Sei sulla pagina 1di 9

FERREIRA, Marieta de Moraes. Fontes histricas para o estudo da imigrao. Rio de Janeiro: CPDOC, 2000. 9f.

FONTES HISTRICAS PARA O ESTUDO DA IMIGRAO


Marieta de Moraes Ferreira1 A produo bibliogrfica relativa imigrao estrangeira para o Brasil durante o sculo XIX tem sido objeto de ateno por parte de diferentes especialistas, o que resulta na existncia de uma gama diferenciada de trabalhos privilegiando enfoques distintos. Uma temtica que at ento tem recebido um tratamento secundrio a anlise do potencial das fontes histricas disponveis, suas possibilidades, distores e dificuldades que seu uso pode acarretar. Tomando por base esse ponto de partida elegemos como proposta para este trabalho a anlise do uso de diferentes fontes para o estudo da imigrao. A diversidade de fontes existentes para acompanhar a trajetria de grupos de imigrantes chegados ao pas no sculo XIX bastante significativa, tais como: publicaes oficiais (relatrios de ministrios, atas das cmaras municipais etc.), obras de cronistas estrangeiros, documentao paroquial e cartorial, arquivos privados pessoais, arquivos fotogrficos e depoimentos orais de descendentes dos imigrantes etc. Selecionamos como objeto de anlise trs tipos de material: os arquivos paroquiais (certides de batismo, casamentos e bitos); documentao cartorial (inventrios, testamentos e escrituras) e depoimentos orais. A idia bsica , tomando como referncia a imigrao sua para Nova Friburgo (RJ), no comeo do sculo XIX, analisar as informaes contidas nessas fontes e apontar suas possibilidades de uso e limitaes. Constitui tambm objeto do nosso interesse, a comparao entre fontes escritas e depoimentos orais, com vistas a captar suas possveis contradies e pontos de convergncia.

Trabalho apresentado no XXIV Encontro Anual da ANPOCS, no GT Migraes Internacionais, Sesso Temtica Perspectivas Terico-Metodolgicas, Petrpolis, 23-27 out de 2000. 1 Doutora em H istria Social; professora do Departamento de Histria do Instituto de Filosofia e Cincias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro-IFCS/UFRJ; pesquisadora do Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil da Fundao Getulio Vargas-CPDOC/FGV.

Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC / FGV www.cpdoc.fgv.br

As fontes paroquiais e cartoriais Considerando que a documentao direta sobre o processo de imigrao nem sempre est disponvel e que o acompanhamento da trajetria de vida dos imigrantes e seus descendentes uma empreitada difcil e trabalhosa de ser acompanhada, discutir alguns caminhos para mapear esse processo pode trazer resultados interessantes atravs do uso de fontes paroquiais e cartoriais. At a proclamao da Repblica, em 1889, quando foi efetivada a separao entre a Igreja e o Estado, no havia sido institudo no Brasil o registro civil. A conseqncia direta dessa situao era que atos relevantes da vida dos indivduos, como nascimento, casamento e morte, ficavam a cargo das parquias e eram registrados pelos procos locais em livros de registro especficos. Como em geral grande parte dessa documentao ficou preservada, os livros de registro de batismo, casamento e bito oferecem material abundante para anlise. Em cada um desses tipos de registro pode-se localizar o nome do indivduo, dos pais, local de nascimento dos mesmos, residncia, profisso, nome dos padrinhos e data do registro. No caso especfico de casamento, pode-se obter a profisso e o local de residncia dos noivos e padrinhos. Nos registros de morte so fornecidos a idade e a causa da morte, bem como os dados anteriores j mencionados e, dependendo da parquia ou do momento, pode haver maior ou menor nmero de informaes. Os dados apresentados nesses tipos de registro abrem vrias possibilidades de pesquisa. Uma primeira linha de anlise pode ser direcionada para a quantificao, e neste caso podem ser levantados todos os registros dos imigrantes ali encontrados, dentro de um determinado corte temporal, e podem ser obtidos os ndices de natalidade, mortalidade, idade mdia de casamento, nmero de filhos etc. O caminho que mais me interessa destacar o acompanhamento de trajetrias pessoais e familiares, com vistas a obter informaes que permitam a reconstruo das atividades econmicas, redes de relaes sociais, estratgias matrimoniais, geraes, descendncias e genealogias. Esses dados ganham maior riqueza se forem cruzados com documentos cartoriais (escrituras, procuraes, inventrios, testamentos). Como a preservao dessas fontes para o sculo XIX em geral bem mais precria e nem sempre os livros de registro por nomes dos indivduos (tombos) so acessveis, o cruzamento de nomes e

Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC / FGV www.cpdoc.fgv.br

datas obtidos nos registros paroquiais serve como guia e referncia para a localizao dos documentos nos cartrios. Esse conjunto de documentos acima mencionado nos permite recuperar trajetrias de imigrantes e de seus descendentes por inmeras geraes, de maneira a detectar movimentos de ascenso e declnio econmico, diversificao de atividades, redes de relao, estratgias de acumulao, relaes de parentesco. Todos esses elementos por sua vez possibilitam traar perfis interessantes desses imigrantes e o significado de sua presena na sociedade brasileira. Esse quadro pode ser ainda mais enriquecido se lanarmos mo da coleta de depoimentos orais, atravs da metodologia de histria oral, de antigos imigrantes ou, em determinados casos, de seus descendentes. A realizao de entrevistas permite tanto produzir um conjunto de relatos de histrias de vida, quanto recuperar uma memria oral passada de gerao em gerao. Em ambos os casos, trata-se de estratgias de pesquisa interessantes. No primeiro caso, busca-se registrar as experincias daqueles atores envolvidos diretamente nos episdios narrados, ou seja, os depoentes contam as suas histrias pessoais. Este tipo de depoimento fornece informaes que preenchem lacunas deixadas pelas fontes escritas. especialmente til para a recuperao da trajetria dos excludos, cujas fontes so especialmente precrias. Uma preocupao que deve estar presente no uso deste tipo de enfoque garantir o mximo de veracidade e de objetividade aos depoimentos orais produzidos. Os instrumentos para se atingir tais objetivos so a formulao de roteiros de entrevistas consistentes, de maneira a controlar o depoimento, bem como o trabalho com outras fontes, de forma a reunir elementos para realizar a contraprova e excluir as distores. Com base nesses procedimentos, erigem-se argumentos em defesa da histria oral como uma metodologia capaz de apresentar relatos que possuem instrumentos para controlar os enganos e distores do depoente. No segundo caso, os entrevistados centram seus depoimentos no na sua trajetria pessoal, mas numa memria oral narrada atravs de diferentes geraes. Pode-se argumentar sobre o valor deste tipo de informao uma vez que a memria seletiva e se mantm em cons tante processo de atualizao, o que ocasiona nesse caso distores, esquecimento, silncios. A resposta para essas questes est em
Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC / FGV www.cpdoc.fgv.br

privilegiar o estudo das representaes e atribuir um papel central s relaes entre memria e histria, buscando realizar uma discusso mais refinada dos usos polticos do passado. Nesta vertente a subjetividade e as deformaes do depoimento oral no so vistas como elementos negativos. Conseqentemente, a elaborao dos roteiros e a realizao das entrevistas no esto essencialmente voltadas para a checagem das informaes e a apresentao de elementos que possam se constituir em contraprova, de maneira a confirmar ou contestar os depoimentos obtidos. As distores da memria podem se revelar mais um recurso do que um problema, j que a veracidade dos depoimentos no a preocupao central. Com essa perspectiva, pode-se perceber e analisar os elementos de permanncia nessas memrias de famlias, ou de grupos de imigrantes, e os aspectos que foram relegados ou esquecidos e quais os seus sentidos. Pode-se igualmente perceber quais foram os guardies da memria, ou seja, aqueles que encarnavam o papel de receptores e preservadores das lembranas do passado, e quais os mecanismos empregados para selecionar o que seria guardado. Nesse processo de decomposio das diferentes camadas da memria atravs da gerao de descendentes de imigrantes, pode-se detectar os conflitos entre as memrias que ficaram subterrneas, mas, dependendo da conjuntura, podem submergir. Essas consideraes de ordem geral sobre as possibilidades de uso dessas fontes foram aferidas a partir de um estudo sobre a imigrao sua em Nova Friburgo, tomando como referncia um estudo de caso familiar, a trajetria de Marianne Joset Salusse e seus descendentes. O objetivo bsico era questionar a idia corrente entre alguns autores que se dedicam ao tema de que a imigrao sua no teve relevncia expressiva para a formao da identidade da cidade de Nova Friburgo, uma vez que os colonos suos ou deixaram a regio ou se caipirizaram, perdendo todos os seus traos culturais de origem, transformando-se em trabalhadores pobres iguais a todos os demais na poca.

