Sei sulla pagina 1di 214

Detonado HeartGold/SoulSilver

NEW BARK, O COMEO DA JORNADA Comeando o jogo, conhea o prof. Oak e escolha se voc quer jogar como menino ou menina. Voc estar em seu quarto. Desa as escadas e fale com sua me, ela ir te disponibilizar algumas opes do menu. Saia de sua casa e ver um Marill brincando na cidade. Ele pertence a Ethan/Lyra (ser o personagem de sexo oposto ao seu), que vive no andar de cima do laboratrio do prof. Elm. para l que devemos ir ( o lugar onde um menino ruivo espia pela janela). Entre no laboratrio do Professor Elm e fale com ele, ele deixar voc escolher um entre os 3 Pokmon disponveis.

Chikorita (planta) / Cyndaquil (fogo) / Totodile (gua)

Pegue seu inicial. O prof. Elm pedir para que voc busque uma encomenda na casa do Mr. Pokmon. Ao lado dele, h uma mquina que voc poder usar para restaurar as energias de seus pokmons. Ela funciona como um centro pokmon. Ao sair do laboratrio, receba 5 Potions de um dos assistentes de Elm. Seu pokmon inicial te seguir pra onde for, nestas verses, o primeiro pokmon de sua equipe sair de sua pokbola para andar com voc. Voc encontrar Ethan/Lyra do lado de fora do laboratrio. V encontrar sua me em casa e receba seu PokGear, nele ficaro gravados os telefones de todos que voc adicionar. Saia da cidade pela esquerda e Elm vir te dar seu nmero de telefone.

Enquanto voc ainda no pode capturar pokmons, treine um pouco para conseguir exp. enquanto anda. Pelas gramas, voc ir encontrar vrios Rattata, Pidgey e Sentret de dia, noite voc pode encontrar o Hoothoot. Perto da entrada da cidade Cherrygrove, voc ir ver uma rvore, cada uma dessas rvores, localizadas por todo o jogo, contm uma apricorn. Por enquanto voc no poder peg-la, pois no tem onde coloc-la. Com as apricorns, voc poder ter as pokbolas especiais mais para frente. Todos os dias aparece uma apricorn na mesma rvore, se quiser mais poder vir pegar denovo a apricorn no dia seguinte. Por enquanto, siga at chegar na cidade de Cherrygrove. CHERRYGROVE E O MR. POKMON Fale com o velho que est na entrada da cidade, ele ir lhe apresentar a cidade, lhe mostrando como um Pokmon Center (Centro Pokmon) e uma loja do lado de fora (Mart), alm de lhe avisar que na gua voc encontra certos Pokmon e lhe mostrar a Rota 30. No fim do passeio, ele lhe entrega os Running Shoes, os tnis de corrida. Nas ltimas verses, era peciso ficar segurando o boto B para poder correr, mas em HG/SS os tnis ficam disponveis na tela debaixo de seu Nintendo DS. Basta deixar os tnis selecionados e voc correr vontade. Desmarque os tnis para tornar a andar novamente.

Recupere seus pokmons no centro, ento, quando se sentir seguro, siga para a rota 30 ao norte. O velhinho que te apresentou a cidade aparecer e te dar tambm um mapa, que pode ser visto na sua PokGear. A partir daqui encontramos, se for HeartGold: Caterpie, Metapod, e noite, Spinarak. Se for SoulSilver, encontramos: Weedle, Kakuna, e de manhzinha, Ledyba. Siga at ver uma casa, com uma rvore de apricorn do lado. Se quiser, pode entrar na casa e falar com o homem, ou ento, o prprio vai sair da casa dele para conversar com voc. Receba a Apricorn Case. Com este item, voc ter onde guardar as apricorns. Tente pegar a apricorn da rvore agora. D uma chacoalhada na rvore e ela cuspir o fruto na sua cabea. assim que se consegue apricorns. Sacuda sempre essas rvores toda vez que elas tiverem apricorns.

Se ir pra esquerda, ter 2 treinadores batalhando, e voc no poder prosseguir, pois a luta est acontecendo no meio do caminho. Volte e siga ao

norte, at encontrar a casa do Mr. Pokmon. Ele te dar o Mystery Egg, para que entregue ao prof. Elm. Ele recuperar seus pokmons. Prof. Oak estar aqui tambm e te dar a Johto Dex, sua pokdex regional. Depois disso, saia. Prof. Elm ir ligar mandando voc ir imediatamente at o laboratrio, pois aconteceu um desastre. Volte para Cherrygrove, recupere seus pokmons e saia em direo a New Bark. Ao sair da cidade, o menino ruivo que tnhamos visto espiando pelo laboratrio te desafiar para uma batalha. De agora em diante ele ser seu rival, e dispe do inicial que tem vantagem ao seu. Se voc subiu uns 3 lv.de seu inicial no ter l grandes problemas. Use as Potions se estiver em apuros. Derrote-o e ele ir embora.

Assim que chegar no laboratrio, voc ser informado de que um dos pokmons iniciais foi roubado. Ethan/Lyra aparecer dizendo que foi um menino de cabelo ruivo (o cara que voc acabou de derrotar). Eles vo perguntar o nome dele, d o nome de seu rival. Entregue o Mystery Egg pro Prof. Elm. Saia e v at sua casa e fale com sua me. A partir de agora, ela poder guardar o seu dinheiro. Isso muito til, voc poder deixar o quanto quiser de dinheiro com ela, e de vez em quando ela comprar itens para voc. Quando ela fizer isso, ela te ligar avisando, e ento basta entrar em qualquer PokMart que vai ter um Delivery Man vestido de vermelho, s retirar o item com ele. Fale com o cara de vermelho mais de uma vez, s vezes sua me compra mais de um item. Toda vez que voc falar com sua me, voc pode: deixar dinheiro com ela (deposit), pegar dinheiro dela (withdraw) ou pedir para que cada vez que ganhar uma batalha, parte do seu dinheiro seja

transferido diretamente para ela (change). Fica a seu critrio. Se despea da sua me e saia de New Bark.

Saindo da cidade, voc encontrar Ethan/Lyra, que vai te ensinar como se captura pokmons. Receba ento 5 pokballs. Agora voc j pode capturar pokmons! Ainda nesta rota, voc ver uma casinha ao norte que se voc passar por ela chegar a um lugar onde possvel encontrar Geodude e Spearow. No d para ir muito longe. Volte ao lugar que estava bloqueado pela batalha entre os 2 treinadores e derrote os 2, um deles ir lhe oferecer seu nmero telefnico. Caso aceite, ele ser adicionado na lista telefnica de sua PokGear. Voc poder batalhar novamente com todos os treinadores que voc adicionar na PokGear. Alguns treinadores podem te ligar para oferecer itens, como as pedras evolutivas. Esteja ciente que, quanto mais pessoas voc adicionar na PokGear, mais difcil fica receber ligao dessas que te oferecem as pedras. Irei avisar no detonado quando encontrarmos essas pessoas.

Agora, voc deve chegar a Violet, basta seguir caminho pelo norte. Por aqui encontramos Bellsprout nas gramas. Nesta mesma rota, tem uma caverna, onde voc no conseguir ir muito longe, pois, voc ainda no tem o TM70 Flash e fica difcil caminhar no escuro, se insistir, corre o risco de se perder e ficar preso, pois tem algumas pedras trancando o caminho. Na caverna tem Zubat e Geodude. O melhor a fazer agora seguir em direo proxima cidade. VIOLET E A SPROUT TOWER Ao chegar, Ethan/Lyra aparecer e lhe dar o Vs. Recorder. Recupere seus pokmons. Do lado de fora do Centro Pokmon tem um cara loiro que troca shards por berries, fale com ele quando tiver esses itens. Se tentar ir direto ao ginsio, vai ver que o Caretaker est bloqueando a passagem. Vamos fazer algo mais interessante. Saia da cidade pelo sul. No conseguir descer muito, pois haver um homem bloqueando o caminho. Perto dele tem um gramado, onde podemos encontrar Mareep, Hoppip, Wooper ( noite) e Ekans (s em SoulSilver). Um tipo eltrico como Marrep uma boa alternativa para se usar no ginsio voador, principalmente quem comeou com Chikorita.

Por aqui encontramos as Ruins of Alph. Voc no poder explor-la por inteira agora, mas se quiser dar uma olhada, veja mais sobre ela no fim do detonado. Saindo de Violet pela esquerda voc encontrar um homem, perto de uma rvore que rebola quando voc toca nela. O homem te dar um HM06 - Rock Smash, que serve para quebrar as pedras. No possvel us-lo ainda,

precisamos da primeira insgnia. O que podemos fazer agora visitar a torre que fica ao norte da cidade Violet, a Sprout Tower.

Dentro da torre possvel encontrar Gastly noite. V batalhando com os monges que esto pelo caminho. No topo da torre, voc ver seu Rival, discutindo com um monge, que o lder da torre (se venc-lo, ganhar o TM70 - Flash). Derrote o monge ancio e finalmente poder ir ao ginsio. Recupere seus pokmons e prepare-se para ir ao ginsio. Recomendo que seus pokmons estejam no lv.20 neste ginsio, assim, sempre v subindo 5 levels e estar pronto para o ginsio seguinte (no caso do prximo ginsio, lv.25, do ginsio seguinte, lv.30, desta forma, sempre poder enfrentar os lderes de ginsio num level equilibrado).

Falkner usa:

Pidgey lv.9

Pidgeotto lv.13 De preferncia, use golpes tipo eltrico ou pedra se tiver, evite tipo planta ou inseto. Vencendo Falkner, Lder da Cidade Violet, ser premiado com a Zephyr Badge e o TM51 (Roost). Saindo do GYM, voc receber uma ligao do prof. Elm, dizendo que um de seus assistentes est no PokMart, com o ovo que voc deixou com ele h algum tempo. V at l e pegue o ovo (voc deve estar carregando no mximo 5 Pokmon para poder receb-lo). Ao sair do Mart, aparecer uma garota vestida num Kimono que vir ver seu ovo e se ir. Assim que voc der 2500 passos, nascer do ovo um Togepi lv.1. Pegue este novo Pokmon e v fazer uma visita ao prof. Elm, depois de v-lo, ele lhe entregar um presente. Se quiser, passe na Dark Cave, aquela caverna que toda escura. Agora que voc tem Flash, voc pode ilumin-la. Alm disso voc tem Rock Smash. Se quebrar pedras aqui na caverna s vezes pode aparecer Dunsparce. Alm de pokmons, em algumas pedras poderemos encontrar itens durantes o jogo. No poder ir muito longe na caverna, volte at Violet, saia pelo sul. Agora o homem que antes te barrava ver sua insgnia e te deixar passar.

Desa a rota 32, nela enfrente vrios treinadores. Voc ver a pista do Magnet Train sobre esta rota, o trem que conecta Johto e Kanto. No fim da rota, voc ser abordado por um menino gordo, que quer te vender Slowpoketail por um preo absurdo. Ignore-o. Siga at o centro pokmon e recupere seus pokmons. Tem um pescador aqui dentro, fale com ele e receba Old Rod, uma vara de pescar. Fale com o homem ao lado dele e receba 2 Lure balls! V pra caverna e derrote alguns treinadores. Nela poderemos encontrar Onix, e Sandshrew tambm, caso jogue HeartGold. Explore o lugar, recolha os itens. A sada leva at a rota 33. Estar chovendo aqui. Siga at ver Kurt discutindo com um Rocket, que bloqueia a entrada do poo.

AZALEA E A CASA DO KURT Logo que chegar na cidade, recupere seus pokmon no PokCenter. Tem um Rocket bloqueando o ginsio. V para a casa do Kurt, o cara que faz Pokballs usando as Apricorns. Do lado de fora da casa do Kurt, existe uma rvore com uma White Apricorn. Entre na casa e fale com Kurt, ele ir dizer que os Slowpoke esto com problemas e ir sair da casa, saia tambm e siga em direo ao poo dos Slowpokes, onde Kurt discutia com aquele Rocket. Encontre Kurt cado no poo, ele ir pedir sua ajuda, derrote os membros da Equipe Rocket que encontrar no caminho. No fim, lutar contra um Rocket Executive, ele o responsvel por os Slowpokes estarem de rabos cortados.

Proton usa:

Zubat lv.8

Koffing lv.12 Aps derrotar os Rockets, Kurt ir lhe agradecer e te levar at sua casa (casa do Kurt). Fale com ele e como agradecimento, ele lhe dar uma Fast Ball. Continue conversando e ele ir lhe pedir uma Apricorn, lhe entregue alguma que tiver. Volte no dia seguinte e Kurt ter feito uma Pokball com sua Apricorn. Ele sempre demora um dia para fazer a pokball.

Receba a n do telefone de Kurt de sua neta. Saia e ver que os Slowpokes tomaram conta da cidade. Por hora, treine um pouco para poder desafiar o lder do ginsio. Quando se sentir preparado, v ao ginsio, o Rocket no est mais bloqueando a entrada. Dentro do ginsio, voc ter que subir em cima de um grande Spinarak, que se movimenta deslizando-se nas cordas. Ele sempre desviar para esquerda ou para direita se houver uma corda amarrada em seu caminho. Voc pode amarrar ou arrebentar as cordas puxando alavancas que existem no ginsio, para abrir caminho. Faa isso at chegar ao lder.

Bugsy usa:

Scyther lv.17

Metapod lv.15

Kakuna lv.15 De preferncia, use golpes tipo fogo, voador, ou at mesmo pedra, evite golpes tipo planta ou venenoso. Vencendo Bugsy, Lder da Cidade Azalea, ser premiado com a Hive Badge e o TM 89 (U-Turn).

Nada mais a fazer, recupere-se no Centro Pokmon. Se tentar sair da cidade agora, ser desafiado por seu rival, agora ele conta com 3 pokmons. s sair da cidade pela esquerda que ele aparece.

Ele ter:

Gastly lv.14

Zubat lv.16

inicial evoludo lv.18 Siga em frente e voc estar na floresta. ILEX FOREST, CAA AOS FARFETCHD Chegamos na floresta. Por aqui podemos achar Paras, alm de Oddish pela noite. Voc ter que falar com um lenhador, perto de uma rvore diferente, ele ir lhe pedir que encontre um par de Farfetchd na floresta. Se voc tentar peg-los pela frente ou pelo lado, eles fugiro de voc. Para agarr-los, voc deve chegar por trs deles. Uma vez que voc tenha conseguido peg-lo por trs, ele voltar ao seu dono. preciso fazer isso com ambos os Farfetchd. Outro detalhe: existem alguns galhos espalhados pelo cho da floresta que quando voc pisa, faz o Farfetchd perceber onde voc est e virar em sua direo. Tire proveito disso, pise nos galhos quando precisar desviar a ateno dele, ou tome cuidado para no pisar, para no chamar a ateno dele, dependendo da posio em que o Farfetchd estiver virado.

Assim que tiver conseguido levar os dois Farfetchd ao lenhador, fale com ele. Ele vai te agradecer e o chefe dele vir e te dar como recompensa o HM 01 (Cut), que corta esse tipo de rvore, mas antes de cortar a rvore diferente, que est perto de onde o lenhador estava parado, volte para Azalea e entre numa casa ao lado do ginsio, esta a casa do lenhador, fale com ele l dentro e ganhe um Charcoal, que, se for equipado a um pokmon, aumenta os poderes de ataques de fogo! Volte a floresta, ensine o HM Cut pra algum pokmon, corte a arvorezinha e cruze a floresta. Por aqui voc ver um gordinho dando umas cabeadas nas rvores. Fale com ele, ele pode ensinar o golpe Headbutt para um de seus pokmons. Este golpe funciona tambm fora das batalhas, serve para sacudir essas grandes rvores que esto pela floresta, basta pedir para seu pokmon usar Headbutt que ele dar uma cabeada na rvore, de onde pode ou no cair algum pokmon, como Pineco e Exeggcute. Elas existem por todo o continente, se voltar para Azalea, ver que no sul da cidade tem algumas rvores dessas, onde s vezes caem Aipom e Heracross.

Se quiser aproveitar, agora que pode cortar rvores, volte um pouquinho para o comeo da rota 32, tem um lugar que voc no podia acessar antes, l onde tem um cara gordo parado, perto dele, tem uma rvore que pode ser cortada, corte-a e fale com o cara, voc ganha o TM 05 (Roar). Volte Ilex Forest e siga para o norte de onde estava o gordinho do Headbutt. Voc ver outra Kimono Girl. Ela est perdida na floresta. Seu pokmon ir indicar o caminho da sada. Ento, vamos sair da floresta. Quando estiver saindo, fale com a mulher do Butterfree no balco.

Chegando na rota 34, enfrente alguns treinadores. Aqui ter uma garota chamada Picnicker Gina, depois de enfrent-la, pegue seu n telefnico, pois esta pode lhe chamar e te dar uma Leaf Stone. Nos matinhos daqui a novidade Drowzee, Abra e Ditto. Voc vai ver uma casa pelo caminho, onde ver um velho. Ethan/Lyra aparecer, dizendo que esta casa so de seus avs. Este o Day Care, lugar onde voc pode deixar pokmons para que eles ganhem exp. a cada passo que voc der. Se deixar um pokmon macho e um fmea para a velha, estes pokmon podem se cruzar podendo botar ovos, se forem de egg groups compatveis. Quando isso ocorrer, basta estar carregando no mximo 5 pokmons retirar o ovo com o velho. Dentro da casa, pegue o n do telefone de Ethan/Lyra. Saia e consiga o n dos velhos. Outra coisa: nesta rota existe um policial. Lembre-se que os policiais s batalham com voc noite! Continue indo ao norte e chegaremos na prxima cidade.

GOLDENROD, A GRANDE CIDADE DE JOHTO Assim que tiver tempo (creio que voc deve ter treinado um pouco seu novo pokmon ou que capturou alguns pokmons, ou ambos). Vamos dar uma explorada na cidade, em primeiro lugar, devemos dar uma conferida no Goldenrod Dept.Store, que um dos maiores lojas do Game. Neste MegaMart encontramos a maior variedade de itens, cada andar vende uma coisa. No 5 andar, tem um cara interessado em um Drowzee, se voc trocar com ele, voc ir receber em troca do seu Drowzee um Machop. Aos domingos, uma mulher de dar o TM 27 (Return) ou TM 21 (Frustation), dependendo da felicidade de seu pokmon que est fora da pokbola. No topo tem as mquina de bebidas (Soda Pop, Fresh Water e Lemonade). Lemonades so mais baratas que Super Potion e recuperam mais HP. Ainda neste andar as balconistas sorteiam itens que variam de TMs, pokballs e berries, basta pagar $300, os itens mudam diariamente. Alm disso, pegue o elevador e v at o subsolo. Pea para os homens mandarem os Machokes tirarem as caixas do caminho e pegue os itens.

Depois, v na parte de trs desse mesmo prdio e voc ver algumas casas, uma delas, de telhado redondo, pelo que voc pode ler na placa na frente, o Bike Shop, fale com o vendedor ele lhe entregar uma Bycicle (bicicleta)! Indo mais ao norte (passando por baixo da pista do Magnet Tain), vemos que o ginsio est fechado por enquanto. esquerda tem uma casa com uma lona de circo, aqui o Name Rater, o cara que troca o apelido de seu pokmon. Ao lado tem outra casa, a a entrada do subsolo da cidade, entre nela, Ethan/Lyra vir falar com voc e te entregar o Fashion Case, item que serve para voc guardar acessrios para vestir os seus pokmons. No tnel do Underground voc consegue lutar com alguns treinadores. H dois irmos cabeleireiros que aparecem durante a semana que ajudam a aumentar a felicidade de seu pokmon. Aos fins de semana tem um Herb Shop, loja de ervas, itens que restauram seu pokmon, porm baixando a felicidade. E de segunda pela manh tem uma pessoa que vende baratinho itens que servem para ser revendidos nos Marts. Tem tambm um local novo, onde se tiram fotos que so enviadas para o seu PC. Saia pela sada sul do tnel, do lado de fora ver o Game Corner, atrs do Centro Pokmon. Fale

com o homem diante da mesa, ele o Mr. Game, receba o Coin Case dele. Ele te introduzir o Voltorb Flip Mini-Game, um joguinho que faz voc ganhar moedas. As moedas (coins) podem ser trocadas por itens/pokmons especiais com os senhores daqui. Procure o prdio preto, com um Rocket do lado de fora. Esta a Radio Tower. Fale com a ltima balconista e responda a um questionrio de 5 questes para receber o Radio Card, a funo de Radio do seu PokGear. Responda nessa ordem: Sim, Sim, No, Sim, No, e ter o seu rdio. Questo 1: possvel ver o mapa atravs de sua Pokegear? YES! Questo 2: Nidorina s pode ser fmea. Verdadeiro? YES! Questo 3: Kurt, o criador de PokBall, usa apricots como ingredientes? NO! (ele usa apricorns) Questo 4: impossvel usar um TM num Magikarp. Verdadeiro? YES! Questo 5: No show popular Professor Oak, Pokmon Talk, ele est com Marie? NO! (ele est com Mary) Assim que conseguir, Whitney, a lder do ginsio, vir falar com voc e voltar para o ginsio. No 2 andar possvel conseguir o Blue Card com a Buena, a DJ da rdio. Com ele possvel participar do Buenas Password, um programa da rdio onde voc pode concorrer a prmios todos os dias. Esse programa passa s 2:00; s 5:00, s 8:00 e s 11:00 (am ou pm). Escute a password do dia, v no 2 andar e fale a password pra Buena, voc ganha um ponto, some seus pontos ao longo dos dias em seu Blue Card e troque por prmios, entre eles, PokBall, Full Restore, Nugget, Rare Candy e as diversas vitaminas. Se voc acumular 30 pontos, poder pedir o n de telefone da Buena.

Agora que j exploramos a cidade, vamos ao ginsio. Aqui encontraremos vria garotas treinadoras de pokmons normais.

Whitney usa:

Clefairy lv.17

Miltank lv.19 Golpes lutadores so bons aqui. Vencendo Whitney, Lder da Cidade Goldenrod, voc far com que ela comece a choramingar, ela no quer reconhecer a derrota at que voc v embora, uma m perdedora. Tente sair e a ltima treinadora ir dizer que a choradeira dela passa logo, fale com Whitney novamente e ser premiado com a Plain Badge e o TM 45 (Attract). Saia do ginsio, recupere seus pokmons e v at a flower shop que fica direita do ginsio. Entre, fale com a mulher, ela ver sua insgnia e lhe dar o

item SquirtBottle (regador). Feito isso voc j poder sair da cidade pelo norte, em direo rota 35. Quando voc entrar na casinha, que est na sada da cidade, fale com o guarda no balco, ele vai lhe entregar um Spearow correio, que est carregando um Mail, leve este Spearow at o cara gordo, na rota 31 um pouco antes da entrada de Violet. Se voc fizer isso, o cara gordo lhe dar o TM 44 (Rest). Lembre-se que para pegar o Spearow voc deve estar com um espao vago na equipe. Volte a Goldenrod e v falar com o guarda, ele lhe entregar, como agradecimento por sua ajuda, um HP UP.

Na rota 35, derrote os treinadores que ali se encontram. possvel achar Nidorans por aqui. Se voc tiver sorte, poder encontrar Yanma tambm, se o encontrar, tente o capturar logo, pois a chance dele aparecer de 1%! Logo a frente, perto de um policial (que batalha com voc noite), voc ver a entrada do National Park e do Pokeathlon, e se for pela direita e subir (tendo que cortar um arbusto), chegar a rota 36. Vamos antes, conhecer esses lugares. NATIONAL PARK, POKATHLON & SUDOWOODO Entrando na casinha e saindo pela esquerda, uma pessoa com um Poliwrath ir te avistar. Ele Magnus, o fundador do Pokathlon. Neste lugar encontramos alguns mini-games que testam algumas capacidades especiais de seus pokmons, onde voc pode competir e conquistar alguns pontos, que podem ser usados para trocar por alguns itens interessantes no shop, inclusive as pedras evolutivas. Cada dia os itens vendidos mudam, entre eles esto as Apricorns, Moomoo Milk, Heart Scale, Rare Candy, PP Up, Nugget, alm das pedras evolutivas e itens que evoluem pokmons trocados. Quando voc puder ter uma National Dex, aparecero mais opes de pedras evolutivas por dia, incluindo Dawn, Shiny e Dusk Stones. H tambm uma mquina de bebidas onde voc pode conseguir comprar Soda Pop, Fresh Water e Lemonade usando seus pontos.

Do lado de fora, procure um rapaz ao lado de trs tubos. Fale com ele e receba o Apriblender. Com isso, voc poder fazer um Aprijuice, um suco utilizando suas apricorns. Esse suco ajuda a aumentar o potencial das capacidades especiais que seus pokmons ultizam no Pokathlon, so elas: Speed, Power, Skill, Stamina e Jump. Para participar de algum mini-game basta falar com a balconista do lado de dentro, ao fazer isso pela primeira vez, Whitney vir e te dar o jersey, um acessrio que faz voc ficar num visual mais atltico para poder participar. Voltando quela casinha da entrada, temos em frente o National Park, local onde voc pode participar de um concurso de caa aos insetos, o Bug Catching Contest, que ocorre todas as teras, quintas e sbados. Nos dias de concursos, os guardas de ambas as entradas (h uma entrada pelo sul e outra pela direita do Park) iro estar de frente s portas, diga a eles que voc vai participar do concurso. Voc s poder entrar com apenas um pokmon, ento receber 20 Sport Balls, que voc deve usar para tentar capturar o melhor pokmon inseto que encontrar. Tente capturar um Scyther ou um Pinsir, so as melhores opes. Alm deles, temos Venonat, Paras e Butterfree/Beedrill que podem te deixar em uma boa colocao. O concurso acaba aps 20 minutos, ou quando acabarem suas Sport Balls, ou se voc sair do Park (se voc j pegou o pokmon que queria, basta sair). O vencedor ganha uma Sun Stone, o 2 colocado um Ever Stone e o 3 Sitrus Berry, os demais ganham Shed Shell como prmio de consolao.

