eles. Quando est com conjunta com o Sol, semelhante a uma mulher magoada e sofredora que est sempre subjugada ao marido. Quando as Estrelas de Jpiter, de Saturno esto juntas, so semelhantes a dois companheiros que, no entanto, so completamente diferentes e cada um deles aspira a lesar o outro e a traze-lo runa. Ento, se encontrarmos Jpiter com Marte, similar a um homem honesto que se junta a outro homem que perverso e dissoluto. Se encontrarmos Jpiter com o Sol, em vez disso, semelhante a um homem de origem e estilo de vida modestos que no consegue fazer nada. Se encontramos Jpiter com Vnus, semelhante a um homem forte, rico e generoso. Finalmente, se Jpiter estiver com Mercrio, semelhante a um homem que mostra cuidado em levar por diante o seu dever com xito.

II, 170. Sobre a operao das Estrelas.

As duas Estrelas malficas significam inimizades e averses; alm disso, muitas vezes elas prejudicam-se uma outra e graas a uma ofensa deste tipo o homem torna-se livre, como acontece ao homem que durante a sua viagem encontra dois assaltantes que lutam um contra o outro para lhe roubarem os seus pertences e, devido a esta luta, o viajante fica livre; as duas Estrelas malficas produzem fria, loucura, decepes e descaramento e outras coisas semelhantes; as benficas produzem despreocupao e uma condio de serenidade, coisas que perduram, amizades e adulao. Quando uma Estrela benfica viaja com uma malfica, a virtude da Estrela malfica junta-se virtude da Estrela benfica, de um modo semelhante a uma pessoa sensata que viaja com um louco: a pessoa sensata tem cuidadosamente em considerao o que ele ou ela tem a dizer, o louco acrescenta coisas toa, sem ter em considerao o resultado. A Estrela de Marte semelhante a um leo e a uma cobra e necessrio evit-la. A Estrela de Saturno semelhante a um ladro louco e covarde. Alm disso, quando encontramos uma Estrela bastante malfica, ela causa um dano enorme que ningum, excepto Deus, consegue evitar; de facto, semelhante a um co perdido enraivecido que morde a pessoas sem sorte ou semelhante a um ladro desesperado armado com uma espada e que mata todas as pessoas que encontra.

II, 171. Sobre a maneira como as Estrelas malficas provocam dano.

tambm necessrio saber que quando as Estrelas malficas esto no seu local prprio ou num local no qual tm o direito de domnio, a sua maldade falha. por isso que se diz que Marte, durante a noite, sob o horizonte, no provoca dano, nem Saturno, durante o dia. De facto, as Estrelas malficas nos seus prprios locais so semelhantes a um leo fivel; contudo, as Estrelas malficas causam dano quando so senhoras dos locais maus como o sexto, o oitavo, o quarto e o stimo.

II, 177. Sobre a grande virtude das Estrelas.

As Estrelas, quando matutinas e se afastam da luz solar, mostram claramente a sua operao e tm uma grande fora. Ento, quando Marte se liberta do Sol, semelhante a uma lmina afiada e infalvel e a ferida causada por ela incurvel; e quando Saturno se afasta dos raios de sol como um leo que se lana para fora do seu covil e mata todos os que encontra; mas quando Jpiter se liberta dos raios do sol como um homem que ama a justia, que honesto e que se libertou de qualquer elo, razo pela qual ele ou ela se torna brando e bem disposto para com tudo, afvel e misericordioso; quando Vnus est livre dos raios do sol, como uma mulher que tendo estado sujeita a necessidades e tormentas e doenas, recupera a sade; e quando Mercrio se afasta dos raios, se nesse momento se colocar perto de uma Estrela benfica ou para tal configurada, significa algo de bom, mas se estiver conjunto a uma Estrela malfica, significa um dano muito srio.

II, 178. Sobre a virtude das Estrelas que esto no corao.

