Sei sulla pagina 1di 4

Princpios infraconstitucionais Princpios do impulso oficial Princpio segundo o qual, uma vez iniciado, o processo deve ser impulsionado

pelo juiz, independentemente da vontade das partes. Como diz o artigo 262 do CPC. Principio da controvrsia Nada mais e que disputa pblica ou debate, geralmente sobre uma questo de opinio. Uma controvrsia difere de um caso legal, enquanto que os processos judiciais incluem todos os processos, criminal , bem como civis , a controvrsia um processo puramente civil. Principio da disponibilidade ou tutela jurisdicional. E a liberdade que as pessoas tm de exercer ou no seus direitos. Em direito processual esse poder configurado pela disponibilidade de apresentar ou no sua pretenso em juzo, da maneira que melhor lhes aprouver e renunciar a ela ou a certas situaes processuais. Esse poder de dispor das partes quase que absoluto no processo civil. Principio da adequao. Asseguram aos litigantes que a norma geral processual adaptar-se- ao caso concr eto assegurando a mxima aplicao possvel dos direitos fundamentais (existindo ponderao proporcional no caso de coliso), sobretudo o do devido processo legal substancial, tendo como finalidade a mxima efetividade da deciso com o resultado til do processo. Podemos observar esse nos art. 543-B, 543-C. Principio da adstrio do juiz ao pedido das partes. ( CPC 128 CPC 460). Princpio segundo o qual o juiz adstrito ao pedido, no podendo julgar nem mais (ultra petita), nem menos (citra petita), nem fora (extra petita) do que foi pedido. Esses pedidos tem sua natureza jurdica fundada nos artigos 128,460 do CPC. Principio da eventualidade ligada precluso. O Princpio da Eventualidade deve ser observado pelo ru, quando da apresentao de sua contestao, pois, caso no alegue toda matria de defesa em tal ocasio, ocorrer denominada precluso consumativa, ou seja, no lhe ser lcito, aps o prazo de apresentao de contestao, alegar matria que deveria ter alegado na contestao. Principio do nus da prova. 333 CPC
O autor ter o nus de provar os fatos constutivos de seus direito e o ru ter o nus de provar os fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor. nus inverso do bnus, uma consequncia e no sano, quem se mal conduz no processo gera nus. No caso do autor ou no caso do ru, se ele provar os fatos que alega se no prova que alega gera. nus que no provou os fatos. .

Principio da aquisio processual ou comunho de provas art. 282 III e IV CC art. 303

O princpio da comunho da prova ou da Aquisio Processual diz que a prova no pertence parte. Uma vez produzida, passa a integrar o processo, pouco importando quem a produziu. Tanto que, no pode a parte seccionar a prova para aproveitar apenas parcela que lhe interessa apresentada em juzo, a prova pertence ao processo e no as partes, podendo ser aproveitada em favor ou desfavor de qualquer plo (ativo ou passivo) da demanda. Dessa forma, entenda-se: a prova pertence ao processo, at porque so destinadas a formar a convico do rgo julgador. Principio da oralidade O princpio da oralidade diz respeito produo de provas, s audincias. Tem previso no artigo 336 do Cdigo de Processo Civil, que dispe que todas as provas sero produzidas em audincia, na presena do juiz, salvo disposio legal em contrrio. Principio da concentrao O princpio da concentrao prega que, em regra, todas as provas devem ser oferecidas em um nico momento, por exemplo32, na audincia de instruo e julgamento. A concentrao exige que os atos processuais sejam exauridos em seus respectivos momentos, quando oportunizados. Principio da imediao O juiz deve proceder direta e pessoalmente colheita das provas na audincia, o que significa que ele deve ouvir as partes em interrogatrios ou depoimentos pessoais, inquirir as testemunhas atravs de indagaes formuladas pelos procuradores das partes ou por ele mesmo, pedir esclarecimentos do perito sobre o laudo pericial e do assistente tcnico sobre o parecer tcnico. Principio da identidade fsica do juiz. 132 CPC. Para que o julgamento no seja feito por um juiz que no acompanhou os fatos nem coligiu as provas, o processo deve ter um mesmo juiz desde seu incio at final deciso. Tal princpio, previsto no art. 132 do CPC, atenuado pela possibilidade de transferncia, promoo ou aposentadoria do juiz, diretor do processo. Principio da instrumentalidade das formas CPC 154
A instrumentalidade significa uma avaliao coerente dos meios ao alcance do estado, e um cotejo do custo/benefcio causado pela implementao da medida atravs do aparato legal (especialmente o criminal) e o que poderia ser garantido por outras formas no legislativas.; Neste mesmo sentido, a avaliao instrumental pode aconselhar uma utilizao conjunta de dispositivos legais com outras medidas sociais, o que significaria imputar a lei papel totalmente diferente que nos casos que ela atua sozinha.

