Sei sulla pagina 1di 8

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO

PEB II - LITERATURA
Ateno: As questes de nmeros 01 a 03 referem-se ao texto abaixo. O crtico Alfredo Bosi, analisando o romance Macunama, de Mrio de Andrade, distingue, classifica e exemplifica trs estilos de narrar: I. Um estilo de lenda, pico-lrico, solene: No fundo do mato virgem nasceu Macunama, heri da nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silncio foi to grande escutando o murmurejo do Uraricoera que a ndia tapamunhas pariu uma criana feia. Essa criana que chamaram de Macunama. II. Um estilo de crnica, cmico, despachado, solto: J na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos no falando. Se o incitavam a falar, exclamava: Ai! Que preguia!... E no dizia mais nada. III. Um estilo de pardia [dos cdigos de Coelho Neto e Rui Barbosa]: So Paulo construda sobre sete colinas, feio tradicional de Roma, a cidade cesrea, capita da Latinidade de que provimos; e beija-lhe os ps a grcil e inquieta linfa do Tiet.
(Histria concisa da Literatura Brasileira. S. Paulo: Cultrix, 1982, 3. ed., pp. 399/400)

01. correta a seguinte considerao sobre um dos estilos referidos por Alfredo Bosi: (A) O estilo de lenda, pico, lrico, solene intensificou-se nas crnicas urbanas do sculo XX. (B) O estilo de crnica, solto, despachado exemplifica-se na linguagem intimista de lvares de Azevedo. (C) A informalidade um trao caracterstico do estilo de escritores como Coelho Neto e Rui Barbosa. (D) A expresso heri de nossa gente alude a um componente tpico da literatura pica. (E) As expresses j de menino e Ai! que preguia! so reveladoras da linguagem de um parnasiano.

PEB II - LITERATURA

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.br

WWW.VCSIMULADOS.COM.BR

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO

02. Pode-se associar esses trs estilos de que trata Alfredo Bosi a diferentes obras ou autores da Literatura Brasileira. Nessa associao, no teramos dificuldade em encontrar exemplos do (A) estilo de lenda, pico-lrico, solene nos textos em que Gregrio de Matos, valendo-se de sua verve como autor barroco, investe contra o que julga ser os males da Bahia. (B) estilo de crnica, cmico, despachado nas pginas de O Ateneu, de Raul Pompeia, em que o autor rememora sua vida de interno no severo colgio do Prof. Aristarco. (C) estilo de pardia em textos consagrados de Jos de Alencar e Gonalves Dias, quando relevam a carncia de recursos expressivos das nossas lnguas indgenas. (D) estilo de lenda, pico, solene nos romances maduros de Machado de Assis, em que este se nutre da memria individual para reconstituir uma poca auspiciosa da vida nacional. (E) estilo de pardia em muitas pginas da poesia e da prosa de Oswald de Andrade, sobretudo as produzidas ao longo da dcada de 20 do sculo passado. 03. A diversidade de estilos apontada em Macunama certamente no gratuita: ligase ao fato de que, nesse romance, Mrio de Andrade se props a (A) condenar as tantas incorrees e impropriedades dos nossos falares regionais, a serem superadas pela aplicao de uma nova gramtica normativa. (B) demonstrar que nossa pluralidade cultural manifesta-se em vrios nveis, desafiando o reconhecimento do que seria o nosso carter nacional. (C) recuperar o prestgio dos estilos j explorados em nosso perodo colonial, por meio dos quais nossa literatura preservou desde o incio os ideais nacionalistas. (D) denunciar o peso excessivo de outras lnguas sobre a nossa, em funo do qual nossa literatura sempre se mostrou carente de traos regionalistas. (E) valorizar todas as caractersticas tropicais de nossa cultura, que nos permitiram constituir uma literatura margem das influncias europeias.

