Sei sulla pagina 1di 4

Licenciatura em Enfermagem

Educao em Sade

Esta tcnica consiste numa rpida suceo de perguntas feita por um entrevistador a um especialista num determinado tema. O entrevistado, normalmente, no pertence ao grupo, enquanto que, o entrevistador pertence. Esta tcnica menos formal que a preleco e mais formal que o dilogo. til na recolha de informao, factos ou opinies sobre algum assunto de interesse para o grupo em questo. Tambm estimula o interesse do grupo pelo tema a ser apresentado/debatido. Esta tcnica tambm til para tirar o maior partido possivel das explicaes dadas pelo especialista. A entrevista planeada utilizada quando o grupo numeroso, o que complicaria as interaces grupo-estrevistador. utilizada quando o entrevistador tem boas capacidades de comunicao e humanas, para conseguir interargir com o grupo e a tirar a informao relevante para o pblico, do especialista. Para poder ser utilizada necessrio convidar um especialista no assunto a tratar, selecionar um entrevistador que, primeiramente, selecionar os temas a serem abordados com o grupo e servir de intermedirio entre o grupo e o especialista. Ir, depois, juntamente com o especialista, elaborar um conjunto de perguntas e fixar um limite de tempo para cada uma delas. As perguntas devem ser formuladas de modo a evitar respostas monossilbicas e a que todo o grupo entenda, logo, o especialista deve evitar utilizar terminologia tcnica ou termos que no sejam do conhecimento da assitencia.

Licenciatura em Enfermagem

Educao em Sade

Depois de concluidas as perguntas dos entrevistadores, o moderador d a oportunidade plateia para que esta possa esclarecer alguma dvida, que tenha sugido ao longo da entrevista, ou algum tema que no tenha sido abordado. Antes de finalizar a tcnica, o moderador abre espaos para que o convidado faa as suas ltimas observaes. Estas podem ser teis porque, o moderador poder dar alguma informao importante para o grupo que no tenha referido anteriormente.

A entrevista planeada deve ser tida num tom de conversa.

Concluimos, portanto, que esta tcnica vem substituir as apresentaes expositivas, pois a discusso vai ser feita em torno dos interesses do grupo, expressa atravs de perguntas. Facilita a apresentao do convidado, uma vez que, este, ao saber os interesses do grupo, vai direcionar o seu discurso e apresentao para eles.

Licenciatura em Enfermagem

Educao em Sade

Bibliografia:

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/comunicacao/tecnicas-emdinamica.html http://gpmaster.net/upload/pulicacoes/T%C3%A9cnicas%20de%20Din%C3%A2mica% 20de%20Grupo%20para%20uma%20Capacita%C3%A7%C3%A3o%20Ativa.pdf

Realizado por Ana Sco, Mnica Pires, Neuza Horta, Valter Luro no mbito da disciplina Educao em Sade, a pedido do docente, Professor Manuel Pinto.

Licenciatura em Enfermagem

Educao em Sade

Potrebbero piacerti anche