Sei sulla pagina 1di 45

MANUAL COMPLETO GPS

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Usando o GPS do Flight Simulator 2004 / FSX

altamente recomendvel que voc siga este tutorial passo-a-passo, j que na maioria das vezes necessrio dominar os procedimentos descritos em cada etapa para, s assim, passar para a etapa posterior. INDICE I. O que GPS? II. O GPS no FS2004 III. Decifrando o GPS A. B. C. D. E.
o o

02 02 02

Botes Accionando o GPS e suas funes A chave NAV/GPS Boto de controle no GPS500 e GPSMAP295 Navegando entre grupos e pginas Barra de rolagem horizontal Barra de rolagem vert ical

IV. Grupos A.
o o o o o o

03

Grupo NAV DEFAULT NAV Terreno (TERR) Removendo items Alterando a escala MAP Simbologia Grupo Waypoint Airport Location Airport Runway

B.
o o

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

o o o o o

Airport Frequency Airport Approach Intersection NDB VOR

IV. Navegando com o GPS A. B. C. Navegao Directa / "Direct-TO" Pgina Active Flight Plan Pgina Procedures (Procedim entos)

I - O QUE GPS?
GPS - ou Global Position System (Sistema de Posicionamento Global) - uma cadeia de satlites que transmitem dados os quais, codificados por receptores especficos, permitem determinar uma posio no Globo Terrestre. Os receptores GPS determinam a localizao comparando relaes angulares entre o receptor e os satlites em rbita. Desde modo, o sistema , em sua essncia, semelhante navegao celestial, que os primeiros pilotos costumavam usar para determinar seu paradeiro. A diferena que o receptor GPS usa um computador para calcu lar automat icamente a posio, enquanto um piloto que navegava usando as estrelas tinha que operar um sextante e realizar clculos baseados em complexas tabelas. Mas o computador/GPS a bordo das aeronaves faz muito mais do que dizer ao piloto onde ele est. Ele pode dizer qual sua distncia para qualquer outro ponto do planeta e qual a direco que ele deve tomar para chegar l. Os receptores GPS so avanos surpreendentes da tecnologia e a cada ano esto ficando mais sofisticados. Aprender a usa-los, divertido, mas requer um pouco de estudo e muito de prtica. Se voc voar utilizando GPS uma vez, ser difcil desfazer desta maravilha tecno lgica.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Um receptor GPS com seus variados e coloridos botes podem at intimida-lo no incio. Mas no preciso ter medo... Ele apenas um computador que fornece a voc (ou ao piloto automtico) as informaes. Domina- lo ser apenas questo de tempo!

II - O GPS NO FS2004 / FSX


O Flight Simulator 2004 apresenta dois modelos de GPS. Segundo o manual do simulador, ambos foram desenvolvidos baseados no modelo GPS500 da Garmin, embora a verso mais simples (chamada de porttil) se parea bastante com o Garmin GPSMAP 295. As duas verses tm botes diferentes, mas com as mesmas funes.

FIGURA 01: Garmin GPS 500

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

FIGURA 02: Garmin GPSMAP 295

III - DECIFRANDO O GPS


A. BOTES
Como qualquer computador, as unidades do GPS no Flight Simulator so equipadas com um monitor e um dispositivo de entrada. Use os botes do receptor do GPS que assumem o lugar do teclado para alternar entre as pginas e os grupos de pginas, e para aceder e digitar informaes. Alguns botes do GPS500 no existem no GPSMAP295. Acompanhe as teclas e seus significados abaixo e nas figuras acima (FIGURA 01 e FIGURA 02 ). 1. RNG (range - Intervalo) (ou os botes IN e OUT do GPSMAP 295): permite

seleccionar a escala de mapa desejada. Use o lado de seta para cima do boto para aumentar o zoom da rea ou o lado de seta para baixo para diminuir o zoom da rea. 2. DIRECT-TO (Directo para), representado por -D->: permite ao piloto informar um waypoint de destino (pode ser um aeroporto, um VOR, um fixo, ou qualquer outro) e estabelecer o curso e a distncia directo para ele.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

3. 4.

MENU: activa uma perna especfica em um plano de voo activo (no disponvel CLR (Clear - Limpar) (ou o boto QUIT do GPSMAP 295): usado para apagar

no GPSMAP 295). informaes ou cancelar uma entrada. Mantenha esse boto pressionado por alguns segundos para exibir imediatamente a pgina default de navegao (NAV), independentemente da pgina ex ibida no momento. 5. dados. 6. Boto grande (parte superior e inferior da chave rocker switch do GPSMAP 295): usado para seleccionar os vrios grupos de pginas (NAV, WPT, FPL ou NRST). Com o cursor habilitado na tela, o boto grande permite que voc mova o cursor pela pgina. 7. 8. 9. Boto pequeno (lados esquerdo e direito da chave rocker switch do GPSMAP CRSR (cursor): exibe o cursor na tela, que lhe permit ir digitar os dados e/ou NRST (Nearest - mais Prximo): ex ibe a pgina Nearest Airports (Aeroportos 295): usado para seleccionar as vrias pginas de um dos grupos listados acima. fazer uma seleco em uma lista de opes. Mais Prximos). Girando o boto direito pequeno, voc conseguir percorrer as outras pginas NRST. 10. OBS (Selector de Rumo): usado para seleccionar o sequencialmente manual ou automtico de waypoints. Se voc pressionar esse boto, o modo OBS ser seleccionado, o que manter o waypoint de "destino activo" actual como referncia de navegao, mesmo depois que o waypoint for ultrapassado (ou seja, ele impede o sequencialmente para o prximo waypoint). Se o boto OBS for pressionado novamente, a operao normal ser react ivada, com o sequencialmente automtico de waypoints. Com o sequencialmente manual seleccionado, aparece a indicao "SUSP" na tela do GPS. No disponvel no GPSMAP 295. 11. 12. MSG (Message - Mensagem): usado para exibir alertas de espao areo. No FPL (Flight Plan - Plano de Voo) ou ROUTE no GPSMAP 295: permite ver e disponvel no GPSMAP 295. acompanhar um plano de voo criado atravs do Flight Planner (Planeador de Voo), e aceder as aproximaes por instrumento. 13. TERR (Terrain - Terreno): permite adicionar uma representao grfica do relevo s pginas Default NAV (NAV padro) e Map (Mapa). ENT ou ENTER: usado para aprovar uma operao ou concluir a entrada de

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

14.