VVV

Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC / FGV www.cpdoc.fgv.br

Em julho de 1819, Marianne Joset, ento com 13 anos de idade, deixou uma pequena localidade na Sua com menos de 500 habitantes, juntamente com seu pai, Joseph Joset, sua me, Marie Franoise Bandelier, e seu irmo Joseph, e iniciou uma longa jornada at o porto do Rio de Janeiro. A famlia Joset integrava um grupo de aproximadamente dois mil su os que, naquele ano, premido pela crise econmica que assolava sua terra natal, decidiu tentar a vida em um pas distante. O Brasil, que desde 1808 acolhera a Corte portuguesa em fuga diante da investida napolenica, era ento a sede do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves. O objetivo do rei, D. Joo VI, ao financiar a vinda dos suos, era criar perto da Corte uma colnia produtora de gneros alimentcios. A imigrao europia financiada algo at ento indito - seria um experimento na utilizao d mo-de-obra livre numa poca em que o trfico e negreiro j era questionado internacionalmente. Pouco depois seria fundada a Vila de Nova Friburgo onde Marianne, passadas as dificuldades iniciais, no s conseguiria ascender socialmente constituindo uma famlia, sobre a qual tinha significativo controle, como tambm se tornaria uma figura relevante da sociedade local.

1. A memria familiar ou a saga da "Grand Maman" A histria de Marianne contada por seus descendentes como uma saga na qual se destacam determinados elementos e se obliteram outros tantos. Importa, ento, nos perguntarmos sobre a forma pela qual se expressa ou essa seletividade na construo de uma memria familiar que iria integrar tambm a memria da cidade, j que Marianne passou a figurar como o modelo da imigrante sua. Cabe nos perguntarmos quais foram os elementos enfatizados, o que foi silenciado e por qu. Os descendentes de Marianne, chamada de "Grand Maman", a elegeram como a figura central da famlia, devido, sobretudo, sua capacidade de trabalho. O depoimento de Beatriz Veiga um exemplo : "Marianne Salusse foi um baluarte da famlia. E todos a consideravam assim. A fora da Grand-Maman era muito grande. Ou ainda, de acordo com Walter Neves: "Desde a fundao de Friburgo ela foi uma figura marcante." A saga contada pelos descendentes inicia-se com grande dramaticidade: a perda trgica dos pais e do irmo durante a viagem e a chegada como rf, completamente s, a uma terra estranha. No entanto, a localizao no Centro de Memria da 5

Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC / FGV www.cpdoc.fgv.br

Prefeitura de Nova Friburgo, de registros datados de 1827, nos deu acesso informao de que Joseph Joset, pai de Marianne, no havia falecido durante a viagem. Isso no implica negarmos as dificuldades vividas na penosa viagem de navio, nem muito menos a perda de sua me e do irmo, que no sabemos precisar se teriam falecido durante a viagem ou j em terra firme. De toda forma, percebemos um aspecto da histria de Marianne que foi especialmente valorizado, ou seja, sua condio de rf em um pas distante. A presena do pai, com certeza pelo menos nos sete primeiros anos, foi totalmente silenciada, reforando assim a imagem de Marianne como uma jovem de muita coragem. Seguindo a trilha da narrativa familiar, esbarramos logo em seguida em outro silncio a respeito de um momento crucial da trajetria de Marianne, o seu casamento. Na memria familiar, de modo geral, os casamentos, o nascimento de um novo membro ou o falecimento de um parente representam rupturas na narrativa, marcos simblicos significativos, equivalentes, na Histria das Sociedades, a episdios como as guerras, por exemplo (Fausto,1997). Descobrimos que quando, em 1830, foi celebrado o casamento de Marianne Joset e Guillaume Salusse, na Igreja de Nova Friburgo na mesma ocasio f i feito o registro de batismo dos dois primeiros filhos do casal, o Josephina e Pedro Eduardo. Este "no-dito" nos depoimentos dos descendentes enfatiza um outro aspecto valorizado pelo ncleo familiar, ou seja, as regras tradicionais sociais e catlicas. A imagem de Marianne no deveria de modo algum estar associada ao descumprimento de uma regra social implcita, segundo a qual os casais s devem de ter filhos aps o casamento na Igreja. Outro ponto no qual os depoimentos divergem da documentao escrita refere-se origem de um empreendimento comercial responsvel pela ascenso social da famlia: o Hotel Salusse. Segundo a tradio oral familiar o hotel teria sido fundado graas Marianne que, estando cansada de receber os amigos do marido como hspedes em sua casa, teria tido a idia de passar a lhes cobrar dirias. No entanto, verificamos que o hotel de incio foi uma hospedaria para doentes que iam para Nova Friburgo em busca de um clima ameno e de uma possvel cura. O inventrio de Guillaume Salusse, marido de Marianne, nos forneceu os elementos para acompanhar a construo da fortuna do casal, bem como a histria, a descrio fsica, padres de gosto e consumo do Hotel Salusse.

Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC / FGV www.cpdoc.fgv.br

Pensamos que a verso familiar procura esconder o incio nada glamuroso, de hospedaria para tuberculosos, do Hotel Salusse, que, j na segunda metade do sculo XIX, seria freqentado pela elite local e cujo salo, nos meses mais quentes do ano, seria palco de grandes bailes. Marianne e Guillaume tiveram, durante a dcada de 1830, mais seis filhos. medida que a prole foi crescendo e os negcios foram se ampliando, Marianne passou a cuidar do casamento dos filhos. De acordo com seu descendente Srgio BittencourtSampaio: "Ela pensou muito bem em com quem casar os filhos. Casou-os em famlias que eram donas de terras, com exceo de um, que casou na Europa. As alianas matrimoniais realizadas com o casamento dos filhos propiciaram uma maior ascenso social para a famlia, cujos membros ocupariam, no incio deste sculo, cargos polticos importantes na cidade. O exemplo mais significativo talvez seja o casamento da primeira filha, Josephina, com Jos Marques Braga, jovem rico educado na Inglaterra. De acordo com um jornal local, foi com este casamento que "a primognita de um casal de jovens e pobres colonos [tornou-se] (...) uma senhora rodeada do conforto e do bem-estar que lhe deviam reservar a fortuna do seu marido" jornal "A Sentinela", 4 de junho de 1899, Nova Friburgo). A documentao paroquial nos permite acompanhar os casamentos dos filhos de Marianne e a montagem de uma rede de relaes atravs no s da escolha dos noivos, mas, tambm, dos padrinhos de batismo e casamento.

2. Marianne Joset e a memria da cidade Os relatos familiares destacam na figura de Marianne sua grande disposio para o trabalho, seu esprrito prtico e sua persistncia, entre outras virtudes tradicionalmente associadas herana cultural sua. Isso explica por que Marianne se tornaria representativa desse legado na memria da cidade. Mas o que se percebe, tambm, que esse legado nem sempre teve o mesmo valor. Se, nos primeiros momentos, os imigrantes suos no se empenharam na preservao da cultura e das tradies de seu pas de origem - e a prpria histria das alianas locais de Marianne demonstra isso -, nas ltimas dcadas do sculo j se pode notar elementos esparsos de valorizao do passado europeu. Como o demonstra a meno origem de Josephina na notcia do jornal. Ao mesmo tempo, observa-se a construo de uma representao da cidade de Nova Friburgo como um local propcio restaurao da sade, devido ao seu excelente clima, e tambm como
Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC / FGV www.cpdoc.fgv.br

