Sei sulla pagina 1di 10

Evoluo do Pensamento Administrativo - UVB

Aula 07 Decorrncias da Escola das Relaes Humanas


Objetivos da aula:
Nesta aula espera-se que o aluno desenvolva habilidades e competncias para: Estabelecer as condicionantes histricas e sociais do surgimento da Teoria das Relaes Humanas; Descrever a sua evoluo; Expor seus princpios; Discutir a sua atualidade e aplicabilidade.

Introduo:
Nosso objetivo nesta aula fazer uma reviso crtica da evoluo das Escolas de Pensamento Administrativo, dos seus primrdios at a consolidao da Escola Das Relaes Humanas, passando pela Abordagem Clssica de Taylor e Fayol. Para tanto, vamos rever o que voc j estudou at a aula de hoje: 1. Em suas primeiras aulas, foi estudada a expanso martima das potncias europias durante o sc. XVI, que deu origem ao Mercantilismo, durante o qual surgiram as grandes Companhias comerciais; 2. O grande acmulo de capitais (alm de outros fatores, vistos nas aulas 1 e 2), criou as condies para a Revoluo

Faculdade On-line UVB

47

Evoluo do Pensamento Administrativo - UVB

Industrial dos sculos XVIII e XIX; 3. Assim, a violenta expanso das empresas industriais, principalmente a partir da segunda metade do sc. XIX, levou as empresas a buscarem modelos de gesto cada vez mais elaborados. A Administrao Cientca de Taylor e Escola Clssica de Fayol dominaram o cenrio do pensamento administrativo durante o incio do sc XX; 4. Voc tambm vericou que a intensicao da concorrncia internacional entre empresas e pases o nal do sculo XIX e incio do sculo XX, levou ecloso da 1 Guerra (1914-18), seguida pelo boom econmico dos anos 20. As empresas enfrentavam desaos organizacionais cada vez mais complexos, levando ao questionamento do pensamento administrativo clssico pela Escola Humanista de Mayo; 5. Finalmente, vale relembrar o estouro da bolha de prosperidade com o crack dos mercados em 1929, que marcou a Grande Depresso dos anos 30. Essa insatisfao, provocada pela prolongada recesso mundial, criou condies para o surgimento de regimes totalitrios (Alemanha, Itlia, Rssia, Japo), levando ecloso da 2 Guerra (1939-1945). Neste cenrio, a histria da Evoluo do Pensamento Administrativo diz respeito s solues encontradas pelas organizaes, notadamente as empresas, para fazer frente s condies do ambiente de negcios que, por sua vez, decorrem em grande parte do processo de evoluo social, poltica, tecnolgica e econmica da sociedade. Agora, faz-se necessrio examinar de forma crtica os modelos de pensamento adotados pelas trs grandes escolas estudadas at aqui. Esta anlise preparar o terreno para o estudo das abordagens modernas da Administrao, que viriam a tomar forma durante o Ps - Guerra, nas dcadas de 50 e 60. A anlise consiste na discusso das limitaes destes modelos clssicos de administrao, principalmente no que se refere ao ponto
Faculdade On-line UVB

48

Evoluo do Pensamento Administrativo - UVB

central da gesto de qualquer empresa (ou organizao); o inevitvel conito entre os objetivos organizacionais e os individuais ou, se preferirmos, entre os objetivos dos proprietrios das empresas e seus colaboradores. A discusso abaixo se baseia principalmente no artigo As Inexorveis Harmonias Administrativas e a Burocracia Flexvel, de autoria de ANA PAULA PAES DE PAULA, publicado em set/02 na edio No 16 da Revista Espao Acadmico. Vamos comear?

Conhecendo as Premissas
Para iniciarmos a analise da histria do pensamento administrativo, iniciaremos nosso estudo baseado nas seguintes idias centrais: As teorias administrativas so produtos das formaes scioeconmicas de um determinado contexto histrico; A burocracia a base comum das teorias administrativas, sendo tambm produto do contexto histrico e scioeconmico no qual est inserida; As teorias administrativas podem ser abordadas: (a) ideologicamente, ao se manifestarem como um conjunto de idias e (b) operacionalmente, ao constiturem prticas consistentes com estas idias; As teorias administrativas so adaptativas, mas obedecem a um princpio geral a partir do qual so elaboradas; A harmonizao das relaes de trabalho.

