Sei sulla pagina 1di 3

UMA PROPOSTA ECOLGICA PARA REUSO DE LIXO ELETRONICO: GERAO DE ENERGIA ELTRICA E CONSERVAO DO MEIO AMBIENTE.

A. C. MAISTROVICZ, I. M. LACZKOWSKI2 , M. S. GODOI1 e M. M. A. de JESUS1 Universidade Tecnolgica Federal do Paran, COVEST e-mail: anatrovicz@hotmail.com, manoelmessias@utfpr.edu.br 2 Faculdade Estadual de Cincias e Letras de Campo Mouro, Departamento de Engenharia de produo Agroindustrial e-mail: laczkowski@ig.com.br RESUMO Nesse trabalho apresentada uma proposta de soluo parcial para o lixo eletrnico criado a partir de computadores sucateados, utilizando motores de im permanente como geradores elicos de eletricidade. PALAVRAS-CHAVE: Meio ambiente, Energia eltrica, lixo eletrnico
1

1. INTRODUO.
A velocidade no desenvolvimento de produtos tecnolgicos vem se acentuando ano a ano. Todos os dias surgem novas mquinas e produtos eletrnicos criados para facilitar a vida das pessoas, seja em suas casas, seja em seus ambientes de trabalho. Por um lado, pesquisadores e engenheiros das mais diversas reas se preocupam com a melhora no bem-estar e a comodidade das pessoas. Por outro lado, empresas de bens de consumo e servios preocupam-se cada dia mais em aumentar seus lucros. O resultado dessa complexa combinao um momento onde a tecnologia comea a deixar de ser soluo para a melhoria na qualidade de vida das pessoas, tornando-se um problema ambiental de difcil soluo. Todos os anos so lanados novos modelos de refrigeradores, televisores, mquinas de lavar roupa e sobretudo, computadores. O caso especfico dos computadores especialmente grave, sobretudo porque a cada minuto um novo software desenvolvido e exige mquinas cada vez

mais velozes e especficas para suas aplicaes. Isso tem reduzido drasticamente o tempo de uso de desk tops e lep tops. Uma soluo paliativa o reuso e aproveitamento de maquinas, obsoletas, para algumas utilidades ainda viveis em ambientes de trabalho ou domestico, que no exijam alto grau de desenvolvimento desses materiais. O problema surge quando no existe mais utilidade alguma e ,sobretudo, quando no existe conserto para defeitos especficos. Nesses casos, que destino deve ser dado para esse tipo de lixo tecnolgico? No existem depsitos especiais para esse tipo de lixo e o abandono em lixes tradicionais e at mesmo em terrenos baldios tem sido a prtica mais comum. De fato, um computador sucateado, pode ser totalmente reciclado, com um pouco de pacincia e mo de obra qualificada. Nesse caso, o aproveitamento do material constituinte da mquina passa, necessariamente, por um profissional mais qualificado que os coletores e trabalhadores de materiais reciclados tradicionais, encarecendo drasticamente o processo.

Admiti-se, portanto, que os benefcios, para o meio ambiente, gerados pela reciclagem desses materiais sejam superiores aos investimentos necessrios para qualificar mo de obra especializada. Esse trabalho apresenta uma soluo parcial para o lixo eletrnico gerado por computadores sucateados. Nesse caso, apresentada uma proposta de construo de geradores elicos de eletricidade, criados a partir do uso de motores de im permanente contidos nos drives de leitura e gravao de CD e DVD, usando o benefcio do fenmeno da induo eletromagntica descoberto por Faraday.

V N

dB dt

(2)

Onde V a fora eletromotriz induzida. Os geradores eltricos elicos foram montados com materiais remanescentes de obras de construo civil e motores de im permanente. O processo de montagem dos geradores so ilustrados nas Figuras de 1 6.

2. DESENVOLVIMENTO
O fenmeno da induo eletromagntica foi descoberto pelo fsico ingls Michael Faraday em 1831. Se uma bobina condutora, pela qual circula uma correte eltrica for colocada em uma regio onde atua um campo magntico, um torque mecnico atuar sobre ela, podendo faz-la girar. Dessa forma, existe uma transformao de energia eltrica em energia mecnica. De maneira anloga, um torque mecnico em uma bobina condutora, provoca o aparecimento de uma corrente eltrica nessa bobina, se a mesma estiver colocada em uma regio de campo magntico. Esse o princpio do gerador eltrico, e o fenmeno do surgimento da corrente eltrica conhecido como principio da induo eltrica, cuja interpretao est ancorada na Lei da Induo de Faraday.(Halliday, 1998), de acordo com a qual: A tenso eltrica induzida numa espira condutora igual ao negativo da taxa de variao do fluxo magntico ao qual ela est submetida. Matematicamente, essa Lei pode ser escrita na forma: d (1) V B dt Para Nespiras: Figura 1 motor utilizado

Figura 2 Teste de gerao de energia eltrica.

Figura 3 Prottipo 1.

gerao de 2,56 kWh e um resultado financeiro de aproximadamente R$1,20. A figura 7 ilustra o aparato experimental utilizado e a forma de obteno dos dados. Figura 4 Prottipo 2.

Figura 5 Teste de funcionamento e

Figura 7 Aquisio de dados. A figura 11 ilustra um exemplo de uso da energia eltrica gerada.

orientao na direo do vento. Figura 6 - Aspecto final do prottipo instalado. Como se observa na Figura 6, o impacto na fachada do prdio no qual foi fixado o prottipo final no foi drasticamente alterado Figura 11 exemplo de aplicao.

4. CONCLUSES
O uso de motores de im permanente obtidos de lixo eletrnico resulta em gerao de energia eltrica diminuindo o impacto ambiental que esse tipo de resduo provoca na natureza.

3. RESULTADOS
Doze motores de ims permanentes foram associados em srie e a diferena de potencial eltrico gerada foi resultado da soma das diferenas de potenciais geradas individualmente. As ddps variaram entre 0V e 30 volts com potencia variando entre 0W e 297mW. Em uma situao de potncia mxima gerada, ao longo de 1 dia, poderia ser gerado um trabalho de 0,00713 kWh. Em um ms, 0,21 kWh. Em um ano, resultaria em uma

5. REFERNCIAS
HALLIDAY Resnick Walker, Fundamentos de Fsica 3 - 4 Ed. ,LTC Editora.(1998).

Potrebbero piacerti anche