Sei sulla pagina 1di 28

A Teoria dos Cinco Movimentos ou Cinco Elementos, um dos mais importantes protocolos de diagnstico e tratamento da medicina Oriental.

. Esta teoria baseada em observaes dos ciclos naturais e das interaces entre os fenmenos naturais, a partir da viso dos mesmos. As Cinco Energias Elementares e os seus ciclos fornecem um modelo para o trabalho prtico, muito utilizado, atravs do qual possvel entender as interrelaes entre o corpo humano e a Natureza. Por isso, um conceito importante a ser entendido, por ser a base das mais tradicionais aproximaes manipulao do Ki. Eles so: Fogo, Terra, Metal, gua e Madeira e interrelacionam-se seguindo ciclos de criao e de destruio.

O Fogo queima a madeira para gerar cinzas que se transformam em Madeira.

A Terra engole as cinzas para gerar minerais que se transformam em Metal.

O Metal pode escavar e destruir a Terra, mas pode ser ser fundido em lquido, simbolizado pela gua.

A Madeira cresce absorvendo gua, sendo destruda pelo Fogo.

Os Cinco Elementos podem ser controlados por relaes cruzadas (ciclos de "controle", "sobre-actuao" e "insulto"). Existem cinco pontos de Ki correspondentes a cada Elemento, em cada Meridiano.

Meridianos De acordo com a Medicina Tradicional Oriental, o Ki combina-se com a respirao e circula ao longo do corpo, formando canais de Ki. Estes canais formam uma complexa rede interconectada para distribuir o Ki no organismo. O Ki flui de forma contnua de uma Meridiano Regular ao seguinte. A alterao no ritmo desse fluxo um desequilibro inadequado na circulao do Ki. Existem os seguintes tipos de canal de energia no corpo humano: - 12 Meridianos Regulares - 8 Vasos Extraordinrios - 15 Meridianos Colaterais - 12 Canais Divergentes - 12 regies TendinoMusculares - 12 Regies Cutneas

Meridianos Regulares Os Meridianos Regulares correspondem a rgos especficos do corpo humano, e so os canais principais de circulao do Ki. Vasos Extraordinrios Os Vasos Extraordinrios esto a cargo da manuteno do equilibro do Ki no organismo. Eles so de maior importncia como condutores dos desequilbrios induzidos no fluxo do Ki. Meridianos Colaterais Os 15 Meridianos Colaterais esto interconectados com os 12 Meridianos Regulares, mantendo o equilibro do Ki atravs do armazenamento e drenagem entre os Meridianos conectados. Canais Divergentes

Os 12 Canais Divergentes saem dos Meridianos Regulares, aprofundando-se no interior do corpo. A sua funo bsica a de fortalecer o relacionamento exterior-interior dos 12 Meridianos Regulares. Os Divergentes dos Meridianos Regulares Yang circulam para cima, desde os membros inferiores at o peito e a cavidade abdominal. Em geral, eles emergem na nuca, se reunindo novamente com os Meridianos Regulares Yang de onde se ramificam. Os Divergentes dos Meridianos Regulares Yin divergem e viajam paralelamente a eles at se reunirem novamente onde eles se ramificaram. Todos os 12 Canais Divergentes comeam o seu desvio nas reas acima dos joelhos ou dos cotovelos, finalmente reunindo-se com os seis Meridianos Regulares Yang. Internamente, ambos os Canais Divergentes Yin e Yang entram no peito e no abdmen para se associarem com o rgo relacionado ao Meridiano Regular especfico, com o qual mantm uma relao exterior-interior. Ainda, os Canais Divergentes dos trs Meridianos Regulares Yang viajam para cima at cabea. Os Canais Divergentes dos trs Meridianos Regulares Yang penetram atravs dos rgos internos desde a fossa axilar, e procedem at a garganta, para alcanar a cabea e a cara. Regies Tendino-Musculares As 12 Regies Tendino-Musculares so os stios onde o Ki dos Meridianos Regulares e o Sangue associado distribudo para nutrir msculos, tendes e pele; para conectar todos os ossos e articulaes do corpo; e para manter a movimentao normal dos membros. Eles esto profundamente distribudos sob a pele. De forma similar aos 12 Meridianos Regulares, as Regies TendinoMusculares so divididas em trs Yin da Mo e trs Yang da Mo, trs Yin do P e trs Yang do P.

