Sei sulla pagina 1di 6

Instrumentos de sopro

Instrumentos de sopro so instrumentos musicais em que o som produzido pela vibrao de uma coluna de ar .De modo geral, a afinao dos instrumentos de sopro dependem do tamanho dos tubos (quando existentes). Quanto maior o instrumento, mais baixa a afinao e mais grave a sonoridade. Em instrumentos que no possuem tubos, como a gaita, o acordeo e outros instrumentos de palheta livre, a afinao depende do tamanho da palheta. O timbre destes instrumentos depende em geral do meio de produo de som (palhetas, lbios, arestas), do formato e do comprimento dos tubos. Muitos dos instrumentos de sopro so transpositores. Isso significa que, por razes de construo, a afinao destes instrumentos no se baseia na fundamental D, mas em outras notas (as mais comuns so Si, Mi e F). Como as partituras so feitas geralmente como se o instrumento fosse afinado em D, a nota que soa no a mesma que est escrita. Por essa razo, sempre que um instrumento de sopro descrito sua afinao especificada (por exemplo: trompa em F, clarinete em Si).

Madeira
Assim como o caso dos metais, o termo madeiras, refere-se forma de execuo e no ao material de que o instrumento feito. Muitas das "madeiras" so feitas de plstico ou metal. So subdivididos de acordo com a forma de produo de som:

Palhetas simples: Instrumentos que utilizam uma palheta apoiada sobre uma boquilhacomo meio produtor de som. O msico toca fazendo o ar passar entre o batente da boquilha e a palheta, provocando sua vibrao. Os principais instrumentos desse grupo so: a famlia dos saxofones (composta por sopranino, soprano, alto, contralto, tenor, bartono e baixo) e a famlia dos clarinetes (o prprio clarinete em Si ou L, a requinta uma oitava acima e o clarinete baixo ou clarone uma oitava abaixo) Palhetas duplas: Possuem uma palheta constituda por duas lminas finas de bambu, apoiadas uma sobre a outra e fixadas ao instrumento por um tubo cilndrico (tudel). O Instrumentista toca fazendo o ar passar entre as duas palhetas e provocando sua vibrao. Os mais conhecidos so os obos e os fagotes. Flautas: Famlia de instrumentos em que o som produzido por vibrao do ar contra uma aresta. Pode ser de embocadura aberta, como as flautas transversais ou fechada, como o apito e a flauta doce (ou flauta de bisel). As flautas no so sempre feitas de madeira, podem tambm ser de metal (a flauta transversal geralmente de nquel, prata ou ouro) ou de plstico (como algumas flautas doces). Este grupo inclui ainda a quena, a flauta de pan, a zampronha, o flautim ou flauta piccolo, o pfano (ou pfaro) e os tubos flautados dos rgos.

Clarinete

Gaita

Flauta doce

Metal
Este grupo compreende os instrumentos em que o som produzido pela vibrao direta dos lbios do executante sobre um bocal. O termo refere-se, portanto, forma de produo sonora e no ao material de fabricao. Existem instrumentos classificados como metais que so feitos de outros materiais, como o shofar, feito de chifre de carneiro. Os metais mais comuns so: trombone, trompa, bombardino, tuba, sousafone, trompete, fliscorne e corneta de pistes. O oficleide foi o precursor da tuba.

Saxofone

Trompete

Trombone

Embocadura
O som produzido pela vibrao dos lbios do executante. Inclui todos os metais citados acima e mais os didjeridus, berrantes e trompas de chifre ou madeira, entre outros.

Berrante

Trompa

Instrumentos de corda
Instrumentos de cordas so instrumentos musicais cuja fonte primria de som a vibrao de uma corda tensionada quando beliscada, percutida ou friccionada. Na classificao Hornbostel-Sachs, bastante utilizada atualmente, estes instrumentos representam a classe dos cordofones.

Percurtida ou martelada
As cordas podem ser percutidas com baquetas, martelos ou com o prprio arco. O som da corda percutida se inicia bruscamente e, quando a corda no abafada, tem longa durao. Normalmente esse mtodo usado em instrumentos que possuem uma corda (ou conjunto de cordas) para cada nota e permite a execuo de passagens mldicas muito rpidas e acordes de forma mais fcil que nos outros instrumentos por no ser necessrio usar uma das mos para controlar o comprimento da corda e as duas mos podem ser usadas para controlar as baquetas ou o teclado. Uma exceo o berimbau que s possui uma corda e tem seu comprimento controlado por uma moeda ou anel metlico em uma das mos, enquanto a outra percute a corda com uma baqueta. A intensidade das notas controlada pela fora da batida. Podem ser usadas pequenas baquetas que percutem uma corda de cada vez, como no dulcimer. Musicos habilidosos podem controlar diversas baquetas em cada mo para produzir acordes. Se for usado um teclado, cada nota possui um martelo e possvel tocar qualquer combinao de notas desejvel. O principal instrumento dessa categoria o piano, que em sua forma moderna, possui 88 teclas que controlam um sofisticado sistema de martelos para percutir as cordas de cada nota de maneira independente, bem como abafar cada corda para terminar o som quando o pianista solta a tecla.