PROC (Procedures - Procedimentos): permite adicionar aproximaes por

instrumento ao plano de voo. Com um plano de voo, os procedimentos disponveis para o aeroporto de chegada so oferecidos automaticamente. Do contrrio, voc poder seleccionar o aeroporto e o procedimento desejados.

B. ACIONANDO O GPS E SUAS FUNES


Existem trs maneiras de voc "ligar" e "des ligar" o GPS no FS 2004:

- Atravs do mouse: clicando no boto correspondente no painel - Atravs do teclado: a combinao de teclas SHIFT + 3 (isso pode variar de painel para painel) - Atravs dos menus: indo at o menu VIEWS -> Instrument Panel -> GPS As funes do GPS so todas accionadas com o m ouse. Imagine que a "setinha" do mouse seja a mo do piloto fazendo as configuraes necessrias no equipamento. O manual fala tambm que voc pode configurar o teclado (definindo teclas de atalho) para operar o GPS. Eu, particularmente, no aconselho.

C. A CHAVE NAV/GPS
Algumas aeronaves com GPS possuem no painel uma chave que alterna as posies NAV e GPS. Quando a chave estiver na posio NAV, o indicador VOR 1 (ou HSI) da aeronave e o piloto automtico/direccionador de voo usaro os dados da rdio NAV1. Quando a chave estiver na posio GPS, o indicador VOR 1 (ou HSI) da aeronave e o piloto automtico/direccionador de voo usaro os dados do receptor do GPS. bom lembrar que no caso de a chave estar na posio GPS, o HSI somente receber orientao lateral da navegao. Portanto, impossvel usar o sistema de pouso por instrumentos (ILS) com a chave nesta posio.

D. BOT O DE CONTROLE NO GPS500 E NO GPSM AP295

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Alm das bvias (o desenho, por exemplo), uma das diferenas que podemos notar entre os dois modelos o boto principal de controle. No GPS500 esse boto duplo, ou seja, tem um controle maior em cima e um menor um pouco mais em baixo. No GPSMAP295 este boto substitudo por uma chave (rocker switch) com dois botes horizontais e dois verticais (no manual em portugus do FS2004 chamado de "Chave de Balancim"). Apesar de serem botes diferentes, as funes deles so as mesmas. Sempre que se mencionar o boto do GPS500 o leitor deve estar atento desta diferena, caso esteja voando em uma aeronave equipada co m o GPSMAP295.
Os botes do GPS500. Quando as instrues solic itarem que voc gire um dos dois botes, mova o mouse sobre as setas. Uma mo com um - (sinal de menos) ou um + (sinal de mais) apa recer. Note que o boto do GPS500 tem a funo C RSR integrada (pa rte central do boto me nor). Mais detalhes sobre esta funo a fre nte. A chave rocker switch do GSPMAP295. Possui quatro funes exactamente iguais aos botes do GPS500. Qua ndo as instrues solic itarem que voc gire o boto pequeno, clique no lado esquerdo ou direito (botes horizontais). Caso a instruo seja para girar o boto grande, clique na pa rte supe rior ou infe rior (botes verticais). A funo C RSR no caso do GSPMAP295 separada.

E. NAVEGANDO ENTRE GRUPOS E P GINAS


A informao apresentada na tela do GPS na forma de pginas, e voc somente pode ver uma pgina por vez. Entretanto, as pginas esto organizadas dentro de grupos. Estas so as divises dos trs grupos de pginas do GPS do Flight Simulator: O grupo NAV (Navigation, Navegao) inclui:

Default NAV

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Map

O grupo WPT (Waypoints) inclui:


Airport Location Airport Runway Airport Frequency Airport Approach Intersection NDBs VOR

O grupo NRST (Nearest, mais prximos) inclui:


Nearest Airport Nearest Intersection Nearest NDB Nearest VOR Nearest Airspace Existem tambm duas pginas nicas (stand-alone pages), que devem ser

accionadas com botes especficos:


Active Flight Plan Procedures Assim, dentro de uma mesma categoria (grupo), tem-se uma diviso entre vrias

pginas referentes quele grupo. Complicou? Bom, vou tentar exemplificar. Lembrando que sempre bom voc acompanhar este tutorial no Flight Simulator, passo-a-passo. Barra de rolagem horizontal

Quando voc abre o GPS, a tela inicial ser sempre a padro de NAVEGAO (Default NAV). Ela faz parte do grupo NAV. Observe na figura abaixo a barra de rolagem horizontal, indicada co m o crculo vermelho, que aparece aps a indicao NAV.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

FIGURA 03: Barra de rolagem horizonta l.

Esta barra indicar tanto a navegao entre os grupos usando o boto grande como a navegao entre as pginas de um grupo, usando o boto pequeno. A indicao circulada em vermelho (F IGURA 03 ) indica, esquerda, qual grupo de pginas est sendo mostrado (por exemplo, NAV, WPT ou NRST). No meio, os rectngulos indicam o nmero de telas disponveis neste grupo (rectngulos sem preenchimento) e em qual delas actualmente se encontra (rectngulo preenchido). Para alternar entre as pginas de um mesmo grupo, rode o boto pequeno. Por exemplo. Estando na tela inicial de NAV, rode o boto grande para a direita (clique uma vez na seta para a direita). Isso far com que o grupo deixe de ser NAV e passe a ser o WPT. Note que no grupo WPT existem no s duas pginas, como no NAV, e sim sete pginas. Voc provavelmente estar na primeira dela mostrada na figura abaixo (Airport Location).