Estas Regies originam-se nas extremidades dos membros e ascendem at cabea pelo tronco, mas no atingem os rgos internos. As trs Regies Tendino-Musculares do P esto distribudas nos aspectos anterior, lateral e posterior do tronco, estando todos conectados com os olhos. As trs Regies Tendino-Musculares Yang da Mo conectam-se com a frente da cabea. E as trs Regies Tendino-Musculares Yin da Mo conectam-se com a cavidade torcica. Seguem os Meridianos Regulares at um certo grau, irrigando as regies circundantes. Regies Cutneas As Regies Cutneas so, como as Regies Tendino-Musculares, stios onde o Ki dos Meridianos Regulares e o Sangue associado distribudo para nutrir msculos, tendes e pele. Estas Regies esto localizadas na superfcie da pele e esto associadas aos rgos internos.

Os pontos auriculares representam um microssistema que tm correspondncia com todas as partes do corpo, rgos e funes por intermdio do sistema nervoso central, atravs das ramificaes dos nervos perifricos cranianos, por meio de mecanismos reflexos.

Ao efetuar estmulos nesses pontos, o crebro recebe impulsos que desencadeiam estmulos reflexos no rgo ou regio do corpo correspondente. Todos os rgos e vsceras tem seu ponto reflexo prprio no pavilho auricular. Principais indicaes: Insnia, ansiedade, depresso, estresse, enxaqueca, pnico, artrite, artrose, sinusite, rinite, dores na coluna, problemas digestivos, dores no nervo citico, dificuldade de concentrao, sonolncia, baixa imunidade, dores musculares, entre outras.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ACUPUNTURA

1-Acupuntura s agulha? R. No. A acupuntura pode ser feita utilizando-se uma srie de recursos. Exemplo: Aplicao Sistmica (agulhas), ventosa, moxa, aurculo, magneto e eletro. 2-Como funciona a Acupuntura? R. A Acupuntura produz a cura atravs de mecanismos energticos e fisiolgicos. O mecanismo energtico o equilbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre, os meridianos; o fisiolgico a liberao de substncias analgsicas e antiinflamatrias produzidas pelo prprio organismo - endorfinas, serotoninas, prstaglandinas e encefalinas. 3-Como o tratamento? R. A sesso se divide em trs etapas: anamnese, teraputica e aplicao com durao de 1 hora. Anamnese a investigao do quadro clnico do paciente. Cruza-se as informaes dos sintomas trazidos pelo paciente com os dados obtidos atravs de diagnsticos pela lngua, pulso e linguagem no verbal. Teraputica consiste na determinao dos pontos a serem trabalhados e das tcnicas que sero utilizadas (agulhas, moxa, ventosas, etc.). Leva-se em conta o perfil e a sensibilidade do paciente, buscando combinar efetividade com conforto. O tratamento escolhido pode variar entre as sesses, pois a cada atendimento se encontra uma nova realidade. Aplicao o momento da utilizao das tcnicas escolhidas. Deita-se o paciente na maca, fazse assepsia com lcool nos locais onde ser feito o procedimento. Aplica-se agulhas descartveis por um perodo de 15 a 30 minutos em mdia. Recomenda-se uso de roupas confortveis que permitam recolhimento de mangas e calas. 4-Acupuntura sangra? R. Depende. Em caso de pontos com grande concentrao de energia estagnada, pode ocorrer um sangramento em boto. Isto positivo, pois significa que houve circulao de energia. Outra situao atravs da tcnica de sangria (sangramento induzido), que tem por objetivo circular a energia. Este mtodo requer o uso de lanceta descartvel. Por fim, eventualmente pode-se atingir um vaso sanguneo. Este tipo de sangramento raro e superficial, no devendo causar preocupao. 5-Como feito o diagnstico? R. O diagnstico feito atravs da soma do relato do paciente s anlises da Lngua (anlise do microssistema), Pulso (observao da funo dos meridianos) e Linguagem no verbal (postura, tez, voz).

6-Acupuntura Di? R. Depende. A intensidade da sensao varia de acordo com a sensibilidade individual. Cabe ao acupunturista respeitar o limite de cada um encontrando um equilbrio entre conforto e eficcia. 7-Acupuntura tem contra indicaes? R. Sim. Em caso de gestao, sugere-se receber a aplicao at o terceiro ms de gravidez, para evitar o estmulo da contrao. Em caso de portador de marca-passo, no se recomenda o uso de eletroestimulao. Importante ressaltar que cada terapeuta tem a sua abordagem e nada substitui o bom senso