Nos outros dias, o Park abre normalmente, e voc poder enfrentar treinadores l dentro, alm de conseguir alguns itens, como o TM 28 (Dig). Para chegar nele, procure no topo direito do Park uma passagem no cercado, um cantinho que est sem uma cerca e por onde possvel passar. Alm disso, possvel encontrar Sunkern pela grama. Quando voc puder ter uma National Dex, possvel encontrar tambm alguns insetos de Hoenn e Sinnoh nos concursos do National Park, alm de ter como prmio outras pedras evolutivas diferentes da Sun Stone. Voltando ao nosso caminho, sentido direita do National Park, estaremos na rota 36. A partir daqui encontraremos Growlithe (em HeartGold), Vulpx (em SoulSilver) e, se tiver sorte, possvel achar Stantler. Por aqui encontraremos um carinha chamado School Kid Alan, aps derrot-lo, adicione seu nmero telefnico, pois daqui a algum tempo ele poder te ligar para oferecer de brinde uma Fire Stone! Logo em seguida ns nos deparamos com um arbusto diferente, que, ao ser tocado, comea a rebolar, e impede sua passagem. Se voc pegou o regador SquirtBottle, basta us-lo neste arbusto. Salve o jogo antes disso! Ao regar a planta, ela te atacar, revelando ser um Sudowoodo lv.20! Ele o nico do jogo, boa sorte para captur-lo. Caso no consiga peg-lo agora, ele s ir aparecer novamente aps voc vencer a elite 4. Assim que terminada a batalha, a menina que estava ali perto vir at voc e te dar algumas berries, alm do Berry Pots. Como nestas verses no encontramos um solo onde cresam berries, a nica forma de plant-las atravs desse item. Voc poder regar suas berries com o SquirtBottle e esperar elas crescerem na incubadora. Sugiro que v plantando algumas Oran Berry, pois precisaremos delas mais adiante. As Oran Berry demoram 16 horas para crescer e costumam dar de 2 a 5 frutos. Se ir regando de 4 em 4 horas provavelmente consiguir os 5 frutos.

Com o Sudowoodo fora do caminho teremos aberto duas passagens. Se formos pela direita chegaremos novamente cidade Violet. No nos interessa ir pra l agora, mas bom conhecer este atalho. Ento vamos em direo ao norte. Lute com mais alguns treinadores e logo chegar a Ecruteak. ECRUTEAK E A BURNT TOWER Ao entrar no Pokmon Center, voc ver uma pessoa descendo as escadas. Ele falar com a enfermeira e te chamar. Este Bill, ele o expert do sistema do PC que encontramos em todos os Centros Pokmon. Depois falar com ele, aproveite para voltar a Goldenrod e ir na casa de Bill (uma amarela esquerda do PokCenter da cidade). Fale com Bill aqui e receba dele um Eevee lv.5! Lembre-se de que para receber o Eevee voc deve estar carregando no mximo 5 pokmons. Fale com a menininha que est aqui, ela a irm do Bill e te dar o n telefnico dele.

Agora voc j pode ir de volta pra Ecruteak, recupere seus pokmon, pois teremos muitas coisas a fazer por aqui. Entre na casa do lado esquerdo do PokCenter e receba o Downsing MCHN. um radar que encontra itens que no podem ser vistos. Quer testar para ver como funciona? Tem uma Rare Candy escondida perto do laguinho que tem ao norte de Ecruteak. Tente achla com o aparelho. Quando o radar for pressionado, ele ficar amarelo e haver um ponto piscando se houver algum item por perto. possvel fazer isso tambm enquanto caminha. Procure por itens dessa maneira por todos os lugares que for passar. Bom, se tentar entrar no ginsio iro te chutar de l,

pois o lder no se encontra, vamos ento para o Ecruteak Dance Theater, a casa que fica acima do Centro Pokmon.

Diferente de G/S/C, no lutaremos com as Kimono Girls e suas Eeveelutions agora. O que vamos encontrar um Rocket atacando uma delas. Derrote este Rocket e ele se ir. Um senhor que estava ali com o Psyduck vir e dar o HM03 (Surf) como agradecimento. Ainda no podemos surfar pelas guas sem conquistar a prxima insgnia, mas se quiser j pode ensinar surf a um de seus pokmons.

Se tentar ir at a Bell Tower ver que os monges no te deixaro passar, ento vamos Burnt Tower, no topo esquerdo da cidade. Ao entrar, voc ser abordado por Eusine, um cara fantico pelo Suicune. Morty, o lder do ginsio, estar aqui tambm. Voc ver um grande buraco no piso ( possvel ver os ces lendrios no andar de baixo). Siga em direo escada, ao se aproximar dela o seu rival vir e batalhar com voc.

Ele ter:

Gastly lv.20

Zubat lv.20

Magnemite lv.18

inicial evoludo lv.22 Depois de derrot-lo, ele ir embora. Se quiser, antes de descer as escadas, tem alguns treinadores e itens neste andar de cima, alm de alguns Koffing selvagens. Ento, desa as escadas e fique de cara com Raikou, Entei e Suicune. Porm, voc no ir enfrent-los agora, Raikou e Entei fugiro em direes diferentes, Suicune dar uma volta, vai rugir para voc e tambm sair em seguida. De agora em diante, Raikou e Entei iro aparecer aleatoriamente nos matinhos de Johto, assim como Mesprit e Cresselia em D/P/P. Quando menos esperar, um deles pode aparecer. possvel ver em que lugar eles esto usando o mapa do PokGear, mas lembre-se, cada vez que voc entrar em uma outra cidade/rota, eles mudaro de local. Alm disso, quando eles aparecerem, fugiro da batalha logo na primeira rodada. Os danos que voc causar neles permanecero das prximas vezes que encontr-los. Raikou e Entei estaro no lv.40, boa-sorte para captur-los. Enquanto ao Suicune, voc o encontrar mais algumas vezes antes de poder captur-lo, com Eusine perseguindo-o tambm.

Assim que os ces fugirem, Eusine vir e comentar sobre Suicune. J que estamos aqui, bom saber que possvel encontrar Magmar neste andar de baixo, se procurar bem. Nada mais a fazer, podemos ir ao ginsio. Aqui todos usam pokmons fantasmas. Este ginsio simples, basta andar pela passarela, tomando cuidado para que no caia dela, caso isso ocorra voc voltar ao comeo do ginsio. Aqui, sempre que derrotar uma velha, ela ir acender uma luz facilitando assim a sua viso.

Morty usa:

Gastly lv.21

Haunter lv.21

Haunter lv.23

Gengar lv.25 Se tiver, use golpes tipo inseto, noturno e fantasma, se quiser arriscar pode usar psiquico, j que os pokmons dele so parte tipo veneno. Evite golpes tipo normal, lutador e terra, no causaro dano algum. Vencendo Morty, Lder da Cidade Ecruteak, ser premiado com a Fog Badge e o TM 30 (Shadow Ball). EXPLORANDO JOHTO COM SURF E STRENGHT Agora que voc derrotou Morty, a tcnica surf j est liberada. Isso quer dizer que j pode nadar com seus pokmons. Mas antes de sair surfando por a, vamos fazer algo duas vezes mais interessante. Saia de Ecruteak pela direita. Aproxime-se da caverna que avistar e um gordo sair, trombando com voc. Para se desculpar, ele te d o HM 04 (Strength). Essa tcnica j havia sido liberada quando voc derrotou Whitney. Logo, trate de ensinar Strength a um de seus pokmons. Esta caverna, de onde o gordo saiu, o Mt. Mortar, uma rea totalmente opcional (temos um guia a parte no fim do detonado). possvel explor-la agora, mas recomendo que deixe para depois, j que no possvel acessar todas as partes da caverna por enquanto. Se usar surf aqui do lado de fora da caverna voc chegar na cidade do 7 ginsio. Tambm no recomendo que v para l agora, at porque no haver o que fazer l e o ginsio est fechado. Como viremos depois aqui de qualquer jeito, deixemos para depois... eu mesmo irei cobrir essa parte do detonado depois de conseguirmos a 5 e 6 insgnias.

Agora, com surf e strength nas mos, vamos dar uma voltinha por Johto, para acessar alguns lugares que era necessrio o uso dessas tcnicas: - Em New Bark, use surf direita da cidade. Um menino dir que voc chegou em Kanto. Se entrar na caverna que tem aqui no consiguir ir longe, tem uma cachoeira no caminho. Mas se usar surf do lado de fora possvel

chegar a uma rare candy. - Em Cherrygrove, surfe esquerda da cidade e fale com o menino do outro lado. - Em Violet, surfe ao norte da cidade e encontre itens. - Algumas reas das Ruins of Alph foram liberadas, via acesso da Union Cave, alm de uma parte da Union Cave onde podemos encontrar Lapras. Saiba mais no guia das Ruins of Alph e da Union Cave no fim do detonado. - Em Azalea, v caverninha dos Slowpoke, procure uma pedra redonda e use Strength, voc poder empurrar a pedra. Use surf, no prximo local, voc ir conseguir itens. - Ao sul de Goldenrod, perto do Day Care, use surf esquerda e batalhe com as 3 garotas, pegue o item. - Perto da entrada do National Park, tem um local onde possvel surfar. - Na Burnt Tower em Ecruteak, use Rock Smash e Strenght at chegar ao item Nada mais a fazer, vamos voltar para a nossa jornada. A CAMINHO DO FAROL E DOS REDEMOINHOS De volta Ecruteak, vamos sair da cidade pela esquerda. Estamos na rota 38. Por aqui encontramos pokmons como Raticate, Magnemite e Farfetchd, s vezes uns Miltank e Tauros, quem sabe at Snubbull, caso procure bastante. Em SoulSilver aparece tambm Meowth. H alguns treinadores e itens espalhados pela rota. Quando enfrentar uma garota chamada Lass Dana, no esquea de pegar o n telefnico dela, pois a qualquer momento ela pode te ligar, lhe oferecendo uma Thunder Stone! Ao entrar na rota 39, um homem chamado Baoba aparecer. Ele era o dono da antiga Safari Zone que existia no continente Kanto, porm seu filho criou um Pal Park l e agora Baoba est criando um Safari Zone em Johto. Receba o n telefnico de Baoba e assim que a nova Safari Zone inaugurar, ele ligar para voc. Siga caminho, mais a frente voc encontrar uma fazenda de Miltank (Moo Moo Farm). Entre na casinha da direita, os donos da fazenda diro que esto com uma Miltank doente e precisam que voc os ajude. V na casinha da esquerda e ver umas meninas tomando conta da Miltank. V alimentandoa com Oran Berries at ela sarar, umas 7deve bastar. Se voc plantou algumas Oran Berries quando eu pedi, j deve ter berries o suficiente. Assim que a Miltank estiver melhor, fale com as meninas e receba como prmio um Seal Case, para por selos em suas pokbolas (via PC de um centro pokmon). Fale com os donos da fazenda novamente, a partir de agora estaro vendendo Moomoo Milk.

Continue descendo e voc chegar a Olivine. Logo na entrada estar o ginsio, ao se aproximar, seu rival sair de l e dir que a lder no est. Ela est no Glitter Lighthouse (o farol), cuidando de sua Ampharos, que est doente. Explore a cidade. Em uma casa com o telhado verde voc ver um pescador que te dar uma outra vara de pescar, a Good Rod. Ela consegue pescar alguns Krabby e, com um pouco de sorte, possvel achar tambm pokmons como Chinchou, Corsola e Shellder com ela. Em outra casa da cidade, h uma menina que te d selos diferentes para suas pokbolas todos os dias, caso queira. No centro pokmon, fale com uma mulher, ela ir batalhar usando um pokmon que sai de uma pokbola que tem selo. Se for sair da cidade pela esquerda, ver a entrada da Battle Frontier. Porm ela ainda no foi inaugurada, um homem espera aqui pacientemente para ser o primeiro a entrar. Voc deve ter notado tambm que Olivine um porto de navios. Quando tivermos o passe, poderemos vir pegar um navio aqui. Ao sul temos o mar, daqui a pouco teremos que atravess-lo a nado, mas antes, vamos explorar o farol, a torre que fica ao sul da cidade. Recupere seus pokmons e vamos para l.

Diferente de G/S/C, agora podemos tomar um elevador para chegar direto ao topo do farol. Jasmine, a lder do ginsio, estar trancada l, tomando conta de Amphy, um Ampharos que est doente. Para poder entrar l, s mesmo pelas escadas. Aproveite para lutar com os treinadores aqui. O intervalo entre as batalhas dos dois prximos lderes de ginsio ser bem curto, bom treinar desde j. Enquanto estiver subindo, haver um andar onde no h mais escadas, para prosseguir bastar ir pela porta por onde passa uma luz mais forte que fica do lado direito. Continue subindo at chegar a sala onde est Jasmine. Ela explicar que no poder sair de l, que precisa tomar conta de Amphy e que recusar qualquer desafio de ginsio. Voc ficar sabendo que o remdio pode ser encontrado numa farmcia em Cianwood. Jasmine abrir a passagem pra voc e assim poder descer de elevador. Nossa prxima parada a ilha Cianwood, pois l, alm de pegar o remdio para o Ampharos, poderemos conquistar mais uma insgnia!

Chegou a hora de entrar no mar. Saia nadando pelo sul de Olivine, teremos que atravessar essas duas rotas martimas para chegar at a Cianwood. Pelo mar encontramos, como de costume, Tentacool, e alguns Tentacruel. Na parte mais ao sul, quando estiver chegando prximo a Cianwood, possvel tambm que aparea alguns Mantine ao nadar, caso esteja jogando a verso HeartGold. No meio do caminho, derrote vrios treinadores, passando por perto das 4 Whirl Islands, ilhas que s podem ser acessadas passando pelos redemoinhos, coisa que voc no poder fazer por enquanto. Caso se sinta perdido no mar, olhe no mapinha da PokGear para saber onde est. Tambm possvel pescar enquanto usa surf, caso queira. De qualquer jeito, dever ir para Cianwood. CIANWOOD, A ILHA ISOLADA DE JOHTO Quando chegar na cidade, recupere seus pokmons no PokCenter. Siga reto para o norte da cidade, voc ver Suicune. Ao se aproximar, Suicune pular na sua frente e fugir para o mar. Ento Eusine chegar para te desafiar numa batalha, acreditando que se te derrotar, Suicune apareceria para ele tambm.

Eusine usa:

Drowzee lv.25

Electrode lv.27

Haunter lv.25

Apenas derrote-o. Suicune ainda vamos encontrar mais vezes. Em Cianwood, ao lado do centro pokmon, tem a Cianwood Pharmacy, fale com o balconista l dentro e explique a ele que o Ampharos de Jasmine est doente. Ele entender a situao e te dar a medicina (SecretPotion) necessria para curar o Ampharos de Jasmine. Voc poder comprar outros itens medicinais nesta farmcia tambm. Na casa ao lado, um treinador que foi roubado pelo seu rival est com medo que lhe roubem seu ltimo pokmon. Ele pedir a voc que tome conta do pokmon, te oferecendo um Shuckle lv.20, caso tenha um espao vago na equipe. Voc deve ter percebido tambm que esquerda da cidade existe uma caverna, que no havia nas antigas verses G/S/C. Esta caverna d acesso s rotas que levam voc ao Safari Zone, porm no poder acess-lo ainda.

J podemos ir ao ginsio. O lder Chuck estar meditando debaixo de uma cachoeira e no poder te ouvir. O que voc deve fazer e derrotar todos os treinadores at chegar na engrenagem que tem no topo do ginsio.

Chuck usa:

Primeape lv.29

Poliwrath lv.31 De preferncia, use golpes tipo voador ou psiquico. Em Poliwrath, por ser parte tipo gua, golpes eltricos e de planta so bons tambm.

Vencendo Chuck, Lder da Cidade Cianwood, ser premiado com a Storm Badge e o TM 01 (Focus Punch).

Saindo do ginsio, a esposa de Chuck vir falar com voc, ver sua insgnia e lhe entregar o HM 02 (Fly). Agora, voc pode retornar para qualquer cidade j visitada voando, desde que ensine pra algum pokmon a tcnica. Lembra por qual motivo viemos a Cianwood? Sim, o remdio do Ampharos doente. Volte voando at Olivine, temos que salvar o pobre Amphy. OLIVINE, DE VOLTA AO FAROL Volte at o farol, suba de elevador at o ltimo andar e leve o SecretPotion para Jasmine, para que ela d ao Ampharos. Amphy se sentir melhor e ir iluminar todo o lugar, restaurando o poder do farol. Jasmine ir agradecer e voltar para o seu ginsio. Misso cumprida. Saia do farol e receber um telefonema. Baoba, o dono da nova Safari Zone. Ele dir que acabou de inaugurar e que voc j pode acess-la, via aquela caverna que estava esquerda de Cianwood. Se quiser, d uma passada l, caso contrrio, vamos ao 6 ginsio. O que foi, no deu tempo de treinar? Eu avisei pra ir lutando com os treinadores que o intervalo entre as duas batalhas de ginsio seria curto...

Por sorte, agora temos um lugar novo para treinar. Voe de volta Cianwood e atravesse a caverna que tem esquerda da cidade. Esta uma rea totalmente opcional, mas um bom local para se visitar, caso precise se preparar um pouco mais antes de enfrentar a lder Jasmine. No caminho que vai para a Safari Zone, encontraremos alguns treinadores, itens e pokmons. Pela

caverna, se procurarmos bem, podemos encontrar pokmons como Kingler, Machop, Machoke e Graveler, s vezes at Steelix, alm de aparecer Misdreavus durante a noite. Do lado de fora, usando surf, possvel achar Seel e Staryu. Quando estiver prximo a entrada do Safari Zone, ser possvel achar Fearow e Gloom, alm de Girafarig e Diglett, caso procure bem. Se quiser explorar o Safari agora, h alguns pokmons interessantes l, temos um guia no fim do detonado. Quando se sentir preparado, volte para Olivine e vamos ao ginsio. Esse o ginsio mais simples da histria dos games pokmon. Antigamente nem haviam treinadores, agora tem alguns, porm no batalham com voc. Apenas siga at a lder e enfrente-a.

Jasmine usa:

Magnemite lv.30

Magnemite lv.30

Steelix lv.35 Use golpes tipo fogo, terra, lutador e gua, qualquer outro tipo, metlicos vo ter resistncia. Vencendo Jasmine, Lder da Cidade Olivine, ser premiado com a Mineral Badge e o TM 23 (Iron Tail). Ok, temos 6 insgnias. Lembra, quando voc estava em Ecruteak, havia uma sada direita da cidade onde ia dar na cidade do 7 ginsio, que eu at fale para que voltasse aqui mais tarde? Muito bem, chegou a hora. V para Ecruteak e saia pela direita. As trs entradas do Mt. Mortar que existem nesta rota continuam acessveis, porm voc ainda no poder explorar a caverna por completo, mas caso queira dar uma olhada... guia no fim do detonado. Ns podemos optar por ir usando surf nos lagos, indo em direo direita.

No meio do caminho ver Suicune perto das rvores de apricorn, para chegar at ele, corte o arbusto que ali se encontra. Ele fugir e Eusine aparecer. Prossiga. Enquanto est na gua, podem aparecer alguns Goldeen e Seaking. Enfrente os treinadores aqui do lado de fora da caverna. O primeiro deles um pescador, o Fisherman Tully, derrote-o e lembre-se de pegar o seu n telefnico, qualquer hora ele pode te ligar lhe oferecendo uma Water Stone. Quando ele lhe oferecer a Water Stone, importante guard-la, porque ela necessria para fazer uma coisa nas Ruins of Alph (Saiba mais no fim do detonado). Nos matinhos que tem por aqui, encontramos Spearow e Flaaffy, alm de Mankey em HeartGold. Em seguida, entre na cidade. MAHOGANY E O LAKE OF RAGE Recupere seus pokmons no centro. Se tentar sair da cidade pela direita, um cara vai te barrar, vendendo RageCandyBar, compre caso queira, poder ser trocado por um item mais a frente no jogo. Aqui encontramos uma casa estranha que, do lado de fora, tem uma rvore com uma antena no topo. L dentro um homem de culos escuros vende itens, um Mini Shop. Bem, tem um menino gordo barrando a entrada do ginsio, que te fala algo sobre um tal de Lake of Rage, ento, vamos para este lugar, siga ao norte.

Ao chegar, voc perceber que possvel evitar os matinhos atravessando uma casinha, no faa isso! Se tentar, os Rockets que esto l dentro de tocaia iro te roubar $1000 quando der o primeiro passo l dentro. V pelo matinho, assim no perde dinheiro toa. Por aqui encontramos Girafarig e Pidgeotto,

alm de Noctowl noite. V explorando a rea, at chegar no Lake of Rage. Comear a chover aqui. Salve o seu jogo, pule na gua e batalhe com um Red Gyarados lv.30, um pokmon shiny. Capture ele e voc receber o item Red Scale. Quando puder, leve a Red Scale at a casa do Mr. Pokmon na rota 30, ele te dar em troca o Exp Share. Caso no tenha conseguido captur-lo, ele estar aqui novamente assim que derrotar a elite 4. Quando sair do lago ver Lance, o cara com um Dragonite, ele campeo da elite 4 de Johto. Fale com ele, ele dir que algo em Mahogany forou o Magikarp a evoluir e sair voando no Dragonite. De agora em diante, voc poder visitar o Lake of Rage quando quiser usando Fly.

Volte para Mahogany e recupere seus pokmons. Ento, entre naquela casa onde tem do lado uma rvore com uma antena no topo. Lance estar l, o Dragonite dele ir atacar o homem de branco e em seguida Lance ir abordar o cara de culos escuros. Ele empurrar o armrio que est na parede, l se revelar a entrada secreta para uma base subterrnea da Equipe Rocket. Lance entrar l, v atrs dele, desa a escada.

Voc estar num corredor com vrias estatuetas de Persian, cada vez que passar por uma delas, soar um alarme, fazendo aparecer Rockets para tentar te deter. Cada vez que disparar o alarme, voc luta com dois Rockets consecutivamente, e usam sempre os mesmos pokmons. Sempre que precisar volte ao Centro para recuperar seus Pokmons. Ainda neste andar, voc ir encontrar um cientista que batalhar com voc, aps derrot-lo, se voc examinar o laptop que est atrs dele, poder desativar o sistema de alarme das estatuetas, e assim os rockets iro parar de vir. Se quiser no precisa mexer no laptop, assim os rockets continuaro aparecendo e voc continuar ganhando exp para os seus pokmons aps as batalhas. V explorado tudo nesta base. esquerda da sala tem um atalho, porm um campo minado, se pisar nos quadrados um pokmon selvagem aparecer.

Ao sul, perto das escadas, tem um teletransportador amarelo. No pise nele, vai te levar de volta entrada. Desa a escada e ver Lance, que ir recuperar seus pokmons. Aqui h um porto que est trancado. Continue explorando a rea, derrote TODOS os membros da equipe Rocket em todos os andares. No seu prximo encontro com Lance, voc ficar sabendo que h 2 senhas que fazem abrir um porto que est trancado. Derrote os rockets e fale com eles novamente para descobrir as senhas. Uma delas (Slowpoke Tail) fornecida pela moa que est na frente do laptop. O cara que est na sala ao lado, perto das mquinas, lhe fornece a segunda (Raticate Tail).

Na sua explorada a base, v descendo at encontrar outro porto. Seu rival aparecer e comentar sobre Lance e os rockets. Sabendo as 2 senhas, mexa no porto e ele abrir automaticamente. Um senhor de casaco e chapu estar na sala, ao lado de um Murkrow. Espere... ... Giovanni? No, um Rocket Executive disfarado. Ele dir a senha que abre aquele primeiro porto, daquela sala onde Lance recuperou seus pokmons: Hail Giovanni. Porm o porto s abrir com a voz de Petrel. Enfrente Petrel, o mestre dos disfarces.

Petrel usa:

Zubat lv.22

Koffing lv.22

Raticate lv.24 Vena-o e ele fugir. Murkrow, que estava com Petrel, ouviu ele dizer a senha que abre o primeiro porto e imitar a voz de Petrel. Siga o Murkrow por onde ele for, ele ir te levar at quela sala e abrir o porto pra voc. Desta vez aparecer uma Rocket Executive, seguida por um Rocket comum. Eles iro te desafiar, Lance vir te ajudar numa batalha 22.

Lance batalhar a seu lado usando um

Dragonite lv.40.

Ariana e Rocket comum usam:

Arbok lv.25

Gloom lv.25

Murkrow lv.27

Drowzee lv.18

Grimer lv.20 Finalmente voc e Lance conseguiro entrar na sala do gerador que est emitindo ondas que foram os Magikarps a evoluirem. No h como desligar a mquinas, mas podemos ver que elas so alimentadas pela energia de alguns Electrodes. Derrote os 3 Electrode do lado esquerdo, Lance se encarregar dos que esto do outro lado. Como agradecimento, Lance lhe entrega o HM 05 (Whirlpool). Agora voc pode sair, pise naquele transportador amarelo para ir direto a entrada. Do lado de fora, ver que aquela rvore com uma antena foi destruda. Mais tarde, essa casa se tornar um mini shop.

O ginsio agora est liberado. Ao entrar, o segredo empurrar a placa de gelo que est a sua frente, ento v deslizando sobre o gelo.

