Sei sulla pagina 1di 20

A globalizao um fenmeno que se mostra nico e que h muito tempo foi, alm da economia mundial, um marco para transformao

o de outras reas e que o conhecimento e o desenvolvimento humano se desenvolvem. Ao final do sculo XX o mundo atravessou um momento crtico que decorreu de transformaes nucleares, que atingiram a base da sociedade. Os resultados refletiram tanto para o microcosmo individual, quanto para o microcosmo coletivo influenciando na economia, na poltica e tambm no mbito ideolgico, cultural e espiritual, fazendo com que as tradies fossem quebradas. Fritjof Capra, autor austraco, faz com que refletimos sobre a importncia dessa transformao e tambm de sua dimenso, com suas palavras: A transformao que estamos vivenciando agora poder muito bem ser mais dramtica do que qualquer das precedentes, porque o ritmo de mudana de nosso tempo mais clebre do que no passado, porque as mudanas so mais amplas, envolvendo o globo inteiro, e porque vrias transies importantes esto coincidindo. A crise atual, portanto, no apenas uma crise de indivduos, governos ou instituies sociais uma transio de dimenses planetrias. De acordo com Lewis Munford, as profundas transformaes que os indivduos e as sociedades esto sofrendo em escala mundial s podem ser comparadas com as causadas na sociedade ocidental pelo advento da agricultura, no perodo neoltico, a difuso do cristianismo durante a queda do imprio romano e a mudana da perspectiva medieval nos sculo XVI, XVII e XVIII. Estudos feitos por Nicolau Coprnio, Galileu Galilei, Johan Kepler, Isaac Newton e Renes Descartes, realizados no final da Idade Mdia e no Renascimento foram de suprema relevncia para novas mudanas como a criao da sociedade capitalista industrial.

Contudo, ainda vivemos entre a sociedade industrial e a sociedade do conhecimento, com um passado conhecido e um futuro promissor, que a cada dia tornase indispensvel para o cotidiano. Com o novo sistema, o aparelho industrial se desintegra no planeta globalizado, alm de transformar os novos desafios mundiais em valores, formando uma nova realidade. Na sociedade atual, o individualismo prevalece cada vez mais, alm de ser autnoma, com capacidade de renovar e de se aperfeioar em uma sociedade descentralizada, diversificadas com valores femininos predominantes, com base na fuso de papis sexuais e que controlam o conhecimento em organizaes supranacionais e governos locais. Para o socilogo Otvio Lanni, observando o contexto ele diz que: A globalizao e modernizao crescem simultaneamente, mais tambm traz desigualdade contrariando e causando desencontros. No mesmo curso da integrao e da homogeneizao desenvolve-se a fragmentao e a contradio. Tanto pode reavivar as formas locais, tribais, nacionais ou regionais como podem ocorrer desenvolvimentos inesperados de capitalismo e racionalidade. Apesar das transformaes ocorrentes em todo o mundo, est ressurgindo o tribalismo, que consiste por sua vez em uma referncia aos movimentos tnicos expressados pelos valores formados em grupo, como a lngua, cultura, religio e at mesmo a profisso. Diante disso, a fragmentao surge alimentando conflitos polticos, econmicos, sociais, culturais e religiosos, que abrangem todo o mundo e principalmente em pases como o Sudo, frica do Sul e ndia. A transformao da Sociedade Capitalista Industrial para a Sociedade Global do Conhecimento est de toda forma ligada ao processo tecnolgico e ao fenmeno da globalizao.

Por isso, importante que prestemos ateno aos movimentos que surgem ao nosso redor, filtrando os que so benficos, e combatendo os que so prejudiciais, tanto para a sociedade como um todo quanto para as comunidades tribalizadas. GUALDI, Flvio Pereira. LOPES, Thais. PEREIRA, Mnica. TFS - Legislao Trabalhista - Globalizao. Braslia, 2010.

