Sei sulla pagina 1di 13

A CINCIA DA KULTUR NA OBRA DE MAX WEBER

Rodrigo Tavares Godoi*

Resumo: Este texto possui como finalidade apresentar uma discusso de conceitos fundamentais do pensamento de Max Weber. Este ser dividido em duas partes principais: a primeira concentra-se em destacar uma biografia intelectual e a segunda liga-se aos conceitos. Como ponto de ligao dessa estrutura de pensamento, est o signo da Kultur. Palavras-chave: cultura, cincia, indivduo, ao e relao Abstract: the aim of this text is to discuss the fundamental concepts of Weberian thought. It will be divided into two main parts: one concentrating on highlighting an intellectual biography and the other dealing with concepts. The sign of Kultur will serve as a linking element for this thought structure. Key words: culture, science, individual, action and relation

ntender e sistematizar um pensamento, ou seja, lidar com o conhecimento como objeto de estudo no tarefa fcil. Muitas vezes pode apenas cair num puro reprodutivismo de idias de outrem ou na prpria cpia destas. De forma geral, todas as vezes que se pretende abordar a estrutura de pensamento de um intelectual em suas pulsaes e manifestaes filosficas ou tericas, um princpio bsico deve ser levado em conta: a prtica da interpretao, da crtica e da hermenutica (GUMBRECHT, LUSEBRINK, e REICHARDT, 1983; (GADAMER, 2005; GADAMER e KOSELLECK, 1997; DROYSEN, 2002). Somente a partir e por meio destas possvel compreender os princpios de fundamentao e sistematizao teortica. Atravs dessa condio, o intrprete despreocupase em (re)editar idias amplamente difundidas na seqncia de suas repeties. A interpretao defendida por Weber, possibilita a liberdade de apreenso e compreenso conceitual.

Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

61

A base da teoria da interpretao e da crtica e teoria literria (EAGLETON, 2006) viabiliza um pensar sobre a prpria condio de pensar. Busca-se atingir o conhecimento como objeto do conhecimento. De maneira geral, como disse Schleiermacher toda compreenso de texto est voltada para o entendimento da genialidade como da ignorncia do autor da obra analisada, uma compreenso que nem o prprio autor teve. Como, nesse caso, a leitura de carter introdutrio, a totalidade dessas proposies no ser contemplada1. H uma inteno geral de evidenciar como Weber se apresenta para leitura e anlise da produo de sua obra referente s Cincias Sociais, assim como de sua aplicabilidade a necessidades contextuais diversas.

A cultura pessoal
Max Weber nasceu na Alemanha, na cidade de Erfurt, em 21 de abril de 1864. Filho de jurista, provinha de uma famlia industrial e de fabricantes txtil. No ano de 1869, foi para Berlin. Em termos polticos, pertencia ao partido liberal de direita. Como fazia parte da elite social de sua poca, Weber, atravs de sua famlia, conheceu homens importantes do pensamento alemo como Dilthey, Mommsen, Sybel, Treitschke, Kapp. A me de Weber considerada uma mulher culta e que at sua morte participou dos movimentos intelectuais de seu filho. Durante a vida, Helene Fallenstein Weber se preocupava com os problemas sociais e religiosos de sua poca. Era uma mulher com uma tica protestante e que por toda a vida, a questo da religio e economia, incomodar Weber em suas reflexes. Ainda durante a dcada de 1880, Weber comeou seu estudo universitrio. Sua primeira investida est no curso de direito, onde passou a estudar tambm histria, economia, filosofia e teologia. No ano de 1886, foi aprovado nos exames do curso de Direito. Nesse perodo entre os anos de 1880 e 1886, Weber teve ainda que ver seus estudos interrompidos pelo servio militar. No ano de 1883 cumpriu um ano de servio militar em Estraburgo2. Mas, ao contrrio de se tornar amargurado, sentia orgulho em pertencer ao exrcito imperial da Alemanha. Durante os anos de 1887-1888 participou, inclusive, de algumas expedies militares na Prssia oriental, momento em que se incorpora a Verein fr Sozialpolitik3. Essa associao, fundada em 1872, tinha como objetivo de estudar os problemas sociais fundamentados no pensamento socialista4. No ano de 1889 foi aprovado para o doutorado em Direito analisando A histria das empresas comerciais na Idade Mdia. Para o estudo aprendeu o italiano e o espanhol. No ano de 1890, comeou tambm um estudo sobre o campesinato na Prssia oriental a pedido da Verein fr Sozialpolitik. No ano de 1891, ele passou a ocupar a cadeira de professor na Faculdade de Direito em Berlin. Weber somente conseguiu o posto aps ter estabelecido uma tese, em dilogo com Mommsen, sobre A Histria Agrria Romana e seu significado para o Direito Pblico Privado. No ano de 1894, passou ao cargo de professor da cadeira de Economia Poltica na Universidade de Friburgo com tese voltada para as tendncias na evoluo da situao dos trabalhadores rurais na Alemanha Oriental. Logo aps uma viagem pela Esccia e Irlanda, comeou seu curso em Friburgo, no ano de 1895, com a aula inaugural O Estado Nacional e a Poltica Econmica. No ano de 1896, Weber aceitou a ctedra na Universidade de Heidelberg com a anlise: As causas sociais da decadncia da civilizao antiga. Um ano aps, em 1897 foi afetado por uma forte crise mental que o obriga a se afastar do exerccio de magistrio. Durante cinco anos ficou ausente de sua rotina intelectual. Nesse perodo viaja para Itlia, Crsega e Sua para amenizar sua ansiedade. Em 1902, retomou suas classes na Universidade de Heidelberg, porm j no pde mais exercer suas atividades acadmicas como antes5.
Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

