Sei sulla pagina 1di 9

48

ANO A

DOMINGO DE PSCOA DA RESSURREIO DO SENHOR

Missa no Dia de Pscoa

arssimos irmos e irms em Cristo: Neste dia santssimo da Ressurreio do Senhor, em que o Esprito nos faz homens novos, oremos ao Pai para que a alegria da Pscoa se estenda ao mundo inteiro, dizendo (ou: cantando), com f:
R. Pela Ressurreio do vosso Filho, ouvi-nos, Senhor. Ou: Abenoai, Senhor, a vossa Igreja. Ou: Ouvi-nos, Senhor. 1. Pela Igreja catlica e apostlica, para que se alegre santamente nesta Pscoa e proclame que o Senhor ressuscitou, oremos, irmos. Por todos os que foram baptizados, para que aspirem s realidades do alto e dem graas pelo seu novo nascimento, oremos, irmos. Pela humanidade inteira, para que acolha a Boa Nova e a Aliana que Deus lhe oferece em Cristo ressuscitado, oremos, irmos. Pelas famlias crists, para que o Cordeiro pascal, que a nossa vida, as alimente com o seu Corpo e o seu Sangue, oremos, irmos. Pela nossa comunidade (paroquial), para que cresa no amor a Jesus Cristo e d testemunho da sua Ressurreio, oremos, irmos. (Outras intenes: famlias que se renem neste dia; nossos familiares defuntos ...).

2.

3.

4.

5.

eus santo, Deus da vida, Deus salvador, que na Ressurreio do vosso Filho destes ao mundo a vitria sobre a morte, fazei-nos viver ressuscitados com Ele, deixando-nos conduzir pelo seu Esprito. Por Cristo, nosso Senhor.

PSCOA

49

DOMINGO II DA PSCOA ou da Divina Misericrdia


(Se estiverem presentes adultos que tenham sido baptizados na ltima Pscoa, as intenes da orao dos fiis podero hoje ser propostas por eles).

I orava num s da primeira comunidade crist, semelhana que corao e numa s alma,
rms e irmos:

oremos ns tambm pela Igreja e pelo mundo inteiro, dizendo (ou: cantando), numa s voz:
R. Pela ressurreio do vosso Filho, ouvi-nos, Senhor. Ou: Abenoai, Senhor, o vosso povo. Ou: Ouvi-nos, Senhor. 1. Para que os fiis da santa Igreja se renam em cada Pscoa semanal, para escutar a Palavra, partir o po e orar juntos, oremos ao Senhor. Para que todos os novos baptizados venam a prova a que submetida a sua f, mais preciosa do que o ouro perecvel, oremos ao Senhor. Para que todos os cristos alcancem a graa de acreditar sem terem visto e se encontrem no seu ntimo com Jesus, oremos ao Senhor. Para que o Senhor Jesus ressuscitado d a paz e a alegria aos que andam tristes, aos pobres, aos infelizes e aos doentes, oremos ao Senhor. Para que a nossa comunidade aqui presente, que recebeu o perdo dos seus pecados, adore o Pai, se entregue a Cristo e viva do Esprito, oremos ao Senhor. (Outras intenes: adultos e crianas baptizados nesta Pscoa ...).

2.

3.

4.

5.

enhor, nosso Deus e nosso Pai, abri o corao dos vossos filhos ao grande dom de Jesus ressuscitado e dai-nos a graa de O encontrar, cada domingo, na Palavra proclamada e na fraco do Po. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

50

ANO A

DOMINGO III DA PSCOA

C
R.

arssimos fiis: Oremos a Cristo ressuscitado, que caminha connosco sem O reconhecermos, e peamos-Lhe que ilumine o nosso esprito, dizendo (ou: cantando), cheios de f:
Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Ou: Cristo ressuscitado, ouvi-nos. Ou: Rei da glria, ouvi a nossa orao. 1. Pela Igreja, testemunha de Jesus ressuscitado, pelos catecmenos que descobrem o Evangelho, e pelos catequistas que os ensinam e acompanham, oremos ao Senhor. Por aqueles que se dedicam ao bem pblico, pelos que servem os mais pobres e infelizes e pelos que acolhem toda a gente, sem excepo, oremos ao Senhor. Pelos fiis que nas provaes permanecem serenos, pelos que desanimam como os discpulos de Emas e pelos que celebram cada domingo a Eucaristia, oremos ao Senhor. Pelos crentes que dizem a Jesus: fica connosco, pelos jovens que fazem dEle o grande amigo e pelas crianas que O recebem na primeira comunho, oremos ao Senhor. Por todos ns aqui reunidos em assembleia, pelos doentes da nossa Parquia e por aqueles que j partiram deste mundo, oremos ao Senhor. (Outras intenes: Nossa Senhora; vocaes consagradas ...).

2.

3.

4.

5.

enhor Jesus ressuscitado, que nos resgatastes da v maneira de viver, no com ouro ou prata, mas com o vosso prprio sangue, aquecei-nos o corao com a vossa Palavra e convidai-nos a comer vossa mesa. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo.

