Sei sulla pagina 1di 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

GUATAARA RODRIGUES DOS SANTOS

67217488

ESTGIO CURRICULAR OBRIGATRIO TCC (RELATRIO DE ESTGIO)

Cornlio Procpio 2011

GUATACARA RODRIGUES DOS SANTOS

ESTGIO CURRICULAR OBRIGATRIO - TCC (RELATRIO DE ESTGIO)

Relatrio de Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado Universidade Norte do Paran UNOPAR, como requisito para a obteno de mdia da disciplina Estgio Curricular Obrigatrio I, 5 semestre, pasta 567425. Orientador: verson Morais. Tutor: Andr Francisco Probst

Cornlio Procpio 2011

SUMARIO

1 2 3

Introduo.................................................................................................... 4 Justificativa.................................................................................................. 5 Objetivos...................................................................................................... 6

3.1 Objetivo Geral.............................................................................................. 6 3.2 Objetivos Especficos.................................................................................. 6 4 5 6 7 8 Referencial Terico...................................................................................... 7 Metodologia................................................................................................. 8 Caracterizao da organizao em estudo................................................. 9 Cronograma das Atividades.........................................................................10 Concluso....................................................................................................11 Referncias..................................................................................................12

1. INTRODUO A necessidade de agilizar, e a necessidade de que os computadores da Prefeitura Municipal tenham uma manuteno continua e rpida e no precisem sair de dentro do estabelecimento e por no haver um sistema de servidor de dados para que no venha ocorrer transtornos aos departamentos do rgo publico as manutenes de seus computadores foram concentrados dentro do prprio rgo publico, a principio houve uma certa desconfiana em toda esta nova modalidade dentro da Prefeitura mas foi mostrado que este tipo de atitude agiliza muito mais a manuteno da maquinas, ai surgiu a necessidade de controle das manutenes e fazendo varias reunies mostrei da necessidade de um software para controle de todas estas manutenes, um sistema de OS Em suma, esse programa dar respostas satisfatrias para controle de manuteno das vrias maquinas existentes dentro da Prefeitura e suas Secretrias e Departamentos. Esta atividade feita dentro da Prefeitura faz parte do estagio Curricular obrigatrio

2.

JUSTIFICATIVA O software o qual foi batizado OSPREF possui inmeros requisitos

para gerenciar as manutenes necessrias de seus computadores dentro de rgos pblicos. Claro que muitas outras rotinas no existentes no mesmo precisaro com o tempo ser implementadas. Um dos pontos altos do mesmo seria o controle sobre as manutenes preventivas dos equipamentos, isso far com que menos equipamentos fiquem parados e causem transtornos aos setores onde os mesmos esto locados, evitando assim um dos maiores transtornos de um bom andamento dos servios que seria a quebra dos mesmos e o mau funcionamento de seus softwares, estes que trazem grandes prejuzos ao bom andamento de uma administrao publica. Em resumo podemos dizer que o OSPREF um programa que visa auxilias o controle de manutenes de computadores dentro de um rgo publico e agilizar a manuteno dos mesmos e controlar os servios prestados em vrios departamentos e secretaria da Prefeitura.

3. 3.1

OBJETIVOS OBJETIVOS GERAL OSPREF busca entre muitas coisas, gerar solues para as

necessidades de controlar as manutenes e peas compradas para os computadores, fazendo com que as necessidades de no se retirar as maquinas do prprios departamentos. Esse software auxiliar muito na racionalizao de compras de novos equipamentos e fazendo uma real avaliao se existe mesmo a necessidade de compra ou concerto dos mesmo e controle de despesas com manutenes que antes eram feitas fora do rgo publico. Assim saberemos se a substituies de peas sero necessrias e avaliadas pelo tcnico, onde dentro desta OS ter um relatrio completo de cada maquina.

3.2

OBJETIVOS ESPECFICOS

Nosso principal objetivo desenvolver uma ferramenta onde o seu foco facilitar e termos um diagnostico preciso das maquinas sabendo de suas manutenes e seus problemas passados para que possamos fazer um diagnostico mais rapidamente das mesmas, assim sendo a OS seria usada alm de uma ferramenta para controlara as manutenes pode ser usada como dossi de cada maquina.

