Sei sulla pagina 1di 2

Classificao

Garantia de transparncia na comercializao

Grupo
Organizao das cultivares

Morfologia
O nome certo para cada parte do morango O morango que consumimos o resultado do crescimento dos receptculos de um conjunto compacto de flores fertilizadas. O fruto verdadeiro do morango o aqunio, tambm conhecido como semente do morango.

Embalagem
Proteo, movimentao e exposio A embalagem instrumento de proteo, movimentao e exposio do produto. A Instruo Normativa Conjunta SARC/ANVISA/INMETRO N 009, de 12 de novembro de 2002, estabelece as exigncias para as embalagens de frutas e hortalias frescas. As embalagens podem ser descartveis ou retornveis. Se retornveis, devem ser higienizadas a cada uso. Se descartveis, devem ser reciclveis ou de incinerabilidade limpa. Devem ser de medidas paletizveis, isto , o seu comprimento e a sua largura devem ser submltiplos de 1m por 1,20 m, a medida do palete padro brasileiro (PBR). Devem apresentar a identificao e a garantia do fabricante. Devem ser rotuladas, obedecendo a regulamentao do Governo Federal.

Cultivares
Cultivares mais comuns

Classificao a separao do produto em lotes visualmente homogneos e a sua descrio atravs de caractersticas mensurveis, obedecendo a padres prestabelecidos. Tamanho no qualidade. Os lotes de morango so caracterizados por classe (tamanho) e categoria (qualidade).

O agrupamento dos cultivares de morango uma tarefa complexa. Os frutos dos cultivares de morango podem ser diferenciados por tamanho, tipo de insero do clice, flexibilidade do pedicelo, colorao externa, colorao e firmeza da polpa, densidade e posio do aqunio, doura e acidez.

Camarosa

Ausncia de clice e spalas

Dano mecnico Deformao leve Oco


Antera Receptculo floral Estame

Rtulo
Garantia do responsvel

Classe
Garantia de homogeneidade de tamanho

O rtulo identifica o responsvel pelo produto e a sua origem. A rotulagem obrigatria e regulamentada pelo Governo Federal. O rtulo deve conter a descrio do produto de acordo com as regras estabelecidas pelas normas de classificao. Morango Oso Grande
Produtor: Joo Ananassa CNPJ:
074.642.201-20

A classe agrupa frutos de tamanhos semelhantes. O tamanho definido pelo maior dimetro equatorial do fruto. Classe 15 35
Dimetro (mm) de 15 at 35 Maior que 35

Camino Real

Ovrio

Programa Brasileiro para a Modernizao da Horticultura


Ptala Spala um programa de adeso voluntria e de autoregulamentao setorial, que surgiu em 1997, como Programa Paulista para a Melhoria dos Padres Comerciais e Embalagens de Hortigranjeiros, fruto da deciso da Cmara Setorial de frutas e da Cmara Setorial de Hortalias, Cebola e Alho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo. Em 2000, atendendo demanda de outros estados brasileiros, tornou-se um programa de atuao nacional. A atual denominao se deve necessidade de uma ao mais profunda e abrangente de modernizao da cadeia de produo de frutas e hortalias frescas. O Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP o responsvel pela operacionalizao do Programa, desde o seu incio.

Podrido

Imaturo

Presena de materiais estranhos

Glossrio
Vocabulrio Clice Pednculo Spala

Endereo: Stio Fragaria Municpio: CEP:


Atibaia

A diferena do maior fruto poder ser no mximo, 50% superior ao dimetro do menor fruto na mesma embalagem. Multiplique o dimetro do menor fruto por 1,5 para ter o dimetro permitido para o maior fruto.
Estado:
SP

12940-560

Categoria
Garantia de padro mnimo de qualidade
35

Deformao grave

Leso profunda

Classe: Categoria:

15 Extra

Data da embalagem:
01/05/2009

Peso Lquido:
2 kg

Nmero do lote:
L01

Qualidade a ausncia de defeitos. As categorias caracterizam a qualidade de um lote de morango e diferem na tolerncia aos defeitos graves e leves. O produtor deve eliminar os produtos com defeitos graves, antes do seu embalamento.
Limite de frutos com defeitos graves e leves por categoria, em porcentagem de frutos com defeito

