Sei sulla pagina 1di 3

INSTITUTO DE BIOCINCIAS DEPARTAMENTO DE BOTNICA - USP Botnica para a Farmcia e Bioqumica 2009

GLOSSRIO DE TERMOS BOTNICOS


ACDEOS rgos em forma de urna, resultantes de transformao de folhas de certas plantas carnvoras ACLAMDEA flor desprovida de clice e corola. ACTINOMORFA flor com mais de um plano de simetria. ALTERNAS folhas que se inserem isoladamente em ns do caule. ANDROGINFORO coluna que eleva o androceu e o gineceu acima do nvel de insero do perianto. APOCRPICO gineceu cujos carpelos apresentam-se livres entre si. ASCENDENTE preflorao em que o estandarte (vexilo) constitui uma pea da corola totalmente interna e oposta ao gineceu. BAINHA parte basal achatada da folha que se prende ao caule envolvendo-o total ou parcialmente. CACHO tipo de inflorescncia em que as flores, providas de pedicelo, se inserem num eixo comum. CALCARADA flor que apresenta um calcar, isto , formao derivada do clice ou corola, semelhante a uma espora. CAPTULO tipo de inflorescncia em que as flores, geralmente ssseis, se inserem muito prximas umas das outras sobre um receptculo alargado. CARPELO cada uma das folhas modificadas que compem o gineceu das angiospermas. CITIO inflorescncia caracterstica do gnero Euphorbia, apresentando uma flor feminina aclamdea circundada por flores masculinas uniestaminadas, tambm aclamdeas. DEISCNCIA abertura de qualquer rgo vegetal por qualquer mecanismo natural. DESCENDENTE preflorao em que o estandarte (vexilo) constitui uma pea da corola totalmente externa e oposta ao gineceu. DIALIPTALA flor cuja corola apresenta as ptalas livres entre si. DIALISSPALA flor cujo clice apresenta spalas livres entre si. DICLAMDEA flor que possui clice e corola. DCLINA flor que apresenta ou s gineceu (flor pistilada) ou s androceu (flor estaminada). DIDNAMOS estames em nmero de 4, sendo 2 com filetes mais longos. DIICA planta que apresenta somente flores estaminadas ou pistiladas.

EPICLICE apndice do clice, constitudo de formaes laminares abaixo das spalas. EPIPTALO estame que se insere no tubo da corola. ESPDICE tipo de inflorescncia em que flores desprovidas de pedicelo se inserem sobre um eixo carnoso, e geralmente envolvida por uma espata. ESPATA brctea larga e muitas vezes colorida que envolve a inflorescncia do tipo espdice (como por exemplo na inflorescncia do antrio). ESPIGA tipo de inflorescncia em que as flores, desprovidas de pedicelo, se inserem num eixo comum. ESTAMINADA flor que possui androceu, mas no apresenta gineceu funcional. ESTAMINDIO transformao de estames para outras funes que no a produo de plen. ESTANDARTE a pea geralmente mais diferenciada da corola das Leguminosas. ESTPULA formao laminar existente na base dos pecolos da folhas de algumas plantas. FILOTAXIA modo de disposio das folhas ao longo do caule. FILOTAXIA ALTERNA - folhas se inserem isoladamente em ns do caule. FILOTAXIA OPOSTA - folhas se inserem aos pares no mesmo n do caule. FILOTAXIA VERTICILADA - folhas se inserem em nmero superior a dois no mesmo n do caule. FOLHA COMPOSTA formada pela unio de vrias partes, chamadas fololos. FOLHA SIMPLES no dividida em fololos. FOLOLO cada uma das partes de uma folha composta, formada por uma lmina e pecilulo. GAMOPTALA flor cuja corola apresenta as ptalas soldadas entre si. GAMOSSPALA - flor cujo clice apresenta as spalas soldadas entre si. GAVINHA transformao filamentosa da folha ou clice, para fixao de planta a um suporte. GINOBSICO estilete que se insere na base de um ovrio dividido em vrios lobos. GINFORO coluna que eleva o gineceu acima do ponto de insero dos demais elementos da flor. GINOSTMIO coluna acima do ovrio, resultante da fuso de um ou mais estames com o estilete e o estigma. ISOSTMONE androceu que apresenta um nmero de estames igual ao nmero de ptalas ou spalas. MONOCLAMDEA flor que possui clice mas desprovido de corola. MONCLINA flor que apresenta androceu e gineceu funcionais. MONICA planta que apresenta flores estaminadas e flores pistiladas. CREA formao com aspecto de bainha que envolve o caule, resultante do concrescimento de estpulas.

OLIGOSTMONE androceu que apresenta um nmero de estames menor que o nmero de ptalas ou spalas. PERIANTO conjunto de peas do caule e da corola. PERIGNIO conjunto de peas protetoras dos rgos frteis da flor, no qual no h diferenciao entre clice e corola. PISTILADA flor que possui gineceu, mas no apresenta androceu funcional. PLURICARPELAR gineceu constitudo por mais de um carpelo. PLURILOCULAR ovrio que apresenta mais de uma loja onde se encontram os vulos. POLNIAS massas de gros de plen aglutinados. POLISTMONE androceu que apresenta um nmero de estames maior que o de ptalas ou spalas. PORICIDA tipo de deiscncia da antera em que se forma uma abertura no pice para a liberao do plen. PREFLORAO modo pelo qual se dispem os elementos do perianto no boto floral. RAIZ FASCICULADA razes nas quais no se pode distinguir, nem pela posio nem pelo desenvolvimento a raiz principal. Caracterstica das monocotiledneas. RAIZ PIVOTANTE razes nas quais distingue-se uma raiz principal, de onde partem ramificaes laterais de menor desenvolvimento. Caracterstica das dicotiledneas. RIMOSA antera com deiscncia que ocorre por uma fenda longitudinal. SINCRPICO gineceu cujos carpelos apresentam-se soldados entre si. TETRADNAMOS estames em nmero de 6, sendo 4 deles com filetes mais longos. TRICOCA tipo de fruto seco que produz 3 frutculos ao abrir-se. TUBRCULO (RAIZ TUBEROSA) razes extremamente desenvolvidas, acumulando reservas, principalmente amido. Exs: beterraba, cenoura, batata-doce. UMBELA tipo de inflorescncia em que as flores, providas de pedicelo, se inserem em um mesmo ponto no pice do escapo floral. UNICARPELAR gineceu constitudo de apenas um carpelo. UNILOCULAR ovrio que apresenta apenas uma loja, onde se encontram os vulos. VALVAR tipo de preflorao em que as ptalas se tocam pelos bordos; em anteras, diz-se da deiscncia que ocorre por valvas (formaes semelhantes a janelas, que se abrem e liberam o plen). VEXILO ver ESTANDARTE. ZIGOMORFA flor com um nico plano de simetria.

Potrebbero piacerti anche