Sei sulla pagina 1di 12

Fundamentos Gerais da APF.

Esta ligado diretamente ao usurio, pois ele quem solicita e recebe a funcionalidade a ser desenvolvida, ento partindo deste ponto, temos o incio da contagem de pontos de funo. Observamos vrias regras para mapear capacidade do software de interagir com o usurio e armazenar os seus dados pelas quais destacamos procedimentos e prticas definidos no Counting Practices Manual (COM) que demonstram as funes do software podendo-se ponderar numericamente cada uma delas conforme o seu tipo de complexidade. Termos como funo e funcionalidade originam-se sinnimos nesse contexto. No existe uma tecnologia exata que determina a maneira de sua implementao, ou seja, independente da usada na manuteno do software, devemos utilizar os procedimentos e prticas definidos no CPM para determinar a complexidade do negcio, da viso sistmica e da perspectiva em que o software ser inserido para atender a demanda solicitada. Tendo para si o trabalho elencado no processo de medio, determinando as regras e procedimentos de contagem dentro do princpio de simplicidade, geralmente um software engloba uma grande complexidade que causa uma maior tarefa para podermos efetuar a medida da contagem desses pontos. importante que tenhamos em mente que para efetuarmos a contagem do ponto de funo, faz-se necessrio que tambm visualizamos o software assim como o usurio o faz, isto facilita o entendimento, alinhamento de requisitos e conseqentemente possamos vislumbrar melhor as entradas e sadas de dados, podendo assim efetuar um apontamento com maior preciso. Podemos dizer ento que assim teremos uma viso bem mais

ampla dos envolvidos e conseqentemente maior facilidade no entendimento e apontamento. No se consegue controlar o que no se consegue medir, delineando assim a Anlise de Pontos de Funo (APF) temos uma ferramenta adicional para identificar requisitos omitidos e avaliar a completeza dos requisitos para descobrir defeitos potenciais. Temos um histrico que mostra a APF freqentemente mais eficaz do que walkthroughs com usurios ou peer reviews para identificar o conjunto completo de requisitos funcionais e descobrir defeitos potenciais. De fato, os benefcios obtidos por meio da aplicao da APF aos requisitos funcionais dos usurios podem ser mais valiosos do que o mero tamanho funcional do software. "Pontos de funo medem o tamanho do software atravs da quantificao da funcionalidade provida ao usurio baseando-se somente em desenhos lgicos e especificaes funcionais. (Function Points measure software size by quantifying the functionality provided to the user based solely on logical design and functional specifications). Fonte: http://www.ifpug.org/about/faqs.htm.

O que o 'F' da APF: O que Funo


Devemos aplicar a anlise de pontos de funo com quebra, ou seja, dividimos o sistema em partes (denominadas funes ou funcionalidades), assim poderemos permitir que os usurios uma interao com o sistema , tendo uma viso dos requisitos de transaes utilizadas pelo mesmo. Portanto temos como classificar as funes dos tipos de dados e os tipos de transaes. Temos abaixo um diagrama que ilustra essa hierarquia de classificao dessas funes:

Figura - Hierarquia de funes na APF

Aps termos identificado cada funo devemos avaliar a complexidade de cada uma delas apontando como baixa, mdia ou alta que nos possibilitar determinar a contagem de pontos de funo, abaixo temos outro diagrama demonstrando por exemplo, a contribuio das funes classificadas como entradas externas.

Figura - Exemplo de contribuio de funo na APF

O usurio v, enxerga o software como uma unidade que fundamental nesse processo a referncia para a identificao de todos os tipos de funo. No contexto das regras de contagem, essa referncia materializada na forma da fronteira da aplicao como por exemplo demonstrado abaixo:

Figura - Funes de transaes e dados x Fronteira da Aplicao

Tipos de Requisitos de Software

Existe para determinar esses requisitos a norma ISO/IEC 1443 que distingue trs tipos de requisitos do usurio conforme ilustrao abaixo:

Figura - Tipos de requisitos conforme norma ISO/IEC 1443

Sabemos que a APF se prope a medir apenas os requisitos funcionais, j os outros tipos de requisitos tambm so muito importantes e devem sempre serem considerados numa estimativa de esforo ou custo. Assim, num contrato de desenvolvimento e manuteno de software por PF, o preo (R$/PF) deve contemplar todo o cenrio de requisitos no funcionais que devero ser atendidos. O verdadeiro objetivo de estabelecer uma referncia para derivaes de esforo, prazos e custos para aspectos do software no mensurados pela tcnica de APF, a Prodemge adota uma tabela de itens no mensurveis. Sendo assim temos que a viso do usurio no esttica e na medida em que o ciclo de vida de uma aplicao passa pelos seus diversos estgios com modificaes e implementaes diversas, a sua medio alterada. Contagens anteriores especificao completa de requisitos funcionais so estimativas do tamanho medido nessa ocasio em que realizamos todos esses levantamentos. Exemplos de cada tipo de requisito de software Requisito Funcional: Caso de uso Gerir funcionrio, Caso de uso Apurar freqncia, Caso de uso Apurar resultado do concurso Requisito de Qualidade: o Usabilidade: paginao, ordenao, calendrio pop-up. o Desempenho: tempo de resposta para uma funcionalidade. o Confiabilidade: Segurana acesso, segurana dos dados. Requisito Tcnico: verso do navegador em que o sistema ir executar.