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

FIGURA 04: Pgina Airport Location (grupo WPT)

Note que a primeira tela indicada com o rectngulo preenchido. As outras seis telas do grupo WPT esto indicadas com os rectngulos sem preenchimento. Agora rode o boto pequeno para a direita (clique uma vez na seta para a direita). Voc vai 'navegar' por este grupo (WPT). Continuando a rodar o boto pequeno, voc vai passando pelas pginas do grupo (Airport Runway, Airport Frequency, etc).

Da mesma forma, a partir de agora, se voc rodar novamente o boto grande para a direita, ir para o prximo e ltimo grupo, NRST. Provavelmente estar na primeira pgina do grupo (Nearest Airport). Com o boto pequeno, voc alterna entre suas pginas (Nearest Intersection, Nearest NDB, etc).

Observao: As pginas dentro de um grupo so persistentes. Isto , se voc trocar para um grupo diferente, e depois retornar ao grupo que voc esteve usando, o GPS exibir a pgina que voc olhou pela ltima vez dentro daquele

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

grupo.

RESUMINDO

Para alternar entre os grupos:

Rode o boto grande para mudar entre NAV (Navigation), WPT (Waypoints) e NRST (Nearest).

Para alternar entre as pginas dos grupos:

Rode o boto pequeno para mudar entre as pginas dos grupos. O nmero de pginas de cada grupo varia.

TECLAS DE ATALHO NRST: pressionando o boto NRST do GPS voc vai directamente para grupo Nearest, que vai listar os aeroportos, fixos, VORs e demais navaids prximos de onde sua aeronave se encontra. FPL: pressionando o boto FPL (ou o boto ROUTE no GPSMAP 295) voc vai directamente para a pgina Plano de voo activo (Active Flight Plan). PROC: pressionando o boto PROC voc vai directamente para a pgina Procedimentos (Procedures). Observao: Para voltar tela original, pressione o mesmo boto. Por exemplo, se estiver na pgina Procedimentos, pressione novamente o boto PROC e o GPS voltar para a pgina anterior.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Barra de rolagem vertical Uma vez dentro de uma pgina ou um grupo de pginas, "entra em cena" a barra de rolagem vertical (veja figura abaixo). Sempre que o GPS exibe uma lista de informaes muito grande para caber na tela, esta barra aparecer no lado direito. O procedimento para rolar a pgina simples. Clique no boto CRSR (cursor) para activar o cursor; ento, gire o boto grande para percorrer todos os itens da pgina.

FIGURA 05: Activando o cursor (C RSR), voc pode mover a barra de rolagem vertical com o bot o grande

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

IV - GRUPOS
A. GRUPO NAV (Navigation, Navegao)
O grupo NAV est subdividido em duas pginas: Default NAV e MAP. Para alternar este elas deve-se usar o boto pequeno. DEFAULT NAV

Esta a pgina que normalmente aparece quando o piloto acciona o GPS. NOTA: Voc pode chamar a Default NAV estando em qualquer pgina de qualquer grupo do GPS, bastando para isso pressionar e segurar a tecla CLR.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Figura 06: De fault NAV (sem plano de voo ou destino directo activo)

A Default NAV fornece um mapa indicando sua posio actual. Tambm esto disponveis:

Na parte superior, o ground track (TRK) - direco do voo actual sobre o solo

(no se trata do rumo). No exemplo acima ( figura 06 ) a direco do voo de 345 graus.

Na parte inferior, sua ground speed (GS) - velocidade da aeronave em relao ao

solo (diferente da velocidade indicada no painel da aeronave). No exemplo acima (figura 06 ) a velocidade em relao ao solo de 79 knots (ns). Se voc no seleccionar um plano de voo ou waypoint de destino directo, o GPS exibir somente estes dados: direco e velocidade. Todos os outros tipos de dados aparecero em branco at que voc seleccione um destino (figura 06). Se voc activar um plano de voo ou tiver um waypoint de destino directo (directto).

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

FIGURA 07: Default NAV (com Plano de vo active)

A parte superior da pgina exibir o percurso desejado (DTK, na figura acima

094 graus), o percurso no solo (TRK / 051 graus) e a distncia at o prximo waypoint ou do destino (DIS / 88 NM).

A parte inferior da pgina indicar a velocidade em relao ao solo (GS / 90

kts), os waypoints de destino (CGO) e origem (COSME) activos (ou apenas o waypoint de destino activo, no caso de um destino directo), e o tempo estimado em rota (ETE / 00:58h).

Um indicador grfico de desvio de curso (CDI) tambm aparecer na parte

inferior da pgina (tringulo amarelo). Diferente dos limites angulares usados em um CDI mecnico acoplado a um receptor VOR ou ILS, os limites de escala natural desse CDI so definidos por uma distncia derivada do GPS (0,3; 1 ou 5 milhas nuticas). Por padro, a escala do CDI se ajustar aos limites desejados com base na fase actual do voo: em rota, rea terminal ou aproximao. O CDI grfico mostra a posio no centro do indicador, em relao ao curso desejado (o ponteiro de desvio de curso em

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

movimento). Como acontece com um CDI mecnico tradicional, basta seguir o ponteiro quando voc estiver fora do curso. A seta TO/FROM no centro da escala indica se voc est indo em direco ao waypoint (uma seta para cima) ou se j o ultrapassou (uma seta para baixo).

