Sei sulla pagina 1di 34

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO Tcnico de Comunicao, Marketing, Relaes Pblicas e Publicidade

PROGRAMA
Componente de Formao Tcnica Disciplina de

Marketing

Escolas Proponentes/Autores
Escola Profissional Bento de Jesus Dina Torres Caraa Escola Profissional Centro Juvenil de Mercedes Fernanda Faria Campanh Couto scar Silva Escola Profissional de Comunicao e Lusa Bravo da Mata Imagem Maria Amlia Casco Maria de Ftima Rodrigues Escola Profissional Magestil Pedro L de Matos

Direco-Geral de Formao Vocacional 2006 / 2007

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

Parte I

Orgnica Geral

ndice:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Caracterizao da Disciplina . . Viso Geral do Programa . ...... Competncias a Desenvolver. . . Orientaes Metodolgicas / Avaliao . Elenco Modular ............. Bibliografia . . .

Pgina

2 2 2 3 4 4

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

1. Caracterizao da Disciplina
O programa da disciplina de Marketing integrado na componente de formao tcnica do curso profissional de Tcnico de Comunicao, Marketing, Relaes Pblicas e Publicidade, caracteriza-se pela sua funo de base neste curso de comunicao, na medida em que estrutura os fundamentos de todas as tcnicas especficas que so hoje utilizadas para comunicar eficazmente com todos os pblicos de uma empresa, de uma organizao ou de qualquer outro tipo de entidade. Sendo inegvel que actualmente o Marketing se encontra presente em todos os domnios da actividade econmica e em todos os sectores da vida quotidiana, esta disciplina assume um carcter de relevo na formao profissional dos jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento nas vertentes pessoal, social e profissional, preparando-os para o exerccio competente e consciente da sua futura profisso.

2. Viso Geral do Programa


O Programa da disciplina de Marketing pretende ser um documento orientador da prtica lectiva, contemplando um conjunto de contedos programticos que permitem adquirir competncias orientadas no sentido de construir o perfil profissional adequado ao futuro Tcnico, para uma integrao plena no mercado de trabalho. A disciplina integra o plano curricular do curso com uma carga horria de 270 horas, correspondentes a nove mdulos, sendo que estes, contemplam as manifestaes do Marketing at ao que de actual e estratgico se faz, no deixando de focar e particularizar todas aquelas reas que, por si s, se apresentam como potenciais campos de trabalho para os alunos.

3. Competncias a Desenvolver
Pretende-se que o aluno desenvolva o seguinte perfil de competncias: conhecer a funo do Marketing; caracterizar as tcnicas de Marketing em diferentes tipos de empresas e sectores de actividades; efectuar estudos de mercado; elaborar estratgias e planos de Marketing; desenvolver projectos para mercados fsicos e virtuais; elaborar uma poltica de comunicao integrada.

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


A metodologia a utilizar pretende valorizar o aluno centrando-se no seu processo de aprendizagem. Nesta medida, privilegiar-se-o, por um lado as metodologias interrogativas, demonstrativas e activas em contexto de sala de aula e, por outro lado, metodologias de aprendizagem em situao de contexto de trabalho. Quanto s metodologias a utilizar em contexto de sala de aula, o aluno dever ser estimulado a uma participao activa na construo do conhecimento com a orientao do docente. Quanto s metodologias a utilizar em contexto de trabalho, o aluno dever, sob orientao tcnica, pr em prtica, individualmente ou em grupo, os conhecimentos adquiridos. Dessa maneira, consolidar saberes e adquirir capacidade crtica para questionar esses mesmos conhecimentos. A avaliao ter como um dos seus objectivos centrais verificar a aquisio e domnio das competncias e capacidades previstas no plano de formao. A avaliao fornecer igualmente elementos de controlo sobre a organizao do processo educativo, permitindo identificar as alteraes que a prpria escola ou qualquer um dos seus intervenientes concluam ser necessrio introduzir nas condies de ensino/aprendizagem. A avaliao ser fundamentalmente de natureza contnua e pressupe a participao e responsabilizao de todos os intervenientes do processo de ensino/aprendizagem, sem diluir a responsabilidade profissional de cada um dos docentes. A avaliao refere-se sempre a objectivos e critrios de desempenho definidos, envolvendo diversas formas, enquadrados necessariamente em trs vertentes: aquisio de competncias e domnios das aprendizagens; aquisio de metodologias de trabalho; educao de capacidades, atitudes e comportamentos. o prprio aluno; o(s) docente (s) que lecciona (m) a disciplina; os restantes alunos do grupo turma, cuja participao dever ser solicitada; outros elementos exteriores escola, que tenham participado no processo de ensino/aprendizagem; o conselho de turma, enquanto elemento de ratificao das classificaes. avaliao formativa; avaliao sumativa; avaliao contnua; avaliao descritiva e qualitativa. A avaliao processa-se segundo quatro vertentes:

So agentes do processo de avaliao:

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

5. Elenco Modular
Durao de referncia (horas)

Nmero

Designao

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Introduo e Fundamentos do Marketing. Mercado e sua Envolvente. Posicionamento / Estratgia de Marketing / Marketing Mix. Marketing de Servios. Sistemas de Informao / Estudos de Mercado. Marketing Operacional / Marketing Social. Gesto Estratgica e Planeamento de Marketing. e Marketing. Marketing e Comrcio Internacional.

