Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL- UNIJUI DCV- Departamento de Cincias da Vida Curso de Nutrio Disciplina

de Metabolismo Energtico: Aspectos Nutricionais e Bioqumicos Ministrante: Eva Boff Acadmicas: Isabel Steffenon Weber e Mariane Bach

Fosforilao Oxidativa tambm muito conhecida como cadeia transportadora de eltrons, que formado por complexos proticos, (ou centros redox- de reduo-oxidao), que se localizam nas mitocndrias, mais precisamente nas na membrana interna das mesmas. Esto estreitamente relacionados com grupos prostticos que so capazes de doar ou receber eltrons, em reaes de oxidao ou reduo.

OBJETIVO A fosforilao oxidativa de extrema importncia na manuteno do organismo humano. Ela tem por objetivo maior a produo de energia, sob a forma de ATP. essa mesma energia que ser utilizada em todas as nossas atividades dirias, desde respirar, trabalhar, estudar, a atividades que gastam mais energia, como as atividades fsicas.

REAES OU COMPLEXOS DE OXIDAO-REDUO E TRANFERNCIA DE ELTRONS As reaes redox envolvem sempre a transferncia de eltrons. Um doador de eltrons, sempre na forma reduzida passa para um aceptor de eltrons na forma oxidada. Assim sendo, oxidao a perda de eltrons, e reduo o ganho de eltrons. Na cadeia transportadora de eltrons, estes so repassados sempre do menor para o maior potencial-padro de reduo. Assim, quanto mais negativo o potencial (medido em volts) maior a capacidade de doar eltrons. Quando os eltrons so repassados na cadeia, h a liberao da energia livre, em quantidade suficiente para sintetizar ATP a partir do ADP e do Pi, por meio da fosforilao oxidativa. J os transportadores de eltrons funcionam em complexos multienzimticos conhecidos como: NADH-coenzima Q oxidorredutase (no complexo I), succinato-

coenzima Q oxidorredutase (no complexo II), coenzima Q-citrocomo c oxidorredutase (no complexo III) e citrocomo c oxidase (no complexo IV). Os grupos prostticos transportadores de eltrons associados aos complexos proticos so: nucleotdeos da nicotinamina (NAD+ ou NADP+), nucleotdeos da flavina (FMN ou FAD), ubiquinona (coenzima Q), citrocomos e protenas ferro-enxofre. COMPLEXOS Complexo I: transfere eltrons do NADH para a ubiquinona Nesta etapa catalisada a transferncia de dois eltrons dos NADH para a ubiquinona. O NADH provm das reaes do ciclo do cido ctrico e da oxidao de cidos graxos. O complexo I a maior protena transportadora de eltrons, sendo constitudo de 43 cadeias polipeptdicas diferentes. Contm um a molcula de FMN e sete centros ferro-enxofre. Durante a transferncia dos dois eltrons acima citados, quatro prtons so translocados da matriz mitocondrial para o espao intermembrana.

Complexo II: succinato-coenzima Q oxidorredutase Atravs de uma via independente do complexo I, eltrons com um potencial relativamente alto entram na cadeia transportadora de eltrons, utilizando-se para isso do complexo succinato-coenzima Q oxidorredutase (complexo II) que tambm o responsvel por catalisar a reduo da CoQ a CoQH2. Os grupos redox incluem o FAD, protenas Fe-S e o citrocomo b560. O FADH2 formado no ciclo do cido ctrico pela oxidao do succinato a fumarato com a enzima succinato-desidrogenase, que pertence ao complexo II. Assim, ao FADH2 que produzido no deixa o complexo mas os seus eltrons so transferidos para as protenas Fe-S e a seguir para a CoQ para entrar na cadeia. Da mesma forma, o FADH2 da glicerol-fosfato-desidrogenase e acilCoA-desidrogenase transferem seus eltrosn, tambm de alto potencial para CoQ formando CoQ2. O complexo II no bombeia eltrons atravs da membrana mitocondrial, pois a variao de energia livre insuficiente. Assim forma-se menos ATP pela oxidao do FADH2 que pela do NADH. E, apesar dos seus nomes indicam, os complexos I e II no operam em srie, mas, ambos atingem o mesmo resultado.