Pryce usa:

Seel lv.30

Dewgong lv.32

Piloswine lv.34 Use golpes lutadores, de planta e de pedra. Talvez um tipo eltrico nos aquticos e um tipo gua em Piloswine. Vencendo Pryce, Lder da Cidade Mahogany, ser premiado com a Glacier Badge e o TM 07 (Hail). Saindo do ginsio voc recebe uma ligao do Prof. Elm. Ele dir que a rdio de Goldenrod foi invadida e dominada pelos Rockets. De fato, se voc ligar o rdio de sua PokGear agora, ver que os Rockets esto em todas as estaes. Antes de partirmos e arruinarmos de vez com os planos dos Rockets, saia de Mahogany pelo norte e entre naquela casa onde falei que os rockets te roubavam dinheiro. Consiga o TM 36 (Sludge Bomb), um belo golpe venenoso. Suba at o Lake of Rage agora, ver que chegaram alguns

treinadores. Apenas lute com eles, ento, vamos acabar com os Rockets, voe para Goldenrod! O RETORNO DOS ROCKETS: INVASO NA RADIO TOWER Chegando em Goldenrod, note que h vrios rockets espalhados por todos os lados. Caso precise, recupere seus pokmons no Centro. Se tentar ir direto Radio Tower, ver um rocket bloqueando as escadas, ele s permite a passagem de outros rockets. Ento, v at a casa ao norte e desa para o subterrneo. Um rocket mais bobo estar l, pensando que voc um rocket novo, e te vestir com o uniforme rocket. Saia do subterrneo e estar preso na cidade (rockets bloqueiam as sadas ao norte e ao sul, e seu pokmon no poder voar), mas isso no importa.

Volte Radio Tower e o rocket ver seu uniforme e te deixar passar. Porm seu rival aparecer e te reconhecer e revelar quem voc realmente . Ento o rocket te enfrentar. Derrote-o e suba as escadas. V derrotando os Rockets e abrindo caminho. Haver um porto em um dos andares, no podemos prosseguir por ele, mas, guarde bem este lugar, logo teremos que passar por ele. V pelas escadas at encontrar o diretor da rdio no topo. Mas espere, no ele, Petrel, o mestre dos disfarces novamente. Derrote este Rocket Executive impostor.

Petrel usa:

Koffing lv.30

Koffing lv.30

Koffing lv.30

Koffing lv.30

Koffing lv.30

Weezing lv.32 Cuidado com esses pokmons explosivos. Derrotando ele voc recebe o Basement Key. O verdadeiro diretor da rdio foi sequestrado e mantido no subterrneo de Goldenrod. V recuperar seus pokmons e desa ao subterrneo. Um pouco mais abaixo daquele lugar onde voc recebeu o uniforme rocket. Voc encontrar a quarta Kimono Girl (encontramos a

primeira em Violet, a segunda na Ilex Forest e a terceira em Ecruteak). Esta irm Kimono ir lhe cumprimentar por estar enfrentando os rockets e ir embora. Neste corredor, abra o porto com a chave que acabou de receber. De cara voc ser detido por seu rival, que veio te desafiar para uma batalha.

Ele ter:

Golbat lv.32

Magnemite lv.30

Haunter lv.32

Sneasel lv.34

inicial no ltimo estgio lv.34 Obs.: Caso tenha escolhido Cyndaquil como inicial, os pokmons acima estaro 2 levels mais baixos. Caso tenha escolhido Chikorita, o inicial dele ainda no ter evoludo.

Agora ele estar com um Sneasel, descobrimos afinal quem ele roubou do menino do Shuckle em Cianwood. Derrote-o e ele ir embora. Agora vem a parte mais chata que dava muito trabalho aos jogadores de G/S/C. Existem trs botes coloridos na parede que fazem abrir e fechar os portes da sala. Enfrente o pessoal aqui primeiro, ento, aperte os botes nesta sequncia: Vermelho, Verde e Azul. Isso vai abrir a passagem direto para a sada. Prossiga e, v derrotando, falando com todo mundo e pegando todos os itens.

Fale com o ltimo carinha que encontrar aqui, um que no rocket, ele o verdadeiro diretor da Radio Tower e lhe dar o carto (Card Key) necessrio para acessar aquele porto que estava trancado (lembrou?). Saia da pela escada, voc vai perceber que est no subsolo do MegaMart. Entre no elevador logo acima e suba at o andar 1 e saia. Aproveite para recuperar seus pokmons.

Volte a Radio Tower e abra aquele porto com o carto. Derrote os Rocket Executives restantes. Proton, aquele contra quem voc lutou para salvar os Slowpokes, estar aqui.

Proton usa:

Golbat lv.28

Weezing lv.33 Ariana, aquela que voc enfrentou ao lado de Lance, tambm estar aqui.

Ariana usa:

Arbok lv.32

Vileplume lv.32

Murkrow lv.32 Aps derrot-la, entre no elevador e voc chegar ao topo da torre. Veremos um ltimo Rocket Executive, at ento desconhecido. Este Archer, o cara que recriou a Equipe Rocket depois da sada de Giovanni. Enfrente o lder desta nova Equipe Rocket.

Archer usa:

Houndour lv.35

Koffing lv.35

Houndoom lv.38 Derrote-o e ele sair, sumindo com todos os rockets. O diretor da torre de rdio vir e lhe dar um item, Rainbow Wing (pena de Ho-oh), caso jogue HeartGold, ou Silver Wing (pena de Lugia), caso jogue SoulSilver. Voc ainda no poder se encontrar com o guardio da sua verso enquanto no tiver sua ltima insgnia. Se falar com todas as pessoas da torre de rdio, duas delas iro te dar um item por ter salvo eles dos rockets. Sigamos rumo 8 insgnia. DO ICEPATH BLACKTHORN Use fly para ir de volta Mahogany. Agora, a casa onde estava a base rocket virou uma loja. A sada da direita da cidade estar liberada. Enfrente treinadores e pegue os itens. Se usar surf aqui, chegar ao matinho, onde podemos encontrar Weepinbell, Tangela e Lickitung. Continue seguindo direita at chegar a uma caverna de gelo, o Ice Path. Certifique-se de estar trazendo um pokmon com Strength. Nesta caverna, teremos que ir deslizando no gelo, assim como no ginsio de Mahogany. Logo no primeiro andar, tenha certeza que pegou o item que se encontra ali, ele o HM 07 (Waterfall), que vamos precisar para subir cachoeiras mais tarde.

Pela caverna, podem aparecer alguns Swinub e Jynx. Em SoulSilver, aparece tambm Delibird. Ser preciso tambm empurrar algumas pedras para os buracos. Cuidado para no encostar a pedra no gelo, de forma que no d mais para arrastar. Caso isso ocorra, suba e desa as escadas que as pedras voltam posio anterior. Quando estiver chegando prximo sada, encontramos a ltima Kimono Girl. Ela estar presa no gelo, com medo de escorregar. D uma bica nela por trs para tir-la dali. Feito isso, poderemos sair.

Finalmente chegamos cidade do ltimo ginsio. Recupere seus pokmons. Aqui h uma casa interessante de se visitar, onde vivem os tutores de golpes. Fica esquerda do PokMart. Aqui encontraremos quatro pessoas. O primeiro deles (o careca) o Move Deleter. Ele pode deletar qualquer golpe de seus pokmons, ainda que sejam golpes de HMs, que no podem ser esquecidos. O segundo (o gordinho) o Move Relearner. Ele pode fazer o seu pokmon lembrar de golpes que ele aprende em levels mais baixos. Para isso ele cobra um Heart Scale, um item que s vezes encontrado quebrando pedras, como aquelas em Cianwood. A terceira (a velha) a Move Tutor do golpe Draco Meteor. Caso tenha algum pokmon drago em primeiro na sua equipe, ela poder ensin-lo. O quarto (o velho) o Move Maniac dos golpes elementais: Frenzy Plant, Blast Burn e Hydro Cannon. So os golpes imperiais que funcionam como o Hyper Beam (necessitando de uma rodada para recarregar) e que podem ser ensinados ao ltimo estgio de evoluo de qualquer pokmon inicial, seja ele de Johto, Kanto, Sinnoh ou Hoenn.

Ao norte da cidade encontramos o 8 ginsio. Neste ginsio temos algumas plataformas que navegam sobre lava fervente. O caretaker vir te avisar para que mantenha seus pokmons dentro das pokbolas. Voc deve dirigir as plataformas usando as setas e os crculos que h em cada uma. As setas fazem mover para esquerda ou direita, o crculo serve para girar a plataforma. No final voc encontrar a lder.

Clair usa:

Gyarados lv.38

Dragonair lv.38

Dragonair lv.38

Kingdra lv.41 Contra Gyarados use golpes eltricos, contra os Dragonairs d preferncia aos de gelo, j contra Kingdra a melhor opo so os golpes tipo drago. Vencendo Clair, Lder da Cidade Blackthorn, voc no ganhar nada! Ela recusar reconhecer sua vitria, alegando que voc ainda no est preparado para a elite 4. Para provar que voc digno da insgnia, ela ir te enviar numa busca para recuperar a Dragon Fang, alm de ter que passar no teste do mestre do cl de drages no templo do Dragons Den, localizado atrs do ginsio. Use o teletransportador para sair do ginsio.

Se quiser, recupere seus pokmons. Traga algum na sua equipe que saiba usar a tcnica Whirlpool, ensine-a a um de seus pokmons, caso ainda no tenha feito. Use surf no lago atrs do ginsio e siga at achar a entrada de uma caverna. Ao entrar desa as escadas e v seguindo pelo sul at encontrar outro

lago, saia surfando pela esquerda at encontrar um redemoinho na gua. Use o Whirlpool para poder atravess-lo e continue seguindo at o templo. Lembrese de lutar com os treinadores e pegar os itens antes de entrar. Aps entrar, automaticamente voc ir falar com o ancio, responda as perguntas de como ser um bom treinador.
Pergunta: What are pokemon for you? What helps you to win battles? O que pode responder: Friend ou Ally Strategy ou Training Love ou Knowledge Both O que no pode responder: Junior Cheating Weak Violence Strength ou Weakness

What kind of Trainer do you wish to battle? Strong ou Anyone What is most important for raising Pokemon? Strong Pokemon. Weak Pokemon. Which is more important?

Respondendo as perguntas corretamente, o ancio reconhecer voc como um bom treinador. Clair ir aparecer e perguntar se voc achou o Dragon Fang. Caso tenha pegado esse item l fora, ela ir ficar surpresa. O ancio dir que voc passou no teste, mas Clair ainda no quer aceitar sua derrota. O ancio ameaa contar tudo pro Lance, caso ela no entregue a insgnia. Clair ento fica com medo e resolve entregar. Voc ser premiado com a Rising Badge. Ao sair, encontre Clair no caminho para conseguir tambm o TM 59 (Dragon Pulse).

Ao sair da caverna, o prof Elm ir ligar e pedir para que v at seu laboratrio. Daqui a pouco iremos para l. Certifique-se de estar carregando no mximo 5 pokmons, precisamos deste espao vago na equipe. Volte ao Dragons Den e fale novamente com o ancio, ele lhe entregar um Dratini lv.15 com o golpe ExtremeSpeed. Agora, se sairmos de Blackthorn pelo sul veremos que h uma nova rota a ser explorada. Voc estar sempre descendo e o relevo do local no permitir voc subir para explorar o outro lado, por

isso sempre ter que voltar com o fly at Blackthorn para continuar explorando o lugar. Nas rotas encontrar treinadores e itens. Caso jogue HeartGold, voc encontra Gligar e Phanpy pelos matinhos. Caso jogue SoulSilver, aparecem Teddiursa e Skarmory. Por aqui se encontra algumas das entradas da Dark Cave, vaso queira explor-la, h um guia no fim do detonado. No fim da rota, estar prximo a New Bark.

ENCONTRO DECISIVO: A VEZ DAS KIMONO GIRLS Voc tentou sair de New Bark surfando pela direita e sua me o impediu. Vamos ao laboratrio do Prof. Elm. Voc ver Ethan/Lyra que te parabenizar por ter conquistado as 8 insgnias. Fale com o Prof. Elm e receba a majestosa Master Ball. Use-a com sabedoria, de preferncia em algum lendrio. Saia do laboratrio. Ao tentar sair pela direita novamente, Ethan/Lyra vir e te impedir. Tenha pacincia, o caminho para a Liga Pokmon esse mesmo, mas h algo mais interessante a fazer no momento. Use fly at Ecruteak.

Certifique-se de seus pokmons estarem recuperados. Entre no Dance Theater, a casa acima do PokCenter. Seu rival aparecer, dizendo que as Kimono Girls so muito fortes. Prepare-se, pois voc lutar contra elas uma atrs da outra, sem descanso entre as batalhas. Sugiro que d o item Amulet Coin para o primeiro pokmon da sua equipe segurar. Este item dobra o dinheiro ganho numa batalha, voc ganhar bastante apenas com essas meninas. Elas batalharo usando cada uma das 5 primeiras evolues do Eevee, todos no lv.38. Boa sorte ao enfrent-las.

Zuki, que viu seu ovo em Violet, usar

Umbreon

Naoko, que se perdeu na Ilex Forest, usar

Espeon

Miki, que foi atacada por um Rocket, usar

Flareon

Sayo, que estava presa no Ice Path, usar

Jolteon

Kuni, que vimos no subterrneo de Goldenrod, usar Vaporeon Ao derrotar-las, receber a Clear Bell (caso jogue HeartGold) ou a Tidal Bell (caso jogue SoulSilver), os itens necessrios para invocar o guardio de sua verso. Uma garotinha vir e as Kimono Girls sairo, indo em direo Bell

Tower (em Heart Gold) ou s Whirl Islands (em SoulSilver). Nem pense em voar de volta New Bark e sair pela direita, voc no poder ir para a liga enquanto no ficar cara a cara com o lendrio guardio de sua verso. Caso jogue HeartGold, v para a Bell Tower, passando por uma casa ao norte de Ecruteak. Caso jogue SoulSilver, voc dever ir para as Whirl Islands, as ilhas cercadas pelos redemoinhos direita de Cianwood. No fim do detonado temos um guia da Bell Tower e das Whirl Islands, com mapas que o auxiliaro a chegar at ao seu lendrio. Agora que voc j enfrentou o guardio de sua verso, finalmente a passagem direita de New Bark estr liberada. Mas antes, uma sugesto , agora que voc tem as 8 insgnias e todos os HMs, aproveitar para visitar todos aqueles lugares opcionais que voc sempre no podia explorar por completo. Se ainda no foi, essa a melhor hora para ir. So aqueles lugares que foram pulados no detonado, como as Ruins of Alph, Mt. Mortar, Whirl Islands, Dark Cave e tambm a Union Cave, se ainda no a explorou por completo. Ateno que o Mt. Mortar ainda no poder ser explorado por completo, pois necessrio da tcnica Rock Climb, coisa que voc s poder fazer aps obter as 16 insgnias do jogo (isso mesmo, aps a liga, havero mais 8 ginsios a serem enfrentados). Mas de qualquer maneira, bom visitar a Mt. Mortar, pois agora que voc tem a tcnica Waterfall, poder subir a cachoeira que h l dentro e chegar a uma rea onde um treinador te d um Tyrogue. No fim do detonado tem um guia de todos os lugares opcionais. CAMINHO DA LIGA POKMON Agora que voc tem todas as 8 insgnias, voc pode ir para a liga Pokmon. Voc precisar das tcnicas Surf, Waterfall, Whrilpool e Strength, um pokmon como um Gyarados pode aprender todas essas tcnicas e assim voc poder treinar um pouco mais sua equipe. De New Bark, v para a direita e nade na gua at encontrar um homem gordo. Fale com ele. Ele dir que voc acaba de dar o primeiro passo em Kanto e que possvel ver atravs de sua PokGear. Caso voc nunca tenha passado por aqui antes, use surf logo depois do menino gordo achar um item muito bom. Entre na caverna ali perto. Para subir as cachoeiras da caverna, use o a tcnica WaterFall do HM 07. uma caverna muito pequena. Ao sair da caverna, v seguindo caminho pela direita, derrotando os treinadores. Se usar surf ao sul e atravessar o redemoinho, achar o treinador e o item. Por aqui vemos Doduo nos matinhos, alm de Sandslash em HeartGold e Arbok em SoulSilver. H chance de aparecer Dodrio tambm em SoulSilver. Siga o caminho a seguir rumo ao norte, lutando com os treinadores. Logo achar uma casa onde pode recuperar seus pokmons. Por aqui encontramos os mesmos pokmons, porm agora h chance de aparecer Dodrio apenas em HeartGold.

Entre na ltima sada ao norte, o guarda que est ali vai ver suas insgnias. Ver dois policiais barrando as sadas laterais, mais pro fim do jogo os caras no estaro mais a e voc vir de Viridian pela esquerda e sair pela direita chegando no Mt. Silver, mas agora voc ter de atravessar a caverna Victory Road saindo pelo norte. Aqui aparecem alguns Rhyhorn, alm de Donphan em HeartGold e Ursaring em SoulSIlver. No muito difcil, esta Victory Road a nica onde no encontramos treinadores. Porm no fim, antes que saia da caverna, vir seu rival para batalhar com voc.

Ele ter:

Sneasel lv.36

Golbat lv.38

Magneton lv.37

Haunter lv.37

Kadabra lv.37

inicial no ltimo estgio lv.40 Aps lutar com seu rival, poder sair caverna, chegando no Planalto ndigo (Indigo Plateau). Voc dever estar pelo menos com seus pokmons no lv.60 para encarar o desafio da elite 4, mas se possvel bom estar num level mais alto para no ter muitos problemas. E daqui pra frente jamais descanse, pois o treinador mais forte do jogo est na margem do lv.80. A LIGA POKMON - O DESAFIO CONTRA A ELITE 4 O Indigo Plateau tem um Centro Pokmon diferente, com um Mart do lado. Recupere seus pokmons. Se achar que seus pokmons esto fortes o suficiente, prepare-se para enfrentar os 5 maiores treinadores do jogo. Traga alguns itens de recuperao, pois no poder ir ao Centro Pokmon entre as lutas, sero 5 lutas consecutivas. Voc poder usar os itens de recuperao entre as lutas e durante elas. Subindo as escadas pelo corredor central voc entrar nas lutas. Salve ANTES de fazer isso, se voc perder l, poder tentar comear novamente do ponto em que salvou. Derrote a Elite 4 e o campeo de elite: O Primeiro Will, seu time baseado em psiquicos, tenha bastante cuidado com ele, seu time e bem variado e abrangente com ataques, a batalha poder ser um pouco cansativa, uma boa estratgia e ter o seu time bem variado tambm.

Will usa:

Xatu lv.40

Jynx lv.41

Slowbro lv.41

Exeggutor lv.41

Xatu lv.42 Aqui poderemos usar ataques Insetos, Noturnos e Fantasmas. Voc poder usar ataques Noturnos, mas tenha cuidado com o U-Turn do Xatu, tente usar golpes elementais. bom golpes de fogo em Jynx e Exeggutor e eltrico nos demais. O prximo se chama Koga, ele especializado em pokmons do tipo Inseto/Venenoso, tome cuidado com ele, h grandes chances de voc ficar envenenado, por isso sugiro que leve consigo bastante Antidotes, Full Heals...

Koga usa:

Ariados lv.40

Forretress lv.43

Muk lv.42

Venomoth lv.41

Crobat lv.44 Golpes de terra so bons aqui, evite us-los em Crobat, nele prefira usar golpes eltricos ou pedra, se quiser pode tentar ataques psiquicos, e alguns de fogo nos insetos dele, se for usar pokmons terrestres, tenha cuidado pois Ariados conhece Giga Drain. O prximo Bruno, um grande lutador, que participou de diversos Dojo's e sempre procura o seu poder interior. Seu time baseia-se em pokmons tipo lutador/pedra.

Bruno usa:

Hitmontop lv.42

Hitmonlee lv.42

Hitmonchan lv.42

Onix lv.43

Machamp lv.46 Fique atento com Hitmonchan, pois ele conhece socos de vrios tipos (Thunder Punch, Fire Punch, Ice Punch e Bullet Punch). Fique de olho no

Machamp, a habilidade dele permite acertar o golpe mesmo enquanto usa Dig ou Fly. Aconselho gua no Onix e voador ou psquico no resto. O prximo Karen, apesar de ser uma garota, aparentemente frgil, de frgil ela no tem nada, seus pokmons so bastantes resistentes, e possu uma grande defesa.

Karen usa:

Umbreon lv.42

Vileplume lv.42

Murkrow lv.44

Gengar lv.45

Houdoom lv.47 Experimente usar eltrico/pedra/gelo em Murkrow, gua/terra/pedra/lutador em Houndoom, fogo/gelo/voador/psquico em Vileplume, lutador/inseto em Umbreon e evite os tipo normal/lutador/terra em Gengar. O prximo por fim, Lance, aquele que voc ajudou a enfrentar os Rockets, sim, mas agora nada de serem amiguinhos, pois est na hora da batalha que decidir quem o melhor ento prepare-se e vamos a ela!

Lance usa:

Gyarados lv.46

Dragonite lv.49

Dragonite lv.49

Aerodactyl lv.48

Charizard lv.48

Dragonite lv.50 Uma boa medida seria, use gelo ou drago nos Dragonites, eltrico em Gyarados, gua ou pedra em Charizard, gua ou metlico em Aerodactyl, mas fique atento pois ele conhece o Thunder Fang. O INCIO DE UMA NOVA JORNADA: RUMO KANTO Aps derrotar Lance, a DJ Mary vir para uma entrevista, seguida de Prof. Oak, porm Lance te tira da e te leva ao Hall of Fame. Depois dos crditos, voc voltar a tela ttulo. Entre na primeira opo do menu (continuar). Voc estar em seu quarto, desa e sua me dir que o Prof. Elm quer falar com voc. V at ele. Ele ir te dar os parabns por ter vencido a elite 4 e lhe dar um passaporte para um navio (S.S. Ticket). Este navio te levar a Kanto, um outro continente. Se olhar seu Trainers Card, ver que apareceram mais 8 lderes de ginsio, os quais voc deve derrotar em Kanto.

V at a cidade de Olivine, desa e v para o porto localizado ao sul da cidade. Encontre o Prof. Oak aqui, ele atualizar sua Pokdex para a verso National Dex, que dispe informao dos 493 pokmons existentes! Com esta Dex em suas mos, algumas coisas ficaram disponveis. Voc poder participar da Battle Frontier, localizada esquerda de Olivine (sugiro que faa isso mais pro fim do jogo, mas qualquer coisa, temos um guia no fim do detonado). Os concursos do National Park de quinta e sbado agora tero a presena de pokmons de Hoenn e Sinnoh a serem capturados, alm de ter disposio todas as pedras evolutivas como prmio, no apenas a Sun Stone. Alguns pokmons de Hoenn e Sinnoh podem aparecer ao dar Headbutt em rvores. Haver uma rdio em sua PokGear que trs sons de Hoenn e Sinnoh (saiba mais no fim do detonado). Foi ampliada a lista de itens que se pode comprar com pontos do Pokathlon. Por fim, a rdio da Mary e do Prof. Oak agora dir quando um pokmon diferente aparece em certas regies de Johto e Kanto, oua a rdio todos os dias para saber onde o pokmon do dia pode ser encontrado.

Quando estiver pronto para ir at Kanto, volte aqui no porto de Olivine. Mostre sua passagem e o marinheiro permitir sua entrada no cruzeiro S.S. Aqua. Uma vez que entrar, s sair quando chegar em Kanto. Um homem aparecer e dir que sua netinha est perdida... o que dizer... sinto muito tio, e eu com isso? Pois , sobrar pra voc achar a menina. No fim do corredor direito ver uma porta com um marinheiro na frente. Este o seu quarto, onde voc pode usar a cama para recuperar seus pokmons quando precisar.

Tambm h um computador no seu quarto. Explore todas as portas do navio, derrotando os treinadores.

Ao lado de seu quarto tem um marinheiro deitado que no quer lutar. Explore o andar de baixo do navio. Encontre um marinheiro que no te deixa passar, fale com ele. Volte para o primeiro andar e derrote aquele marinheiro que no queria lutar. Agora o marinheiro do andar de baixo te deixar passar. Continue indo at chegar sala do capito. Fale com a menininha que est ao lado dele. Ela a neta daquele homem. Fale com ela. A menina vai sair da sala pra brincar de pique-esconde. Desa e pegue os corredores no canto esquerdo, ela vai estar ali, escondida. Converse com ela pra que ela volte ao primeiro andar. Vocs estaro no quarto do av da garota, ele fica agradecido por encontr-la e vai te dar de recompensa uma Metal Coat. Neste momento o navio ter chegado Kanto. V falar com o marinheiro que guardava a entrada para poder desembarcar no seu destino.

VERMILION, O PORTO DE KANTO Saia do porto. Ao andar pela ponte, ver Suicune sobre as guas. Eusine aparecer e finalmente ver Suicune. Suicune fugir, Eusine cometar sobre ele e ir embora, como sempre. Voc est em Vermilion. Aqui, temos o Fan Club Pokmon, que fica logo acima do ginsio da cidade. Grave bem a localizao deste lugar, voc precisar voltar aqui mais uma vez. L dentro, voc pode receber uma Rare Candy do presidente do Fan Club.