Categoria
Defeitos graves Extra 0 0 0 5 5 I 1 3 3 10 10 II 5 5 10 100 100

Passado

Defeitos Leves
Pouco prejudiciais ao produto

( 01) 97898357410018( 13) 090501( 3100) 000002( 10) L01


O cdigo de barras fundamental para a captura dos dados e automao do processo. A GS1 Brasil, organizao que administra o cdigo de barras no Brasil, coordena o grupo de FLV (frutas e hortalias) com o objetivo de padronizar a identificao destes produtos e implantar sistemas de rastreabilidade para melhorar significativamente a preciso e a velocidade de acesso s informaes sobre a produo e a origem dos alimentos. Na identificao de FLV possvel utilizar o Databar, bem menor que os atuais cdigos de barras ele pode carregar alm da identificao de produtos, muito mais informaes como lote e data de validade. Conhea mais sobre o cdigo e suas aplicaes www.gs1brasil.org.br

Podrido Outros Defeitos graves Total de Defeitos Graves Total de defeitos Leves Total de Defeitos

Os defeitos leves, ilustrados a seguir, no impedem o consumo do produto, mas depreciam o seu valor.

O morango Categoria Extra dever apresentar mais de 75% da sua superfcie colorida.

Defeitos Graves
Muito prejudiciais ao produto

Ausncia de clice ou spalas: Desprovido de clice ou spalas. Colorao no caracterstica ou albinismo: Colorao atpica do fruto. Dano mecnico: Alterao da polpa sem ruptura da epiderme e com deformao, visvel externamente. Dano superficial cicatrizado: Leso cicatrizada sem exposio da parte interna do fruto. Deformao grave: Alterao acentuada do formato caracterstico do produto, conhecido pela denominao de borboleta ou cara de gato, podendo apresentar lculo aberto. Deformao leve: Pequeno desvio do formato caracterstico do pice do fruto. Imaturo: Fruto colhido antes de atingir o estdio ideal de maturao, caracterizado por apresentar mais de 50% de superfcie verde clara ou branca e ou que apresente o contedo de slidos solveis menor que 7 Brix. Leso profunda: Ferimento por dano mecnico ou praga com exposio da polpa do fruto. Oco: Espao interno vazio no fruto. Passado: Estdio avanado de maturao ou senescncia, que apresenta textura mole e odor peculiar. Presena de materiais estranhos: Ocorrncia de materiais estranhos ao fruto. Podrido: Dano patolgico que apresenta qualquer grau de decomposio ou desintegrao.

Oso Grande

Publicaes
Receptculo floral (polpa) Programa Brasileiro para a Modernizao da Horticultura A cartilha de classificao do morango o 33 lanamento do Programa Brasileiro para a Modernizao da Horticultura. A primeira cartilha de classificao do morango foi lanada em outubro de 2002 e agora foi atualizada e reeditada. Seus 15.000 exemplares fazem parte de um total de 547.000 cartilhas. O 1 produto foi o tomate, que teve a sua 1 cartilha de classificao lanada em 1997. Produtos com normas oficiais do MAPA e com cartilha: Abacaxi, Uva Fina e Uva Rstica. Produtos com cartilha: Abacaxi, Banana Cavendish, Banana, Caqui, Figo, Goiaba, Laranja, Limo Tahiti, Mamo, Manga, Maracuj Azedo, Melo, Morango (2), Pssego e Nectarina (2), Tangerina, Uva Fina, Uva Rstica, Alface, Batata, Berinjela, Cebola, Cenoura, Chuchu, Couveflor, Mandioquinha-salsa, Pepino, Pimento, Quiabo e Tomate (2). Produtos com normas aprovadas, ainda sem cartilha impressa: Abobrinha, Batata Doce, Melancia, Repolho e Vagem.

pice

Aqunio Estigma Semente Pericarpo

Ventana

Os defeitos graves, ilustrados a seguir, inviabilizam o consumo e depreciam muito a aparncia e o valor do produto.

Colorao no caracterstica

Dano superficial cicatrizado


Ilustrao BBorges 2009

Os cultivares de morango Albion, Aromas, Diamante, Dover, Flrida Festival, Milsey-Tudla, Toyonoka e Sweet Charlie presentes no mercado paulistano tambm fazem parte do RNC Registro Nacional de Cultivares do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento.