PEB II - LITERATURA

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.br

WWW.VCSIMULADOS.COM.BR

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO

Ateno: As questes 04 e 05 referem-se ao texto abaixo. No incio de O emprstimo, Machado de Assis fornece ao leitor interessantes consideraes sobre o gnero narrativo que o conto: E, para comear, emendemos Sneca. Cada dia, ao parecer daquele moralista, , em si mesmo, uma vida singular; por outros termos, uma vida dentro da vida. No digo que no; mas por que no acrescentou ele que muitas vezes uma s hora a representao de uma vida inteira?
(Machado de Assis. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986, v. II, p. 334)

04. Deduz-se dessa passagem que o narrador machadiano acredita haver no conto a possibilidade de (A) condensao, por fora de uma situao exemplar, das vivncias mais significativas da histria de um indivduo. (B) desenvolvimento, pela agilidade do gnero, das mais distintas aes das mais variadas personagens. (C) convergncia, pela versatilidade do gnero, de mltiplos estilos numa mesma unidade de tempo e ao. (D) representao, por fora da sntese que marca esse gnero, dos aspectos mais contraditrios dos protagonistas. (E) reduo, graas economia narrativa, da complexidade das personagens, esquematizadas em tipos singulares. 05. Nesse trecho de conto, Machado explora procedimentos caractersticos de sua fico: I II III aluso a autor clssico, com direito a restries e aproveitamento crtico do que ele afirmou. pequena explanao ou excurso, aparentemente sem relao direta com o entrecho narrativo. intertextualidade, para dotar o discurso de um carter documental, prprio dos naturalistas.

Completa corretamente o enunciado o que est em (A) I, II e III. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I e III, apenas. (E) II, apenas.
PEB II - LITERATURA

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.br

WWW.VCSIMULADOS.COM.BR

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO


.. Ateno: As questes de nmeros 06 e 07 referem-se ao texto abaixo. O escritor e o pblico (excerto) Se a obra [literria] mediadora entre o autor e o pblico, este mediador entre o autor e a obra, na medida em que o autor s adquire plena conscincia da obra quando ela lhe mostrada atravs da reao de terceiros. Isto quer dizer que o pblico condio de o autor conhecer a si prprio, pois esta revelao da obra a sua revelao. Sem o pblico, no haveria ponto de referncia para o autor, cujo esforo se perderia caso no lhe correspondesse uma resposta, que definio dele prprio. (...) Por isso, todo escritor depende do pblico.
(Antonio Candido. Literatura e sociedade. S. Paulo: Cia. Editora Nacional, 1967, 2. ed., p. 88)

06. No processo de definio do papel do pblico junto ao escritor, Antonio Candido ressalta, nesse excerto crtico, (A) a funo mediadora da obra, graas qual o escritor se mostra por inteiro para o seu pblico. (B) a conscincia com que o autor passa a avaliar o prprio pblico, em funo da reao deste sua obra. (C) a influncia inicial da obra sobre o pblico, apreendida na funo social que o escritor para ela estabeleceu. (D) a funo mediadora do gosto popular, decisiva para o estabelecimento do valor esttico de uma obra. (E) a conscincia que o autor passa a ter de si mesmo, a partir da reao do pblico sua obra. 07. No poema Explicao, do primeiro livro de poemas de Carlos Drummond de Andrade, bastante influenciado pelos modernistas de 22, l-se ao final: Se meu verso no deu certo, foi seu ouvido que entortou. Eu no disse ao senhor que no sou seno poeta? Associando esses versos ao excerto crtico de Antonio Candido, seria adequada a seguinte observao: o poeta modernista, provido de nova linguagem e sujeito de novas convices, (A) desconsidera de todo a existncia do pblico e proclama o valor incondicional de sua obra. (B) preocupa-se ainda mais com o pblico, frente ao qual busca justificar as deficincias de sua arte de versejador.
PEB II - LITERATURA

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.br

WWW.VCSIMULADOS.COM.BR

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO


(C) considera o papel do pblico, duvidando, no entanto, de que este seja capaz de se afinar pelos critrios da poesia moderna. (D) ignora o pblico, pois a nova arte implica uma reelaborao dos princpios clssicos, fora do alcance do leitor comum. (E) torna-se cmplice de seu pblico, passando a respeit-lo na medida mesma em que se v respeitado. Ateno: As questes 08 e 09 referem-se ao texto abaixo. A av de minha amiga est com 90 anos feitos. Vive muito modestamente, mas tem o costume de lembrar s visitas: Pois . Eu fui casada com um ministro... Um velho empregado, cria de famlia, de tanto ouvir aquilo acabou dizendo com o desembarao dos velhos servidores: A senhora no deve ficar repetindo essa coisa. Quando a gente bate numa porta a pessoa l dentro sempre pergunta: Quem ? Ningum pergunta: Quem foi?
(Rubem Braga. Recado de primavera. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 161)

