Sei sulla pagina 1di 4

Simulado metas 2011 biologia - sergio

1. (Ufpe 96) Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. Analise as estruturas numeradas na figura a seguir e as proposies apresentadas a respeito das mesmas. 5) (PUC-RJ) Um material sintetizado por uma clula "empacotado" para ser secretado para o meio externo no: a) retculo endoplasmtico d) nuclolo b) complexo de Golgi e)vacolo secretor c) lisossomo 6) Acerca do ncleo interfsico, assinale a alternativa incorreta: a) A cromatina que se encontra desespiralizada denominada eucromatina. b) O nuclolo verdadeiro ou plasmossomo representa um local de sntese de RNA ribossmico. c) O nuclolo falso representa um acmulo de heterocromatina, pois um novelo de cromonemas. d) Os cromossomos so visveis como longos filamentos espiralizados e corados por corantes cidos. e) A carioteca uma grande bolsa achatada que delimita o nucleossomo. 7) (UF-GO)

( ) Na figura mostrado o esquema da flor de uma angiosperma em fecundao. ( ) Em a mostrado o 1. verticilo floral - a corola, formada por spalas, de funo atrativa. ( ) Em b tem-se o 2. verticilo floral - o clice, conjunto de ptalas e que tem funo nutritiva para o saco embrionrio. ( ) Em c mostrado um estame, que formado por filete, conectivo e antera. ( ) Em d mostrado o 4. verticilo floral - o gineceu, com indicao do ovrio (1), estilete (2) e estigma (3). 2. (G2) Considere as seguintes caractersticas: I - presena de tecidos de conduo II - ntida alternncia de geraes III - ocorrncia de meiose esprica Um musgo (brifita) e uma samambaia (pteridfita) apresentam em comum: a) I e II b) II e III c) I e III d) I, II e III e) nenhum dos itens 3) (PUC-SP) As microvilosidades presentes nas clulas do epitlio intestinal tm a funo de: a) aumentar a aderncia entre uma clula e outra. b) produzir grande quantidade de ATP, necessria ao intenso metabolismo celular. c) sintetizar enzimas digestivas. d) secretar muco. e) aumentar a superfcie de absoro. 4) (UFES-90) As molculas de glicose atravessam a membrana celular das clulas intestinais, combinadas com molculas de protenas transportadoras denominadas permeases. Esse processo denominado: a) transporte de massa. b) difuso facilitada. c) endocitose. d) transporte ativo. e) osmose.

Relacione as fases da mitose: anfase, telfase, metfase e prfase, com os respectivos nmeros das figuras acima: a) 4 - 3 - 2 - 1 b) 3 - 4 - 2 - 1 c) 1 - 2 - 3 - 4 d) 2 - 3 - 4 - 1 e) 3 - 1 - 2 4 8- ENEM -2009 - A atmosfera terrestre composta pelos gases nitrognio (N2) e oxignio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traos, entre eles o gs carbnico (CO2), vapor de gua (H2O), metano (CH4), oznio (O3) e o xido nitroso (N2O), que compem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traos, por serem constitudos por pelo menos trs tomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenmeno, que acontece h bilhes de anos, chamado de efeito estufa. A partir da Revoluo Industrial (sculo XIX), a concentrao de gases traos na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentrao de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
(BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos bsicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman.

As mudanas climticas globais e os ecossistemas rasileiros. Braslia: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia, 2000 (adaptado).)

