Sei sulla pagina 1di 8

Linha do tempo Brasil Colonial - A existncia do petrleo no Pas j era computada durante os tempos do regime imperial.

Naquela poca, o Marqus de Olinda cedeu o direito a Jos Barros de Pimentel de realizar a extrao de betume nas margens do rio Marau, na Bahia. At as primeiras dcadas do sculo XX, alguns estudiosos e exploradores annimos tentaram perfurar alguns poos de petrleo sem obter xito. 1919 - Realizada a primeira perfurao pelo Servio Geolgico e Mineralgico do Brasil (SGMB), no municpio de Mallet (PR). O poo chegou aos 84 metros, mas foi abandonado no ano seguinte. 1927 Foi proposta legislao especfica para o setor petrolfero, na qual reservava a propriedade do subsolo e a explorao do petrleo somente a brasileiros natos. 1937 - Assinada a Nova Constituio do Pas, que estabelecera que as concesses para explorao das riquezas minerais s poderiam ser estendidas "a brasileiros, ou empresas constitudas por acionistas brasileiros". 1938 - Assinado o Decreto-lei n 366 que acrescentava novo ttulo ao Cdigo de Minas, instituindo o regime legal de jazidas de petrleo e gases naturais, e tambm o Decreto-lei n 395, que criava o Conselho Nacional do Petrleo (CNP). 1939 - Primeira descoberta de petrleo no Brasil, realizada pela Diviso de Fomento da Produo Mineral, rgo do Departamento Nacional da Produo Mineral (DNPM), no poo n 163, localizado em Lobato, no Recncavo Baiano. A descoberta foi considerada sub-comercial. 1941 - Descoberto em Candeias (BA) o primeiro campo comercial de petrleo do pas, este ano tambm marcado pelo decreto-lei n 3.236, que resguarda Unio a propriedade de todas as jazidas de petrleo e gases naturais encontradas em territrio nacional. Nesta poca foram descobertos campos de gs natural em Aratu e de petrleo em Itaparica, ambos no Recncavo Baiano. 1945 - O Conselho Nacional do Petrleo (CNP) defende a presena de capitais estrangeiros na indstria do petrleo, e aprova a participao de companhias privadas de capital nacional no refino do petrleo importado. 1947 Incio da campanha O petrleo nosso. Tal campanha pela autonomia brasileira no campo do petrleo foi uma das mais polmicas da histria do Brasil

republicano, perdurando de 1947 a 1953. O Pas dividiu-se entre aqueles que achavam que o petrleo deveria ser explorado exclusivamente por uma empresa estatal brasileira e aqueles que defendiam que a prospeco, refino e distribuio deveriam ser atividades exploradas por empresas privadas, estrangeiras ou brasileiras. 1951 - Presidente Getlio Vargas envia ao Congresso projeto de criao da Petrleo Brasileiro S.A. Petrobras. 1953 Getlio Vargas assina a Lei 2004, que cria a Petrobras (3 de outubro). 1954 Petrobras inicia atividades (10 de maio). 1955- Entra em operao a Refinaria Presidente Bernardes, em Cubato, SP - Descoberta de petrleo em Nova Olinda (AM), mais tarde considerada subcomercial. 1956 Incio de operao do Terminal de Madre de Deus, na Bahia, que torna possvel exportar para Cubato o excesso de petrleo produzido no estado - Esforo para adquirir no mercado interno quantidades cada vez maiores de materiais e equipamentos. A RPBC adquiriu no pas 78% de seus suprimentos. 1961 Entra em operao a Refinaria Duque de Caxias, RJ, que propiciou a autosuficincia na produo dos principais derivados. - Inaugurado o primeiro posto da Petrobras, em Braslia, DF - Iniciada explorao da plataforma continental, do Maranho ao Esprito Santo. 1962 Monoplio estatal estendido importao e exportao de petrleo e derivados. - Marco da produo de 100 mil bdp alcanado. 1963 Descoberta do campo petrolfero de Carmpolis (SE). 1966 Criado o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello Cenpes. - Inaugurada a Fbrica de Asfalto de Fortaleza, mais tarde denominada Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor). 1967 Constituda a primeira subsidiria, Petrobras Qumica S.A. Petroquisa. 1968 Perfurado o primeiro poo submarino na Bacia de Campos, RJ. Realizada primeira descoberta de petrleo no mar, o campo de Guaricema, SE.