No lado esquerdo da pgina esto os campos de dados adicionais que exibem o

prximo waypoint (WPT), a direco para o prximo waypoint (BRG), o curso a ser seguido (CTS), o tempo de chegada estimado ao waypoint de destino (ETA), a velocidade vertical necessria (VSR) para atingir a altitude do prximo waypoint ou da pista de destino, o erro do ngulo de percurso (TKE) e o erro de pista cruzada (XTK). Observao: o receptor do GPS no pode determinar o rumo de uma aeronave, mas somente seu percurso no solo. Nunca assuma que o boto TRK (percurso) na tela do GPS equivale ao rumo. Se houver um vento cruzado, ele no ser.

Glossrio da pgina Default NAV BRG (direco): A direco da bssola, da posio actual at um waypoint de destino. CTS (curso a ser seguido): A direco recomendada para reduzir o erro de curso ou permanecer em curso. Fornece o rumo mais eficiente para retornar ao curso desejado e continuar o plano de voo. CUM (distncia cumulativa): O total de pernas de um plano de voo. DIS (distncia): A distncia de crculo mximo, da posio actual at um waypoint de destino. DTK (percurso desejado): O curso desejado entre os waypoints de origem e destino activos.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

ETA (tempo de chegada estimado): O tempo estimado em que voc at ingir o waypoint final de destino, com base na velocidade e no percurso actuais. ETE (tempo estimado em rota): O tempo necessrio para percorrer a distncia entre a posio actual e o waypoint de destino, com base na velocidade no solo actual. GS (velocidade no solo): A velocidade em que voc est pilotando, em relao a uma posio no solo. HDG (rumo): A direco para onde a aeronave est apontada, com base nas indicaes de uma bssola magntica ou de um giroscpio direccional correctamente definido. TKE (erro do ngulo de percurso): A diferena de ngulo entre o percurso desejado e o percurso actual. Para reduzir o erro do ngulo de percurso para zero: se o TKE exibido for um nmero negativo, gire para a esquerda; se for um nmero positivo, gire para a direita. TRK (percurso): A direco do movimento em relao a uma posio no solo. Tambm chamado de "percurso no solo". VSR (velocidade vertical necessria): A velocidade vertical necessria para descer/subir da posio e altitude actuais at atingir a alt itude do prximo waypoint ou da pista de destino, com base na velocidade no solo actual. XTK (erro de percurso cruzado): A distncia que voc est do curso desejado em qualquer direco, esquerda ou direita.

TERRENO Voc pode adicionar "terreno" exibio de mapa para visualizar as caractersticas geogrficas (relevo, hidrografia) em sua volta. Para isso, accione o boto TERR do GPS.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Re presentao grfica do te rre no (TERR) adic ionada pgina Defa ult NAV

REMOVENDO ITENS Voc pode remover rapidamente os itens do mapa para que seja mais fcil ver somente o que for necessrio. Pressione o boto CLR (ou o boto QUIT do GPSMAP 295) para seleccionar a quantidade desejada de detalhes do mapa. Modo normal: todos os detalhes; Pressionando uma vez: sem espao areo de classe B ou C; Pressionando duas vezes: sem auxlios de navegao (navaids); Pressionando trs vezes: sem aeroportos. Os waypoints de um plano de voo activo sempre so exibidos. Dependendo da quantidade de detalhes removida, ir aparecer a indicao de -1, -2 ou -3 ao lado do nmero de Zoom ao esquerdo da tela.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

FIGURA 09: Nvel de detalhes em -3. Pa ra voltar ao modo norma l, ape rte CLR novamente.

ALTERANDO A ESCALA A escala da exibio (ZOOM) do mapa de viso dianteira aparecer no lado esquerdo, usando uma das 20 configuraes de escala, que variam de 500 metros a 500 milhas nuticas (nm). Use o boto RNG (ou os botes IN e OUT do GPSMAP 295) para seleccionar a escala desejada.

FIGURA 10: Zoom de 3,5NM sobre o Aeroporto de Gua rulhos

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

SMBOLOS Alguns smbolos usados na pgina Default Nav. Directo Para um waypoint Curso para um waypoint ou curso desejado entre dois waypoints Vectores Para aproximao final Curva de procedimento esquerda Curva de procedimento direita Arco DME esquerda Arco DME direct Padro de espera esquerda Padro de espera direita Nota: o GPS sempre navega PARA um waypoint, a menos que voc defina a chave OBS (no GPS 500) para impedir o sequencialmente automtico de waypoints ou que voc tenha ultrapassado o ltimo waypoint do plano de voo. A etapa activa do plano de voo (ou o destino directo quando o boto Direct-to usado) aparece directamente acima do CDI. No caso da FIGURAS 09 e 10, o prximo waypoint COSME. A exibio passar automaticamente para a prxima perna do plano de voo quando a aeronave for atingindo cada waypoint do plano de voo. Se voc no tiver seleccionado um plano de voo ou destino directo, essa linha permanecer em branco. A exibio do GPS usa smbolos diferentes para fazer a distino entre os tipos de waypoint e exibe os identificadores dos waypoints na tela. Os limites de espao areo controlado e de uso especial aparecem no mapa, mostrando os sectores individuais no caso do espao areo de classe B ou C.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

MAP

A segunda pgina do grupo NAV, chamada MAP (Mapa), ex ibe a posio actual (um smbolo de avio no centro da tela), juntamente com aeroportos prximos, auxlios de navegao, limites de espao areo, lagos e litorais. Enquanto a pgina Default NAV orientada com base no percurso actual do GPS, a Map orientada ao norte.

O modo Map oferece 20 configuraes de escala (ZOOM), variando de 500 ps a 500 milhas nuticas. Assim como na Default Nav, o GPS indicar a escala usada no lado esquerdo da tela.

Modo "MAP" com escala de 50 milhas nuticos (NM)

Para alternar entre o modo Default Nav e o modo MAP deve-se usar o boto pequeno. Os dados mostrados esquerda no modo MAP so os mesmos do modo Default Nav.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Assim como na Default Nav, no modo Map o piloto pode usar tambm a opo Terrain (TERR) e CLR/QUIT (remover itens).