Complexo III: transfere eltrons da CoQ2 para o citrocomo c

O complexo III, ou CoQ-citrocomo c oxidorredutase ou citrocomo bc1 catalisa a transferncia de eltrons da CoQH2 para o citrocomo c com o transporte de prtons da matriz mitocondrial para o espao intermembranas. Este complexo enzimtico formado por no mnimo oito protenas diferentes, incluindo dois tipos de citrocomo b que apresentam potenciais de oxidorreduo diferentes, um citrocomo c1 e uma protena Fe-S. Devido composio esse complexo tambm pode ser chamado de complexo citrocomo bc1. Os citrocomos se localizam na membrana mitocondrial interna e so protenas transportadoras de eltrons que se caracterizam por terem um grupo heme (ferroprotoporfirina) como grupo prosttico, o que permite variaes na sua estrutura. De acordo com os ciclos de catalisaes os tomos de Fe dos citrocomos oscilam entre o estado oxidado e o reduzido. Os citrocomos se classificam de acordo com suas cadeias laterais em classes a,b e c. A CoQ reoxidada pelo citrocomo b. O centro reagente deste intermedirio redox o tomo de Fe do complexo porfirnico. A reaes redos de todos os citrocomos envolvem a oxidao e a reduo de Fe.

Complexo IV: oxida o citrocomo c e reduz o O2 O complexo IV (citrocomo e oxidase) catalisa a transferncia de quatro eltrons do citrocomo at o oxignio que vai formar a gua. Nos mamferos os centros redox deste complexo incluem grupos heme e ons cobre situados entre as 13 subunidades em cada metade do complexo dimrico. Cada eltrom transferido do citrocomo c para o centro redox do CuA, que contm dois ons Cu, e ento para o grupo heme a. Depois disso, o eltron viaja para um centro binuclear. A reduo do O2 a H2O consome quatro prtons da matriz mitocondrial. O citrocomo c oxidase tambm transloca dois prtons da matriz para o espao intermembrana. O mecanismo responsvel por esta fase no est totalmente esclarecido, pois a presena de ons de cobre crtica para a transferncia final dos eltrons para o oxignio.

Energia livre da transferncia dos eltrons do NADH para o O2

A energia livre, a que sobra, o que mais interessa na cadeia transportadora de eltrons, pois isso que vai indicar quanta energia teremos no final disponvel para a utilizao biolgica. Ela calculada pela equao: G0,=-nFE0,

Nesta equao: G0,: a variao da energia livre padro n: o nmero de eltrons transferidos por mol de reagente convertido. n sempre 2. F: a constante de Faraday (23,05Kcal/ V.mol) E0,: variao de potencial padro de reduo No resultado final, em Kcal/mol so necessrios 7,7 para fazer 1 ATP. Sempre apenas um ATP gerado, mesmo que haja energia para mais. Neste caso a energia restante utilizada para a manuteno do calor corporal.

INIBIDORES Os chamados inibidores so venenos que impedem o transporte dos eltrons. Dessa forma no h a formao de ATP. So eles: Rotenona: ocorre no complexo I Cianeto: ocorre no complexo IV Oligomicina: ocorre no complexo V Malonato: ocorre no complexo II Antimicina A: ocorre no complexo III

Desacopladores Os desacopladores agem aumentando a velocidade do transporte de eltrons, consumindo assim mais oxignio, mas no resultado final no h a produo de ATP. Na verdade h energia, mas esta no se converte em ATP, assim, toda ela se tranforma em calor e h um aumento considervel na temperatura corporal. Um exemplo de desacoplador o dinitrofenol.

Potrebbero piacerti anche