Simulado metas 2011 biologia - sergio


Considerando o texto, uma alternativa vivel para combater o efeito estufa A) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituio da produo primria pela industrializao refrigerada. B) promover a queima da biomassa vegetal, responsvel pelo aumento do efeito estufa devido produo de CH4. C) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetao em absorver o CO2 da atmosfera. D) aumentar a concentrao atmosfrica de H2O, molcula capaz de absorver grande quantidade de calor. E) remover molculas orgnicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor. 9- ENEM 2009 - Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhes de pessoas infectadas pelo HIV (o vrus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infeces continuam crescendo, principalmente na frica, sia e Rssia. Nesse cenrio de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhes de vidas. Certamente seria um marco na histria planetria e tambm uma esperana para as populaes carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento mdico.
TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanas. Cincia Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Isso se deve a mutaes que ocorrem ao acaso nas populaes bissexuais. Avalie as afirmaes seguintes, relativas a esse processo de reproduo. I Na partenognese, as fmeas do origem apenas a femeas, enquanto, nas populaes bissexuadas, cerca de 50% dos filhotes so femeas. II Se uma populao bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogenese, esta ultima desaparece. III - Na partenognese, um numero x de femeas e capaz de produzir o dobro do numero de descendentes de uma populacao bissexuada de x individuos, uma vez que, nesta, so a femea poe ovos. E correto o que se afirma A) apenas em I. B) apenas em II. C) apenas em I e III. D) apenas em II e III. E) em I, II e III 12- ENEM 2005 - Entre 1975 e 1999, apenas 15 novos produtos foram desenvolvidos para o tratamento da tuberculose e de doenas tropicais, as chamadas doenas negligenciadas. No mesmo perodo, 179 novas drogas surgiram para atender portadores de doenas cardiovasculares. Desde 2003, um grande programa articula esforos em pesquisa e desenvolvimento tecnolgico de instituies cientficas, governamentais e privadas de vrios pases para reverter esse quadro de modo duradouro e profissional. Sobre as doenas negligenciadas e o programa internacional, considere as seguintes afirmativas: I- As doenas negligenciadas, tpicas das regies subdesenvolvidas do planeta, so geralmente associadas subnutrio e falta de saneamento bsico. II- As pesquisas sobre as doenas negligenciadas no interessam indstria farmacutica porque atingem pases em desenvolvimento sendo economicamente pouco atrativas. III- O programa de combate s doenas negligenciadas endmicas no interessa ao Brasil porque atende a uma parcela muito pequena da populao. Est correto apenas o que se afirma em: (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 13- ENEM 2005 - O desenvolvimento da maior parte das espcies de insetos passa por vrios estgios at chegar fase adulta, quando finalmente esto aptos reproduo. Esse desenvolvimento um jogo complexo de hormnios. A ecdisona promove as mudas (ecdases), mas o hormnio juvenil impede que o inseto perca suas caractersticas de larva. Com o tempo, a quantidade desse hormnio diminui e o inseto chega fase adulta.

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria A) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminao viral. B) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a sntese de enzimas protetoras. C) produzir antgenos capazes de se ligarem ao vrus, impedindo que este entre nas clulas do organismo humano. D) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses so os principais transmissores do vrus para os seres humanos. E) estimular a imunidade, minimizando a transmisso do vrus por gotculas de saliva. 10 ENEM 2009 - A figura seguinte representa um modelo de transmisso da informao gentica nos sistemas biolgicos. No fim do processo, que inclui a replicao, a transcrio e a traduo, h trs formas proteicas diferentes denominadas a, b e c.

Depreende-se do modelo que A) a nica molcula que participa da produo de protenas o DNA. B) o fluxo de informao gentica, nos sistemas biolgicos, unidirecional. C) as fontes de informao ativas durante o processo de transcrio so as protenas. D) possvel obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrio. E) a molcula de DNA possui forma circular e as demais molculas possuem forma de fita simples linearizadas. 11- ENEM 2006 - Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, so encontradas populaes de determinada espcie de lagarto que se reproduzem por partenogenese. Essas populaes so constitudas, exclusivamente, por fmeas que procriam sem machos, gerando apenas femeas.