08. O texto deixa ver elementos caractersticos do gnero crnica, em que Rubem Braga foi um mestre. Veiculadas originalmente em revistas e jornais, crnicas como esta costumam associar (A) lio moral, tom cerimonioso e discurso dissertativo. (B) figuras alegricas, tom sentencioso e situao cotidiana. (C) situao cotidiana, linguagem coloquial e humor ligeiro. (D) linguagem oral, calo popular e tom reflexivo. (E) humor ligeiro, lio moral e preciosismo estilstico. 09. Os ditados populares, em sua conciso, trazem consigo a significao de uma experincia, traduzida com lapidar sabedoria. No caso dessa crnica, a experincia a que se depura da (A) fala da av s visitas, e um ditado adequado seria: Nem tudo o que reluz ouro. (B) fala da av s visitas, e um ditado adequado seria: Depois da tempestade vem a bonana. (C) reao silenciosa das visitas, e um ditado adequado seria: Quem v cara no v corao. (D) interveno do velho empregado, e um ditado adequado seria: De onde menos se espera, da que vem.
PEB II - LITERATURA

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.br

WWW.VCSIMULADOS.COM.BR

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO


(E) interveno do velho empregado, e um ditado adequado seria: guas passadas no movem moinho. 10. O gigantesco painel que Cames ergue para fixar a privilegiada presena histrica do povo portugus correspondia a um anseio comum que ia crescendo proporo que se percebia estar perto do fim o perodo de grandeza e de esplendor trazido pelo alargamento do horizonte geogrfico e econmico. Esse anseio no foi exclusivo da poesia, embora ela estivesse fadada a ser seu meio comunicante mais indicado.
(Massaud Moiss. A literatura portuguesa. S. Paulo: Cultrix, 1965, 3. ed., p. 85)

Na aluso a Os Lusadas, do fragmento crtico acima, a caracterizao essencial de uma epopeia est em: (A) alargamento do horizonte geogrfico e econmico. (B) gigantesco painel (...) correspondia a um anseio comum. (C) perto do fim o perodo de grandeza e de esplendor. (D) proporo que se percebia estar perto do fim. (E) esse anseio no foi exclusivo da poesia.

GABARITO - PEB II - LITERATURA

01 D 11 A 21 B 31 E 41 D 02 D 12 C 22 B 32 D 42 A 03 E Compre a verso completa! 43 C 13 C 23 B 33 B 04 A cinquenta questes com B 14 A 24 D 34 gabarito, 44 C So 05 C 15 B 25 D 35 45 B em formato pdf, D 06 A 16 D 26 D 36 C 46 B 07 C 17 por R$:C C 27 37 A 47 C 08 Acesse 18 site: www.vcsimulados.com.br A B 28 C 38 D 48 o D 09 E 19 B 29 C 39 D 49 B 10 B 20 E 30 C 40 A 50 B

6,00

PEB II - LITERATURA

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.br

WWW.VCSIMULADOS.COM.BR

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO

VCSIMULADOS.COM.BR
SIMULADOS EM FORMATO PDF POR APENAS R$: 6,00 CADA!
Caso esteja conectado internet, clique nas imagens para acessar os simulados no Youtube

10 QUESTES

40 QUESTES

40 QUESTES

50 QUESTES

10 QUESTES

40 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

20 QUESTES

40 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

20 QUESTES

40 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

50 QUESTES

PEB II - LITERATURA

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.br

WWW.VCSIMULADOS.COM.BR

QUESTES DE PROVAS DE CONCURSOS PBLICOS DO MAGISTRIO

VCSIMULADOS.COM.BR
SIMULADOS EM FORMATO PDF POR APENAS R$: 6,00 CADA!
Caso esteja conectado internet, clique nas imagens para acessar os simulados no Youtube

50 QUESTES

50 QUESTES

ACESSE WWW.VCSIMULADOS.COM.BR

PEB II - LITERATURA

E-mail:vcsimulados@hotmail.com.br

WWW.VCSIMULADOS.COM.BR

Potrebbero piacerti anche