62

Durante o ano de 1903, juntamente com Werner Sombart, fundou um instituto chamado Archiv fr Sozial wissenschaft und Sozialpolitik6. No ano seguinte faz uma viagem para os Estados Unidos da Amrica a fim de participar de um congresso em Cincias Sociais. Nesse mesmo encontro proferiu uma conferncia a respeito do Capitalismo e da sociedade rural na Alemanha. Ainda, nesse mesmo ano, publicou a primeira parte de sua obra A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo e um artigo intitulado A objetividade cognoscintiva nas cincias e as polticas sociais. A tentativa de revoluo na Rssia o interessa em particular e no ano de 1905 passou a estudar e ler documentos russos logo aps de aprender russo. Sua observao estava direcionada para o problema do Imprio e os czares. Por essa investida intelectual foi possibilitado a Weber publicar a segunda parte de sua obra A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. No ano de 1908, passou a se interessar pelo tema ligado a psico-sociologia industrial e publicou dois estudos acerca deste tema. Em seu salo em Heidelberg, recebia a maioria dos sbios alemes da poca como Windelband, Jellinek, Troeltsch, Naumann, Sombart, Simmel, Michels, Tnnies. Com seus conselhos orientava os jovens universitrios como Georg Lukcs, Karl Lwenstein. Tambm organizou a Associao Alem de Sociologia e publicou uma coleo de obras de Cincias Sociais. Em 1909, devido a ter estreitado as pesquisas ligadas produo e agricultura, passou a redigir sua obra Economia e Sociedade. No ano de 1913, aps retirar-se da Associao Alem de Sociologia por questes de neutralidade axiolgica7, desenvolveu estudos sobre o mtodo da Sociologia compreensiva. Em 1918, apresentou a discusso sobre Poltica e Religio como uma crtica positiva da concepo materialista da histria. No mesmo ano em Munich publicou O poltico e o cientfico e Neutralidade axiolgica nas Cincias sociolgicas e econmicas. No ano de 1919, passou a fazer parte da Universidade de Munich onde discute a economia em geral. Nesse momento foi que participou da publicao da Constituio de Weimar e surgiram as primeiras publicaes de Economia e sociedade. Weber morreu em 1920 sem concluir sua obra. Marianne Schnitger Weber, com quem se casara em 1893, publicou a obra Economia e sociedade. A publicao passa desde 1925 por revises, e em 1956 apareceram edies com novos acrscimos.

Conceitos fundamentais em Weber


Indivduo e ao
Como homem de seu tempo, Weber estava disposto a tratar das questes entre poltica, economia e cincia de forma separada. A neutralidade cientfica passou a ser seu principal problema. O momento do sculo XIX o perodo no qual buscavam-se as configuraes sistemticas para uma verdadeira Cincia Social. Na tradio francesa anterior, os pais do positivismo francs como Saint-Simon, Augusto Comte e mile Durkheim, colocavam que a Sociologia deveria desbancar a reas como a geografia e histria. Essas deveriam se tornar sub-reas em relao a Sociologia. Essa abordagem necessria, porque ser no sculo XIX que as cincias sociais e humanas passaro a adotar a matemtica como modelo universal de cincia, assim como a fsica e a biologia. As cincias da natureza seriam o modelo de cincia para o mundo8. Mas no possvel acreditar que Weber comungava desse ideal de Razo Universal. Pelo contrrio, da passamos a apresentar a primeira compreenso chave sobre Weber: sua viso sobre cincia estava pautada na questo da cultura. Por meio de seu livro A tica Protestante e o esprito do capitalismo notada uma separao radical e consciente de Weber. Na sua forma analtica, havia distines radicais e precisas entre a lgica ocidental e a
Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

63

oriental, ou vice-versa. O juzo de valor de uma sociedade determina sua prtica cultural. Uma sociedade determinada pelos seus padres de moral ou de tica. A crena de Weber na cincia se distancia em relao aos positivistas. Para ele, um perodo histrico no pode ser encarado como se j existisse um movimento que determinasse uma poca subseqente, ou seja, o progresso no existe.
Weber est enfatizando a sua idia bsica de que no possvel encarar um perodo histrico como se nele estivesse j configurada a poca seguinte, seja em termos de progresso ou de qualquer noo similar, que pressuponha a presena das mesmas causas operando ao longo do tempo em diferentes configuraes histricas (COHN, 1997: 14).

Pela noo de cultura (der Kultur), Weber determina uma reorganizada na prtica concebida como cincia. Nessa observao dada por Gabriel Cohn, h uma contrariedade da noo apresentada pelos cientistas modernistas. Na anlise tradicionalmente apresentada pela comunidade cientfica a partir da mecnica, o mtodo cientfico pregava uma cincia universal assim como uma cultura universal. Nas abordagens de Weber, essa condio se torna invivel porque diferentemente das teorias gerais, sua prtica metodolgica leva em considerao o campo do indivduo e da irracionalidade. Na metodologia de Weber, uma verdade absoluta como proposta pelo modelo cartesiano seria impossvel.
Weber combate resolutamente a idia de que a Cincia possa engendrar concepes de mundo de validade universal, fundadas no sentido objetivo do decurso histrico. Esse sentido objetivo no existe e por isso mesmo no existe uma cincia social livre de pressupostos valorativos. O que existe a luta constante, que extravasa o domnio da Cincia, pela atribuio prtica de um sentido ao mundo e pela sua sustentao diante das alternativas concretamente existentes (COHN, 1997: 21).

