Sei sulla pagina 1di 3

Batalha Espiritual III - Carne X Espírito

RM 8.1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

RM 8.2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

RM 8.3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na

RM 8.4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a

carne, mas segundo o Espírito. RM 8.5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. RM 8.6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. RM 8.7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. RM 8.8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. RM 8.9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

carne;

GL 5.19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, GL 5.20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, GL 5.21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. GL 5.22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. GL 5.23 - Contra estas coisas não há lei. GL 5.24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e

Batalha Espiritual III - Carne X Espírito

concupiscências. GL 5.25 - Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. GL 5.26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Bem irmãos em Cristo, a Paz do Senhor Jesus, vamos analisar nestas duas passagens, uma grande luta espiritual, uma luta que somente vivendo em Cristo iremos vencer!

Primeiramente devemos destacar uma questão muito séria, sobre uma condenação, mas que condenação é esta e como fazer para nos livrarmos dela.

A Palavra do Senhor nos diz que não existe condenação se estivermos andando segundo o Espírito, ou seja, em Cristo! Sabemos que fora Dele não há salvação! Então estamos numa batalha diária, uma batalha que somente os vencedores em Cristo não serão condenados. Fica bem claro que para aqueles que preferem andar segundo a carne, buscam a morte e os que buscam andar segundo o Espírito alcançarão vida e paz (RM 8.6) sem contar que andar segundo a carne é inimizade contra Deus! (RM 8.7) Então vamos identificar segundo a Palavra de Deus quais são estas inimizades (GL 5:19):

Adultério-> Ato ou desejo de estar com outra pessoa que não seja o conjugue Prostituição-> Ato ou efeito de prostituir-se, tornar-se devasso, corromper, desmoralizar, vender o corpo Impureza->Sujo, imundo, imoral, obsceno Lascívia->Luxúria, entrega aos prazeres carnais, sensualidade Idolatria->Adoração a ídolos, avareza, tudo que substituí a glória de Deus, adorar uma pessoa, uma imagem de escultura, uma foto ou coisa semelhante Feitiçaria->Encantamento, rebelião, adivinhação Inimizades/Porfias/disputas/contendas/emulações-> inimizades, disputas, discussão, contenda de palavras Iras->Forte irritação Pelejas/Dissensões/Partidos/Facções-> bando divergente, revoltas Heresias->Doutria diferente do que está na Palavra de Deus Invejas/Ciúmes-> ódio provocado pela alegria ou prosperidade de outro/Medo de perder o

Batalha Espiritual III - Carne X Espírito

que é seu Homicídios->Desejo/vontade de matar a si mesmo o a outro e quando mesmo o faz. Bebedices-> Vício de embriaguez Glutonarias/Orgias-> Festa ou banquete sem controle (alimento/sexual) e coisas semelhantes a estas; acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Bem irmãos, vejo que nesta lista acima dispensamos qualquer tipo de comentários, apenas que não devemos praticá-las. Mas graças a Deus por Jesus Cristo, que nos tirou das trevas para a luz, então Ele nos deixa o fruto do Espírito:

Amor->Afeição/afeto/Compaixão Gozo->Sentir-se bem, prazer Paz-> Tranquilidade da alma Longanimidade-> Paciência para suportar ofensas Benignidade-> Fazer o bem Bondade-> ser misericordioso Fé/Fidelidade-> Leal, fiel no Senhor, sempre e também em tudo. Mansidão-> Brando, moderado Temperança-> Domínio próprio

Conclusão Devemos andar segundo o Espírito de Deus sempre, buscando sempre, mesmo que seja muito difícil, mesmo que doa em nossa carne, mas é essencial para termos uma comunhão com o Senhor, e assim Ele estará em nós.

Mas lembre-se, o mais importante para Jesus é que sejamos uma nova criatura.

GL 6.15- Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

Amém