Inauguradas as refinarias Gabriel Passos, em Betim (MG) e Alberto Pasqualini, em Canoas (RS). 1971 Criada a subsidiria Petrobras Distribuidora S.A. 1972 Criada a Petrobras Internacional Braspetro S.A. - Entra em operao I Plo Petroqumico, em So Paulo. - Comea a extrao de leo de xisto, em So Mateus do Sul, PR. - Inaugurada a Refinaria do Planalto, em Paulnia, SP, a maior do Pas. 1974 Descoberto petrleo na Bacia de Campos, RJ (campo de Garoupa). - Aquisio pela Petrobras das refinarias privadas de Capuava, SP e Manaus, AM. 1975 Explorao de petrleo no territrio nacional aberta iniciativa privada, por meio dos contratos de risco. 1976 Criadas duas subsidirias: Petrobras Fertilizantes S.A. Petrofrtil. 1977 Assinado primeiro contrato de risco para explorao de petrleo, com a British Petroleum. - Bacia de Campos (campo de Enchova) comea a produzir. - Inaugurada a Refinaria Presidente Getlio Vargas, em Araucria, PR. 1978 Encontrado campo de gs de Juru, primeira descoberta com possibilidades comerciais na regio amaznica. - Inaugurado o segundo plo petroqumico do Brasil, instalado em Camaari, BA. 1979 Comea a comercializao de lcool hidratado como combustvel para automveis. 1980 Inaugurada a Refinaria Henrique Lage, em So Jos dos Campos, SP. 1981 Instalados, na bacia de Campos, os Sistemas de Produo Antecipada, tecnologia desenvolvida por tcnicos da Petrobrs. 1982 Inaugurado o terceiro plo petroqumico do Brasil, em Triunfo, RS. 1984 Alcanada a meta-desafio de produo de 500 mil barris dirios de petrleo. - Descoberto Albacora, primeiro campo gigante do pas (bacia de Campos, RJ).

- Inaugurado o primeiro Centro Modelo de Combate Poluio no Mar por leo, em So Sebastio, SP. 1985 Descoberta do campo de Marlim, o segundo campo gigante do pas, tambm na bacia de Campos. Descoberta de gs natural, pela Pecten, na bacia de Santos, e de leo pela firma brasileira Azevedo Travassos, na parte terrestre da bacia Potiguar, as nicas efetuadas pelas contratantes de risco. 1986 Lanado o Procap, programa de capacitao tecnolgica para produo em guas profundas e ultraprofundas. - consolidado pela Petrobras o pioneirismo na explorao e produo em guas profundas, com a perfurao de poos em profundidade d'gua superiores a 1.200 metros e produo a profundidades de cerca de 400 metros, o que constitui recorde mundial. 1987 - Descoberta do Campo de Marlin Leste, em lmina dgua de 1.251m e distando aproximadamente 120 km do litoral. 1988 Entra em produo o campo de Rio Urucu, no Alto Amazonas. 1989 Eliminado o chumbo tetraetila de nossa gasolina. 1992 Petrobras ganha o OTC Award, como empresa que mais contribuiu para o desenvolvimento tecnolgico da indstria offshore. 1993 Assinado acordo entre os governos do Brasil e da Bolvia para importao de gs natural boliviano e a construo de um gasoduto de 2.233 quilmetros. - Comea a operar primeira plataforma semi-submersvel totalmente desenvolvida pelos tcnicos da Petrobras (Petrobras XVIII), no campo de Marlim (bacia de Campos). 1995 Aprovada a Emenda Constitucional n 9, flexibilizando o Monoplio da Unio sobre o petrleo e permitindo a contratao de empresas privadas e estatais para executar as atividades. Descoberta do campo gigante de Roncador, na bacia de Campos. - Assinado o contrato de fornecimento de gs boliviano para a Petrobras. 1997 Aprovada a Lei do Petrleo, Lei n 9.478, criando a ANP, o CNPE e introduzindo as regras para a execuo das atividades integrantes do monoplio da Unio sobre o petrleo. - Superada a marca de produo de um milho de barris dirios de petrleo. Inciada construo do gasoduto Bolvia-Brasil.