Ao analisar a sociedade, Weber observa que toda ela engendra-se a partir de seus princpios valorativos. Nessa perspectiva, so possveis duas constataes: primeira, que a cincia social no pode ser universal; a segunda coloca em relativizao o determinismo de Marx. Weber era um intelectual de pesquisa, por isso no se deteve aos moldes elaborados por outrem, pelo contrrio, em sua originalidade Weber compe seu mtodo de cincia social e o intitula de tipo ideal ou ideal tipo. Porm reconhece a idealidade de sua proposio e observa que sua exeqibilidade era invivel. De forma simplista, a busca de Weber era a determinao das causas. Sua abordagem cientfica visava a racionalizao do irracional. Em palavras simples, o campo do irracional est ligado a movimentos cotidianos desconexos e no refletidos.
Entendemos por atividade [Handeln] um comportamento humano (pouco importa que trate-se de um ato externo ou ntimo, de uma omisso ou uma tolerncia) (...) comunicam-lhe um sentido subjetivo (...) (WEBER, 1971:4)

Compreender a abordagem proposta por Weber em seus tipos ideais, partir para uma anlise dos juzos de valores nas suas mais inspitas noes de percepo racional, concentrar-se no cotidiano das pessoas. Poderia aqui citar Veyne, para quem o mundo sublunar9- o que no est visto - das atividades concentradas numa vida fora da prpria individualidade, da fora coercintiva da realidade social integra o indivduo (VEYNE, 1998: 190). Seria uma falta de tempo observar seu prprio eu, a crise da aura, no havendo tempo para a contemplao. Os indivduos so sufocados num mundo racionalista, liberal e capitalista ao extremo; h o que Benjamin chamou de reprodutividade tcnica (1980:9). Os indiRev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

64

vduos quando fazem alguma coisa no se preocupam com o por que10 fazem. A sociedade capitalista no disponibiliza condies materiais para que os homens reflitam sobre suas prticas humanas, mas sim estes so transformados em fora de produo (MARX, 2004:8). As atividades dos indivduos so aes puramente subjetivas no reflexivas e nem meditadas. Pela base materialista da histria, essa possibilidade notada pela falta de tempo que o indivduo possui para si, toda obrigao est fora de si. H uma fora simblica (BOURDIEU, 2004:9-15) que lhe obriga a agir de uma ou de outra forma. Em suma, o Capitalismo descentra o sujeito e produz um nova verso de indivduo (EAGLETON, 1998: 7). Na era do capital, a sociedade do sc.XIX, na viso de Weber transforma o sujeito em indivduo. O sujeito est concentrado na perspectiva mais ampliada, de uma relao poltica e de conscincia, ou seja, do homem racional da tradio greco-romana. Os iluministas foram os primeiros a denunciar pela filosofia a relao descabida entre f, religio e conhecimento. Para esses assim como para os humanistas, o mundo teocntrico constitudo pela Igreja era injustificvel e obscuro. Na nova tradio, buscava-se desde o sculo XVI um retorno ao homem como seu produtor e das outras coisas. O homem seria sua potnciaao-potncia11. Esse sujeito Moderno se tornaria voltado para a cincia e para as artes, literatura e filosofia. Haveria a substituio da filosofia da histria da Igreja para uma filosofia da histria da conscincia humana. Quanto ao indivduo, essa foi uma categoria constituda a partir da ocidentalizao do capitalismo como sistema racional.
Os fenmenos que produzem as mudanas mais profundas em nossa relao com o passado est certamente ligados a importantes acontecimentos polticos e econmicos (...) foi o surgimento de um novo tipo de indivduo que, ao longo do sc.XIX, conquistou direitos civis e polticos. Ele ou tende a ser prspero, trabalha durante o dia (ou seja, no pertence quilo que no sculo XVIII era chamado la classe disponible), consome mercadorias e informao (mercadorias que so informao), mora na cidade, mais ou menos isolado em um crculo limitado de conhecidos, coleciona objetos ( um colecionador), pode curtir seu lazer e viajar ( um turista). Uma pessoa desse tipo, portanto , ao mesmo tempo cidado, proprietrio, trabalhador, consumidor, isolado, turista e colecionador (at recentemente, sobretudo, do sexo masculino, depois do feminino tambm). Essa pessoa a verdadeira figura-chave na nova relao com o passado, conforme descrito anteriormente. (MASTROGREGORI, 2006: 79).

O indivduo depois do sc.XIX deixou de ser homem e passou para uma categoria de fora de produo, nas palavras de Marx, que para este se torna um alienado, um homem sem concepes polticas, no medita e no analisa. A condio de tempo e espao foi radicalmente alterada. Na medida que esse indivduo rompe com mais facilidade os espaos, encurtando as distncias e diminuindo o tempo de sada e chegada com o advento do trem e da malha ferroviria, este encontra sozinho, sufocado em seu mundo individualista e racional. A era da industrializao produziu esse tipo de pessoa. Ao mesmo tempo, esse est acelerado em busca de suas mercadorias, um consumidor. O homem do sculo XIX se tornou presente sob mltiplas identificaes. Nas palavras de Mastrogregori esse indivduo ao mesmo tempo cidado, proprietrio, trabalhador, consumidor, isolado, turista e colecionador. um ser das multidimensionalidades sem se reconhecer. De um lado tida a presena de uma nova realidade histrica posta ao ocidente em virtude do sistema de racionalizao do trabalho. Um sistema liberal como proposto por John Locke, que preservou o direito a propriedade privada ao cidado, a partir do sculo XIX os indivduos concentram-se em seus prprios prazeres e vontades (passaram a ser egostas). A individualidade justificada pelo sistema e pala racionalizao do mesmo, at mesmo a violncia passou a ser um processo justificado e justo.

Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

65

(...) a poltica moderna se estrutura em bases racionais da ordem estatal, o que quer dizer que eles agem de uma forma objetiva, sem preocupao da pessoa, sem dio, e, portanto, sem amor - sine ira et studio (...) O uso legtimo da violncia a melhor demonstrao desse processo de distribuio do poder que feita de maneira fria, calculada e livre de emoes apaixonadas (CARVALHO, 2005: 43).

Pela razo de ser da sociedade moderna, Weber passa a dar ateno para essas questes que esto prprias na compreenso do indivduo, de sua atividade e de suas produes significativas para anlise sociolgica. Na presena de uma ao e relao social que Weber ir admitir em seus estudos a presena dos indivduos. Teoricamente, sua abordagem metodolgica inovadora em relao ao prprio Marx. No sendo nem capitalista e nem contrrio a ele, Weber busca constituir uma cincia social neutra, na qual o homem da poltica no pode ser o mesmo cientista (MARTINS, 1994: 62). Max Weber no considerava o sistema capitalista injusto e selvagem como afirmava Marx, pelo contrrio o concebia como um sistema racional e eficiente na sua lgica. Tambm era contrrio teoria adotada pelo Estado da Ordem e do Progresso, pois dividia o ideal de Nietzsche, tendo uma viso melanclica do futuro. Com a influncia de Sombart, se preocupou em desvendar as origens do sistema capitalista. A preocupao de Weber no estava na revoluo ou na poltica em si, por mais que admirasse a condio (poder) na poltica, pois jamais ocupou um cargo poltico. Por essa razo, sua busca incessante estava na produo sistemtica de conhecimento. Uma das formas de apresentar significao as suas pesquisas coloca a presena do indivduo como centro.
A sociologia por ele desenvolvida considerava o indivduo e a sua ao como ponto chave da investigao. Com isso, ele queria salientar que o verdadeiro ponto de partida da sociologia era a compreenso da ao dos indivduos e no a anlise das instituies sociais ou do grupo social (MARTINS, 1994: 65).

Com o advento do capitalismo, de forma e configurao, Weber dispe de uma anlise daquilo que ele produziu, ou seja, da categoria que julgou ser a ideal para entender o sistema. Em Weber, o indivduo parte que dispensa qualquer discusso acerca da atividade sociolgica. Mas de ressaltar que esse indivduo de Weber est inserido numa sociedade, no se trata de uma anlise das individualidades por elas mesmas, e sim se suas aes significativas que dessem condio de entender determinadas formas sociais em suas prticas valorativas e culturais.

Ao individual e social
Na compreenso de Weber uma ao ou atividade significativa torna-se motivo de racionalizao. No entanto, a ao social seu conceito motriz, isso significa que a partir do indivduo e de sua ao, pode configurar sua prtica conceitual sobre a ao social.
O sentido da ao no se encontra, portanto, em seu resultado, nas suas conseqncias, mas na prpria conduta, como por exemplo, a daqueles que lutam em prol dos valores que consideram indiscutveis ou acima de quaisquer outros, como a paz, o exerccio da liberdade (poltica, religiosa, de uso de drogas, etc.), em benefcio de uma causa como a nacional ou pela preservao dos animais. O que d sentido ao sua racionalidade quanto aos valores que a guiam (BARBOSA e QUINTANEIRO, 2002: 108).

Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

66

Na proposta de Weber, uma ao social se configura na medida que possa haver uma leitura da manifestao social. A realidade (concreta)12 social determinava o olhar do pesquisador cientista. Suas manifestaes sociais e as inter-relaes individuais determinavam o campo de pesquisa. Na realidade, Weber buscava o sentido das determinaes sociais ou individuais do seres produtores de aes. A presena do socilogo o de atribuir sentido a essas determinaes e aes individuais. Por mais que Weber se distanciasse das pretenses modernistas tradicionalmente difundidas durante o sculo XIX antes de Dilthey, sua finalidade analtica se recaa sobre a sociedade. A nica ao social ou individual a que se preocupava estava centrada na figura da sociedade como finalidade. Dentro da anlise de cultura, observava que mesmo no encontrando uma verdade absoluta e universal, essa poderia ser encontrada para determinadas sociedades porque essas so em si, manifestaes culturais, reais e sociais.
(...) para a interpretao compreensiva da atividade que pratica a Sociologia, estas estruturas so apenas os desenvolvimentos e os conjuntos de uma atividade especfica de pessoas singulares, dado que estas constituem s os agentes compreensveis de uma atividade orientada significativamente. No entanto, a Sociologia no pode, mesmo para os seus prprios fins, ignorar as formas coletivas de pensamento que surjam outros mtodos de investigao (WEBER, 1971: 12).