A partir daqui, voc pode coletar as insgnias de Kanto na ordem que voc quiser. O nico ginsio que ficar bloqueado o de Viridian, o qual se torna acessvel aps conquistar as outras 7 insgnias. Conforme formos visitando as cidades, darei as informaes do lder do local, e voc poder enfrent-lo, caso queira. Vou aproveitar que estamos aqui e checar o ginsio de Vermilion. Traga algum com Cut ou Surf para entrar. Aqui, temos trs treinadores e vrios cestos de lixo espalhados na sala. Na frente da sala onde o lder do ginsio est existem duas barreiras eltricas que impedem a sua passagem. Voc precisa descobrir onde esto os dois interruptores que desligam as barreiras. V procurando nos lixos, quando achar o primeiro, o segundo estar em um dos cestos dos lados, caso erre, ter que procurar novamente. Depois de desligar as barreiras, enfrente o lder do ginsio, ele usar estes pokmons:

Lt. Surge usa:

Raichu lv.51

Electrode lv.47

Electrode lv.47

Magneton lv.47

Electabuzz lv.53 De preferncia use golpes tipo terra, evite tipo gua ou voador. Vencendo Tenente Surge, Lder da Cidade Vermilion, ser premiado com a Thunder Badge e o TM 34 (Shock Wave). Agora que estamos em Kanto vamos explorar este continente. Um detalhe: voc pode tentar voltar ao navio e o marinheiro no te levar de volta Johto. Precisa dar uma passadinha em Johto? O caminho mais fcil usando Fly at Victory Road ou ao Indigo Plateau, e de l poder voar para qualquer cidade de ambos os continentes. Por enquanto a maneira mais prtica de alternar entre os continentes. O navio s sair de Vermilion novamente aos domingos e quartas. Alm disso, ele partir de Olivine s segundas e sextas. Nas prximas viagens que fizer ao navio os treinadores batalharo novamente, aps batalhar com eles, pegue com o capito do navio um dos 16 Plates de Arceus! Voc poder andar de navio quando quiser, basta ir no dia e no porto certo. Se tentar sair de Vermilion pela direita, ver que h um Snorlax trancando a passagem. No podemos seguir por este caminho enquanto no pudermos acord-lo. Logo, saia pelo norte da cidade. Explore o local, j encontramos treinadores que batalham com pokmons de Hoenn e Sinnoh. Por aqui h uma entrada para o subterrneo, mas por enquanto est bloqueada, siga at a prxima cidade. SAFFRON, O CENTRO DO CONTINENTE Chegamos em Saffron. Visite os lugares da cidade. Receba o TM 29 na casa do Mr. Psychic ao sul da cidade. Entre no grande prdio central, est a Silph Co., receba um Up-Grade do guarda. O elevador no funciona, no poderemos subir. Por aqui tem uma casa rosa de telhado azul, a casa da CopyCat, decore onde este lugar, voltaremos aqui em breve. No topo esquerdo da cidade vemos uma estao do Magnet Train, o trem que viaja por Goldenrod e Saffron. Ele ainda no est funcionando, s poderemos viajar nele quando

estiver. Indo pelo norte direito da cidade encontramos dois ginsios. O primeiro o Dojo de Kyo, o mestre lutador que est treinando dentro da Mt. Mortar, aquele que te d um Tyrogue. para este Dojo que os lderes de ginsio de Kanto e Johto vm para batalhar novamente, saiba mais no fim do detonado. direita do Dojo est o ginsio propriamene dito.

Para chegar at a lder, voc deve ir pisando nos botes vo te teleportando entre as salas do ginsio. Use o mapa abaixo para se guiar. Para lutar com todos os treinadores do ginsio, siga a rota: A-I-G-N-O.

Sabrina usa:

Espeon lv.53

Mr. Mime lv.53

Alakazam lv.55 De preferncia, use golpes tipo fantasma, noturno e inseto. Evite pokmons lutadores e venenosos. Vencendo Sabrina, Lder da Cidade Saffron, ser premiado com a Marsh Badge e o TM 48 (Skill Swap). Agora teremos trs sadas. Ao norte fica Cerulean, esquerda est Celadon e direita Lavender. Como eu j havia dito, voc poder ir para onde quiser, no importa muito a ordem que enfrenta os ginsios. Em Lavender no h ginsio, dificilmente algum vai para l neste momento. Alguns preferem ir Cerulean agora, pois podem ir o quanto antes arrumar a usina de energia (Power Plant) que desbloqueia algumas coisas em Kanto. Eu particularmente vou optar por cobrir a sada que vai para Celadon, pois por este caminho poderemos conquistar mais duas insgnias facilmente, s ento volto aqui para cobrir Cerulean e resolvermos os problemas que h por l. Faa o que bem quiser. CELADON, A GRANDE CIDADE DE KANTO Saia de Saffron pela esquerda. Tem um mato aqui que noite aparecem Murkrow e Houndour. Veremos outra entrada para o subterrneo que tambm est bloqueada. Na verdade, essas entradas para o subterrneo ficam nas quatro rotas que cercam a cidade de Saffron. Voc chegar na cidade de Celadon pela esquerda, recupere seus pokmons e vamos explorar a cidade. Haver um lugar aqui onde possvel surfar e encontrar Grimer e Muk pela gua (pelo visto, guas poludas). Existe um corredor por trs do PokCenter onde encontramos o TM 67. Explore o prdio que tem aqui, o Celadon Condominiums. Voc ver que tem um elevador que te leva direto para o 3 andar. V at ele e ao sair, Ethan/Lyra aparecer, dizendo que h um homem neste andar que pode fazer a msica de fundo dos games HG/SS ser a mesma

de G/S/C, mas para isso preciso mostr-lo todas as 16 insgnias. Voltaremos aqui quando conseguirmos. Voc deve ter notado que h outro elevador aqui, porm ele s funciona nos outros andares. Volte ao 1 andar e suba as escadas, l poder pegar o 2 elevador, voc consegue um item se falar com a pessoa do ltimo andar.

Em Celadon h um Dept. Store assim como havia em Goldenrod. Entre no MegaMart e veja algum especial no 2 andar. Crasher Wake, o lder do ginsio aqutico que existe em Sinnoh. Fale com ele e receba as trs mscaras dos pokmons iniciais de Sinnoh, pra serem guardadas na Fashion Case. Wake ir embora, mas poder ser encontrado novamente parado numa ponte da rota 47 de agora em diante. Mais ao centro da cidade encontramos um Game Corner, tal como o de Goldenrod, porm aqui temos novos prmios. Um pouco mais esquerda temos um restaurante, para nossa surpesa, vemos outra celebridade de Sinnoh aqui, Maylene, de um ginsio lutador. Ela est apenas tirando a barriga da misria, nada que tenhamos que nos preocupar.

Certifique-se de estar carregando algum que possa usar Cut e siga para o ginsio. Ao entrar, voc v um lugar enorme, cheio de plantas, flores e estufas. Aqui s encontramos garotas. Voc precisa passar pelos buracos dos arcos de cada uma das trs fileiras de estufas (Dica: guie-se pelo posicionamento dos vasos, quando voc percebe que h uma passagem oculta na fileira da estufa), pra chegar nos fundos do ginsio, onde a lder se encontra.

Erika usa:

Jumpluff lv. 51

Tangela lv. 52

Victreebel lv. 56

Bellossom lv. 56 De preferncia, use golpes tipo fogo, gelo, voador, venenoso ou at mesmo inseto, caso possua. Evite tipo gua, pedra e terra. Vencendo rika, Lder da Cidade Celadon, ser premiado com a Rainbow Badge e o TM 19 (Giga Drain). DA ESTRADA DE BICICLETAS CAMINHO DE FUCHSIA Saia de Celadon pela esquerda e desa a ciclovia at a cidade de Fuschia, lutando com os treinadores. Por aqui encontramos Slugma nos matinhos. Aqui na rota 17 h vrios motociclistas, trs deles (Aiden, Reese e Ernest) iro oferecer seus n telefnico aps a batalha, eu sei que dois deles podem te ligar para oferecer Dawn Stone e Dusk Stone, porm no tenho certeza quem oferece, ento, adicone os trs e espere pelo melhor. Chegando em Fuchsia, voc ver que o Safari Zone que havia aqui nas ltimas verses no existe mais, porm foi substitudo por um moderno Pal Park. Ele funciona da mesma forma que o Pal Park de D/P/P, permitindo transferir pokmons de R/S/E e FR/LG para HG/SS. Do lado de fora do Pal Park tem um cara loiro que troca shards por berries, assim como aquele de Violet, fale com ele quando tiver esses itens. Recupere seus pokmons. No ginsio, voc entra e v a lder de cara, sem nenhum obstculo em seu caminho. Voc corre em sua direo e quebra a cara numa parede invisvel. O ginsio um labirinto de paredes invisveis, a verdadeira lder se encontra no fim do labirinto, os outros so na verdade treinadores disfarados. Koga era o

lder deste ginsio, mas agora que ele est na elite 4, sua filha Janine ficou em seu lugar.

Janine usa:

Crobat lv.47

Weezing lv.44

Ariados lv.47

Ariados lv.47

Venomoth lv.50 De preferncia, use golpes tipo pedra, psquico e terra, se quiser arriscar use fogo e voador nos insetos. No use pokmons de planta. Vencendo Janine, Lder da Cidade Fuchsia, ser premiado com a Soul Badge e o TM 84 (Poison Jab). LAVENDER E A RADIO TOWER DE KANTO Se tentar sair de Fuchsia pelo sul da cidade, ver que a sada est interditada, os operrios esto removendo algumas pedras que voaram de um vulco que entrou em erupo aqui perto. Ento, saia de Fuchsia pela direita, entrar numa rota com vrios treinadores, se tiver bastante sorte, pode encontrar Chansey nos matinhos daqui. Lute com todos e pegue os itens que ver. Suba a prxima rota. Na rota 14, quando encontrar algum chamado Bird Keeper Josh, no esquea de pegar o seu n telefnico, pois quando menos esperar ele pode te ligar, lhe oferecendo uma Shiny Stone! Logo mais direita ver Suicune pelas guas. Adivinha o que vai acontecer? Suicune fugir, Eusine

aparece com seu bla bla bla e ... u, desistiu de correr atrs da fera? Desta vez Eusine ficar parado aqui at que voc batalhe com Suicune.

Continue explorando o local at encontrar uma casa. Entre e fale com o pescador que h a dentro, ele te dar a Super Rod, a melhor vara de pescar. Saia e continue caminho acima, andando por uma ponte sobre a gua. Ver uma entrada esquerda, pode explor-la, uma rota com um vasto gramado, onde podemos achar Hypno. Voc perceber que ter chegado naquele mesmo local onde encontramos um Snorlax, prximo a Vermilion. Ele est trancando a passagem de uma caverna, enquanto no pudermos acord-lo, no poderemos seguir por ela. Ento, depois de explorar este lado, volte quela ponte e termine seu caminho, seguindo para o norte da ponte.

Chegamos em Lavender. Recupere seus pokmons no centro. Aqui no tem nenhum ginsio. Tem uma grande torre que antigamente era a torre fantasma,

mas agora se tornou a torre de rdio. Se entrar, ficar sabendo que a rdio no est funcionando. Haver um guarda aqui que no deixar voc ir adiante, por segurana, j que houve um incidente em Goldenrod com os rockets certa vez. Por enquanto, no haver o que fazer aqui. Em Lavender tem um cemitrio pokmon e tambm a casa de outro Name Rater, como o de Goldenrod. Mais tarde voltaremos aqui. Saia de Lavender pelo norte, encontrar dois treinadores e a entrada de uma caverna. Esta caverna o Rock Tunnel. Voc poder visit-la agora, caso queira, porm no poder explor-la por completo, visto que ainda no tem a tcnica de escalar paredes. Temos um guia desta caverna no fim do detonado. Atravessando-a, voc chegar no Power Plant, nosso prximo destino. Irei tomar um percurso diferente para chegar at l. Volte Lavender, saia pela esquerda e explore essa rota. Nos matinhos daqui podem aparecer Kadabra e, noite, Haunter. No fim ver uma entrada para o subterrneo, porm, bloqueada. Esta rota dar de novo em Saffron. J passamos por aqui antes, saia de Saffron pelo norte. Ver outra entrada para o subterrneo, mas como todas as outras, est fechada. Logo poderemos entrar por aqui. Nesta rota h uma casa onde uma velha nos d Cleanse Tag, um item que diminui a frequncia em que os pokmons selvagens aparecem, caso seja dado ao primeiro pokmon de sua equipe. Continue subindo e logo chegar na prxima cidade. CERULEAN E O POWER PLANT Se tentar ir para o ginsio ver que ele est vazio, o melhor que voc tem a fazer agora sair de Cerulean pela direita. Traga algum que saiba usar Cut. Chegaremos a mais uma rota com alguns itens e treinadores. No fim dela, encontraremos um Pokmon Center, onde podemos recuperar nossos pokmons. Ao lado do PokCenter tem uma entrada do Rock Tunnel, aqui onde voc iria sair caso tivesse entrado l em Lavender. Um pouco acima do PokCenter voc deve ter notado uma rea onde possvel usar surf, surfe ali e chegar no Power Plant (Usina de Energia). No matinho aqui fora podemos encontrar Voltorb e Electabuzz.

Entre no Power Plant e ver que o pessoal est com problemas. Fale com o homem gordo que est numa plataforma ali, voc descobrir que o gerador de energia no funciona porque roubaram uma pea. Ao sair, um cientista receber uma ligao, o policial que est ali ir checar a ligao e pedir a sua ajuda, ele descobriu que o ladro foi para Cerulean! Saia da e volte para Cerulean. Entre no ginsio da cidade. Um membro da Equipe Rocket ir esbarrar em voc. O ginsio ainda est vazio. Saia e v para o norte de Cerulean. Voc ver o Rocket numa ponte (Nugget Bridge), ao te avistar, ele se esconder no meio de um casal. Encurrale ele. Ele um peixe fora dgua que no sabe que a Equipe Rocket deixou de existir quando voc derrotou-os em Goldenrod. Enfrente-o (ele tem apenas um Golbat) e ele contar que escondeu um componente da mquina do Power Plant no ginsio. Volte ao ginsio de Cerulean. Examine a pilha de bias que est mais ao norte do ginsio, perto do guarda-sol azul e branco. a onde est a Machine Part, a parte que falta para o gerador de energia funcionar. Voc poder agora voltar e entregar essa pea quele cara do Power Plant, mas antes disso, vamos trazer a Misty de volta ao ginsio, para podermos batalhar.

Voltando para aquele local onde enfrentamos o Rocket, siga caminho pela direita. V derrotando os treinadores e receba um Nugget do ltimo treinador. Perto dele encontramos uma casa, onde vive o av de Bill. Ele sempre pedir para que mostre um pokmon a ele. Traga o pokmon que ele pedir na primeira posio de sua equipe para receber pedras evolutivas em troca. Do lado de fora, indo para a direita (Cerulean Cape), veremos ali Misty e um namorado dela. Quando voc se aproxima, ele sai correndo dali. Misty fica brava por ter um encontro arruinado e retorna ao ginsio de Cerulean. Tome o atalho na parte de baixo do lago, pra voltar cidade. V pro ginsio e derrote todos os treinadores dali (na piscina, use surf pra batalhar com as nadadoras).

Misty usa:

Golduck lv.49

Quagsire lv.49

Lapras lv.52

Starmie lv.54 De preferncia, use golpes tipo eltrico e de planta. S no use eltricos em Quagsire, pois ele parte tipo terra. Vencendo Misty, Lder da Cidade Cerulean, ser premiado com a Cascade Badge e o TM 03 (Water Pulse). Agora que Misty voltou ao ginsio, h uma coisa interessante que podemos fazer. Se voltarmos ao Cerulean Cape, aquele lugar onde vimos a Misty namorando, Suicune estar l e finalmente batalhar com voc. Caso no esteja, foi porque voc deixou de encontr-lo em algum lugar do jogo. Depois que Suicune fugiu da Burnt Tower, encontramos Suicune ao norte de Cianwood (quando lutamos com Eusine), do lado de fora do Mt. Mortar (perto de trs rvores com apricorns), quando desembarcamos em Vermilion e tambm na rota 14. Caso j tenha visto Suicune em todos esses lugares, ele estar agora te esperando no Cerulean Cape, no lv.40. Quando voc se aproximar dele, Eusine chegar, mas desta vez ele vir para te encorajar a enfrentar a fera. Caso voc derrote-o e no consiga captur-lo, Suicune poder ser encontrado novamente no andar de baixo da Burnt Tower, aps vencer a elite 4 novamente.

RESTAURANDO AS ENERGIAS DE KANTO Agora que estamos com a Machine Part (aquele item que o Rocket deixou naquela pilha de bias do ginsio da Misty), vamos voltar ao Power Plant e botar a usina de fora para funcionar. Devolva a pea para aquele cara gordo, ele colocar o geredor de energia para funcionar e lhe dar o TM 57 como agradecimento. Voe at Saffron e entre naquela casa rosa de telhado azul que fica esquerda da cidade. Suba as escadas e fale com a Copycat. A menina ir se disfarar de voc, pois gosta de imitar. Ela dir que perdeu uma boneca que ganhara h 3 anos. Vamos ir atrs dessa boneca. Saia pelo norte de Saffron.

Voc ver que aquela entrada para o subterrneo estar aberta agora. Entre na Underground Path e voc encontrar o mesmo homem que te bloqueava antes. Ele lhe dar o TM 64 em troca da RageCandyBar, caso tenha comprado quando esteve em Mahogany. Aqui dentro da Underground Path h muitos itens escondidos, use o Dowsing MCHN pra encontr-los com facilidade. Atravessando o Underground Path, desa mais um pouco e estaremos novamente em Vermilion. Entre no Pokmon Fan Club (aquela casa acima do ginsio). Fale com o moo em frente a uma Clefairy. Explique a ele que a menina perdeu a boneca, ele dir que achou e te dar o Lost Item, que a boneca de uma Clefairy.

Ao sair, iremos nos encontrar com Steven, o campeo da elite Hoenn. Ele dir que veio at Kanto investigar a apario de um pokmon que est sobrevoando esta regio. Ele te mostrar a foto deste pokmon. Se estiver jogando HeartGold, ser Latias. Caso esteja jogando SoulSilver, ser Latios. De agora em diante, o lendrio correspondente a sua verso poder ser encontrado aleatoriamente pelos matinhos de Kanto, e poder ser localizado pelo mapa do PokGear, da mesma forma que os ces lendrios. Latias/Latios ir estar no lv. 35.

Volte at a cidade de Saffron e entre na casa da CopyCat. Devolva a boneca da Clefairy para ela e ela te dar um Pass como gratificao. Esse Pass o bilhete necessrio para poder viajar de trem. Como o gerador de energia do Power Plant foi arrumado, o Magnet Train voltou a funcionar. A estao de trem fica ao norte de Saffron, mostre seu ticket para o guarda que ele te permite embarcar. Voc poder ir de Johto a Kanto e de Kanto a Johto quantas

vezes precisar, as estaes ficam nas cidades de Saffron e Goldenrod, mais conveniente do que ir de navio, alm de ser mais um recurso para alternar entre os continentes.

Ainda h mais um lugar que devemos passar antes de prosseguir. Voe at a cidade de Lavender, entre na Radio Tower e fale com o homem de chapu l dentro, ele o diretor da rdio. Diga para ele que a usina de energia j voltou a funcionar e que j pode voltar a transmitir os programas da rdio. Ele ficar feliz por isso e te dar como recompensa o EXPN Card. Com isso, poderemos ouvir as estaes de rdio do continente Kanto. Agora seu rdio da PokGear pega as estaes dos dois continentes.

Volte cidade de Vermilion, recupere seus pokmons e saia pela direita. Vamos acordar aquele Snorlax, prepare suas Heavy Balls. Para acord-lo, abra o rdio de sua PokGear e sintonize na estao do PokFlute, ela fica no topo do sinalizador. Enquanto estiver tocando a flauta, feche o PokGear e fale com o Snorlax. Ele ir atacar e estar no lv.50, boa sorte para captur-lo. Aps enfrent-lo, voc poder entrar na caverna dos Diglett. Tenha certeza de que esteja trazendo algum pokmon com Cut antes de entrar. Atravesse a caverna. Voc ver que tem uma parede que pode ser escalada aqui, mas no poder fazer isso por enquanto. Ao sair da caverna, v um pouco pra esquerda, use cut no arbusto e suba para chegar na cidade de Pewter. PEWTER E O MT. MOON Encontre um velho senhor que est direita do PokMart. Ele lhe dar um item que serve para encontrar Lugia (Silver Wing), caso esteja jogando HeartGold, ou ento lhe dar um item que serve para encontrar Ho-oh (Rainbow Wing), caso esteja jogando SoulSilver. Saiba como capturar o guardio oposto a sua verso no fim do detonado, no guia das Whirl Islands e Bell Tower. Ao norte da cidade encontramos o museu, aqui onde podemos reviver fsseis. Caso voc tenha achado algum fssil quando usou Rock Smash por a, entregue ao cientista e ele ressucitar o pokmon no lv.20. Os fsseis dos pr-histricos de Kanto podem ser encontrados quebrando as rochas que existem pelas Ruins of Alph. J os fsseis dos pr-histricos de Hoenn podem ser encontrados quebrando as rochas que existem na Cliff Cave, esquerda de Cianwood.

Em seguida, poderemos ir ao ginsio.

Brock usa:

Graveler lv.51

Rhyhorn lv.51

Omastar lv.53

Onix lv.54

Kabutops lv.52 De preferncia, use golpes de gua, planta, terra, lutador e metlicos, evite golpes normais. Nos pr-histricos, pode se usar eltricos. Vencendo Brock, Lder da Cidade Pewter, ser premiado com a Boulder Badge e o TM 80 (Rock Slide). Voc pode ir para Mt. Moon se quiser. Recomendamos que v, pois haver uma batalha contra seu rival l. Saia de Pewter pela direita e atravesse a rota. Por aqui ver uns meteoros no cho, que servem para alterar a forma de Deoxys. Nesta rota, encontramos Jigglypuff pelo matinho. Voc acabar chegando na caverna. Sugiro que recupere seus pokmons no PokCenter que h aqui antes de entrar. Ao entrar, voc ser desafiado pelo seu rival. Ele andou pensando muito desde seus ltimos encontros e desde ento comeou a cuidar melhor de seus pokmons, e agora quer ver como se sai numa batalha. Quem diria que o menino sombrio um dia mudaria...

Ele ter:

Sneasel lv.46

Golbat lv.47

Magneton lv.46

Gengar lv.48

Alakazam lv.48

inicial no ltimo estgio lv.50 Derrote seu rival e ele partir para treinar mais na Dragons Den. Suba a escada que h aqui na caverna, e saia. Voc ver que tem uma loja e um campo aberto por cima da Mt. Moon. A loja de convenincia muito boa, pra quem quer economizar grana. Compre as Fresh Waters, Limonades e Soda Pops em qualquer quantidade, evitando perder tempo nas maquininhas de

bebidas, comprando aos poucos. Esta loja fica aberta todos os dias das 10:00 s 18:00. Do lado de fora voc pode encontrar Clefairys danando todas as noites de segunda para tera, das 20:00 s 4:00. Elas esto danando para o reflexo da lua que aparece no laguinho daqui. Ao se aproximar, elas fogem, deixando cair uma Moon Stone. Se descer novamente ao Mt. Moon e sair pelo outro lado, estar na rota 4, onde podemos encontrar mais alguns itens e treinadores. Se continuarmos indo direita, estaremos novamente em Cerulean.

UM ENCONTRO ESPECIAL: VS. CLAIR & LANCE Agora que voc j derrotou seu rival no Mt. Moon, existe um evento extra para se fazer. A partir de agora voc poder fazer isso a qualquer momento, seria interessante fazer isso agora. A primeira coisa a se fazer voltar para Johto e ir at Blackthorn, voc pode ir de Magnet Train ou ento voar para o Indigo Plateau e de l para Blackthorn. Em Blackthorn, surfe atrs do ginsio e entre no Dragons Den. L dentro, surfe at a casinha onde voc respondeu o questionrio do monge, porm venha pela parte de trs. Voc ver seu rival treinando com o inicial dele. Fale com ele. Em seguida, vocs sero surpreendidos pelos primos treinadores de drages, Clair e Lance. Seu rival se lembra de quando perdeu para Lance e desafia-o para uma batalha. Lance ento sugere uma batalha em dupla. Lance ir te convidar para batalhar a seu lado, mas quando Clair vai falar com seu rival ele a empura, e dir que prefere batalhar com voc. Ele j mudou seu jeito de ser e quer que voc o ajude a derrot-los.

Seu rival batalhar ao seu lado usando estes pokmons:

inicial no ltimo estgio lv.60

Crobat lv.58

Gengar lv.56 Versus campeo da elite 4 e a lder de ginsio da cidade Blackthorn.

Clair usa:

Lance usa:

Dragonair lv.52

Gyarados lv.68

Dragonite lv.60

Charizard lv.68

Kingdra lv.56

Dragonite lv.75

Cuidado, pois Lance est com pokmons em levels mais altos do que os lderes de ginsio que voc ainda est para enfrentar. Seu rival dispe de apenas 3 pokmons, se eles forem derrotados primeiro, ser apenas um pokmon seu contra 2 adversrios. Apenas derrote-os. Feito isso, j pode voltar para Kanto. PASSANDO POR VIRIDIAN E PALLET Volte a Pewter e saia pelo sul, trazendo algum com Cut. Entre na floresta logo abaixo, a Viridian Forest. Diferente dos originais G/S/C, a floresta est intacta, no foi devastada. Podemos encontrar Pikachu pelos matinhos daqui.

Use Headbutt nas rvores, podem cair Seedot e Shroomish. Recolha os itens e enfrente os treinadores (um deles usa Metapods de lv.50-60, por incrvel que parea). Tem uma Leaf Stone na Floresta. Ao sair da floresta, use cut logo direita. V subindo o corredor que tem por aqui. Fale com o cientista dentro de uma casa e receba o Sacred Ash, um item que restaura todos os seus pokmons, estejam eles faint, com HP baixo, problemas de status, enfim, ele cura tudo de todos os pokmons, que nem a enfermeira Joy. Mais acima tem uma casa onde voc recebe um Nugget. Se continuar subindo estar novamente na Digglets Cave, ento desa novamente e continue seguindo at chegar em Viridian. Aqui voc ver um velho barrando a entrada do ginsio, dizendo que o lder no est. Aqui encontramos tambm a Trainer House, encontrada ao lado esquerdo do PokMart. Voc poder batalhar uma vez por dia aqui, porm, ao batalhar aqui, voc no ganha experincia. Seus pokmons sero reduzidos temporariamente ao lv. 50 e voc ganhar 1 BP (Battle Point) aps a batalha, que utilizado na Battle Frontier (saiba mais sobre ela no fim do detonado). Voc poder batalhar at contra 10 treinadores, se usar o PokWalker pra se comunicar com amigos diferentes. Caso contrrio, ir lutar pelo menos contra um treinador que usa Meganium, Typhlosion e Feraligatr.

