Sei sulla pagina 1di 19

UMA ANLISE CRTICA DO LIVRO NOSSO LAR E CONTESTAO DA EXISTNCIA DO ESPRITO ANDR LUIZ1

Eduardo Jos Biasetto2

INTRODUO3
Como simpatizante da doutrina esprita h mais de vinte anos, sempre cultivei grande admirao pela obra literria e pelas aes beneficentes de Chico Xavier. De minha parte, nunca houve a inteno de desmerecer o espiritismo e, em particular, a histria e as atividades do carismtico personagem de Pedro Leopoldo. Todavia, em face das inmeras evidncias apresentadas no blog de Vitor Moura Visoni4, intitulado Obras psicografadas, apontando plgios em diversos livros creditados a espritos-guias do famoso mdium esprita mineiro, fiquei profundamente perplexo: seria possvel que Xavier tivesse simplesmente inventado todas as histrias que alegou ter obtido atravs de sua mediunidade? Antes de tudo, desejando responder minha prpria indagao, analisei as obras A vida alm do vu (suposta psicografia de George Vale Owen) e o Nosso lar (suposta psicografia de Xavier), alcanando a seguinte concluso: h indcios muito fortes de que Xavier leu A vida alm do vu, deixando-se influenciar to profundamente por esta obra que a utilizou na elaborao, dentre outros livros atribudos ao esprito Andr Luiz, de o Nosso lar5.
Texto terminado em 11/08/2011, produzido inicialmente para ser apresentado ao Centro de Pesquisa e Documentao Esprita CPDOC, publicado em seu site e tambm no blog Obras Psicografadas. 2 Professor de histria com licenciatura plena e habilitao em geografia, formado pela Faculdade de Cincias e Letras de Bragana Paulista - hoje FESB. Professor efetivo de histria do Brasil e histria geral numa escola estadual e noutra municipal. Trabalhou tambm como professor de histria do Brasil, geral e da arte, geografia do Brasil e geral em escolas particulares e cursos pr-vestibulares. Nascido em 1966, foi bastante influenciado pelo catolicismo, ao qual, por iniciativa prpria, abandonou; simpatiza com a doutrina esprita - contudo, ultimamente, caminha no sentido da crtica e do ceticismo. 3 Agradeo a colaborao de Marcio Rodrigues Horta (doutor em filosofia pela USP e funcionrio de carreira do TRE/SP) pelo auxlio na pesquisa, redao e argumentos. Agradeo tambm a Vitor Moura Visoni (parapsiclogo e profundo conhecedor da vida e obra de Xavier) pelos acrscimos de similaridades e por me despertar do sono dogmtico. 4 Visoni o criador do blog Obras Psicografadas, especializado na anlise de livros e textos alegadamente psicografados, alm de pesquisas no campo da espiritualidade: a existncia do esprito, fenmenos paranormais e evidncias de reencarnao. Vide http://www.obraspsicografadas.haaan.com. 5 O prprio Xavier informou conhecer o livro de Owen, pois em seu livro Voltei, de 1949, h esta afirmao do suposto esprito Irmo Jacob: recordando a leitura das narrativas de Andr Luiz e Vale Owen, perguntei ao Irmo Andrade quanto s caractersticas do novo ambiente, informando-me, ento, que nos achvamos numa colnia espiritual de emergncia, situada em planos menos elevados. Note-se que, por num ato falho, Andr Luiz e Owen aparecem juntos e associados nesta passagem. Meus estudos indicam tambm a influncia de A vida alm do vu noutras obras da Srie Andr Luiz, tal como em Libertao. Acesse esse link.
1

Sendo assim, passei a considerar bastante questionvel a alegada mediunidade de Xavier, para no dizer que talvez tenha sido totalmente falsa. Tal constatao (somada a outras informaes, algumas obtidas no blog citado) levou-me a formar as seguintes convices: creio que Xavier possua muita facilidade para aprender, grande gosto pela leitura, disciplina e amor ao prximo (alm de conflitos emocionais decorrentes do trauma causado pela morte de sua me quando criana); descobriu o espiritismo, participou de algumas sesses, talvez possusse algum tipo de paranormalidade; no Centro Esprita, foi incentivado a psicografar, gostou da idia e no parou mais de escrever. Se no tivesse caminhado no sentido da psicografia, talvez pudesse ter oferecido alguma contribuio real ao espiritismo, escrevendo como pesquisador e admirador do tema. Talvez tivesse escrito apenas um tero dos mais de quatrocentos livros que afirmou ter psicografado, que seriam respeitados, pois autnticos. Contudo, na condio de mdium psicgrafo, ainda que tenha produzido grandes trabalhos, tambm cometeu as falhas que esto vindo tona atravs de pesquisas e anlises srias, tais como as desenvolvidas por Visoni. Com o fito de demonstrar o que digo, apresento aqui alguns trechos da minha pesquisa, deixando ao leitor a liberdade de tirar suas prprias concluses.

NOTCIAS HISTRICAS
O reverendo Owen nasceu em 1869, em Birmingham, na Inglaterra, e desencarnou em 09/03/1931. Foi inicialmente um religioso protestante e, em seguida, um mdium espiritualista6. Owen ordenou-se sacerdote anglicano em Liverpool, aos vinte e quatro anos, passando a trabalhar como religioso profissional; em 1909, aps o desencarne de sua me, suas alegadas capacidades medinicas despertaram, comeando a receber comunicaes da genitora falecida em 1913; destacou-se como mdium na Inglaterra at os primeiros anos da dcada de 20. Algumas das mensagens que Owen recebeu constituram quatro livros, reunidos sob o ttulo de A vida alm do vu. No incio, recebia mensagens de sua me que, como novata no alm, descrevia-o ao seu filho; em seguida, comeou a receber mensagens mais filosficas, de um esprito ou anjo que se identificava como Astriel, reunidas no livro Os baixos campos do cu, ao qual seguiu-se o livro Os altos campos do cu. Na sequncia, veio
6 A saber, distintamente do espiritismo kardecista, os adeptos do novo espiritualismo ingls e, em seguida, americano, no acreditam na reencarnao, sendo sua matriz religiosa original o protestantismo.