30 30 30 30 30 30 30 30 30

6. Bibliografia Geral
Livros:
Almeida, C. (2001). Direito Aplicado ao Marketing. Porto: Edies Ipam. Antnio, N. (2003). Estratgia Organizacional - Do Posicionamento ao Movimento. Lisboa: Edies Slabo.. Bandeira, S. e Alves, C. (2001). Dicionrio de Marketing. 2 Ed. Porto: Edies Ipam. Costa, S. (1998). Introduo Ilustrada Estatstica. 3 Ed. So Paulo: Ed. Harbra. Crainer, S. (s.d.). Os 50 melhores livros de Gesto, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Cresson, E. (1999). Inovar ou Depender. Lisboa:Temas e Debates. Dayan, A.; Troadec, A. e Troadec, L. (1994). Merchandising. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica. Dearlove, D. e Crainer, S. ( 1999). As 50 maiores marcas, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Denny, R. (2005). Vender para Vencer. Queluz de Baixo:Editorial Presena. Fonseca, M. (2000). E-Marketing. Porto: Edies Ipam. Guedes, N. ( 1991 ). Casos Portugueses de Estratgia Empresarial . Lisboa: Editorial Verbo. Harvard Business Review Book (s.d.). Comunicao Eficaz na Empresa: Como Melhorar o Fluxo de Informaes para Tomar Decises Correctas. Rio de Janeiro: Campus.

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

Kotler, P. (2002). Marketing em Aco. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. e Armstrong, G. ( 1993). Introduo ao Marketing. 8 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. Le Men, Y. (s.d.). Pratica do Marketing Directo. Porto: Rs-Editora. Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionsio, P. e Rodrigues, V. (1996). Mercator, Teoria e Prtica do Marketing. 6 Ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Porter, M. (1997). Estratgia Competitiva. Tcnicas para Anlise de Indstrias e da Concorrncia. 7 Ed. Rio de Janeiro: Campus. Porto Editora (1998). Enciclopdia Internacional de Marketing. Porto: Porto Editora. Sousa, A. (1990). Introduo Gesto, Uma abordagem sistmica. Lisboa: Ed. Verbo.

Legislao:
Legislao Nacional (lei da Concorrncia / lei da Publicidade). Legislao Comunitria.

Revistas:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade Briefing

Endereos da Internet:
American Marketing Association www.marketingpower.com. Associao Portuguesa de Marketing www.appm.pt. Business Marketing Association www.marketing.org Instituto Nacional de Estatstica - Documentos e estudos www.ine.pt. Mktonline O Portal do marketing (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio) www.mktonline.net. Marktest Estudos de Mercado, sondagens, audincias, publicidade (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio ).- www.marktest.pt.

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

Parte II

Mdulos
ndice:
Mdulo 1 Mdulo 2 Mdulo 3 Mdulo 4 Mdulo 5 Mdulo 6 Mdulo 7 Mdulo 8 Mdulo 9 Introduo e Fundamentos do Marketing. Mercado e sua Envolvente. Posicionamento / Estratgia de Marketing / Marketing Mix. Marketing de Servios. Sistemas de Informao / Estudos de Mercado. Marketing Operacional / Marketing Social. Gesto Estratgica e Planeamento de Marketing. e Marketing. Marketing e Comrcio Internacional.

Pgina

7 10 13 16 19 22 25 28 31

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

MDULO 1

Introduo e Fundamentos do Marketing


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Com este 1 mdulo pretende-se abordar e dotar o aluno de conceitos bsicos que permitam perceber a evoluo do Marketing, das suas funes numa lgica de mercado e como ferramenta num contexto empresarial. O Marketing do sculo XXI procura atingir novos pblicos prometendo-lhes valor superior, procura manter os clientes actuais entregando-lhes mais satisfao, num ambiente global dinmico pleno de mudanas rpidas que podem fazer com que as estratgias de sucesso de ontem se tornem obsoletas hoje. Assim os futuros profissionais de Marketing tero que ser sensveis a um mercado cada vez mais globalizado, a uma economia mundial lenta, e s exigncias de um Marketing com mais responsabilidades sociais, assim como uma srie de outros desafios econmicos, polticos e sociais.

2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do mdulo os seguintes objectivos: identificar os conceitos centrais que permitam entender o que o Marketing; conhecer o contexto histrico do aparecimento do Marketing; identificar os conceitos de necessidade, produto e troca; classificar mercados; conhecer a funo do gestor de Marketing; analisar a diviso temporal da funo gesto; classificar estratgias de Marketing face procura; identificar as funes de marketing em contexto no lucrativo; analisar todos os processos de marketing numa perspectiva operacional e em contexto de mercado.

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 1: Introduo e Fundamentos do Marketing

3. mbito dos Contedos 1. Introduo ao Marketing.


1.1. Etapas de evoluo do Marketing. 1.2. Conceitos centrais do Marketing. 1.3. A Funo do Marketing nas Organizaes Lucrativas e No Lucrativas. 1.4. Organizao do Departamento de Marketing. 1.5. Funes do Gestor de Marketing. 1.6. Necessidades do Marketing nas demais organizaes. 1.7. Diferenciao entre Marketing Estratgico e Marketing Operacional. 1.8. Micro e Macro Ambiente. 1.9. Introduo ao conceito de Mercado na ptica do Marketing. 1.10. Pblicos intervenientes.

4. Bibliografia / Outros Recursos Livros:


Bandeira, S. e Alves, C. (2001). Dicionrio de Marketing. 2 Ed. Porto: Edies Ipam. Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionsio, P. e Rodrigues, V. (1996). Mercator, Teoria e Prtica do Marketing. 6 Ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Kotler, P. e Armstrong, G. ( 1993). Introduo ao Marketing. 8 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. Porto Editora (1998). Enciclopdia Internacional de Marketing. Porto: Porto Editora.

Revistas:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade Briefing

Endereos de Internet:
American Marketing Association www.marketingpower.com. Associao Portuguesa de Marketing www.appm.pt. 8

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 1: Introduo e Fundamentos do Marketing

Business Marketing Association www.marketing.org Instituto Nacional de Estatstica - Documentos e estudos www.ine.pt. Mktonline O Portal do marketing (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio) www.mktonline.net. Marktest Estudos de Mercado, sondagens, audincias, publicidade (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio ).- www.marktest.pt.

