Sei sulla pagina 1di 33

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Aditivo do radiador: evita o congelamento e a ebulio da gua que refrigera o motor do carro.

NDICE
Efeitos Coligativos Presso Mxima de Vapor Tonoscopia Ebulioscopia Crioscopia Lei de Raoult Osmose Presso Osmtica (Osmoscopia) Classificao de uma soluo quanto a natureza do soluto Saiba Mais

EFEITOS COLIGATIVOS

A gua pura presso de 1 atm possui pont

fuso de 0oC e ponto de ebulio de 100oC.

gua Pura

No entanto, quando adicionamos um soluto voltil gua, o soluto modifica as propried fsicas da gua. Agora a gua congela abaixo 0oC e ferve acima de 100oC. Estas alterae propriedades fsicas da gua devido adi soluto so denominados de efeitos coligativ

Adio de um soluto no voltil gua

Para cada propriedade fsica que modifica t uma propriedade coligativa que estuda este efeito:
EFEITO COLIGATIVO Diminuio da presso de vapor Aumento do Ponto de Ebulio Diminuio do Ponto de Congelamento Aumento da Presso Osmtica

PROPRIEDAD COLIGATIVA Tonoscopia Ebulioscopia Crioscopia

Osmoscopia

Os efeitos coligativos dependem somente do nmero de partculas do soluto dissolvidas. Quanto maior for o nm partculas do soluto dissolvidas, maiores sero os efeitos coligativos.

Presso Mxima de Vapor 1. Definio Vamos imaginar um cilindro munido de um mbolo totalmente apoiado em um lquido contido no seu interior.

Se elevarmos o mbolo, criaremos um espa vazio, e o lquido comear a vaporizar-se.

I) Inicialmente temos evaporao, pois aind existem molculas no estado de vapor; II) A velocidade de evaporao maior que

velocidade de condensao;

III) Aps algum tempo, a velocidade de condensao iguala-se velocidade de evaporao e o sistema atinge um equilbrio dinmico: a cada unidade de tempo, o nm de molculas que passam para o estado gas igual ao n de molculas que retornam para fase lquida;

Em resumo, no incio, a velocidade com que lquido passa a vapor alta e a velocidade c que o vapor volta ao lquido baixa. No dec do processo, a velocidade com que o lquido passa a vapor vai diminuindo, e aumenta a velocidade com que o vapor volta ao lquido Quando temos a impresso de que o process parou, o que ocorreu realmente foi um equilbrio, isto , as duas velocidades se igualaram. Nesta situao, dizemos que foi atingida a presso mxima de vapor do lquido.

2. Fatores que Influenciam

A presso mxima de vapor depende de alg fatores: 2.1. Natureza do Lquido

Lquidos mais volteis como ter, acetona e evaporam-se mais intensamente, o que aca uma presso de vapor maior.

O grfico abaixo mostra a variao da press vapor de alguns lquidos em funo da temperatura.

O grfico mostra que quanto maior a press vapor de um lquido, ou melhor, quanto ma voltil ele for, mais rapidamente entrar em ebulio. 2.2. Temperatura

Aumentando a temperatura, qualquer lquid evaporar mais intensamente, acarretando m presso de vapor.

Observe a variao de presso mxima de v da gua em funo da temperatura e o

respectivo grfico:

Observao A passagem de uma substnci fase lquida para a fase gasosa pode ocorrer duas formas: I. Evaporao

Consiste em uma vaporizao relativamente lenta, em que as molculas mais velozes ve as foras de atrao intermoleculares e pas para o estado gasoso.

depende da superfcie de contato ent lquido e fase gasosa: quanto maior for a superfcie de contato, mais intensa ser a evaporao.
A evaporao

II. Ebulio

uma vaporizao turbulenta, na qual a passagem da fase lquida para a gasosa pod ocorrer em qualquer ponto da fase lquida, apenas na superfcie. Esse tipo de vaporiza apresenta como caracterstica a formao d bolhas, isto , pores de vapor cercadas po

uma pelcula de lquido.

As bolhas s podem existir se a presso de s vapor for igual ou maior que a presso exte a presso atmosfrica mais a presso da ma lquida, que comumente desprezvel.

Um lquido entra em ebulio quando a sua presso de vapor se iguala presso atmosf Pvapor = Patm

Exemplo O grfico abaixo mostra a varia presso de vapor da gua em funo da temperatura.