luz o livro Os mistrios do cu, inspirado por um esprito ou anjo que se identificava como Leader, que assumiu o monoplio de suas comunicaes posteriores (mudando de nome para Ariel). Essas mensagens formaram o quarto e ltimo livro, Os batalhes do cu. O volume resultante foi prefaciado por Arthur Conan Doyle, famoso espiritualista ingls, clebre pela autoria da srie Sherlock Holmes. Possivelmente, a opo do Ministro Owen pela condio de mdium tenha resultado na perda de sua parquia anglicana e, por conseguinte, de sua fonte de recursos primeira; aos cinqenta e trs anos de idade, iniciou a tarefa de divulgar o espiritualismo nos EUA, onde fez palestras e, regressando posteriormente Inglaterra, proferiu mais de cento e cinqenta conferncias7. Xavier nasceu em Pedro Leopoldo/MG, em 02/04/1910, e desencarnou em Uberaba, em 30/06/2002. Foi o mdium esprita mais conhecido e influente do Brasil; nasceu numa famlia humilde e, segundo bigrafos, sua alegada mediunidade teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade, quando respondeu ao pai sobre cincias durante conversa com uma senhora. Dizia ver, ouvir e conversar com espritos. Afirmou ter psicografado mais de quatrocentos livros - nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras, dizendo reproduzir apenas o que espritos lhe ditavam. Assim, diz-se, no aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros, mais de cinqenta milhes de exemplares em portugus, com tradues em ingls, espanhol, japons, esperanto, italiano, russo, romeno etc. Afirmava ter psicografado as cerca de dez mil cartas que produziu, nas quais pessoas mortas davam notcia s famlias. Desde o primeiro livro, diz-se, cedeu os direitos autorais para organizaes espritas e instituies de caridade; sua obra mais reconhecida o Nosso lar, publicado inicialmente em 19448. O livro Nosso lar um imenso sucesso comercial e tornou-se um clssico da literatura esprita brasileira; conta a histria dos primeiros anos do mdico Andr Luiz no alm, numa cidade espiritual onde espritos se renem para aprender e trabalhar entre uma encarnao e outra. Nessa obra, a novelista Ivani Ribeiro baseou parcialmente sua novela A viagem; esse livro de Xavier obteve o primeiro lugar entre os dez melhores livros espritas publicados no sc. XX, segundo pesquisa realizada em 1999 pela Candeia Organizao
7

Adaptado de Wikipdia, http://www.pt.wikipedia.org/wiki/George_Vale_Owen; o livro A vida alm do vu est em http://www.espiritando.com.br/saladeleitura/a_vida_alem_do_veu.pdf. 8 Adaptado de Wikipdia, http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier.

Esprita de Difuso e Cultura; desenhos minuciosos e detalhados do mapa da pretensa cidade espiritual, assim como a arquitetura de suas edificaes, Ministrios e casas foram feitos pela mdium Heigorina Cunha, atravs de observaes realizadas durante supostos desdobramentos (sadas do corpo) em maro de 1979, conduzidas e orientadas pelo esprito Lucius. Tais desenhos serviram de inspirao para criar o visual arquitetnico da cidade que se v na adaptao cinematogrfica da obra, o filme Nosso lar. Os desenhos foram confirmados como autnticos por Xavier, dizendo tratar-se realmente do Nosso lar. A obra de Xavier tambm ganhou verso para o teatro, com direo de Gabriel Veiga Catellani9. Como dito acima, Andr Luiz o nome atribudo por Xavier a um dos personagens mais frequentes de seus livros, supostamente um esprito. Acerca de sua verdadeira identidade em vida, e sem esquecer que alguns pormenores de sua suposta existncia foram preventivamente alterados, existem vrias opinies correntes no movimento esprita brasileiro sobre que pessoa ele teria animado quando encarnado10. Esse outro tema polmico na obra de Xavier. Vrios espritas chegaram a afirmar que Andr Luiz, em sua ltima encarnao, teria sido o mdico Oswaldo Cruz. Depois, surgiram evidncias, de que teria sido Carlos Chagas. Por fim, o esprita, jornalista e escritor Luciano dos Anjos passou a afirmar que Andr Luiz foi o mdico Faustino Esposel - Anjos, inclusive, h mais de uma dcada, promete lanar um livro para provar sua teoria. H problemas referentes comprovao de quem foi o suposto esprito Andr Luiz: 1) originariamente, o nome Andr Luiz era apenas o nome de um dos irmos de Xavier, quando o suposto esprito teria se manifestado ao mdium mineiro; 2) o prprio esprito, na obra Nosso lar, afirmou que escolhia manter o anonimato sobre sua verdadeira identidade, na condio de mdico terreno, vivendo na cidade do Rio de Janeiro nas primeiras dcadas do sculo XX; 3) entretanto, Andr Luiz afirma em Nosso lar e noutros livros de Xavier que as informaes por ele mencionadas, referentes sua ltima encarnao na condio de mdico, so autobiogrficas; 4) ento, de acordo com as informaes contidas na Srie Andr Luiz, o mdico paulista teria desencarnado por volta de 1930. Isto porque, no livro Nosso lar, ele afirma ter passado oito anos no umbral depois
9

Adaptado de Wikipdia, http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Nosso_Lar. Link para baixar Nosso Lar http://www.sej.org.br/livros/lar_br.pdf. 10 Adaptado de Wikipdia, http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9Luiz(esp%C3%ADrito).

