Sei sulla pagina 1di 13

No desodorante, mas d mais proteo

A globalizao da economia colocou dois grandes desafios para a indstria: a produtividade e a qualidade. Para vencer a concorrncia preciso produzir muito, barato e com qualidade. Os processos de soldagem que estudamos at agora, nem sempre contemplam esses dois aspectos. Por serem predominantemente manuais, so lentos e dependem muito da habilidade do soldador para que o resultado do trabalho tenha a qualidade esperada. A possibilidade de automatizao surge como uma soluo para a produtividade e a manuteno do nvel da qualidade em patamares que se possa controlar. Nesta aula, voc vai conhecer um processo que totalmente automatizado e que, portanto, apresenta as muitas vantagens que esse fato pode trazer. Mas, ser que ele tem s vantagens? Bem, isso voc s vai ficar sabendo se estudar esta aula. Portanto, mos obra!

Protegendo a solda Nos processos de soldagem por fuso, o fato de se usar calor torna inevitvel a presena de modificaes tanto na estrutura quanto na superfcie do material que est sendo soldado. Isso traz como conseqncia a modificao das propriedades mecnicas da junta soldada.

210

Portanto, um dos desafios tecnolgicos da soldagem justamente diminuir o mais possvel esses fenmenos, de modo que a pea possa apresentar todas as caractersticas necessrias para seu uso de maneira mais produtiva possvel. Nesta aula, vamos estudar um processo de soldagem por fuso chamado soldagem ao arco submerso. Nele, a unio entre os metais acontece por aquecimento e fuso obtidos por meio de um arco eltrico estabelecido entre um eletrodo metlico sem revestimento e a pea que se quer soldar. A grande sacada desse mtodo que o arco se forma sob uma camada protetora de material granular, ou seja, em forma de gros, chamado de fluxo e que colocada sobre a regio da solda. Essa proteo impede a contaminao da solda pela atmosfera.

Uma vez aberto o arco, tanto o eletrodo quanto o fluxo so alimentados continuamente para a regio do arco enquanto a tocha deslocada. O eletrodo, parte da camada de fluxo e o metal de base fundem sob o calor do arco formando a poa de fuso. O cordo de solda formado pelo metal fundido solidificado. A parte fundida do fluxo forma uma camada de escria que protege o cordo da solda e que facilmente removvel. A parte do fluxo que no se funde pode ser reutilizada em novas operaes. A soldagem por arco submerso um processo estvel que gera poucos fumos de soldagem e quase nenhum respingo. Como resultado so obtidos cordes uniformes com bom acabamento. As soldas resultantes apresentam boas propriedades mecnicas.

211

As principais vantagens desse processo so o rendimento, pois no h praticamente perdas por respingos, e a alta taxa de deposio. um processo rpido, pois exige apenas um tero do tempo normalmente necessrio para outros processos, e econmico, por causa de sua alta produtividade. Os cordes de solda obtidos so de alta qualidade. A principal limitao do processo a posio de soldagem, ou seja, ela pode ser realizada apenas nas posies plana e horizontal, quando se trata de soldagem em juntas de ngulo. A soldagem ao arco submerso utilizada em estaleiros, caldeirarias de mdio e grande porte, mineradoras, siderrgicas e fbricas de perfis e estruturas metlicas, principalmente em trabalhos com ao-carbono, carbono-mangans, aos de baixa liga e aos inoxidveis. Pode tambm ser empregado no revestimento e recuperao de peas desgastadas, com a deposio de metais resistentes oxidao e ao desgaste.

Exerccios 1. Resolva s seguintes questes. a) Pelo fato de se usar calor nos processos de soldagem por fuso, modificaes na estrutura e na superfcie do material que est sendo soldado tornam-se inevitveis. Descreva as conseqncias que isso traz para a pea que est sendo soldada. b) Como se chama o processo de soldagem por fuso em que a unio entre os metais ocorre por aquecimento e fuso obtidos por meio de um arco eltrico protegido por fluxo e estabelecido entre um eletrodo metlico sem revestimento e a pea que se quer soldar? c) Que tipo de processo gera poucos fumos de soldagem e quase nenhum respingo, no qual se obtm cordes com acabamento uniforme e quase no se nota a diferena entre a superfcie da solda e do metal de base? d) Cite algumas aplicaes da soldagem ao arco submerso.

212

2. Assinale com um X a resposta correta nas alternativas abaixo: a) As principais vantagens da soldagem por arco submerso so: 1. ( ) gera poucos fumos de soldagem e muitos respingos. 2. ( ) obtm-se cordes com acabamento uniforme, gerando muitos fumos de soldagem. 3. ( ) baixa taxa de deposio, num processo lento. 4. ( ) alta taxa de deposio, sem perdas por respingos, processo rpido e econmico.