Os setnios fazem parte da antroposofia, cincia que parte da compreenso do ser humano, para que ele entenda no apenas a si prprio, mas todo o universo. Como essa teoria pode ajudar o ser humano, em especial as mulheres? Dr. Samir Rahme - Pode ajudar a entender que a vida constituda de ciclos e que cada ciclo tem uma caracterstica prpria. As fases, ou ciclos, retornam numa idade posterior com um novo impulso. No caso das mulheres, ajuda a entender os processos do feminino, que vo do amadurecimento capacidade reprodutiva at a menopausa, quando as foras da reproduo se transformam em fora do pensar mais ligadas introspeco, possibilitando uma ampla viso de vida. iG Como so divididos os setnios? Quando chegamos maturidade? Dr. Samir Rahme - Os trs primeiros setnios 0 a 21 anos so denominados setnios do corpo. um perodo em que o ser humano enfrenta a jornada do amadurecimento fsico e formao da personalidade. Os trs seguintes 21 a 42 anos so denominados setnios da alma. Nesse perodo, o ser humano j passou por todas as experincias bsicas da vida, fazendo vrias opes como vida conjugal, trabalho e famlia. A partir dos 42 anos, estamos prontos para "iniciar" a vida com maturidade, profundidade e espiritualidade. iG Qual dessas fases ou ciclos a mais importante?

Dr. Samir Rahme - Cada ciclo tem sua importncia. Porm, os trs primeiros setnios 0 a 21 anos esto relacionados ao amadurecimento do corpo e a formao educacional, itens fundamentais para o desenvolvimento do ser adulto.

Ideias que definem os setnios 0 a 7 anos O ninho. Interao entre o individual (adormecido) e o hereditrio

7 a 14 anos autoridade amada 14 a 21 anos puberdade /adolescncia - crise de identidade 21 a 28 anos experimentar limites 28 a 35 anos - fase organizacional 35 a 42 anos crise de autenticidade 42 a 49 anos altrusmo x querer manter a fase expansiva 49 a 56 anos - ouvir o mundo 56 a 63 anos (e adiante) abnegao / sabedoria

1 Setenio - Dos 0 as 7 anos de idade: "A fase da gestao, nascimento, nutrio e crescimento. No 1 setenio h o encontro entre a parte espiritual da individualidade e a parte biolgica, preparada aps a fecundao no ventre materno. A hereditariedade est bem marcada nas clulas do corpo no 1 setenio, pela ao das foras herdadas, e so armazenadas nos rins para a vida inteira - deixando assim a marca na fisionomia do corpo do individuo. Olha a cara da mame ou do papai', ou da vv ou do vv', so constataes que provam isso. Calor, Confiana, Amor: Eis os trs alimentos criana. Quem cria tal atmosfera para a criana so os pais. Se um dos pais est ausente, o esforo do outro ter de compensar. Porm, nessa tenra idade, a presena da me fundamental, pois at os sete anos se rompe e torna a criana autnoma. A desarmonia do ambiente em torno da criana , muitas vezes, as causas de dores de barriga, diarreia e inquietao. Nessa fase, o aprendizado da criana se faz por imitao. A criana pequena, observando o adulto, lava loua e roupa, quer ajudar, quer fazer o mesmo que ele. Mas os maus costumes e at deficincias de adultos prximos tambm so imitados. Cada setenio marcado por trs pequenas etapas. Assim, no 1 setenio, temos de zero a trs anos. Uma das caractersticas o domnio das foras da cabea, a estruturao do sistema neuro-sensorial. Dos trs aos cinco anos j despertam mais os sentimentos da criana, sua busca pela admirao do mundo. E a fase dos cinco aos sete anos h a vontade da criana de cada vez mais se manifestar, quando ela entra para a fase pr-escolar."