Ao nvel do mar, onde a presso atmosfric 760 mmHg, a gua ferve a 100 C. Isto quer que a 100 C a presso da gua igual a 76 mmHg. Observando-se o grfico acima, veri se que a temperaturas diferentes o lquido tambm pode ferver, bastando, para isso, q altere a presso externa que atua sobre ele

Assim, no alto de uma montanha, onde a pr atmosfrica menor que 1 atm, a gua ferv abaixo de 100 C, enquanto em uma panela presso, onde a presso superior a 1 atm, gua ferve acima de 1000C.

A temperatura na qual o lquido ferve, sob presso de 1 atm, chamada de temperatu

ebulio normal ou ponto de ebulio norm

Desta forma, o ponto de ebulio normal da de 100C.

Exemplo No pico Everest, a gua ferve em torno de 70 C; numa panela de presso, el ferve em torno de 110C.

3. Diagrama de Fases da gua

Se representarmos em um mesmo grfico a variao da temperatura de ebulio e a va de temperatura de solidificao da gua em funo de sua presso de vapor, obteremos seguinte.

No ponto onde a presso igual a 4,579 mm temperatura igual a 0,01 C e a curva de ebulio coincide com a curva de solidifica gua. Isso significa que nessa presso e temperatura temos o equilbrio:

gua slida gua lquida gua vapor

Esse ponto (4,579 X 0,01) chamado de pon triplo da gua. Abaixo de 4,579 mmHg, a g passa diretamente da fase slida fase de v ou seja, ocorre a sublimao.

Se acrescentarmos ao grfico acima a varia temperatura em presso abaixo de 4,579 m

obteremos a curva de sublimao.

O grfico anterior conhecido como diagrama de fase da gua. Nele, observamos que:

No ponto triplo coexistem as 3 fases de equilbrio: gua slida gua lquida gua vapor

Na curva de sublimao coexistem as fases slida e va gua slida gua vapor

Na curva de solidificao coexistem as fases slida e l gua slida gua lquida

Na curva de ebulio coexistem as fases lquida e vapo gua lquida gua vapor

Em toda regio direita das curvas de ebulio e de sublimao existe somente a fase vapor dgua.

Em toda regio entre as curvas de solidificao e de eb

existe somente a fase lquida da gua.


Tonoscopia

o estudo do abaixamento da presso mxima de vapor de um lquido, que ocasionado pela de um soluto no-voltil.

A presso de vapor da soluo formada por um soluto (no-voltil) em solvente menor que a puro, pois a interao entre as partculas do soluto e as molculas do solvente diminuem as sa ltimas. Portanto, quanto maior o nmero de partculas do soluto em soluo, maior o abaixa presso mxima de vapor e menor a presso de vapor do solvente. Esquematicamente, podemos representar:

Efeito Tonoscpico

A experincia mostra que a dissoluo de uma substncia no-voltil num solvente provoca o a de sua presso de vapor, isto , a cada temperatura, a soluo possui menor presso de vapor solvente puro.

O diagrama mostra o abaixamento da presso de vapor da soluo em relao ao solvente pur p2: presso de vapor do solvente puro; p = presso de vapor da soluo; p = p2 p = abaixamento absoluto da presso de vapor; = abaixamento relativo da presso de vapor.

Ebulioscopia
o estudo da elevao da temperatura de ebulio de um lquido, por meio da adio de um voltil.

A diminuio da presso mxima de vapor do solvente, devido adio de um soluto, leva ine ao aumento da temperatura de ebulio.

Quanto maior a concentrao do soluto, maior a elevao da temperatura de ebulio do solv a temperatura de ebulio do mesmo.

te = Elevao da temperatura de ebulio

Onde temos: te2 = temperatura de ebulio do solvente puro; te = temperatura de ebulio do solvente na soluo. Exemplos: Soluo Glicose 1 M: te = 100,52 100 te = 0,52 C Soluo Glicose 2 M: te = 101,04 100 te = 1,04 C

Crioscopia

Efeito Crioscopico do sal no Ponto de Solidificao da gua: direita gua pura com Ponto de Solidificao de 0 gua e sal com Ponto de Solidificao de -18oC.

o estudo do abaixamento da temperatura de congelao de um lquido, por meio da adio

A diminuio da presso de vapor do solvente, devido adio de um soluto, leva diminui

temperatura de congelamento.