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

MDULO 2

Mercado e sua Envolvente


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao

Neste mdulo pretende-se que o aluno saiba compreender as principais movimentaes de um determinado mercado, como ainda identificar potenciais mercados emergentes. A orientao para o mercado no chega, necessrio identificar os segmentos ou nichos localizados a nvel local / regional / nacional / internacional, onde uma organizao empresarial pode liderar o respectivo mercado (market driving) e manter esta liderana de forma sustentvel. Por outro lado pretende-se que o formando perceba a tomada de deciso e modelos de comportamento do consumidor, fases e processos de comportamento e tipos de resposta adequados s necessidades de compra e avaliao ps-compra, o que implica o conhecimento de percepes, influncias (cognitiva e emotiva), atitudes, intenes, e comportamentos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do mdulo os seguintes objectivos: identificar os conceitos base que permitam perceber o que uma empresa e o seu envolvimento no tecido econmico; evidenciar os conceitos bsicos das actuaes econmicas; classificar e listar os micro intervenientes; evidenciar o clima cultural da empresa face sua estrutura; conhecer os critrios de segmentao de mercado e de produtos; ponderar os requisitos para uma segmentao eficaz; tipificar os comportamentos dos compradores nos vrios tipos de produtos; conhecer a cadeia da deciso de compra; identificar os factores tempo, maturao e tomada de deciso de compra; evidenciar a politica de segmentao de produtos.

10

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 2: Mercado e Sua Envolvente

3. mbito dos Contedos


1. 1.1 1.2 Dinmica dos Mercados. Factores de Influncia: Envolvente dos Mercados. Diferentes abordagens ao Mercado. Indiferenciado. Diferenciado. Segmentado. 1.3 Segmentao do Mercado Necessidades de segmentar. Critrios de segmentao. Processo de segmentao. 1.4. Comportamento do consumidor. Factores de influncia. Processo de deciso, seus intervenientes e tipos de compras.

4. Bibliografia / Outros Recursos Livros:


Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionsio, P. e Rodrigues, V. (1996). Mercator, Teoria e Prtica do Marketing. 6 Ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Kotler, P. e Armstrong, G. ( 1993). Introduo ao Marketing. 8 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. Dearlove, D. e Crainer, S. ( 1999). As 50 maiores marcas, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Bandeira, S. e Alves, C. (2001). Dicionrio de Marketing. 2 Ed. Porto: Edies Ipam. Porto Editora (1998). Enciclopdia Internacional de Marketing. Porto: Porto Editora. Porter, M. (1997). Estratgia Competitiva. Tcnicas para Anlise de Indstrias e da Concorrncia. 7 Ed. Rio de Janeiro: Campus. Antnio, N. (2003). Estratgia Organizacional - Do Posicionamento ao Movimento. Lisboa: Edies Slabo.. Cresson, E. (1999). Inovar ou Depender. Lisboa:Temas e Debates. Kotler, P. (2002). Marketing em Aco. Rio de Janeiro: Campus. Denny, R. (2005). Vender para Vencer. Queluz de Baixo: Editorial Presena.

Revistas:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. 11

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 2: Mercado e Sua Envolvente

Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade Briefing

Endereos da Internet:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade

12

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

MDULO 3

Posicionamento / Estratgia de Marketing / Marketing Mix.


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Pretende-se demonstrar neste mdulo o posicionamento como parte essencial de uma estratgia de comunicao baseada no acto de colocar uma marca na mente do consumidor, logo o objectivo de posicionar um produto de conseguir que ocupe uma determinada referncia na mente dos consumidores actuais ou dos potenciais consumidores, diferenciando-o dos seus mais directos concorrentes. Por outro lado a estratgia como um amplo plano de aco, com um conjunto de objectivos que a organizao mobiliza para a funo de Marketing, no intuito de dar suporte estratgia corporativa global, e juntamente com os mtodos previamente estipulados e escolhidos de modo a alcanar estes objectivos / etapas / metas. Findo este processo as organizaes empresariais estaro aptas a decidirem a sua estratgia de posicionamento, e aptas, para comear a planear os detalhes do mix de Marketing, consistindo nas aces que uma organizao empresarial pode empreender para influenciar a procura pelo seu produto.

2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do mdulo os seguintes objectivos: evidenciar as fases de Gesto Estratgica, no ciclo de vida de um produto; demonstrar a noo de oportunidade de negcio, pela anlise do mercado de actuao; distinguir as diferenas entre tctica e estratgia; demonstrar como se articula a estratgia da empresa, com a estratgia de Marketing. elaborar o Planeamento Estratgico e quais as variveis a ter em conta; decidir, perante os resultados da concorrncia e os da empresa, qual o posicionamento, o mercado, e o segmento de actuao; conhecer os clientes e explorar os nichos de mercado; seleccionar estratgias, objectivos, etapas, metas, actuaes; identificar as condicionantes variveis na poltica de preos; avaliar os circuitos de distribuio e as vantagens comparativas de cada um; Distinguir canais de distribuio e a sua relao com as vendas; evidenciar a utilidade de um modelo de comunicao, e o papel da publicidade como veculo de comunicao. 13

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 3: Posicionamento/ Estratgia de Marketing-Mix

3. mbito dos Contedos

1. 2. 3.

Planeamento de Marketing: Processo de elaborao. Estratgia de Marketing: Processo de elaborao. Marketing Mix na vertente produto. qualidade.