Gesto estratgica de recursos humanos na era da tecnologia da informao e da globalizao


Lidia Eugenia Cavalcante

Resumo

Trata sobre as alteraes provocadas na gesto de recursos humanos para um novo mercado global, baseadas na capacitao profissional e educao continuada, exigncias da sociedade do conhecimento. Aborda questes referentes s mudanas organizacionais, com base nos novos paradigmas da modernidade e competitividade do mercado mundial. Apresenta algumas consideraes sobre o mercado da informao nas empresas em processo de mudana e seu impacto em reas de decises estratgicas empresariais. Assim, as novas tecnologias de informao, o capital humano e gestes estratgicas compreendem os principais fatores de competitividade e adequao modernidade ou sociedade do conhecimento.

Novos Papis de RH (Pesquisa SEAGRAM) Parceiro estratgico (Ex. define a arquitetura organizacional, conduz auditoria

organizacional etc) Agente de mudana (Ex. transforma a viso em comportamentos especficos, administra as resistncias mudana, "administra a performance" etc) Torna os seres humanos campees (Ex. defende os empregados, assegura seu

engajamento, mantm o capital intelectual) Executa funes administrativas (Ex. melhora a eficincia dos sistemas de RH, faz com que os sistemas e procedimentos fluam na organizao etc)

Quanto maiores demandas para RH de hoje a 2002, em ordem decrescente: Novas idias para reter pessoas-chave Desenvolvimento de novos mtodos para identificar e avaliar gerentes de alta performance Desenvolvimento de novos mtodos de planejamento de sucesso

Quanto aos atributos, qualificaes, habilidades para o profissional de RH no futuro, em ordem decrescente: Comunicar-se com a direo Comunicar-se com os outros departamentos/reas Entender as necessidades dos gerentes de linha

Entendimento amplo do negcio Encontrar novas maneiras para gerenciar a organizao e vender estas idias direo

STEPHEN

RHINESMITH,

consultor

americano

em

globalizao,

apontou

os

novos

padres/diferenciais para a competitividade numa sociedade globalizada: Qualidade - do produto e do processo Variedade para possibilitar maiores alternativas de escolha Customizao tudo sob medida para o consumidor Convenincia entrega rpida Tempo rpido ciclo de inovao Custo mais baixo possvel, economia de escala Disponibilidade em qualquer lugar do mundo

O mesmo RHINESMITH citou o termo "GLOCALIZATION" que significa: No aceitao de um nico mercado global Localizar a produo perto dos mercados consumidores (Just in Time) Equilibrar recursos globais, com produo, marketing e distribuio locais

A pesquisa sobre competncias, desenvolvida na COLGATE PALMOLIVE, atravs de JILL CORNER, estabeleceu: Competncias em liderana Viso/estratgia Trabalho em equipe/construo de relacionamentos Influncia/negociao Inovao Orientao para resultados Perspectiva global dos negcios Foco no consumidor Competncias em Gerncia Planejamento, definio de prioridades Comunicao Processo decisrio analtico Administrao de pessoas, treinamento de subordinados Essas competncias passaram a valer para todas as unidade da COLGATE PALMOLIVE no mundo. Um das frases mais impactantes do congresso foi dita por CHRIS PARKER, consultor americano na rea de qualidade: "Voc no pode ter clientes encantados se possui empregados miserveis". MATTI ALAHUHTA, Presidente da NOKIA, colocou as expectativas de sua empresa em relao aos Gerentes de RH:

Entendimento do negcio Atualizado com as tendncias e processos em RH Proativo e pragmtico Capaz de "ouvir" a organizao e atender ao que requerido Ser flexvel e persistente Saber priorizar Implantar eficientemente (fazer bem as coisas)

STEPHANE GARELLI colocou as seguintes habilidades como fundamentais num mundo altamente competitivo: Habilidade de relacionamento (Networking) Habilidade para lidar com a diversidade (cultura, gnero etc) Habilidade de intuio (entender o que no est escrito/falado, conviver com ambigidade) Habilidade de gerar energia (lidar com o stress, gerar entusiasmo)

Concluindo, podemos dizer que o congresso desenhou um futuro voltado para o capital intelectual como o grande diferencial competitivo; mostrou tambm que a rea de RH precisa, cada vez mais, se transformar em parceira estratgica do negcio. Outra concluso importante que na era da globalizao o profissional de RH deve se preparar para enfrentar desafios de lidar com culturas diferentes, questes de gnero, recrutamento internacional etc.