Simbologias Default NAV e Map:

As unidades do GPS no Flight Simulator usam os seguintes

smbolos para representar os vrios aeroportos e auxlios de navegao nas pginas

Aeroporto com pista(s) de superfcie dura (pistas mostradas quando a tela aumentada) Aeroporto com pista(s) de superfcie suave (pistas mostradas quando a tela aumentada) Aeroporto com reabastecimento de combustvel Base de hidroavies Interseco (fixo) VOR VOR/DME NDB Localizador

IV - GRUPOS
B. GRUPO WAYPOINT
Fornece informaes sobre os milhares de aeroportos, VORs, NDBs, interseces, pistas, frequncias, e procedimentos armazenados no banco de dados do Flight Simulator. So sete as pginas deste grupo: as quatro primeiras detalham informaes do aeroporto seleccionado (localizao, pistas, frequncias e aproximaes); as trs ltimas fornecem informaes sobre interseces, e auxlios rdio (NDBs e VORs).

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Observao: para alternar entre as pginas do grupo, o cursor precisa estar invisvel. Caso ele esteja visvel, clique no boto CRSR. Uma vez na pgina WPT, o GPS lhe fornecer informaes sempre do auxlio (aeroporto, interseco ou navaid) mais prximo do qual voc se encontra. Mas possvel obter dados de qualquer aeroporto que desejar. Basta inserir o cdigo identificador. Para isso, proceda da seguinte maneira: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Seleccione a pgina WPT desejada e pressione o boto CRSR para activar o Rode o boto pequeno at que o primeiro carcter seja o desejado. Rode o boto grande para que voc possa alterar o segundo carcter. Com o cursor no segundo carcter, rode novamente o boto pequeno at chegar Repita os passos 3 e 4 at formar o cdigo do aeroporto ou navaid desejado. Terminado o processo, clique novamente no boto CRSR para remover o cursor.

cursor.

na letra desejada. Ento clique o boto ENT (enter).

DICA: nas etapas 3, 4 e 5 relatadas acima, voc pode incluir os caracteres identificadores directamente atravs do teclado do seu computador.

Um cdigo, mais de um waypoint

Pode acontecer de um mesmo cdigo fazer referncia a mais de um waypoint. Isto mais comum com NDB's, VOR's e fixos. Neste caso, todos os waypoints com a mesma identificao sero listados, seguidos do cdigo do pas. Com o boto grande ou pequeno voc escolhe qual deles realmente o desejado. Depois que escolher, clique em ENT. Por exemplo. Supondo que eu queira accionar o NDB de Vitria, cujo cdigo VTR. Se eu adicionar VTR como cdigo NDB, ao clicar no boto ENT ir aparecer a seguinte janela:

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

FIGURA 12: Duplicate waypoints

Ela significa que existem dois NDB's com o cdigo VTR: Takotna River e Vitria. Com o boto pequeno, movo o cursor at o segundo item (cdigo do Brasil SB) e clico em ENT (F IGURA 12). bom lembrar que apesar do quadro se chamar Duplicate Waypoints (waypoints duplicados), pode acontecer de um mesmo cdigo fazer referncia a no s dois, como o caso de VTR, mas a vrios auxlios.

AIRPORT LOCATION A pgina Airport Location mostra a lat itude, longitude e a elevao do aeroporto seleccionado. Alm disso, mostra tambm a localidade/regio onde est localizado e o nome do aerdromo, disponibilidade de co mbustvel e a melhor aproximao por instrumentos. As descries de cada campo so as seguintes: Type: Tipo de uso do aerdromo. As opes: Public (pblico), Military (militar) ou Private (privado). Position: Latitude/Longitude Elevation: Elevao do aeroporto, em ps Fuel: Tipo de combustvel disponveis (AvGas e/ou jet)

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Approach: Melhor aproximao disponvel. As opes neste campo so: ILS, MLS, LOC, LDA, SDF, GPS, VOR, RNAV (RNV), LORAN (LOR), NDB, ou TACAN (TCN) Abaixo uma imagem que representa a pgina Airport Location do Aeroporto de Vitria (SBVT).

AIRPORT RUNWAY A pgina Airport Runway mostra a numerao das pistas, comprimento e o tipo de pavimento do aeroporto seleccionado. mostrado tambm um mapa da(s) pista(s) e reas adjacentes. A escala do mapa aparece no canto esquerdo inferior e ajustvel atravs do boto RNG. Abaixo uma imagem que representa a pgina Airport Runway referente ao aeroporto de Natal (SBNT).

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Em aeroportos com mais de uma pista, possvel obter as informaes de todas elas. Para isso, faa o seguinte: 1. 2. 3. 4. 5. Pressione o boto CRSR para activar o cursor. Gire o boto grande at que o cursor esteja no campo Runway. Gire o boto pequeno para mostrar uma janela com a lista de pistas disponveis Continue rodando o boto pequeno at chegar pista desejada. Pressione ENT para mostrar as informaes daquela pista. Para remover o

daquele aeroporto.

cursor, pressione CRSR novamente.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Alterando a pista que est se ndo mostrada na pgina Airport Runway

Tipos de pavimento

Concrete (contreto), asphalt (asfalto), grass (grama), turf (relva), dirt (barro), coral (coral), gravel (pedra), o il (leo), steel (ao), brick (tijolo), planks, sand (areia), shale (xisto), snow (neve), ice (gelo), e water (gua).

AIRPORT FREQUENCY Mostra informaes das frequncias de rdio usadas no aeroporto. Se o aeroporto seleccionado tem uma aproximao baseada em localizador (localizer), a pgina listar tambm a sua frequncia. Algumas frequncias sero listadas com a designao TX (transmisso somente) ou RX (recepo somente) frente.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Te la Airport F reque ncy do aeroporto do Ga leo. Se esqueceu como rolar a barra vertical, veja o item E do captulo III deste tutorial.