PSCOA

51

DOMINGO IV DA PSCOA
(Hoje, a Orao Universal poderia ser dita por vrias pessoas, para melhor se manifestar a diversidade das vocaes na Igreja: um pai ou uma me, um par de namorados, um jovem do Seminrio, uma postulante dum noviciado, uma religiosa ou uma leiga consagrada, etc.)

rmos e irms: Neste domingo mundial das vocaes, oremos a Jesus Cristo, o Bom Pastor, pedindo-Lhe que nos faa ouvir a sua voz, dizendo (ou: cantando), com alegria:
R. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Ou: Cristo ressuscitado, ouvi-nos. Ou: Rei da glria, ouvi a nossa orao. 1. Para que o Redentor livre de todo o mal a santa Igreja, lhe d pastores segundo o seu corao e lhe conceda as vocaes de que ela precisa, oremos, irmos. Para que o Redentor sustente a fidelidade dos esposos, ensine os jovens a lutar pela castidade e d s jovens o amor pela virgindade, oremos, irmos. Para que o Redentor Se lembre dos mais pobres, dos pecadores, dos aflitos, dos doentes e das ovelhas que no O escutam nem conhecem, oremos, irmos. Para que o Redentor, que foi morto, mas ressuscitou, torne felizes para sempre no seu reino os fiis que O procuraram e serviram, oremos, irmos. Para que o Redentor, que a todos chama pelo seu nome, faa de ns e de todos os cristos desta comunidade, uma famlia onde cada um se sinta amado, oremos, irmos. (Outras intenes: vocaes consagradas; defuntos da famlia paroquial ...).

2.

3.

4.

5.

enhor Jesus Cristo, Bom Pastor, que nos alegrais com a solenidade da vossa Ressurreio, ouvi as preces do vosso povo e concedei queles que Vos imploram, os bens que santamente desejam. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo.

52

ANO A

DOMINGO V DA PSCOA

C
R.

arssimos irmos e irms: Oremos a Deus Pai, que de ns fez o seu povo, e, pela mediao do seu Filho Jesus Cristo, peamos-Lhe todas as graas para a Igreja e para o mundo, dizendo (ou: cantando), com alegria:
Ouvi-nos, Senhor. Ou: Senhor, venha a ns o vosso reino. Ou: Abenoai, Senhor, o vosso povo. 1. Pelos pastores e pelos fiis da santa Igreja, para que sigam a Jesus ressuscitado, caminho para o Pai, verdade e vida, oremos, irmos. Pelos que prestam algum servio aos cidados, para que o faam com esprito fraterno e estejam atentos s carncias dos mais pobres, oremos, irmos. Pelos cristos perturbados e abatidos, para que creiam em Deus Pai e no seu Reino e nas promessas de vida eterna do Evangelho, oremos, irmos. Por aqueles que o mundo pe de parte, as vivas, os idosos e os que j no produzem, para que se olhe para eles como pessoas, oremos, irmos. Por todos ns e pelos outros paroquianos, para que o Esprito nos torne pedras vivas deste templo que a santa Igreja, oremos, irmos. (Outras intenes: Nossa Senhora; crianas que comungam pela primeira vez ...).

2.

3.

4.

5.

enhor, nosso Deus e nosso Pai, que em vosso Filho nos mostrastes o caminho para chegarmos at Vs e em Vs vivermos, dai-nos a graa de sermos pedras vivas do templo santo que a vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.

PSCOA

53

DOMINGO VI DA PSCOA

I
R.

rms e irmos: Cheios de confiana na promessa de Jesus de enviar o Esprito Santo aos seus Apstolos, supliquemos a Deus Pai que O envie sua Igreja, dizendo (ou: cantando), com f:
Mandai, Senhor, o vosso Esprito. Ou: Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abenoai, Senhor, a vossa Igreja. 1. Pelos bispos, que confirmam a f da Igreja, pelos presbteros, que apascentam os fiis, e pelos diconos, que exercem a caridade, oremos, irmos. Pelos fiis que anunciam Jesus Cristo, pelos que foram baptizados em adultos e pelos que vo ser confirmados nestes dias, oremos, irmos. Pelos leitores, que proclamam a Palavra, pelos aclitos, que servem ao altar, e pelos salmistas, que louvam o Senhor, oremos, irmos. Por todos os que trazem Deus no corao, pelas religiosas de vida contemplativa e por aquelas que cuidam dos mais pobres, oremos, irmos. Pelos que abrem o corao ao dom do Esprito, pelos que sabem dar a razo da sua esperana e por esta comunidade (paroquial) que adora a Cristo, oremos, irmos. (Outras intenes: todas as mes; jovens que casaram h um ano ...).

2.

3.

4.

5.

eus, Pai de misericrdia, que destes a estes vossos filhos a graa de reconhecerem que os amais, enviai-nos do Cu o vosso Esprito, para que seja nosso defensor e nosso guia. Por Cristo, nosso Senhor.