V para o sul da cidade, atravesse a rota 1 e chegue em Pallet. Esta cidade o lar do protagonista dos games FR/LG, Red, e de seu rival, Blue, so os equivalentes a Ash e Gary do anime. Alm disso, h o laboratrio do Prof Oak. Se quiser, pode xeretar por aqui. Na casa de Blue, encontramos a sua

irm Daisy, ela pode dar uma massagem para o seu pokmon todos os dias, das 15:00 s 16:00. Essa massagem boa, pois aumenta no s a felicidade como tambm a beleza, agora Feebas tambm tem chances de evoluir. Surfe na gua abaixo da cidade de Pallet. Imediatamente abaixo de Pallet tem um gramado, onde podemos encontrar Tangela e quem sabe at Mr. Mime. Prossiga surfando ao sul, voc est numa rota martima, enfrente os treinadores e siga at encontrar uma ilha. CINNABAR E SEAFOAM ISLANDS Voc chegar na ilha de Cinnabar. Uma erupo do vulco destruiu a cidade, deixando apenas o Centro Pokmon exposto. Recupere seus pokmons. Voc notar que Blue estar logo ao norte, perto do vulco. Ele ficar a at que voc tenha 15 insgnias.

Continue nadando para a direita e voc chegar numa outra ilha. Voc est nas Seafoam Islands. Entre na caverna que h aqui. Veremos uma escada vertical onde podemos subir e ao fundo uma escada onde podemos descer. Suba essa escada vertical e... voc acaba de entrar no penltimo ginsio! Blaine, o lder de Cinnabar, teve que mudar seu ginsio para c porque a lava do vulco destruiu seu antigo ginsio de Cinnabar. Ele agora lder nas ilhas Seafoam. Diferente de G/S/C, h treinadores no ginsio. Esto todos bloqueando seu caminho, para chegar at o lder, preciso derrot-los, para que eles saiam da frente.

Blaine usa:

Magcargo lv.54

Magmar lv.54

Rapidash lv.59 De preferncia, use golpes tipo gua, pedra e terra. Contra Magcargo, um golpe lutador tambm pode ajudar. Vencendo Blaine, Lder da Ilha Seafoam, ser premiado com a Volcano Badge e o TM 50 (Overheat). ARTICUNO, O TIT DO GELO No andar de baixo da caverna onde o ginsio de Blaine est situado temos a caverna de gelo das Seafoam Islands. nesta caverna onde encontramos Articuno, a ave lendria do gelo. Se achar que est preparado, basta descer logo aps derrotar Blaine, caso contrrio, volte Cinnabar e recupere seus pokmons, traga algumas Dusk Balls, pois so mais efetivas que Ultra Balls numa caverna. Voc pode comprar Dusk Balls nos PokMarts de Vermilion, Lavender ou Fuchsia. Lembre-se de estar trazendo um pokmon com Strength. Volte at Cinnabar e surfe direita, entre na caverna das Seafoam Islands e desa as escadas do fundo. Voc encontrar treinadores e itens nesta caverna, fique atento pois um deles a Water Stone, pode ser til para completar os eventos das Ruins of Alph, caso no tenha conseguido esta pedra por outros mtodos. Articuno est localizado no ltimo andar de baixo da caverna e estar no lv.50. Abaixo segue alguns mapas da caverna:

Aps enfrentar Articuno, pegue o caminho da esquerda at encontrar uma escada. V subindo at chegar no primeiro andar, use Strength logo a frente e suba pelas escadas da esquerda. Saia da caverna e voc perceber que est na 2 ilha, logo atrs da ilha onde estava a caverna por onde entrou. A rota martima continua pela direita, enfrente os treinadores aqui, pois a batalha pela ltima insgnia se aproxima. Mais adiante, contine surfando em direo ao norte e logo chegar numa praia, voc ter chegado em Fuchsia novamente. Esta praia era onde alguns operrios haviam interditado para remover as pedras que voaram da erupo do vulco de Cinnabar. Agora a passagem j est liberada e poder entrar em Fuchsia. Aproveite para recuperar seus pokmons. A LTIMA INSGNIA Voe de volta Cinnabar e fale com o Blue. Mostre suas insginias a ele e ele voltar ao ginsio.

Volte para Viridian e vamos para o ginsio. O ginsio tem umas setas no cho que te empurram para a direo em que elas apontam quando pisadas, parecido com o antigo ginsio de Giovanni. Blue lutar utilizando os mesmos pokmons que usava em FR/LG como rival do protagonista, mas por alguma razo, seu Alakazam foi substitudo por um Machamp. Abaixo vai um mapa para ajud-lo a chegar at Blue.

Blue usa:

Exeggutor lv.55

Machamp lv.56

Arcanine lv.58

Rhydon lv.58

Gyarados lv.52

Pidgeot lv.60 Use variados golpes, veja contra qual tipo do pokmon est lutando para saber o golpe certo. Vencendo Blue, Lder da Cidade Viridian, ser premiado com a Earth Badge e o TM 92 (Trick Room). Ao sair do ginsio com a ltima insgnia coletada, Prof. Oak vai ligar pra voc e pede pra que v no laboratrio dele em Pallet imediatamente. V at l, ele te dar os parabns por ter vencido todos os lderes e lhe entregar o HM 08 (Rock Climb). Com este HM, poderemos escalar paredes! Alm disso, o professor dir que os guardas que impediam sua passagem na entrada da Victory Road iro deixar voc passar. Antes de irmos para l, vamos fazer algumas coisas que antes de conseguir o HM 08 e as 16 insgnias no podamos. Antes de mais nada, vamos conseguir um item bnus especial. Voe at Celadon e entre naquele prdio, oCeladon Condominiums. Pegue o elevador e siga at o 3 andar. Fale com o cientista que est de frente para o globo, ele ir ver sua insgnias e te dar o GB Sounds, um item que converte a msica de fundo do game para o estilo Game Boy que tocava em G/S/C, muito nostlgico para os antigos jogadores desse console. Agora, vamos atrs de mais um lendrio.

ZAPDOS, O TIT DO RAIO Agora que voc tem 16 insgnias, Zapdos poder ser encontrado. V at Cerulean e saia pela direita, ande at o leito do rio e use surf at o Power Plant. Zapdos estar te esperando do lado de fora do Power Plant, esteja preparado, ele estar no lv.50. Caso derrote-o, ele ir reaparecer aqui assim que enfrentar a elite 4 novamente.

EXPLORANDO KANTO E JOHTO COM ROCK CLIMB Agora que possumos a tcnica Rock Climb, podemos sair escalando as paredes. Trate de ensinar a tcnica Rock Climb a um de seus pokmons. Vamos voltar queles lugares que deixamos para trs quando no podamos escalar. - Em Cherrygrove, surfe esquerda at chegar a uma pequena poro de areia, perto de uma parede. Voc ver umas "pedrinhas" enfileiradas

horizontalmente na parede. aqui que voc usa Rock Climb, com ele voc escalar a parede. Voc achar um item aqui, alm de rvores de onde podem cair Taillow caso use Headbutt. - No National Park, suba at aquele cantinho que est sem uma cerca, logo direita poder escalar e chegar numa Shiny Stone. A rvore que tem aqui deixa cair Cherubi se usar Headbutt. - Em Olivine, logo a direita do farol, desa usando Rock Climb e ache o item numa pedra. - Saia de Olivine pelo norte e procure um lugar para escalar logo direita, encontre o item a. Use Headbutt e encontre Burmy nas rvores aqui de cima. - Em Cianwood, entre na caverna logo esquerda da cidade, suba um pouco e desa a parede usando Rock Climb. Use o Dowsing MCHN para achar um item escondido - Agora o Mt. Mortar poder ser explorado por completo, possvel escalar l dentro, temos um guia dessa caverna no fim do detonado. - Em Blackthorn, saia pelo sul e desa toda a rota 45 at chegar na rota 46. Logo abaixo a uma das entradas da Dark Cave, escale e localize o item com o Dowsing MCHN. - J em Kanto, v para Cinnabar e escale o vulco, possvel achar itens escondidos com o Downsing MCHN. - V at Pewter, saia pelo sul, use Cut no arbusto e entre na Digletts Cave. Ache itens escalando por aqui. - Agora o Rock Tunnel poder ser explorado por completo, possvel escalar l dentro, temos um guia dessa caverna no fim do detonado. MEWTWO E A CERULEAN CAVE Certifique-se de estar carregando pokmons com as tcnicas Surf, Rock Smash, Rock Climb e Flash. V para Cerulean e saia pelo norte, use surf esquerda da ponte e chegar numa caverna. Ilumine-a com Flash. Os pokmons selvagens que encontramos aqui so as formas evoludas de vrios pokmons que j encontramos pelos matinhos, e eles no passam do lv.50. V recolhendo os itens pelo caminho, Mewtwo se encontra no fim da caverna e estar no lv.70. Como estamos numa caverna, Dusk Balls iro funcionar melhor que uma Ultra Ball para captur-lo. Abaixo seguem os mapas da caverna.

O MT. SILVER E MOLTRES, O TIT DO FOGO Vamos caminho da ltima rota do jogo (ufa!). Volte para Viridian e saia pela esquerda. Voc chegar no local onde a sada para o norte vai dar na Victory Road. Sim, j estivemos aqui... lembra que os policiais estavam barrando essas passagens laterais? Agora voc pode ir para a esquerda, chegando assim na rota 28. Os pokmons desta rota so encontrados em levels no melhores dos que os da Cerulean Cave. Finalmente poderemos achar Sneasel nos matinhos, durante a noite. H uma casa nesta rota onde podemos conseguir o TM 47. Por aqui tambm encontramos o TM 35. Voc deve ter notado que logo esquerda tem um Centro Pokmon ao lado de uma caverna. Voc pode voar para este centro usando o Fly! Se for usar Fly, perceber que este lugar fica em Johto, e no mais em Kanto. Vamos entrar na caverna, este o Mt. Silver. Traga algum com Surf, Rock Smash, Rock Climb e Waterfall, para poder explor-la e pegar os itens. Dentro da caverna, temos 5% de chances de achar Larvitar. Guie-se pelos mapas abaixo. Logo na entrada, surfe esquerda e suba a cachoeira. A entrada "A" leva a uma sala

com um item apenas. Continue, use Rock Climb e Waterfall para chegar na entrada B. Prepare suas Dusk Balls, pois aqui que encontramos Moltres, no lv. 50. Voc poder continuar explorando a caverna em seguida. Qualquer coisa, o Centro Pokmon est l logo na entrada da caverna.

Seguindo os mapas, explore at chegar na entrada "M". por a que devemos ir para enfrentar o treinador mais forte do jogo. S prossiga por a quando seus pokmons estiverem recuperados e em alto level (lv.80-90 um bom tamanho). Caso precise treinar contra pokmons fortes, experimente lutar novamente com a elite 4 (olha s, a elite 4 virou recurso de treinamento agora?). Mas fique atento, pois agora a elite 4 estar com novos pokmons e em levels mais altos, que voc poder checar mais abaixo na seo de revanche contra a elite 4. A BATALHA FINAL: QUEM SER O MESTRE POKMON DESTE MUNDO? Mesmo elevando seus pokmons para level 80 a 90, voc passar por dificuldades na batalha. O tempo tambm no estar ao seu lado, ficar nevando durante toda a batalha, que causar dano a pokmons que no forem tipo gelo. Tenha certeza que est carregando Full Heal, Max Potion, Full Restore, Max Revive e talvez at Sacred Ash seja necessrio. Ainda que voc tenha um ou dois pokmons em level 100 e acha que pode ganhar dele com os demais em level menores que 80, fique sabendo que ficar perdendo um bom tempo na batalha jogando seus pokmons fracos como "suicidas" para poder reviver seu pokmon forte. aconselhvel que treine todos os seus pokmons muito bem. Quando estiver pronto, volte at aquela entrada "M" do Mt. Silver, escale usando Rock Climb e chegue ao pico da montanha, onde estar o treinador. Red, o super campeo de Pallet. Salve antes de comear a luta, caso perca, volte de onde salvou. Chegou a hora do duelo entre os campees!

Red usa:

Pikachu lv.88 - Item: Light Ball - Volt Tackle / Quick Attack / Iron Tail / Thunderbolt Mantenha voadores e aquticos distncia de Pikachu, o primeiro pokmon que ele usa. Cuidado ao usar golpes fsicos, pois pode ficar paralisado. Um bom golpe de terra d um jeito em Pikachu.

Venusaur lv.84 - Sludge Bomb / Giga Drain / Sleep Powder / Frenzy Plant

J Venusaur, a primeira coisa que ele vai fazer por seu pokmon para dormir com o Sleep Powder. bom j deixar equipado uma Chesto ou Lum Berry no pokmon que voc reservar para lutar contra Venusaur, se dormir de novo, faa-o acordar de imediato. Venusaur fraco contra golpes psquicos, voadores, de gelo e de fogo.

Charizard lv.84 - Flare Blitz / Air Slash / Blast Burn / Dragon Pulse Charizard est com golpes de fogo turbinados por Stab + Blaze. Porm ele totalmente dbil contra golpes de pedra, voc ganhou o TM 80 Rock Slide de Brock, use esse golpe em Charizard e ganhar com mais facilidade. Caso queira arriscar, golpes de gua e eltricos tambm so super efetivos.

Blastoise lv.84 - Hydro Cannon / Focus Blast / Blizzard / Flash Cannon Um tipo gua como Blastoise vulnervel a golpes de planta e eltricos. Muito cuidado ao usar um pokmon de planta, pois ser fraco contra o Blizzard de Blastoise, que ter 100% de chances de acertar seu pokmon, j que est nevando durante a batalha.

Lapras lv.80 - Body Slam / Brine / Psychic / Blizzard Lapras o pokmon de level mais baixo de Red, mas tambm o nico que no sofrer com o Hail. Se o seu pokmon ficar com menos da metade do HP, o golpe Brine de Lapras ficar mais forte, o que provavelmente derrotar seu pokmon. Embora um tipo lutador seja bom contra gelo, fique esperto pois Lapras pode te surpreender com Psychic. Pedra e planta so bons tambm, mas cuidado com a desvantagem. Lapras tem muito HP. O mais seguro a se usar eltrico.

Snorlax lv.82 - Blizzard / Giga Impact / Crunch / Shadow Ball

Outro com bastante HP Snorlax. Prepare seu golpe tipo lutador mais forte contra ele. O Giga Impact funciona como o Hyper Beam, tenha cuidado. Evite golpes de fogo e de gelo em Snorlax, pois sua habilidade Thick Fat. Quando conseguir derrotar Red, ele ir embora e comear a passar os crditos do jogo, assim como na elite 4. Detalhe, se vier ao pico do Mt. Silver (onde fica Red) no dia 12 de janeiro, estar nevando prateado, um efeito chamado Diamond Dust. PROCURA DE NOVOS HORIZONTES Esse jogo no acaba mais? Agora que voc derrotou Red, algumas coisas tornaram-se acessveis para voc. CONSEGUINDO OS INICIAIS DE KANTO V at Pallet e entre no laboratrio do Prof. Oak. Ele ficar feliz em saber que derrotou Red e lhe dar a chance de escolher um de seus trs pokmons iniciais. O inicial que voc escolher estar no lv.5, venha com um espao vago na equipe para poder peg-lo.

Bulbasaur (planta) / Charmander (fogo) / Squirtle (gua) CONSEGUINDO OS INICIAIS DE HOENN V at Saffron e entre na Silph Co., o prdio no centro da cidade. Venha com um espao vago na equipe. Aqui encontrar Steven novamente. Ele far uma pergunta que implica no inicial de Hoenn que ele te dar. Responda Green caso queira Treecko, Red caso queira Torchic e Blue caso queira Mudkip. O inicial que voc escolher estar no lv.5.

Treecko (planta) / Torchic (fogo) / Mudkip (gua) Aps isso, encontre Steven no museu de cincias de Pewter. Fale com ele l e ele sair em seguida. Se voltar ao Silph Co., ele estar disposto a fazer uma troca. Ele tem um Beldum que segura uma Dawn Stone. Ele te dar caso troque com um Forretress. Ento, caso queira o Beldum, evolua um Pineco e d o Forretress pro Steven. Pineco encontramos usando Headbutt em algumas rvores

EMBEDDED TOWER: KYOGRE, GROUDON & RAYQUAZA Uma vez que tenha recebido seus mais novos iniciais, voe at Cherrygrove e siga ao norte, entre na casa do Mr. Pokmon. Voc ficar sabendo que Steven esteve aqui e deixou uma Orb especial, a qual voc receber de Mr. Pokmon. Se estiver jogando HeartGold, ser a Blue Orb. Se estiver jogando SoulSilver, ser a Red Orb. Com este item em suas mos, siga para Cianwood. Iremos ao encontro de um lendrio, sugiro que prepare algumas Ultra Balls, Dusk Balls e Heavy Balls. Tambm iremos precisar de Rock Climb. Entre na caverna esquerda de Cianwood. Chuck estar aqui, ele ir falar sobre a Embedded Tower. Suba e saia da caverna. Quando encontrar outra entrada, entre e desa as escadas. Use surf seguindo esquerda at chegar a uma poro de areia prximo a uma parede onde possvel escalar. Use Rock Climb e a Embedded Tower estar logo adiante. L dentro voc encontrar Kyogre (em HeartGold) ou Groudon (em SoulSilver), no lv.50.

Alm de Kyogre e Groudon, possvel se obter tambm Rayquaza. Mas para isso, voc deve ter ambos, Kyogre e Groudon em sua verso. A nica forma trocar o lendrio oposto a sua verso com um amigo que jogue a verso oposta sua. No adianta tranferir seu Kyogre/Groudon de R/S/E via PalPark, para capturar Rayquaza em HG/SS somente os Kyogre/Groudon capturados na Embedded Tower iro funcionar. Tendo Kyogre e Groudon na sua equipe, v mostr-los ao Prof. Oak em Pallet. Ele ficar surpreso e te dar uma terceira Orb. Com a Jade Orb, voc poder voltar Embedded Tower e capturar um Rayquaza lv.50, seja em HeartGold ou SoulSilver.

A REVANCHE: CONTRA OS LDERES DE GINSIO Assim como em Emerald e Platinum, voc poder batalhar novamente contra os lderes de ginsio. Porm, em HG/SS um pouco mais complicado, pois preciso obter o n do telefone de todos eles e cham-los no horrio certo. Uma vez que consiga contat-los para uma batalha, os lderes de ginsio iro para o Fighting Dojo, ao lado do ginsio de Saffron, e ficaro l at que voc v e enfrente-os. A primeira coisa a fazer conseguir adicionar os lderes de ginsio no telefone da PokGear.
Imagem: Como conseguir os nmeros telefnicos:

Lder: Falkner Lugar: Celadon Dept. Store, 4 andar, voc ver Falkner conversando com Janine, pegue dele o telefone Quando: segunda-feira, durante todo o dia Requer: Ter derrotado Janine em seu ginsio em Fuchsia

Lder: Bugsy Lugar: Viridian Forest, encontre Bugsy aqui e pea seu nmero Quando: quinta-feira, durante todo o dia Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez

Lder: Whitney Lugar: Goldenrod Dept. Store, 6 andar, encontre Whitney aqui e pea seu nmero Quando: todos os dias, das 12:00 s 16:00 Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez

Lder: Morty Lugar: Bellchime Trail, do lado de fora da Bell Tower, encontre Morty aqui e pea seu nmero Quando: de segunda e tera, o dia todo Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez

Lder: Chuck Lugar: Cianwood City, pea o telefone de Chuck para sua esposa, que est frente do ginsio Quando: todos os dias, o dia todo Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez

Lder: Jasmine Lugar: Olivine Caf, Jasmine estar almoando aqui, pegue dela o telefone Quando: todos os dias, das 13:00 s 14:00 Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez

Lder: Pryce Lugar: Lake of Rage, encontre Pryce aqui e pea seu nmero Quando: todos os dias, das 6:00 s 10:00 Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez

Lder: Clair Lugar: Dragons Den, encontre Clair aqui e pea seu nmero Quando: todos os dias, das 6:00 s 10:00 Requer: Ter derrotado Clair e Lance na batalha em dupla com seu rival no Dragons Den

Lder: Brock Lugar: Digletts Cave, na entrada prxima a Pewter, encontre Brock aqui e pea seu nmero Quando: todos os dias, das 12:00 s 15:00 Requer: Ter obtido as 16 insgnias

Lder: Misty Lugar: Rota 25 - Cerulean Cape, encontre Misty aqui e pea seu nmero Quando: todos os dias, das 16:00 s 18:00 Requer: Ter obtido as 16 insgnias e enfrentado Suicune

Lder: Lt. Surge Lugar: Power Plant, do lado de fora, mostre a Surge um Pikachu da Viridian Forest e ele lhe dar seu telefone Quando: todos os dias, das 9:00 s 12:00 Requer: Ter obtido as 16 insgnias, ter enfrentado Zapdos e capturado um Pikachu

Lder: Erika Lugar: Celadon City, voc ver Erika conversando com Jasmine, pegue com Erika seu telefone Quando: sbado e domingo, das 14:00 s 17:00 Requer: Ter obtido as 16 insgnias

Lder: Janine Lugar: Pokmon League Reception Gate, na entrada da Victory Road, encontre Janine aqui e pea seu nmero Quando: todos os dias, das 16:00 s 18:00 Requer: Ter derrotado Janine em seu ginsio em Fuchsia

Lder: Sabrina Lugar: Olivine Harbour, ao embarcar no S.S. Aqua voc encontrar Sabrina no caminho, pegue dela o telefone Quando: sexta-feira, durante todo o dia Requer: Ter derrotado Sabrina em seu ginsio em Saffron

Lder: Blaine Lugar: Cinnabar Island, Blaine estar visitando sua antiga ilha, pegue dele o telefone Quando: tera-feira, durante todo o dia Requer: Ter obtido as 16 insgnias

Lder: Blue Lugar: Blues House em Pallet Town, v levando um pokmon para a irm de Blue ir dando massagens todos os dias e sempre pergunte se seu pokmon est com a felicidade mxima, quando estiver, receba dela o telefone de Blue Quando: todos os dias, o dia todo Requer: Mostrar a sua irm Daisy um pokmon com felicidade mxima e que ela j deu algumas massagens

Uma vez que tenha conseguido o nmero de um dos lderes, no dia seguinte ele j poder ser chamado para fazer uma nova batalha. Porm eles s aceitaro batalhar com voc caso voc ligue num dia e perodo especfico. Para que voc tenha uma referncia dos perodos: Perodo da manh: das 4:00 s 9:59 Perodo da "tarde": das 10:00 s 19:59 Perodo da noite: das 00:00 s 3:59 e das 20:00 s 23:59 Obs.: Caso ligue depois da meia-noite, fique atento ao dia em que voc est. Abaixo vai uma tabela que mostra em qual dia e perodo voc deve ligar para um lder para que ele aceite uma revanche.
Man h Tard e Noit e Segunda Tera N/A Quarta Quinta N/A Sexta Sbado Domingo

N/A

N/A

N/A

Por exemplo, se quiser enfrentar a Misty, podemos ver na tabela que ela s aceitar uma batalha se ligarmos para ela uma quarta e no perodo da manh, ou seja, das 4:00 s 9:59.

Aps ligar para um lder, ele ir para o Fighting Dojo de Saffron, esperando voc para batalhar. Voc pode ir ligando e esperar at que todos se renam l para ento enfrent-los, como tambm ligar para o mesmo lder mais de uma vez no mesmo dia para batalhar com ele quantas vezes quiser. Neste segundo caso, basta derrotar o lder, sair do Dojo e ligar pra ele novamente, ao entrar de novo, ele ter voltado. Faa isso caso esteja querendo subir alguns levels de seus pokmons, uma tima forma de treinar. Os lderes estaro com pokmons evoludos, alm de alguns exemplares de Hoenn e Sinnoh. Eis a seguir os pokmons que eles utilizaro nas batalhas, boa sorte ao enfrent-los.

Falkner u sa: a:

Bugsy us usa:

Whitney

Morty usa:

Staraptor lv.50 56

Scizor lv. lv.52

Girafarig

Drifbli m lv.52

Noctowl lv.52 lv.48

Shedinja y lv.50

Lickilick

Dusknoi r lv.52

Swellow l v.52 lv.52

Yanmega lv.54

Bibarel

Sableye lv.52

Honchkro w lv.54 lv.55

Pinsir lv.54

Delcatty ius lv.54

Mismag

Pelipper lv.48 s lv.54

Heracros lv.52

Clefable lv.57

Gengar

Pidgeot lv.56 n lv.52

Vespique lv.58

Miltank lv.57

Gengar

Chuck usa: usa:

Jasmine usa:

Pryce usa:

Clair

Medicha m lv.54 s lv.52

Metagros now lv.56

Abomas s lv.56

Gyarado

Hitmonch an lv.52 ne lv.56

Magnezo g lv.58

Dewgon ir lv.52

Dragona

Hitmonle e lv.55 lv.52

Skarmory lv.52

Glalie tyl lv.52

Aerodac

Breloom lv.54 lv.50

Bronzong lv.52

Froslass lv.56

Kingdra

Primeape lv.56 n lv.52

Empoleo lv.54

Walrein d lv.52

Charizar

Poliwrath lv.60 lv.62

Steelix ine lv.60

Mamosw te lv.60

Dragoni

Brock usa: usa:

Misty

Lt. Surge usa: usa:

Erika

Golem lv.55 lv.60

Starmie

Raichu lv.60 lv.54

Shiftry

Relicanth lv.54 lv.56

Quagsire

Manectri c lv.52 f lv.53

Jumpluf

Omastar lv.56 lv.56

Lapras

Magnezo ne lv.52 ell lv.56

Victreeb

Onix lv.61 lv.54

Lanturn

Electrod e lv.52 m lv.56

Bellosso

Kabutops lv.55 lv.54

Floatzel

Pachirisu lv.58 wth lv.60

Tangro

Rampardo s lv.57 lv.60

Milotic e lv.56

Electivir e lv.55

Roserad

Janine usa: usa:

Sabrina usa:

Blaine usa:

Blue

Crobat lv.52 m lv.60

Alakaza lv.54

Torkoal or lv.67

Exeggut

Weezing lv.56 lv.58

Espeon t lv.57

Camerup mp lv.69

Macha

Toxicroak lv.52 Mime lv.56

Mr. lv.60

Rapidash e lv.68

Arcanin

Ariados lv.58 lv.54

Jynx o lv.58

Magcarg or lv.70

Rhyperi

Venomot h lv.59 et lv.53

Wobbuff m lv.54

Houndoo r lv.70

Tyranita

Drapion lv.55 lv.53

Gallade ar lv.62

Magmort lv.72

Pidgeot

A REVANCHE: CONTRA SEU RIVAL Aps travar aquela batalha ao lado de seu rival contra Clair e Lance, ele comear a treinar, a fim de um dia te derrotar. Se voc entrar na Dragons

numa tera ou quinta, encontrar seu rival l treinando. Mas no ser a que voc poder enfrentar ele. Para ele te desafiar novamente, v at o Indigo Plateau numa segunda ou quarta. Ao subir as escadas, como se estivesse indo enfrentar a elite 4, seu rival aparecer e lutar com voc.