DICA: Em vez de entrar manualmente com a frequncia desejada no rdio COM1 ou NAV1, voc pode simplesmente destacar o nome da facilidade (por exemplo, "Torre") e ento apertar o boto ENT. O GPS automaticamente sintonizar a frequncia desejada no rdio COM1 standby. AIRPORT APPROACH Mostra os procedimentos de aproximao disponveis para o aeroporto seleccionado.

Em aeroportos que existem mais de uma aproximao possvel escolher qualquer uma delas para ser mostrada na tela do GPS. Assim: 1. 2. 3. 4. 5. Pressione o boto CRSR para activar o cursor. Gire o boto grande at que o cursor esteja no campo APPROACH. Gire o boto pequeno para mostrar uma janela com a lista dos procedimentos de Continue rodando o boto pequeno at chegar aproximao desejada. Pressione ENT. O cursor ir se mover para o campo TRANS (transio).

aproximao disponveis para aquele aeroporto.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

6. 7. OU

Gire o boto pequeno para mostrar uma janela com a lista das transies Continue rodando o boto pequeno at chegar transio desejada.

disponveis para aquele procedimento.

Seleccione VECTORS se quiser receber apenas os vectores para a aproximao final 8. Pressione ento ENT. Para remover o cursor, pressione CRSR novamente.

Aproximao ILS para a pista 28, com tra nsio CAXIAS - Aeroporto do Ga leo

Nem todas as aproximaes da base de dados do Flight Simulator so aprovadas para o uso directamente no GPS. Quando voc selecciona uma aproximao, uma designao GPS direita do nome do procedimento indica que ele pode ser seguida usando o receptor GPS. No caso de um procedimento que no tem essa designao, o GPS deve ser usado apenas para complemento navegao. Aproximaes ILS, por exemplo, devem ser seguidas utilizando o equipamento apropriado, ou seja, o receptor VOR/ILS em conjunto com o CDI externo (ou HSI).

INTERSECTION Mostra a lat itude, longitude, cdigo da regio, identificao, radial e distncia para o VOR ou VOR/DME mais prximo de uma interseco (fixo). So usadas as abreviaes abaixo:

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Position: Latitude/Longitude (graus/minutos ou graus/minutos/segundos) RAD: Radial para o VOR mais prximo, em graus magnticos DIS: Distncia para o VOR mais prximo, em milhas nuticas (NM)

NDB Indica o nome, cidade, regio/pais, lat itude, longitude e frequncia (em kilohertz) da estao NDB seleccionada. Assim como no caso das frequncias de rdio, voc pode passar automaticamente uma frequncia de NDB do GPS para o rdio do avio. Para isso, simplesmente pressione o boto ENT. VOR Indica o nome, cidade, regio/pais, variao magntica, lat itude, longitude e frequncia (em megahertz) da estao VOR seleccionada. Assim como no caso das frequncias de rdio, voc pode passar automaticamente uma frequncia de VOR do GPS para o rdio do avio. Para isso, simplesmente pressione o boto ENT.

IV - GRUPOS
C. GRUPO NE AREST
O grupo Nearest (mais prximo) fornece dados de at nove aeroportos, VOR's, NDB's e interseces que esto em um raio de 200 milhas nuticas da sua posio actual. Para aceder o grupo, rode o boto grande ou clique na tela NRST do GPS. O GPS no pode exibir todos os nove aeroportos, VORs, NDBs, ou interseces mais prximos de uma vez. Para alternar entre todos os itens da lista, use a barra de rolagem vertical.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Navegando para um waypoint prximo As pginas NRST podem ser usadas em conjunto com a funo DIRECT -TO (directo para), caso o piloto queira voar rapidamente em direco a um waypoint prximo. Esta caracterstica pode economizar um bom tempo, pois evita a necessidade de procurar informaes no banco de dados, caso o ponto de destino esteja prximo. Alm disso, fornece condies imediatas de navegao para um aeroporto mais prximo, no caso de uma emergncia. 1. 2. 3. Use o cursor para navegar pela lista de waypoints prximos na pgina NRST. Estando no waypoint desejado, pressione o boto Direct-To (-D->) para mostrar Com o cursor no cdigo de identificao do waypoint, pressione ENT. Pressione

a pgina Direct-to Waypoint ENT novamente (quando a indicao Activate? piscar - Figura 18 ) para iniciar a navegao para o waypoint seleccionado

Figura 18: Activando um waypoint prximo no modo DIREC T-TO

Observao: caso esteja voando com um plano de voo activo, fazendo o procedimento acima o plano de voo ser cancelado e voc passar a voar pelo modo Direct-to.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

NEAREST AIRPORT Esta pgina fornece dados sobre os nove aeroportos mais prximos (localizados a at 200 milhas da posio actual da sua aeronave). Os dados desta pgina so: cdigo de identificao, smbolo, direco, distncia, melhor aproximao disponvel, frequncia do trfego (CTAF) e tamanho da maior pista referentes ao aeroporto em destaque. Voc pode ainda obter mais detalhes sobre qualquer um destes aeroportos. B asta posicionar o cursor sobre algum deles e clicar em ENT.

Figura 19: Te la Nearest Airport

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

NEAREST INTERSECTION Mostra a identificao, smbolo, direco e distncia para as interseces (fixos) que esto a at 200NM de sua aeronave.

Figura 20: Te la Nearest Intersection

Para ver os detalhes de cada fixo (Figura 21), o procedimento exactamente o mesmo j relatado anteriormente no caso dos aeroportos.

Figura 21: Detalhes do fixo AMUEG

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

NEAREST NDB Mostra a identificao, smbolo, direco e distncia para as estaes de rdio NDB que esto a at 200NM de sua aeronave.

NEAREST VOR

Mostra a identificao, smbolo, direco e distncia para as estaes de rdio NDB que esto a at 200NM de sua aeronave.

