Sei sulla pagina 1di 4

Micronutrientes em cana-de-acar: a fome oculta dos canaviais

http://www.infobibos.com/Artigos/2009_3/MicronutrientesCana/Index.htm

Infobibos - Informaes Tecnolgicas - www.infobibos.com

MICRONUTRIENTES EM CANA-DE-ACAR: A FOME OCULTA DOS CANAVIAIS

Estvo V. Mellis Jos A. Quaggio

O agronegcio canavieiro desempenha papel importante na economia do Brasil, colocando o Pas em posio de destaque internacional em programas de substituio de combustveis fsseis. A produtividade agrcola da cana-de-acar tem apresentado aumentos expressivos no Pas, mas a produtividade mdia de 80 t ha-1 ainda baixa e poder ser melhorada. Um dos fatores que contribui para essa baixa

produtividade a expanso da cultura em reas com solos de baixa fertilidade, especialmente no Estado de So Paulo. Esses solos exigem manejo mais aprimorado da fertilidade para se obter produes

economicamente viveis. Portanto, alm da correo da acidez do solo com a calagem, adubao NPK e rotao de culturas com leguminosas como a soja, amendoim ou adubos verdes, os micronutrientes boro, cobre, mangans, molibdnio e zinco esto se tornando a cada dia mais necessrios produtividade e qualidade da cana.

O IAC foi pioneiro na pesquisa com micronutrientes em cana-de-acar no Brasil no incio dos anos 60. Porm, naquela poca no foi observado ganho de produtividade. A partir de 1975, com a criao do pr-lcool, a pesquisa com micronutrientes comeou a despertar maior interesse. Naquela poca a cultura da cana teve grande expanso no pas, especialmente no Estado de So Paulo, passando a ser cultivada no somente em reas tradicionais, mas tambm em solos de baixa fertilidade. Embora as pesquisas com micronutrientes em cana tenham aumentado nesse perodo, pouqussimos trabalhos apresentaram resultados positivos aplicao de micronutrientes. Caso raro de resposta, com ganhos de produtividade de at 40 toneladas por hectare, foi obtido com a adubao da cana-planta com cobre em solos de tabuleiro costeiro, que tm baixssima fertilidade natural. Porm, esses resultados ficaram restritos a essa regio e no ocorreram nos demais estados produtores, bem como em outros pases, onde foram conduzidos tambm ensaios com objetivos semelhantes. Isso fez com que essa prtica ficasse esquecida nos programas de adubao da cana-de-acar em todo o mundo.

Novas variedades e melhorias no manejo da cultura tm proporcionado ganhos expressivos de produtividade na cana-planta que, em alguns casos, chegam a ultrapassar 200 t.ha-1. Com a intensificao da produo, mesmo em reas tradicionais, com solos mais frteis, as reservas de micronutrientes do solo esto sendo exauridas principalmente devido generalizao da prtica do uso de fertilizantes qumicos concentrados, sem reposio dos micronutrientes que so removidos com as colheitas. Alm disso, a cana-de-acar apresenta freqentemente o fenmeno da fome oculta em relao aos micronutrientes, ou seja, a deficincia existe, limitando economicamente a produtividade, mas a planta no mostra sintomas visveis.

Ao analisar grande nmero de amostras de solo de canaviais de diversas regies tradicionais de produo de cana, os responsveis pelo Laboratrio de Anlises de Solo do IAC, bem preparado para analisar os micronutrientes em solos, concluram que os teores de micronutrientes estavam extremamente baixos na maioria das reas de produo. Esses fatos associados baixa produtividade da cana-de-acar nesses solos foram a motivao para o incio do projeto Micronutrientes em Cana-de-Acar, coordenado pelos Pesquisadores Jos A. Quaggio e Estevo V. Mellis, do Centro de Solos e Recursos

1 de 4

18/04/2011 13:43

Micronutrientes em cana-de-acar: a fome oculta dos canaviais

http://www.infobibos.com/Artigos/2009_3/MicronutrientesCana/Index.htm

Ambientais do IAC e que conta com apoio financeiro da FAPESP.

Alm dos pesquisadores do IAC participam tambm do projeto treze unidades produtoras de acar e lcool do Estado de So Paulo: Usina Branco Peres, Usina Moema, Usina Batatais, Usina So Joo, Usina da Pedra, Usina Nova Amrica, Usina Cocal, Usina Guara, Usina Colorado, Grupo Virgulino Oliveira (Unidades Jos Bonifcio e Itapira), Usina Guarani, Usina Vista Alegre e Grupo Cosan (Unidade Costa Pinto).

O objetivo da pesquisa avaliar a resposta da cultura da cana-de-acar adubao com micronutrientes (boro, cobre, mangans, molibdnio e zinco) em solos do Estado de So Paulo, especialmente em solos de baixa fertilidade. Foi adotada uma nova estratgia de experimentao em relao s pesquisas anteriores, baseada em doses mais elevadas (suficientes para 3 a 4 anos) e fontes solveis desses micronutrientes e, portanto, prontamente disponveis para as plantas. Assim, entre 2006 e 2008 foi instalada uma rede de quinze ensaios em diferentes ambientes de produo de cana, das mais importantes regies canavieiras do Estado de So Paulo.

Os tratamentos foram constitudos por doses de micronutrientes que, com exceo do boro, foram aplicados no sulco de plantio da cana, utilizando-se os sulfatos como fonte dos micronutrientes cobre, mangans e zinco, brax como fonte de boro e molibdato de amnio como fonte de molibdnio.

Independente do tipo de solo e variedade empregada, a cana-planta apresentou ganhos expressivos de produtividade com a aplicao de micronutrientes, principalmente para zinco, molibdnio e mangans. O zinco foi o micronutriente que proporcionou os maiores ganhos de produtividade mdia de 17 % de

aumento , em relao s parcelas que no receberam aplicao de micronutrientes. Para o molibdnio e o mangans, os ganhos mdios de produtividade foram de 14 % e 12 % respectivamente.

Figura 1 Efeito da aplicao de micronutrientes em cana-de-acar.

2 de 4

18/04/2011 13:43

Potrebbero piacerti anche