3.1. Produto: Inovao, politicas de conceito, caractersticas intrnsecas e anlises de 3.2. Preo: factores de formao, elasticidade e politicas de preo. 3.3. Distribuio: canais de distribuio, estratgias e politicas de distribuio, logstica. 3.4. Comunicao: Mix da comunicao, estratgia e planeamento das aces.

4.

Bibliografia / Outros Recursos

Livros:
Antnio, N. (2003). Estratgia Organizacional - Do Posicionamento ao Movimento. Lisboa: Edies Slabo.. Bandeira, S. e Alves, C. (2001). Dicionrio de Marketing. 2 Ed. Porto: Edies Ipam. Cresson, E. (1999). Inovar ou Depender. Lisboa:Temas e Debates. Dearlove, D. e Crainer, S. ( 1999). As 50 maiores marcas, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Guedes, N. ( 1991 ). Casos Portugueses de Estratgia Empresarial . Lisboa: Editorial Verbo. Harvard Business Review Book (s.d.). Comunicao Eficaz na Empresa: Como Melhorar o Fluxo de Informaes para Tomar Decises Correctas. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. (2002). Marketing em Aco. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. e Armstrong, G. ( 1993). Introduo ao Marketing. 8 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionsio, P. e Rodrigues, V. (1996). Mercator, Teoria e Prtica do Marketing. 6 Ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Porter, M. (1997). Estratgia Competitiva. Tcnicas para Anlise de Indstrias e da Concorrncia. 7 Ed. Rio de Janeiro: Campus. Porto Editora (1998). Enciclopdia Internacional de Marketing. Porto: Porto Editora.

Legislao:
Legislao Nacional (lei da Concorrncia / lei da Publicidade). Legislao Comunitria. 14

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 3: Posicionamento/ Estratgia de Marketing-Mix

Revistas:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade Briefing

Endereos da Internet:
American Marketing Association www.marketingpower.com. Associao Portuguesa de Marketing www.appm.pt. Business Marketing Association www.marketing.org Instituto Nacional de Estatstica - Documentos e estudos www.ine.pt. Mktonline O Portal do marketing (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio) www.mktonline.net. Marktest Estudos de Mercado, sondagens, audincias, publicidade (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio ).- www.marktest.pt.

15

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

MDULO 4

Marketing de Servios
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
O Marketing de Servios est fundamentado, basicamente, para o tratamento das necessidades dos consumidores, e na correcta interpretao, leitura, e anlise adequada de suas necessidades, no esquecendo, os factores que influenciam o seu comportamento. Este mdulo permite ao formando fundamentalmente, definir e compreender as especificidades dos servios em Marketing como o conjunto de esforos e aces que optimizam uma venda / servio com o objectivo de satisfazer o cliente, diferenciando a empresa da concorrncia. Assim, com a mudana constante do cenrio econmico, em que o tempo se tornou moeda forte, visto que as pessoas tm cada vez menos tempo e, assim, necessitam de novos servios (mesmo sem saber que querem...), torna-se necessrio criar novas formas de servios para conquistar o cliente e, principalmente, surpreend-lo.

2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do mdulo os seguintes objectivos: identificar as caractersticas do Servios; distinguir Servios Pblicos de Privados; conhecer as fronteiras entre produtos e servios; reconhecer as especificidades do Marketing de Servios; definir estratgias de segmentao e posicionamento para diferentes pblicos alvo, e mercados; evidenciar a qualidade dos servios, e a satisfao dos clientes; demonstrar a importncia do Marketing nas empresas de Servios.

16

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 4: Marketing de Servios

3. mbito dos Contedos

1. Marketing de Servios. 1.1. Tipos de Servios: Pblicos e Privados. 1.2. Contexto de desenvolvimento do Sector de Servios O Grande Consumo e a interaco com os servios. 1.3. O tangvel e o intangvel no Marketing: diferenas no posicionamento. 1.4. A segmentao estratgica de Servios. 1.5. A Gesto da Qualidade em Servios. 1.6. Desenvolvimento de Polticas de Mix Servios As pessoas, os procedimentos, os processos, e o perfil.

4.

Bibliografia / Outros Recursos

Livros:
Antnio, N. (2003). Estratgia Organizacional - Do Posicionamento ao Movimento. Lisboa: Edies Slabo.. Bandeira, S. e Alves, C. (2001). Dicionrio de Marketing. 2 Ed. Porto: Edies Ipam. Cresson, E. (1999). Inovar ou Depender. Lisboa:Temas e Debates. Dayan, A.; Troadec, A. e Troadec, L. (1994). Merchandising. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica. Dearlove, D. e Crainer, S. ( 1999). As 50 maiores marcas, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Denny, R. (2005). Vender para Vencer. Queluz de Baixo:Editorial Presena. Fonseca, M. (2000). E-Marketing. Porto: Edies Ipam. Guedes, N. ( 1991 ). Casos Portugueses de Estratgia Empresarial . Lisboa: Editorial Verbo. Harvard Business Review Book (s.d.). Comunicao Eficaz na Empresa: Como Melhorar o Fluxo de Informaes para Tomar Decises Correctas. Rio de Janeiro: Campus. Le Men, Y. (s.d.). Pratica do Marketing Directo. Porto: Rs-Editora. Kotler, P. (2002). Marketing em Aco. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. e Armstrong, G. ( 1993). Introduo ao Marketing. 8 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionsio, P. e Rodrigues, V. (1996). Mercator, Teoria e Prtica do Marketing. 6 Ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote.

17

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 4: Marketing de Servios

Porter, M. (1997). Estratgia Competitiva. Tcnicas para Anlise de Indstrias e da Concorrncia. 7 Ed. Rio de Janeiro: Campus. Porto Editora (1998). Enciclopdia Internacional de Marketing. Porto: Porto Editora.