Algumas pessoas dizem que quando uma Estrela est no corao do Sol, se torna mais forte; contudo, eu digo que nesse momento a Estrela similar a um homem que se purifica e, por consequncia, no tem fora na purificao, mas ele depois recupera a sua sade. Quando Saturno est combusto similar a um miservel homem velho que no consegue suportar as dores, sofrimentos e castigos; e quando Jpiter est combusto semelhante a um homem posto prova e que, contudo, consegue suportar as dores e sofrimentos, pois espera tirar vantagem disso. Assim, quando Vnus est combusta torna-se absolutamente fraca e sem fora e no consegue realmente aguentar a combusto; mas quando Mercrio, que aguenta a combusto, se torna combusto, semelhante a um homem acostumado s dificuldades e misria e pobreza e que suporta tais coisas uma vez que lhe so familiares; depois, diz-se que quando Marte se torna combusto semelhante a um homem perverso, cuja perversidade e ofensa aumentam.

II, 179. A razo pela qual as pessoas que dizem que uma Estrela que se torna combusta no seu prprio domiclio ou elevao no causa dano esto erradas.

Algumas pessoas dizem que quando uma Estrela se torna combusta no seu prprio domiclio ou na sua prpria elevao no causa dano. Contudo, quando Saturno, que frio e seco se torna combusto, semelhante pedra que sendo queimada pelo fogo, se deteriora e se parte. Quando Jpiter se torna combusto semelhante ao ouro que derrete e quando se move nos raios do sol a sua substncia pura fica vermelha. Ento, quando Vnus e a Lua se tornam combustas so semelhantes ao mercrio que se atirarmos para o fogo, o fogo foge dele como se fosse algo diferente da sua natureza e que no conseguisse tolerar.

II, 180. Sobre as Estrelas que tm movimento directo e sobre as Estrelas que tm movimento retrgrado.

Tem de saber que estas cinco Estrelas tm dois sistemas diferentes no seu movimento: elas param para depois retrogradarem e depois param novamente para depois prosseguirem em movimento directo; e cada um destes sistemas tem o seu prprio significado. Na verdade, a Estrela que atinge a primeira estao, com isto eu pretendo dizer a estao da qual ela depois comear a retrogradar, semelhante a um homem doente, cuja fora est a falhar, o seu vigor e energia enfraquecidos pela doena. Quando a Estrela chega sua segunda estao, semelhante a um homem que j comeou a recuperar a sua sade e, finalmente, quando se move em movimento directo, como um homem recuperado de uma doena. Vnus, em particular, debilitada pelo retrogradamento: na verdade, quando ela retrograda, torna-se combusta, por isso que temos uma espcie de duplo infortnio: um dado pelo retrogradamento, o outro pela combusto. Mercrio , tambm, afligido quando retrograda uma vez que tambm se torna combusto, mas no afligido pelo seu retrogradamento e pelo facto de estar combusto tanto como Vnus. Tambm no que se refere s Estrelas superiores,

podemos dizer que o dano do seu retrogradamento menor do que o dano do retrogradamento das Estrelas inferiores, especialmente quando retrogradam de um local no familiar para um local no qual tm algum direito de domnio ou tambm se enquanto retrogradam se movem de uma Estrela malfica para uma benfica. Depois, elas so semelhantes a um homem que viaja e que quer passar pelas feiras e que depois de ter sido obrigado a parar por algum que encontrou no seu caminho, volta atrs e salvo. Contudo, as Estrelas superiores so diferentes no seu retrogradamento e nas suas estaes assim como na sua combusto e noutros infortnios: de facto, quando Jpiter retrograda semelhante a um homem rico subjugado a muita escravido e, assim, ao infortnio ou a um homem sensato, sensvel e cuidadoso que se submete s ansiedades medocres da parte racional da sua mente; no que se refere a Saturno, ele humilha-se completamente no seu retrogradamento e similar a um escravo que foge e que apanhado novamente pelo seu dono e acorrentado; finalmente, Marte, quando retrograda similar a um filho de um fugitivo que foge do pai e depois regressa contando com o afecto do pai. As Estrelas causam particularmente dano se no seu retrogradamento estiverem num local estranho ou nas suas adversidades ou nas suas humilhaes e especialmente se estiverem aflitas com uma Estrela malfica no seu retrogradamento: ento, elas so semelhantes a um homem doente, cuja fora est a falhar ou que apanhado de repente por outra coisa m. Na verdade, as Estrelas que retrogradam alteram a sua natureza e, assim, completam as suas operaes de uma maneira fraca.

