Sei sulla pagina 1di 10

Relatrio bimestral Bases Morfofisipatolgicas dos Processos Vitais I

POSIES ANATMICAS So as descries de qualquer parte do corpo humano. Na posio anatmica, o indivduo esta em p, ereto e de frente para o observador, com o nvel da cabea e dos olhos voltados para frente. Os ps esto nivelados no solo e direcionados para frente e os braos esto posicionados lateralmente ao tronco, com as palmas das mos voltadas para frente.

PLANOS E SECES DO CORPO HUMANO Cada plano divide o corpo humano atravs de uma linha imaginria em uma determinada direo.
1. Plano Sagital: um plano vertical que divide o corpo nos lados direito e

esquerdo. Se o plano sagital no passa atravs da linha mediana, mas, ao invs, divide o corpo ou um rgo em lados direito e esquerdo desiguais, esse plano e denominado parasagital ou sagital paramediano. 2. Plano Frontal ou Coronal: divide o corpo ou um rgo em posies anterior (ventral) e posterior (dorsal). 3. Plano Transversal: divide o corpo humano de maneira horizontal, criando uma parte superior e outra inferior. 4. Plano Obliquo: atravessa o corpo ou um rgo em um ngulo entre o plano transverso e um plano sagital, ou entre o transverso e o plano frontal.

TERMOS DE RELAO E COMPARAO 1. Superior (ceflico ou cranial): significa que uma determinada parte do corpo est acima de uma outra parte ou prximo a cabea.
2. Inferior (ou caudal): significa que uma determinada parte est situada abaixo de

outra parte ou prxima aos ps. 3. Anterior (ou frontal): significa voltado para frente ou para a face ventral 4. Posterior (ou dorsal): significa voltado para trs ou para a face dorsal. 5. Medial: divide o corpo em metades: direita e esquerda.

6. Lateral: significa estar afastado da linha mediana. 7. Proximal: usado quando se comparam posies mais prximas da fixao, estando uma estrutura mais prxima do tronco ou de sua raiz. 8. Distal: usado quando se comparam posies longe de suas fixaes, estando mais afastada do tronco ou de sua raiz. 9. Superficial: significa que uma parte esta situada na superfcie do corpo ou prximo a ela. 10. Profundo: significa que uma parte do corpo esta afastada da sua superfcie. 11. Central: significa que uma estrutura est situada no centro. 12. Perifrico: significa estar afastado do centro.
13. Dorso: refere-se face superior ou dorsal de qualquer parte que se projeta

anteriormente do corpo. 14. Sola: indica a face inferior ou debaixo do p.


15. Palma: refere-se parte achatada da Mao sem o polegar e os dedos, e oposto

de dorso da mo.

TERMOS DE MOVIMENTOS Ocorrem nas articulaes onde dois ou mais ossos u cartilagens se articulam uns com os outros. 1. Flexo: o movimento no qual h diminuio do ngulo entre os ossos e uma articulao. 2. Extenso: o movimento no qual h o aumento do ngulo entre os ossos de uma articulao. 3. Flexo plantar: o movimento no qual o p inclinado para baixo. 4. Dorsiflexao: o movimento no qual o p inclinado para cima, em direo a perna. 5. Hiperextenso: a extenso excessiva em uma articulao, como a que ocorre quando se movimenta a mo em direo a superfcie superior do punho. 6. Abduo: o movimento de afastamento ao plano mediano do corpo. 7. Aduo: o movimento de aproximao em direo ao plano mediano do corpo.

8. Inverso: a rotao medial da planta do p, de modo que ela volte para o p do lado oposto. 9. Everso: a rotao lateral da planta do p. 10. Supinao: a rotao da mo de modo que a palma se volte inferiormente. 11. Pronao: a rotao da Mao de modo que a palma se volte se volte superiormente. 12. Circundao: o movimento circular da extremidade distal de uma parte do corpo.

CAVIDADES DO CORPO HUMANO O corpo humano possui duas cavidades principais: a dorsal e a ventral.
1. Cavidade dorsal: est situada a parte posterior do corpo e apresenta duas

divises: a cavidade craniana, que est localizada no interior do crnio e contem o encfalo; e a cavidade vertebral que se inicia na base da cavidade cranial e se estende pelo interior da coluna vertebral, ela contem a medula espinal. Essas duas cavidades formam um espao continuo nico.
2. Cavidade ventral: est localizada na regio anterior do corpo e apresenta duas

divises: a cavidade torcica est delimitada pelas costelas e separada da cavidade abdominal pelo msculo diafragma, tendo os pulmes ocupando maior parte dessa cavidade. Est dividido em dois compartimentos pelo mediastino, um espao que contem o corao, o esfago e a traquia, o timo e os grandes vasos da base do corao. Os pulmes direito e esquerdo esto situados de cada lado do mediastino. A cavidade abdominoplvica est localizada inferiormente ao diafragma. A parte superior dessa cavidade a cavidade abdominal que contem o estmago, a maior parte dos intestinos, o fgado e a vescula biliar, o pncreas, o bao e os rins. A parte inferior denominada cavidade plvica, se estende inferiormente ocupando o interior da pelve (ou bacia) e inclui o reto, a bexiga urinria e os rgos genitais internos. 3. Quatro pequenas cavidades esto localizadas na cabea e incluem a cavidade oral, a cavidade nasal, as orbitas e a cavidade da orelha mdia.