do desencarne; pouco tempo depois de ter sido resgatado do umbral e socorrido na colnia Nosso Lar, a 2 Guerra Mundial (que teve incio, como sabemos, em 1939) foi deflagrada. Tais informaes eliminam a possibilidade de Andr Luiz ter sido Oswaldo Cruz, que morreu em 1917 mas Carlos Chagas morreu em 1934 e Faustino Esposel morreu em 1931. Contudo, existem outros problemas para que algum desses dois personagens seja Andr Luiz: este afirma ter tido trs filhos, dado inconsistente com os nomes citados. Esposel sequer teve filhos. Andr Luiz afirma que morreu de cncer no estmago, e tambm h inconsistncias nesta informao, no que se refere aos mdicos citados. Andr Luiz afirma ter sido um mdico que atendia em sua prpria clnica, enquanto, por exemplo, Carlos Chagas era um sanitarista. Enfim, se no se pode provar quem foi Andr Luiz, torna-se difcil acreditar que este personagem efetivamente um esprito, uma vez que Waldo Vieira, ex-mdium, companheiro de Xavier na elaborao de alguns livros ditos psicografados, como por exemplo Evoluo em dois mundos, afirma categoricamente que Andr Luiz foi Carlos Chagas, lanando mais dvidas do que certeza na questo. Para saber mais, h posts no blog de Visoni analisando o tema11. Uma das crticas que recebi ao postar artigos no blog de Visoni, sobre as relaes entre A vida alm do vu e livros psicografados por Xavier, envolve a questo de quando o livro de Owen teria sido traduzido pela primeira vez para o portugus. Aps muito pesquisar, consegui encontrar a resposta: por volta de 1920, Owen j havia concludo sua obra e, no Brasil, Carlos Imbassahy (1883-1969, advogado, jornalista e escritor esprita) foi quem primeiramente verteu o livro do reverendo ingls para o portugus, publicando sua traduo em 1921, segundo assentamentos da FEB12. Outra notcia histrica, oral, no confirmada inteiramente ainda documentalmente, pois carece de pesquisa mais profunda nos jornais espritas da poca e fia-se mais na memria de adeptos mais antigos, afirma que as semelhanas entre A vida alm do vu e o
Visoni informa a existncia da seguinte passagem: o mdium Chico Xavier solicitou Sra. Suzana Maia Mousinho que providenciasse, junto a um artista plstico seu colega no Ministrio da Educao, e frequentador da Escola de belas Artes, um retrato do esprito de Andr Luiz e que, para tal, se baseasse na esttua do cientista Dr. Carlos Chagas, localizada na praia de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. Aps a feitura do quadro, o mdium Chico Xavier escreveu em seu verso que aquele era o Esprito de Andr Luiz, e o dedicou Sra. Suzana; livro Sementeiras de Luz, Introduo, nota 2 do editor Geraldo Lemos Neto. Assim, como vemos, a crena de que Andr Luiz foi Carlos Chagas pode ter sua origem no prprio Xavier. Para Vieira, acessar http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Waldo_Vieira. 12 Agradeo a colaborao de Alberto Alonso Muoz (doutor em filosofia pela USP e Juiz do Tribunal de Justia/SP) pela pesquisa suplementar e descoberta (em ficha catalogrfica da biblioteca da FEB) do ano da primeira publicao em portugus da obra de Owen. Horta tambm constatou que a edio em ingls disponvel na internet foi publicada em Nova Yorque em 1921; o internauta Caio afirmou, no blog Obras Psicografadas, que, em pesquisa virtual, descobriu que na biblioteca do Congresso dos EUA existe uma cpia do livro de Owen datada de 1921.
11

Nosso lar foram de pronto percebidas por vrios espritas, anatematizados como ortodoxos13, gerando um discreto rumor de plgio nos meios espritas nos primeiros anos que se seguiram publicao do influente livro de Xavier, em 1944. Outra hiptese aos futuros historiadores do tema: alguns membros da elite dirigente esprita, por todos esses anos e at hoje, sempre souberam da origem duvidosa (no psicogrfica) do livro mais famoso do mdium mineiro, coonestando a situao em virtude do grande sucesso alcanado e pelas vendas, que at hoje prosseguem, indiferentes s crticas (relevando o verdadeiro interesse, no exatamente doutrinrio, de algumas instituies espritas influentes) fundamentadas cientificamente. Se assim for, pressente-se que, como num novo Vaticano, teria sido forjada uma ciso entre uma cpula dirigente com vrios e influentes membros maquiavlicos e a numerosa base do movimento, ingnua, mantida desinformada, pois sua multiplicao tornou-se um fim em si e para que continue comprando livros, ainda que tal prtica resulte numa inevitvel perda de qualidade do adepto esprita mdio, tornado um religioso raivoso e assim conservado por uma fonte de informao falsa.

EVIDNCIAS DE SIMILARIDADES
1) Efetivamente, o livro de Owen inicia-se com uma mensagem recebida em 23/09/1913, alegadamente de sua me desencarnada; logo no incio, h um trecho que me chamou a ateno, pois a personagem diz textualmente:
Sobre nosso lar. muito brilhante e lindo, e nossos companheiros das esferas mais altas tm sempre vindo a ns para nos animarem a seguirmos em nosso caminho para frente (p. 16).

Na mensagem de 10/10/1913, o tema de o nosso lar retorna:


Eles vo lhes mostrar mais de nosso lar e seus arredores e, se quiserem, ficaro felizes em acompanh-los pelos campos afora, j que por l h muito de seu interesse para ser mostrado (p. 48).
13 Em seu blog, Visoni publicou a seguinte informao de Manuel Luques: no 1 captulo do livro A marca da besta, do mdium Robson Pinheiro, foi dito: quando o reverendo Vale Owen escreveu seu livro medinico relatando a vida numa colnia espiritual, A vida alm do vu, muita gente pensou que estava delirando. Dcadas mais tarde, quando Chico Xavier publicou Nosso lar, muitos espritas ortodoxos imaginaram que ele estava copiando ou plagiando a ideia de Vale Owen. Porm, a semelhana entre os dois textos foi reconhecida tambm por espritas heterodoxos. A obra A vida alm do vu foi apresentada deste modo num site esprita: Descrio minuciosa da vida espiritual, sobre moradas de Espritos chamadas colnias; relatos de misses de guias e mentores, na Terra e em outros mundos Parece o Nosso lar, no? Pois esta obra fantstica datada de antes do clssico de Chico Xavier, com quem tem impressionante similaridade (itlicos meus).