Atravs das palavras de Weber, temos duas possveis leituras de sua base terica. A primeira, leva a entender que a sociologia est interessada com as finalidades das aes sociais. A movimentao dos indivduos enquanto indivduos e sujeitos sociais motivo de pesquisa para a sociologia desde que essa ao social for motivada por determinaes racionais13. As aes devem fazer parte de uma relao que seja possvel compreender a sociedade analisada. Por mais que o indivduo seja o ponto chave da anlise sociolgica, esse no deve ser sua finalidade ltima. Nem mesmo a atividade que parte de motivao pessoal e singular configura um interesse sociolgico. As aes de significao relacionam-se a determinaes prticas do agir social referente a motivos sociais (economia, religio, cultural), que implicam sistemas coletivos e interpessoais previstos como motivos externos a vontades pessoais. A Segunda, seria que, mesmo como categoria de anlise, o indivduo ponta de lana para a pesquisa, o socilogo no deve deixar de analisar outras concluses especficas de carter generalizante ou de outras categorias de anlise que no parte puramente de indivduos. Melhor dizendo, a sociologia no deve deixar de analisar as formas coletivas de pensamento, das instituies ou dos grupos sociais. Na sociologia de Weber, necessrio perceber a distino entre indivduo, ao individual e ao social. Para evitar mal entendido, o indivduo a pessoa que surgiu com o advento do capitalismo, ou melhor, uma nova categoria de sujeito moderno. Mesmo sob vontade do Estado, esse indivduo deixou de ser conduzido puramente pela vontade estatal e passou a determinar sua prpria vida. Deixou de ser massa para ser trabalhador. O indivduo aquele sujeito especfico, que desempenha atividade tcnicas e racionais. Nesse sentido, o indivduo a que se refere uma categoria de anlise. Ao se referir ao individual apresenta uma noo de que a atividade desenvolvida por pessoas que no meditam sobre as suas condies scio-polticas. Uma ao individual est voltada para o cotidiano para o dia-a-dia. Essa forma de atividade despolitizada, mecnica e rotineira, atividades desconexas que podem ou no ser mais ou menos racionais. assim chamada porque desempenha uma funo de carter pessoal ou egosta. Suas opes no apresentam condies sociais de anlise sociolgica. Do mundo sensvel a sua volta, o indivduo produz uma atividade orientadora apenas de apropriar-se dos entes a seu bel-prazer. Nessa ao no h como
Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

67

fazer leitura de uma determinao social, ou que lanasse luz para tal. Por fim, a ao social, essa tambm como categoria de anlise conceitual determinante. Para a sociologia, seria o princpio das motivaes epistemolgicas. o tipo de ao na qual as cincias da cultura produzem seu conhecimento, so atividades desempenhadas pelos sujeitos no seu cotidiano e dia-a-dia que apresentam significaes (o cultural) que engendram uma sociedade por completo, pessoas que praticam aes por determinaes sociais, ou seja, so motivados pelo campo simblico de uma sociedade, de seus valores. Falar de uma ao social no significa que a ao individual seja estril. Como categoria de anlise, a totalidade das aes individuais em um determinado campo de valores e significaes. A ao social uma forma irracional do agir humano que completamente racional no agir cientificamente. Para Weber, caracterizar uma ao social o desejo de esclarecer sistematicamente aes desenvolvidas por pessoas com uma certa regularidade e coletividade mesmo no tendo conscincia de tais.
Como toda atividade, a atividade social pode ser determinada: a) de maneira racional em finalidade |zweckrational|, por espera do comportamento dos objetos do mundo externo ou de outros homens, explorando estas esperas como condies ou como meios para chegar racionalmente aos fins prprios, maduramente refletidos, que quer-se atingir; b) de maneira racional em valor |wertrational|, pela crena no valor intrnseco incondicional - de ordem tica, esttica, religiosa ou outra - de um comportamento determinado que vale para ele mesmo e independentemente do seu resultado; c) de maneira afetiva |affektuel|, e particularmente emocional, por paixes e sentimentos atuais; d) de maneira tradicional |traditional|, por costume inveterado. (WEBER, 1971: 22)

Numa atividade ou ao social, a figura central est na presena do indivduo. Esse, mesmo a partir de seus sentimentos egostas e individualistas, exerce atividades sociais que so puramente compreendidas pela sociologia como de importncia porque ultrapassam a pura vontade individual. Essa forma de atividade pensada como racional pela sociologia porque a liberdade que esse sujeito possui ainda na presena do Estado. Mesmo querendo ser independente a tica do Estado impe padres morais que so absolvidos, mas que necessariamente no necessitam estar presentes no emprico e no momento de sua instituio. Desse modo a sociedade organizada pelo Estado interfere nas vontades e obrigaes individuais. Por exemplo, um feriado institudo pelo Estado na repetio h a comemorao. Nesse caso quando o indivduo comemora para uma certa finalidade, mesmo sem conscincia ampla do que faz, para a sociologia um padro determinante de compreenso social. Os indivduos podem sim desenvolver atividades puramente racionais, porque visam determinados fins, e esses so conscientes. Um exemplo o caso de fazer parte voluntria de um grupo de manifestantes para atingir determinadas causas ou movimentos sociais. Mesmo a priori parecendo ser individualista, essa atitude configura uma ao social devido imbricao social presente nela. Para a sociologia essa atividade significativa. De acordo com a situao, a atitude pode ser por motivos morais, dependendo da condio existencial e das apropriaes do mundo material (entes), o indivduo pode constituir sua prpria moral, uma atitude individual que possui os padres disponveis pela sociedade, podendo ser significativa. Em ltimo caso, uma atitude ou atividade individual pode ser a partir do tradicionalismo, nesse caso a interferncia externa maior do que no caso anterior. Em referencia a anlises de Psicologia Social, como as do prprio Maurice Halbwachs, o indivduo no pode estar isolado do social. A determinao social sobre o indivduo o ponto em questo dessa discusso, destarte esse indivduo em Weber compreendido no seu processo relacional sociologicamente falando.
Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