Quanto maior a concentrao do soluto, maior o abaixamento da temperatura de congelamen solvente e menor a temperatura de congelamento do mesmo.

tc = Abaixamento da temperatura de congelamento

Onde temos: tc2 = temperatura de congelamento do solvente puro; tc = temperatura de congelamento do solvente na soluo. Exemplos: Soluo Glicose 1 M: tc = 0 ( 1,86) tc = 1,86 C Soluo Glicose 2 M: tc = 0 (3,72) tc = 3,72 C Graficamente, podemos representar os efeitos ebulioscpico e crioscpico.

Onde: tc = temperatura de solidificao do lquido na soluo; = temperatura de solidificao do lquido puro;

tC= efeito crioscpico; te = temperatura de ebulio do lquido na soluo; = temperatura de ebulio do lquido puro;

tE= efeito ebulioscpico; No ponto A ocorre a solidificao do lquido puro; No ponto A' ocorre a solidificao do lquido na soluo; No ponto B ocorre a ebulio do lquido puro; No ponto B' ocorre a ebulio do lquido na soluo.

LEI DE RAOULT

Em 1878 o qumico francs Franois-Marie Raoult (1830-1901) afirma que o efeito coligativo de no voltil molecular em um solvente diretamente proporcional molalidade da soluo:

Efeito Coligativo = K . W
onde: K = constante de proporcionalidade

Portanto para os efeitos coligativos teremos:

Tonoscopia

Onde: KT=Constante tonoscpica molal (Msolvente/1000)

Ebulioscopia

Onde: Ke=Constante ebulioscpia molal (Msolvelte/1000)

Crioscopia

Onde: Kc=Constante crioscpica molal (Msolvente/1000)

Voc sabia que... Quem congela primeiro: gua quente ou gua fria?

Trata-se do seguinte: colocando-se no congelador dois copos iguais cheios de gua, um a temp ambiente (30C) e outro sado da chaleira (70C), qual congelar primeiro? Surpreendemente, inicia mais quente congela primeiro

Bom, na verdade a gua quente no congela mais rapidamente que a gua fria, claro. Mas se gua e depois deixa que ela resfrie at a temperatura ambiente, ela congelar mais rapidame outra quantidade de gua que no tenha sido aquecida antes. Estranho?

No, e vamos ver o porqu. Quando voc aquece a gua, ela perde parte do ar dissolvido ne em forma de bolhas, e o ar um mau condutor trmico. Assim, o ar presente na gua dificulta calor com o meio e dificulta a perda de calor que a gua precisa sofrer para que acontea o co

Por essa mesma razo, o gelo formado por gua previamente fervida tem densidade maior aquele que se obtm com gua que no passou por esse processo. Em pases muito frios, o que do Brasil, os canos de gua quente tendem a arrebentar antes do que os de gua fria, pois con primeiro

Osmose

Osmose a passagem de um solvente para o interior de uma soluo feita desse mesmo solven de uma membrana semipermevel (MSP). A osmose tambm uma propriedade coligativa da s depende do nmero de partculas dissolvidas.

Nota:

A membrana semipermevel (MSP), que pode ser feita de bexiga de animal ou celofane, sele seja, deixa passar o solvente, mas no deixa passar o soluto.

Observa-se que o nvel do solvente diminui aps um certo tempo, enquanto o nvel da soluo Exemplo:

Dadas duas solues, A e B, inicialmente 0,1 M e 0,2 M, separadas por uma membrana semipe

Verifica-se que as solues A e B mudam de concentrao aps a osmose.

Presso Osmtica (Osmoscopia)

Presso osmtica a presso que se deveria aplicar sobre a soluo para impedir a passagem atravs da membrana semipermevel. A presso osmtica representada pela letra grega . E equivalente presso exercida pelo solvente na passagem atravs da membrana.

Osmoscopia a medida da presso osmtica, que pode ser medida por aparelhos chamados os

Solues isotnicas so solues de mesma presso osmtica. Uma soluo ser hipotnica e outra, quando tiver menor presso osmtica; e ser hipertnica quando tiver maior presso o Exemplo:

Uma soluo 0,4 molar de um certo soluto ser hipertnica em relao a uma soluo 0,1 mol soluto, no mesmo solvente e mesma temperatura.

Leis de Vant Hoff para a Osmose


1a) A presso osmtica diretamente proporcional temperatura absoluta da soluo:

2a) A presso osmtica diretamente proporcional concentrao molar da soluo:

Juntando-se as duas leis pela proporcionalidade mtua, obtm-se:

Sabendo-se que logo a equao (I) fica:

Onde: k constante universal dos gases perfeitos (R);

ou
= Presso osmtica da soluo (atm ou mmHg);

V = Volume da soluo (litros); n = Quantidade em mols do soluto; T = Temperatura absoluta da soluo (kelvin).