Comentrio: nas duas passagens, a suposta me de Owen refere-se sua cidade espiritual, sua nova morada, com a expresso literal nosso lar, tanto no sentido afetivo de nossa morada, nossa casa quanto de modo denotativo, ou seja, para nominar sua colnia espiritual. A presena deste nome extraordinariamente significativa, afinal, o exato ttulo da obra de Xavier, segundo este, o nome de uma colnia espiritual localizada acima da cidade do Rio de Janeiro. A diferena entre um e outro est apenas na letra maiscula. 2) Na mensagem de 23/09/1913, o esprito da me de Owen oferece a seguinte descrio, referindo-se colnia espiritual na qual se encontra:
A Terra aperfeioada. () Temos colinas, rios, lindas florestas e casas tambm, e todo o trabalho daqueles que vieram para c antes de ns, para deixarem tudo pronto. Estamos agora a trabalho, na nossa vez, construindo e arrumando para aqueles que ainda devem continuar a sua batalha na Terra, e quando vierem para c, encontraro todas as coisas prontas (p. 16).

Na mensagem de 20/10/1913, o tema da Terra aperfeioada retorna:


Eu era lenta para aprender tudo que a frase que eu j lhe transmiti implicava, Terra aperfeioada. Temo que muitos de vocs, quando vierem para c, ficaro muito chocados ao verem quo naturais so todas as coisas, mesmo que mais bonitas que as da Terra (p. 62).

Por sua vez, em Nosso lar, Andr Luiz descreve do mesmo modo a natureza que encontra no alm, assim como as caractersticas de sua nova morada:
Deleitava-me, agora, contemplando os horizontes vastos, debruado s janelas espaosas. Impressionavam-me, sobretudo, os aspectos da Natureza. Quase tudo, melhorada cpia da Terra. Cores mais harmnicas, substncias mais delicadas. Forrava-se o solo de vegetao. Grandes rvores, pomares fartos e jardins deliciosos. Desenhavam-se montes coroados de luz, em continuidade plancie onde a colnia repousava. (...) destacando-se algumas casinhas encantadoras, cercadas por muros de hera, onde rosas diferentes desabrochavam (pp. 45-46).

Comentrio: a suposta me de Owen, na condio de esprito, ou seja, desencarnada, afirma que a colnia espiritual na qual vive a Terra aperfeioada (natural e mais bela do que a Terra material), que possui colinas, rios, lindas florestas e casas. Por sua vez, Andr Luiz afirma que colnia espiritual na qual vive melhorada cpia da Terra (a natureza mais harmnica e delicada do que a Terra material), que possui montes,
7

vegetao, grandes rvores e casinhas - tudo no mesmo momento narrativo, ou seja, ao tema da Terra mais perfeita seguem descries semelhantes nos dois textos, conduzidas com surpresa por dois personagens igualmente recm-chegados ao alm. Embutidos na obra do segundo autor esto os mesmos pressupostos filosficos da obra do primeiro: as crenas neoplatnicas (culturais e bem terrenas) de que o mundo no alm (o mundo das idias platnico) semelhante e superior ao mundo material. A suposta me de Owen faz uma descrio das belezas do lugar, terminando seus apontamentos com a afirmao de que h, por exemplo, casas numa cidade espiritual. Andr Luiz tambm faz descrio das belezas de uma cidade espiritual, citando a existncia de casinhas, situao que denuncia a verdadeira e idntica natureza materialista dessas idias, em discursos pretensamente espiritualistas. 3) Em A vida alm do vu, o tema material da gua recorrente; em mensagem recebida em 08/11/1917, o mdium espiritualista ingls psicografa uma curiosa tese sobre a natureza da gua que existiria no alm:
Voc j leu sobre a gua da Vida. Esta frase literalmente incorpora uma verdade, porque as guas das esferas tm propriedades que no so encontradas nas guas da Terra, e propriedades diferentes so encontradas em diferentes guas. As guas de um rio, fonte ou lago so sempre tratadas por Espritos elevados e dotadas com virtudes de fortalecimento ou iluminao do esprito. Algumas vezes, as pessoas banham-se nelas e adquirem fora corporal pelas vibraes vitais que foram colocadas na gua pelo exerccio de algum grupo de anjosministros (p. 183).

Anteriormente, em mensagem de 20/10/1913, a principal propriedade da gua das esferas, do alm (pensado aqui como esferas aristotlico-tomistas concntricas, que se comunicam atravs de pontes que conduzem das regies inferiores s superiores, com habitantes assim igualmente hierarquizados) j havia sido adiantada - nutrir:
As guas que caam (...) eram coletadas numa corrente maior que partia de um lado da Cidade e caa na plancie abaixo, uma cascata brilhante de muitas coloraes e de um brilho cintilante. Ela continua atravessando a plancie, uma correnteza bem larga suavemente fluindo sobre as areias, e vimos, aqui e ali, algumas crianas banhando-se nelas, jogando gua em seus corpos lindos com imensa alegria. No pensei muito nisto at que minha guia fez com que notssemos que estas crianas eram encorajadas a banharem-se nestas guas, pois so carregadas eletricamente e do fora a elas, pois muitas delas vm para c bem fraquinhas, requerendo este tipo de nutrio (pp. 62-63).