68

Conceito e relao social


Para Weber tanto ao social como relao social so conceitos. At o presente momento ocorreu uma preocupao em estar determinando os lugares categoriais das anlises de Weber no que concerne a questo do indivduo e da ao social. Esse terico ainda possui outra preocupao para classificar que comumente citada por aquele que queira ler ou conhecer sua obra. A variao conceitual serve para designar a condio sistemtica de significar ocorrncias no meio social. De acordo com a observao de Alonso Bezerra de Carvalho, quanto mais gerais a pretenso conceitual se tornar, menos contribuem para a anlise causal dos fenmenos individuais (CARVALHO, 2005:71). Toda estrutura de pensamento de Weber se relaciona diretamente com a questo da cultura (Kultur). Ao invs de observar os conceitos como categorias imutveis ou de leis, proposio estril, estes devem satisfazer uma necessidade histrico-cultural. Se algo refere ao indivduo sua pressuposio estar centrada nas prticas culturais de valores e de juzos, de sua historicidade (KOSELLECK,1992: 136). Quando houver uma necessidade de uso ou na recepo, as leis conceituais devem estar ligadas ao um princpio heurstico. A heurstica deve cumprir um papel de relativizar as condies universais nas aplicaes para o particular. uma condio de verificao das ocorrncias fenomenais e no de meditaes generalizadas que situam fora do fenmeno analisado. no misturar conhecimento elaborador com conhecimento elaborado, um distanciamento entre o conhecimento do prprio conhecimento do conhecimento. no misturar as esferas subjetivas com as objetivas e nem separa-las radicalmente para no gerar interpretaes equivocadas (RSEN, 2001: 71). O radicalismo evitado por Weber, suas consideraes so para a interpretao e a compreenso. Sua perspectiva cientfica concentra-se na variao e na mudana assim como na permanncia e na repetio, porm no consideradas como categorias invariveis. Aproxima-se de Droysen quando afirma que: A heurstica procura-nos os materiais necessrios para o trabalho do historiador; est como a arte do mineiro, a arte de encontrar e de pr ao dia um trabalho subterrneo, (...) A arte da heurstica consiste a alargar bem como completar os materiais histricos: (...) c) por analogia, em esclarecimento de uma sucesso de acontecimentos comparveis a tal outras em circunstncias similares (...) a heurstica pressupe-se o concurso permanente de outras disciplinas (DROYSEN, 2002: 52,55,56) A heurstica como elemento fundamental da compreenso em Weber uma prtica de pesquisa justificada. Se tomada a citao explicitada nessa passagem observado que Droysen a classifica como um elemento que auxilia na experimentao das partes que envolvem um fenmeno. Para justificar sua classificao utiliza-se das palavras do prprio Niebuhr registrada na citao, um trabalho subterrneo. Implica uma observao de dentro, que seja prprio e especfico de suas relaes de cruzamentos. A heurstica compe parte que primazia vontade de pesquisa, que vontade de produzir conhecimento. Como a finalidade ltima da pesquisa resulta na divulgao dos resultados, para as cincias sociais, so textos publicados ou obras e livros, a heurstica condiciona a possibilidade do texto generalizado pelo uso dos conceitos a estabelecer o emprico das coisas narradas. No cruzamento das informaes tericas, Weber produz um sentido de verificao prpria e particular das ocorrncias dos fenmenos. Em suas palavras essas condies so concebidas como posies de interpretao e compreenso. O mtodo da compreenso em Weber sinaliza o distanciamento entre as cincias da natureza e as da cultura. Enquanto uma compreende, a outra explica (FONTES, 1997: 364). Dada a nfase na questo da heurstica, em Weber essa situao caminha para a anlise dos fatores internos e externos dos fenmenos e das regularidades dos valores. A cincia da cultura possui a condio de mensurar a realidade social atravs de duas categorias conceiRev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

69

tuais constitudas por Weber, a ao e relao social. Falta agora definir o que seria para esse terico a relao social. Fazendo uso de suas prprias palavras:
Designamos por relaes sociais comportamento de vrios indivduos como, pelo seu contedo significativo |sinngehalt|, o dos uns regulamo-nos sobre o dos outro |aufeinander gegenseitig eingestellt| e orientamo-nos conseqentemente. A relao social consiste por conseguinte essencial e exclusivamente na possibilidade do agir socialmente de maneira (significativamente) exprimvel, sem que seja necessrio precisar primeiro sobre que esta possibilidade se funde (WEBER, 1971: 24)