Globalizao
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A globalizao um dos processos de aprofundamento da integrao econmica, social, cultural, poltica, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicao dos pases do mundo no final do sculo XX e incio do sculo XXI. um fenmeno gerado pela necessidade da dinmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os pases centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos j esto saturados. O processo de Globalizao diz respeito forma como os pases interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em considerao aspectos econmicos, sociais, culturais e polticos. Com isso, gerando a fase da expanso capitalista, onde possvel realizar transaes financeiras, expandir seu negcio at ento restrito ao seu mercado de atuao para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicao no mundo globalizado permite tal expanso, porm, obtm-se como consequncia o aumento acirrado da concorrncia.

Histria
A globalizao um fenmeno capitalista e complexo que comeou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revoluo Industrial. Mas o seu contedo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalizao como resultado do ps Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revoluo Tecnolgica. Sua origem pode ser traada do perodo mercantilista iniciado aproximadamente no sculo XV e durando at o sculo XVIII, com a queda dos custos de transporte martimo, e aumento da complexidade das relaes polticas europeias durante o perodo. Este perodo viu grande aumento no fluxo de fora de trabalho entre os pases e continentes, particularmente nas novas colnias europeias. J em meio Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalizao das comunicaes: o pacote cultural-ideolgico dos Estados Unidos inclua vrias edies dirias de O Reprter Esso , uma sntese noticiosa de cinco minutos rigidamente

cronometrados, a primeira de carter global, transmitido em 14 pases do continente americano por 59 estaes de rdio, constituindo-se na mais ampla rede radiofnica mundial.[1] tido como incio da globalizao moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as naes vitoriosas da guerra e as devastadas potncias do eixo chegaram a concluso que era de suma importncia para o futuro da humanidade a criao de mecanismos diplomticos e comerciais para aproximar cada vez mais as naes uma das outras. Deste consenso nasceu as Naes Unidas, e comeou a surgir o conceito de bloco econmico pouco aps isso com a fundao da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao - CECA. A necessidade de expandir seus mercados levou as naes a aos poucos comearem a se abrir para produtos de outros pases, marcando o crescimento da ideologia econmica do liberalismo. Atualmente os grandes beneficirios da globalizao so os grandes pases emergentes, especialmente o BRIC, com grandes economias de exportao, grande mercado interno e cada vez maior presena mundial.[2] Antes do BRIC, outros pases fizeram uso da globalizao e economias voltadas a exportao para obter rpido crescimento e chegar ao primeiro mundo, como os tigres asiticos na dcada de 1980 e Japo na dcada de 1970.[3] Enquanto Paul Singer v a expanso comercial e martima europeia como um caminho pelo qual o capitalismo se desenvolveu assim como a globalizao, Maria da Conceio Tavares aposta o seu surgimento na acentuao do mercado financeiro, com o surgimento de novos produtos financeiros.

Impacto

A caracterstica mais notvel da globalizao a presena de marcas mundiais

A globalizao afeta todas as reas da sociedade, principalmente comunicao, comrcio internacional e liberdade de movimentao, com diferente intensidade dependendo do nvel de desenvolvimento e integrao das naes ao redor do planeta.