Como lemos no texto acima, a cidade espiritual na plancie tema recorrente do texto de Owen. Assim tambm no texto de Xavier, o Nosso lar fica numa plancie (a plancie onde a colnia repousava, p. 46). De modo similar, igualmente em maisculas (gua da Vida/Bosque das guas), enredo similar e idntico momento da narrao, o tema da gua espiritual (que se torna nutritiva e curativa ao corpo e alma quando tratada por ministros anglicos) surge em Nosso lar:
Estamos no Bosque das guas. (...) As guas que servem a todas as atividades da colnia partem daqui. Em seguida, renem-se novamente, abaixo dos servios da Regenerao, e voltam a constituir o rio, que prossegue o curso normal. (...) Aqui, ela empregada sobretudo como alimento e remdio. H reparties no Ministrio do Auxlio absolutamente consagradas manipulao de gua pura, com certos princpios suscetveis de serem captados na luz do Sol e no magnetismo espiritual. Na maioria das regies da extensa colnia, o sistema de alimentao tem a suas bases. Acontece, porm, que s os Ministros da Unio Divina so detentores do maior padro de Espiritualidade Superior, entre ns, cabendolhes a magnetizao geral das guas do Rio Azul, a fim de que sirvam a todos os habitantes de Nosso Lar, com a pureza imprescindvel. Fazem eles o servio inicial de limpeza e os institutos realizam trabalhos especficos, no suprimento de substncias alimentares e curativas (pp. 60-62). A essa altura, serviram-me (...) gua muito fresca, que me pareceu portadora de fluidos divinos. Aquela reduzida poro de lquido reanimava-me inesperadamente. No saberia dizer que espcie de sopa era aquela; se alimentao sedativa, se remdio salutar. Novas energias amparavam-me a alma, profundas comoes vibravam-me no esprito (pp. 27-28). Por mais de seis meses, os servios de alimentao, em Nosso Lar, foram reduzidos inalao de princpios vitais da atmosfera, atravs da respirao, e gua misturada a elementos solares, eltricos e magnticos (p. 57).

Comentrio: ao ler as duas obras, percebe-se que o tema da gua extremamente recorrente. A gua espiritual, tratada por anjos/ministros/espritos superiores, torna-se nutritiva e curativa, numa cidade espiritual construda sobre uma plancie e atravessada por um rio etc. No penso que estas sejam apenas coincidncias das duas narrativas, das supostas cidades espirituais ou da vida do alm... 4) H vrias palavras que se repetem com freqncia nos dois livros; por exemplo, torre (no sentido de torre de edificaes), governador, ministros, ministrios etc. Mas a palavra recorrente que mais chama a ateno tutelado. Em A vida alm do vu, o mdium que recebe a histria um tutelado de espritos:

E agora, meu amigo e tutelado, gostaria de poder capacit-lo (p. 107). Meu querido amigo e tutelado, estas coisas deveriam ser de outra forma (p. 109). E agora, meu tutelado e companheiro servil no Exrcito de Deus (p. 112). Querido amigo e tutelado, esta noite falarei (p. 133). Olhe adiante, amigo e tutelado, pois (p. 139).

Em Nosso lar, o personagem Andr Luiz tambm citado como algum tutelado:
Guardem nosso tutelado no pavilho da direita. Esperam agora por mim. Amanh cedo voltarei a v-lo (p. 27). voc o tutelado de Clarncio? A pergunta vinha de um jovem de singular e doce expresso. (p. 36).

Comentrio: no livro de Owen, o esprito comunicante informa que a condio do mdium a de algum tutelado, e segue explicando coisas a este, oferecendo informaes da esfera espiritual etc. No livro de Xavier, Clarncio e Lsias, veteranos, referem-se a Andr Luiz, recm-chegado, como algum tutelado, e tambm seguem explicando coisas a ele, oferecendo informaes da esfera espiritual etc. 5) Nos dois livros, vrias passagens mencionam a presena da msica. Em A vida alm do vu, lemos a seguinte passagem, em mensagem de 23/09/1913:
Ento, comeamos a cantar e, apesar de que no podamos ver instrumentos, mesmo assim, a msica instrumental misturou-se com nosso canto e uniu-se (p. 17).

Em Nosso lar, dentre outras passagens, a seguinte tem como tema a msica:
Em plena via pblica, ouviam-se (...) belas melodias atravessando o ar. Notandome a expresso indagadora, Lsias explicou fraternalmente: Essas msicas procedem das oficinas onde trabalham os habitantes de Nosso Lar (p. 67).

Comentrio: em vrias passagens dos dois livros, h destaque para a presena, importncia e beleza da msica. Os nefitos nas duas colnias so surpreendidos com msicas que surgem quase que do nada. Sabe-se que os sons existem propagando-se no ar e, portanto, parece legtimo pressupor que, para o primeiro autor, existiria ar espiritual, sendo que o segundo autor tambm persegue o primeiro neste ponto de seu materialismo espiritualista. 6) Nos dois livros, vrias passagens mencionam aves. Em A vida alm do vu, Owen escreveu na mensagem de 02/10/1913:
Outra coisa que notaramos seriam bandos de aves vindos de longa distncia, e indo, com preciso perfeita, a algum lugar particular. H pssaros mensageiros treinados na Terra, mas no como esses so treinados. Em primeiro lugar, eles 10

jamais so mortos (???) ou atacados, eles no tm medo de ns. Estes pssaros so um dos meios que usamos para enviarmos mensagens de uma colnia outra. () Estes pssaros esto sempre voando, e so criaturas queridas e amveis. Parecem saber qual a sua obrigao, e amam fazer isso (p. 37).

Em Nosso lar, no mesmo instante da narrao, aves tambm surgem:


Aquelas aves acrescentou, indicando-as no espao -, que denominamos bis viajores, so excelentes auxiliares dos Samaritanos, por devorarem as formas mentais odiosas e perversas, entrando em luta franca com as trevas umbralinas (p. 184).