2 Setenio - Dos 7 aos 14 anos: "Comeam a surgir os dentes permanentes e os rgos do sistema rtmico, aqueles contidos na caixa torcica (corao e pulmo), amadurecem. nesta fase que o mundo externo chega a ns e, ns, a partir de dentro, podemos nos manifestar e expandir no mundo. Esquematizando de forma grfica esse movimento, temos foras entrando e foras saindo. A caracterstica deste setenio a troca." 3 Setenio - Dos 14 aos 21 anos: "A mulher comea a menstruar e o homem se torna frtil. A fase onde o ser humano sai do mundo mais paradisaco e csmico da infncia e entra no mundo terreno. Ele se torna cidado terrestre, coparticipante da cidadania, de seu lugar, sociedade, e do mundo." 4 Setenio - Dos 21 aos 28 anos: "Msculos e ossos esto fortes, e homem e mulher atinge o pice da fertilidade. Alm de ser a fase da alma, da sensao e da emoo. Surgem dvidas como: Escolhi a profisso certa? Quais talentos e aptides eu deixei para traz? Consegui uma boa relao com o mundo, com o trabalho, com a famlia e comigo mesmo?" 5 Setenio - Dos 28 aos 35 anos: "O bao-pncreas no sustenta mais a carne, e o rosto comea a enrugar. Nesta fase vem a crise dos talentos: Ser que estou no caminho? Qual o caminho a escolher? Tambm h questes sobre intelecto e ndole prprios. Como: Consegui me expressar? Eu me sinto oprimido ou oprimi algum? Encontrei meu local de atuao? Ocorreu alguma modificao importante em minha vida nessa fase?" 6 Setenio - Dos 35 aos 42 anos: "O fgado perde metade de suas funes e o cabelo comea a cair e embranquecer. a fase da alma da conscincia. As perguntas so: J passou a metade da vida, o que farei daqui pra frente? Acrescentei novos valores minha vida? Estou encontrando minha misso de vida? Estou caminhando nela? Encontrei e aceitei minha questo bsica de vida?" 7 Setenio - Dos 42 aos 49 anos: "Os pulmes perdem mais capacidade de oxigenar o sangue, o rosto se torna descolado, a andropausa e menopausa chegam nesse setenio. A nova viso nessa etapa da vida questiona: Estou desenvolvendo alguma criatividade nova? Em que rea? Como est meu casamento? E meus relacionamentos, a relao com meus filhos? Estou procurando ou j encontrei um novo lazer para esta fase?"

8 Setenio - Dos 49 aos 56 anos: "A vitalidade declina, a energia dos rins e do fgado est mais fraca e surge a incapacidade de eliminar mais toxinas. Vem a fase inspirativa ou moral, e com isso, as perguntas: Consegui encontrar um novo ritmo de vida? Como est meu ritmo anual, mensal, semanal e dirio? Quais so os galhos secos de minha rvore, os quais tenho de cortar para que os novos brotos possam aparecer?" 9 Setenio -Dos 56 aos 63 anos: "Os dentes comeam a cair, a viso e a audio se tornam mais fracos, os reflexos e a mobilidade passam a sofrer alteraes em razo do declnio energtico dos rgos slidos (corao, bao-pncreas, fgado e rins). a etapa mstica ou intuitiva: O que eu consegui realizar? Como estou cuidando do corpo, da memria, dos rgos dos sentidos? Como esto meus bens e aposentadoria?" 10 Setenio - Dos 63 aos 70 anos: " a fase do mestre'. A criana pequena tem em volta de si uma aura, uma luz, pois ainda no est totalmente encarnada. Nessa fase no 10 setenio, essa aura est interiorizada e luminosa por dentro, desde que a pessoa no esteja doente. Se tiver respeitado o ritmo de cada fase, sua luz interior brilhar. Idosos e crianas so parecidos, pois os dois polos que se atraem. o momento de passar o cedro ou o cajado do conhecimento'! um novo escutar e, neste momento, a pessoa procurada a dar conselhos. As questes so? Tenho momentos de graa, sentimento de gratido e alegria? Sou capaz de perdoar?"

Estudo do Yin-Yang - diferenas bsicas - manifestaes no corpo humano - manifestaes na Natureza

Etapas do crescimento humano - Anatomia e Fisiologia - Fisiologia Energtica - desenvolvimento masculino - desenvolvimento feminino

Wu Xing (Cinco Movimentos) - Caractersticas de cada elemento - Movimento dominante - Movimento Contra-dominante - Psicologia Chinesa - Fisiologia Bsica

Zang Fu (rgos e Vsceras) - Anatomia do Pulmo - Fisiologia energtica do Pulmo - Funes energticas Tradicionais

- Anatomia do Intestino Grosso - Fisiologia energtica do Intestino Grosso - Funes Energticas Tradicionais

- Anatomia do Rim - Fisiologia energtica do Rim - Funes Energticas Tradicionais - Ming Men

- Anatomia da Bexiga - Fisiologia energtica da Bexiga - Funes Energticas Tradicionais

- Anatomia do Fgado - Fisiologia energtica do Fgado - Funes Energticas Tradicionais

- Anatomia da Vescula Biliar - Fisiologia energtica da Vescula - Funes Energticas Tradicionais

- Anatomia do Corao - Fisiologia energtica do Corao - Funes Energticas Tradicionais

- Anatomia do Intestino Delgado - Fisiologia energtica do Intestino Delgado - Funes Energticas Tradicionais

- Anatomia do Pericrdio - Fisiologia energtica do Pericrdio - Funes Energticas Tradicionais

