Sei sulla pagina 1di 7

MTODO FENOMENOLGICO

Fenomenologia um mtodo de conhecimento que trata de descrever, compreender e interpretar os fenmenos que se apresentam percepo. O mtodo fenomenolgico se define como uma volta s coisas mesmas como prope Husserl, isto , aos fenmenos, aquilo que aparece conscincia, que se d como objeto intencional. O mtodo fenomenolgico a volta s coisas, ou seja, ao mundo da experincia vivida (mundo-da-vida), entendido por Marleau-Ponty como "retorno ao mundo".

CONCEITO

Preconizado por Husserl, o mtodo fenomenolgico no dedutivo nem indutivo. Preocupa-se com a descrio direta da experincia tal como ela . A realidade construda socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Ento, a realidade no nica: existem tantas quantas forem as suas interpretaes e comunicaes. O sujeito/ator reconhecidamente importante no processo de construo do conhecimento

FENOMENOLOGIA

A fenomenologia o estudo da conscincia e dos objetos da conscincia. A reduo fenomenolgica, "epoche", o processo pelo qual tudo que informado pelos sentidos mudado em uma experincia de conscincia, em um fenmeno que consiste em se estar consciente de algo. Coisas, imagens, fantasias, atos, relaes, pensamentos eventos, memrias, sentimentos, etc. constituem nossas experincias de conscincia.

FENOMENOLOGIA

Husserl props que no estudo das nossas vivncias, dos nossos estados de conscincia, dos objetos ideais, desse fenmeno que estar consciente de algo, no devemos nos preocupar se ele corresponde ou no a objetos do mundo externo nossa mente. O interesse para a Fenomenologia no o mundo que existe, mas sim o modo como o conhecimento do mundo se realiza para cada pessoa. A reduo fenomenolgica requer a suspenso das atitudes, crenas, teorias, e colocar em suspenso o conhecimento das coisas do mundo exterior a fim de concentrar-se a pessoa exclusivamente na experincia em foco, porque esta a realidade para ela.

PRINCIPAL REPRESENTANTE
Edmund Husserl:
Fundador da Fenomenologia como mtodo de investigao filosfica e estabeleceu os principais conceitos e mtodos que seriam amplamente usados pelos filsofos desta tradio. O filsofo mais influente do comeo do sculo XX, influenciado por Franz Brentano, seu mestre lutou contra o historicismo e o psicologismo. Idealizou um recomeo para a filosofia como uma investigao subjetiva e rigorosa que se iniciaria com os estudos dos fenmenos como aparentam a mente para encontrar as verdades da razo. Suas investigaes lgicas influenciaram at mesmo os filsofos e matemticos da mais forte corrente oposta, o empirismo lgico. A Fenomenologia representou uma reao eliminao da metafsica, pretenso de grande parte dos filsofos e cientistas do sculo XIX.

CONCLUSO
Com a sua fenomenologia quis Husserl estabelecer o fundamento radical da Filosofia e de todo o saber humano. Internado na atitude fenomenolgica ou transcendental, que uma certa mentalidade crticoreflexiva, dever o filsofo, e o cultor das cincias em geral, desenvolver fenomenolgicamente a Filosofia e qualquer disciplina cientfica. Este trabalho deixou-o Husserl posteridade. A elaborao da fenomenologia j, sem dvida, uma Filosofia, mas no , evidentemente, toda a Filosofia. A Lgica conseguiu Husserl intern-la no prprio impulso fundamentador, de tal maneira que ((Lgica pura e fenomenologia pura vieram, praticamente, a identificar-se.

MENTORES

Potrebbero piacerti anche