A partir destas premissas, vericamos que cada teoria administrativa incorpora os elementos fundamentais das escolas precedentes e simultaneamente reete as caractersticas do modo de produo vigente.
Faculdade On-line UVB

49

Evoluo do Pensamento Administrativo - UVB

Crtica Abordagem Clssica


Voc lembra que estudamos em aulas passadas que no incio do sculo, a conjuntura histrica e econmica favoreceu a racionalizao da produo? Ou seja, as corporaes buscavam meios de maximizar a produtividade por meio do uso das mquinas e da intensicao do trabalho. Taylor correspondeu estas expectativas ao criar um sistema de produo onde havia uma nica maneira correta de se executar uma tarefa, determinada pela medio dos tempos e movimentos, e regulada pelo estabelecimento de quotas de produo, que signicava uma remunerao proporcional quantidade de trabalho realizado. O taylorismo foi complementado pelas teorias de Fayol que, inspiradas nas estruturas militares, demarcaram os parmetros essenciais da organizao burocrtica: o formalismo e a hierarquia. Assim, da combinao entre a racionalizao do trabalho na fbrica e nas estruturas administrativas nasceu o que chamamos de Abordagem Clssica da Administrao. Essa escola recorria a mtodos rgidos e mecanismos punitivos para manter a disciplina e obter a obedincia dos funcionrios, sufocando conitos e resistncias atravs de sanes e ameaas. As teorias elaboradas por Frederick Taylor e Henry Fayol auxiliaram na transio do capitalismo liberal para o capitalismo monopolista. No mbito deste modo de organizao econmico-social, estabeleceram-se grandes corporaes que detinham o monoplio do mercado e ambicionavam produzir em larga escala. Isto conferiu maior estabilidade ao ambiente, caracterstica que, associada ao ideal de produo de massa, resultou no planejamento de longo prazo da produo, na organizao do trabalho por meio de rotinas rgidas e na diviso do trabalho entre os planejadores e os executantes das tarefas.

Faculdade On-line UVB

50

Evoluo do Pensamento Administrativo - UVB

Os representantes da Abordagem Clssica viabilizaram a primeira fase do capitalismo monopolista, mas suas tentativas de obter, atravs da fora, a harmonia nas relaes trabalhistas se mostraram bastante limitadas. Tais mtodos em nada contribuam para reduzir a insatisfao do funcionrio em relao explorao de sua fora de trabalho, e esta fragilidade abriu espao para contestaes individuais e organizadas ao sistema, que acabaram por fortalecer o movimento sindical.

Crtica Escola da Relaes Humanas


Pressionados pelos movimentos sindicalistas, a Abordagem das Relaes Humanas vem com uma proposta mais voltada satisfao do trabalhador, solucionando as falhas da Abordagem Clssica. Como j foi visto, esta escola foi representada por Mayo e seus seguidores que defendiam a valorizao dos grupos informais na organizao, como forma de combater a sensao de alienao dos funcionrios e promover o equilbrio das relaes. Mayo reequacionou a lgica ecientista da Abordagem Clssica a partir da mxima cooperao, consenso, integrao e participao. A Escola das Relaes Humanas procura atenuar a sensao de dominao (do indivduo pela organizao) atravs de prticas participativas, mantendo o objetivo central de manter a produtividade nas organizaes e reduzir as tenses entre a empresa e seus colaboradores. Porm, mesmo com uma viso mais humanstica, a Escola das Relaes Humanas ainda herda caractersticas tayloristas; embora substituindo a conteno direta pela manipulao dos conitos, esta abordagem mantm a separao entre planejamento e execuo no desenvolvimento das tarefas.
Faculdade On-line UVB

51

Evoluo do Pensamento Administrativo - UVB

A Escola das Relaes Humanas estimularia nos funcionrios uma falsa conscincia de que so importantes no processo decisrio, quando na verdade apenas endossam decises j tomadas. Ao interpretar tenses procedentes das relaes entre capital e trabalho como problemas individuais e de personalidade, o psicologismo ocultaria os reais conitos, impossibilitando sua soluo.

As duas Abordagens: Clssica e das Relaes Humanas


Em sntese, ao analisar as duas principais escolas administrativas da primeira metade do sculo XX, podemos concluir que estas reetem o modo de produo do capitalismo monopolista. Pois, se voc bem percebeu, estas escolas se estabeleceram como portadoras de teorias e prticas ecientes para viabilizar a produo massicada, mas auxiliaram principalmente na harmonizao das relaes entre capital e trabalho. Voc notou que, ao compararmos a Abordagem Clssica e a Escola das Relaes Humanas, percebemos que as teorias administrativas so dinmicas? Isto , transformam-se de acordo com mudanas estruturais e conjunturais. Apesar da facilidade com que se reeditam e se adaptam, cada teoria herda caractersticas de suas antecessoras.

A Harmonia Administrativa
A Abordagem Clssica e a Escola das Relaes Humanas legitimaram o modelo fordista de produo e consumo. Foi a crise deste modelo de desenvolvimento que desencadeou o movimento de reestruturao produtiva e a reformulao das teorias administrativas. Pois, no podemos esquecer que:

Faculdade On-line UVB

52

Evoluo do Pensamento Administrativo - UVB

As teorias administrativas so respostas aos conitos entre os interesses das corporaes e os dos seus colaboradores. Seu objetivo garantir a produtividade e promover um ordenamento harmnico das relaes no mundo do trabalho. Em outras palavras, promover a harmonia administrativa. A era do ouro do capitalismo do ps-guerra baseou-se em um compromisso entre os empresrios e trabalhadores que, regulado pelo Estado, teria realizado a necessria conexo entre produo e consumo, cujo anterior descompasso redundara na crise de 29. Tal compromisso edicou-se a partir das seguintes bases: a organizao fordista do trabalho, que recorre aos mtodos da Abordagem Clssica e da Escola de Relaes Humanas; o pleno emprego, com a plena utilizao das mquinas e taxas estveis de lucros, advindas do equilbrio entre produo e consumo, emprego e produtividade; a regulao das relaes sociais, sendo o Estado o mediador do pacto entre capital e trabalho e provedor de direitos sociais aos excludos do mercado de trabalho.