Comunicao
A globalizao das comunicaes tem sua face mais visvel na internet, a rede mundial de computadores, possvel graas a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da rea de telecomunicaes e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de ideias e informaes sem critrios na histria da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendncias do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitao a barreira lingustica. Outra caracterstica da globalizao das comunicaes o aumento da universalizao do acesso a meios de comunicao, graas ao barateamento dos aparelhos, principalmente celulares e os de infraestrutura para as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graas a inovao tecnolgica. Hoje uma inovao criada no Japo pode aparecer no mercado portugus ou brasileiro em poucos dias e virar sucesso de mercado. Um exemplo da universalizao do acesso a informao pode ser o prprio Brasil, hoje com 42 milhes de telefones instalados,[4] e um aumento ainda maior de nmero de telefone celular em relao a dcada de 1980, ultrapassando a barreira de 100 milhes de aparelhos em 2002. Redes de televiso e imprensa multimdia em geral tambm sofreram um grande impacto da globalizao. Um pas com imprensa livre hoje em dia pode ter acesso, alguma vezes por televiso por assinatura ou satlite, a emissoras do mundo inteiro, desde NHK do Japo at Cartoon Network americana. Pode-se dizer que este incremento no acesso comunicao em massa acionado pela globalizao tem impactado at mesmo nas estruturas de poder estabelecidas, com forte conotao a democracia, ajudando pessoas antes alienadas a um pequeno grupo de radiodifuso

de informao a terem acesso a informao de todo o mundo, mostrando a elas como o mundo e se comporta[5] Mas infelizmente este mesmo livre fluxo de informaes tido como uma ameaa para determinados governos ou entidades religiosas com poderes na sociedade, que tem gasto enorme quantidade de recursos para limitar o tipo de informao que seus cidados tem acesso. Na China, onde a internet tem registrado crescimento espetacular, j contando com 136 milhes de usurios
[6]

graas evoluo, iniciada em 1978, de uma economia centralmente planejada

para uma nova economia socialista de mercado,[7] outro exemplo de nao notria por tentar limitar a visualizao de certos contedos considerados "sensveis" pelo governo, como do Protesto na Praa Tiananmem em 1989, alm disso em torno de 923 sites de noticias ao redor do mundo esto bloqueados, incluindo CNN e BBC, sites de governos como Taiwan tambm so proibidos o acesso e sites de defesa da independncia do Tibete. O nmero de pessoas presas na China por "ao subversiva" por ter publicado contedos crticos ao governo estimado em mais de 40 ao ano. A prpria Wikipdia j sofreu diversos bloqueios por parte do governo chins.[8] No Ir, Arbia Saudita e outros pases islmicos com grande influncia da religio nas esferas governamentais, a internet sofre uma enorme presso do estado, que tenta implementar diversas vezes barreiras e dificuldades para o acesso a rede mundial, como bloqueio de sites de redes de relacionamentos sociais como Orkut e MySpace, bloqueio de sites de noticias como CNN e BBC. Acesso a contedo ertico tambm proibido.

Qualidade de vida

Londres, a cidade mais globalizada do planeta.

O acesso instantneo de tecnologias, principalmente novos medicamentos, novos equipamentos cirrgicos e tcnicas, aumento na produo de alimentos e barateamento no custo dos mesmos, tem causado nas ltimas dcadas um aumento generalizado da longevidade dos pases emergentes e desenvolvidos. De 1981 a 2001, o nmero de pessoas vivendo com menos de US$1 por dia caiu de 1,5 bilho de pessoas para 1,1 bilho, sendo a maior queda da pobreza registrada exatamente nos pases mais liberais e abertos a globalizao.[9] Na China, aps a flexibilizao de sua economia comunista centralmente planejada para uma nova economia socialista de mercado,[7] e uma relativa abertura de alguns de seus mercados, a porcentagem de pessoas vivendo com menos de US$2 caiu 50,1%, contra um aumento de 2,2% na frica sub-saariana. Na Amrica Latina, houve reduo de 22% das pessoas vivendo em pobreza extrema de 1981 at 2002.[10] Embora alguns estudos sugiram que atualmente a distribuio de renda ou est estvel ou est melhorando, sendo que as naes com maior melhora so as que possuem alta liberdade econmica pelo ndice de Liberdade Econmica,[11] outros estudos mais recentes da ONU indicam que "a 'globalizao' e 'liberalizao', como motores do crescimento econmico e o desenvolvimento dos pases, no reduziram as desigualdades e a pobreza nas ltimas dcadas".[12] Para o prmio nobel em economia Stiglitz, a globalizao, que poderia ser uma fora propulsora de desenvolvimento e da reduo das desigualdades internacionais, est sendo corrompida por um comportamento hipcrita que no contribui para a construo de uma ordem econmica mais justa e para um mundo com menos conflitos. Esta , em sntese, a tese defendida em seu livro A globalizao e seus malefcios: a promessa no-cumprida de benefcios globais.[13] Crticos argumentam que a globalizao fracassou em alguns pases, exatamente por motivos opostos aos defendidos por Stiglitz: Porque foi refreada por uma influncia indesejada dos governos nas taxas de juros e na reforma tributria [1].