SISTEMA ESQUELTICO

1. Conceito e diviso:

Define-se como o conjunto de ossos e cartilagens que interligam para formar o arcabouo do corpo e desempenhar vrias funes. Consiste de 206 ossos no esqueleto adulto, agrupados em duas divises principais: 80 ossos no esqueleto axial e 126 no esqueleto apendicular.

Esqueleto axial: inclui os ossos do crnio, ossculos da orelha, osso hiide, as costelas, o esterno e as vrtebras. Esqueleto apendicular: contm os ossos dos membros superiores e inferiores, alm de grupo de ossos denominados cngulos, que conectam os membros ao esqueleto axial. Cngulo dos membros superiores: clavcula e escpula; Cngulo dos membros inferiores: ossos do quadril.

2. Funo dos ossos e do sistema esqueltico

Sustentao: fornece uma estrutura para o corpo, sustentando os tecidos moles e proporcionando pontos de fixao para a maioria dos msculos esquelticos. Proteo: protege muitos rgos internos de leso. Auxilio aos movimentos: os msculos esquelticos esto fixados nos ossos, por isso, quando os msculos se contraem, tracionam os ossos. Em conjunto com os ossos e msculos produzem movimento. Homeostase mineral: armazenam vrios minerais, especialmente clcio e fsforo. Produo das clulas do sangue: dentro do tecido conjuntivo denominado medula ssea vermelha produz eritrcitos, leuccitos e plaquetas, em um processo denominado hematopoiese. Esto presente nos ossos em desenvolvimento do feto e em alguns ossos adultos, como pelve, costelas, esterno, vrtebras, crnio e extremidades dos ossos do brao e das coxas. Armazenamento de triglicerdeos: armazenam triglicerdeos nas clulas adiposas da medula ssea amarela que so uma reserva de energia qumica potencial. A medula ssea amarela tambm contm clulas adiposas e poucas clulas sanguneas.

CLASSFICAO DOS OSSOS QUANTO A FORMA 1. Longos: possuem comprimento maior que a sua largura. So encontrados em membros inferiores. 2. Curtos: apresentam-se sob a forma de cubos e encontram-se principalmente nos punhos e nos tornozelos. 3. Planos: so delgados, chatos e curvos. Formam as costelas, o esterno e o crnio. 4. Irregulares: apresentam formas diferentes e no so classificados em nenhuma das formas precedentes. Incluem as vrtebras e vrios ossos do crnio.

MORFOLOGIA MICROSCPICA E MACROSCPICA DOS OSSOS

1. Tipos de tecidos sseos: Compacto: o tecido sseo duro e denso, encontrados principalmente nas hastes dos ossos longos e na superfcie externa de outros ossos. Funcionalmente o osso compacto protege, sustenta e resiste ao estresse. Esponjoso ou trabecular: menos denso, e est localizado principalmente nas extremidades dos ossos longos e no interior de outros ossos. Funcionalmente armazena alguma medula ssea vermelha e amarela e fornece alguma sustentao.

2. Aparncia microscpica: Ossos compactos: apresentam-se firmemente comprimidos, de forma a proporcionar muita resistncia. Tem como unidade microscpica o ostenio ou sistema de Havers, que se assemelha a um longo cilindro, e consiste de ostecitos maduros dispostos concentricamente, ao redor de grandes vasos sanguneos. A rea adjacente aos ostecitos preenchida por fibras proticas, clcio e outros minerais. Ossos esponjosos ou trabeculares: ao contrario do osso compacto, tem uma estrutura bastante diferente do mesmo, neles no contm sistemas de Havers. Nele o tecido sseo dispe-se em lamela chamadas trabculas sseas, que esto separadas por espaos irregulares ou cavidades, dando ao osso uma aparncia semelhante ao queijo-suio, e esses espaos so importantes por dois motivos: diminuem o peso do osso, tornando-o mais leve, e contem a medula ssea vermelha. Esta supre abundantemente o osso com sangue e tambm produz clulas sanguneas para serem usadas para todo o corpo.