NEAREST AIRSPACE A ltima pgina no grupo NRST, Nearest Airpace, alertar voc com um total de nove reas de espao areo controladas ou especiais prximas ou que esto em sua rota. Os alertas so fornecidos de acordo com as condies seguintes:

Se o curso da sua aeronave indica que voc entrar em uma rea controlad a ou

especial nos prximos 10 minutos, aparecer a mensagem Airspace aheadless than 10 minutes A pgina Nearest Airpace mostrar o espao areo como Ahead ( frente).

Se voc estiver a duas milhas de uma rea de espao areo controlada ou

especial e seu curso actual indicar que voc est voando para dentro desse espao, a mensagem Airspace near and ahead ir aparecer. A pgina Nearest Airpace mostrar o espao areo como Ahead < 2nm (a frente, menos de 2 milhas nuticas).

Se voc estiver a duas milhas de uma rea de espao areo controlada ou

especial e seu curso actual NO indicar que voc est voando para dentro desse espao, a mensagem Near airspace less than 2nm ir aparecer. A pgina Nearest Airpace mostrar o espao areo como Within 2nm of airspace (2 milhas nuticas do espao areo).

Se voc estiver entrado em uma rea de espao areo controlada ou especial, a

mensagem Inside Airspace ir aparecer. A pgina Nearest Airpace mostrar Inside of airspace (dentro do espao areo).

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Figura 22: Te la espaos areos prximos (Nea rest Airpace). Neste exemplo, minha aeronave estava de ntro ( Inside) do espao a reo LAGOA ONE, e os espaos areos LAGOA TWO e PINHAL estavam minha fre nte ( Ahead), a menos de 10 minutos seu eu mantiver o c urso e velocidade actua is. O tempo estimado at cada um dos espaos areos tambm indicado. Os espaos areos PORTO ALEGRE e C URITIBA 1 esto prximos, porm a uma distnc ia ma ior que 10 milhas. Por isso n o indicada nenhuma mensagem para e les.

Note que os avisos de espao areo so baseados em dados tridimensionais (latitude, longitude e altitude) para evitar alertas incmodos. Os limites dos alertas de espao areo tambm esto divididos em sectores para fornecer informaes completas sobre qualquer espao areo ao redor. Uma vez que as condies descritas nos 4 itens acima existam, um alerta ser dado atravs da indicao MSG piscando na tela do GPS (acima do boto MSG). Isto significa que um alerta de espao areo foi dado. Quando piscar o alerta MSG, pressione o boto MSG do GPS. A mensagem aparecer na tela. Pressione novamente o boto MSG para faz-la desaparecer. (som ente GPS500)

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Figura 23: Mensagem de alerta de espao a reo

Se as mensagens de espao areo estiverem enchendo a sua pacincia - especialmente quando voc estiver voando em uma rea com muitos espaos areos controlados - possvel desabilitar temporariamente os alertas. Basta clicar e segurar o boto MSG por dois segundos. Aparecer a mensagem OFF (desligado) acima do boto MSG (figura ao lado). Para activar novamente, repita a operao.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

V - NAVEGANDO COM O GPS


A. NAVEGAO DIRECT A / "DIRECT-TO"
A navegao DIRECT-TO um mtodo fcil de determinar o curso e a distncia at um waypoint. Uma vez que este tipo de navegao act ivado, o GPS estabelecer uma linha de curso ponto-a-ponto de sua posio actual directamente para o destino. As vrias pginas do grupo NAV daro a informao do ponto definido como destino, at que ele seja substitudo. Para definir um destino directo 1. 2. Clique no boto DIRECT-TO (-D->). Surgir a pgina Select Direct-to Use os botes grandes e pequeno para inserir o cdigo de identificao do

Waypoint, com o campo identificador do waypoint em evidncia. waypoint para onde voc deseja voar (o boto grande move o cursor; o boto pequeno altera as letras e nmeros). 3. Aps ter inserido correctamente o cdigo do waypoint, pressione ENT duas vezes, para confirmar a incluso do novo destino.

Figura 24: Inserindo um destino directo (DIRECT- TO)

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Observaes: - Alm do cdigo de ID, voc tambm pode escolher seu waypoint de destino atravs do campo NAME. O procedimento semelhante ao que j realizamos em outros captulos do tutorial; - Depois que rodar o boto pequeno pela primeira vez para inserir o cdigo de identificao do waypoint, voc pode incluir os caracteres directamente atravs do teclado do seu computador. - Caso esteja voando com um plano de voo activo, fazendo o procedimento acima o plano de voo ser cancelado e voc passar a voar pelo modo Directto. - Se voc estiver voando no modo DIRECT-TO e por algum motivo sair da rota, basta accionar o boto -D-> novamente, seguido do boto ENT duas vezes. A linha do curso voltar a indicar o curso directo para o destino. Definindo um destino directo a partir de um plano de voo Se est navegando e usando um plano de voo, pode ser necessrio voar directamente para qualquer waypoint deste plano. Isso pode ser facilmente feito atravs da pgina Select Direct-to Waypoint. 1. 2. 3. 4. Clique no boto DIRECT-TO (-D->). Surgir a pgina Select Direct-to Rode o boto grande at que o campo FPL (flight plan) fique em evidncia. Gire ento o boto pequeno at encontrar o waypoint do plano de voo para o qual Aps encontrar o waypoint desejado, pressione ENT duas vezes, para confirmar a

Waypoint, com o campo identificador do waypoint em evidncia.

deseja voar. incluso do novo destino. Observao: Neste caso, o plano de voo activo ser cancelado e voc passar a voar pelo modo Direct-to.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Definindo um aeroporto prximo (Nearest Airport) como novo destino directo A partir da pgina Select Direct-to Waypoint (accionada pelo boto -D->) possvel tambm escolher facilmente um aeroporto prximo como destino directo. 1. 2. 3. 4. Clique no boto DIRECT-TO (-D->). Surgir a pgina Select Direct-to Rode o boto grande at que o campo NRST (nearest airport) fique em Gire ento o boto pequeno at encontrar o aeroporto para o qual deseja voar. Com o cursor sobre o cdigo de identificao do aeroporto desejado, pressione

Waypoint, com o campo identificador do waypoint em evidncia. evidncia.