- Triplo-Aquecedor - Fisiologia do SanJiao - Funes Energticas Tradicionais

- Anatomia do Bao-Pncreas - Fisiologia Energtica do Bao-Pncreas - Funes Energticas Tradicionais

- Anatomia do Estmago - Fisiologia Energtica do Estmago - Funes energticas Tradicionais

ESTUDO DOS MERIDIANOS - Jing Luo - Introduo dos meridianos - Histria dos meridianos - Tipologia: - Meridianos Principais - Meridianos Tendino-musculares - Vasos Maravilhosos - Trajetos Internos e Externos - Vasos Luo - Anlise cientfica sobre os meridianos - Tipologia dos pontos de Acupuntura: - Mo, Yuan, tonificao, sedao, Xi, - pontos Shu - pontos Shu antigos - Meridiano do Pulmo - Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano do Intestino Grosso - Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano do Rim - Trajeto - Localizao dos pontos

- Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano da Bexiga - Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano do Fgado - Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano da Vescula Biliar - Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano do Corao - Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano do Intestino Delgado - Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano do Pericrdio

- Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano do Triplo-Aquecedor - Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano do Bao-Pncreas - Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais - Meridiano do Estmago - Trajeto - Localizao dos pontos - Indicaes - Funes energticas Tradicionais

Vasos Maravilhosos (Qi Jing Ba Mai): - Histrico e desenvolvimento da teoria - Caractersticas principais - Pontos de abertura - Pontos Acoplados - Pontos de Fechamento - Sintomas principais - Precaues

- Yin Wei Mai - Yang Wei Mai - Ren Mai - Du Mai - Yin Qiao Mai - Yang Qiao Mai - Dai Mai - Chong Mai

ETIOLOGIA - Etiologia e Etiopatogenia: - Sndromes: caractersticas - Vento - Frio - Calor - Fogo - Umidade - Secura - Yin-Yang - Exgeno e Endgeno - Nem Exgeno nem endgeno - Funes Energticas Tradicionais dos pontos de Acupuntura aplicados s sndromes e suas caractersticas - Tcnicas de Acupuntura aplicadas

Acupuntura Auricular Chinesa: - Diferentes escolas de Acupuntura Auricular - Anatomia do pavilho auricular - Pontos Auriculares

- Sistemas Auriculares - Protocolos de tratamento

Diagnstico Diferencial - Oito Princpios - Diagnstico Facial - Diagnstico da Lngua - Pulsologia Tradicional - Pulsologia Adaptada - Anamnese - Leitura de RX, Ecografia, Tomografia, Mamografia

A concepo filosfica na qual se apia a Medicina Tradicional Chinesa se baseia em trs premissas bsicas: a Teoria do Yang-Yin (condio primordial e essencial para a gnese de todos os fenmenos naturais), a Teoria dos Cinco Movimentos (gua, madeira, fogo, terra e metal) e a Teoria dos Zang Fu (rgos e vsceras). Yang e Yin sos os dois aspectos essenciais e especficos que compe tudo que existe no Universo. O Yang representa todos os aspectos que se caracterizam por atividade, calor, movimento, claridade, fora, expanso e polaridade positiva. Tambm o homem representado como Yang. O Yin representa o oposto do Yang, ou seja, os aspectos que se caracterizam por repouso, frio, inatividade, escuro, imploso, retrao e polaridade negativa. Tambm a mulher representada como Yin. Assim Sol e Homem so Yang. Terra e Mulher so Yin. A Teoria dos Cinco Movimentos baseia-se na observao da especificidade e evoluo dos fenmenos naturais. Assim, o movimento gua representa os fenmenos naturais que se caracterizam por retrao, profundidade, frio, declnio, queda e eliminao. O movimento Madeira representa os aspectos de crescimento, movimento, florescimento e sntese. O movimento Fogo representa todos os fenmenos naturais que se caracterizam por ascenso, desenvolvimento, expanso e atividade. O movimento Terra representa os fenmenos naturais que se traduzem por transformao e mudana. O movimento Metal caracteriza os processos naturais de purificao, seleo, anlise e limpeza. Existe um intercmbio e uma transformao contnua de um movimento para outro, regulando o ciclo vital de todos os organismos. A Teoria dos Zang Fu ( Zang = rgo, Fu = vscera) mostra a concepo da Medicina Chinesa sobre os rgos internos. Consideram-se trs aspectos distintos: o energtico, o funcional e o orgnico. O aspecto energtico o estudo das interaes energticas do Yang e do Yin e seu impacto sobre o