Tipos de Entidades de Dados


A Anlise de Pontos de Funo trabalha com trs tipos de dados: Dados do Negcio Dados de Referncia Dados de Cdigo Temos nas primeiras duas categorias de entidades que so normalmente identificadas para satisfazer os Requisitos Funcionais do Usurio, e como tais, estas entidades sero analisadas para contagem como arquivos lgicos. J a terceira categoria de dados demonstrada aqui como Dados de Cdigo, esta existe normalmente para satisfazer requisitos tcnicos mais propriamente do que requisitos funcionais. Vamos a seguir demonstr-las para auxiliar em nossa identificao.

Dados de Negcio
Esses chamados de Dados de Negcio, podem tambm ser referenciados como Dados Centrais do Usurio (Core User Data) ou Objetos de Negcio. Estes tipos de dados refletem a informao necessria para ser guardada e recuperada pela rea funcional tratada pela aplicao. Esses Dados de Negcio normalmente representam um percentual significativo das entidades identificadas tendo a maior parte com as seguintes caractersticas:

Lgicas: o Obrigatrio para a operao da rea funcional do usurio; o Identificvel pelo usurio (normalmente por um usurio do negcio); o Mantido pelo usurio (normalmente por um usurio do negcio);

o Armazenam Dados Centrais do Usurio para auxiliar as transaes do negcio o Muito dinmico operaes normais do negcio fazem com que eles sejam regularmente referenciados, includos, alterados e excludos rotineiramente. o Reportvel. Fsicas: o Tm campos chave e normalmente muitos atributos o Podem ter de zero a inumerveis registros Exemplos: o Arquivo de Cliente, Arquivo de Nota Fiscal, Arquivo de Funcionrio, Arquivo de Funo o Arquivo de Funo, dentro do Sistema de Gerenciamento, deveriam incluir itens como: Nmero da Funo Nome da Funo Nome da Diviso Data de Incio na Funo, etc.

Dados de Referncia
Esses dados so armazenados para auxiliar as regras de negcio para a manuteno dos Dados de Negcio. Citamos como exemplo em uma aplicao de Folha de Pagamento eles devem ser os dados armazenados de Taxas de Impostos Governamentais para cada faixa salarial e a data em que a taxa do imposto se tornou efetiva. Normalmente os Dados de Referncia representam um pequeno percentual das entidades identificadas. A maior parte tem as seguintes caractersticas: Lgicas:

o Obrigatrio para a operao da rea funcional do usurio o Identificvel pelo usurio (normalmente por um usurio do negcio) o Normalmente mantido pelo usurio (normalmente por um usurio administrativo) o Normalmente criado quando a aplicao instalada pela primeira vez e mantido intermitentemente o Armazena os dados para auxiliar nas atividades centrais do usurio o Pouco dinmico ocasionalmente altera em resposta a mudanas no ambiente das reas funcionais, processos funcionais externos e/ou regras de negcio. o Transaes processando Dados de Negcio freqentemente necessitam acessar os Dados de Referncia Fsicas: o Tm campos chave e muitos atributos. o Normalmente pelo menos um registro ou um nmero limitado de registros. Exemplos: o Tarifas da Funo, Tarifas Abatidas, Tarifas dos Impostos, Dissdio o Arquivo de Tarifas da Funo armazena informaes sobre as tarifas a serem pagas para cada tipo de funo e a habilidade exigida para aquele tipo de funo Tipo da Funo Situao, Tarifa do Cargo, Data Efetiva (1:n) Descrio da habilidade da Funo (1:n)

Dados de Cdigo

Sabemos que o usurio nem sempre especifica diretamente os Dados de Cdigos, e que s vezes chamados de Lista de Cdigos ou Dados de Traduo. J em outros casos ele identificado pelo desenvolvedor em resposta a um ou mais requisitos tcnicos do usurio. Os dados de cdigo fornecem uma lista de valores vlidos que um atributo descritivo pode ter. Tipicamente os atributos dos Dados de Cdigos so Cdigos, Descrio e/ou outros atributos padro descrevendo o cdigo. Exemplo: abreviao comum, data inicial, data final, dados de trilha de auditoria etc. Se usarmos os cdigos em Dados do Negcio, faz-se necessrio ter um meio de traduo para converter o cdigo em alguma coisa mais familiar ao usurio. A fim de satisfazer requisitos tcnicos, os desenvolvedores muitas vezes criam uma ou mais tabelas contendo os Dados de Cdigos. Claro que o cdigo e sua referida descrio tm o mesmo significado. Sem uma descrio, o cdigo nem sempre pode ser entendido claramente. A diferena chave entre Dados de Cdigos e Dados de Referncia : Com Dados de Cdigo, voc pode substituir um pelo outro sem alterao do significado dos Dados do Negcio. Ex.: Cdigo do Aeroporto X Nome do Aeroporto, Cdigo da Cor X Descrio da Cor. Com Dados de Referncia voc no pode substituir (Ex.: Cdigo do Imposto com a Alquota do Imposto). Temos na maior caractersticas: Lgicas: o Dados so obrigatrios para a rea funcional, mas armazenado opcionalmente como um arquivo de dados o Geralmente no identificado como parte dos requisitos funcionais; ele normalmente identificado como parte do projeto para satisfazer requisitos tcnicos; o s vezes mantidos pelo usurio (normalmente por um usurio do suporte); o Armazenam dados para padronizar e facilitar atividades do negcio e transaes do negcio; parte dos Dados de Cdigo as seguintes