Ele ter:

Crobat lv.58

Sneasel lv.55

Magneton lv.55

Gengar lv.58

Alakazam lv.56

inicial no ltimo estgio lv.60 A REVANCHE: CONTRA A ELITE 4 Aps vencer a elite 4 uma primeira vez, voc poder tornar a enfrent-los quantas vezes quiser. Mas a revanche contra eles ficar ainda mais interessante aps se obter as 16 insgnias. A partir do momento em que voc receber o HM 08 do Prof. Oak, ser possvel enfrentar uma elite 4 melhorada, e que utiliza alguns pokmons nativos de Hoenn e Sinnoh. possvel lutar contra esta elite 4 ainda antes de enfrentar Red. Embora os pokmons deles no estejam to fortes quanto os de Red, podem dar tanto trabalho quanto ele, afinal so 4 membros e um capeo. Abaixo segue o quadro da atual elite 4.

Will usa: ga usa:

Ko o usa:

Brun n usa:

Kare e usa:

Lanc

Bro nzong lv.58 ntank lv.61

Sku ontop lv.62

Hitm vile lv.62

Wea mence lv.72

Sala

Jynx lv.60 croak lv.60

Toxi onlee lv.61

Hitm tomb lv.62

Spiri homp lv.72

Garc

Gru mpig lv.59 lv.62

Muk

Hitm onchan lv.61 l lv.62

Abso ria lv.73

Alta

Gar devoir lv.61 omoth lv.63

Ven yama lv.62

Hari

Hou Gyar nchkrow lv.64 ados lv.68

Slo wbro lv.60 at lv.64

Crob hamp lv.64

Mac doom lv.63

Hou izard lv.68

Char

Xatu lv.62 ot lv.62

Swal rio lv.64

Luca reon lv.64

Umb onite lv.75

Drag

Detalhe: cada vez que voc derrota a elite 4, pokmons nicos, como Sudowoodo, Red Gyarados, Snorlax e os lendrios, que voc tenha eventualmente derrotado, iro reaparecer em seus respectivos lugares, onde voc poder ter uma nova chance de captur-los.

A REVANCHE: CONTRA RED O que? Red tambm? Isso mesmo, aps enfrentar Red pela primeira vez, ele sempre voltar ao seu posto no Mt. Silver cada vez que voc derrotar a elite 4. Mas tenha calma, ele no estar usando pokmons no lv.100 no, ele estar do mesmo jeito que na primeira batalha. Ento, caso queira batalhar novamente contra Red, basta derrotar a elite 4 antes, para faz-lo voltar ao Mt. Silver.

Red usa:

Pikachu lv.88

Venusaur lv.84

Charizard lv.84

Blastoise lv.84

Lapras lv.80

Snorlax lv.82 A REVANCHE: CONTRA OS TREINADORES T brincando... os treinadores tambm? T certo que com eles no travamos aquelas batalhas picas, mas aqueles que voc adicionou na PokGear podem batalhar novamente com voc. Alguns deles podem te chamar para batalhar quando menos esperar, mas voc tem a capacidade de poder cham-los tambm, sobre as mesmas condies dos lderes de ginsio: em determinados dias e perodos. Sem contar que muitos deles podem te dar algum item aps a

batalha. A seguir uma lista, com os determinados dias e perodos que voc pode ligar. Aqui esto os perodos, para voc se orientar: Perodo da manh: das 4:00 s 9:59 Perodo da "tarde": das 10:00 s 19:59 Perodo da noite: das 00:00 s 3:59 e das 20:00 s 23:59 Obs.: Caso ligue depois da meia-noite, fique atento ao dia em que voc est. Legenda: Team 1 - Pokmons que o treinador usa no comeo do jogo. Team 2 - Pokmons que o treinador usa aps banir os Rockets da Radio Tower. Team 3 - Pokmons que o treinador usa aps se obter a National Dex. Team 4 - Pokmons que o treinador usa aps voc ter 16 insgnias. Segunda de Manh ----------------School Kid Jack do National Park Team 1: Oddish L12, Voltorb L14 Team 2: Gloom L29, Voltorb L17 Team 3: Vileplume L38, Electrode L31 Team 4: Electrode L43, Vileplume L52, Arcanine L52 PokeManiac Brent da Route 43 Team 1: Nidorina L20, Nidorino L24 Team 2: Nidorina L32, Nidorino L34, Gyarados L32 Team 3: Gyarados L41, Lickitung L38, Nidorina L38, Nidorino L43 Team 4: Gyarados L48, Lickitung L40, Nidoqueen L58, Nidoking L58 Biker Aiden da Route 17 Team 1: Tentacruel L45 Team 2: Hypno L50, Tentacruel L49 Team 3: Hypno L55, Tentacruel L55 Team 4: Tentacruel L55, Hypno L55, Tentacruel L58 Segunda pela Tarde ----------------Youngster Joey da Route 30 Team 1: Rattata L4 Team 2: Raticate L34 Team 3: Raticate L40 Team 4: Raticate L54 Firebreather Walt da Route 35

Team 1: Magmar L11, Magmar L15 Team 2: Magmar L25, Magmar L32 Team 3: Magmar L34, Magmar L37 Team 4: Magby L26, Magmar L49, Magmortar L58 Segunda Noite ---------------Camper Tanner da Route 13 Team 1: Sudowoodo L38 Team 2: Sudowoodo L41, Chinchou L41 Team 3: Sudowoodo L48, Lanturn L47, Skiploom L44 Team 4: Sudowoodo L52, Jumpluff L52, Lanturn L52 Tera de Manh ----------------Bug Catcher Arnie da Route 35 Team 1: Venonat L15 Team 2: Venonat L36 Team 3: Venomoth L43 Team 4: Nincada L45, Venomoth L56 Tera pela Tarde ----------------Picknicker Tiffany da Route 43 Team 1: Clefairy L21 Team 2: Clefairy L34 Team 3: Clefable L41 Team 4: Clefable L61 Gentleman Alfred da Olivine Lighthouse, 2 andar Team 1: Noctowl L22 Team 2: Noctowl L36 Team 3: Noctowl L42 Team 4: Noctowl L58 Tera Noite ----------------Bug Catcher Wade da Route 31 Team 1: Caterpie L2, Caterpie L2, Weedle L3, Caterpie L2 Team 2: Metapod L18, Butterfree L29, Kakuna L22, Metapod L18 Team 3: Butterfree L28, Butterfree L40, Beedrill L37, Butterfree L28 Team 4: Butterfree L36, Butterfree L52, Beedrill L43, Butterfree L36 Bird Keeper Josh da Route 14 Team 1: Fearow L37

Team 2: Fearow L47, Skarmory L44 Team 3: Skarmory L48, Fearow L51 Team 4: Skarmory L55, Fearow L55 Quarta de Manh ----------------Fisherman Ralph da Route 32 Team 1: Goldeen L10 Team 2: Seaking L40 Team 3: Qwilfish L45, Seaking L42 Team 4: Qwilfish L53, Seaking L56 Bug Catcher Doug da Route 2 Team 1: Butterfree L39, Ariados L37 Team 2: Butterfree L40, Ariados L40 Team 3: Butterfree L47, Ariados L46 Team 4: Butterfree L52, Ariados L50 Quarta pela Tarde ----------------School Kid Alan da Route 36 Team 1: Tangela L16 Team 2: Tangela L32, Yanma L30 Team 3: Xatu L32, Tangrowth L36, Quagsire L32, Yanmega L34 Team 4: Xatu L47, Tangrowth L54, Quagsire L47, Yanmega L54 Fisherman Kyle da Route 12 Team 1: Goldeen L39, Qwilfish L35, Goldeen L39 Team 2: Seaking L40, Qwilfish L38, Seaking L40 Team 3: Seaking L43, Qwilfish L41, Seaking L47, Krabby L39 Team 4: Seaking L48, Qwilfish L49, Seaking L52, Kingler L51 Quarta Noite ----------------Sailor Huey Olivine Lighthouse, 2 andar Team 1: Poliwag L18, Poliwhirl L20 Team 2: Poliwhirl L34, Poliwhirl L36 Team 3: Poliwhirl L38, Poliwrath L41 Team 4: Politoed L48, Poliwrath L52 Bird Keeper Vance da Route 44 Team 1: Hoothoot L28, Pidgeotto L28 Team 2: Hoothoot L33, Pidgeotto L32 Team 3: Pidgeotto L37, Pidgeot L38, Noctowl L42 Team 4: Pidgeot L56, Pidgeot L44, Noctowl 54

School Kid Torin da Route 14 Team 1: Sandslash L41, Golbat L39 Team 2: Sandslash L46, Golbat L45, Vulpix L41 Team 3: Sandslash L48, Golbat L51, Vulpix L48 Team 4: Sandslash L52, Golbat L53, Vulpix L52 Quinta de Manh ----------------Fisherman Wilton da Route 44 Team 1: Goldeen L26, Goldeen L26, Seaking L28 Team 2: Goldeen L32, Goldeen L32, Seaking L36 Team 3: Goldeen L32, Seaking L36, Seaking L40 Team 4: Seaking L42, Seaking L46, Seaking L63 Ace Trainer Gaven da Route 26 Team 1: Victreebel L32, Kingler L32, Flareon L32 Team 2: Victreebel L34, Kingler L34, Flareon L34 Team 3: Victreebel L38, Kingler L39, Flareon L38 Team 4: Victreebel L52, Kingler L49, Flareon L50 Quinta pela Tarde ----------------Picknicker Liz da Route 32 Team 1: Nidoran F L8 Team 2: Weepinbell L35, Nidorina L35 Team 3: Weepinbell L39, Nidorino L38, Nidoqueen L40 Team 4: Weepinbell L47, Nidoking L58, Nidoqueen L70 Fisherman Kyler da Route 12 Team 1: Trs Magikarp L18 Team 2: Quatro Magikarp L18 Team 3: Cincp Magikarp L18 Team 4: Seis Magikarp L18 Quinta Noite ----------------Lass Dana da Route 38 Team 1: Flaaffy L19, Psyduck L19 Team 2: Flaaffy L32, Golduck L31 Team 3: Golduck L36, Ampharos L38 Team 4: Golduck L51, Ampharos L54 Teacher Hillary da Route 15 Team 1: Sunkern L41, Aipom L31

Team 2: Ambipom L43, Sunflora L43 Team 3: Ambipom L49, Sunflora L49 Team 4: Ambipom L55, Sunflora L55 Sexta de Manh ----------------School Kid Chad da Route 38 Team 1: Mr. Mime L20 Team 2: Mr. Mime L29, Magnemite L30 Team 3: Mr. Mime L39, Magneton L38 Team 4: Mr. Mime L46, Magneton L56 Bug Catcher Rob da Route 2 Team 1: Beedrill L40, Butterfree L39 Team 2: Beedrill L45, Butterfree L42 Team 3: Beedrill L52, Butterfree L48 Team 4: Beedrill L56, Butterfree L56 Sexta pela Tarde ----------------Hiker Parry da Route 45 Team 1: Onix L30 Team 2: Onix L38, Graveler L35 Team 3: Steelix L41, Graveler L37 Team 4: Steelix L56, Golem L52 Young Couple Tim & Sue da Route 13 Team 1: Kadabra L41, Psyduck L46 Team 2: Kadabra L45, Golduck L50 Team 3: Kadabra L48, Golduck L52 Team 4: Alakazam L54, Golduck L56 Ace Trainer Jamie da Route 26 Team 1: Rapidash L36, Flaaffy L31 Team 2: Rapidash L38, Ampharos L37 Team 3: Rapidash L42, Ampharos L40 Team 4: Rapidash L56, Ampharos L59 Sexta Noite ----------------Hiker Anthony da Route 33 Team 1: Geodude L11, Machop L11 Team 2: Graveler L33, Machoke L32 Team 3: Graveler L37, Graveler L38, Machoke L40 Team 4: Graveler L41, Golem L49, Machamp L55

School Kid Billy da Route 15 Team 1: Parasect L39, Poliwhirl L37, Ditto L35 Team 2: Parasect L42, Poliwhirl L43, Ditto L40 Team 3: Parasect L46, Poliwhirl L47, Ditto L46 Team 4: Mr. Mime L50, Parasect L55, Poliwrath L53, Ditto L51 Sbado de Manh ----------------Camper Todd da Route 34 Team 1: Psyduck L14 Team 2: Geodude L17, Geodude L17, Psyduck L31 Team 3: Geodude L23, Graveler L33, Golduck L36, Slugma L32 Team 4: Graveler L36, Graveler L44, Magcargo L54, Golduck L56 Youngster Ian da Route 34 Team 1: Mankey L10, Diglett L12 Team 2: Mankey L27, Dugtrio L33 Team 3: Primeape L38, Dugtrio L40 Team 4: Primeape L47, Dugtrio L56 Sbado pela Tarde ----------------Hiker Kenny da Route 13 Team 1: Sandslash L27, Graveler L29, Golem L33 Team 2: Onix L16, Graveler L33, Golem L37, Sandslash L32 Team 3: Sandslash L42, Graveler L37, Golem L44, Onix L46 Team 4: Sandslash L46, Graveler L44, Golem L49, Steelix L54 Sbado Noite ----------------Picknicker Erin da Route 46 Team 1: Ponyta L17, Oddish L14 Team 2: Gloom L32, Rapidash L41 Team 3: Bellossom L46, Sunflora L39, Rapidash L48 Team 4: Cherrim L42, Sunflora L46, Bellossom L49, Rapidash L53 Twins Kay & Tia da Route 15 Team 1: Quagsire L41, Quagsire L41 Team 2: Quagsire L48, Quagsire L48 Team 3: Quagsire L53, Quagsire L53 Team 4: Quagsire L55, Quagsire L55 Bird Keeper Jose da Route 27 (requer Whirlpool) Team 1: Farfetch'd L40

Team 2: Farfetch'd L44 Team 3: Farfetch'd L38, Farfetch'd L40 Team 4: Farfetch'd L50, Farfetch'd L52, Farfetch'd L53 Domingo de Manh ----------------Lass Krise do National Park Team 1: Oddish L14, Cubone L17 Team 2: Oddish L21, Cubone L31 Team 3: Gloom L32, Marowak L38 Team 4: Vileplume L53, Marowak L54 Ace Trainer Reena da Route 27 Team 1: Growlithe L36, Staryu L36, Nidorina L33 Team 2: Growlithe L38, Staryu L38, Nidorina L36 Team 3: Arcanine L47, Nidoqueen L43, Starmie L47 Team 4: Arcanine L54, Nidoqueen L53, Starmie L56 Domingo pela Tarde ----------------Picknicker Gina da Route 34 Team 1: Hoppip L9, Hoppip L9, Bulbasaur L12 Team 2: Hoppip L24, Hoppip L24, Ivysaur L32 Team 3: Skiploom L26, Skiploom L26, Ivysaur L44 Team 4: Skiploom L30, Jumpluff L36, Venusaur L55 Fisherman Tully da Route 42 Team 1: Qwilfish L19 Team 2: Qwilfish L33 Team 3: Goldeen L30, Goldeen L30, Qwilfish L38 Team 4: Seaking L41, Seaking L50, Qwilfish L53 Biker Ernest da Route 17 Team 1: Teddiursa L45, Marill L44 Team 2: Teddiursa L46, Azumarill L47 Team 3: Teddiursa L48, Azumarill L49 Team 4: Ursaring L58, Azumarill L54 Domingo Noite ----------------Biker Reese da Route 17 Team 1: Weezing L45 Team 2: Arbok L42, Weezing L48 Team 3: Arbok L48, Weezing L50 Team 4: Arbok L56, Weezing L55

REAS OPCIONAIS Alguns lugares s se tornam acessveis a voc assim que voc consegue algum HM, ou derrota a elite 4, ou depois de conseguir a National Dex. Porm so totalmente opcionais, no sendo necessrio sua visita para prosseguir no jogo. A partir daqui veremos quais so essas reas. UNION CAVE Retorne Union Cave trazendo um pokmon com surf e entre pela entrada de Azalea. Venha numa sexta e esteja preparado para capturar um pokmon. Siga esquerda e surfe logo abaixo. Ao entrar, ter muitos treinadores para lutar. Chegar no mapa abaixo. No fim, encontrar um Lapras lv.20, ele aparece todas as sextas nesta caverna.

MT. MORTAR Antes de mais nada, venha aqui com no mximo 5 pokmons, pois aqui que voc receber um pokmon e ele no ir para o PC. Para poder explorar esta caverna por completo, voc ir precisar das tcnicas dos HMs Surf, Strength, Waterfall e Rock Climb. Abaixo h alguns mapas da caverna para voc se localizar:

Com esses mapas, voc poder ver onde esto os itens para encontr-los. Tambm h alguns treinadores. Esta caverna tem 3 entradas, alm de uma 4 que acessada via Rock Climb. Do lado de fora, use surf e v na entrada do meio. Suba a cachoeira usando Waterfall e v na entrada G. Siga caminho at a entrada H e ento a entrada I. Imediatamente direita est o lder do Fighting Dojo (que veio de Kanto). Fale com ele que ele ir lutar, ele usa Hitmonlee e Hitmonchan ambos no lv.34. Aps derrot-lo, ele lhe dar um Tyrogue lv.10, o pokmon que pode evoluir para um dos trs "Hitmons", dependendo dos seus pontos de Ataque e Defesa. Ele evolui no lv.20, para Hitmonlee se Attack > Defense, para Hitmonchan se Attack < Defense e para

Hitmontop se Attack = Defense. Use os mapas para explorar totalmente a caverna. DARK CAVE Est caverna tem 3 entradas. Uma direita de Violet, outra ao sul da rota 45 e outra esquerda de Blackthorn. Vamos pela entrada de Blackthorn. V at essa cidade e saia ao sul, logo esquerda estar uma das entradas dessa caverna. Tenha certeza de que est carregando algum com Surf, Rock Smash, Strength e Flash (TM 70). Traga algumas pokbolas tambm, pois aqui o nico lugar onde voc encontra o Wobbuffet. Ao usar Rock Smash, pode ser que aparea Dunsparce. Apenas use os mapas abaixo para explorar a caverna:

ROCK TUNNEL Esta caverna est localizada ao norte de Lavender. Voc precisar das tcnicas Flash e Rock Climb l dentro. Ilumie-a com o Flash e atravesse-a, pegando os

itens e treinando com os pokmons selvagens. Por aqui costumam aparecer Cubone, se tiver sorte, possvel encontrar Marowak e Kangaskhan tambm. Esta caverna no tem nada de muito especial. Abaixo vai um mapa para poder se guiar:

BELL TOWER Aqui onde encontraremos Ho-oh. Em HeartGold, voc poder captur-lo aps derrotar as Kimono Girls em Ecruteak, em SoulSilver, aps pegar o Rainbow Wing com um velho em Pewter. V at a casa no extremo norte de Ecruteak. Passe pela casa e ver uma torre. Mostre seu Rainbow Wing ao monge para poder passar. Abaixo seguem alguns mapas para ajudar a achar os itens. Siga as letras para saber onde voc vai parar:

Voc chegar no telhado da Bell Tower. Caso esteja jogando HeartGold, as Kimono Girls estaro aqui. Mostre sua Clear Bell e elas faro o ritual para invocar a ave. Caso esteja jogando SoulSilver, a ave j estar l te esperando. Em HeartGold, Ho-oh estar no lv.45, em SoulSilver, no lv.70.

WHIRL ISLANDS Aqui onde encontraremos Lugia. Em SoulSilver, voc poder captur-lo aps derrotar as Kimono Girls em Ecruteak, em HeartGold, aps pegar o Silver Wing com um velho em Pewter. As ilhas dos redemoinhos so aquelas que esto direita de Cianwood, usando surf. necessrio tambm que traga algum com Whirlpool, para atravessar os redemoinhos. Voc poder usar Flash para iluminar a caverna. Talvez seja preciso de Strenght tambm. Voc ter chances de encontrar o Seel nesta caverna.

H 4 ilhas e 4 redemoinhos. Os mapas abaixo vo te orientar pela caverna. Para ir se encontrar diretamente o Lugia, voc deve entrar pela ilha A ou B (as duas superiores). Mostre seu Silver Wing ao monge para poder passar. Caso esteja jogando SoulSilver, as Kimono Girls estaro aqui. Mostre sua Tidal Bell e elas faro o ritual para invocar a ave. Caso esteja jogando HeartGold, a ave j estar l te esperando. Em SoulSilver, Ho-oh estar no lv.45, em HeartGold, no lv.70.

RUINS OF ALPH So as runas onde se encontram os Unowns, fica esquerda de Violet. Aqui h uma caverna central rodeada de outras cavernas menores. Vamos primeiro libertar os Unowns. Para isso, voc deve montar o quebra-cabea de uma caverna. No ponto mais ao norte tem uma dessas, o quebra-cabea o do Kabuto:

Monte-o, voc cair na caverna central e poder encontrar os seguintes Unowns:

Detalhe: aps resolver o primeiro quebra-cabea e tentar sair da caverna, um cientista aparecer e voc receber uma pokdex de Unowns (Unown Report). Para acessar a Unown Dex, basta abrir o Unown Report de sua mochila. Quando voc tiver o surf, volte a esse local e use surf ao sul, e ver uma dessas cavernas, aqui, montar o quebra-cabea do Aerodactyl:

Monte-o e agora tambm poder encontrar os seguintes Unowns:

Para chegar a 3 caverna, entre na Union Cave e desa as escadas que tiverem ao norte, dentro da caverna. Descendo as escada, use surf. Voc ver uma pedra de se usar Strenght, no passe por aqui ainda, v at a outra sada. Lute com um treinador, nos matinhos podemos encontrar Natu e Smeargle. Entre na caverninha. L ter que montar o quebra-cabea do Ho-oh:

Monte-o e agora tambm poder encontrar os seguintes Unowns:

Por ltimo, agora sim v ao local da pedra de se usar Strenght na Union Cave. Empurre a pedra e chegar a ltima caverna, onde existe o quebra-cabea do Omanyte:

Monte-o e agora tambm poder encontrar os seguintes Unowns:

Tem mais uma coisa: voc deve ter reparado que dentro de cada uma das 4 cavernas, ao fundo, na parede, tem uma palavra escrita com as letras dos unowns. Essas palavras liberam outras salas, onde podemos encontrar alguns itens.

Vamos primeiro caverna onde tem o quebra-cabea do Kabuto. L est escrito a palavra "escape" na parede. Isso nos lembra o item escape rope. Venha aqui com esse item. Leia a palavra escape e use o escape rope. Abrir uma passagem secreta para uma nova sala. Entre l e poder pegar 4 itens aleatreos. Caia no buraco para poder entrar na caverna dos Unowns.

Vamos agora caverna onde tem o quebra-cabea do Aerodactyl. L est escrito a palavra "light" na parede. Isso faz lembrar a tcnica Flash, que ilumina a caverna. Venha aqui com um pokmon com Flash e use-o depois de ler a palavra light. Isso abrir uma passagem secreta para uma nova sala. Entre l e poder pegar 4 itens aleatreos. Caia no buraco para poder entrar na caverna dos Unowns.

Vamos ento caverna onde tem o quebra-cabea do Ho-oh. L est escrito a palavra "Ho-oh" na parede. Isso mesmo! necessrio ter capturado o Ho-oh para poder continuar. Venha aqui com o pokmon lendrio Ho-oh em primeiro lugar na sua equipe. Ao ler Ho-oh na parede abrir a passagem secreta para uma nova sala. Entre l e poder pegar 4 itens aleatreos. Caia no buraco para poder entrar na caverna dos Unowns.

Vamos por ltimo caverna onde tem o quebra-cabea do Omanyte. L est escrito a palavra "Water" na parede. Isso quer dizer que voc precisa de uma Water Stone. Venha aqui com esse item na mochila. Depois de ler Water na parede, use a Water Stone e abrir a passagem secreta para uma nova sala. Entre l e poder pegar 4 itens aleatreos. Caia no buraco para poder entrar na caverna dos Unowns.

Uma vez que voc tenha passado pelas 4 passagens secretas e capturado todos os 26 Unowns das letras do alfabeto, fale com o cientista numa casinha de telhado azul que h por aqui. Volte esto entrada principal das runas, uma que tem 4 estatuetas de Rhydon. Voc ver que agora tem algo escrito na parede. O cientista vir tambm e a partir de agora estaro disponveis os seguintes Unowns:

SONS DE HOENN E SINNOH Assim que obtiver a National Dex, a sua PokGear poder tocar msicas das rotas iniciais de Hoenn e Sinnoh, o que atraem alguns pokmons dessa regio para o local.