Saiba mais sobre.....

O Processo de Dessalinizao

As usinas de dessalinizao em Abu Dhabi tambm produzem eletricidade

Dessalinizadores funcionam segundo o princpio de osmose reversa. Esse fenmeno, conhecido cientistas desde o fim do sculo passado, passou a ser aplicado em processos industriais na d desde a dcada de 80, o emprego de membranas semipermeveis sintticas em aplicaes ind passou a se difundir, ampliando o campo de aplicao deste processo. Isto resulta em contnu de custo, no s pela maior escala de produo permitida como tambm pelo crescente conhe tecnolgico adquirido. Nos anos recentes, os avanos cientficos no campo de indstria de mic biotecnologia provocaram uma demanda por gua de elevada pureza. Por outro lado, a consci preservao do meio ambiente da sociedade implica tambm tratamentos de rejeitos industri sofisticados e de maior eficincia. Nestes campos a osmose reversa tem se desenvolvido basta escassez de gua potvel em muitas regies do planeta tambm determina uma demanda por dessalinizao seguros e econmicos. Assim, o processo de dessalinizao por osmose reversa difundido, seus custos vm decrescendo e sendo colocados at ao alcance do indivduo, viabili projetos antes impensveis.

Membrana Semipermevel

Membranas semipermeveis so membranas existentes na natureza que tm a capacidade de somente um lquido (a gua), ou solvente, mas no deixam passar sais nela dissolvidos. Na ver

se verifica uma propriedade seletiva, isto , o solvente gua passa de um lado para o outro com muito mais facilidade do que os solutos (sais) existentes.

As paredes das clulas dos seres vivos so membranas semipermeveis naturais, regulando a p sais e nutrientes para dentro da clula ou para fora dela.

Os cientistas descobriram que existem membranas sintticas que exibem a mesma propriedad mais comum delas seja o acetato de celulose, aquele papel transparente que costuma envolve de cigarro. Com uma folha de acetato de celulose pode-se efetuar uma experincia de osmose descrito a seguir.

Osmose

Osmose uma palavra adicionada aos nossos dicionrios desde o final do sculo passado. A pa grego (osms) e significa impulso. Popularmente, os estudantes caracterizam a tentativa de por osmose como a prtica de andar com um livro debaixo do brao. A brincadeira conceitua fenmeno: o conhecimento (a essncia) seria absorvido, ficando as pginas do livro.

A osmose natural ocorre quando duas solues salinas de concentraes diferentes encontram por uma membrana semipermevel. Neste caso, a gua (solvente) da soluo menos concentra passar para o lado da soluo de maior salinidade. Com isto, esta soluo mais concentrada, a mais solvente, se dilui, num processo impulsionado por uma grandeza chamada presso osm que as duas solues atinjam concentraes iguais.

Para melhor entender o fenmeno, recorre-se ao pequeno aparato exibido abaixo: um vaso di meio por uma membrana semipermevel.

A gua do lado direito do vaso tende a passar para o lado esquerdo, aumentando o nvel da so diferena de altura h corresponde presso osmtica.

Osmose Reversa

A osmose reversa ocorre quando se aplica uma presso no lado da soluo mais salina ou conc revertendo-se a tendncia natural. Neste caso, a gua da soluo salina passa para o lado da

ficando retidos os ons dos sais nela dissolvidos.

A presso a ser aplicada equivale a uma presso maior do que a presso osmtica caracterstic

Dessalinizadores

So equipamentos destinados a produzir gua potvel a partir de gua do mar o empregando o processo de osmose reversa e membranas osmticas sintticas. As condies de um dessalinizador so bastante severas, pois aliam um elemento altamente corrosivo (on clor presses (5 600 a 16 800 atm).

Classificao de uma Soluo quanto Natureza do Soluto


Uma soluo a mistura homognea de um soluto em um solvente;

em uma soluo molecular, todas as partculas dissolvidas so molculas; o soluto no sofre Exemplo: soluo aquosa de acar comum, sacarose, C12H22O11;

em uma soluo inica, h ons em soluo; as partculas dissolvidas so ons provenientes d de um slido inico ou da ionizao de uma substncia molecular. Exemplos: soluo aquosa d cozinha (NaCl); soluo aquosa de cido sulfrico (H2SO4);

A gua e o acar formam uma soluo molecular : no h ons em soluo.

