Sei sulla pagina 1di 7

Projeto Capoeira na Escola

Responsvel: Roberto Rodrigues Brando Jnior Instrutor Carioca Coordenao: Grupo Capoeira Sul da Bahia Mestre Railson

Porto Seguro BA
APRESENTAO A capoeira uma manifestao cultural brasileira que carrega em seus rituais e tradies parte da histria do nosso pas. Uma forma de resistncia e ludicidade criada em um contexto de excluso e violncia social. At o incio do sculo XX, ela foi vista como flagelo da sociedade; no governo de Getlio Vargas ganhou o ttulo de smbolo nacional e atualmente, ela no possui significado apenas para o povo brasileiro, mas tida como paixo para muitos no mundo inteiro. Nesse sentido, podemos perceber que a capoeira um fenomeno cultural de valor scio-histrico e por isso pode servir como valioso instrumento pedaggico na mos de profissionais compromissados com o objetivo de educar e socializar . Numa concepo didtica, acreditamos ser a capoeira uma atividade fsica completa, pois atravs dela podemos atuar de maneira direta e indireta sobre o aspecto cognitivo, afetivo e motor do ser humano. Tendo como caractersticas principais a ludicidade, a liberdade de expresso e o improviso, a capoeira se torna um trunfo nas mos daqueles educadores que buscam proporcionar as mais diversas experincias corporais e culturais aos seus alunos. Nossa proposta caminha nesse sentido. Criamos o projeto Capoeira na Escola a fim de valorizar essa rica manifestao cultural na sociedade e proporcionar aos alunos das instituies de ensino o contato com uma arte repleta de significados e valores; uma atividade de incluso, que pode ser

praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade, condio fsica ou social; um espao/momento de criao e que se somar esforos com a escola pode (re) construir cidados. JUSTIFICATIVA e OBJETIVOS GERAIS Acreditamos na escola como divulgadora, reprodutora, construtora e resconstrutora de cultura. o espao onde o sujeito passa (ou deveria passar) grande parte de sua vida e onde vivencia experincias de suma importncia para a formao de seu carter e de sua autonomia como sujeito social. Nesse sentido, buscamos trazer a nossa arte a capoeira para dentro desse meio, pois alm de acreditarmos que a a mesma pode ser ainda mais valorizada e ganhar mais espao na sociedade, estamos certos que a nossa concepo do que ensinar capoeira caminha lado a lado com os objetivos escolares. Nessa perspectiva, no pretendemos somente vivenciar a capoeira, mas atravs de nossas intervenes, contribuir para a formao de sujeitos ricos em conhecimento cultural, autnomos e crticos perante a sociedade. A inteno vai mais alm de formar capoeiristas; pretendemos, atravs de uma troca contnua com os profissionais da escola, contribuir para a melhoria da educao do nosso pas. AS AULAS DE CAPOEIRA NA ESCOLA Dentro da instituio de ensino, formamos turmas de acordo com as faixas etrias. Para cada turma temos objetivos especficos, atendendo ao desenvolvimento da criana e do jovem.

Para os menores priorizamos o desenvolvimento da socializao e das habilidades motoras bsicas giros, corridas, saltos, etc. - nos utilizando bastante da musicalidade da capoeira; para os maiores, os treinos so mais voltados para o aprendizado dos movimentos, das tradies, dos valores, enfim, de todo o universo da capoeiragem. A prtica da capoeira pode ser iniciada aos trs anos (ou antes, dependendo da criana) e para as aulas dividimos as turmas da seguinte maneira: 7 a 10 anos e de 11 anos em diante todos treinam juntos. Essas aulas so diferenciadas em cada fase com relao ao tempo e as atividades propostas. Trabalhamos da seguinte maneira: - 1 h para alunos de 7 a 10 anos; - 1:30hs para os alunos com mais de 11 anos. Os treinos so bastante ldicos, adaptados a cada faixa etria e seguem um planejamento anual de ensino . Nele esto inseridos a histria da capoeira, os estilos, as lendas, o maculel, a puxada de rede, alm de outras vivncias relacionadas a essa arte. AVALIAO Os praticantes so avaliados a cada treino e pela sua frequncia nas aulas. Uma avaliao semestral poder ser preparada (se a escola preferir) para mostrar aos responsveis o desenvolvimento do aluno. Alm disso, anualmente, realizamos o Batizado e troca de cordas que o momento no qual o capoeirista, que treina por todo o ano,recebe sua primeira graduao ou troca de graduao (corda). O batizado um dia de festa que no possui nenhuma vinculao com religies -, no qual o aluno recompensado por todo seu esforo e dedicao. No batizado esto presentes Mestres, professores, amigos e parentes do aluno e nessa cerimnia que o mesmo se torna um verdadeiro capoeirista.

1 Bimestre frica, negros escravos, capoeira escrava

2 Bimestre Abolio, Capoeira na Repblica, maculel e puxada de rede

3 Bimestre Capeira Angola e Regional, os grandes nomes da capoeira, histrias e tradies 4 Bimestre A capoeira hoje e outras manifestaes culturais.

Datas importantes a serem lembradas: 22/08- Folclore 23/11- Conscincia Negra OBS.: Os movimentos da capoeira, as habilidades e capacidades motoras e as tradies de roda so ensinadas no dia-a-dia e seguem o contexto dos assuntos de cada bimestre. Apresentaes em datas comemorativas podem ser combinadas com a escola.

Grupo de Capoeira Sul da Bahia, presidido pelo Mestre Railson visa o desenvolvimento do aluno em um contexto geral. Possuindo hoje diversos trabalhos do grupo em outros pases (17 no total). Trabalhos em escolas, academias, centros de recuperao de infratores ,prefeituras e etc.

Instrumentos: utilizado nas aulas, um atabaque mdio, dois pandeiros e 3 berimbaus. Uniforme: Cala de elanca com a Logo do Grupo e camisa com a logo do grupo e do projeto (masc. e Fem.)

CURRICULO
Roberto R. Brando Jnior Graduado Carioca
Rua XV de novembro 38 Pacata Porto Seguro Graduao: Instrutor Graduado pelo Grupo Capoeira Sul da Bahia. Experincia profissional: Esc. Bela Vista Rio Bonito .RJ Academia Bela Forma - Rio Bonito. RJ Academia Capoeira Sul da Bahia Arraial DAjuda BA Projeto Capoeira nos Bairros Porto Seguro BA Projeto de capoeira do CRAS de Ponto Alto e Perobas em Domingos Martins ES. Vinculado ao projeto, aulas de teatro baseada no surgimento da capoeira e seu desenvolvimento. Aula de Maculel. Puxada de Rede. Samba de roda. Entre outras manifestaes da cultura brasileira.

Roberto Rodrigues Brando Jnior Instrutor Carioca

www.capoeirasuldabahia.com.br

Capoeira Arte e cultura Brasileira Outrora como arma de guerra ,hoje representa uns dos cones da cultura Brasileira pelo mundo

Potrebbero piacerti anche