4. REFERENCIAL TERICO

Como existe muita dificuldade de publicaes direcionadas a software de Ordem de Servios a nica forma de estudar sobre o assunto foi utilizando vrios aplicativos de diversas empresas os chamados DEMO para poder entender melhor sobre o software especifico, e na parte terica lendo livros e artigos sobre engenharia de software no especficos. Desta forma tornou-se quase impossvel referencias terica e na maioria foram referncias prticas, pois usando o software DEMO que se foi encontrando solues para rgos pblicos o uso de alguns aplicativos usados somente em reas comercias e estudando maneiras de adapta-los a rgos pblicos. O trabalho de um rgo Publico depende de uma forma crescente do que os Sistemas de Informao so capazes de fazer. O aumento de participao no mercado, a reduo de custos de produo, o desenvolvimento de novos produtos e/ou oramento da produtividade do emprego do mesmo, depende mais e mais dos tipos e qualidade dos sistemas de informao nestes rgos. Aps uma sria analise da rotina na Prefeitura Municipal, constatamos que alm de um departamento de manuteno de Computadores e Software o que melhoraria e beneficiaria em termos de tempo e econmicos a Prefeitura, por tudo ser feito dentro de seu prdio sem a necessidade de retirar as maquinas dali e diminuio de custos, pois tendo um funcionrio que faa este tipos de trabalho sairia muito mais barato que a contratao de uma empresa para a manuteno, assim resolveu-se tambm implantar um sistema de controle destas manutenes o qual sempre teria um dossi das maquinas de todos os departamentos da Prefeitura e tambm o controle da necessidade da compra de peas que seriam necessrias para reposio quando houvesse a necessidade de troca, assim sendo comeou os estudos para a construo deste software o qual muito facilitaria a todos.

8 Todo esse controle deveria ser sem sombra de dvidas utilizando os recursos da Tecnologia de Informao e isso se daria atravs da confeco de um software gil e preciso.

5. METODOLOGIA

A metodologia empregada ser muito beneficiada pela pesquisa feita junto aos funcionrios, diretores de departamentos e Secretrios. Os conhecimentos de incio iro divergir de maneira clara, mas a tendncia ser unificar e chegar a um senso comum e benfico para todos. Com toda certeza esse intercambio trar uma serie de pontos que sero lanados no sistema e com isso o OSPREF ficar enriquecido de recursos. Antes do desenvolvimento faremos um estudo apurado sobre a rotina da Prefeitura, suas necessidades, faremos uma elaborao de dados, implantao, testes, consultas com alguns usurios, alteraes, testes e implementaes e treinamento com os usurios. Iremos usar para o desenvolvimento do projeto, referencias de software j criados por outras empresas comercias e estudar as diferenas do uso em Comercio e rgo Publico, alguns artigos da internet sobre elaborao e software em geral j que que a mesma no tem referncias especificas sobre OS.

6. CARACTERIZAO DA ORGANIZAO EM ESTUDO

Nome da Empresa: Prefeitura Municipal de So Jernimo da Serra. Endereo: Praa Cel. Deolindo, s/n Cidade : So Jernimo da Serra CEP 86270-000 Telefone/Fax: (43) 3267-1040 Web site; e-mail: prefeitura@saojeronimodaserra.pr.gov.br Nome e cargo da chefia direta: Carlos Sutil Prefeito Ramo de atividade e rea de atuao: Administrao Publica N de empregados da empresa: 500 Categorias dos profissionais que atuam na empresa: Chefes de Departamentos = 7 Auxiliar Administrativo = 40 Servios Gerais = 30 Diretores de Departamentos = 4 Organograma da Prefeitura:

10 Histrico da Prefeitura: Criada juntamente com a Congonhinhas. 7. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 1947 quando desmembrada do Municpio de

ATIVIDADES

Levantamento de Informaes

Visita aos Departamento

Reunio com Chefes dos Departamentos

11

8.

CONCLUSO

Nosso objetivo inicialmente proposto ocorreu da melhor forma possvel. O programa conseguiu atender o esperado e assim conseguir suprir a necessidade da entidade. Podemos classificar o trabalho como um todo satisfatrio, visto que encontramos outras variveis que geraram um grande desafio. Na nossa elaborao listamos as atividades a serem realizadas, com todos os procedimentos, os cronogramas e relacionamentos setoriais, de maneira que foi basicamente colhidos atravs de inmeras entrevistas e reunies entre o diretor e os usurios. Em resultado de todo esse trabalho foi desenvolvido um software (OSPREF) de acordo com a meta almejada. Evidentemente muitos outros pontos ainda podero ser implementados no mesmo para um completo gerenciador. Mas como resultado, a Prefeitura poder se assim quiser, usar um gerenciador simples, porm eficaz no que se projetou.

12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

POMPILHO, S. Analise Essencial: guia prtico de anlise de sistemas. Rio de Janeiro, Cincia Moderna, 2002. REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de Software e Sistemas de Informao. 2. ed. Rio de Janeiro, Brasport, 2002. S.L. Pfleeger, Engenharia de Software: Teoria e Prtica, So Paulo: Prentice Hall, 2 edio, 2004. R. Sanches, Processo de Manuteno. In: Qualidade de Software: Teoria e Prtica, Eds. A.R.C. Rocha, J.C. Maldonado, K. Weber, Prentice Hall, 2001.

Potrebbero piacerti anche