1998 Assinados primeiros acordos de parceria entre Petrobras e empresas privadas para explorao de petrleo. - Petrobras obtm da Agncia Nacional do Petrleo 397 concesses em blocos exploratrios, de desenvolvimento e campos em produo, correspondendo a 7,1% da rea sedimentar do pas, o que ficou conhecido como Rodada Zero. - Criada a Petrobras Transporte Transpetro. 1999 Inaugurada primeira etapa do Gasoduto Bolvia-Brasil. - Realizada, pela ANP, a 1 Rodada de Licitaes de blocos exploratrios para petrleo e gs natural. - Incio da produo em Roncador, estabelecendo novo recorde mundial de lmina dgua (1.853m). 2000 Petrobras produz petrleo a 1.877 metros de profundidade, no campo de Roncador, recorde mundial - Concludo o Gasoduto Bolvia-Brasil. - Superada produo de 1,5 milho de barris/dia de leo (campo de Marlim produz 500 mil barris dirios, 40% do volume nacional). - Realizada, pela ANP, a 2 Rodada de Licitaes de blocos exploratrios para petrleo e gs natural (so desta Rodada a maioria dos blocos onde foram feitas as descobertas do Pr-sal). - A Shell a primeira empresa privada a comear a explorao de petrleo na Bacia de Campos. 2001 - Petrobras recebe pela segunda vez o OTC Award, mais importante prmio da indstria mundial do petrleo. - Aes da Petrobras so lanadas na bolsa de Nova Iorque. - Descoberta do campo gigante de Jubarte, na Bacia de Campos, em frente ao litoral do Esprito Santo. - Realizada, pela ANP, a 3 Rodada de Licitaes de blocos exploratrios para petrleo e gs natural. 2002 Incio da produo em Jubarte. - Realizada, pela ANP, a 4 Rodada de Licitaes de blocos exploratrios para petrleo e gs natural. 2003 Descoberto o Campo de Mexilho, maior jazida de gs natural na plataforma continental brasileira, na bacia de Santos. - A Shell primeira empresa a produzir petrleo depois da flexibilizao do monoplio estatal, com incio de produo de Bijupir & Salema, na Bacia de Campos. - Realizada, pela ANP, a 5 Rodada de Licitaes de blocos exploratrios para petrleo e gs natural.

-Produo da Petrobras no Brasil e no exterior supera a marca de dois milhes de barris de leo equivalente por dia. 2004 - No dia 30 de dezembro de 2004 um navio-sonda foi enviado Bacia de Santos. Sua misso: perfurar alguns poos pioneiros em busca de leo, no bloco exploratrio BMS-10. A primeira rea escolhida pelos gelogos e geofsicos foi a hoje conhecida como Parati. que ali haviam sido identificadas, acima da camada de sal, rochas arenosas depositadas em guas profundas, com formao semelhante s encontradas na Bacia de Campos, onde esto acondicionadas cerca de 80% das reservas nacionais de petrleo. A idia era comear a explorao no local por essas rochas j conhecidas. Se fosse encontrado leo, o poo seria aprofundado e se chegaria ao pr-sal, onde os tcnicos acreditavam que seriam encontrados grandes reservatrios de petrleo. O projeto foi levado adiante. - Realizada, pela ANP, a 6 Rodada de Licitaes de blocos exploratrios para petrleo e gs natural. 2005 Julho Encontrados os primeiros indcios de petrleo no pr-sal na Bacia de Santos, no bloco BM-S-10 (Parati), no litoral do estado do Rio de Janeiro; - Realizada, pela ANP, a 7 Rodada de Licitaes de blocos exploratrios para petrleo e gs natural. 2006 Julho Encontrada nova jazida de leo leve no bloco BM-S-11 da Bacia de Santos (Tupi); Outubro Divulgados os resultados do teste do primeiro poo perfurado no BMS-11 (Tupi); - Realizada pela ANP a 8 Rodada de Licitaes de blocos exploratrios para petrleo e gs natural, que foi suspensa por duas medidas liminares aps o leilo de poucos blocos. 2007 Maro - Encontrada nova jazida de leo leve na seo pr-sal que deu origem ao campo de Caxaru, no norte da Bacia de Campos; Junho Encontrada nova jazida de leo leve na seo pr-sal do campo de Pirambu, no norte da Bacia de Campos; Agosto Encontrada jazida de leo leve no bloco BM-S-9 Carioca, na Bacia de Santos;