Comentrio: as passagens apresentam semelhanas no texto, no contexto e na idia. As aves no s exercem uma funo especial em ambos os livros (embora as funes sejam diferentes) como a informao deste fato transmitida em situaes semelhantes: em Owen, um personagem explica ao nefito que as aves viajantes espirituais so treinadas e realizam suas obrigaes para com os espritos humanos, desempenhando a funo de mensageiras. Em Nosso lar, a enfermeira Narcisa explica a Andr Luiz que os bis viajores espirituais auxiliam os samaritanos em funes belicosas, devorando formas mentais malignas e lutando contra as trevas umbralinas14. 7) Outro tema presente nos dois livros o da guerra. Em A vida alm do vu, a 1 Guerra Mundial citada numerosas vezes, como na mensagem de 08/09/1917:
Esta Grande Guerra , nos eternos conselhos, nada mais que um ronco na respirao de um gigante adormecido, sem descanso, porque sobre seu crebro entorpecido esto sendo impingidos raios de luz que seus olhos no podem ver, e uma msica que no pode ouvir est sendo enviada sobre ele (p. 181).

Em Nosso lar, em variadas oportunidades, o tema da 2 Guerra Mundial comparece; aqui, o ano seria 1939:
Negras falanges da ignorncia, depois de espalharem os fachos incendirios da guerra na sia, cercam as naes europias, impulsionando-as a novos crimes (p. 131).

Comentrio: a princpio, no haveria problema algum, porque o livro de Owen comeou a ser recebido quando se desenrolava a 1 Guerra Mundial (1914-1918), enquanto a histria de o Nosso lar se desenrola durante a 2 Guerra Mundial (1939-1945). No obstante,
Um internauta, crtico deste estudo, afirmou que queriam at dizer que a mesma coisa o pombo-correio do livro ingls e as aves de batalha do Nosso lar. Porm, nessa passagem, o texto ingls no fala em pombos-correio, e sim em flying birds, ou seja, aves voadoras, no papel de messagers, mensageiras. H uma citao de pombos no livro de Owen, mas num contexto distinto.
14

11

pergunto: no mais uma coincidncia aparecer nos dois livros, de modo to recorrente, o tema da guerra, todas as desgraas envolvidas nas batalhas, as lamentaes e tudo mais? 8) Em A vida alm do vu, quando as esferas inferiores so mencionadas, lemos na mensagem obtida na noite de ano novo de 1917:
Conforme descamos, nossos olhos acostumavam-se escurido, e podamos ver sobre ns, como numa noite algum pode ver a regio fora da cidade pelas chamas avermelhadas nas torres de observao. () Havia rvores tambm, algumas muito grandes, e estas com folhas nada graciosas. () Aqui e ali, atravessvamos cursos dgua com pouca gua e cheios de pedregulho e pedras afiadas, e a gua era pegajosa e fedida pelo lodo (p. 243).

Por sua vez, o umbral assim descrito por Andr Luiz, em Nosso lar:
A paisagem, quando no totalmente escura, parecia banhada de luz alvacenta, como que amortalhada em neblina espessa, que os raios de Sol aquecem de muito longe. () De quando em quando, deparavam-se-me verduras que me pareciam agrestes, em torno de humildes filetes dgua a que me atirava sequioso (pp.17 e 23).

Comentrio: Andr Luiz afirma que, no umbral, h humildes filetes d'gua; o autor do livro A vida alm do vu diz que, nas esferas inferiores, h cursos d'gua com pouca gua (at o apstrofe, em dgua, foi igualmente utilizado). H outras semelhanas, no momento da narrativa e nos termos ligeiramente modificados: luz alvacenta/neblina espessa correspondem a escurido/numa noite; verduras que me pareciam agrestes correspondem a folhas nada graciosas. 9) Sobre as regies das trevas e seu papel salvfico, Owen escreveu o seguinte em A vida alm do vu, em mensagem de 04/01/1918:
Daquela colnia, fomos adiante s regies das trevas. Fizemos o que nos foi possvel, indo de grupo em grupo onde havia conjuntos de casas ou onde fogueiras ardiam, e ministramos conforto e advertncias queles que nos recebiam. Mas a maioria no estava com muita prontido para isto. Uns poucos seriam capazes de conduzir seus passos para acima daquele lugar, mas a maior parte desceria mais, para a misria dos lugares abaixo, antes que sua dureza desse lugar ao desespero, e o desespero fizesse com que clamassem, e uma cintilao de luz acendesse nestas pobres almas perdidas (p. 246).

Igualmente, as trevas das regies mais inferiores cumprem um papel regenerador em Nosso lar:

12

Chamamos trevas s regies mais inferiores que conhecemos. () Outros, preferindo caminhar s escuras, pela preocupao egosta que os absorve, costumam cair em precipcios, estacionando no fundo do abismo por tempo indeterminado (p. 244).

Segundo o personagem Andr Luiz, seu resgate s ocorreu quando, levado ao extremo desalento pela presso do infernal purgatrio esprita, reconsiderou sua atitude em face da religio:
Era imprescindvel ocultar-me das enormes manadas de seres animalescos, que passavam em bando, quais feras insaciveis. Eram quadros de estarrecer! acentuava-se o desalento. Foi quando comecei a recordar que deveria existir um Autor da Vida, fosse onde fosse. Essa idia confortou-me. Eu, que detestara as religies no mundo, experimentava agora a necessidade de conforto mstico. () E, quando as energias me faltaram de todo, quando me senti absolutamente colado ao lodo da Terra, sem foras para reerguer-me, pedi ao Supremo Autor da Natureza me estendesse mos paternais, em to amargurosa emergncia. Quanto tempo durou a rogativa? Quantas horas consagrei splica, de mos-postas, imitando a criana aflita? Apenas sei que a chuva das lgrimas me lavou o rosto; que todos os meus sentimentos se concentraram na prece dolorosa. (...) Foi nesse instante que as neblinas espessas se dissiparam e algum surgiu, emissrio dos Cus. Um velhinho simptico me sorriu paternalmente. Inclinou-se, fixou nos meus os grandes olhos lcidos, e falou: (...) - Prestemos ao nosso amigo os socorros de emergncia. Alvo lenol foi estendido ali mesmo, guisa de maca improvisada, aprestando-se ambos os cooperadores a transportarem-me, generosamente. Quando me alavam, cuidadosos, Clarncio meditou um instante e esclareceu, como quem recorda inadivel obrigao: - Vamos sem demora. Preciso atingir Nosso Lar com a presteza possvel (pp. 24/25).