Equipamentos necessrios Para realizar soldagem ao arco submerso, so necessrios os seguintes equipamentos:

uma fonte de energia, uma tocha de soldagem, um sistema alimentador de eletrodo, um sistema de controle, dispositivos para alimentao e recuperao de fluxo.

A fonte de energia para a soldagem ao arco pode ser de trs tipos:


transformador (CA), transformador-retificador (CC), motor-gerador (CC).

Os diferentes tipos de correntes fornecidos pelas fontes produzem tipos diferentes de cordes de solda, a saber: 1. A corrente contnua (CC) possibilita a melhor abertura do arco e permite melhor controle da forma do cordo, da profundidade de penetrao e da velocidade de soldagem. 2. A corrente contnua com eletrodo positivo (CC+) permite maior penetrao e controle do cordo.
213

3. A corrente contnua com eletrodo negativo (CC-) a que fornece a maior taxa de deposio, por isso ideal para revestimentos e soldagem de chapas finas. 4. A corrente alternada (CA) tem uma penetrao intermediria entre os dois tipos de polaridade da corrente contnua. Alm disso, a corrente alternada minimiza o sopro magntico. A tocha de soldagem tem um bico de contato deslizante, feito de cobre e ligas, responsvel pela energizao do eletrodo. Ela tem, tambm, um sistema para fixao do cabo de sada da fonte e um suporte isolante. O sistema de alimentao do eletrodo formado por um suporte para a bobina do eletrodo, um motor de corrente contnua com controle de velocidade e um conjunto de roletes de alimentao. Esse sistema muito importante para a qualidade da soldagem porque o deslocamento da tocha independente e no h como detectar falha na soldagem durante o processo, j que a solda fica coberta pelo fluxo. A alimentao do fluxo feita por um conjunto formado por um porta-fluxo, mangueiras condutoras e um bocal de sada. A recuperao do fluxo feita por dispositivos que aspiram os gros no fundidos e os devolvem ao porta-fluxo. O alimentador de eletrodo, o alimentador de fluxo e a tocha de soldagem so montados no cabeote de soldagem, ou seja, um carro acionado por um motor eltrico, com velocidade ajustvel que se desloca sobre um trilho colocado em um suporte.

Eletrodos e fluxos de soldagem A combinao do metal de base com o procedimento de soldagem, o eletrodo e o fluxo de soldagem adequados determina as propriedades mecnicas do cordo de solda. Normalmente, os eletrodos para soldagem ao arco submerso so arames slidos, fornecidos em carretis e bobinas, com dimetros
214

que variam entre 1,6 e 6,4 mm. Eles permitem soldagem com elevadas densidades de corrente, dependendo do tipo e quantidade de soldas a realizar. Eles so produzidos por trefilao e podem ser revestidos superficialmente com cobre. Em aplicaes especiais, eles podem ter a forma de fita ou de tubo. A especificao dos arames pode ser feita de acordo com a composio qumica. Por essa classificao, os arames-eletrodos so divididos em trs grupos: baixo (L), mdio (M) e alto (H) teor de mangans. Alm disso, os eletrodos de cada grupo podem apresentar diferentes teores de carbono e altos ou baixos teores de silcio. Os eletrodos com maiores teores de carbono, mangans e silcio produzem cordes com maior resistncia e dureza. Os eletrodos com maior teor de silcio so adequados para os cordes obtidos com elevadas velocidades de soldagem, porque o silcio aumenta a fluidez da poa de fuso. A soldagem ao arco submerso no pode ser realizada sem o fluxo de soldagem que, como j vimos, recobre o arco, protegendo a solda da contaminao atmosfrica. Assim, no processo, ele tem ainda outras funes, a saber: 1. estabilizar o arco; 2. fornecer elementos de liga ao metal de solda; 3. minimizar a ao das impurezas no metal de solda; 4. formar escria com propriedades fsicas e qumicas capazes de influenciar nas caractersticas do cordo de solda. O outro consumvel indispensvel para a realizao da soldagem ao arco submerso o fluxo. O fluxo de soldagem um composto granulado formado por uma mistura de xidos e outros minerais e, eventualmente, ferro-ligas. Dependendo da quantidade relativa de xidos presentes no fluxo, ele pode ser classificado como cido, neutro ou bsico. De um modo geral, os fluxos mais bsicos tendem a reduzir os teores de oxignio, enxofre e fsforo no metal depositado, o que melhora as propriedades mecnicas, como a resistncia fratura frgil.
215