Novembro Concluso das anlises no segundo poo do bloco BM-S-11 (Tupi) indicou volumes recuperveis entre 5 e 8 bilhes de barris de petrleo e gs natural; Dezembro Encontrada nova jazida de leo leve no bloco BM-S-21 Caramba, na Bacia de Santos; - Realizada, pela ANP, a 9 Rodada de Licitaes de blocos exploratrios para petrleo e gs natural, com retirada de blocos situados sobre rea do Pr-sal. 2008 Janeiro Encontrada nova jazida de gs natural e condensado no bloco BM-S-24 Jpiter, na Bacia de Santos; Maio Comprovada presena de leo leve no bloco BM-S-8 Bem-Te-Vi, na Bacia de Santos; Junho Encontrada jazida de leo leve em outra regio do bloco BM-S-9 Guar, Bacia de Santos; Agosto Comprovada presena de leo leve em outra regio do bloco BM-S-11 Iara, na Bacia de Santos.; Setembro (dia 2) Petrobras inicia a produo do primeiro leo da camada prsal, no campo de Jubarte, no norte da Bacia de Campos (ES) (poo ESS-103); Setembro (dia 10) Estimado preliminarmente o volume recupervel da acumulao de Iara, uma rea menor localizada no mesmo bloco de Tupi, em 3 a 4 bilhes de barris de leo leve (30 API) e gs natural. Setembro (dia 24) - Confirmada a ocorrncia de uma grande jazida de leo leve e gs em Jpiter, com a concluso da perfurao do poo localizado a 290 km da costa do RJ e a 37 km a leste de Tupi, na Bacia de Santos; - A petroleira norte-americana Anadarko descobre petrleo na camada prsal do Brasil, a primeira realizada por uma empresa estrangeira como operadora em bloco de explorao no Pas. Novembro - Concluda a perfurao de dois novos poos na seo pr-sal do litoral do Esprito Santo e comprovada expressiva descoberta de leo leve no Parque das Baleias. As descobertas foram feitas em reservatrios do pr-sal localizados abaixo dos campos de leo pesado de Baleia Franca, Baleia Azul, Jubarte e Cachalote. O volume recupervel dessas descobertas estimado entre 1,5 e 2 bilhes de barris de leo leve e gs natural.

Dezembro- Realizada, pela ANP, a 10 Rodada de Licitaes de blocos exploratrios para petrleo e gs natural, composta exclusivamente por blocos situados em terra. 2009 Maro Sancionada a Lei do Gs Abril Comprovada ocorrncia de nova jazida de petrleo no bloco BM-S-9. A acumulao foi encontrada por meio da perfurao do poo 4-SPS-60, denominado Iguau. O consrcio atualmente avalia a descoberta. Maio - Em 1 maio, o Teste de Longa Durao (TLD) de Tupi comea a operar com o FPSO BW (Bergesen Worldwide Offshore do Brasil) Cidade de So Vicente, ancorado a cerca de 290 km da costa. Sua durao ser de 15 meses. Com capacidade mxima para processar 30 mil barris dirios de leo, a produo ser realizada por meio de dois poos, um de cada vez, possivelmente por seis meses cada um, embora ainda dependa de algumas definies tcnicas. Nos trs meses restantes, sero realizados testes complementares. - A petroleira Exxon comunica ANP indcios de petrleo no bloco B-M-S-22 na rea do Pr-sal. Junho - A Petrobras iniciou em 30 de junho de 2009, na Refinaria de Capuava (Recap), em So Paulo, o primeiro refino de petrleo da camada pr-sal da Bacia de Santos. Trata-se de um marco histrico na indstria petrolfera mundial. Com 28,5 API, baixa acidez e baixo teor de enxofre, este petrleo de alta qualidade extrado em condies bastante severas: profundidade de gua de 2.140 metros, mais de 3.000 metros a partir do fundo do mar, abaixo de 2.000 mil metros de camada de sal e a uma distncia de 300 km da costa do estado de So Paulo. O processamento pioneiro deste petrleo permitir comprovar, em escala comercial, os rendimentos e a qualidade de seus derivados.

Potrebbero piacerti anche