um centro de educao e lazer. Essas qualidades, no imaginrio das elites brasileiras, eram tradicionalmente associadas Sua. Ocorreu assim uma justaposio das representaes da Sua e de Nova Friburgo. No apenas o grupo tnico dos fundadores, mas tambm o clima, possibilitam a difuso de uma representao da cidade como a Sua Brasileira. A construo dessa identidade no resultou de uma operao deliberadamente planejada por alguns setores da sociedade, como querem alguns autores contemporneo, e sim de uma juno de elementos dispersos que foram sendo articulados ao longo dos anos. Foi nesse contexto que a figura de Marianne ganhou notoriedade em Nova Friburgo. A imprensa, j no final do sculo passado, destacava sua personalidade. A seguir, os memorialistas trataram de divulgar a imagem de Marianne como a da autntica sua, fazendo com que, por exemplo, uma foto familiar deixasse a esfera ntima para se tornar objeto de exposio pblica. Hoje, a foto de Marianne, publicada no livro de um memorialista da cidade lanado em 1917 (Valle, 1917), integra uma exposio no Museu do Imigrante na cidade de Nova Friburgo, o que demonstra como sua figura passou a integrar a memria coletiva. Neste ponto, interessante notar como a figura de Marianne reprensenta alguns traos de uma identidade tnica que no existe como essncia, e sim como algo construdo na dinmica do contato entre culturas diferentes (Oliveira, 1976). Assim como a memria, a identidade dos imigrantes um campo aberto a negociaes e conflitos, em que alguns traos so sublinhados e outros vo sendo esquecidos - ou vo se tornando subterrneos, nas palavras de Pollack (1989;1992) -, mas no desaparecem. Dessa forma, no se pode dizer, como fazem alguns estudos recentes (Arajo, 1997; Costa, 1999), que a imigrao sua para Nova Friburgo, devido condies especficas (entre elas a disperso ocorrida na colnia de imigrantes), no teria deixado marcas na sociedade atual, e que a memria da cidade como uma "Sua Brasileira" teria sido uma construo deturpadora e no legtima. Esses estudos tem valorizado essencialmente o percurso dos imigrantes suos e de seus descendentes que estiveram ligados as atividades agrcolas, porm um bom nmero deles dedicou-se ao comrcio e servios urbanos e Marianne Joset foi um exemplo disso. Ao longo do sculo XIX Nova Friburgo floresceu graas ao fato de ter se constitudo num ponto de passagem obrigatria entre a lavoura de caf de Cantagalo e o porto do Rio de Janeiro. A trajetria de Marianne demonstra que, tanto no crculo familiar como na esfera pblica, havia conexes que impulsionavam a construo de uma memria que, silenciando determinados aspectos de sua vida, procurava fazer
Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC / FGV www.cpdoc.fgv.br

dessa mulher um smbolo dos valores identitrios de uma comunidade, por isso em uma intensa dinmica de adaptao e preservao.

Referncias Bibliogrficas Arajo, Joo Raimundo.1992 Nova Friburgo: o processo de urbanizao da Sua Brasileira. Niteri: dissertao de mestrado na UFF. Costa, Ricardo da Gama Rosa. 1997.Vises do Paraso Capitalista- Hegemonia e Poder Simblico na Nova Friburgo da Repblica. Niteri: dissertao de mestrado na UFF. Fausto, Boris. 1997 Negcios e cios - Histrias da Imigrao. So Paulo: Companhia das Letras. Oliveira, Roberto Cardoso. 1976. Identidade, Etnia e estrutura Social. So Paulo: Pioneira. Nicolin, Martin. 1995. A gnese de Nova Friburgo Emigrao e Colonizao su a no Brasil. Rio de Janeiro: Fundao Biblioteca Nacional. Pollack, Michael. 1989. "Memria, Esquecimento e Silncio." Estudos Histricos, 2 (3),pp. 3-15. Pollack, M.1992. "Memria e Identidade Social" . Estudos Histricos , 5 (10) pp. 200212. Valle, Galdino do. 1917. Lendas e Legendas de Nova Friburgo. Rio de Janeiro:

Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC / FGV www.cpdoc.fgv.br

Potrebbero piacerti anche