Os fluxos tambm podem ser classificados de acordo com sua capacidade de alterar a composio qumica do metal da solda. Nesse caso, eles so classificados em ativos ou neutros. O tamanho da partcula que compe o fluxo um dado importante, porque ele afeta o nvel de corrente usada. Em geral, uma corrente mais alta usada com um fluxo mais fino a fim de que se obtenha um arco estvel e soldas mais largas e planas. Outras variveis que influenciam na escolha do tamanho da partcula so o tipo do fluxo, a velocidade de soldagem e o tipo de solda que se quer obter. A escolha de um fluxo sempre feita em combinao com a escolha do arame eletrodo. Essa combinao que define as propriedades finais do metal depositado. Ambos so especificados de acordo com normas da AWS (American Welding Society): a A 5.17-80 (para eletrodos de ao doce e fluxos compatveis) e a A 5.23-80 (para eletrodos de ao de baixa liga e fluxos correspondentes).

Pare! Estude! Responda! Exerccios 3. Faa corresponder os diferentes tipos de correntes fornecidos pelas fontes com os diferentes tipos de cordo de solda. A - Tipos de corrente a) b) ( ) CC+ (corrente contnua com eletrodo positivo). ( ) CC(corrente contnua com eletrodo negativo). B - Tipos de solda 1. Fornece a maior taxa de deposio, ideal para revestimento e soldagem de chapas finas. 2. Permite melhor penetrao e controle do cordo.

216

4. Assinale com um X as respostas corretas. a) O que determina as propriedades mecnicas do cordo de solda : 1. ( ) a combinao do metal de base com o procedimento de soldagem, a composio qumica e a corrente. 2. ( ) o eletrodo e o fluxo de soldagem com o tipo de eletrodo para arco submerso. 3. ( ) a combinao do metal de base, procedimento de soldagem, o eletrodo e o fluxo de soldagem adequados. 4. ( ) a combinao qumica e a especificao dos arames. 5. Assinale F ou V conforme sejam falsas ou verdadeiras as alternativas abaixo: a) ( ) Os eletrodos para soldagem ao arco submerso so produzidos por trefilao com dimetros que variam entre 2,6 e 6,4 mm. b) ( ) Os eletrodos com maiores teores de carbono, mangans e silcio produzem cordes com menor resistncia, mas com maior dureza. c) ( ) Os eletrodos com maior teor de silcio so adequados para os cordes obtidos com elevadas velocidades de soldagem. d) ( ) A soldagem ao arco submerso no pode ser realizada sem o fluxo de soldagem que, como j vimos, recobre o arco, protegendo a solda da contaminao. e) ( ) O fluxo outro consumvel indispensvel para realizao da soldagem ao arco submerso. f) ( ) A classificao como cido, neutro ou bsico depende da quantidade relativa de xidos presentes no fluxo. g) ( ) Os fluxos se classificam em ativos e neutros, de acordo com sua capacidade de alterar a composio qumica do metal de solda. h) ( ) A escolha de um fluxo nem sempre feita em combinao com a escolha do arame eletrodo, pois, ambos so especificados de acordo com normas de AWS.

217

Parmetros e etapas do processo A soldagem ao arco eltrico sempre pressupe a considerao de uma srie de parmetros. Com a soldagem ao arco submerso, no poderia ser diferente. Durante as vrias fases do processo, necessrio compatibilizar todas as variveis envolvidas. Assim, por exemplo, na fase de projeto, tomam-se em considerao o tipo e espessura do metal de base e as propriedades requeridas para a junta soldada. Na fase de produo, consideram-se o tipo de equipamento disponvel, o projeto da junta, o posicionamento da pea e do eletrodo. So muito relevantes, tambm, os parmetros primrios tais como: corrente, tenso, velocidade de soldagem, polaridade, combinao eletrodo-fluxo, dimetro do eletrodo, distncia entre o bico e a ponta do eletrodo ou extenso livre do eletrodo, distribuio e altura da camada de fluxo. Uma vez estabelecidos esses parmetros, passa-se realizao da soldagem propriamente dita que envolve as seguintes etapas: 1. Preparao da junta que necessita de uma limpeza adequada no material a soldar. Alm disso, poder haver necessidade de preparao do chanfro, de cobre-junta e de chapas para a abertura e extino do arco. 2. Alinhamento da direo de deslocamento do equipamento com a direo da junta. 3. Posicionamento do cabeote no local de incio da operao. 4. Abertura do arco. Dica tecnolgica Na abertura do arco, importante evitar a sobrecarga na fonte (quando se usa fonte do tipo corrente constante) ou o agarramento do eletrodo na poa de fuso. Para isso, pode-se facilitar a abertura do arco por meio da colocao de uma pequena quantidade de l de ao entre o eletrodo e a pea. O ideal usar equipamentos dotados de sistemas especiais para a abertura do arco.