Efeitos na indstria e servios


Os efeitos no mercado de trabalho da globalizao so evidentes, com a criao da modalidade de outsourcing de empregos para pases com mo-de-obra mais baratas para execuo de

servios que no necessrio alta qualificao, com a produo distribuda entre vrios pases, seja para criao de um nico produto, onde cada empresa cria uma parte, seja para criao do mesmo produto em vrios pases para reduo de custos e ganhar vantagem competitivas no acesso de mercados regionais. O ponto mais evidente o que o colunista David Brooks definiu como "Era Cognitiva", onde a capacidade de uma pessoa em processar informaes ficou mais importante que sua capacidade de trabalhar como operrio em uma empresa graas a automao, tambm conhecida como Era da Informao, uma transio da exausta era industrial para a era ps-industrial.[14] Nicholas A. Ashford, acadmico do MIT, conclui que a globalizao aumenta o ritmo das mudanas disruptivas nos meios de produo, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentveis, apesar que isto ir requerer uma mudana de atitude por parte dos governos se este quiser continuar relevante mundialmente, com aumento da qualidade da educao, agir como evangelista do uso de novas tecnologias e investir em pesquisa e desenvolvimento de cincias revolucionrias ou novas como nanotecnologia ou fuso nuclear. O acadmico, nota porm, que a globalizao por si s no traz estes benefcios sem um governo pr-ativo nestes questes, exemplificando o cada vez mais globalizado mercados EUA, com aumento das disparidades de salrios cada vez maior, e os Pases Baixos, integrante da UE, que se foca no comrcio dentro da prpria UE em vez de mundialmente, e as disparidades esto em reduo.[15]

Teorias da Globalizao
A globalizao, por ser um fenmeno espontneo decorrente da evoluo do mercado capitalista no direcionado por uma nica entidade ou pessoa, possui vrias linhas tericas que tentam explicar sua origem e seu impacto no mundo atual. A rigor, as sociedades do mundo esto em processo de globalizao desde o incio da Histria, acelerado pela poca dos Descobrimentos. Mas o processo histrico a que se denomina Globalizao bem mais recente, datando (dependendo da conceituao e da interpretao) do colapso do bloco socialista e o consequente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnao econmica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do prprio fim da Segunda Guerra Mundial.

No geral a globalizao vista por alguns cientistas polticos como o movimento sob o qual se constri o processo de ampliao da hegemonia econmica, poltica e cultural ocidental sobre as demais naes. Ou ainda que a globalizao a reinveno do processo expansionista americano no perodo ps guerra-fria (esta reinveno tardaria quase 10 anos para ganhar forma) com a imposio (forosa ou no) dos modelos polticos (democracia), ideolgico (liberalismo, hedonismo e individualismo) e econmico (abertura de mercados e livre competio). Vale ressaltar que este projeto no uma criao exclusiva do estado norte-americano e que tampouco atende exclusivamente aos interesses deste, mas tambm um projeto das empresas, em especial das grandes empresas transnacionais, e governos do mundo inteiro. Nesta ponta surge a inter-relao entre a Globalizao e o Consenso de Washington.