ENT. Pressione ENT novamente (quando a indicao Activate? piscar) para confirmar e iniciar a navegao para o waypoint seleccionado.

B. PGINA ACTIVE FLIGHT PLAN


Se criar um plano de voo IFR ou VFR usando o flight planner do FS2004, ele ser automaticamente transportado para o GPS da sua aeronave. A pgina Active Flight Plan (plano de voo activo), accionada atravs do boto FPL do GPS fornece informaes sobre o seu plano de voo (caso tenha criado um). Voc no pode criar planos de voos no GPS. Para isso, use o Flight Simulator Flight Planner (assunto j tratado em outro tutorial).

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Figura 25: Active Flight Plan

Na tela Active Flight Plan (Figura 25), o GPS fornece os dados dos waypoints da rota e da localizao da aeronave: WAYPOINT (cdigo de identificao do waypoint); DTK (curso); DIS (distncia para o waypoint); e CUM (distncia acumulativa para o destino final). No exemplo da figura, em um plano de voo de Porto Alegre para Vitria, a aeronave no momento se encontra a 7 NM do prximo waypoint (PCX) e a 253 NM do destino final (SBVT). O piloto pode seleccionar qualquer perna do voo e torn-la activa. Isto especialmente til quando, por exemplo, voc activa um novo plano de voo j estando no ar ou ainda quando por algum motivo sua aeronave sai da ro ta original e voc desejar retornar. Para act ivar uma perna especfica do plano de voo, faa o seguinte: 1. 2. 3. 4. 5. Na pgina Active Flight Plan, pressione o boto CRSR para activar o cursor. Gire o boto grande at que o cursor esteja sobre o waypoint desejado (no caso, Pressione o boto MENU, seleccione a opo Activate Leg?, e pressione ENT. Uma janela de confirmao ir aparecer. Quando surgir a pergunta Activate?, pressione ENT (Figura 26 ).

o segundo waypoint de uma perna).

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Figura 26: Activando uma nova pe rna do plano de voo

V - NAVEGANDO COM O GPS


C. PGINA PROCEDURES (PROCEDIMENTOS)
A unidade de GPS do Flight Simulator permite ao piloto realizar aproximaes de no preciso. Para mostrar a pgina Procedures (procedimentos) pressione o boto PROC. A pgina fornecer acesso directo s aproximaes baseado no plano de voo activo ou no destino directo (desde que o aeroporto de destino tenha procedimentos de aproximao disponveis).

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Figura 27: Te la Procedime ntos

Para seleccionar uma aproximao: 1. 2. 3. 4. Pressione o boto PROC para apresentar a tela de procedimentos. Gire o boto grande at que o cursor esteja na opo Select Approach?. Surgir uma janela com a lista dos procedimentos disponveis. Rode o boto grande at o procedimento desejado e pressione ENT.

Pressione ENT.

Figura 28: Escolhe ndo o procedimento, de ntre os disponveis para o ae roporto de Vitria

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

5. 6.

Uma segunda janela ir surgir, com a lista das transies disponveis para aquele Rode o boto grande at chegar transio desejada, e ento pressione ENT.

procedimento. - A opo APPROACH VECTORS (vectores de aproximao) assume que voc ir receber os vectores para a aproximao final 7. Gire o boto grande para escolher entre as opes Load? e Activate? e ento pressione ENT. - Load? adicionar a aproximao ao plano de vo sem us-la imediatamente como direco de navegao. Isto permite que voc continue normalmente a navegar usando o plano de voo original, mas mantm o procedimento completo disponvel na pgina Active Flight Plan para uma activao rpida, quando precisar (veja como activ-lo no prximo item). - Activate? far com que o procedimento seja activado imediatamente. Observao: para activar um procedimento de sada (DEPARTURE) ou chegada (ARRIVAL), os passos so idnticos. Conforme j foi dito neste tutorial, nem todas as aproximaes da base de dados do Flight Simulator so aprovadas para o uso directamente no GPS. Quando voc selecciona uma aproximao, uma designao GPS direita do nome do procedimento indica que ele pode ser seguido usando o receptor GPS. No caso de um procedimento que no tem essa designao, o GPS deve ser usado apenas para complemento navegao. Aproximaes ILS, por exemplo, devem ser seguidas utilizando o equipamento apropriado, ou seja, o receptor VOR/ILS em conjunto com o CDI externo (ou HSI). Se voc estiver usando uma aproximao GPS ou uma aproximao de no preciso aprovada para GPS e queira us-lo como instrumento primrio de aproximao, lembre-se de que a chave NAV/GPS do painel de instrumentos deve estar na posio GPS. Se, porm, voc for fazer a aproximao usando dados do NAV 1 (uma aproximao ILS, por exemplo), ento certifique-se que o interruptor NAV/GPS esteja virado para a posio NAV. Neste caso, voc poder acompanhar a aproximao pelo GPS apenas para efeito de posicionamento.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Activando uma aproximao Uma vez que voc tenha seleccionado a aproximao (usando a opo Load? no item 7 acima), voc pode act ivar a aproximao a partir da pgina Procedures. Activar a aproximao significa cancelar o plano de voo, activando o primeiro waypoint do procedimento. Para act ivar uma aproximao, clique no boto PROC. Gire ento o boto grande at que o cursor esteja na opo Active Approach?. Pressione ENT. A outra opo da pgina Procedures (Activate Vectors-To-Final?) permite que active o curso final, caso v receber os vectores finais da aproximao.

Flight Silumator Portugal www.flightsimulatorportugal.com

Potrebbero piacerti anche