II, 181. A razo pela qual algumas Estrelas nas suas humilhaes ofendem muito e outras ofendem pouco.

H diferenas nas humilhaes das Estrelas assim como no que se refere aos danos: Marte ofende muito na sua humilhao ou em Caranguejo, uma vez que um signo frio e hmido, enquanto Marte quente e seco como a natureza do fogo e, assim, quando se humilha a si prprio, a sua aflio dupla: ambas porque est na sua prpria humilhao e porque est num signo diferente da sua prpria natureza. O Sol aflige-se na sua prpria humilhao que Balana, por um lado aproxima-se do hipogeu, por outro Balana um signo hmido, enquanto o Sol seco. Jpiter aflige-se na sua prpria humilhao que est em Capricrnio, o domiclio de Saturno que oposto natureza de Jpiter, j que Saturno malfico, enquanto Jpiter benfico e est oposto a Saturno no que se refere essncia. Saturno aflige-se na sua prpria humilhao que Carneiro uma vez que quente e seco, enquanto Saturno frio e seco, mas uma vez que Saturno tem a secura em comum com Carneiro, o dano no grande. A Lua e Vnus no so muito prejudicadas nas suas humilhaes: de facto, a Lua humilha-se em Escorpio e Escorpio est no seu tringulo e partilha a natureza da Lua e tem um trgono com Caranguejo que domiclio da Lua. No que se refere a Vnus, humilha-se em Virgem, mas concorda com este signo devido natureza feminina e, alm disso, quase toda a gente sabe que Virgem significa dana, cantos harmoniosos, liras e outros instrumentos musicais e a procura do casamento, todas as coisas que so tpicas de Vnus. Alm disso, Vnus tem a sua humilhao no grau XXVII de Virgem que no distante de Balana, o seu domiclio; podemos, por isso, dizer que similar a um homem preocupado e aflito que num instante vai da aflio ao contentamento e alegria. Se uma Estrela que est na sua prpria humilhao , alm disso, observada pelas Estrelas benficas similar a um homem que vtima do infortnio, mas , apesar

disso, ajudado pelos amigos e parentes e o seu corao torna-se mais forte com a ajuda deles. Contudo, se uma Estrela que est na sua prpria humilhao observada pelas Estrelas malficas, similar a um homem sem sorte que tem muitos inimigos e oponentes no seu infortnio e que fazem tudo o que podem para que ele perca.

II, 185. O que as Estrelas que tm movimento directo e as que retrogradam significam.

A Estrela que retrograda significa falsidades e decepes, a Estrela que tem movimento directo significa a verdade e tudo o que correcto, mas se estiver combusta como um homem doente e estpido que no tem confiana e no tem a certeza de nada excepto da sua prpria fraqueza.

II, 186. A razo pela qual as Estrelas que retrogradam ou que esto em signos lentos trazem os resultados lentamente e as Estrelas que esto em movimento directo so rpidas em trazer os resultados.

Quando as Estrelas tm um movimento subtractivo levam a resultados lentos, assim como quando esto em signos lentos. Os signos que tm a natureza de Saturno e Jpiter, tais como Capricrnio e Aqurio, Sagitrio e Peixes so lentos; mas quando as Estrelas tm um movimento directo, o que elas significam chega rapidamente, em especial, se estiverem num signo tropical.

II, 201. O que significam as Estrelas matutinas e ocidentais.

Tem de se saber que quando uma Estrela matutina similar a um rapaz que est na flor da juventude e altura dos seus incentivos, enquanto a Estrela vespertina como um homem velho oprimido, cujo vigor lhe est a faltar.

II, 202. Sobre a configurao da Lua com as Estrelas.

Tem de saber que a Lua como que o mensageiro das Estrelas: de facto, ela transmite as virtudes delas de uma Estrela para outra.

Texto gentilmente cedido pela associao Cielo e Terra, que tem como inteno promover um srio e completo estudo da Astrologia Clssica. Para consulta do texto na verso italiana, visite - Metafore astrologiche Para consulta do texto na verso inglesa, visite - The astrological metaphors

Potrebbero piacerti anche