A gua e o sal de cozinha formam uma soluo inica : h ons em soluo

Como as propriedades coligativas dependem apenas do nmero de partculas de soluto, e no natureza, temos que, numa soluo inica, os efeitos coligativos so mais intensos que na solu molecular de mesma concentrao.

Solues Inicas

So aquelas que possuem ons como partculas do soluto. Observe que uma soluo inica no necessariamente apenas ons dissolvidos. Uma soluo inica pode apresentar tambm molcu dissolvidas. Sendo assim, o nmero de partculas de soluto existentes na soluo vai depender: do nmero de ons presentes em cada frmula do composto; do grau de dissociao ou ionizao () desse composto a uma dada temperatura. Exemplo Considere o cido sulfrico, H2SO4(aq), com grau de ionizao = 61% ou 0,61 a 18C. A ionizao de uma molcula de H2SO4 dada pela equao:

Se considerarmos 100 molculas de H2SO4, nas condies descritas, temos:

Isto significa que cada 100 molculas de H2SO4 dissolvidas em gua do origem a 222 partculas

O cientista holands Jakobus Henricus Vant Hoff, por volta de 1882, percebeu que o nmero em soluo inica, poderia ser calculado pelo produto do nmero de partculas dissolvidas po fator i que, em sua homenagem, conhecido como fator de correo de Vant Hoff.

N de partculas em soluo = N de partculas dissolvida


Observe no nosso exemplo: 222 = 100 i onde:

Vant Hoff demonstrou que o fator de correo (i) podia ser calculado pela relao:

Onde: = grau de ionizao ou dissociao do composto;

q = no total de ons liberados na ionizao de 1 molcula ou na dissociao de 1 agregado inic

Como vimos, o soluto inico apresenta um nmero de partculas maior e, conseqentemente, coligativo ser mais acentuado.

Portanto, torna-se necessrio, ento, corrigir as equaes, introduzindo um fator corretivo de (i). Ento temos:

Efeito coligativo = K . W . i
onde:

i = 1 + . (q - 1)
Deste modo, as frmulas referentes ao efeitos coligativos para solutos inicos so:

Tonoscopia

Ebulioscopia

Criscopia

Osmoscopia

Saiba Mais.....

Quem j no teve o "des tomar um caf requ Realmente fica longe do sabor daquele ca na hora mas, o que haver de diferente en processos? O Portal de Estudos em traz as explicaes desse fenmeno prov qumica til na explicao de situaes d

O segredo a forma como o caf requentado aquecido mas, esta forma de aquecer que iremos revela transcorrer deste artigo. Por hora, vamos a uma reviso dos conceitos que envolvem este fenmeno. Dentro do estudo das propriedades coligativas, ou seja, do estudo das propriedades resultantes da intera substncias, h uma sub rea chamada de ebuliometria, a qual estuda os pontos de ebulio d solues, fazendo uma anlise da interao entre as substncias constituintes de uma soluo e suas contri alterao do ponto de ebulio da mesma em relao aos pontos de ebulio das substncias puras. Sabe-se que, sob a presso de 1 atm (ao nvel do mar, por exemplo), a gua pura ferve a 100C mas, no e dissoluo de um sal, como por exemplo: o NaCl (cloreto de sdio), a soluo ferve a uma tempe superior a 100C. esse fenmeno do aumento do ponto de ebulio que a ebuliometria estuda.

A ebulio de um lquido puro


Na passagem de estado fsico "lquido" para o estado "vapor", ocorre o fenmeno denominado que ele pode ocorrer de duas maneiras:

vaporiz

- por evaporao, onde o processo lento e se faz na superfcie do lquido. - por ebulio que uma vaporizao turbulenta, com a formao de bolhas em todo o interior do lquido.

Diz-se que um lquido encontra-se em ebulio quando a presso de vapor das bolhas form processo igual ou superior presso externa, ou seja, em um recipiente aberto, a pres ser a presso atmosfrica e, quando a presso das bolhas formadas for igual ou superior a atmosfrica, ocorre ebulio do lquido. No muito difcil notar que, na medida em que a presso atmosfrica for diminuindo, mais facilmente ser alcanada a presso de vapor da bolha necessria para a ebulio e menor ser a temperatura de ebulio do lquido. Na tabela 1 podemos observar as temperaturas de ebulio da gua (na escala C) com relao inversamente proporcional a altitude do local, sempre tomando como base o nvel do mar. Perceba que quanto maior a altitude, menor a camada de ar e, por consequncia, menor a presso atmosfrica exercida sobre o lquido, o que implica em um processo de ebulio a uma temperatura inferior a de um local com menor altitude.
Altitude em relao ao nvel do mar (m) 0 750 1.628 2.240 3.636 5.895 8.848