Revistas:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade Briefing

Endereos da Internet:
American Marketing Association www.marketingpower.com. Associao Portuguesa de Marketing www.appm.pt. Business Marketing Association www.marketing.org Instituto Nacional de Estatstica - Documentos e estudos www.ine.pt. Mktonline O Portal do marketing (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio) www.mktonline.net. Marktest Estudos de Mercado, sondagens, audincias, publicidade (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio ).- www.marktest.pt.

18

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

MDULO 5

Sistemas de Informao / Estudos de Mercado.


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Pretende-se que os alunos saibam enquadrar e contextualizar os vrios aspectos relacionados com as tecnologias de informao aplicadas ao marketing personalizado, nomeadamente os relacionados com o conhecimento e comportamento cognitivo / afectivo/ comportamental do consumidor, e as consequncias para as organizaes da generalizao dos sistemas e meios tecnolgicos, as preferncias de mercado em relao s tcnicas de marketing, as infra-estruturas tecnolgicas de suporte aos processos de marketing que levam personalizao, aos sistemas de interface com o utilizador, e os produtos e tecnologias existentes aplicados ao marketing personalizado. Saibam tambm identificar os diferentes estudos de mercado, de opinio e os seus diagnsticos, que permitem obter informaes precisas sobre os condicionamentos internos / externos, o mercado, o conceito, o produto, o posicionamento, segmentao, a marca, a concorrncia, a comunicao e publicidade, entre outros, factores indispensveis na tomada de deciso mais eficaz e no timming mais adequado. Estes estudos contribuem para criar uma base de conhecimento indispensvel gesto e tomada e agenda das decises. As informaes qualitativas e quantitativas recolhidas, so seleccionadas de acordo com as caractersticas dos targets escolhidos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do mdulo os seguintes objectivos: identificar as principais informaes a recolher sobre os consumidores; distinguir os diferentes Estudos de Mercado; conhecer as fontes de recolha de Informao ( Primrias e Secundrias); reconhecer as etapas para a preparao, realizao e explorao de estudo de mercado; realizar um Estudo de Mercado; Organizar e criar bases de dados; Conhecer a legislao inerente aos estudos de mercados.

19

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 5: Sistemas de Informao/Estudos de Mercado

3. mbito dos Contedos

1. 1.1

Sistemas de Informao de Marketing. Estudos de Mercado. Fontes primrias e secundrias, estudos qualitativos e quantitativos, fases do estudo de mercado, diferentes tipos de estudos de mercado, diferentes estudos de mercado, anlise estatstica, relatrios finais.

1.2. Data-base de Marketing. 1.3 Legislao aplicada.

4.

Bibliografia / Outros Recursos

Livros:
Almeida, C. (2001). Direito Aplicado ao Marketing. Porto: Edies Ipam. Antnio, N. (2003). Estratgia Organizacional - Do Posicionamento ao Movimento. Lisboa: Edies Slabo.. Bandeira, S. e Alves, C. (2001). Dicionrio de Marketing. 2 Ed. Porto: Edies Ipam. Costa, S. (1998). Introduo Ilustrada Estatstica. 3 Ed. So Paulo: Ed. Harbra. Dearlove, D. e Crainer, S. ( 1999). As 50 maiores marcas, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Fonseca, M. (2000). E-Marketing. Porto: Edies Ipam. Guedes, N. ( 1991 ). Casos Portugueses de Estratgia Empresarial . Lisboa: Editorial Verbo. Harvard Business Review Book (s.d.). Comunicao Eficaz na Empresa: Como Melhorar o Fluxo de Informaes para Tomar Decises Correctas. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. (2002). Marketing em Aco. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. e Armstrong, G. ( 1993). Introduo ao Marketing. 8 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionsio, P. e Rodrigues, V. (1996). Mercator, Teoria e Prtica do Marketing. 6 Ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Porter, M. (1997). Estratgia Competitiva. Tcnicas para Anlise de Indstrias e da Concorrncia. 7

20

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 5: Sistemas de Informao/Estudos de Mercado

Ed. Rio de Janeiro: Campus. Porto Editora (1998). Enciclopdia Internacional de Marketing. Porto: Porto Editora. Sousa, A. (1990). Introduo Gesto, Uma abordagem sistmica. Lisboa: Ed. Verbo.

Revistas:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade Briefing

Endereos da Internet:
American Marketing Association www.marketingpower.com. Associao Portuguesa de Marketing www.appm.pt. Business Marketing Association www.marketing.org Instituto Nacional de Estatstica - Documentos e estudos www.ine.pt. Mktonline O Portal do marketing (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio) www.mktonline.net. Marktest Estudos de Mercado, sondagens, audincias, publicidade (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio ).- www.marktest.pt.

Legislao:
Legislao Nacional (lei da Concorrncia / lei da Publicidade). Legislao Comunitria.

21

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

MDULO 6

Marketing Operacional / Marketing Social


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Neste mdulo pretende-se que os formandos compreendam a importncia do Marketing Operacional, identifiquem as operaes de marketing posteriores produo tais como a criao e desenvolvimento de campanhas de publicidade e promoo, a aco dos vendedores e de marketing directo, a distribuio dos produtos e merchandising e avaliem os servios ps-venda. O Marketing Social ou Marketing para Causas Sociais, diz respeito ao esforo das actividades do Marketing no sentido de identificar, definir, compreender e associar uma marca ou instituio a uma causa social, que se pode concretizar no desenvolvimento de campanhas, doaes, parcerias com entidades filantrpicas, no desenvolvimento de trabalho junto a comunidades carenciadas, ou de causas nobres.