organismo e o meio. Os nveis funcional e orgnico, inseparveis do aspecto energtico, tratam da fisiologia e anatomia. Estas trs premissas bsicas (Yang-Yin, cinco movimentos e Zang Fu) norteiam todos os recursos de avaliao, diagnstico e tratamento da Medicina Tradicional Chinesa. Neste contexto, a alimentao tambm se baseia nestes princpios. J na avaliao, caracteriza-se os bitipos pelas qualidades constitucionais mais Yang ou mais Yin dos indivduos, j definindo, por exemplo, que as necessidades alimentares do organismo masculino (Yang) so diferentes das do organismo feminino (Yin). Como Yang ou Yin e distribudos nos cinco movimentos, tambm so classificados os alimentos e distribudos na dieta de forma individual. Na Teoria dos Cinco Movimentos esto representadas as estaes do ano, com seus diferentes climas e influncias tanto na produo de alimentos quanto na fisiologia humana (ciclo circadiano), dotando organismos e alimentos de determinadas qualidades e influenciando os ritmos orgnicos. Por exemplo, alimentos de Terra, como o arroz, tm sabor doce e ajudam a criar fludos orgnicos e a tonificar o organismo. Mas, no s de arroz vive o homem, e, portanto estuda-se tambm a interao do sabor doce com os demais sabores e sua influncia na formao da energia nutritiva que abastece o organismo. Na Teoria dos Zang Fu estuda-se de forma profunda e detalhada a fisiologia energtica, os possveis desequilbrios e a influncia dos cinco sabores (salgado, azedo, amargo, doce e picante) sobre os rgos internos, se obtendo assim uma viso do organismo como um todo e a repercusso do processo nutricional sobre o mesmo. Estudar essas relaes constitui o supra sumo da Medicina Tradicional Chinesa em sua viso verdadeiramente holstica do Universo, que coloca o ser humano inserido no contexto do meio natural, sofrendo todas as suas influncias e sendo um dos seus agentes influenciadores. Baseando suas premissas na indissolubilidade dos laos entre homem e universo, a Medicina Chinesa nos conduz a explorar a vida e a sade em todas as suas potencialidades e a reconhecer a doena como um processo de desequilibro.

AURICULOTERAPIA CHINESA - Escola Huang Li Chun

Diagnstico auricular:

Observao de sinais Dor a palpao Percepo a palpao Marcas ps-palpao Explorao eltrica

Vantagens do tratamento por sementes:

Mtodo no invasivo Sem riscos de infeco Maior rea de abrangncia dos pontos Maior nmero de pontos tratados O paciente pode retirar a aplicao Os efeitos da aplicao podem durar at 7 dias

Caractersticas do mtodo:

Utiliza do mtodo de sangria quando necessrio Sempre usa sementes duplas O paciente deve estimular os pontos de 3 a 5 vezes por dia Usa sempre as 2 orelhas Tratamento 1 vez na semana Descanso dos pontos de pelo menos 24 horas Ciclo de 5 a 10 sesses, descanso 1 ms

Mtodo de sangria:

Este mtodo consiste no uso de uma agulha de teste de insulina para fazer um nico furo ou vrios muito prximos, dependendo da regio a ser tratada, com objetivo teraputico. utilizado desde a antiguidade para eliminar o calor interno e a estagnao de Qi (energia) e Xue (sangue), que na fisiologia da Medicina Chinesa se trata da prpria doena. um grande potencializador do mtodo de aplicao de sementes e ajuda a comunicar e drenar os canais e colaterais, eliminar a estagnao e facilitar a circulao do sangue. calmante, antiinflamatrio, analgsico, sendo a 1 manobra de disperso a ser executada.

Madeira Estao Fator Climtico Processo Cor Sabor Odor rgo Vscera Abertura Somtica Tecido Emoo Som Primavera Vento

Fogo Vero Calor

Terra

Metal Outono Secura

gua Inverno Fro Armazenamento Negro

Cancula*
Umidade

Nascimento Crescimento Transformao Colheita Verde cido Fgado Vescula Biliar Olhos, Unhas Tendes Clera Grito Vermelho Amargo Corao Intestino Delgado Lngua, Face Vasos Euforia Risada Amarelo Doce Perfumado Bao Estmago Boca Msculos Preocupao Canto Branco Picante Ranoso Pulmo

Acre
Ptrido Rins

Almiscarado Queimado

Intestino Bexiga Grosso Nariz Pele, Pelo Tristeza Pranto Ouvidos e nus

Ossos
Medo Gemido

Estas relaes so chamadas de princpios, a saber: Gerao Dominncia Excesso de dominncia Contradominncia

Os dois primeiros explicam o funcionamento equilibrado dos 5 Movimentos, e os outros dois explicam os desequilbrios. A gerao implica nutrio, promoo do crescimento. Se explica ento como cada um dos elementos (movimentos) nutre o seu filho.

