Sei sulla pagina 1di 6

AS TRS PENEIRAS Um rapaz procurou Scrates e disse-lhe que precisava contarlhe algo sobre algum.

Scrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou: - O que voc vai me contar j passou pelas trs peneiras? - Trs peneiras? - indagou o rapaz. - Sim ! A primeira peneira a VERDADE. O que voc quer me contar dos outros um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve, ento, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que voc vai contar uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do prximo? Se o que voc quer contar verdade e coisa boa, dever passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convm contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? Arremata Scrates: - Se passou pelas trs peneiras, conte !!! Tanto eu, como voc e seu irmo iremos nos beneficiar. Caso contrrio, esquea e enterre tudo. Ser uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discrdia entre irmos, colegas do planeta.

DEFICINCIAS Renata Vilela


J andei por tantos caminhos e j vivi tantas coisas, que hoje vejo que o preconceito e discriminao esto em cada um de ns, e cabe a ns quebr-los para que possamos viver numa sociedade mais justa e humana. Hoje posso afirmar que: "Deficiente" aquele que no consegue modificar sua vida, aceitando as imposies de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter conscincia de que dono do seu destino. "Louco" quem no procura ser feliz. "Cego" aquele que no v seu prximo morrer de frio, de fome, de misria. "Surdo" aquele que no tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmo. "Mudo" aquele que no consegue falar o que sente e se esconde por trs da mscara da hipocrisia. "Paraltico" quem no consegue andar na direo daqueles que precisam de sua ajuda. "Diabtico" quem no consegue ser doce. "Ano" quem no sabe deixar o amor crescer. E "Miservel" somos todos que no conseguimos falar com Deus.

PEDIDO DE DEMISSO Conceio Trucom

Venho por meio deste, apresentar oficialmente meu pedido de demisso da categoria dos adultos. Resolvi que quero voltar a ter as responsabilidades e as idias de uma criana de oito anos no mximo. Quero acreditar que o mundo justo e que todas as pessoas so honestas e boas. Quero acreditar que tudo possvel. Quero que as complexidades da vida passem desapercebidas por mim e quero ficar encantada com as pequenas maravilhas deste mundo. Quero de volta uma vida simples e sem complicaes. Cansei dos dias cheios de computadores que falham, montanha de papeladas, notcias deprimentes, contas a pagar, fofocas, doenas e necessidade de atribuir um valor monetrio a tudo o que existe. No quero mais ter que inventar jeitos para fazer o dinheiro chegar at o dia do prximo pagamento. No quero mais ser obrigada a dizer adeus s pessoas queridas e, com elas, uma parte da minha vida. Quero ter a certeza de que Deus est no cu e de que, por isso, tudo est direitinho nesse mundo. Quero viajar ao redor do mundo no barquinho de papel, que vou navegar numa poa deixada pela chuva. Quero jogar pedrinhas na gua e ter tempo para olhar as ondas que elas formam. Quero achar que as moedas de chocolate so melhores do que as de verdade, porque podemos com-las e ficar com a cara toda lambuzada. Quero ficar feliz quando amadurecer o primeiro caju, a primeira manga ou quando a jabuticabeira ficar pretinha de frutas. Quero poder passar as tardes de vero sombra de uma rvore, construindo castelos no ar e dividindo-os com meus amigos. Quero voltar a achar que chicletes e picols so as melhores coisas da vida. Quero que as maiores competies em que eu tenha de entrar sejam um jogo de bola de gude ou uma pelada. Quero voltar ao tempo em que tudo o que eu sabia era o nome das cores, a tabuada, as cantigas de roda, a "Batatinha quando nasce..." e a "Ave Maria" e que isso no me incomodava nadinha, porque eu no tinha a menor idia de quantas coisas eu ainda no sabia.

Quero voltar ao tempo em que se feliz, simplesmente porque se vive na bendita ignorncia da existncia de coisas que podem nos preocupar ou aborrecer. Quero acreditar no poder dos sorrisos, dos abraos, dos agrados, das palavras gentis, da verdade, da justia, da paz, dos sonhos, da imaginao, dos castelos no ar e na areia. Quero estar convencida de que tudo isso... vale muito mais do que o dinheiro! A partir de hoje, isso com vocs, porque eu estou me demitindo da vida de adulto. Demita-se voc tambm dessa sua vida chata de adulto, mandando esta mensagem para todos os seus amigos, principalmente os mais srios e preocupados. NO TENHA MEDO DE SER FELIZ!!!

O N DO AFETO Eloi Zanetti

Era um reunio numa escola. A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianas, falando da necessidade da presena deles junto aos filhos. Mesmo sabendo que a maioria dos pais e mes trabalhava fora, ela tinha convico da necessidade de acharem tempo para seus filhos. Foi ento que um pai, com seu jeito simples, explicou que saa to cedo de casa, que seu filho ainda dormia e que, quando voltava, o pequeno, cansado, j adormecera. Explicou que no podia deixar de trabalhar tanto assim, pois estava cada vez mais difcil sustentar a famlia. E contou como isso o deixava angustiado, por praticamente s conviver com o filho nos fins de semana. O pai, ento, falou como tentava redimir-se, indo beijar a criana todas as noites, quando chegava em casa. Contou que a cada beijo, ele dava um pequeno n no lenol, para que seu filho soubesse que ele estivera ali. Quando acordava, o menino sabia que seu pai o amava e l estivera. E era o n o meio de se ligarem um ao outro. Aquela histria emocionou a diretora da escola que, surpresa, verificou ser aquele menino um dos melhores e mais ajustados alunos da classe. E a fez refletir sobre as infinitas maneiras que pais e filhos tm de se comunicarem, de se fazerem presentes nas vidas uns dos outros. O pai encontrou sua forma simples, mas eficiente, de se fazer presente e, o mais importante, de que seu filho acreditasse na sua presena. Para que a comunicao se instale, preciso que os filhos 'ouam' o corao dos pais ou responsveis, pois os sentimentos falam mais alto do que as palavras. por essa razo que um beijo, um abrao, um carinho, revestidos de puro afeto, curam at dor de cabea, arranho, cime do irmo, medo do escuro, etc. Uma criana pode no entender certas palavras, mas sabe registrar e gravar um gesto de amor, mesmo que este seja um simples n. E voc? Tem dado um n no lenol do seu filho?

"Viver no di" ou "As possibilidades perdidas" Martha Medeiros


Fiquei sabendo que um poeta mineiro que eu no conhecia, chamado Emilio Moura, teria completado 100 anos neste ms de agosto, caso vivo fosse. Era amigo de outro grande poeta, Drummond. Chegaram a mim alguns versos dele, e um em especial me chamou a ateno: "Viver no di. O que di a vida que no se vive". Definitivo, como tudo o que simples. Nossa dor no advm das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e no se cumpriram. Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente no sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa to bacana, que gerou em ns um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razovel, um tempo feliz. Sofremos por qu? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projees irrealizadas, por todas as cidades que gostaramos de ter conhecido ao lado do nosso amor e no conhecemos, por todos os filhos que gostaramos de ter tido junto e no tivemos, por todos os shows e livros e silncios que gostaramos de ter compartilhado, e no compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade interrompida. Sofremos no porque nosso trabalho desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos no porque nossa me impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angstias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos no porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos no porque envelhecemos, mas porque o futuro est sendo confiscado de ns, impedindo assim que mil aventuras nos aconteam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar. Como aliviar a dor do que no foi vivido? A resposta simples como um verso: se iludindo menos e vivendo mais.

Potrebbero piacerti anche