Antonio Negri
O pensador italiano Antonio Negri defende, em seu livro "Imprio", que a nova realidade sciopoltica do mundo definida por uma forma de organizao diferente da hierarquia vertical ou das estruturas de poder "arborizadas" (ou seja, partindo de um tronco nico para diversas ramificaes ou galhos cada vez menores). Para Negri, esta nova dominao (que ele batiza de "Imprio") constituda por redes assimtricas, e as relaes de poder se do mais por via cultural e econmica do que uso coercitivo de fora. Negri entende que entidades organizadas como redes (tais como corporaes, ONGs e at grupos terroristas) tm mais poder e mobilidade (portanto, mais chances de sobrevivncia no novo ambiente) do que instituies paradigmticas da modernidade (como o Estado, partidos e empresas tradicionais).

Mrio Murteira
O economista portugus Mrio Murteira, autor de uma das abordagens cientficas mais antigas e consistentes sobre o fenmeno da Globalizao[16], defende que, no sculo XXI, se verifica uma 'desocidentalizao' da Globalizao, visto que se constata que os pases do Oriente, como a China, so os principais atores atuais do processo de Globalizao e a hegemonia do Ocidente, no sistema econmico mundial, est a aproximar-se do seu ocaso, pelo que outras dinmicas regionais, sobretudo na sia do Pacfico, ganharam mais fora a nvel global[17]. Para Mrio Murteira, a Globalizao est relacionada com um novo tipo de capitalismo em que o mercado

de conhecimento

[18]

o elemento mais influente no processo de acumulao de capital e de

crescimento econmico no capitalismo atual, ou seja, o ncleo duro que determina a evoluo de todo o sistema econmico mundial do presente sculo XXI[19].

Stuart Hall
Em A Identidade cultural na Ps-Modernidade, Stuart Hall (2003)[2] busca avaliar o processo de deslocamento das estruturas tradicionais ocorrido nas sociedades modernas, assim como o descentramento dos quadros de referncias que ligavam o indivduo ao seu mundo social e cultural. Tais mudanas teriam sido ocasionadas, na contemporaneidade, principalmente, pelo processo de globalizao. A globalizao alteraria as noes de tempo e de espao, desalojaria o sistema social e as estruturas por muito tempo consideradas como fixas e possibilitaria o surgimento de uma pluralizao dos centros de exerccio do poder. Quanto ao descentramento dos sistemas de referncias, Hall considera seus efeitos nas identidades modernas, enfatizando as identidades nacionais, observando o que gerou, quais as formas e quais as consequncias da crise dos paradigmas do final do sculo XX.

Benjamin Barber
Em seu artigo "Jihad vs. McWorld", Benjamin Barber expe sua viso dualista para a organizao geopoltica global num futuro prximo. Os dois caminhos que ele enxerga no apenas como possveis, mas tambm provveis so o do McMundo e o da Jihad. Mesmo que se utilizando de um termo especfico da religio islmica (cujo significado, segundo ele, genericamente "luta", geralmente a "luta da alma contra o mal", e por extenso "guerra santa"), Barber no v como exclusivamente muulmana a tendncia antiglobalizao e pr-tribalista, ou pr-comunitria. Ele classifica nesta corrente inmeros movimentos de luta contra a ao globalizante, inclusive ocidentais, como os zapatistas e outras guerrilhas latino-americanas. Est claro que a democracia, como regime de governo particular do modo de produo da sociedade industrial, no se aplica mais realidade contempornea. Nem se aplicar tampouco a quaisquer dos futuros econmicos pretendidos pelas duas tendncias apontadas por Barber: ou o pr-industrialismo tribalista ou o ps-industrialismo globalizado. Os modos de produo de

ambos exigem outros tipos de organizao poltica cujas demandas o sistema democrtico no capaz de atender.