Princpio de gerao A Madeira gera o fogo, o fogo gera a terra,, a terra gera o metal,

o metal gera a gua e a gua gera a madeira. " A madeira se acende e gera o fogo, o fogo se consome e dele surgem as cinzas (terra) das entranhas da terra se retira o metal o metal se funde gerando os lquidos ( agua ) e a agua finalmente nutre os vegetais (a madera)."

Principio de dominncia A dominncia implica controle e inibio. Estabelecendo-se um ciclo repetitivo, anteriormente mencionado. O desenho assemelha-se a uma estrela. Por exemplo: a madeira dominada pelo metal e dominante do elemento terra. Sem crescimento no tem desenvolvimento; sem dominncia no haver controle desse crescimento, que poderia ser excessivo, e que resultaria prejudicial ao indivduo. Gerao e controle se opem e cooperam entre si. Portanto, um equilbrio relativo mantido entre a gerao e dominncia, o qual assegura um cresimento normal e desenvolvimento dos elementos. Em caso de desequilbrio nos cinco movimentos, aparecem outros quadros energticos chamados: excesso de dominncia, contradominncia e falta de gerao.

1.6. Principais regras teraputicas : 1.6.1. ) Regra me e filho : Essa regra baseia-se no princpio de que o rgo que fornece energia denominado elemento me, e o rgo que recebe energia de elemento filho; ou ainda, o rgo (ou funo) gerador a me e o rgo gerado o filho. Quando desejamos

tonificar uma funo , tonificamos o elemento me, e quando desejamos sedar uma funo devemos sedar o filho. Assim sendo podemos utiliz-la de vrias maneiras : a ) Na grande circulao de energia A energia flui sem cessar na seguinte ordem: Pulmo - intestino grosso estmago - bao pncreas - corao - intestino delgado - bexiga - rim - circulao sexo - triplo aquecedor - vescula biliar e fgado. Assim sendo, para tonificarmos, por exemplo, o corao, teremos que tonificar o elemento me, que o bao pncreas. b ) Nos pontos de um mesmo meridiano. (pontos shu). Cada ponto est relacionado a um elemento, como j foi descrito. Aplicando-se a regra me filho no meridiano do corao, por exemplo, poderemos sed-lo usando o ponto I (filho), ou tonific-lo usando o ponto ting (me). c ) No ciclo de gerao dos cinco elementos. Desse modo, se por exemplo, o corao est debilitado temos que tonificar sua me (fgado) e se est sobrecarregado devemos sedar seu filho (bao-pncreas). 1.6.2. ) Regra meio-dia meia-noite Essa regra se baseia na disposio dos rgos e vsceras de acordo com a direo da corrente de energia e com o horrio de atividade mxima de cada rgo : pulmo de 3 as 5 horas ; bexiga de 15 as 17 horas intestino grosso de 5 as 7 horas ; rim de 17 as 19 horas estomago de 7 as 9 horas ; Cs de 19 as 21 horas bao-pncreas de 9 as 11 horas ; Ta de 21 as 23 horas corao de 11 as 13 horas ; vescula de 23 as 01 horas intestino delgado de 13 as 15 horas ; fgado de 01 as 03 horas. A tonificao de qualquer rgo provoca a sedao do rgo que se acha em oposio horria. O mesmo vlido para sedao. Assim, a tonificao do estmago provoca a sedao da funo de circulao-sexo, ou ainda, a tonificao do cs provoca a sedao do estmago. 1.6.3. ) Regra esposo esposa. Essa regra baseia-se na disposio pulsolgica dos rgos e vsceras Os rgos do pulso esquerdo correspondem ao esposo e os do pulso direito esposa. O esposo domina a esposa. Assim, a tonificao do intestino delgado seda o intestino grosso. pulso esquerdo pulso direito int. delgado int. grosso corao pulmo vescula biliar estmago fgado bao pncreas bexiga triplo aquecedor rim circulao sexo