Poder-se-ia designar, a partir das lies de Weber, que suas palavras possuem uma identificao com a condio mais especfica, ao se referir s relaes sociais. Volta-se a atividade do indivduo que no lhe prpria, a uma motivao que socialmente determinada por um maior ou menor grupo e que seja contnua. Diferentemente da ao social, a relao social pode ser identificada como lugar de uma racionalidade de motivaes finalistas coletivas. Isso significa que a relao social uma condio mais ampla que a das aes sociais. conscientemente determinada por uma coletividade e est racionalmente determinada para um certo fim, possui significao. A ao social tambm possui atividades de carter finalista, logo significativa. Porm suas motivaes podem ser de ordem racional ou irracional (mesmo vivendo em sociedade, suas motivaes no necessitam da ligao ou da dependncia com outros, pode agir com omisso ou tolerncia (WEBER, 1971: 19). Em contra partida, a relao social se orienta por um conjunto (grupo religioso, economia, moral) (WEBER, 1971: 44,45). A compreenso da relao social de Weber deve ser entendida dentro das instituies ou grupos legtimos. Essa categoria de anlise pensada dentro das coletividades e das interposies entre os indivduos com proposies finalistas de mudana ou de permanncia. Trata de uma associao organizada de indivduos com objetivos definidos, e traados por questes sociais (movimento sindical com o objetivo de melhoria de salrios). Essa categoria de anlise passa para uma categoria conceitual na medida que Weber a estabelece numa base terica e que neste texto h uma tentativa de reproduo interpretativa. O conceito base da leitura em Weber, isso porque sua preocupao bsica era a de classificar uma cincia da cultura livre de valores e julgamentos. O cientista, para Weber, deveria estar ausente em suas anlises e concluses tericas de pesquisa. O pesquisador deveria fazer uso de conceitos e de categorias de anlise que desse a maior distncia entre o cientista e o fenmeno apresentado e da metodologia adotada. Sua preocupao era a de retirar a presena de decises polticas do meio cientfico. Desse modo era to importante o uso de conceitos de quadros de anlise.

Tipo ideal
Essa uma forma especfica de categoria de anlise criada por Weber na tentativa ltima de validar o conhecimento sociolgico como cincia. Enquanto as cincias da natureza utilizam-se da matria universal dos smbolos reconhecidos e a-histricos, a sociologia passaria a utilizar-se dos tipos ideais como possibilidade de reconhecimento. Essa seria essencialmente a ausncia de valores na abordagem cientfica na cincia da cultura. O tipo ideal no possui o mesmo sentido que os conceitos das cincias da natureza, porque se fosse, sua aplicao e necessidade, para anlise da sociedade, seria nula. O conceito para Weber indispensvel porque limita a condio entre o ser poltico e cidado do ser cientista. O tipo ideal uma condio genrica classificada por Weber para apresentar a possibilidade de uma representao de validade que desse conta das causas e das conexes entre os acontecimentos por meio da linguagem cientfica. Ele no foi inocente em acreditar que
Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

70

os tipos ideais dariam conta da realidade histrica. Essa, para ele, inesgotvel: os mtodos no conseguem absorver em si a totalidade das manifestaes irracionais dos homens. A utilidade dos tipos ideais era precisa na pesquisa e sua elaborao deveria descumprir a necessidade histrica do pesquisador. O tipo ideal uma categoria de anlise, os tipos ideais so formulaes puramente racionais elaboradas pelo pesquisador com o objetivo de guiar-se na infinitude da realidade. O tipo ideal uma atividade intelectual e puramente ideal que serve para o pesquisador entender como se articula seu modelo de anlise a realidade histrica em questo (pesquisada). Sendo uma utopia, como chama o prprio Weber, o tipo ideal deve possuir a finalidade de mediar a investigao. Sua elaborao no sinnima de finalidade da pesquisa, ela um meio. Sua preocupao evidenciada quando fala da prtica historiogrfica (escrita da histria), porque o historiador faz uso de uma linguagem por necessidade de expresso no vocabulrio no reflexivamente elaborado:
(...) o significado de um conceito limite puramente ideal, em relao ao qual se mede a realidade a fim de esclarecer o contedo emprico de alguns dos seus elementos importantes, e com o qual esta comparada. Tais conceitos so configuraes nas quais construmos relaes, pela utilizao da categoria da possibilidade objetiva, que a nossa imaginao, formada e orientada segundo a realidade, julga adequadas. (COHN,1997: 109)

A cientificidade da pesquisa est na sua categorizao. Um pesquisador deve ser capaz de atribuir uma linguagem formal no situacionista. A Cincia da Cultura era precisa porque sua fundamentao terica e sistemtica se localizaria numa pressuposio fora da realidade analisada. Pelo sistema de cruzamentos entre o tipo ideal e a ao de significao do indivduo cultural pela heurstica, o resultado da pesquisa seria infalvel para comprovar as causas e determinaes. Na perspectiva de Weber, o tipo ideal, como categoria, ou tipos ideais, como conceitos, serviriam para estabelecer um padro de racionalidade sobre o sistema irracional, permitindo a compreenso das atividades reais das (a)feies e dos erros. Uma elaborao sistemtica de tal carter visava apresentar o conhecimento de todas as circunstncias e de todas as intenes dos participantes em suas finalidades.

Consideraes finais
A busca maior para essa discusso pautou-se na necessidade dos acadmicos compreenderem de forma clara os significados dos conceitos chave de Weber como atividade, ao, relao, social e tipo ideal. Destarte, uma anlise da obra de Weber ser sempre atual atualidade, j que por meio de suas discusses, ele conseguiu sistematizar um conjunto de idias que ultrapassaram seu momento histrico. A necessidade do estudo de sua obra presente porque o contedo de sua anlise (o Capitalismo) continua atual assim como a questo da Cultura, da Religio e seus ethos.

Notas
1

Mesmo porque no se est buscando uma leitura completa de Weber. No o objetivo dessa apresentao e nem muito mesmo o seria possvel. Atualmente pertence ao territrio da Frana. Associao para Poltica Social.