Daniele Conversi
Para Conversi, os acadmicos ainda no chegaram a um acordo sobre o real significado do termo globalizao, para o qual ainda no h uma definio coerente e universal: alguns autores se concentram nos aspectos econmicos, outros nos efeitos polticos e legislativos, e assim por diante. Para Conversi, a 'globalizao cultural' , possivelmente, sua forma mais visvel e efetiva enquanto "ela caminha na sua trajetria letal de destruio global, removendo todas as seguranas e barreiras tradicionais em seu caminho. tambm a forma de globalizao que pode ser mais facilmente identificada com uma dominao pelos Estados Unidos. Conversi v uma correlao entre a globalizao cultural e seu conceito gmeo de 'segurana cultural', tal como desenvolvido por Jean Tardiff, e outros [20] Conversi prope a anlise da 'globalizao cultural' em trs linhas principais: a primeira se concentra nos efeitos polticos da alteraes scio-culturais, que se identificam com a 'insegurana social'. A segunda, paradoxalmente chamada de 'falha de comunicao', [20] tem como seu argumento principal o fato de que a 'ordem mundial' atual tem uma estrutura vertical, na realidade piramidal, onde os diversos grupos sociais tm cada vez menos oportunidades de se intercomunicar, ou interagir de maneira relevante e consoante suas tradies; de acordo com essa teoria no estaria havendo uma 'globalizao' propriamente dita, mas, ao contrrio, estariam sendo construdas ligaes-ponte, e estaria ocorrendo uma eroso do entendimento, sob a fachada de uma homogenizao global causando o colapso da comunicao intertnica e internacional, em consequncia direta de uma 'americanizao' superficial.[20] A terceira linha de anlise se concentra numa forma mais real e concreta de globalizao: a importncia crescente da dispora na poltica internacional e no nascimento do que se chamou de 'nacionalismo de e-mail" - uma expresso criada por Benedict Anderson (1992).[21] "A expanso da Internet propiciou a criao de redes etnopolticas que s podem ser limitadas pelas fronteiras nacionais s custas de violaes de direitos humanos".[20]

Samuel P. Huntington

O cientista poltico Samuel P. Huntington, idelogo do neoconservadorismo norte-americano, enxerga a globalizao como processo de expanso da cultura ocidental e do sistema capitalista sobre os demais modos de vida e de produo do mundo, que conduziria inevitavelmente a um "choque de civilizaes".

Antiglobalizao
Ver artigo principal: Antiglobalizao

Apesar das contradies h um certo consenso a respeito das caractersticas da globalizao que envolve o aumento dos riscos globais de transaes financeiras, perda de parte da soberania dos Estados com a nfase das organizaes supra-governamentais, aumento do volume e velocidade como os recursos vm sendo transacionados pelo mundo, atravs do desenvolvimento tecnolgico etc. Alm das discusses que envolvem a definio do conceito, h controvrsias em relao aos resultados da globalizao.[22] Tanto podemos encontrar pessoas que se posicionam a favor como contra (movimentos antiglobalizao). A globalizao um fenmeno moderno que surgiu com a evoluo dos novos meios de comunicao cada vez mais rpidos e mais eficazes. H, no entanto, aspectos tanto positivos quanto negativos na globalizao. No que concerne aos aspectos negativos h a referir a facilidade com que tudo circula no havendo grande controle como se pode facilmente depreender pelos atentados de 11 de Setembro nos Estados Unidos da Amrica. Esta globalizao serve para os mais fracos se equipararem aos mais fortes pois tudo se consegue adquirir atravs desta grande autoestrada informacional do mundo que a Internet. Outro dos aspectos negativos a grande instabilidade econmica que se cria no mundo, pois qualquer fenmeno que acontece num determinado pas atinge rapidamente outros pases criando-se contgios que tal como as epidemias se alastram a todos os pontos do globo como se de um nico ponto se tratasse. Os pases cada vez esto mais dependentes uns dos outros e j no h possibilidade de se isolarem ou remeterem-se no seu ninho pois ningum imune a estes contgios positivos ou negativos. Como aspectos positivos, temos sem sombra de dvida, a facilidade com que as inovaes se propagam entre pases e continentes, o acesso fcil e rpido

informao e aos bens. Com a ressalva de que para as classes menos favorecidas economicamente, especialmente nos pases em desenvolvimento,[23] esse acesso no "fcil" (porque seu custo elevado) e no ser rpido.