2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do mdulo os seguintes objectivos: conhecer as ferramentas do Marketing Operacional; identificar a importncia do Merchandising como instrumento de apoio venda, e a sua importncia na poltica de comunicao; caracterizar o Marketing Directo como varivel do Mix de Comunicao; analisar e avaliar os principais meios utilizados no Marketing Directo; compreender a diversidade de produtos / servios que podem ser objecto deste instrumento de Marketing; reconhecer no contexto actual potencialidades do Marketing Directo; destacar a importncia do vendedor; inferir que a proximidade da clientela cria novas responsabilidades com a oferta, ao nvel do produto, controlo de qualidade e responsabilizao do vendedor; distinguir o Marketing Social do Comercial; identificar os agentes intervenientes do Marketing Social; definir o Produto / Servio Social; evidenciar os elementos essenciais do Marketing Social.

22

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 6: Marketing Operacional/ Marketing Social

3. mbito dos Contedos

1. Marketing Operacional. 1.1 Merchandising. 1.2. Marketing Directo. 1.3 Gesto e Avaliao da Fora de Vendas. 2. Marketing Social.

4.

Bibliografia / Outros Recursos

Livros:
Almeida, C. (2001). Direito Aplicado ao Marketing. Porto: Edies Ipam. Antnio, N. (2003). Estratgia Organizacional - Do Posicionamento ao Movimento. Lisboa: Edies Slabo.. Bandeira, S. e Alves, C. (2001). Dicionrio de Marketing. 2 Ed. Porto: Edies Ipam. Cresson, E. (1999). Inovar ou Depender. Lisboa:Temas e Debates. Dayan, A.; Troadec, A. e Troadec, L. (1994). Merchandising. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica. Dearlove, D. e Crainer, S. ( 1999). As 50 maiores marcas, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Denny, R. (2005). Vender para Vencer. Queluz de Baixo:Editorial Presena. Fonseca, M. (2000). E-Marketing. Porto: Edies Ipam. Guedes, N. ( 1991 ). Casos Portugueses de Estratgia Empresarial . Lisboa: Editorial Verbo. Harvard Business Review Book (s.d.). Comunicao Eficaz na Empresa: Como Melhorar o Fluxo de Informaes para Tomar Decises Correctas. Rio de Janeiro: Campus. Le Men, Y. (s.d.). Pratica do Marketing Directo. Porto: Rs-Editora. Kotler, P. (2002). Marketing em Aco. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. e Armstrong, G. ( 1993). Introduo ao Marketing. 8 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionsio, P. e Rodrigues, V. (1996). Mercator, Teoria e Prtica do Marketing. 6 Ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Porter, M. (1997). Estratgia Competitiva. Tcnicas para Anlise de Indstrias e da Concorrncia. 7 Ed. Rio de Janeiro: Campus. Porto Editora (1998). Enciclopdia Internacional de Marketing. Porto: Porto Editora.

23

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 6: Marketing Operacional/ Marketing Social

Revistas:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade Briefing

Endereos da Internet:
American Marketing Association www.marketingpower.com. Associao Portuguesa de Marketing www.appm.pt. Business Marketing Association www.marketing.org Instituto Nacional de Estatstica - Documentos e estudos www.ine.pt. Mktonline O Portal do marketing (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio) www.mktonline.net. Marktest Estudos de Mercado, sondagens, audincias, publicidade (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio ).- www.marktest.pt.

24

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

MDULO 7

Gesto Estratgica e Planeamento de Marketing.


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Neste mdulo pretende-se que o aluno identifique, reconhea, e distinga os processos inerentes gesto estratgica e planeamento de Marketing, que pode ser implementada, considerando-se as devidas propores e necessidades, em grandes, mdias e tambm pequenas empresas. A partir do momento em que se decide realmente pela Gesto Estratgica e Planeamento de Marketing deveremos ter em considerao os seguintes aspectos: a elaborao do plano, a dimenso do tempo de abrangncia e as etapas, a analise do ambiente (Interno / Externo) da empresa, a anlise da concorrncia, a anlise da viso e da misso da empresa. Um plano dever conter as aces derivadas das estratgias gerais e funcionais a descrio de cada aco, o desenvolvimento e implementao das aces, a responsabilidade por estas, os prazos para a sua implementao, o custo financeiro para a empresa, e por ltimo o controle e a auditoria da gesto em curso.

2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do mdulo os seguintes objectivos: evidenciar as fases de gesto estratgica, no ciclo de vida de um produto; demonstrar a noo de oportunidade de negcio, pela anlise do mercado de actuao; distinguir as diferenas entre tctica e estratgia; demonstrar como se articula a estratgia da empresa, com a estratgia de Marketing; conhecer como se elabora o Planeamento Estratgico, e quais as variveis a ter em conta. decidir perante os resultados da concorrncia e os da empresa, qual o posicionamento, que mercado, e qual o segmento de actuao; permitir o melhor conhecimento dos clientes e explorar os nichos de mercado; detectar pontos fracos/fortes, oportunidades/ameaas no desempenho da empresa; conhecer o meio envolvente s empresas (Micro / Macro-ambiente); seleccionar estratgias, objectivos, etapas, metas, actuaes; avaliar estratgias, testes de eficcia, reestruturaes. 25

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 7: Gesto Estratgia e Planeamento de Marketing

distinguir entre Plano Estratgico de Plano de Marketing; demonstrar como se articula a gesto de recursos, necessidades financeiras das empresas e sua distribuio pelas diferentes reas.

3. mbito dos Contedos

1. 2.

O Planeamento Estratgico / Misso de empresa. Antecipao das necessidades de benchmarketing / procura de ideias. inovadoras: A recolha, anlise e tratamento da informao. A deciso estratgica: posicionamento e business model, escolha dos segmentos - alvo , determinao de objectivos.

3. 4. 5.