Principio da legalidade processual e boa f 14 do CPC. As partes tm o dever de se conduzir com tica e lealdade, cabendo ao juiz reprimir qualquer ato atentatrio dignidade da justia(artigos 14,II, 16, 17 e 18 do CPC).

A boa f, a tica, a lisura e a probidade na conduo dos processos deixaram de ser meros apontamento moral. O ordenamento jurdico exige tais balizas com severidade e pune quem foge destes ditames. O processo no s um instrumento tcnico. , sobretudo, um instrumento tico. Est posto disposio das partes no exclusivamente para a resoluo de seus conflitos, mas tambm para a efetivao do Direito e a paz social. Principio sucumbncia CPC art. 20 O Princpio da sucumbncia atribui parte vencida em um processo judicial o pagamento de todos os gastos decorrentes da atividade processual. A adoo do princpio da sucumbncia busca assegurar quele que teve seu direito violado a mesma situao econmica que teria se no tivesse sido ajuizada a demanda. Assim, todos os gastos do processo devem ser atribudos parte vencida quanto pretenso deduzida em juzo, independentemente de sua culpa pela derrota. Alternatividade art. 251 ,548 CPC O princpio da alternatividade se aplica aos crimes de contedo mltiplo (plurinuclear), cujos tipos penais contm vrias condutas tpicas. Dessa forma, o agente que praticar mais de uma ao descrita no tipo misto, no mesmo contexto ftico, responde por crime nico, pois as vrias condutas, nessa hiptese, correspondem s fases de um mesmo crime. (Art. 548 do CPC). Fungibilidade dos recursos. o princpio da fungibilidade indica que um recurso, mesmo sendo incabvel para atacar determinado tipo de deciso, pode ser considerado vlido, desde que exista dvida, na doutrina ou jurisprudncia, quanto ao recurso apto a reformar certa deciso judicial. Absoro O princpio da absoro revela que o fato descrito tem uma norma; se estiver compreendido em outra mais ampla, ser regido por esta. Lex consumens derogat legi consumptae. A normafim envolve o fato previsto por outra (norma-meio). Revelam relao de fim a meio, de mais a menos. Diferentemente do que se d com outros princpios, em que o confronto de normas se opera em plano abstrato, o princpio da absoro requer anlise do caso concreto. Isso se explica pela circunstncia de observao de dois fatos para constatar se um envolve o outro Proibio da reformatio in pejus. Esse princpio, que decorre dos arts. 2, 128 e 460 do CPC o rgo jurisdicional somente age quando provocado e nos exatos termos do pedido, consiste na vedao imposta pelo sistema recursal brasileiro, quanto reforma da deciso recorrida em prejuzo do recorrente e em benefcio do recorrido.

Principio da verdade Real. Compromisso com a verdade real no existe mais prova tarifada. No obstante, o juiz pode dar sentena segundo verdade formal. Mas isso no elimina o compromisso com verdade real, pois antes de acolher qualquer presuno, a lei sempre oferece parte oportunidade de alegar e provar a efetiva veracidade dos fatos relevantes. Principio da economia dos atos processuais. 250 CPC O princpio da economia significa a obteno do mximo resultado na atuao do direito com o mnimo possvel de dispndio. a conjugao do binmio: custo-benefcio. A aplicao tpica desse princpio encontra-se em institutos como a reunio de processos por conexo ou continncia, vulgo apensamento (CPC, art. 105), reconveno, ao declaratria incidente, litisconsrcio etc. Importante corolrio da economia processual o princpio do aproveitamento dos atos processuais (CPC, art. 250, de aplicao geral nos processos civil e penal). Causalidade art. 248 e 184. O processo um conjunto de atos concatenados e interdependentes. Pelo princpio da causalidade ou da concatenao dos atos, como os atos processuais existem uns em funo dos outros, a anulao ou decretao de nulidade de um ato afeta todo o segmento processual posterior. Se em um processo um ato for nulo, este vcio tem como consequncia a mcula de todo um segmento processual que lhe segue, e que daquele ato depende. Principio da livre apreciao das provas.

Consiste na regra de que o juiz depende da iniciativa das partes quanto instaurao da causa e s provas, assim como s alegaes em que se fundamentar a deciso.

Potrebbero piacerti anche