Vantagens da globalizao
1-A abertura foi fundamental no combate inflao e para a modernizao da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou tambm a disponibilidade de produtos nacionais com preos menores e mais qualidade. 2-A globalizao que ela gera empregos, investimentos externos, traz tecnologias, melhora a relao do pas com os outros pases, ajuda o pas a participar das trocas comerciais internacionais, traz cultura de outros lugares.

Desvantagens da globalizao
1. A necessidade de modernizao e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preos, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e mquinas.

2. Desvaloriza a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros pases pobres, explorando a matria prima abundantemente e pagando mo de obra barata.

O processo de globalizao imposto pelo sistema financeiro internacional ao mundo, atravs dos adeptos do denominado neoliberalismo, forma atualizada de neocolonialismo, vai provocando os efeitos malficos, denunciados por ns h muito tempo, apesar das promessas enunciadas de benefcios crescentes, por parte dos seus adeptos. A pobreza que se alastra, o aumento frentico do desemprego, a excluso social disseminada, a criminalidade dominando progressivamente todos os setores da atividade humana, em especial nos pases menos desenvolvidos, so conseqncias inexorveis de tal proceder. Nos casos em que a misria absoluta tornou-se desesperadora, so realizados movimentos pontuais de perdo parcial de suas dvidas externas e declaraes retricas de dirigentes dos principais agentes da tirania financeira: FMI e Banco Mundial.

A globalizao de suas vrias formas, comercial, financeira, produtiva e tecnolgica, como um feito irreversvel traz muitos efeitos ao redor do mundo, tanto positivos como tambm negativos. Pases que no tem uma base slida em suas finanas, nos seus mercados, tornam-se alvo fcil aos ataques de capital estrangeiro, no como forma de investimento direto, a longo prazo e sim com o objetivo de ganhar dinheiro fcil e rpido, a famosa especulao.

Empresas se vem em difcil situao, pois tm concorrentes em todo o mundo para o seu segmento de mercado, ao mesmo tempo que tambm tm fornecedores espalhados por todos os cantos do planeta, fazendo com que tenham que obter timas informaes, tanto para comprar insumos, matria-prima e produzir, como para negociar seus produtos.

Vemos agora recentemente o caos por que est passando o mais rico e poderoso pas do mundo, os Estados Unidos, onde a crise teve incio nas hipotecas conhecidas como subprime, onde o crdito era dado a pessoas sem crdito no mercado e sem capacidade de honrar com os pagamentos, levando a um enorme risco delas no serem pagas.

Grandes empresas americanas, bancos, organizaes quase que centenrias, foram falncia devido a falta de liquidez, gerando conseqentemente um estreitamento do crdito a nvel global. Empresas que tinham dvidas em dlar tambm perderam muito de seu capital devido a oscilao do cmbio. Estes acontecimentos geraram perda de postos de trabalho, diminuio da demanda e da produo e riscos de estagnao em mercados emergentes, como o Brasil, que tinham boas

perspectivas

de

crescimento

sustentado.

At quando o mundo ter que ficar merc, pagar pelos erros e a m administrao de grandes organizaes e multinacionais, que acabam tendo seus dbitos subsidiados pelos governos locais, restando a ns simples mortais, ficar a espera da tomada de aes visando uma melhor distribuio de renda, ou seja, igualdade de direitos e oportunidades.

Potrebbero piacerti anche