Berimbau

Piano

Friccionada
Neste caso usa-se um arco feito de madeira, com um feixe de filamentos (geralmente crina de cavalo) que so fixados s suas extremidades e tensionados. A crina geralmente revestida por um substncia chamada breu, com o fim de aumentar o atrito, e ento friccionada transversalmente sobre as cordas, produzindo uma vibrao rica em parciais no harmnicos e, por essa razo, muito diferente do timbre da corda beliscada ou percutida. As notas podem ser to longas quanto o msico deseje pois duram todo o tempo do movimento de frico. A intensidade do som pode ser controlada tanto pela presso do arco contra as cordas como pela velocidade na qual ele friccionado. Efeitos de ligadura e portamento podem ser obtidos pela execuo de vrias notas com a mesma arcada, seja pela variao de comprimento em uma mesma corda, seja pelo movimento do arco de uma corda adjacente. Embora qualquer instrumento de cordas possa ser tocado assim, muitos deles so construdos especificamente com essa finalidade e possuem certas caractersticas que facilitam essa prtica, tais como o formato do corpo do instrumento e disposio arredondada das cordas, que permite ao arco tocar uma corda de cada vez. Entre eles esto o violino, a viola, o violoncelo, o contrabaixo, a viola da gamba e a rabeca.

Viola

Contra-Baixo

Dedilhada
O Departamento rene dois diferentes setores que atuam tanto no curso de bacharelado quanto no de licenciatura, oferecendo habilitaes em violino, viola, violoncelo e contrabaixo, entre os intrumentos de arco. Harpa, violo e bandolim (criada em 2010) esto entre as habilitaes em instrumentos de cordas dedilhadas. Na ps-graduao o departamento tem presena na rea das Prticas Interpretativas em violino, viola e violo. Sua atuao se completa nos cursos de extenso nos nveis Bsico e Intermedirio.

Harpa

Bandolim

Percusso
Instrumento de percusso um instrumento musical cujo som obtido atravs da percusso (impacto), raspagem ou agitao, com ou sem o auxlio de baquetas. Das formas de classificao de instrumentos musicais, esta a menos precisa e a que possui a maior variedade de instrumentos, a maior parte dos quais possuem altura indeterminada (ou seja, no podem ser precisamente afinados). Esses so utilizados primordialmente com funo rtmica, como o caso da maior parte dos tambores, o tringulo e os pratos. Os instrumentos de percusso de altura definida, como os xilofones podem ser utilizados com funo meldica e harmnica. Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos especificamente com essa finalidade, qualquer batuque feito com objetos comuns pode ser considerado como percusso. possvel assim fazer a percusso em uma msica utilizando tampas de panela, potes de alimento, mesas, cadeiras, caixas, talheres, pratos, copos e mesmo objetos mais complexos como mquinas de escrever.

Indeterminado
A maior parte dos instrumentos de percusso. Esses so caracterizados pela ausncia de escala, ou seja, produzem apenas um nico som ou uma gama de sons muito reduzida. So utilizados precisamente pelo timbre e caractersticas sonoras que apresentam e geralmente possuem funo puramente rtmica. Esses instrumentos produzem notas cuja altura no pode ser perfeitamente determinada, seja porque seus sons tm durao muito curta, seja por possurem uma grande quantidade de parciais no harmnicos, ou ainda porque produzem variaes aleatrias de altura ao longo de sua durao. Isso faz com que acompanhem bem, sem interferir na harmonia (sem que seus sons sejam percebidos como desafinados), canes compostas em qualquer tonalidade. So talvez a forma de instrumentos musicais mais antiga, dado que qualquer objeto consegue produzir sons simples: quer a bater, raspar, etc. Entre eles podemos citar o agog, afox, carrilho, castanhola, chimbal, tringulo, blocos sonoros e muitos tipos de tambor.

Determinado
Instrumentos de percusso cuja vibrao produz sons que obedecem srie harmnica e permitem a perfeita afinao de suas notas. Muitos possuem diversos componentes, cada um afinado em uma altura diferente, como os xilofones ou timbales. Outros permitem a variao de afinao durante a execuo como o tmpano ou, ainda que de forma limitada, alguns tipos de tom-tom e o berimbau. Estes instrumentos podem exercer papel meldico ou harmnico em uma cano. Tcnicamente, qualquer instrumento de cordas pode ser executado por percusso e nesse caso estaria enquadrado nessa categoria (como o piano ou um violo com cordas percutidas).

Eltrico
Se denomina instrumento eletrnico o uso de dispositivos formados por uma combinao de elementos eletrnicos, tais como vlvula terminica, transistores o circuitos integradosSe denomina instrumento eletrnico o uso de dispositivos formados por uma combinao de elementos eletrnicos, tais como vlvula terminica, transistores o circuitos integrados, entre outros muitos, e que, combinados adequadamente, permitem a realizao de funes diversas, como a medio de parmetros fsicos, gerao de sinais de distintas frequncias, deteco destes mesmos sinais e, por fim, todas aquelas funes susceptveis de serem processadas mediante sinais eltricos. , entre outros muitos, e que, combinados adequadamente, permitem a realizao de funes diversas, como a medio de parmetros fsicos, gerao de sinais de distintas frequncias, deteco destes mesmos sinais e, por fim, todas aquelas funes susceptveis de serem processadas mediante sinais eltricos.

Potrebbero piacerti anche