Comentrio: nas duas obras, as narrativas sobre as regies inferiores, o umbral e as trevas so muito semelhantes. No espiritualismo de Owen, protestante anglicano e crente num cu elevado e num purgatrio infernal, no surpreende que se imagine uma descida a um lugar infernal, dantesco. Contudo, o espiritismo kardecista (at a influente inflexo de Xavier) negava a existncia de algo como um lugar purgatorial infernal (pois, com razo ou no, para Kardec, a eventual infelicidade aps a morte seria um estado ntimo); menos ainda que exista um em cima e um em baixo no cosmos. Ao seguir Owen nesse ponto, Xavier reintroduziu um tema cristo antigo no espiritismo, conduzindo-o a um chiquismo e Idade Mdia aristotlico-tomista (a estrutura do mundo do alm longe de complementar o pensamento de Kardec, como os simpatizantes descrevem o trabalho de Xavier, este o modificou num sentido retrocessivo) e dantesca (a introduo de um purgatrio no espiritismo como lemos acima, o inferno purgatorial do umbral, no enredo de o Nosso lar, exerceu seu papel regenerador e reconduziu Andr Luiz a Deus).
13

10) Distintamente de Xavier, que comprou de Owen as esferas aristotlico-tomistas, Allan Kardec era um newtoniano e, portanto, advogava outra viso de mundo, na qual no existem lugares fixos no cosmos, tais como o cu e o inferno. Acerca das esferas espirituais que circundariam a Terra, Owen escreveu na mensagem de 24/10/1913:
Podemos, para ilustrar e entender, colocar desta forma: a Terra o centro sobre o qual muitas esferas esto, e est includa nestas esferas todas. E os residentes da vida terrestre esto potencialmente em contato com todas as esferas, e realmente esto, na proporo de sua altitude considerada espiritualmente espiritualmente, porque estas esferas so espirituais, e no materiais (pp. 88-89).

Sem dvida, h aqui uma variante do modelo do cosmos de Aristteles e Ptolomeu, com Aquino e a Igreja Catlica tornado espiritual.

Fig. 1 Modelo de Ptolomeu do Universo. Existem vrias passagens tanto em Owen quanto em Xavier sobre o tema das esferas; por exemplo, segundo Xavier:
Lembro-lhe que em todas as nossas esferas, desde o planeta at os ncleos mais elevados das zonas superiores, em nos referindo Terra (p. 138).

14

Fig. 2 A cidade Nosso Lar, assinalada com uma estrela, estaria localizada na 3 esfera acima da Terra, sobre uma extensa regio do Estado do RJ (entre as cidades do RJ & Campos & Itaperuna), numa faixa que poderia ser definida como a periferia do umbral. Fonte: Cidade no Alm, de Francisco Cndido Xavier e Heigorina Cunha. No sustento que Owen e Xavier acreditavam que a Terra o centro do universo no a esse ponto da concepo de mundo antiga e medieval que me refiro; mas eles aceitaram a estrutura do mundo espiritual tal como Aristteles e Ptolomeu conceberam o mundo material (e Aquino e a Igreja Catlica transformaram em espiritual; um dos modelos desta viso de mundo figura no altar da Igreja de So Francisco de Assis, em Ouro Preto, obra de Aleijadinho), crculos concntricos a partir da Terra.

15

Fig. 3 Altar-mor da nave de entrada da Igreja de So Francisco de Assis, Ouro Preto, obra de Aleijadinho. A Lua divide o mundo aristotlico-tomista em sub e supra lunar; no sublunar, h a gerao e corrupo das coisas fsicas, o santo segurando a caveira e, mais embaixo, o caixo estes representam a morte, a mortalidade; no supralunar esto os salvos, os anjos e Deus (a parte de cima o habitaculum Dei o imutvel e eterno, a quintessncia). Viso de mundo tomista15.

A viso de mundo catlica a partir de Aristteles e Ptolomeu, retraduzidos por So Tomaz de Aquino. Lastreado em Coprnico, Galileu & Kepler & Newton sustentaram a homogeneidade, demonstrando que a incorruptibilidade do mundo supralunar ilusria, pois este tambm sofre alteraes assim, os anjos no podiam mais morar em cima, nem os perdidos embaixo.

15

16

11) Nos dois textos, a colnia espiritual fundamentalmente um lugar de trabalho, sendo que os que mais trabalham so os governantes, seres anglicos ultra-virtuosos. Segundo Owen, em mensagens datadas de 26/09/1913 e 17/10/1913:
Nosso trabalho na casa, ou colnia, qual agora perteno, tambm direcionado a estes espritos que progrediram at aqui, tanto quanto aos da Terra (p. 24). Ele nos conduziu por uma avenida perpendicular praa e, ento, samos numa outra praa; mas logo percebemos que esta era particular, e aquele grande palcio, que ficava no meio do parque e em torno dele, era a residncia de algum grande Senhor. [...] Esta casa onde agora esto o Palcio de Castrel, como, sem dvida, j sabem. Ele o governador deste amplo distrito, onde tm lugar muitas ocupaes, e muitos estudos podem estar em curso. Ouvi dizer que vocs j foram at a colnia da Msica, e mais ainda, para outros departamentos, onde so estudados outros ramos da cincia. Ns estamos em contato com todos eles, e recebemos constantemente seus relatrios quanto ao progresso neste ou naquele ramo da cincia. Estes relatrios so estudados por Castrel e seus auxiliares (pp. 58-59).