o Essencialmente esttico apenas alterado em resposta a mudanas na maneira que se opera o negcio; o Transaes do negcio acessam Dados de Cdigo para melhorar casos de entradas de dados, melhorar a consistncia de dados, garantir integridade de dados, etc.; o Se reconhecido pelo usurio: s vezes considerado como um grupo do mesmo conjunto de dados; Pode ser mantido utilizando a mesma lgica de processamento Fsicas: o Constitui-se de campos chave e normalmente um ou dois atributos apenas (cdigo e descrio). o Tipicamente tem um nmero estvel de registros. o s vezes desnormalizado e armazenado em uma tabela fsica com outros Dados de Cdigo. o Pode ser implementado de diferentes formas (ex.: em uma aplicao separada, dicionrio de dados ou hard-coded dentro de um software). Exemplos: o Estado: Cdigo do Estado Descrio do Estado o Tipo de Pagamento: Cdigo do Tipo de Pagamento Descrio do Tipo de Pagamento

Determinar o Tipo de Contagem


Dando incio ao primeiro passo no processo de contagem, sendo que existem trs tipos de contagem: contagem de PF de projeto de desenvolvimento, de aplicaes instaladas e de projetos de manuteno. Veja o fluxo abaixo:

Identificar o Escopo da Contagem e a Fronteira da Aplicao

Quando determinamos e identificamos o escopo da contagem, a fronteira da aplicao e identificar os requisitos funcionais. Neste segundo passo para contar ponto de funo est includo vrios procedimentos muito importantes aps a identificao e juno da documentao para a respectiva avaliao. Considere os seguintes itens a serem identificados: Determinar o propsito da contagem, Determinar o escopo da contagem, e Identificar a fronteira da aplicao. Conhecer estes itens so fundamentais para a identificao e classificao dos dados e das transaes que estaro na contagem de pontos de funo. Uma medida de tamanho funcional obtida a partir da contagem para ser utilizada como uma resposta a uma pergunta de negcio vinda de um propsito. a pergunta de negcio que determina

o propsito da contagem. As contagens de ponto de funo podem ser identificadas, conforme baseado em seu propsito, em um dos trs tipos: Projeto de desenvolvimento, ou Projeto de melhoria, ou Aplicao. Aps a determinar o propsito da contagem define-se o tipo de contagem a ser executada e, com base nisso determina-se o escopo da contagem para identificar o conjunto dos requisitos funcionais do usurio que devem estar includos na contagem de pontos de funo. Depois de determinar o escopo da contagem, necessrio identificar a fronteira da aplicao para poder definir o que pertence ou no aplicao que est contada e com isso conseguir identificar o que entra e o que sai da aplicao. Veja a imagem abaixo para termos uma melhor viso do processo.

Abaixo, demonstramos tpicos referentes a contagem: Projetos de desenvolvimento

Uma nova aplicao Devem ser contabilizadas as funcionalidades disponibilizadas para o usurio e tambm as existentes no processo de converso de dados. Projetos de melhoria Manuteno So contabilizadas as melhorias, correes ou adaptaes em projetos existentes; Funes adicionais Aplicao Contagem para uma aplicao instalada utilizadas para avaliao de aplicaes j existentes.

Referncias:
Tom de Marco Controlling Software Projects Yourdon Press, 1982 Adaptado/atualizado pelo segundo autor, a partir do artigo originalmente publicado em Crosstalk em fevereiro de 2001, sob o ttulo Applying Function Point Analysis to Requirements Completeness. Tambm anteriormente publicado sob o ttulo Double Duty Metrics: Using Functional Sizing to Gauge Requirements Completeness, por Carol Dekkers e Mauricio Aguiar, Cutter IT Journal, Vol. 13, No. 5, maio de 2000. "A estimativa de tamanho de software o corao do processo de estimativas de um projeto de software" . (PUTMAN,1992) VAZQUEZ, C. E.;SIMES, G. S; ALBERT, R. M. Anlise de Pontos de Funo Medio, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software. 3.ed. So Paulo: Editora rica, 2005.

Potrebbero piacerti anche