Sei sulla pagina 1di 24

Universidade Catlica de Braslia Formao Geral LIBRAS

O Bilinguismo e o Surdo:
O SISTEMA INCLUSIVO
Refletindo sobre a educao de Surdos

Profa. MSc. Layane Lima

Alfred Binet 1910

Na maioria desses duzentos anos, os educadores relacionados surdez buscam o Santo Graal o mtodo mgico para vencer este obstculo.

SURDO Oralismo Comunicao Total Bilinguismo

Def. Auditivo Mudanas

Surdo

BILINGUISMO DE SURDOS

Primeira Lngua (L1) dos Surdos:

Aquisio da Lngua de Sinais como L1 do Surdo; Contato com a Comunidade e a Cultura Surdas;

Formao da Identidade Surda.

A Lngua de Sinais importante para o surdo, mas.....

ONDE APRENDER?
FAMILIARES ESCOLA

COMUNIDADE SURDAS

PROFESSORES

SURDO PROFESSORES SURDOS ASSOCIAES

INSTITUIES RELIGIOSAS

O Que So as Lnguas de Sinais?


Temos os seguintes parmetros: 1. Configurao das mos; 2. Ponto de articulao; 3. Movimento; 4. Expresso facial e/ou corporal; 5. Orientao/direo.

Aquisio de Segunda Lngua (L2): o que ?


Ellis (1994) define a aquisio de L2 como um caminho no qual uma pessoa aprende uma lngua que no a sua materna, a aquisio de segunda lngua pode acontecer dentro ou fora de sala de aula.

A Aquisio da L2 pelo Surdo


- Grannier (2007) ressalta que, por mais que a criana Surda esteja rodeada de falantes de uma lngua oral-auditiva, ela no est exposta, de fato, a essa lngua. - Por no poder ouvir, a criana surda no tm acesso ao input necessrio para adquirir tal lngua.

A Aquisio da L2 pelo Surdo


- A criana Surda necessitar receber um input visual dessa lngua. - Por isso, a representao escrita de uma lngua, seja ela alfabtica ou no, constitui um veculo adequado para sua aquisio.

QUADRO ESCOLAR ATUAL:


Algumas Reflexes

Escola
-

Muita presso sobre a escola vem do sistema educacional como um todo. A escola geralmente possui um conselho administrativo. Raramente um surdo faz parte. Achar que a soluo traduzir parte do currculo na forma de sinais. Todas as atividades pensadas em uma forma bilngue.

Professores
-

Responsabilidade de ensinar todo o contedo do professor. O treinamento baseia-se em idias de ouvintes e relaciona-se com o ensino do currculo.

Sinais mistos criados dentro do sistema escolar.


Capacitao avanada fora do contexto escolar. responsabilidade do professor.

S os professores de Surdos usam os sinais.


Para auxiliar o Surdo, o professor deve conhecer a estrutura lingustica da lngua de sinais.

Professores Surdos
-

Ainda so poucos para o sistema. Os que hoje esto presentes, grande parte, passaram pelo oralismo.

Os Surdos ainda esto em processo de capacitao.


Pouca cooperao entre os colegas. Ausncia em espaos importantes. Pouca valorizao da sua presena, por alguns, no meio escolar.

Comunidade Surda
-

Ainda esto muito longe do ambiente escolar. Tem uma dupla viso da escola ( boa convivncia com outros surdos e ruim por proibir os gestos). A escola demonstra pouco interesse pelas comunidades e cultura Surdas.

Familiares
-

Sofrimento e luto inicial. Busca incessante pela fala. No valorizao da lngua de sinais.

Poucas famlias adotam a lngua de sinais em casa.


Receio da convivncia com a comunidade Surda. Envolvimento tardio nas atividades culturais dos Surdos.

INCLUSO: O Sistema

LEGISLAO SOBRE A INCLUSO 1. Constituio de 1988 (artigo 208); 2. Lei 7.853, de 1989, dispe sobre o apoio s pessoas portadoras de deficincia, sua integrao social; 3. Estatuto da Criana e do adolescente, de 1990; 4. Declarao de Salamanca, de 10 de junho de 1994, sobre princpios, polticas e prticas na rea das necessidades educacionais especiais;

LEGISLAO SOBRE A INCLUSO 5. Captulo da LDB, de 1996, sobre a Educao Especial; 6. Decreto n. 3.298, de 1999, regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispe sobre a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia; 7. A lei 10.172, de 2001, aprova o Plano Nacional de Educao que estabelece vinte e oito objetivos e metas para a educao das pessoas com necessidades educacionais especiais;

LEGISLAO SOBRE A INCLUSO 8. Resoluo nmero 2, de 11 de setembro de 2001 que institui Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica; 9. Decreto no. 3.956, de outubro de 2001, que promulga a Conveno Interamericana para a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra as Pessoas Portadoras de Deficincia (Conveno da Guatemala);

LEGISLAO SOBRE A INCLUSO

10. Resoluo do Conselho Nacional de Educao n1/2002, define que as universidades devem prever em sua organizao curricular formao dos professores voltada para a ateno diversidade e que contemple conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais;

LEGISLAO SOBRE A INCLUSO 11. A lei n 10.436/02 reconhece a Lngua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicao e expresso; 12. Decreto No. 5.626/05 - Dispe sobre a incluso da Libras como disciplina curricular, a formao e a certificao de professor, instrutor e tradutor/intrprete de Libras; 13. Decreto nmero 6.571, de 17 de setembro de 2008, que dispe sobre o atendimento educacional especializado;

O Surdo em uma Escola Inclusiva:


Assunto polmico; Presena do ILS; Professores devem aprender a lngua de sinais e aspectos sobre a cultura Surda; Uso de Recursos Visuais.

SURDO

DESENVOLVIMENTO INICIAL SIMILAR

OUVINTE

MEIO QUE INIBE A LNGUA DE SINAIS

MEIO QUE ESTIMULA A LNGUA ORAL

ATRASO
ESCOLA

DESENVOLVIMENTO

COMO RESOLVER?

Potrebbero piacerti anche