Assim, a legitimao do modo fordista de produo conseqncia de seu alinhamento com o modelo de desenvolvimento vigente. Desse modo, quando o compromisso fordista entrou em crise, a hegemonia do fordismo e sua ecincia no campo produtivo passaram a ser questionadas.

Ps-Fordismo?
A partir da segunda metade do sculo XX, o paradigma fordista de produo e organizao do trabalho foi enfraquecido pela argumentao de que no garantia mais os nveis de produtividade necessrios; seria muito rgido para acomodar as novas tecnologias de produo, bem como para atender s exigentes e renovadas
Faculdade On-line UVB

53

Evoluo do Pensamento Administrativo - UVB

demandas do mercado consumidor. Alm disso, uma vez tendo-se tornado impossvel manter taxas estveis de lucro a partir do equilbrio dos binmios produo e consumo, emprego e produtividade, as sociedades capitalistas evoluram para um novo modelo produtivo, que combina taxas variadas de emprego (estveis e exveis), produo e consumo, maximizando ganhos a partir das diferentes formas de contratao da mo-de-obra, de produo de bens e servios e de investimentos de capital. No campo da administrao, isto se expressaria atravs das organizaes enxutas e exveis, que ganharam espao na mdia e nas prticas empresariais nos ltimos anos: reengenharia, downsizing, terceirizao, quarteirizao, virtualizao organizacional. A regulao do mercado de bens, servios e mo-de-obra, antes concretizada pela legislao estatal, passa a ser um entrave; desregulamentar se torna a meta e o Estado mnimo, o ideal. Diante destas mudanas, as teorias administrativas ajustaram-se para atender s demandas da restruturao produtiva, que reclama tecnologias e formas de organizao do trabalho mais exveis do que as fordistas. Estudaremos estas assim chamadas escolas modernas da administrao no prosseguimento do nosso curso.

A Burocracia
Nas organizaes empresariais, a burocracia desempenha o papel de mediadora entre os interesses dos proprietrios e os interesses dos trabalhadores. Os administradores prossionais so os representantes do corpo burocrtico. O papel destes o estabelecimento e a execuo das normas que regulam o comportamento dos funcionrios e preservam os interesses dos acionistas. Em outras palavras, os administradores prossionais incorporam o
Faculdade On-line UVB

54

Evoluo do Pensamento Administrativo - UVB

poder e so os guardies da harmonia na organizao: procuram assegurar a produtividade amenizando as naturais tenses entre capital e trabalho, valendo-se dos instrumentos de controle disponveis. Para organizar o trabalho e a produo, os burocratas recorrem s teorias administrativas e suas prticas. Dessa forma, a organizao burocrtica um repositrio de discursos e prticas administrativas; analogamente s teorias, se adapta s novas condies histricas. No mbito do fordismo, por exemplo, a burocracia empresarial absorveu as idias rgidas e centralizadoras da Abordagem Clssica, bem como o discurso integrador da Escola das Relaes Humanas. Foi, principalmente, a partir das caractersticas da Escola Clssica que Max Weber construiu o seu modelo de organizao burocrtica, marcado pelo formalismo, a impessoalidade, a hierarquia e a administrao prossional. A organizao burocrtica centralizada, hierrquica, autoritria e baseada em regras, disciplina e diviso do trabalho. No contexto do capitalismo monopolista, Weber estabelece que instituir competncias, poderes de mando, meios coativos e hierarquias rgidas, bem como estabelecer regras gerais xas e abrangentes a melhor maneira de organizar a empresa. E camos por aqui! A Teoria da Burocracia de Weber ser o tema de nossa prxima aula.

Esta aula foi dedicada crtica das Escolas estudadas at aqui, onde pudemos constatar que cada Teoria, ao mesmo tempo que questiona as Teorias anteriores e corrige suas falhas, herda parte da estrutura conceitual que pretende questionar; E notar que as Teorias Administrativas reetem as condies scio-econmicas do contexto histrico no qual surgem e inuenciam a evoluo do sistema
Faculdade On-line UVB

55

Evoluo do Pensamento Administrativo - UVB

produtivo, num processo auto-alimentado. A prxima aula ser dedicada ao estudo Teoria da Burocracia de Weber. AT L!

Faculdade On-line UVB

56

Potrebbero piacerti anche