Implementao dos meios, a interdependncia e a coerncia das polticas do Marketing-Mix. As diferentes ferramentas de anlise estratgica e modelos de gesto: matriz BCG, matriz Mackinsey, matriz Igor Ansoff, o modelo Porter. Plano de Marketing A Operacionalizao do plano.

4. Bibliografia / Outros Recursos Livros:


Almeida, C. (2001). Direito Aplicado ao Marketing. Porto: Edies Ipam. Antnio, N. (2003). Estratgia Organizacional - Do Posicionamento ao Movimento. Lisboa: Edies Slabo.. Bandeira, S. e Alves, C. (2001). Dicionrio de Marketing. 2 Ed. Porto: Edies Ipam. Crainer, S. (data ). Os 50 melhores livros de Gesto, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Cresson, E. (1999). Inovar ou Depender. Lisboa:Temas e Debates. Dearlove, D. e Crainer, S. ( 1999). As 50 maiores marcas, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Guedes, N. ( 1991 ). Casos Portugueses de Estratgia Empresarial . Lisboa: Editorial Verbo. Harvard Business Review Book (s.d.). Comunicao Eficaz na Empresa: Como Melhorar o Fluxo de Informaes para Tomar Decises Correctas. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. (2002). Marketing em Aco. Rio de Janeiro: Campus. 26

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 7: Gesto Estratgia e Planeamento de Marketing

Kotler, P. e Armstrong, G. ( 1993). Introduo ao Marketing. 8 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionsio, P. e Rodrigues, V. (1996). Mercator, Teoria e Prtica do Marketing. 6 Ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Porter, M. (1997). Estratgia Competitiva. Tcnicas para Anlise de Indstrias e da Concorrncia. 7 Ed. Rio de Janeiro: Campus. Porto Editora (1998). Enciclopdia Internacional de Marketing. Porto: Porto Editora. Sousa, A. (1990). Introduo Gesto, Uma abordagem sistmica. Lisboa: Ed. Verbo.

Revistas:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade Briefing.

Endereos da Internet:
American Marketing Association www.marketingpower.com. Associao Portuguesa de Marketing www.appm.pt. Business Marketing Association www.marketing.org Instituto Nacional de Estatstica - Documentos e estudos www.ine.pt. Mktonline O Portal do marketing (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio) www.mktonline.net. Marktest Estudos de Mercado, sondagens, audincias, publicidade (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio ).- www.marktest.pt.

27

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

MDULO 8

e - Marketing
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
A Internet hoje vista como um verdadeiro fenmeno, patente no s ao nvel da pesquisa de informao e da comunicao em tempo real, mas tambm no mundo dos negcios. Os pases mais desenvolvidos constatam mesmo viverem numa economia digital, uma vez que a Internet agora local de existncia de muitas empresas, mas para muitas outras um canal de distribuio complementar, bem como um eficaz meio de comunicao. Assim, apenas lgico que o Marketing tenha assumido uma nova vertente, o e-Marketing, fruto da aplicao dos negcios ao meio digital, tornando-se o seu estudo uma componente imprescindvel de um plano de estudos que se quer actualizado. Este mdulo de e-Marketing permite aos formandos compreender, analisar e avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transaces comerciais a partir de ambientes virtuais, o B2C, o B2B, o B2A, o e-Marketing Mix, o e-commerce, e os e-markets, a gesto da informao, a comunicao, a interactividade, passando pela auditoria e controlo de resultados obtidos. O e-marketing influenciou de forma decisiva a mudana de conceitos e at mesmo a forma de gesto do(s) site(s) e das politicas de comunicao e comercializao das organizaes. Mas, para potenciar as vantagens e explorar todas as possibilidades desta ferramenta, fundamental ter em mente que a estratgia deve ser, sempre, focada no cliente

2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do mdulo os seguintes objectivos: reconhecer a importncia da Internet como ferramenta para o Marketing; conhecer as suas vantagens num contexto de aplicao empresarial; dominar o conceito de e-Marketing e quais os seus fundamentos; identificar e trabalhar com as novas aplicaes digitais (Business to Business, One to One, Business to Administration e Customer Relationship Management); desenvolver uma poltica de e-Marketing Mix; saber em que consiste o e-comerce, quais as motivaes para a sua implementao e respectivos factores de sucesso; implementar uma estratgia de e-Marketing.

28

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 8: e-Marketing

3. mbito dos Contedos


1. A Internet (5h) 1.1 Impacto da Internet no Marketing; 1.2 A Internet como ferramenta de Comunicao; 1.3 Vantagens da Internet para as empresas. 2. A Internet ao servio do Marketing (3h) 2.1 e-Marketing; 2.2 Conceito e evoluo; 2.3 Fundamentos do e-Marketing. 3. Vantagens da Internet para os Consumidores 4.A Internet e o desenvolvimento de novas aplicaes do Marketing 4.1 Business to Business (B2B); 4.2 One to One (O2O); 4.3 Business to Administration (B2A); 4.4Customer Relationship Management (CRM). 5. e-Marketing Mix (5h) 6. O e-Comerce (5h) 6.1 Conceito; 6.2 Motivaes para a adeso ao e-Comerce; 6.3 Factores de sucesso do e-Comerce. 7. Implementao de uma estratgia de e-Marketing (5h) 7.1 Estudo dos e-Markets; 7.2 Segmentao e definio dos e-markets e e-targets; 7.3 Estratgia e plano de e-Marketing.

4.