Todas as quartas, a opo superior esquerda do rdio de sua PokGear ir tocar o Hoenn Sound. Se voc escutar essa msica enquanto andar em Kanto/Johto, iro aparecer alguns pokmons de Hoenn. A seguir, eis os pokmons que aparecem e onde voc deve andar para encontr-los:
Pokmon Localizao

Sprout Tower, Bell Tower, Burnt Tower

Route 6, Route 9, Route 10, Route 13, Route 21, Route 22, Route 24, Route 25, Route 26, Route 27, Route 28, Route 30, Route 31, Route 32, Route 35, Route 42, Route 43, Route 44, Route 45, Route 47, Ruins of Alph, Mt. Silver Route 6, Route 9, Route 10, Route 13, Route 21, Route 22, Route 24, Route 25, Route 26, Route 27, Route 28, Route 30, Route 31, Route 32, Route 35, Route 42, Route 43, Route 44, Route 45, Route 47, Ruins of Alph, Mt. Silver Slowpoke Well, Union Cave, Mt. Mortar, Dark Cave, Whirl Islands, Mt. Silver, Ice Path, The Cliff Cave, Diglett's Cave, Mt. Moon, Cerulean Cave, Rock Tunnel, Seafoam Islands, Victory Road, Tohjo Falls Route 1, Route 2, Route 3, Route 4, Route 5, Route 7, Route 8, Route 11, Route 14, Route 15, Route 16, Route 17, Route 18, Route 29, Route 33, Route 37, Route 36, Route 37, Route 38, Route 39, Route 46, Route 48, National Park Route 1, Route 2, Route 3, Route 4, Route 5, Route 7, Route 8, Route 11, Route 14, Route 15, Route 16, Route 17, Route 18, Route 29, Route 33, Route 37, Route 36, Route 37, Route 38, Route 39, Route 46, Route 48, National Park

Ilex Forest, Viridian Forest

Ilex Forest, Viridian Forest

Sprout Tower, Bell Tower, Burnt Tower

Slowpoke Well, Union Cave, Mt. Mortar, Dark Cave, Whirl Islands, Mt. Silver, Ice Path, The Cliff Cave, Diglett's Cave, Mt. Moon, Cerulean Cave, Rock Tunnel, Seafoam Islands, Victory Road, Tohjo Falls

Todas as quintas, a opo superior esquerda do rdio de sua PokGear ir tocar o Sinnoh Sound. Se voc escutar essa msica enquanto andar em Kanto/Johto, iro aparecer alguns pokmons de Sinnoh. A seguir, eis os pokmons que aparecem e onde voc deve andar para encontr-los:
Pokmon Localizao

Sprout Tower, Bell Tower, Burnt Tower

Route 6, Route 9, Route 10, Route 13, Route 21, Route 22, Route 24, Route 25, Route 26, Route 27, Route 28, Route 30, Route 31, Route 32, Route 35, Route 42, Route 43, Route 44, Route 45, Route 47, Ruins of Alph, Mt. Silver Route 1, Route 2, Route 3, Route 4, Route 5, Route 7, Route 8, Route 11, Route 14, Route 15, Route 16, Route 17, Route 18, Route 29, Route 33, Route 37, Route 36, Route 37, Route 38, Route 39, Route 46, Route 48, National Park

Ilex Forest, Viridian Forest

Route 6, Route 9, Route 10, Route 13, Route 21, Route 22, Route 24, Route 25, Route 26, Route 27, Route 28, Route 30, Route 31, Route 32, Route 35, Route 42, Route 43, Route 44, Route 45, Route 47, Ruins of Alph, Mt. Silver Slowpoke Well, Union Cave, Mt. Mortar, Dark Cave, Whirl Islands, Mt. Silver, Ice Path, The Cliff Cave, Diglett's Cave, Mt. Moon, Cerulean Cave, Rock Tunnel, Seafoam Islands, Victory Road, Tohjo Falls

Slowpoke Well, Union Cave, Mt. Mortar, Dark Cave, Whirl Islands, Mt. Silver, Ice Path, The Cliff Cave, Diglett's Cave, Mt. Moon, Cerulean Cave, Rock Tunnel, Seafoam Islands, Victory Road, Tohjo Falls

Sprout Tower, Bell Tower, Burnt Tower

Ilex Forest, Viridian Forest

SAFARI ZONE Nos jogos de Gold/Silver/Crystal, ao chegar em Fuchsia, o jogador descobria que a Safari Zone estava fechada e que o dono do Safari havia se mudado. Em HeartGold/SoulSilver descobrimos onde ele veio parar. O nome dele Baoba, voc o encontra pela primeira vez no jogo prximo a Moo Moo Farm, onde ele oferece seu nmero telefnico. Assim que voc curar o Ampharos de Jasmine, a Safari Zone estar aberta, ela se encontra aps uma caverna que surgiu esquerda de Cianwood. Esta Safari Zone funciona da mesma forma como as outras, voc pagar $500 para entrar e receber 30 Safari Balls que usar para capturar pokmons l dentro. Aps acabarem suas Safari Balls, voc ser obrigado a sair. Existem seis reas no Safari, chamadas Plains, Swamp, Forest, Meadow, Wetlands e Peak, onde voc pode encontrar diferentes pokmons. Voc no precisa batalhar com os pokmons do Safari para captur-los. Quando aparece um pokmon, voc tem a opo de atirar uma Safari Ball, jogar comida, jogar lama ou fugir. Jogar comida torna o pokmon difcil de escapar, porm dificulta a captura. Jogar lama facilita a captura, porm tambm facilita que ele escape. Ao entrar pela primeira vez na Safari Zone, Baoba te dar um desafio. Voc deve aceit-lo, ele dir para que capture um Geodude no safari. Entre e capture o Geodude, ele aparece na rea Peak, que a primeira logo quando voc entra. Quando capturar o Geodude, coloque-o em sua equipe e v mostr-lo ao Baoba. Ele dir que existe um segundo desafio, e ir te chamar pela PokGear quando ele estiver disponvel. Normalmente ele te chama aps trs horas de jogo (no adianta adiantar 3 horas no relgio, voc dever jogar durante trs horas). Neste segundo desafio ele pedir que capture um Sandshrew, que possvel encontrar na rea Desert. Essa rea no uma das seis disponveis inicialmente. Este o detalhe da Safari Zone de Johto que a distingue das demais. Atravs de um painel que existe na entrada do Safari, voc poder trocar a disposio das reas do safari, bem como adicionar seis

novas reas, chamadas Marshland, Wasteland, Mountain, Savannah, Desert e Rocky Beach. Voc pode adicionar a rea Desert logo na entrada da Safari Zone, para no ter que ficar andando muito para chegar at ela. Capture o Sandshrew e v mostr-lo ao Baoba.

Aps ter conseguido a National Dex e ter completado o segundo desafio, Baoba poder te chamar a qualquer momento pela PokGear e te dar a capacidade de colocar blocos no safari, objetos que, alm de serem decorativos, podem influenciar nos pokmons que aparecem na rea. Para fazer isso, basta ir at a rea desejada e apertar A para colocar o bloco no cho. Dentro do safari voc ver que apareceram novos elementos no cenrios, como por exemplo, algumas pequenas pedras e flores. Esses elementos tambm contam como um objeto, e voc poder recolh-los do cho e coloc-los no local que bem quiser. - Cada uma das seis reas do safari poder ter no mximo 30 objetos. - Os objetos podem agradar pokmons que vivem em Plains, Forest, Rocks ou Water. - Voc no pode coloc-los em uma escada ou no matinho. - Voc no pode colocar os blocos grandes em lugares estreitos. - Voc pode saber o nmero de objetos j colocados em uma rea consultando o painel das reas do safari. Baoba continuar a te chamar pela PokGear mais trs vezes depois disso, dando seis novos blocos a cada vez. H 24 blocos no total, trs que agradam

os pokmons que vivem em Plains, trs que agradam os vivem em Forest, trs que vivem em Rocks, trs que vive em Water e mais outros doze que so decorativos.
Bloco Nome Shrubbery Red Flower White Flower Tamanho 1x1 1x1 1x1 Local de Preferncia Plains Plains Plains

Tree

2x2

Forest

Stump

2x2

Forest

Branches

2x2

Forest

Small Rock

1x1

Rocks

Big Rock

2x2

Rocks

Mossy Rock

2x2

Rocks

Puddle

2x2

Water Water (use surf para coloc-lo)

Fountain

2x2

Water Hole

2x2

Water

Bench Short Fence1 Short Fence2 Long Fence1

2x1 1x1 1x1 2x1

Long Fence2

1x2

Signboard

1x1

Your Statue

1x1

Your Flag

1x1

Outside Lamp

1x1

Guidepost(R) Guidepost(L) Trash Can

1x1 1x1 1x1

Pokmons diferentes comearo a aparecer se voc colocar objetos suficientes que satisfaam os requisitos para a apario deles numa determinada rea. Conforme vo passando os dias que voc deixa determinado objeto numa rea do safari, sua eficcia ir aumentando. Isto significa que em vez de contar como um objeto que est numa rea, ir contar como se tivesse dois, trs, ou vrios objetos naquela rea. Assim fica mais fcil atingir os requisitos que tal

rea exige para a apario de um determinado pokmon. Abaixo segue a quantidade de objetos que um objeto pode representar com o passar dos dias, de acordo com sua rea de preferncia:
Qtd. x1 x2 x3 x4 x5 x6 x7 Plains incio Forest incio Rocks incio Water incio

partir de 10 dias partir de 20 dias partir de 30 dias partir de 40 dias partir de 50 dias partir de 60 dias partir de 70 dias partir de 80 dias partir de 90 dias partir de 130 dias partir de 170 dias partir de 210 dias partir de 100 dias partir de 140 dias partir de 180 dias partir de 220 dias partir de 110 dias partir de 150 dias partir de 190 dias partir de 230 dias partir de 120 dias partir de 160 dias partir de 200 dias partir de 240 dias

Uma parte dos pokmons no depende da presena de objetos para aparecerem, mas aqueles pokmons mais raros sim, sem falar que a presena de objetos faz com que os pokmons comuns da rea apaream em levels mais altos. Por exemplo, Spheal no ir aparecer na rea Peak at que tenha 35 objetos de Water, para isso, voc ir depender da quantidade de dias que deixar seus objetos de Water na rea Peak at que eles representem 35 objetos. H tambm aqueles pokmons que dependem de mais de um objeto no local, Bagon, por exemplo, depende de objetos do tipo Rocks e Forest para aparecem na rea Swamp. Plains:
Pokemon Level Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv40 Lv43 - Lv44 Lv42 Lv45 apenas de dia 3 Plains 10 Rocks 12 Water 15 Plains Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto

Lv42 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv43 - Lv44 Lv17 Lv41 Lv17 Lv40 Lv41 Lv46 Lv43 - Lv45 Lv44 apenas de dia apenas de dia apenas noite apenas noite apenas noite apenas noite apenas de dia

5 Rocks

10 Plains

3 Forest

3 Plains 3 Forest 28 Water 15 Rocks 15 Forest

Swamp:
Pokemon Level Lv44 - Lv45 Lv46 - Lv47 Lv15 - Lv17 Lv38 Lv44 Lv42 Lv16 - Lv17 Lv37 Lv15 - Lv17 apenas noite apenas noite apenas de dia 5 Forest apenas noite 28 Rocks 10 Water 5 Plains Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto 56 Rocks, 35 Forest 15 Forest

Lv15 - Lv17 Lv37 Lv47 Lv15 - Lv17 Lv41 Lv15 - Lv17 Lv42 Lv46 Lv48 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv47 Lv42 Lv17 Lv12 - Lv15 Lv17 Lv29 Lv22 - Lv24 Lv22 - Lv24 Lv24 - Lv25 Lv27 Lv42 Lv45 surfando surfando surfando surfando surfando Old Rod Old Rod Old Rod Good Rod Good Rod Good Rod Good Rod Good Rod Super Rod Super Rod 6 Water 15 Water 20 Water 3 Water 10 Water 10 Water 4 Water 2 Water 10 Rocks 8 Forest 35 Water apenas de dia 3 Plains apenas de dia 5 Forest 10 Plains

Lv36 - Lv37 Lv35 - Lv37 Lv35 - Lv37

Super Rod Super Rod Super Rod

Forest:
Pokemon Level Lv44 Lv15 - Lv17 Lv40 Lv44 - Lv45 Lv47 Lv41 Lv15 - Lv17 Lv16 - Lv17 Lv40 Lv15 - Lv17 Lv42 Lv16 - Lv17 Lv45 Lv15 - Lv17 Lv46 - Lv47 Lv42 apenas de dia 35 Forest 24 Water apenas de dia 3 Plains 4 Forest apenas noite apenas noite 3 Water 10 Water 56 Rocks, 35 Forest 24 Plains 4 Rocks Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto 63 Rocks

Meadow
Pokemon Level Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto

Lv42 Lv17 Lv42 Lv45 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv45 Lv38 Lv47 - Lv48 Lv40 Lv45 - Lv46 Lv45 Lv17 Lv40 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv40 Lv15 - Lv17 Lv16 - Lv17 Lv42 Lv46 Lv47 surfando surfando surfando surfando surfando apenas de dia apenas noite apenas de dia apenas noite apenas noite apenas noite apenas de dia apenas de dia

12 Plains

3 Rocks 3 Rocks

35 Rocks 28 Forest 35 Forest 5 Plains 42 Rocks, 28 Forest 35 Plains

8 Forest

3 Water

10 Water 14 Water 3 Water

Lv15 - Lv17 Lv12 - Lv15 Lv12 - Lv15 Lv15 Lv16 Lv28 Lv22 - Lv24 Lv22 - Lv24 Lv24 - Lv25 Lv27 Lv42 Lv45 Lv35 - Lv36 Lv35 - Lv38

surfando Old Rod Old Rod Old Rod Old Rod Good Rod Good Rod Good Rod Good Rod Good Rod Super Rod Super Rod Super Rod Super Rod 5 Water 10 Water 14 Water 2 Water 3 Water 7 Water

Wetlands:
Pokemon Level Lv44 - Lv45 Lv17 Lv41 Lv45 Lv15 - Lv17 Lv41 Lv37 apenas de dia 3 Forest 2 Plains apenas de dia 15 Water 4 Rocks Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto 35 Water

Lv17 Lv40 Lv47 Lv43 Lv15 - Lv16 Lv16 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv46 Lv15 - Lv17 Lv40 Lv15 - Lv17 Lv37 Lv45 Lv15 - Lv16 Lv16 - Lv17 Lv16 - Lv17 Lv37 Lv15 - Lv16 Lv12 - Lv15 Lv12 - Lv15 Lv17 Lv18 Lv26

apenas noite 5 Rocks 14 Plains 8 Forest apenas noite apenas noite apenas de dia 63 Rocks apenas de dia 6 Plains apenas noite surfando surfando surfando surfando surfando surfando surfando Old Rod Old Rod Old Rod Old Rod Good Rod 2 Water 3 Water 10 Water 3 Water 4 Water 6 Water

Lv28 Lv22 - Lv24 Lv23 - Lv25 Lv44 - Lv45 Lv47 - Lv48 Lv35 - Lv37 Lv35 - Lv37

Good Rod Good Rod Good Rod Super Rod Super Rod Super Rod Super Rod

14 Water

6 Water 9 Water

Peak:
Pokemon Level Lv45 - Lv46 Lv44 Lv15 - Lv17 Lv16 - Lv17 Lv45 Lv46 Lv17 Lv41 Lv15 - Lv16 Lv17 Lv42 Lv45 Lv44 - Lv45 Lv47 3 Forest 5 Water 35 Water 56 Forest, 28 Plains apenas de dia apenas de dia 10 Rocks apenas de dia 24 Rocks 5 Plains Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto 35 Rocks, 14 Forest 5 Forest

Lv16 - Lv17 Lv41 Lv43 - Lv45

apenas noite apenas noite 10 Rocks 12 Plains

Marshland:
Pokemon Level Lv17 Lv44 - Lv45 Lv41 Lv44 Lv43 Lv15 - Lv16 Lv16 - Lv17 Lv42 Lv17 Lv38 Lv15 - Lv17 Lv38 Lv15 - Lv17 Lv46 Lv47 - Lv48 Lv44 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 apenas de dia apenas noite apenas noite 49 Forest 35 Plains 8 Rocks 8 Water 5 Plains apenas de dia apenas noite 2 Plains 49 Rocks 35 Forest 42 Forest 5 Rocks Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto

Lv15 - Lv17 Lv47 Lv48 Lv15 - Lv17 Lv43 Lv15 - Lv17 Lv12 - Lv15 Lv12 - Lv15 Lv16 Lv18 Lv26 Lv29 Lv22 - Lv24 Lv22 - Lv25 Lv42 Lv45 Lv36 - Lv37 Lv35 - Lv38

surfando surfando surfando surfando surfando surfando Old Rod Old Rod Old Rod Old Rod Good Rod Good Rod Good Rod Good Rod Super Rod Super Rod Super Rod Super Rod 4 Water 5 Water 2 Water 3 Water 3 Water 4 Water 13 Water 10 Water 16 Water

Wasteland:
Pokemon Level Lv41 Lv46 Lv15 - Lv17 apenas noite Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto 3 Forest 42 Forest

Lv45 Lv46 Lv15 - Lv17 Lv48 Lv17 Lv40 Lv16 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv41 Lv44 Lv15 - Lv17 Lv44 - Lv45 Lv45 - Lv46 apenas de dia apenas de manh apenas de dia

3 Water 10 Plains

10 Water

5 Rocks

3 Plains 35 Forest

28 Rocks 42 Rocks

Mountain:
Pokemon Level Lv38 Lv45 - Lv46 Lv15 - Lv17 Lv43 Lv17 Lv42 Lv15 - Lv17 Lv46 apenas de dia 15 Rocks apenas de dia 5 Rocks apenas noite 3 Water Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto 10 Forest 35 Forest

Lv17 Lv42 Lv43 - Lv44 Lv44 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv16 Lv45 Lv46 Lv15 - Lv17 apenas noite 49 Water, 21 Rocks 10 Plains apenas de dia 3 Plains 20 Forest 56 Rocks

Savannah:
Pokemon Level Lv42 Lv42 Lv17 Lv42 Lv45 - Lv46 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv44 Lv17 Lv41 apenas de dia 5 Rocks apenas de dia apenas de dia apenas noite apenas noite 10 Rocks apenas noite 4 Forest 24 Plains Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto 5 Water 35 Forest

Lv45 Lv15 - Lv17 Lv41 Lv46 - Lv47 Lv38 Lv15 - Lv17 apenas noite apenas de dia

35 Forest, 12 Plains

5 Plains 35 Rocks 10 Plains

Desert:
Pokemon Level Lv35 Lv48 Lv48 Lv16 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv38 Lv41 Lv43 Lv38 Lv17 Lv41 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv45 Lv46 - Lv47 14 Plains 49 Rocks apenas de dia apenas de dia 6 Rocks apenas noite apenas de dia apenas noite 3 Plains 6 Rocks 28 Rocks 8 gua Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto 35 Forest 42 Water 49 Plains

Lv44 - Lv45

49 Forest

Rocky Beach
Pokemon Level Lv44 - Lv45 Lv40 Lv42 Lv15 - Lv17 Lv42 Lv44 Lv40 Lv15 - Lv17 Lv37 Lv43 Lv17 Lv37 Lv42 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv17 Lv15 - Lv16 Lv36 - Lv37 Lv41 - Lv42 Lv46 - Lv47 Lv15 - Lv16 apenas noite surfando surfando surfando surfando surfando 10 Water 14 Water 18 Water 5 Water 3 Rocks 10 Forest 5 Forest apenas de dia 10 Plains 49 Plains, 49 Rocks 8 Rocks Mtodo Quantidade e Tipo do Objeto 24 Rocks 18 Forest 4 Plains

Lv15 - Lv16 Lv16 - Lv17 Lv13 - Lv15 Lv13 - Lv15 Lv17 Lv18 Lv12 - Lv14 Lv22 - Lv23 Lv26 Lv27 Lv22 - Lv25 Lv22 - Lv23 Lv46 Lv48 Lv35 - Lv38 Lv38 - Lv39 Lv35 - Lv38

surfando surfando Old Rod Old Rod Old Rod Old Rod Old Rod Good Rod Good Rod Good Rod Good Rod Good Rod Super Rod Super Rod Super Rod Super Rod Super Rod 15 Water 20 Water 5 Water 8 Water 2 Water 3 Water

BATTLE FRONTIER Aps conseguirmos a National Dex, basta sair de Olivine pela esquerda e poder entrar na Batte Frontier. O homem que ficava bloqueando a passagem, dizendo que iria ser o primeiro a entrar quando inaugurasse, acabou dormindo. Ele perceber isso assim que voc entrar. Voc estar no Frontier Access, aqui temos um PokCenter e um PokMart. A entrada da Battle Frontier fica logo acima. Quando for entrar, todas as balconistas que estiverem l dentro iro olhar para voc. A primeira ir ver o seu Vs. Recorder e ir atualiz-lo ao modo Battle Frontier. Aqui voc poder ver quantos BP (Battle Points) voc tem, bem como as medalhas que ganhar. Voc j est habilitado a entrar. Voc ir perceber que aqui seus pokmons no te seguiro fora da pokbola. H 5

locais diferentes aqui: Battle Tower, Battle Factory, Battle Arcade, Battle Castle e Battle Hall. So nestes lugares que voc ganha BP, que voc pode trocar por itens. No ptio central existe uma maquete ilustrando a Battle Frontier, alm das tendas onde voc pode trocar seus BPs por itens (tem at Rare Candy). Em uma das tendas voc poder ganhar itens em troca de 1 BP, mas antes voc deve passar num joguinho, estilo "raspadinha" para ganhar os itens. Achou, ganhou! um joguinho que precisa ter sorte, pois voc pode sair sem nada.

BASICAMENTE, nas batalhas em cada um dos locais do Battle Frontier voc deve lutar com 7 treinadores, um de cada vez. Cada vez que voc derrota esses 7 treinadores de uma vez (sem perder para nenhum dos 7) voc completa 1 "round". Voc permanece lutando durante esse round e s sai quando ele terminar. Voc poder pedir para sair ao trmino de cada batalha e salvar, mas aconselhvel seguir at o fim. Passando por um determinado nmero de

rounds voc encontrar um Frontier Brain (lder do local) que te dar uma medalha prateada quando for derrotado. Se continuar passando por mais alguns rounds, encontrar o Frontier Brain novamente, que dar uma medalha colorida quando for derrotado. Essas medalhas so equivalentes a uma insgnia de ginsio. Na Battle Frontier no se ganha dinheiro, nem experincia - exclusiva apenas de batalhas. No deixa de ser um grande desafio para os treinadores. Cada local tem regras especficais, o que tornam as batalhas mais interessantes. Ao fim de cada round, perguntaro se voc quer o vdeo da batalha, se disser que sim, ser possvel rever sua ltima batalha pelo Vs. Recorder. Nos 5 locais da Battle Frontier tem recepcionistas que te guiam e te permite entrar em diferentes modos de batalha. Uma das recepcionistas te leva ao modo Multi Battle, so batalhas via Wi-Fi. A outra te guia para as tradicionais batalhas da Battle Frontier, que podem ser batalhas em dupla ou individuais (double/single) e com adversrios no lv.50. Ao entrar, seus pokmons em levels maiores sero automaticamente reduzidos ao lv.50 enquanto estiverem batalhando l dentro (exceo Battle Factory). Voc poder escolher 3 pokmons no modo individual e 4 pokmons no modo de batalhas em dupla (exceo Battle Hall). Voc ter de derrotar 7 treinadores de uma vez (exceo Battle Hall), podendo recuperar seus pokmons entre as batalhas (exceo Battle Castle). Os itens que seus pokmons estiverem segurando e forem consumidos durante uma batalha, sero recuperados no fim de cada batalha. As regras basicamente so essas. Um detalhe importante a ressaltar e que vale para todos os locais: os Frontier Brains s iro aparecer para batalhar com voc no modo de batalhas individuais (single battle). Para mais informaes das regras especficas de cada um desses locais, desa mais abaixo ao guia respectivo desse local. Na prtica voc ver que bem mais fcil do que parece. Se voc pensa que todos os lendrios esto bloqueados, fique sabendo que no esto. L possvel que voc use: qualquer um do trio de lendrios das 4 geraes, Latias e Latios, Heatran, Cresselia e Regigigas. Tanto que podem usar esses lendrios contra voc. Voc s no poder usar os lendrios guardies, lendrios "bunitinhos" e lendrios mestres. Se voc ficou confuso, abaixo esto os lendrios que NO so usados na Battle Tower: Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys, Dialga, Palkia, Giratina (Origin e Altered Formes), Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin (Sky e Land Formes) e Arceus.

Fora esses, todos os demais lendrios podem ser usados. Alm disso, se for entrar com um Rotom transformado em uma de suas novas formas, ele voltar a sua forma original. A Pichu de orelha espetada tambm no poder entrar. Isso basicamente o que voc precisa saber sobre a Battle Frontier em geral. A seguir voc pode saber mais sobre cada um dos 5 locais existentes na Battle Frontier. Voc poder escolher a ordem que quiser de qual desses lugares vai batalhar. BATTLE HALL Localizado ao norte-esquerdo da Battle Frontier, seu lder Argenta.

