Sei sulla pagina 1di 3

LESHMANiOSE VISCERAL

A Leishmaniose Visceral ou Calazar principalmente causada pela Leishmania denovani no sub continente indiano e na frica; pela Leischmania infantum na regio do mediterrneo; pela Leshmania chagasi na Amrica Laina.O perodo de incubao geralmente de dois a seis meses.A doena comea com febre, hepatoesplenomegalia e pancitopenia. O incio da febre pode ser repentino ou gradual, e pode haver intervalos os quais o paciente tem febre de baixo grau ou mesmo nenhuma febre. A doena evidente clinicamente caracterizada por fraqueza progressiva, emaciao e, se no tratada, morte.As taxas de fatalidades, mesmo com o tratamento, so de at 11%.A razo de infeco inaparente para doena clica varia dependendo do grupo etrio e da rea endmica, mas fica quase sempre entre 6,5:1 a 18:1. Essa caracterstica possibilita a existncia de transmisso inaparente da infeco. Uma idade jovem(infantis e crianas) e a m-nutrio predispem ao desenvolvimento da doena. A combinao de Leihmaniose visceral e infeco por HIV um problema crescentemente importante, sobretudo no sul da Europa. Em geral, a apresentao clnica da Leishamaniose visceral em pacientes infectados pelo HIV semelhante quela em pessoas no-infectadas, mas o trato gastrintestinal pode estar envolvido mais frequentemente e, as vezes, a hepatoesplenomegalia menos pronunciada ou ausente

DIAGNSTICO

O primeiro passo no diagnstico deve se estabelecer uma histria de exposio. importante distinguir as formas cutneas mais incas da Leshamaniose das formas mucocutneas, que no so normalmente autolimitantes. A terapia para a Leshmaniose no benigna e, portanto, o diagnstico certo est crucial. O diagnstico diferencial para cada forma de Leishmaniose est listado na tabela 85:1. A abordagem diagnstica mais comum a presena de parasitos por microscopia em tecidos corados por Giemsa ou por cultura em meio especializado. A aspirao e a bipsia por punch da extremidade de uma leso cutnea ou mucocutnea so as melhores tcnicas para obter amostras tanto para cultura quanto para istologia.Os tecidos de escolha para o diagnstico de doena visceral so o fgado, o baoe a medula ssea. A bipsia do osso esterno , com freqncia, o procedimento mais facilmente acessvel e seguro para obter tecido de cultura e esfregao. Os esfregaos corados por Gieemsa tanto da cultura (promastigotas) quanto da bipsia de amostras de tecido(amastigotas) mostram o cineplasto do parasito. O citoplasma cora-se de azul com Wright-Giemsa com um ncleo vermelho excntrico grande. Os pequenos cinetoplastos vermelhos so caractersticos da Leshmaniose SSP., o que as distingue de de outros patgenos intracelulares com aparncia um pouco similar, como toxoplasma e o histoplasma SSP.

Muitas tcnicas diagnsticas, incluindo ibridizao de DNA, PCR e testes de anticorpos monoclonais, tm sido desenvolvidas.Esses testes no esto largamente disponveis ou padronizados.As tcnicas xeodiagnsticas tambm soa usadas. A consulta com mdicos experientes no diagnsticos de Leshmaniose disponvel pelo CCD.

TRATAMENTO
As drogas de escolha para a Leishmaniose incluem o composto antimonial orgnico estibogluconato de sdio e o antimoniato de meglumina. As drogas anti-Leishmania podem ser obtidas no CCD. Vrios protocolos e terapias alternativas so usados, por causa do aumento da resistncia e das falhas de tratamento incluindo alta dosagem e, em alguns casos, combinaes de terapia para diminuir a durao do tratamento. As drogas mais nocivas incluem anfotericina B lipossomal e pentamidina, bem como Paromomicina e Citocinas, que so mais usadas em combinao com os antimoniais. A Leishmaniose Visceral(calazar) tem sido tratada com sucesso com estibogluconato,20 mg/kg/dia IV ou IM, preferencialmente divididos em duas doses por 30 dias.Se h resistncia :Pentamidina, 4mg/kg3x/semana por 5 semanas ou Antofericina B, 1 mg/kg IV em dias alternados por 20 dias. Em pacientes imunocomprometidos, como aqueles com infco pelo HIV, necessrio esquematizar um regime supressivo para minimizar a recorrncia depois de o tratamento adequado ter sido completado. As recidivas da doena clnica tipicamente ocorrem depois da terapia apropriada tanto com com antimnio quanto com anfotericina B(que tem uma taxa de cura inicial maior nessa populao); portanto, um regime supressivo foi sugerido. Tanto a Pentamidina quanto a Paromomicina podem ser usadas sozinhas como uma escolha aceitvel para supresso, ou cada uma pode ser combinada com um dos seguintes:interferon, Cetoconozol ou Fluconazol.

PREVENO E CONTROLE
Por ser a Leishmaniose to amplamente endmica, o controle tanto dos seus reservatrios quanto dos seus vetores permanece um desafio.(quadro 85-2). Portanto, os esforos da preveno primria devem ser focados em limitar o contato com o vetor,

usando repelentes e telas de malha fina. Nenhuma vacina para o homem est disponvel.Uma estratgia para prevenir a transmisso de Leishamaniose Visceral ao homem na Amrica Latina foi sugerida, com base na vacinao de ces.

Controle da leishmaniose

*medidas profilticas: -Evitar exposio aos mosquitos vetores; -quimioprofilaxia no recomendada; -imunoprofilaxia no-disponvel *Precaues de isolamento:

-Nenhuma....

Potrebbero piacerti anche