Tambm em Nosso lar, os trabalhadores esto junto com polticos muito honestos, virtuosos e religiosos, numa estrutura teocrtica:
Em todos os ncleos desta colnia de trabalho, consagrada ao Cristo, h ligao direta com as preces da Governadoria (p. 28). A essa altura, atingramos uma praa de maravilhosos contornos, ostentando extensos jardins. No centro da praa, erguia-se um palcio de magnificente beleza, encabeado de torres soberanas, que se perdiam no cu. - Os fundadores da colnia comearam o esforo, partindo daqui, onde se localiza a Governadoria disse o visitador. Apontando o palcio, continuou: - Temos, nesta praa, o ponto de convergncia dos seis ministrios a que me referi. Todos comeam da Governadoria, estendendo-se em forma triangular. E, respeitoso, comentou: - Ali vive o nosso abnegado orientador. Nos trabalhos administrativos, utiliza ele a colaborao de trs mil funcionrios; entretanto, ele o trabalhador mais infatigvel e mais fiel que todos ns reunidos. Os Ministros costumam excursionar noutras esferas, renovando energias e valorizando conhecimentos; ns outros gozamos entretenimentos habituais, mas o Governador nunca dispe de tempo para isso (pp. 52-53).

Comentrio: essas passagens tm narraes quase idnticas: os nefitos so conduzidos por algum da praa sede do governo, um centro administrativo comum, com muitos Ministrios e um governador com seu palcio, amparado por auxiliares/funcionrios. Em ambos os livros, avaliaes alienadas so feitas relativamente poltica, descrevendo os polticos governantes como seres virtuosos e infatigveis; tambm difundem ideais reacionrios, pois o quadro geral teocrtico.

17

12) Quanto ao transporte existente nas colnias espirituais, assim consta nos livros primeiro, a mensagem de Owen, obtida em 23/09/1913:
Fomos para l, conforme o convite, e encontramos multides chegando de todos os lados. Alguns vieram em por que hesita? Estamos descrevendo literalmente o que vimos carruagens; chame-as de outra forma, se quiser. Elas eram puxadas por cavalos, e seus condutores pareciam saber exatamente o que dizer a eles, j que no eram guiados com arreios como so na Terra, mas pareciam ir para onde os condutores desejavam. Alguns chegaram a p e alguns atravs do espao por vo areo. No, sem asas, que no so necessrias (p. 17).

Agora, o transporte coletivo no texto de Xavier:


Dado o meu interesse crescente pelos processos de alimentao, Lsias convidou: (...) - Esperemos o aerbus (nota 1: carro areo, que seria na Terra um grande funicular). Mal me refazia da surpresa, quando surgiu grande carro, suspenso do solo a uma altura de cinco metros mais ou menos e repleto de passageiros. Ao descer at ns, maneira de um elevador terrestre, examinei-o com ateno. No era mquina conhecida na Terra. Constituda de material muito flexvel, tinha enorme comprimento, parecendo ligada a fios invisveis, em virtude do grande nmero de antenas na tolda (p. 59).

Comentrio: as passagens so quase idnticas a nica diferena que o mdium mineiro modernizou o transporte coletivo de sua cidade: ao invs da carruagem (meio de transporte do incio do sc. XX) voadora de Owen, um nibus funicular voador (veculos funiculares foram muito comuns na modernizao do Brasil dos anos 40. Por exemplo, o trem que partia de So Paulo para Santos era funicular, ou seja, subia a Serra do Mar puxado por um cabo. Recentemente, o Estado de So Paulo disponibilizou o antigo trem para a baixada, agora como passeio turstico e histrico). Vejamos: a) ambos os personagens so convidados a visitar determinado local; b) se deparam com veculos de transporte para multides/muitos passageiros; c) observam que, nos veculos, distintamente dos veculos na Terra, arreios ou fios so desnecessrios; e) num texto, o Ministro/mdium Owen hesita em face da narrativa; noutro, Andr Luiz fica surpreso com o que v. 13) A modernizao da narrativa original, no texto brasileiro, surge tambm noutro pequeno detalhe. Primeiro, uma mensagem de Owen, datada de 24/09/1913:
Logo percebi que estvamos num jardim que cercava um amplo edifcio, com degraus em toda sua frente, at ele que estava no topo de uma espcie de terrao. O prdio parecia todo de uma s pea de um material de vrios matizes rosa, azul, vermelho e amarelo que brilhava como ouro, mas suavemente. Subimos, e na enorme portaria, sem nenhuma porta nela, encontramos uma linda senhora, elegante, porm no orgulhosa (p.19). 18

Em Nosso lar, existe uma passagem praticamente idntica:


Passados minutos, eis-nos porta de graciosa construo, cercada de colorido jardim. - aqui exclamou o delicado companheiro. E, com expresso carinhosa, acrescentou: - O nosso lar, dentro de "Nosso Lar". Ao tinido brando da campainha no interior, surgiu porta simptica matrona (p. 96).

Comentrio:

nas

duas

narrativas,

muito

semelhantes,

amigos

dirigem-se

at

edifcio/graciosa construo por jardins cercados e so recebidos por uma mulher mais velha (uma linda senhora/simptica matrona). A diferena que, no relato de Owen, h um portal sem porta, enquanto no de Xavier, h uma campainha o texto original foi adaptado aos costumes e recursos de um pblico mais moderno, de cerca de um quarto de sculo mais tarde.

FINAL
Na opinio de alguns espritas consultados, as semelhanas apontadas so naturais e explicveis16, pois, assim como na Terra h semelhanas entre as cidades, o mesmo se daria nas colnias espirituais. Porm, creio que as semelhanas ultrapassam tal lgica, mostrando claras evidncias de plgio, tanto no texto quanto no contexto. Por fim, creio ter resolvido o controverso tema da identidade do alegado esprito Andr Luiz. Trata-se, desde o incio, da me de Owen travestida de mdico brasileiro uma constatao um tanto freudiana, para um autor que, como Xavier, era to ligado me, perdida na infncia terrena e reencontrada mediunicamente no planeta Marte.17 De qualquer modo, sou receptivo s crticas, questionamentos e complementos.

Embora este trabalho no tenha sido exaustivo. Aparentemente, boa parte da Srie Andr Luiz tem sua origem no livro de Owen, enorme, de 472 pginas. 17 Ver livro Cartas de uma Morta, de Chico Xavier.

16

19

Potrebbero piacerti anche