Diferente dos outros locais onde um round contitudo de 7 batalhas, no Battle Hall cada round ter 10 batalhas. Alm disso, apenas um de seus pokmons poder entrar, logo, sero batalhas 11. No modo de batalhas em dupla voc entra com 2 pokmons claro, mas como sabemos, nesse modo no encontramos a Frontier Brain. O pokmon que voc escolher deve estar no mnimo no lv. 30, mas recomendado entrar no lv. 100, pois aparecem adversrios em diversos levels l dentro. Uma vez que tenha escolhido um pokmon, todas as prximas vezes que entrar, dever entrar com ele, pois, se escolher outro pokmon para entrar, todos os rounds ganhos se perdero e a contagem recomea do zero.

Antes de cada batalha, voc poder escolher o tipo do pokmon que seu adversrio usar. Isso te dar vantagem por um instante, pois voc pode

escolher para batalhar sempre com o tipo contra o qual tenha vantagem. Ateno com as armadilhas, por exemplo, voc escolhe um tipo voador crente que seus golpes eltricos ganhem facilmente, eis que o voador que o adversrio usa um Gligar, e seus golpes no o afetaro por ser tambm tipo terra. Tenha golpes variados! Cada vez que voc ganha, o tipo que voc escolheu antes aumenta em rank, o que significa que os prximos pokmons do tipo escolhido viro em levels cada vez mais altos. Todos os tipos comeam no rank 1 e vo at o rank 10. Quando voc derrotar o pokmon do rank 10 de um determinado tipo, no poder mais escolh-lo.

Hall Matron Argenta Na 50 batalha (ltimo treinador do 5 "round"), Argenta aparece e batalha com voc. Derrote-a e receba sua medalha prateada. Na 170 batalha (ltimo treinador do 17 "round"), Argenta aparece e batalha com voc. Derrote-a e receba sua medalha colorida. O pokmon que ela usar varia de jogador para jogador, e a nica treinadora que voc no poder escolher o tipo contra qual quer lutar. Note que, para receber a medalha colorida, preciso passar por 170 batalhas. Como existem 17 tipos e voc pode lutar at 10 vezes cada (10 ranks), logo, voc dever batalhar contra todos os tipos em todos os seus ranks! E como no vale entrar com outro pokmon, voc ter que lutar contra os pokmons que tm fraqueza tambm! BATTLE CASTLE Localizado ao sul-esquerdo da Battle Frontier, seu lder Darach ~ e a princesa Caitlin.

No Battle Castle h uma princesa (Lady Caitlin) que fica sentada em seu trono assistindo as batalhas. Voc ser guiado pelo mordomo do castelo, Darach. Ao entrar, todos os itens que seus pokmons estiverem segurando sero retirados, e s so devolvidos quando voc sair. Ao entrar, voc se encontra com Darach, que te d 10 Castle Points (CP). Todas as vezes que entrar voc recebe esses 10 CP. Os CP funcionam como os BP, mas s podem ser usados dentro do Battle Castle. Ao final de cada batalha, Caitlin julga quantos CPs voc receber, de acordo com seu desempenho na batalha.

Diferente dos outro locais, no Battle Castle seus pokmons no sero automaticamente recuperados aps cada batalha. Mas essa uma das finalidades do CP, voc pode trocar alguns para restaurar HP, PP ou uma restaurao completa. Voc pode gastar seus CP de outras formas tambm, trocando por berries ou itens (boa opo, j que seus prprios itens so removidos dos seus pokmons quando entra). Alm disso, voc pode usar seus CP para obter informaes sobre o adversrio, descobrir os pokmons que ele ir usar e os golpes que cada um usa. No comeo, voc estar limitado sobre o que voc pode comprar com seus CP. Mas existe uma opo (rank up) que eleva o seu rank, destrancando algumas opes que s so acessveis a quem tem um rank mais elevado. Com o tempo, possvel tambm passar por um treinador sem batalhar, em troca de CP. Antes de cada batalha, Darach pergunta de que forma vai gastar seus CP e se vai proseguir.

Rank up - Para voc subir de Rank, necessrio gastar alguns CP, que tornar algumas coisas que no era acessveis antes passarem a ser acessveis. Em algumas situaes necessrio dar rank up mais uma vez para ter acesso a mais coisas. Irei chamar de level 1 quando voc nunca fez um rank up, level 2 depois de ter feito rank up e level 3 quando voc faz rank up pela 2 vez. Abaixo, uma tabela de quantos CP necessrio para voc subir de rank:
Rank CP gasto Efeito Level 1 Recupera o HP de um pokmon Recuperao Level 2 100CP Recupera os PP de um pokmon Level 3 100CP Recupera o HP e PP de um pokmon Level 1 D acesso a 8 tipos de berries Obter Itens Level 2 100CP D acesso a 15 tipos de berries e 12 tipos de itens Level 3 100CP D acesso a 32 tipos de berries e 27 tipos de itens Level 1 Voc pode ver os pokmons do adversrio Obter Informaes Level 2 50CP Voc pode ver os golpes do adversrio Tipo

Detalhe: as berries do level 1 so de recuperao de status, do level 2 so de aumento de stats e do level 3 so as de enfraquecimento de golpes super efetivos de um determinado tipo. Abaixo segue o quanto de CP necessrio para determinada ao:

Ao Ver um pokmon do adversrio +5 lv. em um pokmon do adversrio -5 lv. em um pokmon do adversrio Ver o summary do pokmon do adversrio Ver os golpes do pokmon do adversrio Recuperao do HP Recuperao do PP Recuperao total Pular uma batalha

Rank CP gasto Level 1 1CP Level 1 1CP Level 1 15CP Level 1 2CP Level 2 5CP Level 1 10CP Level 2 8CP Level 3 12CP Level 1 50CP

Detalhe: as aes feitas sobre o pokmon adversrio em cima de apenas um dos trs pokmons. Se quiser, por exemplo, ver os trs pokmons do adversrio antes da batalha, voc gastar 3 CP. Um ato como dar 5 levels a um pokmon adversrio pode te por em desvantagem, mas isso influenciar na recepo de CP aps a batalha. Abaixo esto algumas condies que Caitlin considera na hora de julgar quantos CP voc ir receber por ter ganhado uma batalha:
Condio CP ganho N de pokmons que no foram derrotados (faint) N 3CP N de pokmons com o HP 100% N 3CP N de pokmons com mais da metade do HP N 2CP N de pokmons com menos da metade do HP N 1CP N de pokmons sem problemas de status N 1CP Menos que 5 PP usados na batalha N 8CP Menos que 10 PP usados na batalha N 6CP Menos que 15 PP usados na batalha N 4CP N de pokmons adversrios que ganharam 5 levels N 7CP

Castle Valet Darach (& Lady Caitlin) Na 21 batalha (ltimo treinador do 3 "round"), Darach lutar com voc, usando estes pokmons:

Staraptor

Houndoom

Empoleon Derrote-os e receba sua medalha prateada. Na 49 batalha (ltimo treinador do 7 "round"), Darach lutar com voc, usando estes pokmons:

Empoleon

Gallade

Entei Derrote-os e receba sua medalha colorida. BATTLE ARCADE Localizado ao sul-direito da Battle Frontier, seu lder Dahlia.

As regras gerais funcionam normalmente aqui, um round de 7 batalhas, pode escolher 3 pokmons (4 no double battle, onde Dahlia no aparece), pokmons reduzidos ao lv. 50, pokmons recuperados entre as batalhas. Uma regra especial: assim como no Battle Castle, as berries que seus pokmons estiverem segurando sero retiradas deles e devolvidas apenas quando voc for sair. L dentro poder ocorrer a chance de voc receber berries para serem usadas durante o round. Quando entrar, haver um campo metade preto (seu lado) e metade vermelho (lado do adversrio). No telo possvel ver os seus pokmons e os pokmons do adversrio antes da batalha, aproveite essa chance para bolar as estratgias de como venc-lo.

O jogo funciona como uma espcie de "roleta", h vrios quadrinhos que vo acendendo um de cada vez, voc ter que ser rpido para parar a roleta, no quadrinho onde parar e permanecer aceso o que vale! Cada um desses quadrinhos tem uma figura que representa algo que acontecer com voc, seu adversrio ou ambos durante a batalha ou todo o round. O evento pode variar, mexendo no HP e lv. dos pokmons, deixando-os com algum problema de status, mexendo no clima do ambiente, na velocidade da roleta, chegando algumas vezes ao ponto de voc e seu adversrio trocarem de pokmon, ou de voc ganhar BP ou at mesmo no acontecer nada! Abaixo tem uma lista dos eventos que podem acontecer.
Icon Evento Quem Afeta Efeito Durao

Reduz HP do adversrio Poison no adversrio Paralyz no adversrio Burn no adversrio Sleep no adversrio Freeze no adversrio D berries ao adversrio D itens ao adversrio Aumenta lv. adversrio Reduz seu HP Poison em voc Paralyz em voc Burn em voc Sleep em voc Freeze em voc Voc ganha berries Voc ganha itens Aumenta seu lv. Dia ensolarado Chuva Tempestade de areia Granizo Nvoa Trick Room Troca de Pokmons + Velocidade

Adversrio

Reduz HP dos pokmons adversrios em 20%

1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha

Adversrio Envenena os pokmons adversrios Adversrio Adversrio Adversrio Adversrio Adversrio Adversrio Adversrio Voc Voc Voc Voc Voc Voc Voc Voc Voc Ambos Ambos Ambos Ambos Ambos Ambos Paralisa os pokmons adversrios Queima os pokmons adversrios Deixa 1 pokmon adversrio dormindo Congela 1 pokmon adversrio Todos os pokmons adversrios recebem 1 berry cada Todos os pokmons adversrios recebem 1 item cada Todos os pokmons adversrios sobem 3 levels cada Reduz HP dos seus pokmons em 20% Envenena os seus pokmons Paralisa os seus pokmons Queima os seus pokmons Deixa 1 pokmon seu dormindo Congela 1 pokmon seu

Todos os seus pokmons recebem 1 Durante todo o berry cada round Todos os seus pokmons recebem 1 Durante todo o item cada round Todos os seus pokmons sobem 3 1 batalha levels cada Batalha sob efeito Sunny Day Batalha sob efeito Rain Dance Batalha sob efeito Sandstorm Batalha sob efeito Hail Batalha sob efeito Fog Batalha sob efeito Trick Room (mais lentos atacam 1) Voc batalha com os pokmons do adversrio e ele com os seus Aumenta a velocidade da roleta 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha 5 turnos 1 batalha Durante todo o round

- Velocidade Velocidade Aleatria Ganhar 1 BP Sem batalha Sem evento Ganhar 3 BP

Diminui a velocidade da roleta A velocidade da roleta aleatria Receba 1 BP e ganhe do adversrio sem batalhar Voc ganha automaticamente do adversrio sem batalhar No causar nenhum efeito na batalha ou durante o round Receba 3 BP e ganhe do adversrio sem batalhar

Durante todo o round Durante todo o round 1 batalha 1 batalha 1 batalha 1 batalha

As batalhas (chamadas de games pelo juiz) correm atravs das condies estabelecidas pela roleta. Existem algumas excesses em que a roleta no conseguir afetar: No ir deixar com Poison: pokmons tipo veneno e metlico e com habilidade Immunity No ir deixar com Paralyz: pokmons tipo terra e com habilidade Limber No ir deixar com Burn: pokmons tipo fogo e com habilidade Water Veil No ir deixar com Sleep: pokmons com habilidade Insomnia e Vital Spirit No ir deixar com Freeze: pokmons tipo gelo e com habilidade Magma Armor

Arcade Star Dahlia

Na 21 batalha (ltimo treinador do 3 "round"), Dahlia aparece e usa estes pokmons:

Dusknoir

Medicham

Ludicolo Derrote-a e receba sua medalha prateada. Na 49 batalha (ltimo treinador do 7 "round"), Dahlia aparece e usa estes pokmons:

Blaziken

Togekiss

Zapdos Derrote-a e receba sua medalha colorida. BATTLE FACTORY Localizado ao norte-direito da Battle Frontier, seu lder Thorton.

Na Battle Factory a diferena que voc luta com pokmons que no so seus. Voc deve ser esperto e saber quais so os 3 melhores pokmons para escolher. Iro te dar a opo de 6 pokmons, de onde voc escolher 3 deles para batalhar. Quando voc v o pokmon, voc tem a opo de summary (ver os stats), rent (escolhe-lo) e others (ver os outros pokmons). Sugiro que veja o summary do pokmon antes de escolh-lo, pois possver ver seu item, golpes, etc. O legal que aps voc vencer cada batalha, voc tem a chance de trocar um dos pokmons que esto com voc por um que foi usado pelo seu ltimo oponente. Portanto, preste ateno nos pokmons que seu oponente usar, quem sabe um deles no te interessa.

Antes de cada batalha, o guia dir quais pokmons seu prximo adversrio ir usar. Conforme o seu progresso na Battle Factory, esse guia vai dando cada vez menos informaes a voc. No modo de batalhas individuais (caminho que voc deve fazer para chegar at Thorton), no 1 round, o guia fala o nome dos trs pokmons que o adversrio usa. No 2 round, ele diz o nome apenas de dois dos trs pokmons. No 3 round ele dir o nome de um pokmon e um de seus golpes. No 4 round ele s contar um dos golpes de um dos pokmons. No 5 round ele s vai falar o tipo mais comum dentre os trs pokmons do adversrio.

Como voc luta com pokmons que te oferecem, ao entrar, voc ser abordado quanto ao level dos pokmons. H duas opes: lv. 50 e open level (lv.100). Se comear batalhado no lv. 50, batalhe sempre no lv. 50, se foi no open level, batalhe s no open level. Normalmente a diferena que no lv.50

os pokmons dados como escolha so os mais bsicos, e os oferecidos no open level costumam ser de estgio final de evoluo.

Factory Head Thorton Na 21 batalha (ltimo treinador do 3 "round"), Thorton aparece e batalha com voc. Derrote-o e receba sua medalha prateada. Na 49 batalha (ltimo treinador do 7 "round"), Thorton aparece e batalha com voc. Derrote-o e receba sua medalha colorida. Assim como voc, Thorton batalha com pokmons aleatrios, os pokmons que ele usar sero diferentes de um jogador pro outro. BATTLE TOWER Localizado ao norte da Battle Frontier, seu lder Palmer.

Seus pokmons sero reduzidos ao lv. 50, voc ter de derrotar 7 treinadores no round, podendo recuperar seus pokmons entre as batalhas. Os itens que seus pokmons estiverem segurando e forem consumidos durante uma batalha, sero recuperados no fim de cada batalha. Voc escolhe 3 pokmons para entrar (4, no modo Double Battle). Palmer s aparece no modo de batalhas individuais. Alm disso, impotante ganhar batalhas

consecutivamente, se voc perde uma batalha, a contagem de treinadores derrotados recomea do zero. Enfim, aqui s valem as regras gerais, portanto, procure sobreviver e enfrentar seus oponentes sem muita frescura. Um detalhe especial da Battle Tower: voc deve entrar com 3 pokmons segurando itens diferentes, se voc tentar entrar com pokmons segurando itens iguais, no conseguir.

Vez ou outra pode ocorrer de voc ganhar prmios em meio a tantas batalhas. No modo de batalhas individuais, voc ganha Bronze Trophy aps 20 batalhas consecutivas, Silver Trophy aps 50 batalhas consecutivas e Gold Trophy aps 100 batalhas consecutivas. Alm disso, em outras formas voc ganha medalhas, como ganhar 50 batalhas consecutivas no modo double battle, multi battle e por batalhas via wi-fi.

Tower Tycoon Palmer Na 21 batalha (ltimo treinador do 3 "round"), Palmer aparece e usa estes pokmons:

Dragonite

Rhyperior

Milotic

Derrote-o e receba sua medalha prateada. Na 49 batalha (ltimo treinador do 7 "round"), Palmer aparece e usa estes pokmons:

Cresselia

Heatran

Regigigas Derrote-o e receba sua medalha colorida. O modo multibattle: Falando com a recepcionista da esquerda voc pode fazer batalhas ao lado de um amigo via DS Wireless. Mas alm disso voc pode batalhar ao lado de treinadores que aparecem nos games D/P/P. Falo de Cheryl, Mira, Riley, Marley e Buck, treinadores especializados em HP, Special Attack, Attack, Speed e Defense, respectivamente. Eles podem te ajudar a ganhar batalhas em dupla na Battle Tower. Lembrando que se voc escolher essa opo o Palmer no aparece para lutar. Os pokmons deles podem variar:

Cheryl, especialidade: HP

Blissey Snorlax

Latios

Gastrodon

Espeon PorygonMiloticZ Umbreon Latias Porygon2 Cresselia

Mira, especialidade: Special Attack

Magmortar Alakazam Gardevoir

Gengar

Latios

Togekiss

Zapdos

Glaceon Roserade

Espeon

Magnezone Z

Porygon-

Riley, especialidade: Attack

Metagross Poliwrath Breloom Machamp Slaking Rhydon Hariyama Gyarados Medicham Ursaring Absol Tyranitar Salamence Blaziken Regigigas Mamoswine Rhyperior Toxicroak Lucario Rampardos

Marley, especialidade: Speed

Dugtrio

Aerodactyl w

Swello

Electrode

Crobat

Ninjask

Starmie

Sceptyle

Weavile

Buck, especialidade: Defense

Skarmory Umbreon Regirock Forretress Regice Steelix Registeel Shuckle Bastiodon Cresselia Dusknoir Probopass Rhyperior

ALTERANDO A FORMA DE ROTOM E SHAYMIN Em Platinum era preciso do item Secret Key, ganhado num evento, para poder acessar uma sala especial onde Rotom poderia alterar sua forma. Em HG/SS podemos alterar sua forma sem item nenhum. Caso tenha algum Rotom nestas verses, basta lev-lo em primeiro lugar na sua equipe e entrar na Silph Co., que fica em Saffron. Dentro da Silph Co. tem um elevador que permanece sempre fechado. Como em HG/SS Rotom nos segue fora da pokbola, ele ir tomar a frente e, sendo um fantasma/eltrico que , far o elevador funcionar com seus poderes. Entre no elevador e voc ser levado a uma sala onde encontramos os objetos que mudam a forma de Rotom.

Para Shaymin, preciso antes se certificar que o Shaymin que est levando seja um dos Shaymin que foram distribudos em diversos eventos de 2008 e 2009 pelo mundo. Para alterar Shaymin para sua forma Sky, preciso do item Gracidea. Para se obt-lo, v at o Flower Shop de Goldenrod (lugar direita do ginsio, onde voc pegou o regador Squirtbottle) e mostra para a moa o seu Shaymin. Com o Gracidea, voc poder transformar seu Shaymin para sua forma Sky. Durante a noite voc no consegue transform-lo, e Shaymin ir reverter para a forma Land caso fique congelado ou seja depositado no Box do PC.

LATIAS/LATIOS E A ENIGMA STONE Atravs de um evento de Wi-Fi, acessado via Mystery Gift, podemos obter o item Enigma Stone. Com ele, v at Pewter e entre no museu ao norte da cidade. Encontre Steven aqui, ele dir que essa Enigma Stone precisa ser avaliada. O cientista que ressucita fsseis ir conseguir fazer com que esse item se transforme na Soul Dew, item que aumentar o poder de Latias e Latios. Com a Soul Dew, saia do museu, Steven estar do lado de fora com o lendrio que s poderia ser encontrado na verso oposta a sua. Se estiver jogando HeartGold, ser Latios, se for SoulSilver, ser Latias. O lendrio estar no lv.40, logo, esteja preparado.

UMA PICHU DE ORELHA ESPETADA Se trata de uma Pichu fmea que tem a orelha esquerda com trs pontas. Para se obter este pokmon especial, preciso ter conseguido um Pichu Shiny que foi distribudo no 12 filme, conhecido como Pichu cor-de-Pikachu. Caso voc tenha conseguido este pokmon e evoludo, no h problema, o Pikachu ou Raichu shiny iro ativar o evento normalmente. Com este Pichu/Pikachu/Raichu shiny em sua posse, v para a Ilex Forest, at aquele local onde voc recebeu o HM Cut do treinador dos Farfetchd. Logo frente do arbusto tem uma pequena casinha. Voc dever vir aqui carregando no mximo 5 pokmons, ser preciso de um espao vago na equipe. Alm disso, seu Pichu cor-de-Pikachu deve estar em primeiro lugar na equipe, para que ele te acompanhe fora da pokbola. Feito isso, siga at aquela casinha da Ilex Forest e mexa nela.

Ao fazer isso, uma Pichu de orelha espetada ir aparecer, e sair brincando com seu shiny Pichu/Pikachu/Raichu. O velho do Day Care ir aparecer e a Pichu de orelha espetada entrar para sua equipe, ocupando o espao que est vago. Ela estar no lv.30 e segurando um Zap Plate. Se voc for ao encontro de Prof. Elm com a Pichu de orelha espetada te seguindo em primeiro lugar na sua equipe, voc ficar sabendo dele que esta Pichu nunca poder evoluir, pois viajou no tempo por um grande perodo, graas a Celebi. Elm ir informar a todos os Centros Pokmon que esta Pichu nunca dever ser trocada para outras verses.

CELEBI, UMA VIAGEM NO TEMPO: VS. GIOVANNI A Nintendo ir distribuir um Celebi especial em algum evento (supe-se que seja o Celebi do 13 filme, ainda no confirmado). O evento s ir funcionar caso j tenha derrotado os Rockets em Goldenrod. Com este Celebi em sua posse, v para a Ilex Forest, at aquele local onde voc recebeu o HM Cut do treinador dos Farfetchd. Logo frente do arbusto tem uma pequena casinha. Mexa nessa casinha estando com esse Celebi fora da pokbola. Ao fazer isso, Ethan/Lyra iro aparecer com seu Marill e ir comentar sobre o guardio da floresta. Seu Celebi se distanciar e brilhar, tudo comear a girar ele ir fazer uma viagem de volta no tempo, levando voc e Ethan/Lyra, deixando Marill para trs.

Vocs iro surgir na rota 22. Ethan/Lyra ir escutar o rdio e perceber que vocs foram para trs anos atrs. Voc ver o seu rival conversando com um homem vestindo um traje negro e um chapu. Seu rival chamar este homem de pai e dir que no entende como a Equipe Rocket fora sido derrotada por apenas um garoto. O pai de seu rival dir que est partindo para treinar, para que um dia consiga reerguer a Equipe Rocket. Ele ir embora e seu rival ir correr para sua direo, porm no te reconhecer, j que nesta poca ainda no havia te conhecido. Seu Celebi brilhar novamente, tudo girar e vocs faro outra viagem no tempo.

Vocs iro emergir no Tohjo Falls, dentro de uma pequena caverna onde se encontra o pai de seu rival. Ele est escutando no rdio que a Equipe Rocket dominou a Radio Tower de Johto. Celebi te trouxe para o momento onde voc estava enfrentando a Equipe Rocket em Goldenrod. O pai do seu rival te ver e dir que se parece com um garoto que o derrotou h 3 anos. Ele dir tambm que esta indo at a Radio Tower de Goldenrod para se reunir com os Rockets neste grande ataque. Ethan/Lyra deduzir que o pai de seu rival Giovanni, o antigo chefo da Equipe Rocket. Neste momento voc lembrar que j derrotou os Rockets em Goldenrod. Ao ouvir isso, Giovanni te desafiar, dizendo que no perder como ocorreu h 3 anos e que desta vez a Equipe Rocket ir renascer e dominar o mundo.

Giovanni usa:

Nidoking lv.42

Honchkrow lv.43

Nidoqueen lv.46

Kangaskhan lv.40 Aps derrot-lo, Giovanni ir lamentar por ter novamente suas ambies destrudas por uma criana, tal como Red fez h trs anos e partir. Ethan/Lyra dir que precisam viajar de volta para o presente, eis que seu Celebi faz exatamente isso. Vocs voltaro Ilex Forest, onde Ethan/Lyra se reencontra com seu Marill e se ir.

SINJOH RUINS & ARCEUS GENESIS: DIALGA, PALKIA OU GIRATINA Nestas verses teremos a oportunidade de conseguir um dos lendrios de D/P/P: Dialga, Palkia ou Giratina. Para isso, precisamos ter o Arceus de um evento em sua equipe. Pode ser o Arceus do 12 filme, ou mesmo um que foi capturado no Hall of Origin em D/P/P. Com este Arceus em primeiro lugar na sua equipe, v at as Ruins of Alph. L, entre na casa de telhado azul, um homem sair dela e ver o seu Arceus te acompanhando. Sigam para as Ruins of Alph e este homem comear a ler as inscries nas paredes. Seu Arceus te transportar para as Sinjoh Ruins. Se olhar no mapa, ver que est fora de Johto, alm do norte do continente. As Sinjoh Ruins uma espcie de elo entre Sinnoh e Johto.

No caminho, ver um Hiker e dir que Cynthia, a campe da elite 4 de Sinnoh, est na casa aqui do lado. Entre na casa e fale com Cynthia aqui. Ela sentir uma estranha presena vinda de sua pokbola, parecida com Dialga, Palkia e Giratina, e te chamar para ir nas Sinjoh Ruins. Nesta casa tem um senhor com um Abra que pode te teleportar de volta a New Bark, caso precise interromper o evento. Ao lado deles tem um PC onde voc deve depositar todos os seus pokmons, com excesso de Arceus. Apenas Arceus deve estar na sua equipe para o evento funcionar.

Com apenas Arceus com voc, volte para o local de onde voc chegou nas Sinjoh Ruins (Mystri Stage) e fale com Cynthia l. Ela explicar as marcaes no cho, voc dever escolher uma delas. A marcao da esquerda representa Dialga, a da direita Palkia e a superior Giratina. A marcao que escolher implicar no pokmon que receber. Aps escolher, os Unowns aparecero e Arceus comear o seu genesis. Aprecie a cena, h imagens do mundo real nesta animao. Arceus far um ovo que rachar na hora, nascendo o lendrio que voc escolheu no lv.1, segurando sua respectiva Orb. Aps isso, voc ser levado de volta s Ruins of Alph.

Potrebbero piacerti anche