3. Clulas dos ossos: Osteoblastos: so as clulas formadoras de osso, que sintetizam e secretam as fibras colgenas e outros componentes orgnicos necessrios para formar a matriz do tecido sseo. Ostecitos: so as clulas sseas maduras, so as principais clulas do tecido sseo, mantendo o seu metabolismo dirio, como a troca de nutrientes e resduos com o sangue. Osteoclatos: so clulas imensas, funcionam para promover a reabsoro do osso e isso faz parte do desenvolvimento normal, crescimento, manuteno e reparo do osso.

4. Partes de um osso longo:

Difise: a haste ou corpo do osso, a parte principal, longa e cilndrica do osso. Epfises: so as extremidades distais e proximais do osso. So as extremidades alargadas de um osso longo. Articula ou une a um segundo osso. Cada epfise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso, sendo recobertas por cartilagens. Metfises: so as regies, em um osso maduro, em que a difise une-se as epfises. Cartilagem epifisial: uma fina camada de cartilagem hialina, que reveste a parte da epfise em que o osso forma uma articulao com outro osso, reduz o atrito e absorve o choque das articulaes livremente moveis, tambm denominada de disco epifisrio ou zona de crescimento. nesse local onde ocorre o crescimento sseo longitudinal. Cavidade medular: o espao interno da difise, que contem a medula ssea amarela nos adultos e funciona como local de reserva de gordura, no estando, nesse estagio, associada produo de clulas sanguneas. Endsteo: fina membrana que reveste a cavidade medular contendo uma nica camada de clulas formadoras de osso. Peristeo: um envoltrio resistente de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que circunda a superfcie ssea, onde esta no coberta pela cartilagem epifisial. Contm clulas formadoras de ossos, tambm protege o osso, participa do reparo de fraturas, auxilia na nutrio do tecido sseo e serve como um local de fixao para os ligamentos e os tendes.

Cartilagem articular: encontrada sobre superfcie externa da epfise, constitui uma superfcie lisa e polida que diminui o atrito no interior da articulao.

OSSOS DO ESQUELETOAXIAL

So divididos em: 1. Cabea (crnio): 22 ossos; Crnio: 8 ossos Impares: frontal, occipital, etmide, esfenide. Pares: temporais e parietais;

Face: 14 ossos Conchas nasais inferiores, nasais, lacrimais, zigomticos, maxilares, palatinos (pares). Mandbula e vmer (impares).

2. Coluna vertebral: 33 a 34 vrtebras; Separados por discos ou laminas de tecidos, fibrocartilaginosos e unidos por fortes ligamentos, so divididas em 5 regies: Regio Cervical: 7 vrtebras, onde a primeira chama-se atlas, a segunda axis e a stima proeminente. Regio torcica: 12 vrtebras; Regio lombar: 5 vrtebras; Regio sacral: 5 vrtebras; Regio coccigiana: 4 fundidas.

3. Costelas: 12 pares; Costelas verdadeiras: 7 pares, unidas ao osso esterno por cartilagem costal, so as sete primeiras costelas. Falsas: 3 pares, cada costela,da oitava a dcima, ligada por sua cartilagem costal cartilagem da costela superior;

Flutuantes: 2 pares, no se articulam ao osso esterno, terminam nos msculos da parede anterior do abdmen.

4. Esterno: 1 osso, formado pela unio de trs partes sseas: manbrio do esterno,

corpo do esterno e processo xifide.

OSSOS DO ESQUELETO APENDICULAR SUPERIOR Fazem parte os ossos do membro superior, incluindo a cintura escapular (cngulo do membro superior 64 ossos). Sempre em pares somando 32 de cada lado. 1. Cngulo do membro superior: parte livre do membro superior:
-

Brao: mero Antebrao: rdio (lateralmente), ulna (medialmente). Mo: Ossos carpais: 8 ossos Primeira fileira: Escafide; Semilunar; Piramidal; e Psiforme. Segunda fileira: Trapzio; Trapezide; Capitato; Hamato. Ossos metacarpais: I a V osso metacarpal. Falanges: cinco dedos, cada dedo com 3 falanges, exceto o polegar, com 2 falanges.

2. Cintura escapular: Clavcula;

Escapula.

OSSOS DO ESQUELETO APENDICULAR INFERIOR Fazem parte os ossos dos membros inferiores, incluindo a cintura plvica (cngulo do membro inferior 62 ossos). especializado na locomoo de peso e manuteno do equilbrio. Compreende quatro segmentos principais 1. Cngulo do membro inferior: Cintura plvica: Constituda por um par de ossos do quadril. Coxa: Fmur; Patela. Perna: Tbia (medialmente); Fbula (lateralmente). P: Ossos tarsais: Fileira posterior (proximal): Calcneo; e
Tlus;

Fileira anterior (distal): Navicular; Cubide; e Cuneiformes (3).

Ossos metatarsais: 5 ossos, I a V ossos metatarsais. Falanges: cada dedo tem trs falanges, exceto o hlux, que tem duas falanges.

Potrebbero piacerti anche