Localidade Rio de Janeiro So Paulo Campos do Jordo Cidade do Mxido La Paz Monte Kilimanjaro Monte Everest

Tem apro ebulio

Tabela 1 - Pontos de ebulio da gua em diversa (O NAEQ j publicou um artigo sobre a diferena entre ebulio e evaporao, para conferir, clique aqui)

Como vimos, a temperatura de ebulio est diretamente associada a uma propriedade das substncias denominada presso de vapor. Ao lado, temos as curvas de presso de vapor de trs substncias. Percebemos vrias associaes e elas podem se resumir ao seguinte esquema:

Figura 1 - Pontos de ebulio a u presso constante de diferentes subs

Veja na figura 1 que o composto mais voltil o ter, com uma temperatura de ebulio de 35C, a qua inferior a da gua. A explicao disso nos reporta a uma anlise das interaes moleculares do composto, de m relacionar a polaridade com as ligaes intermoleculares. Este assunto foi amplamente discutido no artigo "Pon hidrognio, fora molecular intrigante!" mas, para uma anlise simplificada do caso, a relao entre as magnitud energia envolvidas nas foras intermoleculares mostrada na figura 2:

Figura 2 - Magnitude das interaes intermoleculares

Sabendo-se disso, podemos concluir que cada composto qumico, na sua forma pura, possui suas suas variveis de estado apresentarem um mesmo valor, como presso e temperatura, por exemplo.

propriedades fsicas bem definidas, de maneira a apresentar sempre o mesmo comportamen

A ebulio de uma soluo

O mesmo comportamento de um composto na forma pura no observado quando estamos trabalhando compostas por solutos no volteis, como o caf por exemplo. O p de caf seria o "soluto no voltil" e a "solvente". Desta maneira, a soluo ter um ponto de ebulio diferente daquele encontrado para o solvente pu gua. Podemos ver na figura 3 a diferena entre o ponto de ebulio de uma soluo e do solvente pu

Segundo a Tonometria (parte das proprie coligativas que estuda a evaporao dos lquido lquidas) a presso mxima de vapor da soluo ser menor do que a do lquido puro, de tal mo curva da soluo estar sempre abaixo da curv puro. Desse modo, a soluo somente ferver a temperatura t superior da ebulio do lquido Devido ao fato de emitir menos vapores, ser n mais calor para ferver a soluo. O efeito ebulio ser expresso, como definio, dessa forma:

A elevao da temperatura de ebulio (/\te) a diferena entre temperatura de incio ebulio da soluo (t) e a temperatura de eb lquido puro (t0) sob mesma presso externa matematicamente: /\te= t - t0
Figura 3 - Ponto de ebulio de um lquido e de uma soluo

O leitor, ao analisar as informaes acima, poderia se questionar nessa altura: - "Mas... o artigo no era sobre o caf requentado?" O que ele tem a ver todos esse conceitos com o caf ? Calma... o Portal de Estudos em Qumica no errou o ttulo do artigo no, abaixo explicamos melhor essa histria. O que viu-se nos pargrafos anteriores nada mais do que a explicao de porque o caf, quando requentado de maneira inadequada, fica com aquele gosto ruim. Quando o caf feito, a gua quente mistura-se com o p de caf formando uma soluo, onde o caf o soluto no voltil e a gua, o solvente, recordando o que vimos anteriormente. Vimos tambm que a soluo formada pela gua e o p de caf possui um ponto de ebulio diferente do ponto de ebulio da gua e, como tambm vimos, segundo a lei da ebuliometria, o ponto de ebulio da soluo ser sempre maior do que a do lquido puro.

Figura 4 - Caf aque Maria

Tendo o entendimento de todos os conceitos at aqui analisados, quando esquentamos o caf j feito, de o seu estgio de fervura, ocorre a degradao das substncias existentes no caf, fato esse que e sentimos, atravs de nosso paladar, aquele gosto de queimado. Claro, a soluo ferve a uma tempera maior do que a da gua. A soluo para esse problema utilizar o velho e bom "banho maria" (veja ilustrao d fazendo com que a soluo no entre em ebulio e, por conseqncia, no degradando as substnc responsveis pelo aroma e sabor presentes no caf

Potrebbero piacerti anche