Bibliografia / Outros Recursos

Almeida, C. (2001). Direito Aplicado ao Marketing. Porto: Edies Ipam. Antnio, N. (2003). Estratgia Organizacional - Do Posicionamento ao Movimento. Lisboa: Edies Slabo.. Bandeira, S. e Alves, C. (2001). Dicionrio de Marketing. 2 Ed. Porto: Edies Ipam. Crainer, S. (data ). Os 50 melhores livros de Gesto, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Cresson, E. (1999). Inovar ou Depender. Lisboa:Temas e Debates. Dearlove, D. e Crainer, S. ( 1999). As 50 maiores marcas, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: 29

Livros:

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 8: e-Marketing

Abril/Controljornal Editora Lda.. Fonseca, M. (2000). E-Marketing. Porto: Edies Ipam. Denny, R. (2005). Vender para Vencer. Queluz de Baixo:Editorial Presena. Guedes, N. ( 1991 ). Casos Portugueses de Estratgia Empresarial . Lisboa: Editorial Verbo. Harvard Business Review Book (s.d.). Comunicao Eficaz na Empresa: Como Melhorar o Fluxo de Informaes para Tomar Decises Correctas. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. (2002). Marketing em Aco. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. e Armstrong, G. ( 1993). Introduo ao Marketing. 8 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. Le Men, Y. (s.d.). Pratica do Marketing Directo. Porto: Rs-Editora. Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionsio, P. e Rodrigues, V. (1996). Mercator, Teoria e Prtica do Marketing. 6 Ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Porter, M. (1997). Estratgia Competitiva. Tcnicas para Anlise de Indstrias e da Concorrncia. 7 Ed. Rio de Janeiro: Campus. Porto Editora (1998). Enciclopdia Internacional de Marketing. Porto: Porto Editora. Sousa, A. (1990). Introduo Gesto, Uma abordagem sistmica. Lisboa: Ed. Verbo.

Revistas:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade Briefing

Endereos da Internet:
American Marketing Association www.marketingpower.com. Associao Portuguesa de Marketing www.appm.pt. Business Marketing Association www.marketing.org Instituto Nacional de Estatstica - Documentos e estudos www.ine.pt. Mktonline O Portal do marketing (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio) www.mktonline.net. Marktest Estudos de Mercado, sondagens, audincias, publicidade (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio ).- www.marktest.pt.

30

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE

MDULO 9

Marketing e Comrcio Internacional


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo pretende que os alunos saibam identificar e caracterizar as variveis resultantes da anlise de uma srie de elementos e razes que levam as empresas a internacionalizarem-se, etapas, factores, estratgias, planeamento, particularidades dos mercados e de produtos, politica de promoo e comunicao, logstica, competitividade, e finalizando com as diversas alternativas de implementao.

2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do mdulo os seguintes objectivos: adquirir uma noo Internacional do negcio; conhecer os cuidados a ter relativamente deciso de implantao no estrangeiro; analisar as variveis do Marketing Mix da exportao; reconhecer a importncia do planeamento nas actividades de exportao.

3. mbito dos Contedos

1. 1.1. 1.2. 1.3.

Definio de Marketing Internacional. Vantagens e Desvantagens da Internacionalizao. As tomadas de deciso para a implementao no estrangeiro. O dilema: localizao Vs globalizao. A concepo de uma poltica de Marketing Mix no mbito de uma poltica de Marketing Internacional.

1.4. Estruturas e mtodos de organizao do Marketing Internacional.

31

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 9: Marketing e Comrcio Internacional

4.

Bibliografia / Outros Recursos

Livros:
Almeida, C. (2001). Direito Aplicado ao Marketing. Porto: Edies Ipam. Antnio, N. (2003). Estratgia Organizacional - Do Posicionamento ao Movimento. Lisboa: Edies Slabo.. Bandeira, S. e Alves, C. (2001). Dicionrio de Marketing. 2 Ed. Porto: Edies Ipam. Cresson, E. (1999). Inovar ou Depender. Lisboa:Temas e Debates. Dearlove, D. e Crainer, S. ( 1999). As 50 maiores marcas, Biblioteca Executive Digest. Linda a Velha: Abril/Controljornal Editora Lda.. Guedes, N. ( 1991 ). Casos Portugueses de Estratgia Empresarial . Lisboa: Editorial Verbo. Harvard Business Review Book (s.d.). Comunicao Eficaz na Empresa: Como Melhorar o Fluxo de Informaes para Tomar Decises Correctas. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. (2002). Marketing em Aco. Rio de Janeiro: Campus. Kotler, P. e Armstrong, G. ( 1993). Introduo ao Marketing. 8 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionsio, P. e Rodrigues, V. (1996). Mercator, Teoria e Prtica do Marketing. 6 Ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Porter, M. (1997). Estratgia Competitiva. Tcnicas para Anlise de Indstrias e da Concorrncia. 7 Ed. Rio de Janeiro: Campus. Porto Editora (1998). Enciclopdia Internacional de Marketing. Porto: Porto Editora.

Revistas:
Deco Proteste - Associao Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Exame (Portugal) - Edimpresa Executive Digest - Edimpresa Marketeer, estratgias, marketing e negcios Multipublicaes. Marketing e Publicidade Briefing

Endereos da Internet:
American Marketing Association www.marketingpower.com. Associao Portuguesa de Marketing www.appm.pt. Business Marketing Association www.marketing.org Instituto Nacional de Estatstica - Documentos e estudos www.ine.pt. Mktonline O Portal do marketing (Case Studies, entrevistas, estudos, artigos de opinio) www.mktonline.net. Marktest Estudos de Mercado, sondagens, audincias, publicidade (Case Studies, entrevistas, 32

Programa de Marketing

Cursos Profissionais

TCNICO DE COMUNICAO, MARKETING, RELAES PBLICAS E PUBLICIDADE Mdulo 9: Marketing e Comrcio Internacional

estudos, artigos de opinio ).- www.marktest.pt.

Legislao:
Legislao Nacional (lei da Concorrncia / lei da Publicidade). Legislao Comunitria.

33

Potrebbero piacerti anche