2 3

Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

71

Vale ressaltar que somente passa a haver na Europa um exrcito formal e organizado no perodo de Napoleo na Franca. Antes, qualquer um poderia ser integrado ao sistema militar de seu pas. A prtica docente no agradava a Weber. Contrariando a proposta de Alonso Bezerra de Carvalho, Weber detestava a prtica docente, sua verdadeira vocao estava na pesquisa e jamais escreveu algo direcionado para educao de acordo com Gabriel Cohn. Arquivo para a Cincia Social e poltica social. Havia influncia no meio da Associao do pensamento racista. Atravs da teoria da Mecnica (MORAES 1997:21, 22; JAPIASSU, 1978: 41-44). Pode ser encarado como condio ou viso ampliada das situaes ou do sistema scio-cultural que o envolve, h uma relao direta entre o ser e a coisa em desempenho, no h reflexo (tecnicidade). Compreendido como os conceitos de Aristteles. Nem Weber nem muito menos Marx discutiam sobre a verdade. As ocorrncias e os fenmenos apresentados para a percepo (atravs de uma apario involuntria a daquele que observa) configuravam uma realidade concreta. No havia a discusso ps-moderna das multidimensionalidades e do texto como realidade. Movimentos que se relacionam com Estado, famlia, ao, sociedade (WEBER, 1971: 12).

6 7 8 10

11 12

13

Referncias
BARBOSA, M.L.de O. e QUINTANEIRO, T. Max Weber in Um toque de clssicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ed. Belo Horizonte: UFMG; 2002. BENJAMIN, W. Magia e tcnica, arte e poltica. Obras escolhidas. So Paulo: Brasiliense; 1994. BENJAMIN, W. O Narrador in Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural; 1980. BOURDIEU, P. Economia das trocas lingstica: o que falar quer dizer. 2ed. So Paulo: USP; 1998. BOURDIEU, P. O poder simblico. 7ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2004. CARVALHO, A.B. de. Max Weber: modernidade, cincia e educao. Petrpolis, RJ: Vozes; 2005. CERTEAU, M. de. A inveno do cotidiano: 1 artes de fazer. 9ed. Petrpolis, RJ: Vozes; 1994. COHN, G. (org). Weber. Sociologia. So Paulo: tica; 1997. DROYSEN, J.G. Thorie de la mthode historique in Prcis de thorie de lhistoire. Paris, France: CERF; 2002. EAGLETON, T. Fenomenologia, hermenutica e teoria da recepo in Teoria da literatura: uma introduo. 6ed. So Paulo: Martins Fontes; 2006. EAGLETON, T. Prefcio in As iluses do Ps-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor; 1998. FALCON, F. Histria das idias in CARDOSO, C.F. e VAINFAS, R. Domnios da histria: ensaios de teoria e metodologia da historia. 4ed. Rio de Janeiro: Campus; 1997. FONTES, V. Histria e modelos in CARDOSO, C.F. e VAINFAS, R. Domnios da histria: ensaios de teoria e metodologia da historia. 4ed. Rio de Janeiro: Campus; 1997. GADAMER, H-G. e KOSELLECK, R. Historia y hermenutica. Barcelona, Espanha: Edies Paidos; 1997. GADAMER, H-G. Verdade e mtodo I: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. 7ed. Petrpolis, RJ: Vozes; Bragana Paulista, SP: So Francisco; 2005. GUMBRECHT, H-U. et allii. Historie et langage: travaux allemands en lexicologie historique et en histoire conceptualle in Revue dhistoire moderne et contemporaine. Tome XXX, Avril-Juin; 1983. JAPIASSU, H. O que Cincia? in Nascimento e morte das cincias humanas. Rio de Janeiro: Francisco Alves; 1978. KOSELLECK, R. Futuro-passado: contribuies semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: PUC; 2006. KOSELLECK, R. Lexprience de lhistoire. Frana: Hautes tudes: Gallimard; 1997. KOSELLECK, R. Linguistic change and the history of events in Journal of Modern History. N61, december; 1989: 649-666. KOSELLECK, R. Transformations of experience and methodological change: a historical-anthropological essay in The practice of conceptual history. Estados Unidos, California: Standford university: 2002.

Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

72

KOSELLECK, R. Uma histria dos conceitos: problemas tericos e prticos in Estudos Histricos. Rio de Janeiro, vol5, n10; 1992. MARTINS, C.B. O que sociologia. 38ed. So Paulo: brasiliense; 1994. MARTINS, E.R.de. Fiat iustitia, pereat mundus: regras valem para todos in BRITO, A.N.de e HECK, J.N. (orgs). tica e poltica. Goinia: UFG; 1997. MARX, K. Manuscritos econmicos-filosficos. So Paulo: Boitempo editorial; 2004. MASTROGREGORI, M. Historiografia e tradio das lembranas in MALERBA, J. (org). A histria escrita: teoria e histria da historiografia. So Paulo: Contexto; 2006. VEYNE, P. A histria conceitual in LE GOFF, J. e NORA, P. Histria Novos Problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves; 1995. VEYNE, P. Como se escreve a histria e Michel Foucault revoluciona a histria. 4ed. Braslia: UnB; 1998. WEBER, M. Concepts fondamentaux de la sociologie in conomie et socit. Tome premier. Paris: Librairie Plon; 1971. WEBER, M. Lthique protestante et lesprit du capitalisme. France: Bibliothque Paul-mile-Boulet de lUniversit du Qubec; 2002. WERNER,M.e ZIMMERMANN, B. Penser lhistoire croise: entre empirie et rflexivit in Annales. Paris, 58, n1, jan-fev; 2003.

* Mestre em Histria pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professor na Faculdade de Educao da FESURV.

Rev. Mosaico, v.1, n.1, p.61-73, jan./jun., 2008

73

Potrebbero piacerti anche