218

5. Superviso da operao, por parte do operador. Isso inclui a verificao e eventual correo dos parmetros de soldagem e do alinhamento do cabeote. 6. Extino do arco. 7. Limpeza da camada de escria e preparao para a deposio dos passes seguintes, se for o caso. A fim de aumentar a produtividade e facilitar operaes especficas existem variantes do processo de soldagem ao arco submerso. So elas: Twin arc (que quer dizer arcos gmeos) trabalha com um ou mais eletrodos, usando uma ou mais fontes de energia soldando simultaneamente. Essa variante fornece menor penetrao, baixa diluio e alta taxa de deposio. empregado na execuo de revestimentos e soldagem de chanfros largos com mata-junta. Tandem arc ( que quer dizer arcos em srie) usa dois ou mais eletrodos soldando em linha e simultaneamente e cada um tem sua fonte de energia e controles separados. Devido aos problemas criados por efeito de campos magnticos, os eletrodos rebocados possuem fontes de CA. Assim, comum que o eletrodo guia trabalhe com CC+, que garante melhor penetrao, e que os demais eletrodos trabalhem com CA, o que garante o enchimento e o melhor acabamento do cordo.

219

Eletrodo em fita a variante na qual o eletrodo substitudo por uma fita metlica de 0,5 mm de espessura e 30 a 120 mm de largura. Nela, a diluio muito baixa e o cordo de solda tem aproximadamente a largura da fita. Esse fato indica o processo para revestimento de grandes reas. Adio de p metlico a variante na qual uma camada de p de ferro (mais comum) depositada antes do fluxo com a funo de aumentar a taxa de deposio. Nessa variante, o arco eltrico funde o arame-eletrodo, o metal de base e o p, formando uma junta nica. Outras variantes so a soldagem com elevado stick out, que permite aumentar a taxa de deposio atravs do efeito Joule, e a soldagem em chanfro estreito (narrow gag), que permite a soldagem de componentes de grande espessura com pequena abertura de raiz e ngulo de soldagem com inclinao entre 5 e 10o com o uso de cabeotes especiais. Com estas informaes terminamos mais esta aula. Mas, voc ainda tem muito o que estudar. Releia esta parte da lio e faa os exerccios a seguir.

Pare! Estude! Responda! Exerccios 6. Ordene, numerando, as etapas do processo de soldagem ao arco submerso. a) ( ) abertura do arco. b) ( ) preparao da junta que envolve a preparao, a colocao da cobre-junta e de chapas para a extino do arco, limpeza etc.
220

c) ( ) posicionamento do cabeote no local de incio da operao. d) ( ) alinhamento da direo de deslocamento do equipamento com a direo da junta. e) ( ) extino do arco. f) ( ) limpeza da camada de escria e preparao para a deposio das posses seguintes, se for o caso. g) ( ) superviso da operao, por parte do soldador, incluindo a verificao e eventual correo dos parmetros de soldagem e do alinhamento do cabeote. 7. As variantes do processo de soldagem ao arco submerso que existem a fim de aumentar a produtividade e facilitar operaes especficas so: a) Twin arc (arcos gmeos) b) Tandem arc (arcos em srie) c) Eletrodo em fita d) Adio de p metlico Faa corresponder cada variante com suas operaes especficas, relacionadas abaixo: 1. ( ) essa variante tem a funo de aumentar a taxa de deposio. 2. ( ) nessa variante, o eletrodo guia trabalha com CC+, que garante melhor penetrao, e os demais eletrodos trabalham com CA garantindo o enchimento e o melhor acabamento do cordo. 3. ( ) essa variante fornece melhor penetrao, baixa diluio e alta taxa de deposio. empregado na execuo de revestimento e soldagem de chanfros largos com mata-junta. 4. ( ) nessa variante, a diluio muito baixa onde o processo indicado para revestimento de grandes reas.

221

Gabarito 1. a) Modificao das propriedades mecnicas da junta soldada. b) Arco submerso. c) Arco submerso. d) Estaleiros, caldeirarias de mdio e grande porte, mineradoras, siderrgicas, fbricas de perfis etc. 2. a) (4) 3. 1) (b) 4. a) (3) 5. a) (F) e) (V) 6. a) 4; e) 6; 7. 1) (d) b) (F) f) (V) b) 1; f) 7; 2) (b) c) (V) g) (V) c) 3; g) 5. 3) (a) 4) d) (V) h) (F) d) 2; 2) (a)

222

Potrebbero piacerti anche