Simulado metas 2011 biologia - sergio


Cientistas descobriram que algumas rvores produzem ume) pinaccitos e amebcitos composto qumico muito semelhante ao hormnio juvenil 18. (PUC-RS) Os primeiros animais a apresentar dos insetos. A vantagem de uma rvore que produz uma um sistema nervoso, embora do tipo difuso, visto substncia que funcione como hormnio juvenil que a que s raramente h neles concentrao de larva do inseto, ao se alimentar da planta, ingere esse clulas nervosas, foram os: hormnio : a) espongirios. b) nematdios. c) crustceos. d) insetos. e) celenterados. 19. (Fuvest-SP) A Grande Barreira de Coral se estende por mais de 2.000 km ao longo da costa nordeste da Austrlia e considerada uma das maiores estruturas construdas por seres vivos. Quais so esses organismos e como eles formam esses recifes? a) Esponjas - custa de secrees calcrias. b) Celenterados - custa de espculas calcrias e silicosas do seu corpo. c) Plipos de Anthozoa - custa de secrees calcrias. d) Porferos - custa de material calcrio do terreno. e) Cnidrios - custa do material calcrio do solo, como a gipsita. 20 (Ceeteps) No ciclo evolutivo da Taenia solium, o homem far o papel de hospedeiro intermedirio quando: a) andar descalo em local contaminado. b) ingerir ovos da Taenia. c) for picado por Anopbeles. d) comer carne de porco com larvas da Taenia. e) nadar em gua com caramujo contaminado. 21. (CESGRANRIO-RJ) A elefantase ou filariose uma parasitose comum na regio amaznica. Sua profilaxia pode ser feita atravs do combate ao inseto vetor e do isolamento e tratamento das pessoas doentes. O agente causador e o hospedeiro intermedirio dessa parasitose so, respectivamente: a) Ascaris lumbricoides e um mosquito do gnero Culex. b) Wuchereria bancrofti e um mosquito do gnero Culex. c) Wuchereria bancrofti e o caramujo. d) Schistosoma mansoni e a filria. e) Ancylostoma duodenale e a filria. 22. (UFRN) Assinale a alternativa que relaciona corretamente o animal ao seu respectivo rgo excretor: a) Protozorios - glndulas verdes. b) Celenterados - tbulos de Malpighi. c) Platelmintos - vacolos contrteis. d) Insetos - clulas-flama. e) Aneldeos - nefrdios. 23. (UFGO) Todas as caracteristicas abaixo pertencem ao filo Mollusca, exceto:

(A) vive sem se reproduzir, pois nunca chega fase adulta. (B) vive menos tempo, pois seu ciclo de vida encurta. (C) vive mais tempo, pois ocorrem poucas mudas. (D) morre, pois chega muito rpido fase adulta. (E) morre, pois no sofrer mais mudas. 14- ENEM 2005 - No texto de Portinari, algumas das pessoas descritas provavelmente esto infectadas com o verme Schistosoma mansoni. Os homens de enorme ventre bojudo corresponderiam aos doentes da chamada barriga dgua. O ciclo de vida do Schistosoma mansoni e as condies scio-ambientais de um local so fatores determinantes para maior ou menor incidncia dessa doena. O aumento da incidncia da esquistossomose deve-se presena de: (A) roedores, ao alto ndice pluvial e inexistncia de programas de vacinao. (B) insetos hospedeiros e indivduos infectados, inexistncia de programas de vacinao. (C) indivduos infectados e de hospedeiros intermedirios e ausncia de saneamento bsico. (D) mosquitos, a inexistncia de programas de vacinao e ausncia de controle de guas paradas. (E) gatos e de alimentos contaminados, e ausncia de precaues higinicas. 15. (F. F. Celso Lisboa-RJ) As esponjas apresentam habitat: a) totalmente marinho. b) totalmente aqutico. c) gua doce e terra mida. d) totalmente gua doce. e) totalmente terrestre. 16. (UFPA) Nas esponjas a digesto toda intracelular. As clulas que se encarregam da captura e digesto dos alimentos so denominadas: a) coancitos. b) amebcitos. c) porcito. d) escleroblastos. e) espongioblastos. 17. (F. C. Chagas-SP) As clulas que revestem externamente as esponjas e as que revestem a espongiocele so, respectivamente: a) amebcitos e espculas. b) pinaccitos e coancitos. c) coancitos e pinaccitos. d) arquecitos e espculas.

Simulado metas 2011 biologia - sergio


a) presena de brnquias. b) presena de concha externa. c) presena de rdula. d) presena de manto. e) ausncia de celoma. 24. (PUC/Campinas-SP) A rdula um rgo ralador dos alimentos nos moluscos. Est ausente nos representantes da classe: a) Amphineura. b) Gastropoda. c) Cephalopoda. d) Pelecypoda. e) Scaphopoda. 25. (UEPG-PR) Lanterna-de-aristteles, espongiocele e manto ocorrem, respectivamente, em: a) equinodermos, porferos e moluscos. b) porferos, equinodermos e celenterados. c) moluscos, porferos e artrpodes. d) cnidrios, equinodermos e insetos. e) aracndeos, platelmintos e moluscos.

Potrebbero piacerti anche