54

ANO A

ASCENSO DO SENHOR

C
R.

arssimos fiis: Por Jesus Cristo, nosso nico Mediador, que subiu hoje ao Cu sem deixar de estar connosco na terra, elevemos ao Pai celeste as nossas splicas, dizendo (ou: cantando), com alegria:
Cristo, elevado ao Cu, ouvi-nos. Ou: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Ou: Mediador dos homens, escutai-nos. 1. Pelas Igrejas do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, para que sejam fiis misso que receberam de anunciar a Palavra em toda a terra, oremos ao Senhor. Pelo Papa N., pelos bispos, presbteros e diconos, para que sintam que Jesus est com eles quando ensinam e baptizam em seu nome, oremos ao Senhor. Pelos que buscam a Deus olhando o Cu, para que O reconheam tambm presente na terra, nos mais pobres, nos que choram ou esto ss, oremos ao Senhor. Por aqueles que no conhecem a Cristo, para que a luz da f os ilumine e recebam o Baptismo no Esprito Santo, oremos ao Senhor. Por todos ns aqui reunidos em assembleia, para que Deus nos chame um dia a contemplar o seu Filho Jesus Cristo na glria eterna, oremos ao Senhor. (Outras intenes: meios de comunicao social; jornalistas ...).

2.

3.

4.

5.

uvi, Senhor, as nossas splicas e fazei que os nossos coraes se voltem para Aquele que, neste dia, subiu ao Cu e entrou na vossa glria, de onde constantemente nos atrai. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

PSCOA

55

DOMINGO DE PENTECOSTES

Missa da Viglia
(Nesta Orao Universal em forma de ladainha, conveniente entoar as splicas e cantar o refro, depois de cada invocao. Para isso, deve ensinar-se o cantor ou o leitor a entoar, e a assembleia a responder com o refro).

I Oremos ao Senhor do seu Esprito universo para que envie de novo o


rmos e irms em Cristo:

sobre a Igreja e sobre o mundo, dizendo (ou: cantando), com alegria:


R. Mandai, Senhor, o vosso Esprito. Ou: Enviai, Senhor, o vosso Esprito. Ou: Desa, Senhor, o vosso Esprito.

1. Sobre as Igrejas que procuram a unidade. 2. Sobre o Papa N., sobre os bispos, os presbteros e os diconos. 3. Sobre as monjas e os monges contemplativos. 4. Sobre as religiosas e os religiosos. 5. Sobre os que trabalham em terras de misso. 6. Sobre as jovens e os jovens inquietos pelo futuro. 7. Sobre as crianas que comungam pela primeira vez e os catequistas. 8. Sobre os esposos que se amam e sobre os que deixaram de se amar. 9. Sobre os doentes, sobre os que choram e sobre os moribundos. 10. Sobre os fiis da nossa comunidade (paroquial). (Outras intenes: Nossa Senhora; todos os movimentos laicais ...).

eus eterno e omnipotente, que enviais aos coraes dos vossos filhos o Esprito Santo do Pentecostes, tornai-nos suas testemunhas, para proclamarmos as vossas maravilhas. Por Cristo, nosso Senhor.

56

ANO A

DOMINGO DE PENTECOSTES

Missa do Dia

C
R.

arssimos cristos: Neste dia santssimo em que terminam as festas pascais, oremos a Deus Pai todo-poderoso, para que o dom do Esprito Santo renove toda a Igreja, dizendo (ou: cantando), com alegria:
Mandai, Senhor, o vosso Esprito. Ou: Abenoai, Senhor, a vossa Igreja. Ou: Ouvi, Senhor, o vosso povo. 1. Pela Igreja, presente em toda a terra, para que proclame as maravilhas do amor de Deus em todas as lnguas e culturas do universo, oremos, irmos. Pelo Papa, sucessor de Pedro, pelos bispos, e por todos os procos e suas comunidades, para que o Esprito Santo lhes d ardor e sabedoria, oremos, irmos. Por todos aqueles que invocam a Deus como Pai e receberam em seus coraes o dom do Esprito Santo, para que sejam testemunhas vivas do Evangelho, oremos, irmos. Por cada homem que faz o bem e ama a justia, que luta e sofre pela liberdade e pela paz, para que o Esprito Santo torne mais firme a sua esperana, oremos, irmos. Pelos fiis que receberam dons do Esprito e exercem ministrios na nossa comunidade (paroquial), para que em tudo agradem ao Senhor, oremos, irmos. (Outras intenes: Nossa Senhora; os que receberam a Confirmao ...).

2.

3.

4.

5.

eus eterno e omnipotente, que enviastes aos coraes dos vossos fiis o Esprito Santo da manh do Pentecostes, tornai-nos testemunhas do Evangelho e das maravilhas que realizastes pelos homens. Por Cristo, nosso Senhor.

Potrebbero piacerti anche