MANEJO PS-COLHEITA, LOGSTICA E SEGURANA ALIMENTAR NA PRODUO INTEGRADA DE FRUTAS NO BRASIL Proc. CNPq n 501025/05-7

DOENAS PS-COLHEITA DO MORANGO


Doenas de campo com evoluo ps-colheita

Morango - fruto delicioso da globalizao


O morangueiro, do modo como atualmente o conhecemos, uma interessante consequncia da descoberta da Amrica. Os europeus encontraram no Novo Mundo duas espcies de morangueiros selvagens, Fragaria chiloensis e Fragaria virginiana, a primeira no Chile e a outra na Amrica do Norte. Ambos foram levados Europa e plantados lado a lado em jardins do Velho Mundo, assim acontecendo um cruzamento natural. O hbrido resultante nada mais que o nosso conhecido morangueiro (Fragaria x ananassa Duch). O morango um pseudofruto, resultado do desenvolvimento conjunto do receptculo floral de diversas flores. Os frutos verdadeiros so os pequenos pontos sobre a superfcie do morango e que so chamados de aqunios pelos botnicos. Sem dvida alguma, o morango a mais importante das chamadas pequenas frutas. Devido ao seu sabor, aroma e aparncia amplamente apreciado e consumido in natura, utilizado na confeitaria e na indstria de iogurtes, gelias, balas e sorvetes. No preciso ser muito observador para perceber que o morango o sabor mais comum dos iogurtes no Brasil. Tambm das frutas a mais associadas idia de sensualidade. Os publicitrios ou artistas da imagem frequentemente recorrem frutinha para este fim. Amplamente cultivado e consumido em larga escala em todo o mundo, no Brasil os principais produtores de morango so os estados do Sudeste e Sul. O desenvolvimento de novas tcnicas de produo permite que o produto esteja disponvel por todo o ano e que agora tambm possa ser cultivado em outras regies do Brasil. Infelizmente a cultura tambm tem seus problemas. Os consumidores, que tanto apreciam a fruta, tambm so bastante desconfiados quanto segurana do produto. Por ter uma pscolheita complicada, j que extremamente perecvel, chegam ao mercado morangos decepcionantes na questo do sabor, alm de mal classificados. Para resolver estes problemas o Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) implantou os projetos de Produo Integrada de Morango (PIMo) nos estados do Esprito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, So Paulo e recentemente, Paran. Os morangos oriundos da PIMo devero ser saborosos e seguros ao consumidor final, reunindo todos os requisitos para ser um grande sucesso. Dentro do que preconizado pela PIMo, a transparncia na comercializao fundamental. Sem uma linguagem nica e mensurvel de qualidade no conseguiremos evoluir. J tradicional e folclrica a prtica de colocar morangos pequenos e defeituosos na camada de baixo das cumbucas e os grandes e bonitos na camada de cima. As Normas de Classificao de Morango do Programa Brasileiro para a Modernizao da Horticultura e da PIMo so um primeiro e importantssimo passo na implantao de transparncias e de regras claras na comercializao de morangos.

Antracnose Colletotrichum spp.

Mofo Cinzento (Botrytis cinerea)

Podrido Branca (Sclerotinia sclerotiorum)

Podrido de Hainesia

Podrido de Pestalotia

Podrido de Phytophthora

Doenas associadas a ferimentos ps-colheita

Desde 1991

Matrizes de Morangueiro (35) 3731-1649 www.multiplanta.com.br

Podrido de Alternaria

Podrido Bacteriana

Podrido de Cladosporium

Realizao
PROGRAMA IBEROAMERICANO

Morango
Fragaria x ananassa Duch.

Podrido de Levedura

Podrido Mole Rhizopus spp.

Podrido de Penicillium

Fagoni Fayer Calegario Pesquisadora Embrapa Meio Ambiente

Para uso em referncia bibliogrfica:


PBMH & PIMo - PROGRAMA BRASILEIRO PARA A MODERNIZAO DA HORTICULTURA & PRODUO INTEGRADA DE MORANGO. Normas de Classificao de Morango. So Paulo: CEAGESP, 2009. (Documentos, 33).
Centro de Qualidade em Horticultura - CEAGESP Tel.: (11) 3643-3825/3643-3892 Tel./Fax: (11) 3643-3827 e-mail: cqh@ceagesp.gov.br Distribuio gratuita Tiragem: 15.000 Impresso: 2009

CYTED CYTED
PROGRAMA IBEROAMERICANO

CIENCIA YY TECNOLOGA PARA EL DESARROLLO CIENCIA TECNOLOGA PARA EL DESARROLLO

FRUTURA
Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento
Design, fotos - Lisandro Michel Barreiros / Foto capa - Lilian Uyema Matheus

INSTITUTO BIOLGICO

CEASA

Campinas-SP

PROGRAMA DE ADESO VOLUNTRIA

NORMAS DE CLASSIFICAO

Apoio

Potrebbero piacerti anche