Elemento rgo/vscera sabor

Madeira F / Vb cido Fogo C / Id amargo Ta / Cs Metal P / Ig picante Terra Bp / E doce gua R / B salgado Em geral, o sabor correspondente do rgo tonifica se houver insuficincia da funo. Se o rgo estiver em excesso o sabor correspondente agravar o quadro e tambm atacar o rgo dominado, segundo o ciclo de destruio (Ko). (Faubert et Crepon , 1990). Quando uma funo est em excesso, os alimentos correspondente ao rgo dominado no ciclo Ko tero efeitos reguladores. Assim sendo teremos : rgo F , Vb C , Id Bp , E P , Ig R,B Sabor tonificante cido amargo doce picante salgado Sabor Sedante doce Picante Salgado cido amargo

A menos que haja uma doena grave, no se deve suprimir completamente um sabor correspondente de um rgo. Um regime equilibrado, aquele que garante uma parte igual para cada sabor. Segundo o So Ouenn (cap. V) o sabor dos alimentos Yin e a energia Yang. Diz ainda, que alimentos de sabor forte so Yin, a que menos forte Yin no Yang. a energia que forte Yang; a energia menos forte Yang no Yin. (Faubert et Crepon , 1990). O sabor picante, relacionado com os pulmes, e o sabor doce, relacionado com o bao, se exalam e se transformam em Yang.So portanto Yin de Yang. O sabor cido, ligados ao fgado e amargo ligados ao corao, descem e vo para o Yin. So portanto Yin de Yin. O salgado smbolo da nutrio Yang, pode decomposto em dois sabores : amargo, portanto Yin, e picante, portanto Yang. Excessos de Yin so corrigidos pelo acrscimo de Yang, e excessos de Yang so corrigidos pelo acrscimo de Yin. (Faubert et Crepon).

Pgina Anterior

Tabela dos Cinco Elementos


Elemento Madeira Fogo Terra Metal Picante, Sabor cido Amargo Doce acre, pungente Direo Perodo do dia Leste Sul Centro Comeo da Manha Meio-dia tarde Final do Perodo do ano Clima Primavera Vero vero Vento Fgado e Meridianos vescula biliar Quente Circulaosexo e triplo aquecedor Das 11 s Das 23 s 3 Horrio privilegiado 15, das 19 horas s 23 Fgado e rgos vescula biliar rgo sensvel olhos Gnadas Pituitria Glndulas endcrinas (testculos e (hipfise) ovrios) Tendes, Vasos Partes governadas ligamentos sangneos e msculos Orifcios Dos olhos Ouvidos Boca Nariz crebro Genitais, Lbios Pele medulas, Ossos, Timo Tiride Adrenais Corao e intestino delgado lngua Estmago, bao, pncreas Boca Pulmo e Rins e intestino bexiga grosso Nariz Orelhas horas horas 19 horas Das 7 s 11 Das 3 s 7 Das 15 s mido Estmago, baopncreas Seco Pulmo e Rins e intestino bexiga grosso Frio Outono inverno Anoitecer Noite Oeste Norte Salgado gua

uretra, nus Manifestae s Secreo fluida Componente bioqumico Vitaminas Unhas Lgrimas Tez Suor Eletrlitos, Gordura estimulantes A, B12 B3, B5, C Sdio, Minerais Cobre, ferro Potssio Alegria, Planejament Atitude o e deciso comunicao , calor humano Tristeza, Poder garantido autocontrole pesar arrotar Esprito Faculdades Qualidade sutil espirituais Esprito divino Idias e animal, opinies inferior Raiva, Emoes negativas irritao, impacincia Euforia, hiperexcita o Preocupa Melancolia, o, crtica, depresso suspeita Picante, Ranoso, Cheiro suspeito Chamuscado ftido enjoativo o o Grunhido, Soluante, Som da voz Gritado Risonho Melodioso choroso bufo Cor verde Com Sonhos rvores, cogumelos, Vermelha Com risos, fogo, medo, multido Amarela Com fome, sede, msica, Branca Com assassinato s, pavor, Azul, preto Com gua, barcos, abismo resmungo, Perfumado, nauseabund decomposi De Medo ambio Vontade, Garantido, Tossir Tremer Reflexo, simpatia Ordenao, ritmo Perseveran a, fora zinco B1, B6 Mangans, Fsforo clcio E D Magnsio, Carboidrato protena gua Carne Saliva Plos Muco Cabelo Cuspe

brigas, cortes

corpo pesado, runas

choro, flutuar

Planeta

Jpiter Quarto

Marte

Saturno

Vnus Quarto

Mercrio

Fase da lua

Cheia crescente L 8 Metal / gua / sabor D 7

Decrescente minguante F 5 Sol 9 Fogo / Madeira / sabor sabor cido amargo

Nova

Nota musical Nmero

R 6

Terra / sabor doce

Moderador

sabor salgado picante

Potrebbero piacerti anche